Famílias de Mora, Pavia e Évora

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Mora, Pavia e Évora

#291450 | avc | 20 nov 2011 10:23

Caros confrades do Fórum,

Apraz-me informar-vos de que iniciei a publicação dum novo livro no meu site "www.lavradoresdemontemor.com" com o título "Famílias de Mora, Pavia e Évora - genealogia e história", que refere muitas famílias conhecidas principalmente da zona de Évora.
Já lá coloquei a Introdução e o 1.º Capítulo - Aleixo Paes, origens, e irei progressivaente colocando os capítulos Aleixo Paes, Rebelo, Perdigão, Ervideira e Mateus.
Aconselho a não entrarem pela busca no google mas escreverem diretamente o nome do site atrás referido. Cps.
António Aleixo Pais Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329745 | Rosadelli | 25 mai 2013 11:15 | Em resposta a: #291450

Caro António Vacas de Carvalho.

Tenho vindo a consultrar recorrentemente o seu site, visto ter familiares na zona:

http://www.lavradoresdemontemor.com/

Desde já os meus sinceros parabéns por esta iniciativa de partilhar a sua longa investigação das suas raízes.
Queria-lhe perguntar o seguinte relativamente à árvore da página 3 do pdf abaixo:

http://lavradoresdemontemor.com/pdfs/familiasevora/cap4.pdf

Eu também descendo de Ana Perdigoa, por via do seu filho mais velho Manuel Pires Perdigão, no entanto, este tem uma indicação de que é tratado no Ramo Ervideira, e não encontrei no site este ramo, ou então não o soube procurar, por isso gostaria de saber se tem mais informações sobre ele para além das que já possuo neste momento. Sei que à partida seria natural de S. Vicente de Pigeiro, foi lavrador aí na Herdade da Abegoaria, e casou com Catarina Gonçalves, não sei em que data e local, também natural de S. Vicente do Pigeiro.
Tiveram pelo menos uma filha, Luísa Perdigoa, da qual descendo, também natural de S. Vicente de Pigeiro, e que casou com Francisco Rodrigues Galego.

Agradeço toda a informação adicional que possa disponibilizar.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329776 | avc | 26 mai 2013 00:19 | Em resposta a: #329745

Caro Paulo Rosado
Infelizmente não tenho a descendência de Luisa Perdigão.
Tenho a indicação de que Manuel Pires Perdigão teve 3 filhos, Simão, João e Domingos.
De João Perdigão descende Manuel Perdigão
Deste Manuel Perdigão descende João Perdigão Gallego
Deste descende Manuel Rosado Perdigão
Deste descende José Rosado de Carvalho
deste descende Mariana Angélica Rosado, casada com José Carlos de Carvalho
etc...
Mas não tenho a sua linha.
Cumprimentos. A.v.c.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329783 | Rosadelli | 26 mai 2013 11:35 | Em resposta a: #329776

Caro António Vacas de Carvalho.

Obrigado pela indicação sobre esses 3 filhos do casal Manuel Pires Perdigão e Catarina Gonçalves, para além da Luísa Perdigoa, uma vez que não tinha essa informação. Pensei que eventualmente tivesse dados sobre o baptismo e casamento de Manuel Pires Perdigão, assim como os dados da ascendência da sua esposa Catarina Gonçalves.

Se eventualmente descobrir algo mais sobre este casal Manuel Pires Perdigão e Catarina Gonçalves, informá-lo-ei.

Sobre a Luísa Perdigoa, eu tenho dados da sua descendência, uma vez que é minha ascendente direta, se tiver algum interesse para si, poder-lhe-ei fornecer alguns dados que recolhi.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329799 | girafa | 26 mai 2013 18:30 | Em resposta a: #329776

Caro António Vacas de Carvalho,

tenho a descendência da Luísa Perdigoa uma vez que um dos seus descendentes (de nome Manuel Rosado que é FSO) vem entroncar com a minha Josefa Chaveira.

Se estiver interessado posso disponibilizar.

De salientar que Josefa Chaveira é neta pela via materna de Brás Rosado e Gregória Francisca meu ascendente directo.


cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329923 | girafa | 28 mai 2013 21:53 | Em resposta a: #329799

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329940 | avc | 29 mai 2013 11:01 | Em resposta a: #329923

Cara Manuela Carvalho

Agradeço muito a sua oferta de dados sobre a família Perdigão.
Não sei se notou que houve também uma mensagem de um senhor Paulo Rosado que tb é descendente do primeiro casamento de Ana Perdigôa ou Ana Perdigão.
Note que existem duas Ana Perdigão nesta família. A Luísa perdigão de que fala é de facto do primeiro casamento da Ana Perdigão mais antiga?

Sei que a investigação desta família Perdigão está muito avançada mas não sei se esses dados serão publicados porque requerem bastante trabalho de preparação.
O ramo do primeiro casamento de Ana Perdigão também foi investigado com vista à obtenção duma carta e eu próprio já tinha feito a árvore deste ramo porque tenho sobrinhos que pertencem ao ramo Ervideira - ver costados de Inês e José Sendin.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=464630

Acho que a investigação e publicação de todos os ramos Perdigão deveria ser feita. Mas de momento eu não o poderei fazer porque estou noutra investigação. Mas posso ir coligindo os dados com vista ao futuro.
Agradeço que me envie a sua parte para vacas.carvalho@netcabo.pt
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329970 | JC | 29 mai 2013 16:22 | Em resposta a: #291450

Caro confrade António Vacas de Carvalho,

Parabéns pelo seu site, que vi agora e que tem informação utilíssima fruto certamente de muito trabalho.

Por acaso terá alguma referência a João Amaro Mendes de Carvalho, solteiro, falecido em 1874, irmão de Constância Manuela Zeferina de Carvalho e de Rafael Mendes de Carvalho?

Era proprietário da Herdade do Freixo do Meio, que foi herdada por seus sobrinhos, freguesia de Santo Aleixo, Montemor-o-novo. Formado em leis, juiz em vários sítios entre os quais Montemor, faleceu na sua casa da Golegã onde era proprietário assim como na Atalaia e em Torres Novas.

Parece-me que poderá ser natural dessa zona embora não o tenha comprovado.

Com os melhores cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329994 | avc | 29 mai 2013 21:39 | Em resposta a: #329970

Caro confrade José de Castro Canelas,

Muito obrigado pelas suas palavras.
Não encontrei os apelidos Mendes de Carvalho, apelidos muito comuns. Os meus familiares Carvalho estavam localizados nos primeiros anos de 1800 na zona de Alcáçovas e Escoural. Os meus familiares Mendes eram de Alcácer e Santa Susana.
Ora a herdade do Freixo do Meio (hoje da família Cunhal) localiza-se perto dos Foros de Vale Figueira, entre Montemor-o-Novo e Lavre, um pouco longe das terras que referi. Os Foros são uma aldeia recente. Essa família devia estar ligada a Montemor ou Lavre.
Cumprimentos. António Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#329999 | Rosadelli | 29 mai 2013 22:23 | Em resposta a: #329940

Caro António Vacas de Carvalho e Manuela Carvalho.

Como refere, eu descendo do primeiro casamento de Ana Perdigão ou Ana Perdigoa, já percebi que este ramo foi investigado com vista à obtenção de uma carta?? No entanto, como não tenho a assinatura do Geneall, não consigo chegar aos ramos mais antigos.

Naturalmente, face ao que já teve a gentileza de partilhar no seu site, que já me ajudou em algumas questões da minha investigação familiar, e com certeza ajudou a outros a avançar mais,o mínimo que posso fazer é facultar-lhe também o que consegui apurar até ao momento, se assim o desejar.

Obrigado.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#330005 | JC | 30 mai 2013 00:26 | Em resposta a: #329994

Caro confrade António Vacas de Carvalho

Agradeço a sua pronta resposta. Sabia que o Freixo do Meio pertence à família Cunhal.

Caso encontre alguma informação dar-lhe-ei conhecimento.

Cumprimentos,

J C

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mora, Pavia e Évora

#330344 | graça58 | 04 jun 2013 08:11 | Em resposta a: #329994

Caro confrade António Vacas de Carvalho
Por acaso encontrou algum dado referente aos pais de uma minha antepassada (Maria Rosqueta) que foram:
Domingos Caldeira e mulher Jerónima Lopes que terão casado por 1684-1686 em Pavia-Mora.
A filha nasceu 01/12/1686 (livro 6,fls,12 de Pavia-Mora).
Esta casou-se duas vezes: a 1ª com Silvestre Rodrigues (Pavia, Livro 12-fls43V em 2/10/1707) e a 3ª vez com Miguel Gonçalves (S. Gregório-Arraiolos, Livro 10,fls.26v - 16/05/1717) Entre o 1º e o 3º casamento foi casada com Sebastião Gomes.
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Famílias de Mora, Pavia e Évora

#427826 | ARPRosa | 08 out 2020 14:35 | Em resposta a: #291450

Caro confrade António Vacas de Carvalho

Tenho dois antepassados que emigraram para a zona de Évora, Luís Valente Pereira Rosa e João Valente Pereira Rosa, nasceram em Pardilhó filhos de José Manuel Pereira Rosa e Maria Valente de Almeida.
O Luís Valente Pereira Rosa, em 1843 era casado e residia em Évora, negociante. Seu nome vem ligado ao Solar dos Morgados da Mesquita de Évora. O irmão João Valente Pereira Rosa, casou com Maria da Soledade e foi residir para Olhão.

Qualquer dados são valiosos, grato desde já,
António Pereira Rosa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen