Familia Moreira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Familia Moreira

#295966 | nane2104 | 29 jan 2012 16:58

Boa tarde a todos!

Estou comecando a dar inicio ao processo de verificacao de documentos para a minha cidadania portuguesa. A unica informacao que eu tenho e que o meu avo era portugues e tinha o nome de Jose Moreira. Nao sei por onde comecar, se voces puderem me ajudar eu ficaria imensamente agradecida.

A minha familia ja fez algumas pesquisas para saber da certidao de obito do meu avo o local onde ele nasceu, mas nao consta nada. Tentamos tambem verificar a certidao de casamento, mas nao houve muito progresso. O meu avo casou com 42 anos e a minha avo tinha apenas 15 anos.

Talvez se a familia Moreira vive em alguma regiao especifica de Portugal...bom, muitas duvidas e poucas respostas.

Enfim, preciso de ajuda e todas serao bem vindas.

PS: Me perdoem pela falta de acentos, cedilhas etc mas o meu laptop e ingles e nao esta configurado para o portugues.

Um abraco,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#295969 | tmacedo | 29 jan 2012 17:20 | Em resposta a: #295966

Cara Mariana Moreira,

O apelido Moreira, se bem que tendo a sua origem no norte de Portugal, está espalhdo por todo o país. Sabendo que grande parte da emigração para o Brasil provinha do Norte do país é natural que seu avô fosse originário daí. Mas como saber ?

Hipóteses mais prováveis:
1.ª Encontrar o registo do passaporte.
2.ª Encontrar a documentação que foi necessária para o casamento de seu avô, onde deverá constar certidão de baptismo em Portugal. Deverá estar na cúria respectiva.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#295970 | MCNN | 29 jan 2012 17:29 | Em resposta a: #295966

Olá Mariana

Não consegui entender se chegaram ou não a descobrir o assento de casamento do seu avô.

Em caso afirmativo, ele casou quando e onde ? E como é que se chamava a sua avó ?

Sabe a data de nascimento do seu avô ? Sabe quando é que ele foi para o Brasil ?

Finalmente, sabe o nome dos pais do seu avô ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#295976 | ALP | 29 jan 2012 18:04 | Em resposta a: #295966

Cara Mariana

Não sabe nada sobre a origem do seu avó José Moreira em Portugal
Coloque aqui o que sabe sobre a sua avô que casou com 15 anos.
Onde foi o casamento de sua avó com o José? Que cidade do Brasil? em que ano?
Se quiser entre em contato para o meu email: armando ponto lomba ponto pinto arroba hotmail ponto com

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296000 | nane2104 | 30 jan 2012 00:12 | Em resposta a: #295976

Prezado ALP,

Muito obrigada por responder as minhas perguntas. Gracas a Deus consegui mais informacoes com uma prima minha de primeiro grau. Vamos a descoberta marvilhosa e muito emocionante para mim.

Bisavó: Veio de Portugal casado para a regiao do RJ (Petropolis) Manoel José Moreira (Portugues) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com Espirito Santo e Minas Gerais e tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos em Dores do Rio Preto.(conclui-se que nasceu em 1849). O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3)Francisco Xavier Moreira. Este e o meu avo (nascido data ?? e falecido data ???) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos:3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901 em ? e a minha avo) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3) Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (o meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.


Estas sao as informacoes que eu consegui hoje a tarde com a minha prima. Sera que isso ajuda? Se Deus quiser vou conseguir a data de nascimento e morte do meu avo Francisco Xavier Moreira. Ainda nao tenho em maos esta informacao.

Confesso a voce que fiquei muito emocionada com a descoberta. Temos fotos tambem do meu avo e dos meus tios quando ainda eram criancas. Foi muita emocao para mim, e o meu pai (que nem era nascido nas fotos) chorou ao ver seus pais, irmaos e antiga casa que ele nasceu e cresceu em Dores do Rio Preto.

Agradeco-lhe muito pelo retorno da minha mensagem e a disposicao e prestatividade em querer me ajudar. Deus te abencoe.

Um abraco,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296001 | nane2104 | 30 jan 2012 00:15 | Em resposta a: #295969

Prezado Antonio Taveira,

Estou enviando-lhe o mesmo email que mandei para o ALP. Como eu nao sei se vc tera acesso tambem a mensagem, estou enviando a mesma resposta que eu passei para ele.

Muito obrigada por responder as minhas perguntas. Gracas a Deus consegui mais informacoes com uma prima minha de primeiro grau. Vamos a descoberta marvilhosa e muito emocionante para mim.

Bisavó: Veio de Portugal casado para a regiao do RJ (Petropolis) Manoel José Moreira (Portugues) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com Espirito Santo e Minas Gerais e tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos em Dores do Rio Preto.(conclui-se que nasceu em 1849). O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3)Francisco Xavier Moreira. Este e o meu avo (nascido data ?? e falecido data ???) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos:3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901 em ? e a minha avo) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3) Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (o meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.


Estas sao as informacoes que eu consegui hoje a tarde com a minha prima. Sera que isso ajuda? Se Deus quiser vou conseguir a data de nascimento e morte do meu avo Francisco Xavier Moreira. Ainda nao tenho em maos esta informacao.

Confesso a voce que fiquei muito emocionada com a descoberta. Temos fotos tambem do meu avo e dos meus tios quando ainda eram criancas. Foi muita emocao para mim, e o meu pai (que nem era nascido nas fotos) chorou ao ver seus pais, irmaos e antiga casa que ele nasceu e cresceu em Dores do Rio Preto.

Agradeco-lhe muito pelo retorno da minha mensagem e a disposicao e prestatividade em querer me ajudar. Deus te abencoe.

Um abraco,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296002 | nane2104 | 30 jan 2012 00:16 | Em resposta a: #295970

Prezado Mario Cesar Navarro,

Muito obrigada por responder as minhas perguntas. Gracas a Deus consegui mais informacoes com uma prima minha de primeiro grau. Vamos a descoberta marvilhosa e muito emocionante para mim.

Bisavó: Veio de Portugal casado para a regiao do RJ (Petropolis) Manoel José Moreira (Portugues) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com Espirito Santo e Minas Gerais e tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos em Dores do Rio Preto.(conclui-se que nasceu em 1849). O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3)Francisco Xavier Moreira. Este e o meu avo (nascido data ?? e falecido data ???) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos:3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901 em ? e a minha avo) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3) Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (o meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.


Estas sao as informacoes que eu consegui hoje a tarde com a minha prima. Sera que isso ajuda? Se Deus quiser vou conseguir a data de nascimento e morte do meu avo Francisco Xavier Moreira. Ainda nao tenho em maos esta informacao.

Confesso a voce que fiquei muito emocionada com a descoberta. Temos fotos tambem do meu avo e dos meus tios quando ainda eram criancas. Foi muita emocao para mim, e o meu pai (que nem era nascido nas fotos) chorou ao ver seus pais, irmaos e antiga casa que ele nasceu e cresceu em Dores do Rio Preto.

Agradeco-lhe muito pelo retorno da minha mensagem e a disposicao e prestatividade em querer me ajudar. Deus te abencoe.

Um abraco,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296020 | ALP | 30 jan 2012 07:24 | Em resposta a: #296002

Cara Mariana Moreira,

Tente saber onde casou seu avô Francisco Xavier Moreira?
1º casamento com Maria Morethi (Moretti) "Italiana ou filha de pais Italianos" quase de certeza que ele casou por Espirito Santo?
2º casamento - "E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901 em ? e a minha avo) brasileira" - Tente saber em que cidade ele casou com Raimunda e mais ou menos o ano?

Sabendo onde Francisco casou talvez para vc não seja importante mas talvez é nos casamentos dele que vamos encontrar alguma pista caso contrário vai ser muito complicado chegar lá!

Cumprimentos,
ALP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296027 | nane2104 | 30 jan 2012 11:27 | Em resposta a: #296020

Bom dia ALP!

Muito obrigada pelas suas respostas e perguntas.

Respondendo a sua 1º pergunta: ainda nao tenho esta resposta. Acredito que terei que ir a cidade de Dores do Rio Preto para averiguar. Ainda nao sabemos nada a respeito da Maria Moretti.

Quanto a 2º pergunta: Quase 100% de certeza que eles se casaram em Dores do Rio Preto. Cidade esta onde o meu bisavo colonizou e mudou-se. O meu pai nasceu la, entao conclui-se que eles se casaram por la tambem. Mas em todo caso, vou confirmar com o meu pai.

Quanto a documentacao, prezado ALP, concordo com voce que todo documento e informacao sao validos, mas infelizmente eu ainda nao tenho todos. Vou continuar a busca tambem na cidade de Dores do Rio Preto, onde o meu avo tinha um cartorio de registro civil. Talvez, eu consiga alguma coisa por la.

Caso, voce tenha mais alguma dica ou sugestao, por favor fique a vontade para compartilha-la. E o mesmo eu farei por aqui no Espirito Santo.

Um abraco,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296076 | tmacedo | 30 jan 2012 22:53 | Em resposta a: #296001

Cara Mariana Moreira,

Deverá pesquisar nos processos de casamento de seu avô ou bisavô de onde, em Portugal, era originária a família. O apelido Moreira, muito difundido em Portugal, é especialmente numeroso no Norte do Pais, local de grande emigração para o Brasil no século XIX. É muito provável que sejam daí os seus antepassados.

Já pesquisei no site do Arquivo Distrital de Vila Real e não há nenhuma emissão de passaporte em nome de Manuel José Moreira. O distrito do Porto será o local mais provável.

Se souber algo mais, avise.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#296077 | nane2104 | 30 jan 2012 23:15 | Em resposta a: #296076

Prezado António Taveira,

Muito obrigada pela sua mensagem e resposta.

Amanhã vou no cartório onde foi registrado o óbito do meu avô Francisco Xavier Moreira. Espero obter mais informações a respeito do meu bisavô e avô, como data e local de nascimento, etc.

Te mantenho informado assim que eu obter tais informações.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#303467 | milaseabra | 19 abr 2012 16:31 | Em resposta a: #295976

Cara Mariana

Na minha família há Moreiras do concelho de Felgueiras, distrito do Porto.
O pai do meu padrinho, Horácio que era primo do meu avô, chamava-se José da Fonseca Moreira e nasceu em Sendim, Felgueiras em novembro de 1826.Todos emigraram para o Brasil. Poderá a sua família ser do mesmo lugar?

Se precisar de mais algum dado disponha.

Cumprimentos

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#312282 | nane2104 | 22 ago 2012 01:19 | Em resposta a: #303467

Prezados boa noite!

Consegui algumas informacoes a respeito do meu avo e bisavo.

Avo: Francisco Xavier Moreira, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, por isso e brasileiro. Casou-se com Raymunda Mendes Moreira (brasileira e nascida em Dores do Rio Preto, no Espirito Santo). Cidade que o meu bisavo colonizou.

Bisavo: Manoel Jose Moreira (portugues) casou-se com Marianna Francisca Moreira

As informacoes que tenho na certidao de nascimento do meu pai, e de que os meus bisavos ja eram falecidos quando ele nasceu (19/04/1935).

Nao consegui mais nenhuma informacao. Estou tentando com os cartorios do RJ, mas nao sei se eles vao me responder.

Obrigada pela ajuda.

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#312326 | seabraemilia | 22 ago 2012 22:16 | Em resposta a: #312282

Cara Mariana Moreira

Poderia dar.nos as datas de nascimento ou óbito desses seus familiares e o local de nascimento do seu bisavô? É que podem ser da família dos meus Moreira que emigraram também para o Brasil.

Obrigada

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316458 | nane2104 | 02 nov 2012 19:37 | Em resposta a: #312326

Olá Maria Emília,

Obrigada pela mensagem. Infelizmente eu não tempo informações do meu bisavo ( que era português ).

Tenho buscado em alguns cartórios do RJ na região de Petrópolis, mas sem muita evolução.

Se você tiver alguma sugestão para me dar eu ficaria muito agradecida.

Um abraço,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316543 | Limão | 04 nov 2012 11:17 | Em resposta a: #316458

Cara confrade,
Na esperança de poder ajudar, dado também estar interessado na descendência dessa família:
Tenho;
I - N. Fernandes Moreira, cerca de 1320, casada com João Peres do Sotto, de ascendência Castelhana Tiveram:
II - Pedro Pires do Souto, c. de 1340, casou com Francisca Pais, Tiveram:
III - Vasco Pires de Sampaio, 1º Senhor de Vila Flor. Casou com Dª Maria Pereira, Bisneta dei D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal.
IV - Fernâo Vaz de Sampaio, c. 1400, 2º Senhor de Vila Flor e Chacim,c.1400, casou com Dª Senhorinha Pereira. Tiveram:
V - Vasco Fernandes de Sampaio, 3º Senhor de Vila Flor e Chacim,c.1420. Casou com Dª Mécia de Melo de Ribadevizela Felgueiras.

Segue depois a descêndência até aos nossos dias, mas não voltando a aparecer o sobrenome "Moreira", sabendo que se trata de um fidalgo, daquela região de Trás-os-Montes Portugal.
Existem várias localidades, com esse nome, por exemplo: Moreira de Rei, em Fafe. E Moreira de Cónegos, em Guimarâes.
È um nome de origem Àrabe, de Mouraria, habitado por mouros.
Em mais alguma coisa que possa ajudar, fico ao dispor.
A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316551 | nane2104 | 04 nov 2012 13:46 | Em resposta a: #316543

Prezado A. Melo,

Muito obrigada pelo retorno e pela disposição em me ajudar a buscar as origens da minha família.

Infelizmente eu ainda não tenho muitas informações. Sei apenas que o meu bisavo era português e veio por orientação do rei de Portugal colonizar algumas terras aqui no Brasil. O nome dele e Manoel José Moreira e foi casado com Marianna Francisca de Jesus que também era portuguesa.

Os registros dos imigrantes não tinham um controle muito acirrado, não há muitos detalhes sobre eles. E isso tem atrapalhado a minha busca.

Sei que vieram para o Rio de Janeiro, tenho procurado nos cartórios de lá, mas os registros vão até 1889 e o meu avo veio antes desse período. Para se ter uma idéia o meu avo nasceu no Brasil por volta de 1877.

Caso você possa me ajudar com essas informações acima eu ficaria muito agradecida.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316630 | Limão | 05 nov 2012 18:56 | Em resposta a: #316551

Cara Mariana,
Cumprimentos,
1º -Acho que deve pedir no Cartório, ou Arquivo, a Certidão de Casamento de seu pai: Manuel Moreira, nascido em 19-04-1935. que trás logo quem são os seus Avós paternos e maternos, e deve dizer lá onde nasceram. São logo 8 pessoas.
2º - Depois peça a Certidão do Casamento do seu avô: Francisco Xavier Moreira, com Raimunda Mendes de Matos, nascida a 08-07-1901, outra com Maria Moretti Beijo, que trás logo lá mais 16 pessoas, e talvez diga pelo menos, onde nasceram.
Depois vá a esses locais onde foram baptizados, nos livros da Igreja, que tem lá tudo descriminado. Se não conseguir, vá junto dos locais, onde foram sepultados, talvez lá encontre alguma referência, ou nas Câmaras Municipais, onde estão registados os jazigos.
Se mesmo assim não conseguir, não desanime. Porque com o tempo tudo se esclarecerá. Verifique no Fórum, as páginas dos "Vapores para o Brasil", pode ser que lá encontr alguma referência aos seus antepassados. Veja também nos Registos de Passaportes.
Por agora não me lembro assim de mais nada em que possa ajudar. Entrtanto, se decobrir mais alguma pista, logo lha enviarei.
Note: Tem que ser Certidões de casamento, peça fotocópias que são mais baratas.
Num caso parecido, com o meu bisavô paterno, que imigrou de Guimarães para o Brasil, R.J.,cerca de 1840, descobri o nome do navio: "Madre Deus". Por isso não perca a esperança.

Desejo-lhe boas pesquisas, ao dispor:

A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316635 | JJLourenço | 05 nov 2012 19:14 | Em resposta a: #316630

Caro A. Melo Lopes da Costa

Não tendo eu o seu contacto de email, agradeço que me contacte para o meu abaixo.
Tenho antepassados, Mello em Pombeiro, meados, fins do séc. XVII e já li algures que o confrade tem conhecimento desses Mello.
Agradeço o seu contacto.
Cumprimentos,
JJ Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316672 | Limão | 06 nov 2012 01:10 | Em resposta a: #316635

Caro JJ Lourenço,

Muito obrigaqdo pelo contacto, vou dar seguimento.
Cumprimentos

A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316702 | Limão | 06 nov 2012 18:27 | Em resposta a: #316551

Caro JJ Lourenço

Tentei contactar o seu e-mail, mas a mensagem veio devolvida, não sei porquê, alguma falha?
Também respondi á Mariana, mas a msg, desapareceu. Nunca mais consegui contactar o LourençoJJ. Agradeço o contacto.
Agora atrvés dela, vou enviar o meu e-mail, que vai servir para ambos:
Com os cumprimentos,
A. Melo Lopes Costa.

costagostinho1@hotmail.com
agostinho-costa@clix.pt
agostinholopescosta@Gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316722 | nane2104 | 06 nov 2012 23:47 | Em resposta a: #316702

Prezada A. Melo,

Infelizmente eu realmente nao recebi a sua mensagem. Vou lhe enviar um email para que possamos nos comunicar via email.

Muito obrigada pela ajuda e apoio.

Atenciosamente,

Mariana Moreira
mmoreira212@googlemail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316724 | nane2104 | 06 nov 2012 23:56 | Em resposta a: #316630

Prezado A Melo,

A certidao de casamento do meu pai e facil conseguir, peco-a a minha mae. Vou verificar se nela esta escrito o local de nascimento dos meus avos.

Quanto a certidao do meu bisavo, esta sendo bem dificil. Contatei os meus parentes mais velhos e eles nao sabem muito a respeito. Mas nao desisti, ja mandei um email para alguns cartorios do RJ incluindo Petropolis, pois foi la que eles moravam durante um tempo da vida deles ate virem colonizar as terras do interior do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sei que vieram de Portugal para o Rio de Janeiro, mas ainda nao sei onde.

Muito obrigada pelo apoio. Nem sei como lhe agradecer. Por favor, se souber de algo pode me mandar. Ficarei muito feliz.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316734 | nane2104 | 07 nov 2012 01:20 | Em resposta a: #316724

Prezados

Tenho mais algumas informacoes, talvez elas vao ajudar em alguma coisa.

Bisavô: Manoel José Moreira . Veio de Portugal casado para a região do RJ (Petrópolis) (Português) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa), morava em Petrópolis e veio colonizar a região do Rio Itabapuana na fronteira do Rio de Janeiro, com ES e MG. Tiveram 9 filhos: Morreu em 1918 com 69 anos (nasceu em 1849). Essas datas me foram passadas por parentes mais velhos, nao tenho muito certeza se estao corretas. O nome dos seus filhos portugueses são:

1)Ludovica casou-se com Fernandes,

2) Modesto Sebastiao Moreira casou-se com Francisca Altina Vieira,

3) Francisco Xavier Moreira (meu avô) que casou-se com Maria Morethi (apelidada de Beijo), e tiveram 2 filhos,3.1) Irene e 3.2)Ariosto. E ficou viuvo e casou-se com Raimunda Mendes de Mattos (nascida em 08 de Julho 1901) brasileira e tiveram 7 filhos brasileiros: 3.3)Ataupho Moreira, 3.4)Leandra Moreira, 3.5) Francisco Moreira Filho, 3.6) Jose Moreira,3.7) Therezinha Moreira,3.8)Ovidio Moreira, 3.9) Manoel Moreira (meu pai).

4) Otavia Moreira que casou-se com o português chamado Coimbra. Eles tiveram 2 filhos: 4.1) Mariano; 4.2) Licinio Filho;

5)Manoel Maximo e casou-se com Ludovica Ferreira Moreira e tiveram 13 filhos: 5.1) Juvenal; 5.2) Maria; 5.3) Alipio; 5.4) Antonieta; 5.5) Elvira; 5.6) Alice; 5.7) Jair; 5.8) Maria Candida; 5.9) Geraldo; 5.10) Manoel; 5.11) Conceicao; 5.12) Antonio; 5.13) ????

6) Celina Ferreira casou-se com Coimbra (marido da 4) Otavia Moreira ) Otavia Moreira, não sabemos se ele ficou viuvo ou se vivia em bigamia. Tiveram 5 filhos: 6.1) Elda; 6.2) Luiz; 6.3) Elcida; 6.4) Altair; 6.5) Alair.

7) Joviano Procópio Moreira (português) casou-se com Leocádia Maria Moreira (prima de Joviano) e tiveram 6 filhos (eram pais da Billie). 7.1) Edite; 7.2) Maria Milani (Billie); 7.3) Mariana; 7.4) Aline; 7.5) Geraldo; 7.6) Celeste.

8)Amância Moreira Ramos que casou se com Manoel Ramos não sabemos se tiveram filhos.

9)Maria Moreira Martins(Mariquinha) que casou com Fernando Martins (espanhol) e tiveram 3 filhos :9.1)Manoel; 9.2) Otávia; 9.3) José.





Obs.: 1)Manoel José Moreira( meu bisavó) foi casado também com Perciliana de Carvalho com quem não teve filhos;

3) Baltazar (português), era o pai do meu bisavô Manoel José Moreira.

Por favor, me ajudem no que voces puderem!

Agradeco-lhes todo o apoio e atenção.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316746 | Limão | 07 nov 2012 10:16 | Em resposta a: #316635

Caro Lourenço
Cumprimentos

Muito obrigado pelo contacto. Os Mellos de Pombeiro, são meus avós. Sou neto paterno de Dª Maria Ferreira de Mello, filha de Joaquim Ferreira de Mello, e de Dª Maria de Jesus Pereira, do Casal da Bouça Pombeiro de Ribadevizela Felgueiras.
Casou em 1899, com meu avô: Custódio Lopes da Costa, natural de Mesão Frio Guimarâes.
Peçodesculpa por não poder contactá-lo por e-mail. Deixo o meu abaixo.
Fico ás suas ordens, para qualquer esclarecimento.
A. Melo Lopes da Costa
E-mail: costagostinho1@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316747 | Limão | 07 nov 2012 11:08 | Em resposta a: #316734

Cara Mariana
Cumprimentos,

Aos poucos, vai sempre conseguindo saber mais alguma coisa.
Tetravô:Baltazar Moreira, nasceu cerca de 1829, penso eu, falta saber o local e o nome da esposa. deve estar na Certidão de casamento do seu avô, veja bem, deve dizer o local em Portugal de onde é natural.
Peça sempre Certidôes de Casamento, que trazem o nome dos avòs, e das respectivas esposas. Isto é muito importante.
Pelos nomes que me são familiares, acho que devem ser da minha região, aqui de Braga, ou Porto, se calhar ainda parentes, porque os meus também imigraram para o Rio de Janeiro, na mesma época. Fundaram Villa Rica, actual Ouro Preto, Minas Gerais. Moraram na Rua de S. José,nº2, salvo erro, perto do "Tiradentes", não sei se já ouviu falar em Afonso Henriques da Costa Guimarâes, ousou o pseudónimo de Alphonsus de Guimarães e Cepães. Escritor e Poeta Simbolista. Juíz de Mariana. Tem museu em Uberaba, Belo Horizonte.
Mas o que interessa agora é descobrir a sua família. Também tenho Fernandes Moreira como ancestral.
Baltazar, é nome de um dos "Tres Reis Magos", que foram a Belém adorar o Menino Jesus.
Logo que saiba mais informações, prontamente lhas enviarei.
Saudações,
A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316748 | Limão | 07 nov 2012 11:18 | Em resposta a: #316722

Cara Mariana

Muito obrigado, pelo seu e-mail, que anotei.
Envio-lhe o meu para no caso de ainda não o têr:
Saudações.
costagostinho1@hotmail.com
agostinholopescosta@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316763 | nane2104 | 07 nov 2012 14:42 | Em resposta a: #316747

Que ótimas notícias A. Melo!

Estou com muita fé que irei conseguir a origem da minha família.

Por favor, não hesite em contatar-me caso possua mais informações.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316764 | nane2104 | 07 nov 2012 14:46 | Em resposta a: #316630

Prezado A. Melo,

Eu não entendi o seu último parágrafo. Você acredita que o meu bisavô paterno migrou de Guimarães para o Brasil em 1840? E o nome do navio é Madre Deus?

Ou esse foi apenas um exemplo de algum caso que ocorreu?

Estou com dúvidas.

Desde já obrigada.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316819 | Limão | 08 nov 2012 01:48 | Em resposta a: #316764

Cara Mariana

Desculpe eu não me fazer entender, com o meu português de Braga.
Não, é apenas um exemplo do que se passou com o meu Bisavo Paterno, de quem eu também não sabia nada, e atrvés do Fórum, nas listas "Os Vapores para o Brasil" ano de 1840, consegui descobrir o nome do navio em que ele viajou para o Rio de Janeiro.
È só um exemplo que ocurreu commigo.
Quero dizer para a Mariana procurar também nessas listas. quem sabe se não estará lá o nome do seu Bisavô: Manuel José Moreira?
Eu se descobrir alguma coisa, mando-lhe logo dizer.
Continue a pedir as Certidôes de Casamento, do seu Avô: Francisco Xavier Moreira. e de Raimunda Mendes de Matos, sua esposa. Deve ter lá alguma boa notícia. Consulte também o Miseu do Imigrante, para saber se consta lá o nome de seu Bisavô.
Boa sorte,
A, Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316830 | roz | 08 nov 2012 09:38 | Em resposta a: #316764

Cara Mariana

Nao sei se ja tem as certidoes de casamento de seu avo Francisco Xavier Moreira mas normalmente as certidoes sao so um resumo do que esta' no processo de casamento e o seu avo teve dois. Uma possibilidade 'e pedir para ver os processos dos casamentos dele na igreja / diocese / cartorio pois ai' tera' de estar copia do registo de baptismo dele onde estarao os dados que necessita. Sei que 'as vezes destroiem essses processos mas outras estao ainda arquivados e ja tem havido varios sucessos.
Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316914 | Limão | 09 nov 2012 19:58 | Em resposta a: #316764

Cara Mariana

Cumprimentos,

Os meus "N. Fernandes Moreira", n.c. 1360, são de Panóias do Mondêgo, perto de Coimbra, e de Fiolhal, que parece ser em Trás-os-Montes Portugal., na Barca do Tua,
Como me havia dito, que uma sua parente casou para Coimbra, iria ela para junto da familia, ?
Veja bem porque bate certo. Informe-se melhor, sobre essa sua parente.
Em breve envio mais novidades.
Saudações,
A. Melo Lopeas Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316929 | nane2104 | 09 nov 2012 23:54 | Em resposta a: #316830

Prezado Rosario,

Obrigada pela ajuda e dicas. O problema esta justamente em conseguir as certidoes do meu avo para que eu chegue no meu bisavo.

Mas eu creio em nome de Jesus que conseguirei. Amem!

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316930 | Limão | 10 nov 2012 00:20 | Em resposta a: #316764

Cara Mariana,

Nos Meus "Fernandes Moreira"

I) - João Peres do Sotto, n. c. de 1320. Casou com N. Fernandes Moreira, n. c.1320. filha de Fernandes Moreira.
II)- Pedro Pires do Souto, n.ç. de 1340. Senhor de Panoias no Mondêgo, perto de Coinbra, e do Fiolhal, morador em Provesende. Senhor da Barca do Tua, por mercê de D. AfonsoIV, (O Africano), Rei de Portugal. Casou com Francisca Pais, n.c.1340. natural de Sampaio, Trás os -Montes.
III)-Vasco Pires de Sampaio, n.c. 1360, 1º Senhor de Vila Flor, casou com Dª Maria Pereira, n. c. de 1360,filha de Álvaro Pereira e de Dª Maria de Meneses.
IV- Fernão Vaz de Sampaio. 2º Senhor de Vila Flor, n.c. 1380, Casou com Dª Senhorinha Pereira, n.c.1380. Filha de D. Henrique Pereira, Comendador de Poiares. 1º Senhor da Terra da Feira. Casou 2ª vez com Dª Joana de Sousa e Alvim. Sem sucessão.
Segue depois mais 4 irmãos deste, mas não volta a aparecer o sobrenome "Moreira"
Estes dão origem aos "Castros destronados de Moncôrvo", com ligação a Espanha.

Noutros Meus familiares, pelo lado materno tenho:

I) - João Álvares, casado com Victória Moreira. Senhores do Prazo do Assento, S. Torcato Guimarães Portugal.
II)- Gonçalo de Castro Peixoto, casado com Damásia Moreira. Senhores da Casa de Pombal Paços Fafe Portugal.
III)- Ângela de Castro Moreira, casou com Manuel da Costa Peixoto. Senhores da Casa de Carvalhêda Armil Fafe Portugal.

Por hoje é tudo, por favor verifique o seu familiar de Coimbra, porque pode ter vindo para Portugal, para junto da família.
Pesquise os neps de Panoias. sobre o apelido "Moreira" de Coimbra. e do Fiolhal, Barca do Tua. Trás os Montes. Portugal.
Envio saudações.
A, Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#316935 | nane2104 | 10 nov 2012 03:07 | Em resposta a: #303467

Cara Maria Emilia,

Infelizmente eu nao sei da onde sao os meus parentes. E essa tem sido a minha incansalvel busca.

Tenho somente a certidao de obito do meu avo, que nao diz muita coisa, alias nada!

As unicas informacoes que tenho sao as que eu postei no forum.

Bom recebi uma lista com umas 180 paginas de pessoas com o nome Moreira, mas infelizmente os meus parentes nao estavam la. Se precisar me manda um email que eu encaminho para voce.

Um abraco!

Mariana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Moreira

#317252 | nane2104 | 14 nov 2012 23:05 | Em resposta a: #316935

Prezados preciso de uma orientacao de voce onde buscar em Portugal as pessoas abaixo relacionadas:

1. Bisavô paterno: Manoel José Moreira (Português) casado com Marianna Francisca de Jesus (Portuguesa).
• Estima-se que morreu em 1918 com 69 anos, por acreditamos que ele nasceu por volta de 1849
• Pai dele: Baltazar Moreira (Português)
• Teve 9 filhos:

2. Avô paterno: Francisco Xavier Moreira, filho de Manoel José Moreira
• Nascimento: 03/12/1877
• Foi casado com Maria Moretti (não sei o ano) ficou viúvo e casou-se com Raymunda Mende Mattos (do qual é a minha avó)

3. Bisavô materno: Manoel Fernandes Sá (Português) casado com Andrelina Maria dos Santos (nome de solteira).

Me ajudem nao sei onde buscar essas informacoes. :-((

Obrigada pela atencao.

Atenciosamente,

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#369841 | ODEIRMS | 26 mai 2016 05:25 | Em resposta a: #295966

Pessoal Sou Odeir Moreira da Silva, mas por junção de sobrenomes Moreira (materno) e Silva (paterno). São meus Pais (in memorian) Waldomiro Ribeiro da Silva e Vicentina da Silva (originalmente Vicentina do Perpétuo Socorro que mudou ao casar-se A Familia toda é Moreira) Ambos são de Minas Gerais, estado que ainda tenho muitos parentes, em diversas cidades de MG, uma vez que minha mãe tinha 9 irmãos e meu pai tinha 8 irmãos. meus avos eram também mineiros e meus bisavós também. Vou verificar e postar os nomes corretamente. Quem sabe não encontro parentes por aqui. O Brasil é grande em extensão mas as pessoas acabam se encontrando. Meu e-mail é odeirms@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#369842 | ODEIRMS | 26 mai 2016 05:26 | Em resposta a: #295966

Pessoal Sou Odeir Moreira da Silva, mas por junção de sobrenomes Moreira (materno) e Silva (paterno). São meus Pais (in memorian) Waldomiro Ribeiro da Silva e Vicentina da Silva (originalmente Vicentina do Perpétuo Socorro que mudou ao casar-se A Familia toda é Moreira) Ambos são de Minas Gerais, estado que ainda tenho muitos parentes, em diversas cidades de MG, uma vez que minha mãe tinha 9 irmãos e meu pai tinha 8 irmãos. meus avos eram também mineiros e meus bisavós também. Vou verificar e postar os nomes corretamente. Quem sabe não encontro parentes por aqui. O Brasil é grande em extensão mas as pessoas acabam se encontrando. Meu e-mail é odeirms@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#369844 | ODEIRMS | 26 mai 2016 05:28 | Em resposta a: #295966

Tenho Familiares Moreira em diversas cidades de Minas Garais. Me contactem se alguem se identificou com estes meus 2 posts
Odeir Moreira da Silva

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#411271 | Rubenssabobar | 15 jan 2019 10:41 | Em resposta a: #295966

Olá, me chamo Rubens é moro em São Paulo.
Tenho pesquisado sobre meus antepassados, mas não encontrei muita coisa.
Sou filho de Ricardo matias Barbosa que casou com rute Duarte souto.
Meu pai é filho de Maria de Lourdes moreira e miguel Barbosa Azevedo.
Não sei se alguém tem alguma informação de alguém ter tido uma filha pelo nome de Maria de Lourdes moreira.
Somos de Belém Pá, meu avô, era policial em belém.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#414943 | jhovana fornazari | 23 mai 2019 16:45 | Em resposta a: #295966

Meu sobrinho e da familia jose moreira casado co. Ana Dias

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#448556 | nane2104 | 28 jun 2023 00:09 | Em resposta a: #414943

Ola JHovana,

Obrigada pelo retorno. Voce poderia compartilhar mais informacoes a respeito do sua familia? Assim poderemos verificar se ha algum link entre as nossas?

Atenciosamente,

Mariana

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#448557 | nane2104 | 28 jun 2023 00:13 | Em resposta a: #295966

Ola todos,

Fiquei um pouco ausente do forum, mas tentarei estar mais presente.
Ainda não evoluiu muito no processo de busca de informações a respeito dos meus ancestrais portugueses.
Fico um pouco desapontada e frustrada, pois os portugueses que migraram para o Brasil em 1800s não tiveram muitos documentos e os registros nao foram feitos de uma maneira muito organizada.

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#453579 | gsmoreira | 18 abr 2024 15:42 | Em resposta a: #295966

Boa tarde, pessoal. Estou iniciando o processo de cidadania e preciso ir em busca de informações sobre o histórico da família.

Meu bisavô é português e se chama JOSÉ MOREIRA, foi casado com CAROLINA MOREIRA.
José Moreira nasceu em 13 de julho (não sei o ano) e é filho de MANOEL MOREIRA E MARGARIDA ROSA MOREIRA, ambos portugueses.

José Moreira teve 3 filhos (Lucio Moreira - Margarida e Neia) e possuía um irmão chamado JOSÉ DALTRO MOREIRA.

JOSÉ MOREIRA foi imigrante, era operário e chegou no Brasil e teve seus filhos aqui por volta de 1920.

Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato.

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#453580 | mila1000 | 18 abr 2024 15:57 | Em resposta a: #295966

José Moreira nasceu em que freguesia de Portugal?

Chegou em em cidade, estado?

Casou onde e quando?


Quem é o seu avô ou avó? Nasceu onde? Quando?

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#453583 | mila1000 | 18 abr 2024 16:28 | Em resposta a: #295966

Num livro indice consta o nascimento de um Daltro Moreira dilho de José Moreira

Livro 24 de 5/12/1932 a 12/5/1933 Página 204 verso Cartorio São Gonçalo RJ


Não há livro on line para consultar

Resposta

Link directo:

Familia Moreira

#453584 | mila1000 | 18 abr 2024 16:57 | Em resposta a: #295966

José Moreira era serralheiro???

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen