Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Património | Pessoas | Regiões

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#290563 | JoãoGaspar | 06 nov 2011 18:43

Exmos Confrades,

Algum de vós tem informações sobre esta família de Lisboa?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#290605 | aeiou2 | 07 nov 2011 11:48 | Em resposta a: #290563

Olá,

Se escrever Patacão na janela ao lado de Livraria encontra muitos Patacão de Sta Maria dos Olivais.

Boa sorte

Saudações genealogistas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#290655 | JoãoGaspar | 07 nov 2011 23:33 | Em resposta a: #290605

Boa noite cara Maria,

Eu ja andei a navegar um pouco pelo geneall e encontrei os Gomes Patacão, que procuro, exactamente de Stª Maria dos Olivais, mas como apenas esta tratada uma linha até actualidade, a que entronca salvo erro com Manso Lima, e referida no ANP 2006, os restantes membros da família não é tratada pelo menos aqui a sua descendência, e é sobre essa descendência que procuro informações.
Refiro que o meu interesse veio pelo facto do meu 4º avô Severino António da Silva, filho de Manuel da Silva Telo, (Stª Maria dos Olivais), ter tido um irmão, que se chamou António da Silva, natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais,, casou nesta mesma freguesia com D.Mariana Rita da Conceição Galvão Patacão, filha de Manuel Gomes Patacão e de sua mulher D.Josefa Bernardina de Stº António Galvão, no dia 08.02.1803 (está este casal no geneall, a filha não!). Foram testemunhas deste casamento, José Joaquim da Silva e o Sargento José Lourenço. Celebrou o Pe. José Maria Pessoa.


Com os melhores cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291183 | ruigomes | 15 nov 2011 18:48 | Em resposta a: #290655

Em Sacavém existe uma rua chamada "Dr. João Gomes Patacão". Pode ser que perguntando na junta de freguesia lhe saibam dar mais indicações sobre essa família.

Cumprimentos,
Rui Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291194 | JoãoGaspar | 15 nov 2011 19:42 | Em resposta a: #291183

Caro Rui Gomes,

Muito obrigado pela sua informação. Vou entrar em contacto com a Junta de Freguesia.

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291282 | José Duarte | 17 nov 2011 12:51 | Em resposta a: #291194

Caro João Gaspar

Sobre esta família tenho sido eu a pesquisar e a facultar os dados que se encontram inseridos nesta base de dados.

Do casal Manuel Gomes Patacão e Josefa Bernardina de Santo António, sei que houve pelo menos mais dois filhos:
- Mariana Rita da Conceição Gomes Patacão, que nasceu na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde foi baptizada a 24 de Fevereiro de 1767. Casou na mesma freguesia de Santa Maria dos Olivais, a 8 de Fevereiro de 1803, com António da Silva, natural da dita freguesia dos Olivais, filho de Manuel da Silva Telo e de Maria Josefa.

- José, que foi baptizado na freguesia de São Bartolomeu do Beato, Lisboa, a 10 de Março de 1771. Que provavelmente morreu ainda criança, pois teve um irmão homónimo nascido a 29 de Setembro de 1783.

Agradeço-lhe caso tenha notícias da descendência da Mariana Rita da Conceição e a data de nascimento/baptismo do marido António da Silva, que faculte essa informação.

Sobre o Dr. João Gomes Patacão, referido por Rui Gomes, já se encontra aqui inserido mas sem informação biográfica: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=641135 no jardim de Moscavide encontra-se uma estátua (busto) deste médico que faleceu a tratar da pneumónica. Ficou conhecido pela sua bondade e preocupação pelos seus doentes aos quais oferecia os medicamentos que receitava. Depois da sua morte a sua mãe ofereceu o terreno para a construção da actual igreja de Moscavide.

Aproveito para lhe perguntar se sabe como entronca nesta família a ascendência de António Capucho que foi presidente da Câmara de Cascais, já procurei o registo de baptismo do seu tio João Félix Silva Capucho na freguesia de São Sebastião da Pedreira em 1910 conforme consta aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=602939 mas sem sucesso, provavelmente a data (ano) ou freguesia está errada.

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291285 | JoãoGaspar | 17 nov 2011 13:13 | Em resposta a: #291282

Caro José Duarte,

Muito obrigado pela sua atenciosa e esclarecedora mensagem.

Eu tenho "estudado" os Silvas da Freguesia de Santa Maria dos Olivais e as suas ligações familiares e deparei-me com a união destes com os seus Gomes Patacão através do casamento de Mariana Rita da Conceição Gomes Patacão ou Galvão.
Não tenho o registo de baptismo de António da Silva, filho do meu 5ºAvô Manuel da Silva Telo, por enquanto só encontrei o registo do casamento deste.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1138001

Filhos de Manuel da Silva Telo com D.Maria Josefa:
§ 1 Manuel da Silva Telo natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais de Lisboa, casou com D.Maria Josefa, natural de Stº Estevão de Alfama de Lisboa
Tiveram os seguintes filhos:

1.1 - D.Vitória da Silva, natural e baptizada em Stª Maria dos Olivais, no dia 12.10.1772 e foram padrinhos Pedro José de Oliveira e D.Vitória Rosa da N?
1.2 - Miguel da Silva, natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais, no dia 02.01.1779, e foi padrinho Miguel de São João.
1.3 - D.Maria da Silva, natural e baptizada em Stª Maria dos Olivais, no dia 25.02.1781, foi padrinho Manuel do Nascimento Lopes da Silva, dos Olivais.
1.4 - Severino António da Silva, natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais, foi seu padrinho António Rebelo. No ano de 1813 casou na mesma freguesia com D.Maria da Encarnação Mendes
1.5 - D.Mariana da Silva, natural e baptizada em Stª Maria dos Olivais, no dia 22.04.1782, foram padrinhos, José Pinheiro e D. Ana Margarida Inácia Pinheiro, filha do Padrinho.
1.6 - D.Antónia da Silva, natural e baptizada em Stª Maria dos Olivais, no dia 20.02.1789, foram padrinhos, António Machado e D.Maria Joaquina, tocou pela madrinha António da Silva.
1.7 - Joaquim da Silva, natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais.
Casou com D.Ana Maria Ferreira, filha de Joaquim José Ferreira e sua mulher D.Teodora Maria, naturais de Stª Maria dos Olivais no ano de 1801. Foram testemunhas deste casamento, Luis da Silva e António da Silva, moradores nos Olivais na Quinta do Poço de Cortes.
1.8 - António da Silva, natural e baptizado em Stª Maria dos Olivais,, casou nesta mesma freguesia com D.Mariana Rita da Conceição Galvão , filha de Manuel Gomes Patacão e de sua mulher D.Josefa Bernardina de Stº António Galvão, no dia 08.02.1803 . Foram testemunhas deste casamento, José Joaquim da Silva e o Sargento José Lourenço. Celebrou o Pe. José Maria Pessoa.


Quanto à ascendência de António Capucho, infelizmente também nada sei, mas creio que unindo esforços poderemos desenvolver positivamente as nossas pesquisas.

Com os melhores cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291292 | José Duarte | 17 nov 2011 15:20 | Em resposta a: #291285

Caro João Gaspar

Agradeço os dados que deixou, desculpe a insistência, mas volto a perguntar se da descendência da Mariana Rita da Conceição e António da Silva tem alguma informação?

Quanto ao António Capucho se fosse dado a conhecer as freguesias de baptismo ou casamento do seu pai ficava mais fácil.

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291293 | JoãoGaspar | 17 nov 2011 15:28 | Em resposta a: #291292

Caro José Duarte,


Até agora ainda não encontrei nada, apenas o casamento, sabe se eles moraram na mesma freguesia ou se mudaram para outra freguesia em Lisboa?

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#291294 | José Duarte | 17 nov 2011 15:42 | Em resposta a: #291293

Caro João Gaspar

Não faço ideia, o meu conhecimento deste casal não vai mais além daquilo que já aqui deixei – o que vem nos registos de baptismo e casamento de Mariana Rita da Conceição.

Renovados cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#353386 | José Duarte | 04 jan 2015 22:28 | Em resposta a: #291293

Caro João Gaspar

Ontem reparei que já consta na base de dados a mãe de João Félix da Silva Capucho, aqui dita Laureana Gomes Patacão http://geneall.net/pt/nome/2140235/laureana-gomes-patacao/. Através de contactos pessoais, informaram-me que essa senhora se chamaria Libânia. Contudo não consegui localizar nenhum registo paroquial que referisse a mesma. Gostaria de saber se foi o João que forneceu esses dados, caso tenha sido agradecia que me facultasse as referências dos registos para que os possa consultar.

Se preferir contacte-me directamente para o meu email zeduartearnaud@hotmail.com

Cumprimentos
José Duarte

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#369553 | jvazcarvalho | 19 mai 2016 19:54 | Em resposta a: #290563

Boa tarde a todos os confrades.

Sou descendente de um António Gomes Patacão que casou com a Joana Emilia de Jesus (Oliveira?) em 1824/06/30 nos Olivais. Pelo que consigo perceber do registo, o seu pai seria João Gomes Patacão e sua mãe Anna Joaquina.

Alguém consegue dar-me mais algumas pistas para seguir com a árvore genealógica?

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#369579 | MSS | 20 mai 2016 12:06 | Em resposta a: #369553

Caro confrade,

A ascendência e alguma descendência desses dois casais está estudada na base de dados deste site Geneall.

http://geneall.net/pt/antepassados/647905/joao-gomes-patacao/

Cumprimentos,

MSS

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#369750 | jvazcarvalho | 24 mai 2016 11:44 | Em resposta a: #369579

Bom dia.

Muito obrigado pela orientação, era um ramo da familia do qual tinha pouca informação e que agora ficou grandemente enriquecida.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#371686 | jvazcarvalho | 08 jul 2016 16:31 | Em resposta a: #290563

Boa tarde a todos os confrades.

Tenho mais alguns dados acerca da familia Gomes Patacão nomeadamente:

- casamento de Domingos Galvão com Catarina Loureço em 13 Jun 1682;
- nascimento de Antonio Gomes Patacão em 05 Jul 1795;
- baptismo de Antonio Gomes Patacão em 12 Sep 1795

Podem consultar esta informação e respectivas copias dos assentos em:

http://www.jvazcarvalho.net/gedsite/mainpage.jsp?action=loadindi&id=2105,2271
http://www.jvazcarvalho.net/gedsite/mainpage.jsp?action=loadindi&id=2401

Resposta

Link directo:

Família Gomes Patacão - Freg. Olivais da cidade de Lisboa.

#442567 | jvazcarvalho | 10 ago 2022 10:56 | Em resposta a: #371686

A quem possa interessar, o site foi substituído pelo seguinte https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/DataSearch.aspx

Basta colocar Patacão no nome a pesquisar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen