Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#290855 | mpra | 10 nov 2011 16:52

Algum dos confrades possui informação referente a alguma destas pessoas?

MANUEL SARAIVA, nat. Parada, casado em S. João da Boa Vista a 27.9.1797 com JOSEFA RITA DE JESUS DA SILVA, nat. S.João da Boa Vista.

Manuel Saraiva era filho de Manuel João, nat. Parada e de sua mulher Ana de Abrantes, nat. de Parada, neto paterno de João Álvares e Maria João, neto materno de MANUEL DE ABRANTES e MARIA COELHO (têm alguma relação com o casal Amaro de Abrantes e Maria Estácia de Novais Coelho?. Infelizmente ainda não tive acesso aos paroquiais de PARADA, Viseu, portanto não pude confirmar se será mesmo este o nome dos avós maternos. Estas informações foram retiradas deste mesmo casamento de Manuel Saraiva e Josefa Rita de Jesus da Silva).

Josefa Rita de Jesus da Silva é filha de Manuel da Costa, nat. Percelada e de sua mulher MARIA TAVARES DA SILVA, nat. João da Boa Vista (casados em S.João da Boa Vista a 11.11.1767).

Esta mesma Maria Tavares da Silva era filha de:

JOSÉ DA SILVA, nat. S.Gião, e de sua mulher ANA CRISTÓVÃO, nat.S. João da Boa Vista (casados em S.João da Boa Vista em 1748, fl.116), ele filho Manuel da Silva e Josefa de Oliveira (ambos de S. Gião?), neto paterno de João da Silva e Maria Dias. Ela filha de Manuel Madeira e Maria Cristóvão (ambos de S. João da Boa Vista?), neta paterna de António Madeira e Francisca Tavares, neta materna de Sebastião Fernandes e Maria Cristóvão.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#290860 | mpa | 10 nov 2011 17:59 | Em resposta a: #290855

Caro Confrade,

Não sei se haverá qualquer relação (especialmente tendo em conta as datas) mas cá vai:

Padre Manuel de Abranches Barreto (nasce em 1661 e morre em 1715). Tem n casos (apanhei dois em Vouzela) - descendo do fruto de 1 desses casos - Manuel d'Abranches (com o tempo o apelido passou a Abrantes).

Como não consegui ainda saber onde ele professava (nem o nome que ele usava enquanto padre) não sei se o seu Manuel de Abrantes não será outro descendente (bisneto?).

Aviso que ele perfilhou os filhos - com o apelido de Abranches (que era apelido da mãe dele, e não com o apelido do pai dele - Barreto).

Como Parada e Vouzela não são tão longe quanto isso tudo é possível. Especialmente se não existem muitos Abrantes e/ou Abranches na zona.

Informo que o meu Manuel de Abranches veio para Salreu (que é já em Aveiro mas quase em linha recta) e que é o antepassado de praticamente todos os Abrantes e Abranches de Estarreja.

No entanto, pode não haver qualquer relação, ou até pode ser descendente do Manuel d'Abranches acima (pouco sei dele).

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#290987 | joão reis | 13 nov 2011 01:53 | Em resposta a: #290855

Caro Manuel


Eu descendo de grande parte destas familias, que estão por mim muito mal estudadas (é-me muito dificil deslocar-me ao AD Viseu), pelo que não o posso ajudar. No entanto não posso perder a oportunidade de lhe perguntar se me pode ajudar.

Deixo aqui a ascendência de uma minha 4ª avó, pode ser que lhe diga alguma coisa:

1- Ana de Abrantes, n. Parada, 12.5.1845, casou em Parada a 19.4.1870 (c/ disp. 4ºg cons.) com António Pereira, n. Parada

2- António de Abrantes, n. Parada
3- Maria Saraiva de Abrantes, n. parada

4- João de Abrantes, n. Parada, casou em Parada a 13.7.1809 com
5- Maria Jacinta Alves, n. Parada
6- Manuel Abrantes, n. Parada
7- Maria Saraiva, n. Parada

8- João de Abrantes, n. Parada
9- Maria Alves, n. P. Santo Amaro, Parada
10- António Rodrigues, n. Parada
11- Jacinta Luísa, n. Vil de Matos, Midões 1.12.1765

16- Manuel de Abrantes, n. Parada
17- Maria Reis, n. Parada
18- Manuel Alves de Figueiredo, n. Póvoa de Sto. Amaro, Parada
19- Domingas da Costa, n. P.S.A., Parada
20- António Rodrigues, n. Póvoa das Forcadas, Parada
21- Maria Coelho, n. Parada
22- António da Fonseca, n. Oliveirinha, Oliv. Conde
23- Eufémia Maria de Oliveira, n. Casal da Torre, Currelos

44- Manuel da Fonseca, n. Oliveirinha, O. Conde
45- Ana Gomes, n. Oliveirinha, O. Conde
46- José de Oliveira, n. Barreiro, S. João de Lourosa
47- Teresa do Amaral, n. Santar

Como vê, só deste ramo tenho vários Abrantes, aparecem também Saraiva, Coelho e Oliveira.

De Tavares, tenho de outro ramo Maria Tavares, mulher de José Pereira (bisavós do António Pereira, que surge no apontamento anterior, casado com a nº 1 Ana de Abrantes) ambos naturais de Portela de Ribeiradio, Oliv. de Frades, cujo filho José Pereira casa em Parada a 11.5.1822 com Ana Fernandes, filha de João fernandes e Engrácia Maria, todos de Parada.

Se souber alguma coisa desta gente, por favor diga qualquer coisa.


Com os melhores cumprimentos


João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#291258 | mpra | 17 nov 2011 01:04 | Em resposta a: #290987

Caro João Reis Caldeira:

Li com atenção o que refere e, o mais provável é estarmos de facto a falar das mesmas famílias! Infelizmente para Parada são apenas estes os dados de que disponho. Os trisavós da sua Ana de Abrantes devem ser contemporâneos da minha Ana de Abrantes... Só com pesquisa nos paroquiais teríamos mais respostas. Infelizmente não me posso dirigir ao ADV para tirar estas dúvidas. Se entretanto descobrir alguma coisa digo-lhe.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#291262 | mpra | 17 nov 2011 01:19 | Em resposta a: #290860

Caro Confrade:

Agradeço-lhe a informação. Infelizmente ainda não consegui consultar os paroquiais de Parada. O pouco que sei resume-se à minha mensagem. Se entretanto tiver novidades avisá-lo-ei.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#291277 | silvestre | 17 nov 2011 11:43 | Em resposta a: #291262

Descendo do casal Amaro de Abrantes e Maria Estácia de Novais Coelho, os quais, bem como a sua ascendência e descendência, tenho colocado na base de dados do Geneall.
Em tempos, São João de Areias, concelho se Santa Comba Dão, fazia parte de Parada, pelo que convém consultar os livros de ambas as freguesias.
Não resido em Viseu mas vou ao Arquivo quando lá vou de férias. Uma vez que se trata certamente da minha família, poderei procurar os registos e prováveis relações.
Cumprimentos

Vera Videira

juzarte. vera @ gmail . com

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#301200 | mpra | 29 mar 2012 13:32 | Em resposta a: #291277

Cara Confreira,

Só agora reparei na sua resposta. Peço imensa desculpa pela enorme demora. Agradeço-lhe a disponibilidade! Se não incomodar, enviar-lhe-ei em breve um email com as parcas informações de que disponho.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#312522 | portingal | 26 ago 2012 11:47 | Em resposta a: #290855

Olá,

Tenho um Manuel de Abrantes, de Fonte Arcada, f. de Vil de Soito, c. de Viseu. Esta freguesia é quase vizinha à de Queirã, pelo que pode tratar-se da mesma pessoa ou familiares. A filha de MA, Joana de Abrantes, que teve com Bartolomeu de Almeida Castelo Branco a Luís de Almeida em Viseu (casado a 11 de Janeiro de 1730 em Viseu Ocidental) e possivelmente a Joana de Almeida em Vil de Soito. A mãe aqui apenas aparece como Joana, criada de BACB, no baptismo da filha também Joana a 2 de Maio de 1696, o nome do pai aparece claramente, o que não é frequente nestes casos).

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#314167 | joão reis | 24 set 2012 00:03 | Em resposta a: #291277

Cara Prima Vera Videira

Perdõe-me, antes de mais, por me dirigir a si desta forma mas julgo que não me levará a mal e verificará que pelo numero de ligações de parentesco que temos em comum, o tratamento por prima não será abusivo.

Tenho acompanhado nos ultimos anos com bastante interesse as suas intervenções neste fórum. Como filho de uma carregalense, nascida na freguesia de Parada, tópicos sobre o Carregal mantiveram-me sempre com o máximo de atenção e interesse.

No último mês de Agosto, tive a oportunidade de passar no AD Viseu e efectuar algumas pesquisas que me permitiram avançar um pouco mais nos meus ramos de Parada. Cruzando os dados que tinha com os que existem na base de dados do genea, que julgo inseridos por si, constatei várias ligações de parentesco.

Chegou assim a hora de me dirigir a si e lhe pedir que me ajude a avançar um pouco mais, se tiver, claro, alguns dados que não constem nesta base.

Gostaria também de lhe perguntar específicamente sobre um casal em questão, que surge na base de dados do genea:

- BARTOLOMEU ALVES e FRANCISCA DA COSTA, n. da Póvoa das Forcadas (surgem como pais de Mª Francisca e Martinho Borges - já agora, meus 7ºs avós), Bartolomeu Alves surge como filho de António Rodrigues e Francisca da Costa, Francisca da Costa (mulher do Bartolomeu) surge como filha de Manuel Alves e Ana Vaz.

- Sou descendente por outro ramo de um casal contemporâneo, também das Forcadas chamado BARTOLOMEU ALVES e FRANCISCA MORAIS RODRIGUES. Desconheço a filiação.

A minha pergunta é esta: tendo em conta que são contemporaneos e da mesma pequena aldeia; dado o nome pouco usual de Bartolomeu para dois indivíduos com o mesmo apelido, sem qualquer outro apelido ou alcunha que os destinga, sendo as duas mulheres Franciscas, sendo os nomes referidos na base de dados do genea como pais do Bartolomeu, Rodrigues e Costa e da Francisca, Alves e Vaz. NÃO ESTARÃO TROCADOS OS NOMES DOS PAIS DO BARTOLOMEU ALVES E FRANCISCA DA COSTA?, se assim for é possível que Francisca da Costa e Francisca de Morais Rodrigues serão a mesma pessoa utilizando apelidos diferente, o que não é nada de pouco usual, sendo filha de António Rodrigues (quem sabe Morais Rodrigues) e Francisca da Costa.

Passemos então aos meus ramos de Parada (ascendências conhecidas dos meus 6os avós):

A) 1- João de Abrantes, Parada (adiante designada por P.)

2- Manuel de Abrantes, P. c. 1710
3- Maria Reis, P.

4- Manuel Abrantes, P., casou em 1703 com
5- Isabel de Morais, P.
6- Manuel francisco, Midões
7- Ana dos Reis, P.

8- João de Abrantes, Parada
9- Ana Fernandes, P.
10- Manuel Mendes, P.
11- Ana de Morais, P.

B) 1- Maria Alves, P. Sto. Amaro (adiante PSA)

2- Manuel Alves de Figueiredo, PSA
3- Domingas da Costa, PSA


C) 1- António Rodrigues, P. c.1760

2- António Rodrigues, P. Forcadas (adiante P. Forc)
3- Maria Coelho, P.

D) 1- António Rodrigues, P. onde casou em 1754 com E)

2- Manuel rodrigues, P.
3- Domingas da Costa, P.


E) 1- Mariana Pais, P. Forc

2- Domingos de Airó, P.
3- Mariana Pais, P.


F) 1- José Correia, PSA

2- José Borges, Sobral
3- Cristina Correia, PSA


G) 1- Maria Francisca, PSA

2- Manuel Francisco, PSA
3- Rosa Francisca, PSA


H)1- João de Abrantes, P.

2- João Antunes Correia, P. onde casou em 1693 com
3- Antónia Abrantes, P.

5- Isabel Rodrigues
6- João Abrantes
7- Ana Fernandes

I) 1- Maria Vaz, P.

2-Manuel Alves
3- Ana Vaz

J) 1- José Saraiva, P. c.1750

2- Manuel Saraiva, P.
3- Catarinha de Horta, S. Sebast. da Feira- Olivª Hospital

4- João Saraiva, P.
5- Ana Borges, P.
6- Domingos de Alvelos, P. casou em S. Seb. Feira em 19/8/1728 com
7- Maria de Gouveia, S.S. Feira

12- Manuel de Alvelos
13- Catarina de Horta
14- António Gonçalves Pinheiro, Valezim - Seia, casou em S.S. Feira em 25/12/1697 com:
15- Maria de Gouveia, S.S. Feira

28- Manuel Gonçalves
29- Cipriana fernandes
30-João Nunes
31- Antónia Gouveia


K) 1- Josefa da Costa, P.

2- Manuel da Costa, P.
3- Josefa da Costa, P.


L) 1- José Martinho Borges, PSA

2- Martinho Borges, PSA 1725, casou em Parada em 1748 com:
3- Maria francisca, PSA 1731

4- Manuel Morais, PSA
5- Filipa da Paz
6- Bartolomeu Alves
7- Francisca da Costa, P. Forc.

8- Manuel de Morais
9-Maria Borges
10- João Alves
11- Ana Lopes
12-
13-
14-
15-


M) 1- Maria Bernarda, PSA

2-José Gomes, PSA
3- Bernarda Nunes, PSA


N) 1- Manuel Pimenta Cardoso, P.

2- Domingos Pimenta, P.
3- Teresa de Morais, P.


O) 1- Feliciana Quaresma, P.

2- Domingos leitão, P.
3- Ana Quaresma, P.


P) 1- Tadeu Alves, PSA, que casou em 1795 com Q)

2- Manuel Alves de Figueiredo, PSA
3- Micaela Nunes, PSA

4- Manuel Alves de Figueiredo, PSA
5- Domingas da Costa, PSA
6- Manuel Nunes
7- Antónia Nunes


Q) 1- Clara Maria, P. Forc.

2- Manuel Alveds, P. Forc.
3- Maria Caetana, Ervedal- Olivª Hospital 1737

4-Bartolomeu Alves, P. Forc.
5- Francisca de morais rodrigues, P. Forc.
6- Bernardo Gomes, Ervedal
7- Isabel de Morais, PSA

8- Simão Gomes, Ervedal, onde casou em 1700 com:
9- Clara de Gouveia, Ervedal 1674
10- Manuel Morais, PSA
11- Maria Borges, PSA

18- Francisco Esteves, Ervedal onde casou em 1670 com:
19- Maria Cardoso, Ervedal


R) 1- Manuel Homem da Guerra, Parada c.1775


S) 1- Antónia Marques, Parada c.1780


Ufa! sei que fui um bocado extenso, mas decerto reconhecerá nestes nomes alguns dos seus avós. Todos os nºs 1 são meus 6ºs avós e a ascendência que apresento é apenas a que é conhecida por mim.

Da minha parte deixe-me dizer que, por aquilo que observei de sua postura neste fórum, sempre prestativa e simpática, é uma honra para mim tê-la como parente.


Com os melhores cumprimentos


João Caldeira

Resposta

Link directo:

Carregal do Sal, Parada

#314178 | silvestre | 24 set 2012 14:25 | Em resposta a: #314167

Bom dia!

Obrigada pelas suas palavras. Como estou a pesquisar outra zona do país estou um pouco "dessintonizada" em relação ao casal que refere. Tenho alguns registos e anotações de pessoas de Parada que posso partilhar consigo.

Juzarte.vera @ gmail. com
Vera

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#377871 | joão reis | 18 fev 2017 20:24 | Em resposta a: #314178

Cara Vera

Como está? Espero que bem!

Tem-se debruçado sobre esta nossa freguesia de Parada?

Pela minha parte tenho estado debruçado sobre ela e tenho estado a entroncar alguns casais cuja filiação não surge diretamente nos assentos.

Se quiser voltar a debruçar-se sobre estes ramos, estarei ao seu dispor para comentarmos.

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#377872 | silvestre | 18 fev 2017 20:42 | Em resposta a: #377871

Olá, João Reis,
Sobre Parada especificamente não me tenho debruçado mas ao pesquisar os processos de passaportes de Coimbra dos anos 20, encontrei algumas pessoas de lá a emigrar mas não as liguei. Guardei alguns documentos. Se quiser envio-lhos.
Vera

Resposta

Link directo:

Amaral de Oliveira do Conde

#377873 | silvestre | 18 fev 2017 21:38 | Em resposta a: #377871

João Reis,
Posso não ter pesquisado em Parada mas pesquisei em Oliveira do Conde e liguei a minha bisavó Maria da Natividade de Sousa http://geneall.net/pt/nome/145577/maria-da-natividade-de-sousa/ a este casal, também seus antepassados: http://geneall.net/pt/nome/2038922/pedro-do-amaral/
Siga o filho Simão do Amaral
Vera

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#377874 | joão reis | 18 fev 2017 23:20 | Em resposta a: #377873

Obrigado Vera

Para além das ligações em comum por Parada, verificam-se também em Oliveira do Conde. Muito interessante.

Os passaportes interessam-me também.

De facto tenho trabalhado um pouco na freguesia de Parada, fazendo o que se pode chamar "um varrimento", registando e comparando todos os registos desde o início. Com este processo consegui, com maior ou menor certeza, avançar nas gerações que julgava sem possibilidades de avanço (por exemplo casamento sem os nomes dos pais).
Pelo estudo dos padrinhos, óbitos e batismos, cruzamento das várias informações consegui avançar nalguns avós, como é o caso, por exemplo, do nosso avô comum Manuel Mendes da Póvoa de Santo Amaro casado com Maria de Morais em Parada em 16.9.1650, sem descrição dos pais. Acerca da noiva não foi possível ainda deslindar, no entanto o Manuel é com toda a certeza o filho de Simão Dias e Ana Mendes, bap. em 11.1.1626; neto paterno de Diogo Dias e Isabel Pires, de Torre - Currelos e neto materno de Baltasar Dias e Isabel Luís, da Póvoa do Sapo (atual Póvoa de Santo Amaro).
O que me diz também sobre o João Abrantes, o mais antigo, que casa com a Ana Fernandes, não deverá ser outro que não o João, bp. 17.3.1634, filho de Francisca, solteira, filha de Antónia "a preta", da Póvoa de Santo Amaro e que diz ser o pai João de Abrantes, do lugar da Cerdeira.
É o único Abrantes que surge nos paroquiais de Parada nessa altura, portanto ou o nosso João de Abrantes vem de fora (o que não é descrito em nenhum batismo dos filhos, que são muitos, ou então é mesmo este.

São estes e outros casos que gostaria de debater consigo.

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#377876 | silvestre | 19 fev 2017 08:03 | Em resposta a: #377874

João, envie-me mensagem privada para poder enviar os documentos de emigração. Realmente há anos que não conversamos pois afinal entretanto também passei por Parada e a vizinha São João de Areias a pesquisar os Airo. O João Abrantes, ainda casado, teve um filho de Natália de Airo solteira, um fado das senhoras da família Airo... está na BD do geneall. Quanto à avó preta pode ser alcunha. Fiz o meu teste de dna no ancestry e os meus marcadores são 93 por cento europeus com 5 por cento norte de África. Curiosamente a minha bisavó era morena...

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436490 | HRC | 23 set 2021 19:50 | Em resposta a: #377876

Cara Vera Silvestre,

Descendo por vários ramos dos Airós/Eirós de Parada e São João de Areias, nomeadamente de um António de Airó que casou em 1760 e morreu em 1795.

À partida devem ser todos da mesma família, sendo que consegui ligar os mais antigos a um adegueiro do Bispo de Viseu do século XV. A ligação foi toda feita com base em documentação primária.

Descendo ainda de uma família Alves Diogo, de Parada, que em meados do século XIX um dos seus elementos foi casar numa aldeia perto de Tábua. Na sua ascedência aparecem ainda Costas, Borges, Morais, Pais e Franciscos, todos de Parada. Por acaso tem investigado estas famílias em detalhe?

Cumprimentos,
Tiago Sousa Mendes

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436524 | joão reis | 24 set 2021 18:34 | Em resposta a: #436490

Boa tarde Tiago

Tenho uma base muito completa das famílias de Parada, algumas delas já inseri na base de dados do Geneall. No entanto a minha base apenas compreende o séc. XVII, ou seja desde o início dos paroquiais 158.. até 1700.
Todas as famílias que falou são da minha ascendencia e portanto, de certeza, poderei ter dados que lhe possam interessar.

Por favor, partilhe comigo a ascendencia do seu antepassado Alves Diogo e verei se se encaixa nos dados que tenho.
Tenho também interesse no que fala da família Airó, nomeadamente nessa ligação ao adegueiro do Bispo de Viseu.

Com os melhores cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436600 | tiagosmend | 27 set 2021 13:58 | Em resposta a: #436524

Caro João,

Muito obrigado pela resposta. Fico com muita curiosidade sobre a sua base de dados e realmente devo ter muitos antepassados de Parada. Sobre o meu antepassado Alves Diogo a informação (pouca) de que disponho é a seguinte:

1. José Alves Diogo, Cas. em 1842 em Tábua
2. Manuel Alves Diogo, Cas. 1 Jun 1808 em Parada
3. Antónia Borges
4. António Alves Diogo, Fal. 22 Fev. 1803 em Parada e daqui n.al
5. Maria Bárbara
8. Manuel Alves Diogo, Fal. em 9 Nov. 1791 em Parada
9. Domingas Borges
10. António de Airó, n.al de Parada, Cc. em Papízios em 1760, Fal. Parada 1795
11. Bárbara Marques, n.al da Póvoa da Arnoza, Papízios (com antepassados de Papízios e Molelos)
18. António Francisco, c. 1778 em Parada, morador na Póvoa de Santo Amaro
19. Isabel Borges, Fal. 1792 Parada
20. João de Airó, nal de Parada
21. Maria dos Reis, nal de Parada
36. Manuel Francisco, nal de Parada, cc em Papízios em 1743, morador na Povoa de SAnto AMaro
37. Maria Caetana, nal de Papizios, Fal. 1795 em Parada
38. Manuel Simões, nal de Parada
39. Maria Borges, nal de Parada
40. Pedro Fernandes, nal de Parada
41. Maria Francisca
42. Miguel Gomes, nal de Parada
43. Maria Ramos, nal de Parada
72. Manuel Francisco, nal Póvoa de Midões
73. Maria dos Reis, nal de Parada
74. Manuel da Costa, nal de Molelos, cc. 1710 em Papízios
75. Caetana Pais, nal de Parada
76. Manuel Simões, nal de Parada
77. Maria Castanheira, nal de Parada
78. António Borges, nal de Parada
79. Isabel dos Santos, nal de Parada
146. João Alves, nal de Parada
147. Ana Lopes, nal de Parada
150. Manuel Pais, nal de Parada
151. Maria de Morais, nal de Parada

Sobre as origens dos Eirós, realmente são muito interessantes. Eduardo Osório começa num Francisco Nunes e numa Antónia de Eiró, casal de meados do XVI que deixa muita descendÊncia na zona de Seia, Midões, etc. Mas na realidade consegui documentar até aos bisavós desta Antónia. O primeiro que documento em Silvares (São João de Areias) era Leonardo de Eiró, tabelião, que deve ter falecido perto de 1518 e era filho de um adegueiro do Bispo de Viseu, Dom João Vicente (tudo isto tem por base fontes primárias). Leonardo tece uma filha que casa com Álvaro Rodrigues, que herdou o ofício de tabelião do sogro e teve vários filhos, entre as quais Antónia de Eiró e Diogo de Eiró, Moço de Capela e Cavaleiro da Casa Real que por volta de 1550 casa em Canas de Senhorim e é tabelião nesse concelho, onde deixou descendência. Álvaro Rodrigues tem ainda outros filhos, que usaram Rodrigues como apelido, mas que na descendência parecem ter recuperado o Eiró. Ainda não liguei todos os que aparecem nos paroquiais, mas certamente que o primeiro Leonardo de Eiró deixou mais filhos.

Tenho estes dados todos mais completos num artigo que estou a preparar sobre esta família para publicar na Raízes e Memórias, numa série de artigos que tenho dedicado à ascendência do Visconde de Aguieira. Se me quiser enviar um email, posso dar mais informação. Qual é o seu primeiro Eiró? Sabe se vem de São João de Areias?

Muito obrigado,
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436613 | joão reis | 28 set 2021 00:27 | Em resposta a: #436600

Boa noite Tiago

De facto tenho já muita informação para partilhar e que não irá caber nesta mensagem.

Do 8- Manuel Alves Diogo. Para já com os dados que me apresentou ainda não o identifiquei. Preciso de dados mais antigos).


9 - Domingas Borges, eis o que tenho:
...
73- Ana dos Reis (e não Maria dos Reis), n. e b. Parada 25.6.1686

144-Manuel Gomes, n. Póvoa de Midões
145-Ana Francisca, n. Póvoa de Midões
146- João Alves Gabriel, n. Póvoa de Santo Amaro e b. em Parada a 11.1.1652, casou em Parada a
16.2.1677, com
147- Ana Lopes, n. e b. Parada em 12.6.1652
150-Manuel Pais Ribeiro, barbeiro, n. Póvoa da Arnosa e b. em Papízios em14.12.1652, casou em
Papízios em 9.6.1680 com
151-Maria de Morais, n. da Póvoa das Forcadas, freg. de Parada

292- Gabriel Alves "o moço" n. Póvoa de Santo Amaro, ((será com grande grau de probabilidade filho
do que damos por pai, porém não encontramos nenhuma evidencia a 100%)) casou em Parada a
8.8.1650 com
293- Maria da Paz, n. e b. Parada a 21.12.1626
294- João Lopes "o moço" n. e b. Parada 14.7.1619 +9.3.1666; casou em São João de Areias com
295- Maria dos Reis, n. (prov. no dia de Reis) e b. em São joão de Areias em 13.1.1625
300- João Pais, barbeiro, n. Mouraz (Tondela), casou em Papízios em 16.2.1651 com
301- Mariana Francisca, n. Povoa da Arnosa e b. em Papízios em 24.5.1629

584- Gabriel Alves "o velho" n. Mouraz, +Parada 9.9.1649, casou 2 x, porém no primeiro casamento,
em Parada em 12.10.1608, tomou como esposa:
585- Domingas Dias, n. e b. Parada 4.1.1583 +30.7.1629
586- Constantino da Paz, n. São João de Areias b.28.8.1588 +Parada a 24.10.1651. Casou em Parada
a 1.8.1611 com
587- Maria Figueira, n. e b. Parada 1.3.1587 +12.9.1653
588- João Lopes "o velho" n.e b. Parada a 25.6.1589 +5.2.1673 casou em Parada a 26.11.1617 com:
589- Ana Gomes n. e b. Parada 2.1.1600
590- Manuel João, n. São João de Areias, casou em São João de Areias em 9.5.1623com (de quem foi
o primeiro marido):
591- Juliana Francisca, n. da Póvoa dos Mosqueiros, São João de Areias, que sendo viúva casou com Matias de Abreu (filho edJoão Gomes de Abreu, referido no Felgueiras Gayo, no tit. de Abreus)

Continua pelo menos mais uma geração, porém tenho que lhe pedir que me perdoe, mas enviar-lhe-ei noutro dia, que se faz tarde e há muita informação para dar.

Até amanhã.

CumprimentosJ


João Caldeira

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436649 | joão reis | 29 set 2021 00:07 | Em resposta a: #436613

Boa noite Tiago

Continuando os dados:

(ainda os antepassados do 18-António Francisco)

600 - João Pais, n. de Mouraz, (filho ilegítimo), casou em Mouraz a 15.1.1620 com
601 - Francisca Ribeira, n. de Mouraz
602 - Gregório Francisco, mor. em Papízios
603 - Isabel Francisca

1168 - Martim Gabriel, do Carvalhal de Mouraz (Tondela)
1169 - Maria Alves, do mesmo lugar
1170 - Pedro Dias, n. Parada
1171 - Joana Miguel, n. Parada
1172 - Lopo da Paz, n. são João de Areias + em Parada 1.6.1617
1173 - Ana Gomes, n. São João de Areias + em Parada 10.5.1616
1174 - Domingos Figueira
1175 - Maria Dias dos Santos
1176 - Simão João, mor. Parada +9.3.1601
1177 - Domingas Fernandes, mor. Parada
1178 - Francisco Dias, mor Parada +14.6.1630
1179 - Mécia Gomes +14.9.1644 (no assento de óbito: "viúva e mulher rica, ficou por ela seu genro João Lopes"
1180 - Domingos João, mor. S. J. Areias
1181 - Isabel Dias
1182 - Francisco Vaz, mor. Póvoa dos Mosqueiros, S. J. Areias
1183 - Isabel Marques
1200 - Padre Cristóvão Fernandes Pais, Prior do Couto do Mosteiro
1201 - Isabel Pires (soltª) n. Carvalhal de Mouraz

2400 - (muito prov.) João Pais, n. Mouraz
2401 - (muito prov.) Maria Simões da Costa

Mais uma vez, não me leve a mal, mas tenho que ir escrevendo aos poucos.

Até amanhã

João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436666 | tiagosmend | 29 set 2021 15:04 | Em resposta a: #436649

Caro João Caldeira,

Muitíssimo obrigado por estes dados. Estou a ver que tem uma fantástica base de dados sobre Parada. Reconheço os Paz de São João de Areias, que parece que têm uma origem muito interessante. O, infelizmente, recem falecido genealogista Fernando de Abranches Correia da Silva preparava um artigo sobre esta família quando inesperadamente faleceu. Recordo-me de ele referir que vinham de um Arcedíago de Viseu ligado ao Bispo Dom Miguel da Silva.

O padre de Mouraz também é um dado muito interessante. Mais um a juntar aos mais de 20 padres de que descendo :)

Tenho ainda vários dados de pessoas de Parada do século XVI, retirados da documentação do Mosteiro de Lorvão que aqui tinha muitas propriedades. Em Parada existia mesmo uma torre medieval, que em 1532 já estava em ruína quando foi aforada a um antepassado por outra linha, chamado André de Távora. No entanto este não a parecer ter "levantado", como referido no contrato.

Não tinha ainda investigado bem esta parte da minha àrvore, pelo que as suas novidades são fantásticas.
Muito obrigado
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436698 | joão reis | 30 set 2021 23:27 | Em resposta a: #436666

Boa noite Tiago

Espero que esteja bem.

Infelizmente, nos ultimos tempos perdemos dois extraordinários genealogistas, estudiosos da região das Beiras, o José Caldeira e o Fernando Correia da Silva. Sei que o Fernando nos ultimos tempos estava a estudar algumas famílias da zona de Santa Comba Dão, mas não sabia que estes Paz de São João de Areias estavam na sua linha. Para mim pessoalmente foram perdas que me custaram muito, tanto o Fernando por quem tinha grande estima, como e especialmente o meu querido primo e amigo José Caldeira. Os dois eram amigos e teriam partilhado concerteza os dados entre si, pode ser que o Fernando tenha partilhado com outros genealogistas do seu circulo.

Quanto aos Airó. Eu conhecia o título do Raízes da Beira, porém, como os dados apresentados são contemporâneos dos primeiros Airó de Parada, achei que não tinham ligação. Com os dados que partilhou comigo, já me parecem dos mesmos. Os primeiros Airó que encontro em Parada têm fortes ligações a São João de Areias (alguns não sei mesmo se lá não nasceram). Por favor, partilhe comigo os dados que tem.
Tenho também muito interesse, nos dados que tem do sec. XVI, para que possa cruzar com os dados do fim do século que retirei dos paroquiais.

Tenho ainda muita informação das suas (nossas) ascendências, que lhe irei enviar durante os próximos dias.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436709 | tiagosmend | 01 out 2021 11:32 | Em resposta a: #436698

Caro João,

Realmente foi uma grande perda para a genealogia. Eu era amigo de ambos e tinha estado com o Fernando poucas semanas antes e falámos dos Paz. Ele tinha descoberto recentemente que afinal não descendia dos Eirós, de Silvares, como sempre pensámos. Na realidade ele não descendia do Lic. João Correia, casado com uma Eiró, mas sim da irmã casada com António Henriques, de onde lhe vinha o apelido Correia.

Tenho todo o gosto em partilhar consigo estas informações sobre os Eirós e nos possuidores de bens em Parada. Posso enviar o rascunho do meu título sobre esta família, que irá ser publicado na Raízes e Memórias, por email. Não sei qual a melhor forma para ter o seu contacto. Por acaso faz parte de alguns dos grupos no facebook sobre genealogia?

Obrigado,
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436728 | joão reis | 01 out 2021 23:50 | Em resposta a: #436666

Boa noite Tiago

Continuando com as ascendencias de Parada.

e continuando tanbém com a ascendencia de:

9 - Domingas Borges

76 - Manuel Simões, n. Parada (não foi encontrado o seu batismo. Dos seus pais apenas foi documentado o batismo de uma filha em 1684). Casou em Parada a 7.3.1712 com
77- Maria Castanheira b. em Parada a 21.3.1692
78 - António Borges, n. Parada
79 - Isabel dos Santos

152 - António Simões
153 - Antónia Fernandes (de notar que num registo de batismo (ou casamento) de um neto surge com o nome de Mª dos Santos, o que não é verdade, em outros registos já surge corretamente).
De qualquer modo deste casal apenas é encontrado o assento de uma filha, bem como não aparece o registo de casamento o que leva a suspeitar que possam ser de fora (pelo menos um deles).
154 - Manuel Airó, terá casado antes de 1692, no entanto não é encontrado o assento em Parada
155 - Ana Castanheira, será concerteza a Ana, b. 1.2.1669
156 - António Borges , b. Parada em 1674; casou em Parada a 16.9.1670 com:
157 - Maria Vaz b. em P. a 16.12.1670
158 - Manuel Pimenta, n. Parada, mas não surge o seu batismo (mas surgem de irmãos); casou em P. a 26.1.1683
159 - Maria Francisca, n. e b. em P. a 8.5.1667

310 - Manuel Castanheira, n. Parada
311 - Maria Fernandes.
((não se encontra este casamento, porém numa habilitação ao S.O. de um seu bisneto (José António Castanheira de 1773 é descrito que são de Parada))
312 - Tomé Cardoso, n. P. em 1630, casou a cerca de 1671 em P. com:
313 - Maria Borges, que parece ser a b. em 1643, como filha dos que damos como pais (com base nos padrinhos dos filhos)
314 - Manuel Alves, n. Póvoa das Forcadas
315 - Isabel Vaz (também algumas vezes referida como Isabel de Airó)
316 - João Rodrigues +Parada a 29.3.1681
317 - Isabel dos Santos
((o assento de casamento (antes de 1653) não consta em Parada, pode a Isabel dos Santos ser de fora))
318 - António Francisco, P.
319 - Maria Borges, n. provavelmente em Vila Meã (Oliveira do Conde) faltam registos de casamento para esta altura))

624 - Francisco João, +P. a 2.10.1661
625 - Maria Cardoso +P. 31.3.1666
626 - (sem certezas (mas com boa dose de probabilidade), como descrito anteriormente) Domingos Borges, n. Currelos c. 1585, e de sua segunda mulher, com quem casou em Ervedal (Oliveira do Hospital) a 2.11.1642:
627 - Domingas Rodrigues, n. Ervedal
630 - António Vaz + P. 23.2.1648
631 - Maria Airó +1666 ((pode ser de S. João de Areias, como vários padrinhos dos seus filhos , e/ou filha dos que damos como pais)

1252 - Pedro Dias, n. Currelos
1253 - Briolanja Borges, n. Currelos
1254 - Francisco Brás, n. Ervedal
1255 - Isabel Fernandes, n. Ervedal
1260 - (prov.) Francisco Simões
1261 - Luzia de Airó

Enfim, é o que tenho por hoje. Chamo a atenção que os entronques não descritos diretamente (por exemplo quando os assentos de casamento dizem o nomes dos pais) são feitos com base no cruzamento dos registos de batismos, registos dos padrinhos e registos dos óbitos: Se no caso de alguns não oferece dúvida (por exemplo o caso do Tomé Cardoso, em que no seu casamento não são ditos os pais, porém é o unico Tomé nascido naquela altura, ainda por cima é filho de uma Cardoso, todos os irmãos adoptam o Cardos como apelido, não falece nenhum Tomé após a data do baptismo) pelo que não existe nenhuma dúvida) em outros casos é mais difícil de confirmar.
Optei por filiar (com reservas) os que atribuo uma enorme probabilidade de ser esse o entronque.
No caso de apenas suspeitas, opto por não colocar.

Espero não ter sido massudo.
Continuarei noutro dia com a ascendencia dos outros costados de Parada (8 - Manuel Alves Diogo e 10- António de Airó.

Até amanhã

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436794 | joão reis | 03 out 2021 21:01 | Em resposta a: #436728

Boa tarde Tiago

Mais uma vez continuando.

Em relação ainda à ascendencia da nº 9 Antónia Borges, reparei que ainda posso continuar um pouco.

Assim o referido

310 - Manuel Castanheira, não poderá ser outro se não o bp. em Parada a 20.12.1625. Sendo filho do segundo (de 3) casamento de:

620 - Mateus Lourenço, prov. bp. em 1587 em Parada e de sua segunda mulher:
621 - Maria Castanheira, nascida provavelmente em São João de Areias e falecida em Parada a 12.3.1634, sendo que é ela que traz o apelido Castanheira para Parada, onde antes não existia ninguém.

1240 - Lourenço ... (ilegível no assento)
1241 - Joana ... (ilegível no assento)





Passando agora para as ascendencias do nº8 Manuel Alves Diogo, que casa em Parada a 19.9.1739 com a 9 - Domingas Borges

16- Diogo Fernandes, b. em Parada a 1674
17- Josefa Nunes, n. Parada b. 1.3.1694
18 - António Vaz, casado em P. em 10.6.1700 com
19- Domingas Borges.

32- Diogo Fernandes, b. Parada em Dez/1643. Casou em P. em 27.2.1661 com
33- Maria Fernandes, b. Parada, b. 21.1.1640
34- João Alves (do) Barreiro, n. Parada
35- Maria Nunes, n. de Parada ou da Barrosinha, freguesia de Tábua. Em qq das freguesias não foi encontrado o registo de casamento.
36-Manuel Pimenta, b. em P. a 28.2.1630, casou em P. a 13.2.1656 com:
37- Maria Vaz, b. em P. a 20.11.1633
38- António Francisco (já antes referido como 318)))
39- Maria Borges, (319)

62- Pedro Fernandes, n. Currelos, casou em Parada em 11.5.1631 com
63- Helena de Airó, b. 1605 em P.
64- Lourenço Fernandes, b.1615 em P., casou em P. a 1.5.1633 com
65- Maria de Abreu, b. em Parada a 18.10.1620
72- Paulo Pimenta, n. Parada, que casou 2x, sendo a 1ª:
73- Maria Gomes, b. P. 25.7.1594 +29.12.1662
74- António Vaz (já antes referido como 630)
75-Maria de Airó (631)

124- Diogo Fernandes
125- Isabel Antunes, mor. em Currelos
126- Francisco Simões "da Quintã" ((1260))
127- Luzia de Airó, que parece ser a que foi b. em Parada a 18.7.1581 +16.10.1648 (((1261))
128- Domingos Simões, n. Parada, onde casou a 4.5.1615 com:
129- Maria Fernandes, n. Parada onde foi b. em 27.1.1584
130- Pedro Martins, que poderá ser dos Martins de Póvoa de Santo Amaro (Póvoa do Sapo na altura) se assim for terá sido b. em 21.4.1595
131- Ana de Abreu, que será com toda a certeza da família dos Gomes de Abreu ( em todos os batismos dos seus 6 filhos, são padrinhos membros desta família de Parada, Silvares e Pinheiro de Ázere, sendo todos os que tomo por irmãos. Nesta família, estão em falta alguns assentos o que associando á falta do registo deste casamento levanta sempre alguma dúvida. Porém eu tomo como certo.
144- Pedro Pimenta, + 1.10.1618 em P.
145- Madalena Luís, + 1.3.1621 em P.
146- António Lourenço, +26.4.1607 em P.
147- Joana Gomes, +5.12.1617 em P.

254- i
255- Isabel de Airó, solteira
256- Simão Pires +1594 em P.
257- Isabel Gonçalves
258- Baltasar Pires, +1596 em P.
259- Maria Fernandes
260- (com alguma probabilidade) Pedro Martins, +1.7.1615
261- (com alguma probabilidade) Catarina Rodrigues, +15.3.1616, moradores na Póvoa do Sapo (atual P. Sto. Amaro)
262- (quase de certeza) João Gomes de Abreu, n. de Viseu, +Parada a 19.5.1630. É descrito no NFP - no título de Abreus §75, e aí é descrita a sua ascendencia,que também poderá consultar aqui no Geneall.
263- Brites de Melo +Parada a 18.2.1646
288- Manuel Gonçalves + em P. a 17.2.1597
289- Ana Dias +P. a 3.6.1596

Ufa!!

De notar que neste ramo o espaçamento entre gerações é bastante maior, do que no ramo da Antónia Borges.

Ficam a faltar os dados que tenho do Nº10, que lhe mandarei assim que puder. Se algum dado suscitar alguma dúvida, não hesite em me perguntar.


Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436798 | tiagosmend | 04 out 2021 13:37 | Em resposta a: #436794

Caro João,

Nem sei como agradecer. Resolveu-me quase este ramo todo graças à sua base de dados de Parada, que deve ser fantástica. Achei especialmente interessante a ligação a um ramo dos Gomes de Abreu, que desconhecia que tivessem geração em Parada.

Realmente estive a ver num fólio do Mosteiro de Lorvão (que posso enviar por email) que realmente um Diogo da Silva de Melo em 1697 renova o prazo da quintã de Parada, deste mosteiro. Aparecem ainda outros "quinhões" de propriedades a serem distribuidos por volta dessa época e a serem emprazados a outros moradores em Parada como João de Abrantes em 1689 ou Manuel Francisco , de Vila Dianteira, que se calhar sabe quem são.

São dados muito interessantes. POr acaso não sabe a origem dos Morais de Parada? Tenho alguma curiosidade.

Posso passar o que tenho por email. Por acaso pode colocar aqui o seu email?
Cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436832 | joão reis | 04 out 2021 22:48 | Em resposta a: #436798

Boa noite Tiago

Só agora é que vi a mensagem que me enviou no dia 1.

As informações que partilha são da maior importancia para o estudo da minha ascendencia. O Lic. João Correia era da família (provavelmente irmão) do meu antepassado o Abade de Parada Lourenço Correia, que teve de uma mulher solteira o filho Estêvão Correia ( que Felgueiras Gayo chama de Estêvão Correia de Araújo e Sousa) que muito bem casa com uma filha do João Gomes de Abreu.
A verdade é que se Felgueiras Gayo tem razão, os apelidos Araújo e Sousa provêm provavelmente da linha Correia. Se o Fernando tivesse conseguido avançar na genealogia do Licº João Correia, poderia avançar também eu nessa linha. Eu próprio já tentei encontrar o processo (matrícula na Univ.) do Licº João Correia no AUC, sem sucesso.

Por favor, envie-me o que tem sobre os bens de Parada, porque ao contrário de Coimbra, Viseu não tem sequer habilitações de génere (com algumas exceções), nem abundam documentos, logo os dados que tenho são apenas compilados com base em paroquiais e é manifestamente pouco.

Meu email é jocacaldeiraarrobahotmailpontocom., por favor, não hesite em me enviar.

Respondendo então à sua ultima mensagem: O João Gomes de Abreu, dos Gomes de Abreu de Viseu, surge em cerca de 1680 por São João de Areias, onde julgo terá casado uma primeira vez com uma Júlia Diniz, sendo moradores em São João de Areias. A partir de 1586 surge casado com Brites (ou Beatriz de Melo), sendo moradores em São João de Areias, onde se encontram os assentos de batismo 9 dos seus possivelmente 15 filhos. O somatório dos filhos faz-se para além dos 9 que se encontram nos assentos de batismo, ainda os que surgem no assentos de casamento com esta filiação 2 filhos, mais 3 identificados por Felgueiras Gayo (não os tomo tão certos) e a sua Ana de Abreu que tudo indica (e tenho fortíssimas razões para isso) é também filha.
No casamentos das filhas já surge como morador em Parada com a sua mulher.
Este João Gomes de Abreu continua a ter muitas ligações a Viseu, quer por padrinhos dos seus filhos e dos seus netos por Gomes de Abreu de Viseu ou mesmo pela ida de alguns dos seus filhos para lá.
No sec XVII em Parada, todos os Abreu, Correia e Melo, descendem deste casal, ou é gente de fora que casa com gente desta família, como é o caso do Diogo da Silva e Melo, que vem de Mortágua e casa com Mariana Correia de Melo, uma bisneta do João Gomes de Abreu, provavelmente ela a herdeira do prazo da quintã de Parada.
O João de Abrantes é meu antepassado e o primeiro paradense "Abrantes", tronco de todos os Abrantes de Parada, é filho ilegítimo de João de Abrantes, da Cerdeira - Arganil e de Francisca João, mulher solteira (na altura, já que terá casado depois com Domingos João, de Parada), filha de Antónia "a preta".
O Manuel Francisco, de Vila Dianteira, não o identifico para já por ser de São João de Areias.
Sobre os Morais:
Os primeiros Morais que identifico, na verdade...... não são Morais.

No meu esboço desta família:

Pedro Lourenço, + em Parada a 15.12.1635, casado com Isabel Fernandes do Barreiro, foram moradores em Parada onde tiveram os seguintes filhos:

1- Isabel Fernandes, +17.1.1613 que casou em 22.11.1609 com Domingos Álvares,
2- Bento de Morais, que casa em 1622 com Margarida Antunes
3- Maria de Morais, b. 11.1.1587 casada com Diogo Alves
4- Luisa de Morais, b. 15.6.1600 que casa em 1619 com Miguel Loureiro
5- Clara Rodrigues (ou de Morais), b. 26.9.1604, que casa com Manuel Marques
6- Águeda, b.15.10.1607 +13.9.1622
7- (prov.) o Manuel +3.10.1604
8- (poderá ser filho) Domingos Lourenço casado com Maria Gomes.

De onde vem o Morais não faço a mínima ideia, pode ser que seja de um dos pais deste casal, porém a primeira referencia desta família vem dos filhos deste casal. Posso dizer que não é encontrado nenhum indivíduo com o apelido Morais deste o início dos registos (cerca de 1580) até aos primeiros casamentos dos filhos deste casal em 1609. Seria de esperar pelo menos algum assento de óbito (que surgem desde 1594).

Até breve

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436880 | tiagosmend | 06 out 2021 22:46 | Em resposta a: #436832

Caro João,

Já enviei por mail os dados que pediu por email. Espero que sejam úteis.

O Fernando encontrou a matrícula do Lic. João Correia, mas infelizmente na mesma não se dizia o nome do pai.

Sobre os Abrantes, descendo deles algumas vezes e dos Abranches também, se bem que me parece que a ligação entre estas duas famílias não está totalmente esclarecida.

Até breve
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436896 | joão reis | 08 out 2021 00:39 | Em resposta a: #436880

Boa tarde Tiago

Muito obrigado pelos dados que me enviou. Também lhe respondi por email.

Quanto aos Abrantes (ou Abranches) também eu descendo de alguns da Beira Serra (concelhos de Oliveira do Hospital, Seia e Arganil), mas também dos de Parada que têm origem também na zona de Arganil. A utilização de Abranches e Abrantes surgem na mesma família consoante a época (é o que tenho observado).

Sobre o licenciado João Correia, sabe em que curso se formou? Canônes ou leis?

Quanto à sua ascendencia que falta, vamos a isso:

10- António de Airó, que casa em Papízios em 1760, sendo viúvo de Maria Nunes

20- João de Airó, b.12.9.1676; casou em P. a 17.7.1704
21- Maria dos Reis, b.6.8.1684

40- Pedro Fernandes, que parece ser o Pedro Fernandes que casa a 1ª vez com Maria Rodrigues em 1665, com quem não se regista sucessão. Porém não encontro o falecimento da esposa, bem como não surge a referencia de que era viúvo no seu casamento com a Maria Francisca (nem os pais dos noivos) em 1669, porém existem muitos casos em que a viuvez não é referida. Fica assim como possibilidade a necessidade de confirmação da filiação que dou.
Seja como for casa em 11.10.1669 com:
41- Maria Francisca, b.9.11.1649
42- Miguel Gomes , b.28.11.1655; tendo casado em P. a 23.7.1683 com
43- Maria de Ramos, b. 11.11.1657

80- (a confirmar) Pedro Fernandes (( já referido como 62))
81- Helena de Airó ((já referida como 63))
82- Domingos Francisco, b.1619; casou em Parada a 21.10.1641 com:
83- Maria Borges, b.1625, +29.4.1656
84- João Lopes "o moço" ((já referido como 176))
85- Maria dos Reis ((já referido como 177))
86- Cristóvão Borges, b.1629
87- Maria de Ramos

164- Francisco Dias, alfaiate, n. Parada
165- Maria Francisca +22.4.1659
166- António Alves, n. Parada onde +1651; Casou em Currelos a 1.11.1620 com
167- Maria Borges, n. Currelos, mas + em Parada em 1656
172- ((igual a 166))
173- ((igual a 167))

342- António Alves, + em P. a 1.11.1620
343- Ana Fernandes, +P. a 15.10.1623
344- Cristóvão Borges, mor. em Currelos, 1º Sr. da Casa das Laranjeiras
345- Simoa Zuzarte, mor em Currelos

A ascendencia deste ultimo casal, surge na base do Geneall.

Não é referido o parentesco (no registo de casamento) no casal João de Airó e Maria de Reis (seriam parentes em 3º grau consanguinidade)). Porém o que observei nos registos de casamentos desta altura (nesta freguesia) a maior parte das vezes não são referidos as dispensas por consanguinidade (verifiquei isso em outros casais com parentescos bem comprovados)).

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#436940 | tiagosmend | 11 out 2021 11:35 | Em resposta a: #436896

Caro João,

Muito obrigado por mais esta informação. Mais uma vez descendo de Airós, pelo que tenho mesmo muita curiosidade na sua origem e ver se vêm todos de São João de Areias. Julgo ainda que há um lugar chamado Airó em Parada, ou pelo menos existia no século XVI. Quem sabe este apelido tenha sido retirado desse lugar.

Sobre o Lic. João Correia infelizmente não sei mais nada. O Fernando julgava que descendia dele e julgo que o tinha procurado em Coimbra, mas não me lembro de referir o que tinha estudado. Recordo-me apenas de ele me referir que tinha tido o azar de encontrar a matrícula e esta invulgarmente não referir o pai. Não sei também se o Fernando procurou todos os anos de matrículas. Há ainda a hipótese de procurar se o Lic. teve ordens menores em Coimbra, mas pode ser uma agulha num palheiro. De qualquer forma, o Lic. teve uma irmã que casa com António Henriques e, salvo erro, o Fernando referia que deveriam ser da família de um abade da região que será o que refere. A ligação aos Paz era tembém referida por ele, sendo que um deles tinha tido um cargo e ligação importante ao Bispo Dom Miguel da Silva. Quem sabe ele tinha um esboço de artigo que a família possa publicar.

Espero que goste do rascunho do meu artigo e se tiver alguma dúvidsa/curiosidade sobre o mesmo, tenho todo o gosto em responder.

Obrigado
Tiago

Resposta

Link directo:

Parada, S. João da Boa Vista, S.Gião - Abrantes, Coelho, Saraiva, Tavares, Madeira, Silva, Oliveira

#452921 | tiagosmend | 14 mar 2024 10:17 | Em resposta a: #436649

Caro João Caldeira,

Estes Paz são muito interessantes. Estive a ver em São João de Areias e aparecem filhos do arcediago Miguel da Paz. Seria este Lopo mais um filho do arcediago? Este legitima um filho Alexandre, mas tenho dificuldade em ler a carta de legitimação na chancelaria de D. Sebastião. Este arcediago tem uma história interessante pois fugiu com D. Miguel da Silva para Roma a fugir à perseguição de Dom João III.

Tiago

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen