certidão de nascimento do bisavô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

certidão de nascimento do bisavô

#295278 | rogoncalves | 21 jan 2012 15:47

Ola a todos
Meu nome é Rodrigo Goncalves
E estou porcurando encontrar dados referentes a certidao de nascimento de meu bisavô.
O nome dele era Anselmo da Silva, portugues, tendo vindo para o Brasil no inicio do século XX, em direção ao porto de Santos-SP
Anselmo era filho de Libania Rosa e Antonio da Silva.
No Brasil casou-se com Candida Alves de Carvalho em 05/06/1915 na cidade de Taquiritinga, estado de São Paulo.
Na certidão de casamento está escrito que Anselmo era procedente de Aguine, distrito do Porto.
Anselmo faleceu em 06/12/1957 na cidade de Ibirá-SP aos 63 anos, então muito provavelmente deve ter nascido no final de 1893 ou no ano de 1894.
Entrei em contato com o Arquivo Distrital de Aveiro e me disseram que esta localização de Aguine não existe, muito provavelmente era Aguim e escreveram errado. Aguim pertencia a freguesia de Tamengos, concelho de Anadia, distrito de Aveiro.
Fiz o contato por email com o arquivo distrital de aveiro e com a conservatória de Anadia porém não foi encontrada nehuma informacao.
Consultei os sites do museu do imigrantes e do arquivo nacional do Rio de Janeiro porém não encontrei nada também.
Quem possuir alguma informação que possa me ajudar,agradeço muito
Abraços

Rodrigo Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295281 | vianna1824 | 21 jan 2012 16:13 | Em resposta a: #295278

Caro Rodrigo,
Peça ao Cartório onde ele se casou cópias de todas as páginas do Processo de Habilitação para o Casamento do seu bisavô. Peça também à Paróquia da região uma cópia da certidão de de casamento eclesiástico do mesmo. É o que deve fazer primeiro. São documentos importantes e creio que estes documentos trarão informações para esclarecer pontos ainda obscuros na origem do velho.
Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295314 | f4b2 | 21 jan 2012 20:24 | Em resposta a: #295278

Caro Rodrigo Gonçalves

Estive a pesquisar os Anuários de 1908/1909 e no Concelho da Anadia vi estes nomes,cito:

- JOAQUIM da SILVA - Productor de Cal Parda em Sangalhos(Anadia)

- SEBASTIÃO da SILVA - Productor de Cal Parda em Sangalhos(Anadia)

- HELENA ROSA - Casa de Pasto em Sangalhos

- RODRIGUES da SILVA - Pharmácia em Mogofores(Anadia)

- VICENTE da SILVA - Cereais na Anadia

Não vi os nomes que procura,pode ser que encontre alguma ligação com estes que citei.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295492 | rogoncalves | 23 jan 2012 22:15 | Em resposta a: #295281

Ola Geraldo

Vou fazer isto mesmo que me sugeriu.
Já contactei a paróquia onde foi realizado o casamento de meu bisavô e me disseram que possuem livros dos casamentos celebrados nesta época.
Agora vou contactar o cartório solicitando estas páginas do processo de habilitação.
Obrigado pela ajuda.

Atenciosamente

Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295681 | GoldenDays | 25 jan 2012 21:09 | Em resposta a: #295278

Caro Confrade,

Estes são os lugares em Portugal que me constam partilhar a expressão "aguim" no seu nome:

Aguim (Concelho de Anadia) - Distrito de Aveiro
Aguim (Concelho de Vila Nova de Gaia) - Distrito do Porto
Baguim do Monte (Rio Tinto - Concelho de Gondomar) - Distrito do Porto
Baguim (Concelho da Maia) - Distrito do Porto
Nossa Senhora do Ó de Aguim (Concelho de Anadia) - Distrito de Aveiro

Existem outras localidades com expressões semelhantes:
Aguincheira (Concelho de Oliveira de Azeméis) - Distrito de Aveiro
Aguincheira (Concelho de Vale de Cambra) - Distrito de Aveiro
Aguincho (Concelho de Seia) - Distrito da Guarda
Aguincho (Concelho de Vale de Cambra) - Distrito de Aveiro
Aguinhas (Concelho de Ourique) - Distrito de Beja
Aguinheiras (Concelho de Vila Nova de Gaia) - Distrito do Porto

Sendo de certeza no Distrito do Porto (e não no de Aveiro) as hipóteses serão pois apenas as seguintes:
Aguim (Concelho de Vila Nova de Gaia) - Distrito do Porto
Baguim do Monte (Rio Tinto - Concelho de Gondomar) - Distrito do Porto
Baguim (Concelho da Maia) - Distrito do Porto
Aguinheiras (Concelho de Vila Nova de Gaia) - Distrito do Porto

É assim determinante confirmar se a informação que possui referente ao Distrito está correcta. É essa informação que permitirá determinar qual o Arquivo Distrital onde as buscas deverão ser conduzidas.

Espero que esta informação tenha alguma utilidade.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295698 | MCNN | 26 jan 2012 00:08 | Em resposta a: #295278

Caro Rodrigo Gonçalves


Fui dar uma espreitadela ao site dos Mormons, e procurei o assento de casamento dos seus bisavós.

Encontrei-o e ele está aqui:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14525-41820-76?cc=1719212&wc=11598418

Em nenhum local desse assento é referida a localidade de "Aguine", pelo que presumo que terá visualizado essa informação noutro assento, presumivelmente do casamento civil.

De acordo com este assento, a sua bisavó era aparentemente natural dos Açores (ilha de São Miguel), e o seu avô era natural do Porto (presumo que distrito do Porto).

Sendo assim, eu pessoalmente não me inclinaria para Anadia (no distrito de Aveiro) e incidiria as buscas no distrito do Porto.

Tal como o confrade Ribeiro de Araújo referiu, existe uma localidade de nome Aguim em Vila Nova de Gaia. Os livros de Vila Nova de Gaia podem ser consultados via internet.

E existem ainda outras localidades no distrito do Porto com o nome muito parecido com "Aguim"

Queria apenas alertá-lo para outro facto. O seu bisavô, quando casou, era muito novo (21 anos). Quando procurar o seu assento de baptismo, tenha em linha de conta que, muitas vezes, os adolescentes quando emigravam para o Brasil "acrescentavam" alguns anos à sua idade por forma a terem mais facilidade em arranjar trabalho.

É óbvio que com isto não estou a dizer que foi isso o que aconteceu com o seu bisavô. Muito provavelmente ele tinha mesmo 21 anos quando casou.

Mas, no seu lugar, eu não me limitaria a procurar nos baptismos de 1893 e 1894, eu procuraria também em 1895 e 1896.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295721 | Canelas | 26 jan 2012 12:08 | Em resposta a: #295278

Caro Rodrigo Gonçalves

Em reforço de tudo o que aqui já foi trazido, apenas indico que no concelho de Vila Nova de Gaia ( distrito do Porto), existe na freguesia da Madalena (paróquia de Santa Maria Madalena) o antiquíssimo lugar de Aguim.

Ao dispor, envio cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#295763 | Heitormaanaim | 26 jan 2012 23:28 | Em resposta a: #295278

Olá a Todos também!

Meu nome é Heitor Souza de Carvalho,moro em Recife-PE e sou bisneto de um Senhor chamado José Bertino Pereira de Carvalho, que acreditamos que seja Português.Veio para o Brasil junto com a familia no início do Séc XX e fez morada no distrito de Gameleira ( ou Ribeirão) situado no estado de Pernambuco.Casou com Maria Costa Pereira de Carvalho.Faleceu no ano de 1945.A familia dele tomava conta do Engenho Minas Novas, situado em Ribeirão, engenho que até hoje existe.

Não temos registros ( ainda, espero) do nome dos Pais dele e nem da certidão de Nascimento.Estamos atrás da certidão de Casamento para sabermos que Região de Portugal ele era.

Entrei em contato com o Cartório de Registro Civil de Gameleira-PE e estou aguardando resposta.Gostaria muito da ajuda de todos.É um caso de extrema importância.

Qualquer informação estou no aguardo.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296118 | Sergio Oliveira | 31 jan 2012 15:29 | Em resposta a: #295763

Prezados,

A titulo de esclarecimento, informo que a Lei Portuguesa sofreu uma modificação em dezembro de 2006, e passou a permitir a obtenção da nacionalidade portuguesa (por naturalização) para o neto, ainda que o pai ou mãe não tenha esta nacionalidade.

Vale esclarecer que, apesar de ser por naturalização, você não perde a nacionalidade brasileira, conforme informação do próprio site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br

Além disso, incluiu também, uma possibilidade para o descendente de portugueses (bisneto). Na verdade não é um direito e sim uma concessão do Governo. Se tiver como comprovar, através de certidões que é bisneto de portugueses, acredito que tenha alguma chance de conseguir a nacionalidade.

Se precisar de assessoria, entre em contato.

Att.
Sergio Oliveira
21 9239-4957
nacionalidade.lusa@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296181 | MCNN | 01 fev 2012 13:43 | Em resposta a: #295763

Boa tarde Heitor

Já procurou o assento de baptismo dos filhos dele ? Sabe quando e onde nasceram ? Por exemplo, sabe onde e quando nasceu seu avô ?

Já procurou o assento de óbito do seu bisavô ? Diz que ele faleceu em 1945, de onde é que lhe veio essa informação ? E sabe onde é que ele faleceu ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296183 | Heitormaanaim | 01 fev 2012 14:19 | Em resposta a: #296181

Amigo,

Estou em mãos com a certidão de óbito e de nascimento do meu avó.O nome dele é Argemiro Bertino Pereira de Carvalho, filho de "José Bertino Pereira de Carvalho".Na certidão de óbito, está documentado que ele é natural de Pernambuco/Brasil.Mas, isso não procede.Por dois motivos: as informações da familia afirmam que o meu bisavó tinha sotaque Português e outra, quando ele veio morar em Pernambuco, ele se apaixonou por uma "nativa", uma moradora local e se casou com ela.Isso ofendeu e dividiu a familia dele porque eles não aceitaram o casamento.

Eu entrei em contato com a Igreja da localidade de Gameleira e eles já estão procurando a certidão de casamento do meu bisavó- certidão mesma que substitue a de nascimento.E também procurei informações acerca de uma freira do colégio Damas de Recife-PE/ Brasil que me informaram que ela pode ser uma irmã dele.Estou aguardando a resposta de ambos.

Eu gostaria de, por enquanto, me informasses acerca do sobrenome "PEREIRA DE CARVALHO", de onde eles são em Portugal? É comum esse nome por lá? Essa familia, de onde vem?

No aguardo e agradecido pela resposta.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296184 | MCNN | 01 fev 2012 14:42 | Em resposta a: #296183

Amigo Heitor

Existem "Pereira de Carvalho" de Norte a Sul de Portugal, pelo que não se pode dizer que exista uma região de Portugal de onde eles venham.

Presumo que a certidão de óbito que tem é a do seu bisavô, certo ? Ele faleceu onde ? E em que data ? É um assento religioso ou civil ?

O seu avô nasceu onde e em que data ? Caso o seu avô tenha tido irmãos, chegou a encontrar os respectivos assentos de nascimento ? Por vezes os assentos não dizem todos a mesma coisa, e o assento de algum irmão ou irmã pode trazer um dado novo.

Desculpe tanta pergunta, mas é apenas para tentar ajudá-lo.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296185 | ALP | 01 fev 2012 14:44 | Em resposta a: #296183

Boa tarde!

Você diz que seu avô Argemiro "está documentado que ele é natural de Pernambuco/Brasil.Mas, isso não procede"
Vamos lá ver se conseguimos alguma coisa! O seu avô seria natural de que cidade de Pernambuco? Na certidão de óbito em que ano faleceu? com que idade?

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296186 | Heitormaanaim | 01 fev 2012 14:49 | Em resposta a: #296185

Amigo,

Na certidão de casamento do meu avô, chamado "Argemiro Bertino Pereira de carvalho", consta que o Pai dele, "José Bertino Pereira de Carvalho", é natural de Pernambuco.Mas isso não procede.Acredito que o meu bisavô, o José Bertino Pereira de Carvalho, seja natural de Portugal.Queremos conseguir provas disso.

Estou aguardando a resposta da Igreja de Gameleira, que está procurando a certidão de Casamento do meu Bisavô.Espero que achem.Caso não consigam, tenho que correr atrás de outras provas.

No aguardo.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296187 | Heitormaanaim | 01 fev 2012 15:06 | Em resposta a: #296185

Amigos,

Vamos aos documentos que tenho em mãos.Os dados da certidão de Casamento do meu Avô e avó são:

Ano do casamento: 1945; Local: Caruar-PE
Esposo: Argemiro Bertino Pereira de Carvalho;
Nascimento: 28 de Junho de 1924 na cidade do Cabo-Pernambuco-Brasil ( ele morreu em Recife no ano de 1987)
Esposa: Ozita Bertino de Souza ( é a minha avó, ainda viva e lúcida)
Nascimento: Caruaru-Pernambuco no dia 21 de Agosto de 1926

Nessa certidão de casamento deles ( meus avós), consta que o Pai dele, "José Bertino Pereira de Carvalho"- o alvo da pesquisa-, é natural de Pernambuco.Mas eu acredito que isso não procede.É o que estou tentando pesquisar e provar.

No aguardo,

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296189 | Heitormaanaim | 01 fev 2012 15:20 | Em resposta a: #296184

Amigo Mário César.

O Meu bisavô teve seis filhos legitimos: Argemiro Bertino, Marina Bertino, Alcides, Argentina, Antônio e Arthur.Todos eles nasceram no Cabo de Santo Agostinho-PE/ Brasil e se criaram por lá.Desses, a única viva é a Sra. Marina Pereira de Carvalho.Acontece que ela está totalmente esclerosada.

Encontrei um site na internet ( não sei se é confiável), que mostra um parentesco distante da familia "Pereira de Carvalho" na região de Braga-Portugal.Segue o site: http://www.espeschit.com.br/tree/pedigree.php?PEDIGREE_GENERATIONS=4&rootid=I1812&show_full=1&talloffset=1

No aguardo,

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296190 | Heitormaanaim | 01 fev 2012 15:22 | Em resposta a: #296187

Amigo,

Só um detalhe: eu acredito que o local de nascimento dos Pais do meu avô, que consta na certidão de casamento dele, estão errados porque era o ano de 1945, fim da II Guerra Mundial.E ele era militar.Casou às pressas e por isso, não quisesse dizer que era filho de Português.Por isso consta que o Pai dele, meu bisavô, nasceu em Pernambuco.O que eu acredito que não procede.

No aguardo,

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296241 | MCNN | 01 fev 2012 22:33 | Em resposta a: #296189

Amigo Heitor

Encontrei o assento do casamento civil do seu avô Argemiro em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11675-51119-1?cc=1582573&wc=13433847

Não sei se é este o assento que possui, porque alguns dados não coincidem totalmente com os seus.

Assim, o seu avô neste assento é dado como nascido em 1921, e neste assento consta que o seu bisavô faleceu em Março de 1946.

É óbvio que não lhe sei dizer se são estas as datas correctas ou não.

Neste assento, o seu bisavô é identificado como sendo pernambucano.

Agora uma coisa que eu lhe queria perguntar. O seu avô Argemiro era o mais velho dos filhos do seu bisavô ?

Mesmo que não saiba as datas completas, sabe ao menos em que ano nasceu cada um dos irmãos do seu avô Argemiro ?

Seria importante encontrar o assento de baptismo de pelo menos um dos irmãos de seu avô.


Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296250 | Heitormaanaim | 02 fev 2012 02:43 | Em resposta a: #296241

Amigo,

Esse site e esses documentos são valiosissimos, muito obrigado pela procura.Eu posso escanerar a certidão de casamento do meu avô e lhe mandar por e-mails.Os dados estão batendo sim e batem com o relato da minha avó.Sim, o sogro dela, Jose Bertino Pereira de Carvalho, morreu em 1945/1946.Tanto no documento que me mostrasses como no que eu possuo, afirmam que eles são naturais de Pernambuco, o que eu discordo.Ela, Maria Costa Pereira de Carvalho, com certeza absoluta, é sim.Nasceu ou em Gameleira ou em Ribeirão.Ele, acredito que seja Português.

Vou procurar saber quem dos irmãos nasceu primeiro, onde e como.Lhe direi amanhã.

Estou no aguardo da resposta da Igreja de Gameleira.

Muito agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296270 | MCNN | 02 fev 2012 11:50 | Em resposta a: #296250

Amigo Heitor

Constato ao ler a sua mensagem que cometi um lapso quando me referi à data de óbito do seu bisavô.

Assim, e de acordo com este assento de casamento, o seu bisavô terá falecido em Março de 1943, e não em Março de 1946 como eu erradamente referi.

Finalmente, e no que diz respeito aos irmãos do seu avô, o mais importante seria saber, pelo menos, o ano em que cada um nasceu.

Estes assentos de nascimento devem conter informação relevante sobre o seu bisavô.

E, sabendo em que ano nasceu o primeiro, pode-se também ter uma ideia sobre quando é que seus bisavós terão casado.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296273 | Heitormaanaim | 02 fev 2012 13:24 | Em resposta a: #296270

Amigo,

Vamos então por partes e começar a pesquisa pelo que temos em mãos e pelos relatos.

A minha avó, Ozita Bertino de Souza, ainda viva e lúcida, víuva de Argemiro Bertino Pereira de Carvalho; me afirmou agora que o marido dela é o caçula de seis filhos.Quatro homens e duas mulheres.Segundo os registros ele nasceu em 1921.Considerando então que naquele tempo, as casais tinham filhos um seguido do outro, podemos considerar então um parâmetro de espaçamento entre os filhos de 1 ano e meio, no máximo.Argemiro nascido em 1921, eles casaram então por meados de 1916.

Ou seja, podemos continuar a pesquisa considerando que o casal "José Bertino Pereira de Carvalho e Maria Costa Pereira de Carvalho", se casaram na localidade de Ribeirão ( Ou gameleira) por meados de 1916.Evidentemente que podemos considerar dois anos à mais ou a menos.

Nesse site que me mostrasses, se não for problema, poderias fazer uma pesquisa nos registros de Ribeirão, procurando o casamento dos dois nesse período?Acredito que estás mais familiarizado com as letras pequenas e escritas longas.Da minha parte já estou fazendo isso.Estou aguardando ainda a resposta da Igreja de Gameleira.

Atenciosamente e no aguardo.

heitor Souza

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296294 | Heitormaanaim | 02 fev 2012 17:48 | Em resposta a: #296270

Amigo,

Acho que estou enchendo o senhor de informações, mas elas são preciosas.Constatei agora, na certidão de casamento do meu avô, que ele nasceu em 28 de Junho de 1924, na cidade do Cabo de Santo Agostinho.Sendo ele o caçula de seis irmãos, podemos considerar então que o casamento dos Pais dele se deu por meados de 1921.Estou procurando no site que me mostrasses, os casamentos por esse período, até agora não achei nada.

Temos que procurar em Gameleira, Ribeirão.

Abraços, no aguardo.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296299 | f4b2 | 02 fev 2012 19:13 | Em resposta a: #296190

Caro Confrade

Pode não ter qualquer relevância,pois existiam muitos Pereiras de Carvalho em Portugal como já frisou o confrade Mário Navarro,mas no Porto em 1908 havia alguns como consta no Anuário desse ano e passo a citar:

- VALERIANO PEREIRA de CARVALHO - Escrivão do 3ºOfficio do Tribunal Criminal do 1º Districto,Porto,na rua do Rosário,257Porto 1908

- ANTÓNIO PEREIRA de CARVALHO - Bolachas Ordinárias,rua do Santo Ildefonso,392 Porto 1908

- JOAQUIM PEREIRA de CARVALHO - Mercearia,rua da Rainha,404 Porto 1908

- MANOEL PEREIRA de CARVALHO - Mercearia rua Principe da Beira Porto 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296320 | MCNN | 03 fev 2012 00:13 | Em resposta a: #296294

Caro amigo Heitor

Em primeiro lugar, não sei se já reparou que existe uma discrepância no que diz respeito ao ano de nascimento do seu avô, pois no assento de casamento que tem ele terá nascido em 1924, enquanto que no assento cujo link lhe disponibilizei vem referido que ele nasceu em 1921.

Tentei procurar o seu assento de nascimento nos livros do Cabo, mas esses livros estão num caos total e não consegui ainda encontrar os meses de Junho de 1921 e de 1924.

No entanto, vi já bastantes registos anteriores a 1921, na esperança de encontrar o assento de nascimento de algum dos 5 irmãos dele, e não encontrei absolutamente nada, o que eu acho bastante estranho.

Vai-me desculpar a pergunta, mas tem a certeza de que eram TODOS naturais do Cabo ?

Pelo que percebi, apenas uma irmã do seu avô ainda é viva. Sabe em que ano é que ela nasceu ? E confirma-se que nasceu no Cabo ?

Sabe onde e quando algum dos restantes irmãos do seu avô faleceram ?

Caso algum desses irmãos do seu avô tenha casado, sabe onde e quando é que isso aconteceu ?

No que diz respeito aos cálculos que fez para o casamento dos seus bisavós, e se dermos um intervalo de ano e meio entre o nascimento de cada filho, isso dará sete anos e meio entre o nascimento do primeiro e do último.

Se o seu avô tiver nascido em Junho de 1924, tirando sete anos e meio ficamos com Janeiro de 1917 como data do nascimento do irmão mais velho do seu avô. Se ele tiver nascido em Junho de 1921 a data para nascimento do irmão mais velho seria Janeiro de 1914.

Os seus bisavós terão pois casado em 1916 ou antes.

Já comecei a procurar o casamento deles em Ribeirão, mas ainda não encontrei nada.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296322 | Heitormaanaim | 03 fev 2012 00:27 | Em resposta a: #296320

Carissimo Amigo,

Eu moro em Recife, e como já lhe informei, brevemente vou pessoalmente em Gameleira, Ribeirão e principalmente no Cabo de Santo Agostinho.Eu sei que existe o jazigo da familia Bertino no Cabo que, evidentemente, terá as datas de nascimento e falecimento de Argemiro Bertino e dos outros quatro irmãos.A Sra. Marina, única viva, vou procurar saber a data de nascimento e casamento dela amanhã.

Essa diferença na data do nascimento do meu avô também considero estranho.Eu terei que ir pessoalmente a cidade de Caruaru e procurar saber disso.E, amigo, podes perguntar o que quiseres e como quiseres à mim, tens toda a liberdade.Sinto-me honrado pela ajuda e interesse da sua parte, Obrigado de verdade!

Eu preciso traçar um plano de ação mais sério.Mas, acredito que terei êxito.

Me tira uma dúvida, por favor: O meu bisavô, José bertino Pereira de Carvalho, cuja certidão de casamento e nome dos Pais estamos procurando, se ele for filho legitimo de pais portugueses, ele automaticamente é um também? Mesmo nascendo em Pernambuco?

Eu acredito que ele não seja Pernambucano porque, mesmo constanto isso na certidão de Casamento do meu avô, ora, se a própria data de nascimento do meu avô é diferente, quanto mais não seria onde o Pai nasceu??

Estou ainda na minha luta e procura diária.Manterei contato sempre.

No aguardo,

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296359 | Heitormaanaim | 03 fev 2012 15:13 | Em resposta a: #296299

Carissimo João Barroca,

O que é esse Anuário? O que ele significa? É possível encontrar pessoas ou descedentes deles no Brasil? Seria possivel entrar em contato com algum Português residindo em Portugal?

Grato pela resposta,

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296385 | rogoncalves | 03 fev 2012 18:32 | Em resposta a: #295278

Amigos
Obrigado pelo esforço de todos para poderem me ajudar.
Consegui conversar com um “sobrinho neto” de meu bisavô, que tem 94 anos, e ele se lembrou de algumas coisas que podem ser úteis por aqui.
Ele diz que meu bisavô, Anselmo da Silva, veio para o Brasil bem jovem e era o filho mais novo de Antonio da Silva e Lybania Rosa. Até aqui, tudo bem. Mas aí ele diz que Anselmo, na verdade, era natural de Carvoeiro, distrito de Coimbra e não de Porto, como está escrito em sua certidão de casamento.
Não faço ideia de por que possa haver essa diferença de distritos.
Contactei o arquivo distrital de Coimbra e eles me responderam que Carvoeiro pode ser um lugar da freguesia de São Paulo de Frades, concelho de Coimbra ou pode ser de Pessegueiro, concelho de Pampilhosa da Serra.
Pesquisei no site do etombo as certidões de nascimento de Pessegueiro nos anos de 1892 a 1896, porém não encontrei nenhuma informação referente a meu bisavô. Nos arquivos do etombo, não constam as certidões referentes a estes anos da freguesia de São Paulo de Frades.
Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.
Melhores cumprimentos,
Rodrigo Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296391 | f4b2 | 03 fev 2012 19:46 | Em resposta a: #296385

Caro Rodrigo Gonçalves

Estive a ver o Anuário de 1909 e efectivamente no Pessegueiro(Pampilhosa da Serra)vem este nome:

- ANTÓNIO AUGUSTO SILVA - Professor no Pessegueiro

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296395 | Sergio Oliveira | 03 fev 2012 19:55 | Em resposta a: #296359

Prezado Heitor,

Na certidão de óbito do seu avô consta que ele nasceu em Pernambuco, mas com certeza não fala do pai dele (seu bisavô). Já que vc tem Também uma certidao de nascimento do seu avô ARGEMIRO, vá au Cartorio desse registro e peça uma certidão de nascimento do Argemiro, DE INTEIRO TEOR, pois lá vai constar a naturalidade de quem o registrou, no caso seu bisavô.

Att.
Sergio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296398 | Heitormaanaim | 03 fev 2012 20:26 | Em resposta a: #296395

Amigo,

Eu possuo a certidão de óbito do meu avô, morto em 1987.Nele afirma os nomes dos Pais dele, José Bertino e Maria Costa, mas não fala nada da nacionalidade deles.Como também possuo a certidão de casamento do meu avô, que na prática substitue a certidão de nascimento, será preciso mesmo eu ir até a cidade de Caruaru e procurar no cartório onde tem o registro de casamento dele.

Eu preciso viajar até três cidades: Cabo, Gameleira e Caruaru.Isso não será resolvido rápido, mas eu estou confiante.

Agradecido,

Att.
Heitor Souza

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296400 | Sergio Oliveira | 03 fev 2012 20:43 | Em resposta a: #296398

Prezado HEITOR,

Devo te esclarecer que apesar de no Brasil a certidão de casamento substituir a de nascimento, para efeito de nacionalidade em Portugal você precisará sempre da certidão de nascimento DE INTEIRO TEOR, por um motivo simples:

Segundo a Lei portuguesa, a nacionalidade só pode ser reconhecida quando o português registra seu filho (ainda que nascido no estrangeiro) na menoridade. Assim, só através da certidão de inteiro teor é possível idetificar - "aos tantos dias compareceu neste cartório, fulano de tal, português, que registrou como seu filho ........, nascido no dia tal.."

Por este motivo, para que vc obtenha a nacionalidade portuguesa através do seu bisavô, é preciso expedir certidão de nascimento de inteiro teor do seu avô, do seu Pai e sua, além de outros documentos.

Att.
Sergio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296401 | MCNN | 03 fev 2012 20:59 | Em resposta a: #296322

Caro amigo Heitor


No que diz respeito à discrepância de datas, isso por vezes acontece. Presumo que o seu assento de casamento é o religioso, certo ?

Outra coisa que lhe queria perguntar prende-se com o óbito do seu avô Argemiro. O Heitor referiu que ele faleceu em 1987 no Recife.

Procurei nos óbitos de 1987 do registo civil de Recife e não encontrei o óbito do seu avô. Foi mesmo na cidade de Recife que ele faleceu ? Eventualmente pode o óbito ter sido registado noutro lado, pelo que lhe queria perguntar em que data de 1987 é que ele faleceu.

No que diz respeito à nacionalidade portuguesa, eu não sou a pessoa mais entendida no assunto mas, para início de conversa, deixo-lhe um link do Consulado Português em São Paulo sobre este tema:

http://www.consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade10.htm

Pelo que eu julgo entender da lei a coisa funciona assim (vou partir do princípio que o seu avô Argemiro é o seu avô paterno. Se for o avô materno, onde mais à frente eu falar no seu pai substitua por sua mãe):

Imaginemos que o seu bisavô José Bertino era de facto português.

O seu avô Argemiro seria português se, EM VIDA, tivesse pedido a atribuição da nacionalidade portuguesa em virtude de ser filho de português. Depois de lhe ter sido atribuída a nacionalidade portuguesa, os filhos dele poderiam EM VIDA fazer o mesmo, e assim sucessivamente.

Como o seu avô Argemiro já faleceu, o seu pai se ainda for vivo pode adquirir a cidadania portuguesa por naturalização. Mas esse direito só será extensível aos seus filhos menores ou aos filhos que o seu pai viesse a ter depois de lhe ter sido naturalizado português. Como parto do princípio que o Heitor jé atingiu a maioridade, essa cidadania portuguesa não será extensível a si.

Agora, se o seu bisavô José Bertino não for português mas sim filho de portugueses, tendo ele e o seu avô Argemiro já falecido, a cidadania portuguesa não será extensível a seu pai, pois nem o seu bisavô nem o seu avô a requereram.

Para finalizar, reitero que não sou especialista neste tema. existem neste forum pessoas muito mais habilitadas para o ajudar nesse esclarecimento.

Mas, se o Heitor pretendia obter a nacionalidade portuguesa a partir do seu bisavô, creio que isso não será muito fácil. Já para o seu pai, caso ele esteja vivo e caso o seu bisavô fosse português, isso creio que já seria possível.

A aquisição de nacionalidade portuguesa por parte de bisnetos de portugueses é motivo de discussão. Uns dizem ser virtualmente impossível, outros dizem que é possível. Mas nesse debato eu não entro, pois remeto-me à minha ignorância.

Espero que a minha explicação não tenha sido muito confusa. Leia com atenção a informação que consta no site do Consulado Português em São Paulo.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296567 | Heitormaanaim | 06 fev 2012 17:54 | Em resposta a: #296400

Carissimo Sérgio,

Hoje pela manhã eu recebi a confirmação da Igreja de Gameleira e foi encontrado a certidão de Casamento do meu bisavô.Ele se casou no dia 20/12/1909 em Gameleira.O nome dos Pais dele são Antônio Bertino Pereira de Carvalho e Marciolina ( ou algo assim) pereira de Carvalho.A esposa se chama Maria de Carvalho Costa e os pais dela são Antônio Evaristo da Costa e Francisca de Paulo Carvalho.Consta que ela é de Sirinhaém-PE.

A Igreja vai preparar para mim essa certidão e o batistério dele.Não consta na certidão o nascimento dele nem a nacionalidade dos Pais, somente que ele, o meu bisavô, é natural de Gameleira.Eu tenho minhas ressalvas sobre isso, mas estou ainda investigando.

A certidão de nascimento da minha mãe, da minha avó e a minha já estão comigo.Eu preciso encontrar então a certidão de nascimento do meu avô, onde deve constar, é claro, que ele é filho legitimo do José Bertino Pereira de Carvalho e sua esposa, Maria de Carvalho Costa.Se o Português ( no caso o meu trisavô, Antônio Bertino Pereira de Carvalho), registrou o meu bisavô ( no caso, José Bertino Pereira de Carvalho) aqui no Brasil, em Gameleira, eu precisaria então da certidão de Nascimento dele? Só lembrando que estamos falando de uma pessoa que nasceu em 1885, por baixo!A Igreja de Gameleira vai procurar o Batistério que deve conter mais informações, vamos aguardar então.

Outra dúvida: segundo o que me dissesses, se o meu bisavô nasceu em Portugal, veio para o Brasil pequeno junto com os Pais e aqui, em Gameleira-PE, foi registrado como nascido aqui, como eu conseguiria então a documentação aceitável para eu tentar a dupla nacionalidade, ao menos da minha mãe?? Que seria ela a neta, eu sou o Bisneto.

Grato e no aguardo,

Att.
Heitor Souza

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296619 | MCNN | 06 fev 2012 22:28 | Em resposta a: #296567

Boa noite Heitor


Em face deste seu mail, fui procurar o assento de casamento dos seus bisavós na Gameleira e lá o encontrei finalmente:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11030-7442-16?cc=1719212&wc=11579393

Como pode ver, ele refere que o casamento foi celebrado num cartório particular de Ribeirão, pelo que fui procurar aos casamentos do registo civil de Ribeirão e encontrei-o:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12141-11034-23?cc=1582573&wc=13440951

Este assento é bastante mais completo, e diz a idade do seu bisavô quando casou (26 anos).

Em face disso, fui procurar o seu baptismo na Gameleira e encontrei-o:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11579-52163-88?cc=1719212&wc=11579357

O seu bisavô foi baptizado com 6 meses de idade em 24 de Junho de 1883. O que me chamou mais a atenção foi o nome da mãe dele, que era Marcionela (?) Flora Brasileira de Carvalho.

Com esse nome, sua trisavó era com toda a certeza brasileira, pelo que o seu bisavô deve ter mesmo nascido no Brasil.

Se o seu trisavô era ou não português, isso ainda não lho sei dizer.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296648 | Sergio Oliveira | 07 fev 2012 00:32 | Em resposta a: #296567

Prezado HEITOR,

Pensei que o português era seu bisavô. Se ela não for português, confesso que fica mais complicado obter a nacionalidade. Acho que só a certidão de nascimento do seu Avô, de inteiro teor, vai poder esclarecer este mistério. Quando tiver de posse dela me avise.
Att.
Sergio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296655 | Heitormaanaim | 07 fev 2012 03:38 | Em resposta a: #296619

Carissimo Mario César,

Nossa, de verdade mesmo, estou muito agradecido pela sua busca.Ela foi fundamental.Em face de tais documentos, não me resta muitas esperanças de conseguir provar que o meu bisavô seja Português,o que choca com as informações que obtive da familia. Na verdade, a história da família é um tanto quanto obscura.É procurar "agulha no palheiro".

De onde veio o nome Bertino? Me parece que ele seja Germânico ( Bertin), mas o Pereira de Carvalho é Português, sem nenhuma dúvida.Como e quando se "juntaram"? O meu trisavô se chama "Antônio Bertino Pereira de Carvalho" e o seu filho, meu bisavô, José Bertino Pereira de Carvalho.Ele colocou o nome em um dos filhos de Antônio Bertino, é uma característica forte que eles quiseram manter, mas de onde vêm?

Quarta-feira agora, vou até a cidade de Gameleira.Pegarei o batistério na Igreja e a Certidão de Casamento, bem como irei ao cemitério ver se ele está enterrado com mais algum parente assim como também irei ao Cartório, solicitar a certidão de Nascimento de "Inteiro Teor".Não faço idéia de quanto tempo fica pronto.Não sei quando ele nasceu, mas, se ele foi batizado com seis meses, conforme o documento, e o batismo ocorreu em 24 de Junho de 1883, ele deve ter nascido em Dezembro de 1882 ou Janeiro de 1883.

O Nome e sobrenome da minha trisavô é estranho e curioso, e confesso que foi uma enorme surpresa tendo em vista que na certidão de casamento do meu bisavô, o nome da mãe dele é somente "Marcionela Pereira de Carvalho".Para onde foi o "Flora Brasileira"? E porque?

Vou continuar as minhas investigações, ouvir mais relatos.Sr. Mário, o que conheces sobre as imigrações Portuguesas para o Estado de Pernambuco?Eu sei que após a independências do Brasil, houveram dezenas e dezenas.Mas, qual o registro e onde podemos encontrar isso? No meu caso então, que estou um pouco perdido em relação ao paradeiro do sobrenome "Bertino", quais passos devo seguir agora? Ok, descobri o nome dos meus trisavós até, e agora?Como e onde eu conseguiria descobrir onde nasceu o meu trisavô?

Att.
Heitor Souza

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296769 | MCNN | 08 fev 2012 18:21 | Em resposta a: #296655

Boa tarde Heitor

Descobrir onde nasceu o seu trisavô pode ser um pouco complicado. Se se soubesse onde ele casou ...

Entretanto, descobri na net uma tese que, a certa altura, afirma o seguinte:

"Em carta datada de 15 de Maio de 1959, as irmãs Leopoldina, Carolina e Ester Maria Pereira de Carvalho, originárias do Recife e filhas do veterano da Guerra do Paraguai António Bertino Pereira de Carvalho, escreveram uma carta ao ministro da Guerra solicitando ajuda para receber a pensão do pai, atrasada já em sete meses".

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa ? Ou trata-se apenas de uma coincidência de nomes, ou então estas senhoras eram irmãs do seu bisavô.

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296771 | Heitormaanaim | 08 fev 2012 19:09 | Em resposta a: #296769

Carissimo Mário,

Como eu lhe disse, as filhas e filhos do meu bisavô, Argemiro Bertino, estão mortos.Só uma está viva e esclerosada.Logo, as histórias dos nomes e contos/lendas, são passadas pelos filhos dos filhos.Por exemplo: a minha própria mãe, filha de Ozita Bertino e Argemiro Bertino, afirma que não sabia nada disso que meu Bisavô fosse talvez Português.Ora, a minha mãe, a filha mais velha dele, nascida logo depois de casada ( Nov/ 1945), não sabia disso.

Eu ouvi de uma outra pessoa que a Maria Costa Pereira de Carvalho teve cerca de 10 filhos, eu só sei de seis.Veja como é complicado?

Essa sua tese encontrada na Internet é interessante, e eu acredito que esse antônio seja de fato o Pai do meu bisavô.Lógico, que nessa época ele já deveria ter estado morto.Se ele batizou o meu bisavô em 1883, em 1959 ele não estaria tão vivo não, suponho.Agora, surgiu outra novidade: veterano da guerra do Paraguai? Vivendo e aprendendo.

Não conheço os nomes dessas senhoras, mas se fala em Recife, vou investigar.Seria uma coincidência fora do comum duas pessoas terem exatamente o mesmo nome e sobrenome.Esse "Sr. Antônio" deve ser de fato o meu Trisavô, o Pai do José Bertino.Essa sua pesquisa da Internet, foi em que site? Qual a fonte?

Estou aguardando ainda o batistério da Igreja de Gameleira.

Grato,

Att.
Heitor Souza

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296849 | rogoncalves | 09 fev 2012 22:36 | Em resposta a: #295278

Ola Amigos

Consegui novas informações com um neto do irmão de meu bisavô.
Na verdade Anselmo da Silva (meu bisavô) era natural de Carvoeiro, freguesia da Macinhata do Vouga, Concelho de Agueda e Distrito de Aveiro.
Não consegui ainda encontrar sua certidão de nascimento, mas acredito que ele tenha nascido entre 1893 e 1894.
Anselmo era filho de Antonio Francisco da Silva e Libania Rosa. Possuia outros irmaos sendo o mais velho chamado de Agustinho da Silva o qual nasceu em 1888 e veio com 9 anos para o Brasil em 1897.
Irei contactar a conservatoria de Agueda e o Arquivo Distrital de Aveiro para ver se consigo outras informacoes.
Conta com a ajuda de vocês.


Meus cumprimentos

Rodrigo Goncalves

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296890 | Glauber | 10 fev 2012 19:27 | Em resposta a: #296655

Caro Heitor,

aqui é o Diácono Glauber da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Gameleira-PE, conforme lhe informamos da certidão de casamento de José Bertino, não consta em nossos arquivos os processos de casamento devido que só temos os processos de casamento a partir de 1935, o processo de casamento iria dizer detalhadamente de onde ele era, mas, infelizmente não temos. E estamos com dificuldade de encontrar o batistério dele, caso você tenha certeza de que ele foi batizado nesta região de Gameleira e se você souber mais ou menos o ano em que ele nasceu isto nos ajudaria em nossas buscas. E caso seja do seu interesse aqui em nossa paróquia consta em nosss arquivos alguns livros antigs de certidão de órbitos, dizendo a causa da morte e a idade do falecido, sendo assim, caso você saiba o ano de algum parente de José Bertino que tenha falecido nesta região de Gameleira eu posso procurar, mas, contanto que você diga o ano.

um abraço, Diácono Glauber

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296911 | MCNN | 10 fev 2012 22:07 | Em resposta a: #296771

Boa noite Heitor


A tese que eu encontrei está aqui:

http://www.historia.uff.br/stricto/td/1236.pdf

É feita apenas uma breve menção a António Bertino. Mas vem a fonte donde foi retirada (uma carta que estará no Arquivo Histórico do Exército).

Em 1959 o seu trisavô já era falecido, E era falecido há pelo menos 50 anos !!!!

Se ler o assento do casamento no cartório de Ribeirão do seu bisavô José Bertino, poderá ver que quando ele casou, em 1909, o pai já era falecido.

Uma ideia seria procurar o óbito do pai do seu bisavô antes de 1909. Mas será que ele faleceu na Gameleira ?

Outra ideia seria procurar o óbito, após 1909, da mãe do seu bisavô. Eventualmente dirá a idade com que faleceu e onde nasceu,

Também se pode procurar, na Gameleira, mais filhos de António Bertino, e ver se teve alguma Leopoldina, Carolina ou Ester Maria.

Se tiver possibilidade, vou tentar neste fim de semana procurar qualquer coisa.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento do bisavô

#296917 | Heitormaanaim | 10 fev 2012 22:37 | Em resposta a: #296890

Carissimo Diácono Glauber, sua benção!

Amigo, nesse mesmo site, já encontrei a certidão de casamento do meu bisavô.Uma simples e outra detalhada e também o batistério dele.Seguem os links:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11030-7442-16?cc=1719212&wc=11579393 (Casamento)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12141-11034-23?cc=1582573&wc=13440951 (Casamento)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11579-52163-88?cc=1719212&wc=11579357 (Batistério)

Vou continuar as investigações e lhe avisarei de algo.

Abraços,

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#352816 | Heitormaanaim | 10 dez 2014 19:20 | Em resposta a: #295278

Caríssimo Diácono,

Alguma novidade sobre essa pesquisa feita há dois anos? Como eu poderia conseguir uma certidão de nascimento de interior Teor em Gameleira?

No aguardo,

Heitor

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#352903 | Heitormaanaim | 13 dez 2014 15:38 | Em resposta a: #295278

Senhores,

Nesse outro sítio na internet, encontrei essas informações acerca do meu tataravô, pai do meu bisavô:

http://records.ancestry.com/antonio_bertino_de_carvalho_records.ashx?pid=161100543

O Antonio Bertino de Carvalho, casado com a Marcionila Pereira de Carvalho ( antiga Flora Brasileira....) teve uma filha chamada Maria Pia de Carvalho, nascida em 1875 e morta em 19 de abril de 1910. Ela se casou com Joaquim Camerino Barreto, nascido em 22 de Julho de 1870 e morto em 10 de Dezembro de 1938.

Essas informações nos trazem novas luzes, caso seja de ajuda para vocês.

No aguardo,

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#359070 | Fernando Marioni | 02 jul 2015 20:41 | Em resposta a: #295278

Boa tarde a Todos!

Meu nome é Fernando F Marioni, moro no Brasil, estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô José Marioni, nascido em Buenos Aires - Argentina, em 06/05/1896, de acordo com sua certidão de casamento.

Encontrei sua certidão de casamento na cidade de Goianá - MG e sua certidão de óbito em Juiz de Fora - MG. Também consegui encontrar sua carteira de estrangeiro, onde consta a mesma informação, que ele nasceu em Buenos Aires em 06/05/1896.

Pedi ajuda a uma empresa em Buenos aires para tentar encontrar sua certidão de nascimento nos cartórios da cidade más não encontraram nenhum registro.

Tentei conseguir uma cópia da certidão no cartório onde ele casou, más fui informado que não consta nada por lá. Que tem apenas declarações de própio punho.

Está faltando apenas essa certidão e a do meu trisavô Italiano.

Se alguém puder me ajudar ficarei agradecido.

Se alguém souber quem realiza buscas na Argentina para que eu possa tentar encontrar a certidão de nascimento do meu Bisavô me ajude por favor.

Segue os dados dele

Nome: JOSÉ MARIONI ( ou pode ter sido registrado errado, JOSÉ MARIONE )

Nascimento: 06/05/1896 - Buenos Aires - Argentina

Pai: Benjamin Marioni ( ou Gaspare Aristodemo Marioni )

Mãe: Rosa Marioni

Obrigado.

Att,

Fernando Marioni.

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#362511 | jorgemagalhaes78 | 17 out 2015 19:17 | Em resposta a: #296391

Boa tarde João Barroca,

desculpe estar a incomodar. Mas chamou-me à atenção o nome António Augusto Silva, bisavô da minha esposa, que era professor em Pessegueiro (Pampilhosa da Serra).

Seria muito, pedir o favor de me enviar o link onde encontrou este nome.
É que atualmente apenas tem dois únicos descendentes diretos, que são dois bisnetos, a saber: a minha esposa e o irmão dela.

Cumprimentos.

Jorge Magalhães

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#362514 | mila1001 | 17 out 2015 23:05 | Em resposta a: #359070

Fernando,

Já procurou saber se houve casamento religioso?Os nubentes tinham que preencher o certificado de batismo,e,nele deveria constar a igreja do batismo .

Mila

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#375964 | marcio paco | 07 dez 2016 17:47 | Em resposta a: #295278

Boa tarde , por favor alguem pode me auxiliar de como localizar uma certidão de nascimento em Portugal?

Resposta

Link directo:

certidão de nascimento do bisavô

#375965 | saintclair | 07 dez 2016 17:50 | Em resposta a: #375964

-
Terá que indicar os dados.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen