Teixeira, Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teixeira, Celorico de Basto

#295012 | anangel | 18 jan 2012 16:10

Procuro os antepassados do meu avô, Aventino Teixeira, nascido em Basto (São Clemente), filho de António Mendes de Campos (Refojos de Basto, Cabeceiras de Basto) e Maria Teixeira Basto - São Clemente (Celorico de Basto). Desconheço os nomes dos irmãos e os seus ascendentes.
Agradeço a ajuda,
Ana Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295015 | f4b2 | 18 jan 2012 16:50 | Em resposta a: #295012

Cara Ana Teixeira

Tenho estes nomes que retirei dos Anuários de 1908/1909,não sei se terão algum interesse para si mas cito:

- ANTHERO TEIXEIRA - Latoeiro em Celorico de Basto,1908

- MANOEL TEIXEIRA - Alfaiate em Celorico de Basto,1908

- ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA BASTO - Hotel Dos Bons Amigos - Celorico de Basto,1909

- JOSÉ TEIXEIRA BASTO - Vinhos a Retalho em Celorico de Basto,1909

- BERNARDO TEIXEIRA - Professor em Canedo(Celorico de Basto),1909

- SERAPHIM dos ANJOS TEIXEIRA BASTO - Proprietário e Agricultor em Canedo,1908

- AVELINO ALVES TEIXEIRA - Professor em Carvalho(Celorico de Basto),1909

- MARIA DE JESUS TEIXEIRA - Professora em Cassarilhe(Celorico de Basto),1909

- CUSTÓDIO JOSÉ TEIXEIRA BASTO - Capitalista em Gagos(Celorico de Basto),1908

- JOÃO GONÇALVES TEIXEIRA BASTO - Proprietário e Agricultor em Infesta(Celorico de Basto),1908

- MANOEL JOAQUIM TEIXEIRA BASTO - Proprietário e Agricultor em Santa Tecla de Basto(Celorico de Basto),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295018 | anangel | 18 jan 2012 17:08 | Em resposta a: #295015

Esses nomes estão relacionados com que familiar? António Mendes de Campos ou Maria Teixeira.
Peço perdão pelo lapso (não separei a naturalidade do apelido no nome da minha bisavó), o nome da mãe do meu avô era Maria Teixeira e era natural de Basto (São Clemente), Celorico de Basto.
Obrigada pela ajuda...

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295042 | malumar | 18 jan 2012 21:25 | Em resposta a: #295015

Por acaso nas suas pesquisas aparece algumFrancisco Teixeira, casado com Maria Rosa Teixeira nascido mais ou menos em 1860 ,um pouco antes ou depois, e que era de Cabeceira de Bastoa(Arco de Baúlhe)? Era meu bisavô, e estou pesquisando.Moro no Brasil, e conto com o Genea.Obrigada.Malumar.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295046 | f4b2 | 18 jan 2012 22:13 | Em resposta a: #295042

Caro(a)malumar

tenho estes nomes,cito Anuário de 1909:

- ROSA TEIXEIRA - Professora em Passos(Cabeceiras de Basto),1909

- BERNARDINO JOSÉ TEIXEIRA - Professor em Passos,1909

- APOLLINÁRIO TEIXEIRA - Alfaiataria em Cabeceiras de Basto,1909

- BERNARDO TEIXEIRA - Café em Cabeceiras de Basto,1909

- MANOEL MARTINS TEIXEIRA - Proprietário em Cabeceiras de Basto,1909

- BERNARDO TEIXEIRA - Professor em Painzella e Villar de Cunhas(Cabeceiras de Basto),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295100 | Limão | 19 jan 2012 17:35 | Em resposta a: #295046

Caro Senhor
João Barroca,
Cumprimentos,
Por acaso terá algum dado sobre os Teixeiras da Mota, de Canedo. ou quinta do Pomar? Também viveram em Fafe. Eram os tangerinas?
Saudacões
Agomelo.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295124 | f4b2 | 19 jan 2012 20:25 | Em resposta a: #295100

Caro Agomelo

Tenho estes nomes dos anos de 1908/1909,cito:

- DOMINGOS de B. TEIXEIRA da MOTTA - 3º Juiz substituto do Tribunal Judicial de Celorico de Basto

- ANTÓNIO TEIXEIRA da MOTTA - 4º Juiz substituto do Tribunal Judicial de Celorico de Basto

- ANTÓNIO TEIXEIRA da MOTTA GUEDES - Advogado em Celorico de Basto,Director e Redactor do Jornal de Basto,proprietário e Agricultor em Gemeos(Celorico de Basto)

- ALBERTO de SOUSA TEIXEIRA da MOTTA - Ammauense na Câmara Municipal de Celorico de Basto,Loja de Sellos Usados para Colecções

- AGOSTINHO TEIXEIRA da MOTTA GUEDES - Proprietário e Administrador do Jornal de Basto,Typographia,Recebedor na Recebedoria de Celorico de Basto

- ANTÓNIO AUGUSTO TEIXEIRA de CARVALHO MOTTA - Proprietário e Agricultor em Arnóia(Celorico de Basto)

- ANTÓNIO de SOUSA TEIXEIRA da MOTTA - Proprietário e Agricultor em Arnóia

- JOAQUIM AUGUSTO TEIXEIRA da MOTTA GUEDES - Proprietário e Agricultor em Arnóia,Recebedor proposto para a Recebedoria de Celorico de Basto

- Dr. AGOSTINHO TEIXEIRA da MOTTA GUEDES - Proprietário e Agricultor em Britello(Celorico de Basto)

- JOSÉ de BARROS TEIXEIRA da MOTTA - Proprietário e Agricultor em Gagos(Celorico de Basto)


Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#295144 | Limão | 19 jan 2012 23:21 | Em resposta a: #295124

Caro Senhor
João Barroca,
Não me lembro do 1º nome, só sei que era Teixeira da Mota , até pode ser um destes, não sei"Tangerina" parece que era da Casa de Canedo Celorico de Basto, ou da Quinta do Pomar. Casou em Fafe, com uma Senhora da Família Ferreira de Melo. Viveram na Casa da Bela Vista, em Fafe, tinham quintas em Celorico de Basto. já falecidos, á cerca de de 30 anos. Sepultados em Arnoía.salvo erro. Tiveram dois filhos; Abílio Aurélio Mendes Teixeira da Mota, Casado com Benedita de Magalhães e Meneses, da Casa da Luz Fafe e outro Daniel Epitácio Mendes Teixeira da Mota, casou em Silvares Fafe, ambos com cerca de 60 anos hoje. Os falecidos deixaram um testamento muito complicado, foi publicado nos jornais da época. Mas não sei o 1º nome do Senhor, Sei que foi a 1º pessoa da região a comprar carro, e quando ele avariou, colocou-o em cima da garagem, e ainda lá estava á bem poco tempo, em Fafe.
Viveram no início do século passado, mais ou menos. É capaz de ser o António de Sousa, não sei?
Grato pela pronta resposta,
Cumprimentos,
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345392 | palmeida | 23 abr 2014 13:59 | Em resposta a: #295144

Caro confrade.

Não sei se ainda se encontra interessado nos pedidos que efectuou neste último tópico, que só agora visualizei na busca de antepassados de Gémeos, Tecla e Britelo em Celorico de Basto.

Relativamente ao pai de Abílio Aurélio Mendes Teixeira da Mota e Daniel Epitácio Mendes Teixeira da Mota, trata-se de António Teixeira da Mota, casado com Júlia Mendes Ferreira Teixeira da Mota. Não tenho qualquer outra informação, a não ser que o filho Daniel Mota também já faleceu.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345430 | Limão | 24 abr 2014 02:07 | Em resposta a: #345392

Caro Confrade
Palmeida,

Muito obrigado por responder ao meu pedido.

A dúvida que ainda tenho, e se Júlia Mendes Ferreira de Melo Teixeira da Mota, é sobrinha, ou irmâ do meu falecido avô materno:José Mendes Ferreira de Melo, natural de São Mamede de Cepães Fafe, nascido a 24-07-1873, casou com Maria Emília Nogueira, natural de Docim Quinchães Fafe, filha de Serafim Nogueira, e de Emília Lopes.

José Mendes Ferreira de Melo, é filho de António Ferreira de Melo, natural de Cepães Fafe, n. 26-09-1837 e de Rosa Mendes da Silva, natural de Infantas,Guimarães.

Não sabia que o Daniel Epitácio, tinha falecido, na verdade, deixei de o ver nas minhas deslocações a Fafe, o que lamento uma vez que ainda era meu parente, em 2º grau.

Alguém me informou, que eles eram da Casa de Canedo, Celorico de Basto, mas ainda não vi nenhuma referência a essa casa. Sempre os conheci, como moradores na Bela Vista, em Fafe.

Se souber mais pormenores sobre esta família, desde já muito agradeço, principalmente os da linha materna.

Desde já fico muito grato.
Atentamente,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345448 | palmeida | 24 abr 2014 18:00 | Em resposta a: #345430

Caro Agostinho Costa

Quase posso afirmar que os dois irmãos nasceram em Britelo - Celorico de Basto, daí possivelmente a referência à casa de Canedo.

De momento nada mais sei que o possa ajudar.

Pode ser que nas minhas pesquisas de Gémeos, Britelo e Tecla me cruze com algum desses nomes.

Cumprimentos.

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345449 | Limão | 24 abr 2014 18:09 | Em resposta a: #345430

Caro Confrade

P. Almeida,

Por lapso, a minha msg, retornou, pelo facto peço imensa desculpa. Tudo o que me poder enviar sobre Dª Júlia Mendes Ferreira de Melo Teixeira da Mota, agradecia, dado que não disponho de grande informação sobre essa parte da minha família. Só sei que foi sepultada no Cemit+erio de Arnóia, Celorico de Basto. Também não tenho a certeza quanto ao grau de parenteasco: Se irmâ ou sobrinha? do meu falecido avô materno.

Os dados não batem certo, nos censos da E. G. P., constava como filha de Avelino Mendes Ferreira de Melo, e de Clementina Castro Leite, noutro lado como filha de Miquelina de Oliveira e Castro, irmã do Barão de Oliveira e Castro. ambas cunhadas de meu falecido avô materno.São estas questões, que gostaria de vêr esclarecidas.

Muito grato, de momento,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345452 | Limão | 24 abr 2014 18:54 | Em resposta a: #345448

Cara Paula Almeida,

Muito obrigado por tudo.
Realmente, interessa-me muito, porque meu falecido avô materno, é descendente de; Manuel Fernandes Soares, Cavaleiro fidalgo, Escudeiro, Senhor da Casa da Carvalhêda, São Martinho de Armil, Fafe, e de sua esposa Dona Beatriz Pires Soares, Governadores de Montelongo, (actual Fafe).c. de 1530.

Seu filho:
Duarte Soares de Albergaria, nasceu em Armil, Fafe, c. 1550. Casou com Catarina Coelho de Barros, filha de Cristóvão de Sampaio, Cavaleiro Fidalgo, Escrivão do Concelho de Montelongo, (Fafe), e de sua mulher Dona Ana de Barros, filha de Manuel de Barros de Freitas, e de sua mulher Dona Cecília Coelho, dos Senhores de Felgueiras.

Estes "Barros", são de Regalados, actual Vila Verde, de onde tomaram o nome, de Fernão de Barros, filho bastardo de D. Diogo Lopes de Haro, ou Lopo Dias de Haro, dos Senhores da Biscaia. que passaram a Portugal.

Sem mais de momento,

Agostinho Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345455 | palmeida | 24 abr 2014 19:40 | Em resposta a: #345452

Caro Agostinho Costa

Tenho pena de nada saber sobre estes seus familiares...

Já pensou em pedir a certidão de nascimento de Daniel Epitácio Mendes Teixeira da Mota? Na mesma constará os nomes dos pais e avós, casamento e óbito, que já o ajudam a avançar um pouco.

Quando precisei de solicitar registos na conservatória de Celorico de Basto, há já alguns anos atrás, foram muito solícitos. Falei telefonicamente com uma senhora cujo nome não recordo mas lembro ser de apelido Teixeira e tratei de tudo por carta, para evitar a viagem.

Por certo, dada a possibilidade de ser seu familiar e uma vez que já faleceu, penso não haverá problema em lhe fornecer tal registo.

Boa sorte nas suas pesquisas.

Cumprimentos.

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345457 | Limão | 24 abr 2014 20:30 | Em resposta a: #345455

Cara Paula Almeida.

Muito obrigado, pela dica, não se preocupe, eu já tive todos esses documentos na mão, só que não tomei apontamentos, tenho só uma vaga ideia, mas eu encontro o outro primo Abílio Aurélio, e posso-lhe perguntar pessoalmente.

Em tempos, também recebi essa informação através do Forúm, agora não sei dizer o nome, mas não sei onde guardei isso, é só uma questão de procurar.

Também tenho mais familiares, em outras casas de Celorico, Mondim, e Cabeceiras, que juntamente com Cepães, formavam antigamente as (Três Honras da Nobreza), familiares esses, que estão ligados ás Casas do Outeiro, e de Veade,
da Fonte Coberta, e das Devesas, salvo erro de Molares. por ser descendente de D. Pedro Lopes Lobo, Senhor das Terras de Basto.

Reconhecidamente grato, ao seu dispor,

Agostinho da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345468 | denicp1955 | 25 abr 2014 14:21 | Em resposta a: #345457

Prezado Sr. Agostinho.

Por acaso pesquisa na freguesia de Veade? Ou conhece alguém que o faça?
Gostaria de colher informações sobre meu 4° avô, Placido de Carvalho e sua descendência, Ana de Carvalho e seu filho José Lopes de Carvalho que tinham uma quinta de oliveiras em Santa Cristina.
Obrigada.

Denise Pereira Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira, Celorico de Basto

#345475 | Limão | 25 abr 2014 18:04 | Em resposta a: #345468

Cara Denise,

Tenho antepassados, que são da Casa de Veade, Outeiro, salvo erro; Borges, mas ainda não pesquisei nada,

Também sou descendente de Dª Maria de Carvalho, e de Dª Inácia de Carvalho, salvo erro de Pinheiro.
Refiro-me aos "Senhores de Vila Flor e Chacim", da Torre de Moncorvo. por Melos de Sampaio. de RibadeVizela, meus bisavôs paternos.Ainda não estudados.
Os Lopes de Carvalho, também me são familiares. devem ser os mesmos que os meus, que são oriúndos da Biscaia, e que deram uma rainha a Portugal, a rainha Dona Mécia Lopes de Haro, casada com o Rei D.Sancho II, (O Capelo), Rei de Portugal.
Penso que vem mencionados nos "Carvalhos de Basto", o livro que trata essa família, de "Felgueiras Gaio".mas não tenho a certeza, ainda tenho que explorar melhor. Quanto aos Carvalhos da minha família, só tenho a linha directa dos Senhores Vila Flor e Chacim. que ligam a D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, por Dª Maria Pereira, filha de Dª Maria de Meneses, e Àlvaro Pereira.
Também tenho a ligação, pelo Governador de Chaves; Martim Afonso de Sousa, filho de D. Afonso III, (O Povoador).
Santa Cristina, que refere, é de S, Romão de Arôes, Fafe?

Se pretender alguma informação, posso-lhe enviar mais detalhado.

Com os melhores cumprimentos.

Agostinho da Costa.

Resposta

Link directo:

Teixeira, Celorico de Basto

#441351 | luanalaffan | 09 jun 2022 04:51 | Em resposta a: #295012

Olá!
A família da minha bisavó vem de Celorico de Basto. Tomasia Teixeira Bastos.

O pai dela João Teixeira, filho de José Teixeira Catalão, filho de João Teixeira:
https://www.familysearch.org/tree/person/family/GX8C-ZJP

Resposta

Link directo:

Teixeira, Celorico de Basto

#441352 | luanalaffan | 09 jun 2022 04:53 | Em resposta a: #295018

https://www.familysearch.org/tree/person/family/GZFK-6CN

Tenho Maria Teixeira na minha árvore

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen