Familias Fragoso,Setubal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Familias Fragoso,Setubal

#290333 | motalopes | 02 nov 2011 11:34

O apelido FRAGOSO,pelo que me apercebo,é vulgar em SETUBAL. Sei que um MANUEL JOSÉ FRAGOSO,que casou
com uma MARIA MADALENA,em São Julião, dessa cidade, foram pais de vários filhos. Na sua ficha que consta do
portal Geneall,na net,só aparece uma CASIMIRA FORTUNATA FRAGOSO (nascida em 1820). Sei no entanto que 2
outros, ANTONIO JOSÉ FRAGOSO e JOAQUIM JOSÉ FRAGOSO,constituiram familia em Valença do Minho. O 1º foi
sub-diretor da Alfandega dessa Vila raiana(hoje cidade),e casou com D. Rosa Delfina de Almeida. O 2º não sei se
foi lá militar.Casou com uma senhora de nome BRIOLANJA ROSA BONA.Houve outros Fragosos que descenderam
destes. Do ANTONIO JOSE FRAGOSO e ROSA DELFINA DE ALMEIDA descenderam,pelo menos,MARIA FRANCISCA
DE ALMEIDA FRAGOSO,nascida em 1847,ANTONIA CAROLINA DE ALMEIDA FRAGOSO (1851) e JOSE FRANCISCO DE
ALMEIDA FRAGOSO(1858),que foi(pelo menos) major do Batalhão 3 de Caçadores em Valença. Estas duas filhas,
que mencionei, casaram ambas com ANTONIO JOAQUIM DE AZEVEDO E ALMEIDA,general de divisão,natural da Vila
de Valença,pois quando enviuvou da primeira casou com a outra irmã,ela viuva do dr.Felix Lourenço da Rocha
Páris,médico na localidade.
Do JOAQUIM JOSÉ FRAGOSO e BRIOLANJA ROSA BONA nasceu,pelo menos, MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGOSO,que
casou com o dr. ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA,que foram pais do atrás citado general,que veio a casar com duas
das suas primas,e MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA,que viria a casar com o general FRANCISCO ANTONIO
PINTO DA MOTA,natural de Idanha a Nova.
Ainda tenho conhecimento de um quarto FRAGOSO,irmão dos citados Antonio,Joaquim e Casimira. Chamou-se
BERNARDO JOSÉ FRAGOSO e emigrou para o Brasil.
Gostava de encontrar (entre os confrades) alguem que saiba um pouco mais dos ascendêntes do MANUEL JOSÉ
FRAGOSO e mo possa transmitir .
Grato a todos
Cumprimentos
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335823 | mtekas | 26 set 2013 18:05 | Em resposta a: #290333

Olá boa tarde sou descendente da mesma família que procura e estou a ver que tem muita informação do qual eu apenas sei, por documentos, que entretanto já encontrei no Arquivo Distrital de Viana do Castelo. O ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO era pai de José Francisco d'Almeida Fragoso, e sei que teve 9 filhos, onde consta no óbito. A minha bisavó que era sua neta, filha de José Francisco D'Almeida Fragoso de nome Brizida Lilia Salgueiro Fragoso, natural de Valença.
Em relação ao ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO, sei apenas que é natural de Setúbal, e filho de Manuel José Fragoso e sua mãe Maria Madalena, ele natural de Setúbal e ela da Guarda, conforme informação que está no óbito.
Eu tenho informações dos ascendentes de Rosa Delfina Almeida, documentados.

Eu sou natural de Viana do Castelo (Santa Maria Maior) e resido no Concelho de Valongo.

Fico grata se me responder
Cumprimentos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335950 | motalopes | 28 set 2013 09:39 | Em resposta a: #335823

Cara confreira Teresa Sousa

Cumprimentos

Grato pela sua mensagem.

Tal como a Teresa também nasci em Viana do Castelo, Monserrate, mas saí de lá ainda criança, e vivo em Braga.
Quanto ao ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO:
Sei que era filho de MANUEL JOSÉ FRAGOSO e MARIA MADALENA FRAGOSO, ambos de Setúbal. Os pais casaram
no dia 27 de Maio de 1802, na igreja de Nossa Senhora dos Anjos, daquela cidade. Os seus avós paternos foram:
JOSÉ NUNES e NARCISA DA ROSA, e os maternos JOSÉ MIGUEL e FRANCISCA DA ROSA.
O ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO nasceu em Setúbal, freguesia de S, Julião, aos 25 de Março de 1809, e foi baptizado
em 17 de Abril desse ano.
Casou em Valença do Minho a 3 de Outubro de 1844 com ROSA DELFINA DE ALMEIDA, filha do dr. MATEUS JOSÉ
DE ALMEIDA e ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO.
Foram seus filhos:
RAQUEL JOSEFINA DE ALMEIDA FRAGOSO, nascida e 1842
AMÉLIA AUGUSTA DE ALMEIDA FRAGOSO, nascida a 25/10/ 1845
MARIA FRANCISCA DE ALMEIDA FRAGOSO, 26/3/1847
ROSA CÂNDIDA DE ALMEIDA FRAGOSO, 7/9/1848
ANTÓNIA CAROLINA DE ALMEIDA FRAGOSO, 20/10/ 1851
JULIO CESAR DE ALMEIDA FRAGOSO, 19/12/1852
MARIA DA ASSUNÇÃO DE ALMEIDA FRAGOSO, 11/1/ 1857
JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOSO, 29/1/ 1858
FRANCISCA FAUSTA DE ALMEIDA FRAGOSO

Nota: A ROSA DELFINA DE ALMEIDA, que casou com o ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO, era irmã de ANTÓNIO JOAQUIM
DE ALMEIDA, advogado em Valença, que foi bisavô paterno do costado materno do meu pai, daí o parentesco com
os ALMEIDA FRAGOSO, de quem era primo direito.

Tenho mais elementos, que posso desenvolver, inclusivamente a ligação dos Almeida Fragoso aos Lucas do Sobral,
mas para já fico por aqui e aguardarei que a Teresa me diga alguma coisa.
Sempre ao seu dispor, e reiterando cumprimentos

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335955 | mtekas | 28 set 2013 11:42 | Em resposta a: #335950

Caro Francisco Mota Lopes

Muito obrigada pela sua colaboração.
Ontem andei mais uma vez a fazer pesquisas em on-line e localizei o assento de casamento de Manuel José Fragoso e Maria Madalena, como também de dois filhos, um de nome Manuel que, nasceu em 29/09/1804 e o outro de nome JOSÉ, nasceu em 27/07/1806 (Livro Baptismo ano de 1802-1816, do Arquivo Distrital de Setúbal).
Não consegui localizar o António José Fragoso. Com as suas indicações vou localizar de certeza
Quantas às datas de nascimento de algumas pessoas indicadas, não batem com as minhas, nomeadamente o José Francisco de Almeida Fragoso, no baptismo que aqui tenho diz que nasceu no dia 20.
Mais tarde irei verificar melhor com os documentos que possuo e logo direi algo.
Já me ajudou imenso.
Logo à noite, por volta das 22 horas, vou me dedicar mais uma vez nas pesquisas.
Quanto à Rosa Delfina Almeida, tenho vários irmãos associadas a ela, mas não tenho o seu historial.
Quanto ao Mateus José Almeida, nascido em 08/01/1775, tirou o bacharelato na Universidade em Coimbra, conforme informação no assento de casamento, em 078/09/1807.
António Joaquim Almeida nasceu em 06/09/1809, em Santa Maria dos Anjos - Valença
A esposa de Mateus José de Almeida era a Ana Joaquina Pereira de Azevedo, nascida em 26/05/1788, filha de António Pereira de Azevedo e Maria Micaela da Costa Lobo.
Grata pela sua informação.

Cumprimentos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335961 | motalopes | 28 set 2013 13:54 | Em resposta a: #335955

Cara Teresa Sousa

Cumprimentos.

O assento de batismo do ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO:

"Aos 17 de Abril de 1809 batizei e pus os santos óleos a ANTONIO, filho legitimo de Manuel José Fragoso
e Maria Madalena, recebidos na freguesia de São Julião desta vila; nasceu a 25 de Março. Foram seus
padrinhos Francisco Parreira de Vilhena e dona Bernardina Gertrudes Parreira de Sousa, por seu procurador
Luís de Sousa Parreira. O padre Patrício de Matos. "

Tenho também os assentos de batismo de dois irmãos: JOSÉ, nascido aos 2 de Fevereiro de 1803, e batizado
aos 21 do mesmo mês, do qual foram padrinhos António José Pereira e Maria Evangelista, por seu procurador
José Coelho. Padre José Maria Ribeiro. O outro, MANUEL, batizado em perigo de vida pelo reverendo José
Joaquim da Silva Drago, nasceu aos 24 de Agosto de 1804, a quem o padre José Maria Ribeiro pôs os santos
óleos aos 29 de Setembro de 1804, na igreja de S. Julião de Setúbal, com licença do reverendíssimo senhor
prior José Pedro da Lança Cordeiro. Assistiu aos exorcismos António José da Rosa e Maria Joaquina, por seu
procurador Severino António dos Reis.

Para além destes dois, que pelas datas de nascimento são os mais velhos ( os pais casaram em 27/5/1802 ),
O ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO era ainda irmão, pelo menos, de BERNARDO JOSÉ FRAGOSO, do qual desconheço
a data de nascimento, mas era natural da freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, na vila de Setúbal, e de
CASIMIRA FORTUNATA FRAGOSO, nascida na dita freguesia em 1820. O Bernardo emigrou para o Brasil, mas
casou em Lisboa ( Mártires ) a 29 de Janeiro de 1836 com MARIA DO RESGATE PORTO, natural de Candelária,
Rio de Janeiro, filha de António Felizardo Porto e Maria do Carmo Porto.
A CASIMIRA, casou com Augusto César Maneschi, em Lisboa, Belém, aos 12 de Agosto de 1862.

O ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO faleceu aos 12 de Janeiro do ano de 1875, ás 9 horas da manhã...(etc), conforme
consta do registo nº2, do livro de óbitos do ano de 1875, de Santa Maria dos Anjos. Julgo que a Teresa terá
o texto desse assento, se não o tiver posso transcrever.
Na verdade consta nele que deixou 9 filhos, mas o certo é que um deles, faleceu em tempo de vida do pai, pois
foram 10 ( pelo menos ) os filhos que gerou com Rosa Delfina de Almeida.

Relativamente ao JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOSO: a data de nascimento que consta nas minhas notas
é 29 de Janeiro de 1858, e foi o 8º filho de António José Fragoso e de Rosa Delfina de Almeida. Sei que casou
com ROSA DE SÃO JOÃO AFONSO SALGUEIRO, com a seguinte geração:
BRIZIDA LILIA SALGUEIRO FRAGOSO
FELICIA MARIA SALGUEIRO FRAGOSO
TOMÃS AUGUSTO SALGUEIRO FRAGOSO
JOSÉ SALGUEIRO FRAGOSO
ANTÓNIO LUÍS SALGUEIRO FRAGOSO
FELICIA MARIA SALGUEIRO FRAGOSO

Nota: Tenho vários assentos de nascimento e óbito de alguns dos filhos de ANTONIO JOSÉ FRAGOSO e ROSA
DELFINA DE ALMEIDA, mas não tenho o de JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOSO. Não sei se a Teresa tem o
assento de nascimento dele. Qual é a data que tem? Sabe a data do óbito da ROSA DELFINA DE ALMEIDA? Por
acaso, apesar de estar bem documentado sobre os ALMEIDAS, não a sei.

Atentamente

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335964 | mtekas | 28 set 2013 16:31 | Em resposta a: #335961

Caro Francisco Mota Lopes

Quanto ao pai de minha bisavó, JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOSO, fui ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo e consegui localizar o assento de baptismo, quando ao seu falecimento também desconheço a data, que ficará para umas das disponibilidades que tiver para ir até Viana do Castelo. Já vi todos os óbitos que estão em on-line já publicados pelo Arquivo e não encontrei.
Consultei o documento onde consta o Baptismo do mesmo e tem toda a razão, o dia de nascimento é dia 29 e não como frisei.
Ele casou com Rosa de São José Salgueiro o nome está incorrecto tenho o assento de nascimento, nasceu no dia 02/04/1956, casou no dia 17/11/1881 e faleceu em 23/09/1927, o falecimento está averbado ao nascimento.
Se quiser o nascimento de JOSE FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOGO posso digitalizar e enviar, POR AQUI PENSO QUE NÃO SEJA POSSÍVEL. o meu contacto mtlasousa@gmail.com. Pode escrever e assim já sei qual é o seu.
Também tenho o casamento.
Tenho o óbito de RACHEL JOSEFINA ALMEIDA FRAGOSO, que faleceu no dia 23/09/1885, tinha 23 anos, era solteira, esta nasceu em Setembro do ano de 1862, na cópia que tenho, que foi mal tirada pelo arquivo, não consigo ver o dia.

Com os elementos que me forneceu vou tentar fazer pesquisas no ARQUIVO DISTRITAL DE SETÚBAL, sobre esses nomes, porque para além da informação quero a documentação, para ter em arquivo.

Grata pela informação

Cumprimentos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335965 | mtekas | 28 set 2013 16:47 | Em resposta a: #335961

Caro Mota Lopes

Já fui consultar o livro de baptismos do ano que me indicou 1809, e não consigo localizar o assento, na data que me diz, é uma senhora de nome "MARIA", LIVRO ESSE DA PARÓQUIA DE SÃO JULIÃO.

Cumprimentos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335966 | motalopes | 28 set 2013 16:58 | Em resposta a: #335955

Olá cara Teresa
Cumprimentos

Já hoje lhe tinha enviado uma mensagem, mas acontece que há poucos minutos encontrei nos meus
apontamentos o teor do assento de batismo do JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA FRAGOSO, que copiei
no mês de Julho no ADVCT, onde estive várias vezes em pesquisas. Não sei se tem este assento,mas
de qualquer modo vou transcrever, até porque serve para confirmar, em definitivo, a dúvida da data
do seu nascimento.

JOSÉ FRANCISCO, filho legitimo de ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO, subdiretor da alfandega
desta vila, e dona ROSA DELFINA DE ALMEIDA, neto paterno de Manuel José Fragoso e
dona Madalena Fragoso, de Setúbal, e materno do bacharel Mateus José de Almeida e
dona Ana Joaquina Pereira de Azevedo; nasceu a 29 de Janeiro de 1858, e foi batizado
solenemente aos 16 de Fevereiro do dito ano. Foram seus padrinhos Domingos Manuel
Barbosa Brandão, negociante da cidade do Porto, e dona Margarida Emília de Azevedo
Brandão, mulher de José Pereira Reis, médico e lente da cidade do Porto, por procuração
feita ao mesmo e aqui fica arquivada.


No mesmo dia encontrei um outro assento relativo a outra filha de ANTÓNIO JOSÉ FRAGOSO E ROSA
DELFINA DE ALMEIDA, que transcrevo:

Aos 11 de Fevereiro de 1860, pelas 5 horas da tarde, na igreja paroquial de Santa Maria
dos Anjos, eu António José Rebelo, abade da mesma freguesia, batizei solenemente e pus
os santos óleos a um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de JOSEFINA AMÁLIA,
que nasceu ás 11 horas da noite do dia 26 de janeiro do dito ano, filha legitima de António
José Fragoso, subdiretor da alfandega, e Rosa Delfina de Almeida. Foram seus padrinhos
José Manuel Rodrigues, negociante, solteiro, morador na rua de cima, e madrinha MARIA
FELIZARDA FRAGOSO, residente na rua Direita, tia da batizada.

Nota: Ora temos aqui mais uma irmã do António José Fragoso que não conhecíamos.
Estes apontamentos recolhi-os no ultimo mês de Julho, e como em Agosto estive de férias, ainda não
os tinha passado a limpo, por isso não me recordei deles das outras vezes em que lhe escrevi. Tenho
outros, sobre alguns dos outros filhos. Aguardo que a Teresa me diga se lhe interessam ou não, para
depois os transcrever.
Votos de bom sábado e fim de semana

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335967 | mtekas | 28 set 2013 17:09 | Em resposta a: #335966

Caro Mota Lopes

Por falar em férias, eu fui ao Arquivo de Viana em Agosto, no final do mês e a funcionária foi buscar um livro do qual consultei, para alguém que estava no arquivo, se calhar estivemos os dois no mesmo dia.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335968 | mtekas | 28 set 2013 17:15 | Em resposta a: #335966

Caro Mota Lopes

A mim interessa-me tudo o que esteja relacionado com a ascendência, em qualquer linha, eu estou a fazer um apanhado de tudo, ao mesmo tempo interessa-me saber cargos exercidos.

O Mota Lopes qual é a pessoa que vai até si?

Estou a ver que tem muita informação. Obrigada

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias Fragoso,Setubal

#335970 | motalopes | 28 set 2013 17:42 | Em resposta a: #335968

A ultima vez este ano que estive no ADVCT foi nas vésperas das festas da Agonia, mas estive a pesquisar
uns livros de Melgaço relativos ao bisavó paterno, costado paterno, do meu pai. A outra parte do mês de
Agosto não estive cá pelo norte, pois passei-a em S. Martinho do Porto, Alcobaça.
Bem, nós temos um tronco comum, pelo menos até ao Mateus José de Almeida e a Ana Joaquina Pereira
de Azevedo, que foram os pais da ROSA DELFINA DE ALMEIDA e do ANTÓNIO JOAQUIM DEALMEIDA. Ela
casou com o ANTONIO JOSÉ FRAGOSO e ele com a MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGOSO. ( Esta senhora não
tem nada a ver com os Fragosos de Setúbal, apesar de ter o mesmo apelido). Depois cada um dos irmãos
deu um ramo, ou mais, logo somos aparentados, porque os filhos deles eram primos carnais. Enviei-lhe 1
mail, não sei se o recebeu. Hoje estou um pouco atrapalhado, pois tenho de sair, e amanhã é dia de eleições
e vou estar ocupado todo o dia. Na segunda feira vou disciplinar aquilo que tenho e dar-lhe-ei conta disso.
Bom fim de semana
Cumprimentos

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen