arvore geneologica D. Afonso Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291564 | tomate | 21 nov 2011 21:15

Tenho uma pessoa conhecida que diz ser descendente de D. Afonso Henriques. Será possivel recuar-se tanto no tempo para ter como veridic esta afirmação? Desde quando existem assentos de nascimento em Portugal?.

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291576 | PAIVAMANSO | 21 nov 2011 22:44 | Em resposta a: #291564

Muitos milhares de nós, somos descendentes de D. Afonso Henriques, e aqui na base de dados do Geneal Plus constam centenas, ou serão milhares ? de descendentes de D. Afonso Henriques e bem explicado, com as árvores de costados, e as árvores genealógicas bem explícitas. Inclusive não se espante se também no seu caso vier a tomar conhecimento de ser descendente do nosso 1º Rei de Portugal. Sugiro que se associe ao Geneal Plus, que lhe dá acesso não só a essas árvores genealógicas detalhadas, mas a muito mais informação, facilidades de pesquisa e construção da sua própria árvore, caso ela ainda não esteja aqui. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291577 | PAIVAMANSO | 21 nov 2011 22:58 | Em resposta a: #291576

Faltou dizer que se quiser perceber melhor o que lhe tentei explicar, informe por favor qual o seu endereço de email, e lhe enviarei duas folhas de costados para o poder esclarecer completamente, isto sem ferir (creio) os interesses deste syte. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291589 | Mário Marques | 22 nov 2011 00:28 | Em resposta a: #291577

Eu próprio cheguei a D. Afonso Henriques com a ajuda da base de dados do genea.
Alguns dados recentes da familia, permitiram-me entrar nos registos paroquiais de 1900 para traz. Então aí no dobrar do seculo XVIII para o XIX encontrei o registo de um antepassado que figura nesta base de dados com a bolinha azul, Foi estudar a base de dados e lá cheguei a um dos filhos de D. Afonso III e da Madragana e a outro de D. Sancho I e da Ribeirinha.
Acontecerá o mesmo a muitas pessoas
Mário marques

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291600 | shadlan | 22 nov 2011 09:44 | Em resposta a: #291589

Acredito que todos somos descendentes de Afonso Henriques, o desafio é descobrir a ligação.

À semelhança do compadre Mário Marques, também eu descobri aqui no genea um antepassado, mas foi no dobrar do século XVII para o XVIII. Sou descendente de D.Sancho I e da Ribeirinha e de D.Afonso III, mas da relação com Maria Peres de Enxara.

Em resposta à pergunta inicial: existem registos de baptismo universais desde meados do séc. XVI.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291618 | RCCORREIA | 22 nov 2011 14:08 | Em resposta a: #291600

Em termos de probabilidades isso até nem será muito dificil de entender

Cada um de nós tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós etc. duplicando o número de avoengos a cada geração.

Se admitirmos que em média as gerações diferem de 25 anos isso significa 4 gerações por século.

Ora significa isso que os nossos antepassados da geração de D. Afonso Henriques pertenceriam à geração 32.

Nessa geração temos 2^32 = 4 294 967 296 avoengos o que corresponde a várias vezes o total da população existente em Portugal pelo que a probabilidade de entre eles um ser D. Afonso é bastante elevada, tanta quanto a de qualquer outra pessoa saudável e fértil que vivesse nesse tempo.

Mas isso não prova nada. A prova que cada um tem que encontrar é o estabelecer a sua ancestralidade com base em informação fidedigna o mais recuada que conseguir e ter a sorte de algum dos seus antepassados vir referido como descendente do rei nas fontes que precedem os registos de baptismo (nobiliários ou outros)

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291624 | shadlan | 22 nov 2011 15:22 | Em resposta a: #291618

Não querendo entrar numa discussão matemática, devo afirmar que as suas contas não estão correctas pois partem do pressuposto que a nossa ascendência é uma árvore quando na realidade se assemelha mais a um grafo.

A ideia que eu pretendia realçar é mesmo a do desafio em encontrar a ligação.

A idade dos assentos não me parece ser factor que influencie a sua credibilidade. Existindo um assento creio que ele é tão credível hoje como no dia em que foi escrito.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291625 | RCCORREIA | 22 nov 2011 15:31 | Em resposta a: #291624

Caro Abel

Entendo perfeitamente o que diz e concordo com o que é o verdadeiro desafio e a credibilidade dos assentos (que não sendo questionada na altura muito menos o pode ser depois).

Como se sabe os registos nem sempre existiram nem eram obrigatórios.
E nos casos dos não católicos isso ainda é mais complicado pois o registo civil é algo muito recente.

A nossa ascendência é efetivamente uma árvore (pode é conter ramos repetidos, caso em que se os eliminarmos passamos ao tal grafo que refere, mas não invalida o número de ascendentes teórico - na prática obviamente haverá muitos repetidos)

RCC

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291687 | tomate | 23 nov 2011 02:24 | Em resposta a: #291576

Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291723 | abivar | 23 nov 2011 19:23 | Em resposta a: #291624

Caro confrade,

Dou-lhe toda a razão, mas julgo que já foram feitas "contas" mais sofisticadas e que levam em conta as consanguinidades, os efeitos sociais e geográficos, etc.; apesar de tudo isso julgo que se conseguiu defender com credibilidade que, por exemplo, é elevada a probabilidade de que cerca de 90% dos europeus actuais descendam de Carlos Magno e que cerca de 10% descendam de S. Luís de França. D. Afonso Henriques deve andar pelo meio e para os portugueses se calhar mais perto de 90% que de 10%, mas julgo que nunca foram feitas contas com o grau de precisão das que refiro.

Também julgo que já foram demonstrados resultados segundos quais passado um certo número (elevado) de gerações a descendência de alguém que teve descendentes ou se extingue ou abarca toda a população (com elevada probabilidade). É um fenómeno da mesma natureza da "extinção das varonias": as varonias tendem a extinguir-se e a reduzir-se progressivamente a uma só. Essse caso é comprovado pela genética: toda a humanidade actual tem a mesma varonia, muito posterior à origem da espécie humana.

Sabemos como a alta nobreza foi sempre endogâmica, mas tal como mesmo de uma ilha há fugas, também nas classes sociais há ascensões e descidas que podem ser mais ou menos bruscas, mas em diversos séculos torna-se provável que algumas linhas se "percam no povo" como em tempos se dizia... A partir daí a difusão torna-se muito mais fácil e rápida.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291724 | abivar | 23 nov 2011 19:24 | Em resposta a: #291723

"segundo os quais" e não "segundos quais"...

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291756 | Limão | 24 nov 2011 00:52 | Em resposta a: #291687

Caros confrades,
Saudações,
Tambem eu sou descendente de D. Afonso Henriques, mas não sei como lá chegar. o mais que consegui ir foi até meu 19º Avô: Joâo Peres do Sotto, casado com N. Fernandes Moreira.(c.1320
18ª- Pedro Pires do Souto, casado com Francisca Pais,c.1340
17º- Vasco Pires de Sampaio (Vila Flor), casado com Dona Maria Pereira, (c.1360)
16º- Fernão Vaz de Sampaio, casado com Dona Senhorinha Pereira, (c.1400),
15º- Vasco Fernandes de Sampaio, casado com Dona Mécia de Melo, Pombeiro de Ribadevizela) actual Felgueiras.(c.1420)
14º- D. João de Melo, Comendador de Pombeiro, Santa Maria Maior), casado com Guiomar Borges,(c.1450)
13º- D. Luís de Melo, Comendador de Pombeiro, " " " , casado com Ana Borges Pacheco, (c.1490).
12º- Filipe de Melo Pereira de Sampaio,(c.1530) casado com Dona Mécia Pereira, (c.1550).
11º- João de Melo Pereira de Sampaio, (c.1575) casado com Antónia da Fonseca e Brito.
10º- Luís de Melo Pereira de Sampaio, casado em 2ªs, núpcias, com Maria Ribeiro.
9º- Senhor Filipe de Melo Pereira,(n.11-04-1646 f. 15-11-1734) casado com Dona Josefa de Faria e Sousa,(f.13-08-1691)
8º- Dona Faviana de Melo Faria e Sousa, (1683-1761), casada com Custódio de Melo Pereira,(1686-1767).
7º - António de Melo de Faria,(1723-1795), casado com Dª Quitéria Inácia de Carvalho,(1720-1793).
6º - João de Melo de Faria,(1763-1833), casado com Dona Maria de Carvalho,(f.18-12-1835).
5º - Ana Joaquina de Melo,(1804-1879), casada com António Ferreira de Valmelhorado,(1798-1871).
4º - Joaquim Ferreira de Melo, (n.20-03-1848), casado com Ana de Jesus Pereira,(f.06-06-1880).
3º - Maria Ferreira de Melo, (1877-1953), casada com Custódio Lopes da Costa,(1860-1954)
2º - João de Melo Lopes da Costa, (1909-1996), casado com Emília Mendes Ferreira de Melo, (1914-1977)
1º -Agostinho de Melo Lopes da Costa, (n.!951), casado com Maria Laura Antunes Ferreira de Castro Costa,( n,1944).

Se alguém me conseguir fazer a respectiva ligação agradecia.
Cumprimentos,
Agomelo.

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291757 | JoãoGaspar | 24 nov 2011 01:37 | Em resposta a: #291756

Caro Agostinho da Costa,

Sabe qual a ascendência de D.Josefa de Faria e Sousa casada com Filipe de Melo Pereira em 9º?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291759 | shadlan | 24 nov 2011 06:51 | Em resposta a: #291756

De acordo aqui com o Geneall, a sua 17ª avó, D. Maria Pereira é descendente de D.Afonso Henriques, bastando apenas seguir a bola azul clara para chegar a D.Afonso Henriques.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291795 | PAIVAMANSO | 24 nov 2011 16:51 | Em resposta a: #291759

Caro Agostinho Melo, esse tronco principal da sua ascendência subindo pelos descendentes de D. Afonso Henriques I Rei de Portugal tem um erro; De facto Pedro Pires do Souto e Francisca Pais são os seus 18º Avós mas nenhum deles (que se saiba) são descendentes de D. Afonso Henriques. eles são os pais do seu 17º Avô Vasco Pires de Sampaio mas acontece que a esposa deste 17ª Avô ou seja D. Maria Pereira, ela sim é que é descendente de D. Afonso Henriques e portanto são os pais dela que o Confrade Agostinho Melo deve colocar na casa 18º e são Alvaro Pereira e D. Maria de Meneses e aqui novamente não é ele o descendente de D. Afonso Henriques mas ela a D. Maria de Menezes e assim sendo são os pais dela que devemos colocar na 19ª posição e são D. João Afonso Teles de Menezes, 1º Conde de Viana do Castelo que casou com (não sabemos) mas por este Conde ser descendente de D. Afonso Henriques, mesmo não sabendo nós o nome da esposa, para subir na árvore genealógica colocamos na posição 20 os pais dele que são D. João Afonso Teles de Menezes 1º Conde de Ourém e 4º Conde de Barcelos que casou com D. Guiomar Lopes Pacheco. Chegados aqui a estes seus 20 Avós temos que ambos são apontados como descendentes de D.Afonso Henriques e por isso para a posição 21 podemos escolher os pais dele ou os pais dela. Permita-me que lhe faça a sugestão de se associar ao Geneal Plus que lhe dará o acesso completo a este excelente syte inclusive a todas as páginas de árvores de costados onde está também a sua, mas falta completar dos seus 11º Avós João de Melo Pereira de Sampaio e Antónia da Fonseca e Brito, para "baixo". até chegar ao Agostinho Melo. Por fim, dizer-lhe que também os seus 15º Avós D. Vasco Fernandes de São Paio e D. Mécia de Melo são ambos descendentes de D. Afonso Henriques e também os seus 13º Avós D. Luíis de Melo e Ana Borges Pacheco são ambos descendentes do nosso 1º Rei. Relembro que em cada um destes casais, pode subir na árvore por qualquer um deles (pois são ambos descendentes de D. Afonso Henriques). Isso significa que o Agostinho Melo tem vários ramos na sua árvore genealógica, que vão dar a D. Afonso Henriques. Se o Agostinho Melo quiser informar o seu endereço de email, enviarei apenas uma página de costados das várias dezenas de páginas da sua árvore, para que o Senhor possa avaliar que de facto nem que fosse só por isso, valerá a pena associar-se ao Geneal Plus que lhe dará muito mais informação, para além dessas árvores. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#291993 | Limão | 28 nov 2011 19:08 | Em resposta a: #291759

Senhor Figueiredo,
Muito obrigado, fico-lhe muito grato.
Cumprimentos,
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292044 | Limão | 29 nov 2011 18:43 | Em resposta a: #291757

Ex.mo Senhor
João Gaspar,
Cumprimentos,
-O Senhor Filipe de Melo Pereira, nascido no Casal do Ribeiro, Pombeiro de Santa Maria Maior de Ribadevizela Felgueiras, a 15-04-1646, faleceu no Casal do Bustêlo, Pombeiro Felgueiras a 15-11-1734. Casou a 22-09-1670, com Dona Josefa de Faria e Sousa, nascida em Castela, falecida em Pombeiro de Ribadevizela, a 13-08-1691, filha de Pedero Faria de Sousa, Senhor da Quinta da Caravela, e de sua mulher Dona Luísa Narvaez. Neto paterno de Manuel Faria e Sousa e de sua mulher Dona Catarina Machado.(N.F.P.tit.;Farias, vol V, 196).
Tiveram como 8º filho na ordem de filiação:.

-Dona Faviana de Melo de Faria e Sousa, casada com Custódio de Melo Pereira.

Penso ser isto que deseja, fico ao dispor,muito obrigado,
Saudações,
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292046 | Limão | 29 nov 2011 18:54 | Em resposta a: #291795

Ex.mo Senhor
Jorge Santos,
Cumprimentos,
Fico-lhe deveras agradecido pelo esclarecimento, e passo-lhe a enviar o meu email:
agostinho-costa@clix.pt
costagostinho1@hotmail.com
Com os meus melhores agradecimentos, fico na expectativa.
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292085 | FJMMP | 30 nov 2011 16:42 | Em resposta a: #292046

Caros Confrades

Esta questão já foi aqui várias vezes abordada no fórum.
De facto o verdadeiro desafio genealógico e matemático é provar que qualquer português, melhor ainda qualquer habitante actual do planeta que tenha mesmo parcialmente sangue caucasiano, não descende de D. Afonso Henriques.
De facto, dado o afastamento de gerações não se pode verdadeiramente falar em árvores genealógicas, mas sim em novelos genealógicos.
Todos descendemos de todos os que deixaram descendência no tempo de D. Afonso Henriques, ou seja chega a ser ridiculo quando a imprensa anuncia, com espanto, que o ex presidente Bush dos EUA descende de D. Afonso Henriques, o que seria admirável era provarem que não descende, mas atenção descende de D. Afonso Henriques e de toda a população que viveu nesse tem e deixou descendência.

Com os meus cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

JMAQM

#292157 | jmaqm | 01 dez 2011 22:30 | Em resposta a: #291723

caro Antonio
Como te disse noutro dia no TC tenho lançado alguns temas e queria pedir-te que vejas os temas que eu lancei JMAQM e que tenho a certeza que podes dar me alguma resposta ou pista ou informaçao.
obrigado
abraço
joao
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292162 | fertelde | 01 dez 2011 23:20 | Em resposta a: #292085

Estimado Francisco de Melo Parente

" melhor ainda qualquer habitante actual do planeta que tenha mesmo parcialmente sangue caucasiano, não descende de D. Afonso Henriques."

Sem estar em desacordo consigo, também não o vamos a considerar Adão...

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292175 | PAIVAMANSO | 02 dez 2011 10:30 | Em resposta a: #291993

Ex. Sr. Agostinho de Melo, enviei-lhe um email há 3 dias, mas ainda não chegou a resposta. Por favor diga se o recebeu e se tem interesse em receber outro, dando seguimento àquele primeiro. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292211 | mariaregaze | 03 dez 2011 13:23 | Em resposta a: #291564

GOSTARIA DE SABER A ARVORE GENEOLOJICA DE AFONSO HENRIQUES GRATA. MARIA

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292290 | FJMMP | 04 dez 2011 22:58 | Em resposta a: #292162

Estimado Fernando de Telde

Adão não será, infelizmente não encontro um livro de um matemático chinês que desenvolvia precisamente a teoria do novelo genealógico, em que concluía, e demonstrava, que chegando a vinte e tal gerações passadas todos descendiamos de todos. Esse livro foi objecto de um artigo do actual ministro Nuno Crato num espaçõ que ele desenvolvia no semanério Expresso.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292358 | Limão | 05 dez 2011 21:28 | Em resposta a: #292175

Ex.mo Senhor
Jorge Santos,
Cumprimentos,
Mais uma vez venho agradecer a sua amabalidade, e continuo a esperar o restante envio que prometeu, ficando na expectativa.
Informo que já respondi aos dois emails que o Senhor Santos me enviou, em resposta a algumas questôes apresentadas, que desde já muito agradeço, ficando ao inteiro dispor,
Renovo os meus agradecimentos,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292359 | PAIVAMANSO | 05 dez 2011 21:44 | Em resposta a: #292211

Cara Maria Regaze Será que pode explicar melhor o que gostaria de saber ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292378 | fertelde | 06 dez 2011 10:34 | Em resposta a: #292211

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1

siga esse link e aí tem a arvore genealogica de D. Afonso Henriques

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292499 | Limão | 08 dez 2011 14:35 | Em resposta a: #292175

Caro Senhor
Jorge Santos,
Cumprimentos.
Recebi o email que me enviuo, agradeço muito o envio dos restantes.
Quanto ao Geneall-plus, vou aderir logo queme seja possível, estou a concluir a árvore geneológica dos "Senhores de Vila Flor e Chacim, logo que completar, adiro.
Na minha árvore dos de Ribadevizela, tive que fazer algumas alterações, que não estava bem. Tinha dados alterados, que não batiam certo.
Saudações fraternas,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: arvore geneologica D. Afonso Henriques

#292862 | mariabodas | 14 dez 2011 02:49 | Em resposta a: #292378

Boa noite,
Também eu fiquei a saber que descendo do nosso 1º.Rei. No meu caso através de Leonor Soeira que casou na Ilha de S.Miguel com Manoel Afonso Pavão. Seguindo a ascendência dela "chego" a D.Afonso Henriques.
Gostava de colocar o meu "Ramo" no Geneall mas não sei como fazer. Pode-se colocar toda a informação de uma vez ou vai-se submetendo uma geração, aguardar que seja confirmada e aceite e depois então outra e assim por diante.
Desculpe a ignorância mas fiz há alguns dias uma actualização que ainda não consta. O "campo" dado só permitia uma actualização.
Eu estou inscrita o Geneall Plus mas ainda não consegui procurar directamente um ascendente. Vou conseguindo "ver" alguma informação através das conversas do fórum que muitas vezes indicam liks como foi agora o caso.
Mariabodas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen