Morgado de Loureiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas

Morgado de Loureiro

#297043 | pedrolx78 | 12 fev 2012 15:46

Boa tarde,

Estou a tentar estudar a genealogia dos morgados de Loureiro, utilizando para o efeito o Felgueiras Gayo , e os dados que são fornecidos aqui no geneall. Estou também em contacto com Sra. Dores Henriques que tem sido muito simpática e ajudado na minha investigação.

Vou explicitar aqui as minhas conclusões, meramente tiradas de NFP (Loureiros) §1 e §18 e da base de dados da geneall, e conversas com o AG de Viseu. Gostaria de saber se, houver acaso alguém que possa ajudar nas minhas conclusões,.... (NB os 'N' são nomenclatura minha para ajudar na identificação das gerações, não se relacionam de alguma forma com os utilizados em NFP)

1º morgado de Loureiro

N1 João Anes Loureiro c.c. Sancha Gonçalves (conhecido por ter erigido a Igreja Paroquial de Silgueiros)

teve como filho

2º Morgado de Loureiro

N2 Luis Anes de Figueiredo Loureiro c.c. Catarina de Figueiredo

teve como filho

3º Morgado do Loureiro

N3 Luis Anes Loureiro (cónego de Viseu) que teve geração c/ Branca Afonso:

N4 Henrique de Loureiro
N4 Genebra de Figueiredo

4º Morgado do Loureiro

N4 Henrique de Loureiro c.c. Brites Rodrigues Cardoso

teve como filho

5º Morgado de Loureiro

N5 Luis de Loureiro , 'o grande', herói de Mazagão, Tânger

(o morgado deveria ter passado para D. Isabel de Loureiro, por morte desta houve oposição entre Álvaro de Loureiro e Manuel Loureiro de Mesquita(N6). Por Morte o Morgado passa a seu filho Nuno de Barros de Loureiro(N7) §18)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

N4 Genebra de Figueiredo c.c. João Mesquita

N5 Gaspar Loureiro c.c. Filipa Pereira de Andrade

N6 Manuel Loureiro de Mesquita c.c. Isabel Gomes de Miranda

6º Morgado de Loureiro

N7 Nuno de Barros de Loureiro c.c. Catarina de Figueiredo

7º Morgado de Loureiro

N8 Luis Loureiro de Albuquerque c.c. Paula de Nápoles de Albuquerque

8º Morgado do Loureiro

N9 Nuno de Barros de Loureiro c.c. Helena Teresa da Costa

9º Morgado de Loureiro

N10 Manuel de Barros de Loureiro c.c Helena Francisca da Silva e Melo Cardoso

10º Morgado do Loureiro

N11 Nuno de Barros de Loureiro c.c. Maria de Nápoles Loureiro de Queirós

11º Morgado do Loureiro

N12 Manuel do Loureiro Castelo Branco Nápoles e Queirós (ou simplesmente Manuel do Loureiro) c.c. Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio

(que dizem ter unido os dois pretendentes ao morgado, dadas as disputas anteriores)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

não continuo com a enumeração dos morgados de Loureiro (penso ter havido mais pelo menos um 12º e um 13º).... sendo que segundo os Arquivos distritais de Viseu:

"A última representante deste morgado foi Maria Emília do Loureiro, viúva de Manuel Casimiro do Loureiro, seu primo. Esta casou, em segundas núpcias, com Henrique de Lemos e Sousa e virá a falecer em 1883. Henrique Lemos e Sousa, uma vez viúvo, esbanjou toda a fortuna herdada. O morgadio e solar acabou por ser vendido em praça pública, para pagamento das dívidas por ele contraídas e foi arrematado pelo "brasileiro" Santos Lima, natural de Casal Sancho."

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No entanto do casamento

N 12 Manuel do Loureiro Castelo Branco Nápoles e Queirós (ou simplesmente Manuel do Loureiro) c.c. Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio

houve geração:

N 13 Maria de Loureiro Cardoso c.c. José Teles de Queirós de Figueiredo de Almeida, Morgado de Mesquitela e Sr da Casa de Vilharigues (tt Loureiros §11)

dos quais descendo de um:

N14 Nuno de Barros Telles do Loureiro Cardoso cc Teresa Rita do Loureiro Albuquerque

que é meu 5º Avô.


Gostaria de saber se alguém pode complementar estes dados, ou até mesmo corrigi-los. Seria de grande ajuda.


Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297054 | badim | 12 fev 2012 18:06 | Em resposta a: #297043

Caro Pedro

No meu ramo encontro de Loureiro e Nápoles e as origens segundo Felgueiras Gaio, foi um Manuel de Loureiro e Nápoles, natural de Viseu que casou com uma Luisa de Caldas e Sousa "Passos" esta natural de Valadares- Monção e que uma filha deste casal Maria de Loureiro e Nápoles foi casar a Viseu com um José de Lemos, mas aqui em Monção, ficou um filho que teve sua casa em Badim- Monção "casa dos Nápoles" esse Manuel de Loureiro e Nápoles casou com Luisa + -1700 mas ainda não encontrei nada para ligar a Viseu, porque na Sé de Viseu deve-se encontrar o casamento de José de Lemos e Maria de Loureiro e Nápoles, se o Senhor Pedro tem alguns dados para me ajudar agradeço.

Cumprimentos

Victor Gomes ( França )

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297069 | pedrolx78 | 12 fev 2012 20:13 | Em resposta a: #297054

Caro Victor,

Sim tem toda a razão, mas nesse caso temos de seguir a filiação de Maria de Nápoles de Loureiro de Queirós,que consta no título de 'Queirozes' (§6 e §7 e §8 ) , e que eu passo a explicitar:

N1 Isabel Gouveia de Queirós(aqui em geneall como Queiroz) c.c. Fernão Cabral, 4º Sr da Azurara

N2 Leonel de Queirós (NB: irmão neste caso de Pedro Álvares Cabral) cc Maria Vaz de Castelo Branco

N3 Gaspar de Queirós de Castelo Branco(CBA em 1537) c.c. Leonor P. de Castelo Branco

N4 Bernardo de Queirós Castelo Branco c.c. Maria de Figueiredo

N5 Gaspar de Queirós Castelo Branco (Morgado de Avinços) c.c. Isabel Gomes de Miranda (NB Isabel, filha de Luis Loureiro de Albuquerque com Paula de Nápoles, e portanto irmã de Nuno de Barros de Loureiro, 8º Morgado de Loureiro)

N6 Manuel de Loureiro Castelo Branco c.c. Maria de Castelo Branco

N7 João Loureiro de Castelo Branco c.c.Paula de Nápoles (não confundir com Paula de Nápoles de Albuquerque)

N8 Manuel Loureiro de Castelo Branco (e Nápoles) c.c. Luísa de Caldas (é seguramente a estes que se refere)

"Serviu na praça de Almeida no tempo em que se suspenderão os despachos reformou-se por falta de saúde em Tinente de Cavallaria"

N9 Maria de Nápoles Loureiro de Queirós c.c. Nuno de Barros Loureiro (10º Morgado de Loureiro)

N10 Manuel do Loureiro Castelo Branco de Nápoles e Queirós c.c. Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio http://www.geneall.net/P/lang.php?id=D



---------------------

Tenho mais informações se precisar, a minha grande questão neste momento é encontrar a ascendência de Maria Joana (ou Josefa?) Cardoso do Loureiro, pois esta descende do ramo de Loureiros que se desvinculou deste ramo, por meio de Pedro Cardoso, irmão de Beatriz Cardoso casada com Henrique de Loureiro, 4º Morgado de Loureio, pai de Luís de Loureiro o 'grande' e 5º Morgado de Loureiro.

Os dois ramos da familia apenas se viriam a reunir séculos depois com o casamento descrito em N10.
As restantes ascendências são bem explicadas em Felgueiras Gayo.
Se me puder ajudar também lhe ficaria extremamente grato....

Cumprimentos

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297070 | pedrolx78 | 12 fev 2012 20:24 | Em resposta a: #297069

Peço desculpa pelo link no meio foi engano.

Dados Adicionais.

a) Paula de Nápoles (N7) casada com João Loureiro de Castelo Branco é neta de Paula de Nápoles de Albuquerque (cuja ascendÊncia não refiro aqui)

b) a minha numeração não corresponde à de FG apenas a utilizo para facilitar a leitura

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297071 | jaboo | 12 fev 2012 20:28 | Em resposta a: #297043

Caro Pedro Teles,

Sugiro-lhe a leitura da obra "Ascendencias Viseenses", de Manuel Abranches de Soveral (2 volumes). No titulo de Loureiros e Mesquitas (primeiro tomo), ele desenvolve bem essas geraçoes e poderá encontrar muitos dados biográficos sobre essa gente toda.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297078 | badim | 12 fev 2012 21:08 | Em resposta a: #297069

Caro Pedro Teles

Talvez seja esse casal N° 8 Manuel Loureiro de Castelo Branco e Nápoles cc Luisa de Caldas, para ter a certeza tenho que encontrar esse casamento para ver se ela é filha de António de Caldas e Sousa e Catarina Ferreira de Passos ou Soutelo, residentes em Valadares.

O Morgado que construiu a casa dos Nápoles em Badim devia ter falecido ainda novo, porque sua filha natural Joana Maria de Loureiro e Nápoles casou em 1775 e foi uma filha desta Joana que herdou a casa dos Nápoles, a ultima proprietária foi Matilde da Conceição de Sousa Caldas de Loureiro e Nápoles * 1841 e não encontro mais nada nos assentos, é certo que faltam muitos assentos na freguesia de Badim, mas gostaria de ligar este ramo ao de Viseu.

Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297088 | pedrolx78 | 12 fev 2012 22:52 | Em resposta a: #297071

Caro João Braz

Infelizmente, não tenho acesso a essa obra, que muito gostaria de ler. Já me deparei com várias das suas publicações disponibilizadas online, nomeadamente em referência a Francisca de Castelo Branco (minha ascendente) e sua relação com os Mellos e etc.

Se acaso me pudesse fornecer dados adicionais em relação ao que explicito anteriormente, com base nesta obra, muito lhe ficaria agradecido.

Atenciosamente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297091 | JC | 12 fev 2012 23:41 | Em resposta a: #297043

Caro confrade Pedro Teles

Os fundadores da Igreja e Padroado de Santa Maria de Silgueiros foram Daganel e D. Sancha Gonçalves, no ano de 1186, primeiros senhores conhecidos da Honra e Quinta do Loureiro.

Algumas gerações mais tarde, João Anes do Loureiro (nascido em 1343), senhor da Honra e quinta do Loureiro, e que casou com Catarina Dias de Figueiredo, com suas irmãs Catarina Anes, Aldonça Anes e Maria Anes (do Amaral), filhos de João Anes (do Loureiro) e Maria Anes do Amaral, reformaram e refundaram a Igreja de Santa Maria de Silgueiros dotando-a com novos bens, em 1418.

O seu trineto Luís de Loureiro, "O Grande", foi quem instituiu em 7/9/1551 o Morgado do Loureiro, ligado à capela de nossa Senhora da Encarnação, na Quinta do Loureiro.

As gerações que refere entre João Anes do Loureiro (casado com Catarina Dias de Figueiredo) e Luís de Loureiro, o Grande Capitão, herói de Azamor, adaíl-mór do reino, do conselho de D. João III, estão correctas.

Sucede-lhe como 2º morgada do Loureiro sua filha Ambrósia do Loureiro, casada com Lopo Peixoto de Melo, que têm D. Joana de Melo, casada com D. Álvaro de Castro, 3ª morgada do Loureiro.

A esta sucede-lhe como 4ª morgada do Loureiro, a irmã de sua mãe D. Isabel de Loureiro, segunda mulher de D. Luís da Cunha, com geração que se extinguiu.

Após a morte desta entrou em demanda o morgadio do Loureiro, durante largos anos, entre Álvaro de Loureiro com Manuel Loureiro de Mesquita e este terá ainda sido Morgado do Loureiro continuando o Morgadio no seu filho Nuno de Barros de Mesquita. Sobre a demanda entre Álvaro de Loureiro e Manuel Loureiro de Mesquita foi referido que o que "um levou por feitas outro perdeu por pobre".

Pode encontrar mais informações em "Subsídios para uma Biografia de Pedro Álvares Cabral" de Luís de Mello Vaz de Sampayo, em "Ascendências Visienses", de Manuel Abranches Soveral e também nas "Memórias de Viseu" de José Coelho. Neste último encontramos alguns lapsos nos casamentos e nomes de alguns Loureiros referidos, nas primeiras gerações conhecidas, assim como nalgumas datas, isto deve-se a que o nome João Anes e João Anes de Loureiro têm sido confundidos pelos principais genealogistas medievais e contemporâneos. A repetição do nome de suas filhas, Maria, Catarina e Aldonça, nas várias gerações tem ajudado a agravar a confusão. Alguns autores mais antigos terão mesmo identificado um só João Anes. No entanto a cronologia dos vários documentos em que são mencionados, assim como as ligações, casamentos, seus e das suas descendentes, levaram à conclusão fundamentada, por parte de Luiz de Mello Vaz de Sampayo, que, com dados cronologicamente válidos, determinou que existiram três João Anes (de Loureiro).

Quando refere em N12 que "que dizem ter unido os dois pretendentes ao morgado, dadas as disputas anteriores", não é correcto. Este casamento uniu o 11º morgado do Loureiro com a morgada dos Cardosos ou de Santa Luzia, como é referido aquando da sua instituição em 1534, vinculado à Capela de Santa Luzia do Loureiro da referida Quinta do Loureiro. As disputas entre estes dois ramos não eram a continuação das disputas sobre o morgadio do Loureiro mas sim sobre a Casa e Quinta que se encontrava dividida ao meio há largas gerações, anteriores há instituição dos dois morgadios distintos.

como referi, este outro morgadio continuou em metade da casa e da Quinta do Loureiro e havia sido instituído pelo Dr. Pedro Rodrigues Cardoso, em 1534, casado com Catarina de Figueiredo, dona de metade da casa e Quinta do Loureiro, a favor do seu filho Francisco Cardoso de Loureiro.

O casamento dos referidos Manuel do Loureiro Castelo Branco Nápoles e Queirós e Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio, juntou os dois morgadios distintos e reuniu de novo a Casa e Quinta do Loureiro, que se encontrava dividida desde os fins do séc. XV.

O último representante e Morgado do Loureiro (13º) e dos Cardosos foi Manuel Casimiro do Loureiro Cardoso (e não sua mulher e prima) Maria Emília do Loureiro Cardoso cujo segundo marido, como refere, esbanjou a fortuna, mas ainda antes da morte desta. A Casa e Quinta do Loureiro foram vendidas imediatamente após a morte desta a Joaquim Santos Lima, natural de Casal Sancho, grande empresário, que esteve alguns anos no Brasil.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297093 | pedrolx78 | 13 fev 2012 00:06 | Em resposta a: #297091

Caro José de Castro Canelas,

Muito obrigado pela sua explicação! De facto a perguntar é que a gente aprende.

Apenas como adenda, eu percebi que tinha sido incorrecto nas minhas afirmações mal as escrevi, sobre a união de Manuel do Loureiro com Maria Joana Cardoso de Mello Sampalo. Há vasta informação sobre isto que já tinha lido.

A minha 'ideia', era a de conseguir enumerar correctamente os Morgados de Loureiro. Sei que Manuel do Loureiro CB Nápoles e Queirós foi o 11º Morgado mas tenho dificuldade em conseguir enumerá-los (de 1 a 13) .

Em Felgueiras Gayo dá-nos a impressão que existia um morgado já no tempo dos vários "Luis Anes", no entanto sim é específico quanto à criação do Morgado com Luis do Loureiro, o 'grande'. Pensei que as contendas familiares tivessem começado mais cedo, com descendentes desses Mesmos 'Luis Anes'....

Se não for pedir muito, poder-me-ia dizer se as gerações entre Manuel Loureiro de Mesquita e Manuel do Loureiro Castelo Branco Nápoles e Queirós, estão correctas?

Tentarei consultar as obreas que refere.... mas o tempo urge!

Mais uma vez obrigado

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297098 | JC | 13 fev 2012 01:17 | Em resposta a: #297093

Caro Pedro Teles

Tenho tentado investigar algumas coisas sobre os Loureiro mas ainda aprofundei pouco as gerações mais recentes. Embora não tenha aqui comigo, existe uma publicação sobre a freguesia de Silgueiros, que julgo será donde terá retirado uma frase na sua primeira mensagem (em que é referido incorrectamente ser a última representante Maria Emília do Loureiro, quando na minha opinião é o seu primeiro marido, abaixo indicado) que refere os vários morgados do Loureiro, de uma forma que creio bastante correcta. Creio incorrecta a forma como essa publicação refere Joaquim Santos Lima.

Em minha opinião, fundamentada nas várias obras que tenho analisado, a cronologia de sucessão no Morgadio do Loureiro, será a seguinte:

1º - Luís de Loureiro (O Grande), c. c. Guiomar Machado, instituidor em 7/9/1551 deste morgadio, vinculado à capela de N. Senhora da Encarnação, na quinta do Loureiro.

2ª - Ambrósia do Loureiro, c.c Lopo Peixoto de Melo;

3ª - D. Joana de Melo, c.c. D. Álvaro de Castro;

4ª - D. Isabel de Castro, c.c. D. Luís da Cunha;

5º - Nuno de Barros do Loureiro c.c. Maria de Albuquerque (alguns autores referem que é seu pai 0 5º morgado, no entanto julgo que será este uma vez que a sentença da demanda é já dada a favor de seu pai e a este Nuno de Barros do Loureiro, que só terá sido autor da demanda após a morte do pai);

6º - Luís do Loureiro de Albuquerque c.c. Paula de Nápoles;

7º - Nuno de Barros do Loureiro c.c Helena Ferreira da Costa;

8º - Luís do Loureiro c.c. Helena Caetana do Loureiro Castelo Branco;

9º - Manuel de Barros do Loureiro c.c. Helena Francisca da Silva e Melo;

10º-Nuno de Barros do Loureiro c.c. Maria Luísa de Castelo Branco e Queirós;

11º- Manuel do Loureiro Castelo Branco de Nápoles e Queirós c.c.Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio, Morgada dos Cardosos (ou de Santa Luzia do Loureiro), casamento que juntou os 2 ramos desavindos da família Loureiro, reunificando de novo a casa e Quinta do Loureiro com as suas 2 capelas e juntando os 2 morgadios;

12º- Luís do Loureiro Cardoso c.c. Casimira Lúcia de Brito Mascarenhas e Mancelos;

13º- Manuel Casimiro do Loureiro Cardoso c.c. Maria Emília do Loureiro Cardoso.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297106 | pedrolx78 | 13 fev 2012 11:45 | Em resposta a: #297098

Caro,

Muito obrigado, mais uma vez. Penso que será defeito de 'fabrico', profissional, gostar de ver as coisas ordenadas. Penso que o meu erro foi, sobretudo, pensar que o Morgado era mais antigo do que o que de facto é, e tentei inferir a enumeração a partir da única fonte que tinha a meu dispor. Erradamente.

A restante informação tenho tentado obter junto dos Arquivos de Viseu, com os quais comunico por email, já que não tenho possibilidade de me deslocar, a frase foi efectivamente retirada de lá. Penso que talvez seja de facto injusta para com o Sr. Joaquim Santos Lima, mas talvez tenha sido assim feito para 'romantizar' levemente o 'drama'. Sinais dos tempos.

Vejo que a única diferença entre a sua lista (que suponho ser a correcta), é com os nomes da esposa de Nuno de Barros de Loureiro, 5º Morgado, na minha lista, e é o que aparece em FG o nome é Catarina de Figueiredo, enquanto que na sua, o nome é Maria de Albuquerque. O restante parece-me estar de acordo, o que me salva levemente da 'desgraça' restante.

De qualquer das formas agradeço mais uma vez toda a informação prestada. Sendo assim, Maria do Loureiro Cardoso c.c. José Telles de Figueiredo e Almeida, seria irmã de Luis do Loureiro Cardoso, 12º Morgado do Loureiro.

Cordialmente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297112 | JC | 13 fev 2012 12:32 | Em resposta a: #297106

Bom dia

O nome Catarina Figueiredo repete-se também em várias gerações e tem dado origem a algumas confusões. Em Felgueiras Gayo e também aqui no Geneall dão Sancha Gonçalves como mulher de João Anes de Loureiro. Penso que é confusão com a fundadora do padroado de Santa Maria de Silgueiros, em 1186, a homónima D. Sancha Gonçalves, pois quer o Prof. Luís Mello Vaz de Sampayo quer Manuel Abranches Soveral casam-no com Catarina Dias de Figueiredo, que pelas consultas que tenho feito tomo como correcto.

O filho destes, Luís Anes de Loureiro casou com outra Catarina Figueiredo.

Nuno de Barros de Loureiro foi casado com Maria de Albuquerque.

Sobre a irmã de Luís do Loureiro Cardoso não tenho informações.


Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297119 | pedrolx78 | 13 fev 2012 13:59 | Em resposta a: #297112

De facto, às vezes a repetição de nomes leva a algumas confusões. Suponho que terei de arranjar algum meio de consultar as obras que refere.

Mesmo para confirmar certas ascendências da minha família nomeadamente de

(Simão de Figueiredo Castelo Branco) c c Beatriz Teles(ramo Homem Telles)

Felgueiras Gayo dá-o como descendente de Brás de Figueiredo Castelo Branco c.c. Francisca Mendes de Antas , que seria descendente de Pedro Dias de Figueiredo f.b. de Diogo Afonso de Figueiredo , filho de (adivinhe-se) Luis Anes Loureiro...

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116865

se me souber dar alguma informação mais precisa sobre este assunto, ficar-lhe-ia extremamente grato.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297120 | pedrolx78 | 13 fev 2012 14:00 | Em resposta a: #297119

Nota: É Brás de Figueiredo que é descendente de Pedro Dias de Figueiredo e não sua mulher.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297145 | JC | 13 fev 2012 20:00 | Em resposta a: #297119

Caro Pedro Teles
De novo nas Ascendências Visienses Manuel Abranches, baseado em Alão, difere de Felgueiras Gayo e também do Geneall, o que me parece correcto pelas datas referidas.

Assim Diogo Afonso de Figueiredo é filho de João Anes do Loureiro e Catarina Dias de Figueiredo (é seu irmão Luís Anes do Loureiro, n. c. 1385, e não seu pai). Nasceu cerca de 1386 e é homónimo de seu avô materno.
Casou cerca de 1407 com Joana Gonçalves de Barros. Teve de Catarina Esteves o filho bastardo que refere, Pedro Dias de Figueiredo, pai de Mateus de Figueiredo, que casou com Branca Vaz de Castello-Branco, que tiveram entre outros Braz Figueiredo de Castello-Branco casado com Briolanja Mendes, s.g. Este teve de Margarida Luiz, perfilhado e legitimado, dr. Braz de Figueiredo Castello-Branco, n. cerca de 1532 e que casou a 1ª vez com Francisca Mendes de Antas e a 2ª vez com D. Guiomar de Andrade.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297155 | pedrolx78 | 13 fev 2012 21:53 | Em resposta a: #297145

Bom é evidente que irei ter de consultar a obra que refere. Mas não consigo resistir a perguntar-lhe se, nessa obra, existe alguma referência a Simão de Figueiredo Castelo Branco c.c. Beatiz Teles , que seria filho de Brás de Figueiredo Castelo Branco com Francisca Mendes de Antas, ou teria este senhor outra filiação completamente diferente?

Obrigado mais uma vez pela elucidação, e desculpas antecipadas pela curiosidade ....

Cordialmente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297158 | JC | 13 fev 2012 22:20 | Em resposta a: #297155

Confirmo. foi Juiz de Fora e morador na Quinta da Gataria em Torres Vedras. Nasceu na Quinta de Gondomar em Penalva, cerca de 1557.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#297161 | pedrolx78 | 13 fev 2012 22:38 | Em resposta a: #297158

Muito obrigado,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299193 | pedrolx78 | 08 mar 2012 13:35 | Em resposta a: #297112

Caro,

O meu pai consultou o Arquivo distrital de Viseu e temos em nossa posse as fotocópias do

(1)assento de baptismo de Maria de Loureiro Cardoso, filha de Manuel de Loureiro Castelo Branco, morgado de Loureiro, e Maria Joana de Cardoso Melo de Sampaio , e ainda o
(2) assentos de baptismo de Nuno, filho de José Teles de Figueiredo e Almeida e de Maria de Loureiro Cardoso(14/05/1821) e de
(3)Maria Rita, filha deste mesmo Nuno com Teresa Rita do Loureiro de Albuquerque.(17/11/1846).

Temos ainda o registo de casamento de Manuel de Loureiro Castelo Branco, morgado de Loureiro com Maria Joana de Loureiro Cardoso Melo e Sampaio.

Transcreverei os (1), e (2) pois tenho-os aqui em minha posse, (3) e (4) transcrevê-lo-ei posteriormente.

então
(1)
===============================================================================
Assento de baptismo de Maria de Loureiro Cardoso (ADV, Silgueiros, Viseu, Cx 27 - D nº 24 Fl. 147 e 147 Vª
===============================================================================
Aos vinte e três dias do mês de Agosto de mil e setecentos e oitenta e coatro annos nasceo Maria filha de Manoel do Loureiro Castelo Branco e de sua Mulher Dona Maria Joanna de Loureiro Cardoso Robalo, e Sampaio, naturais e moradores na sua quinta Morgado do Loureiro desta freguesia de Silgueiros. Foi baptizada pelo reverendo Antonio Joaquim de Loureiro Castelo Branco, abbade da sobredita freguezia e postos os Santos na sua Capella do Loureiro de CIma com licença de sua (?), aos trinta e hum do mesmo mes. Nepta paterna de Nuno de Barros de Loureiro natural da sua quinta e Morgado de Loureiro e morador na quinta de Carvalhiços, e de sua mulher Dona Maria Luisa de Loureiro, Queirós de Figueiredo natural da sua quinta de Lages do Arcebispado de Braga e abitante na de sua quinta de Carvalhiços freguesia de São Miguel de Outeiro; e materna de Pedro Cardoso de Loureiro e Almeida, natural e morador na sua quinta do Loureiro desta freguesia de Silgueiros e de sua mulher Dona Francisca Teresa de Sampaio e Mello natural da cidade de Pinhel e moradora na sua quinta de Loureiro deste bispado de Vizeu. Foram Padrinhos seu avô Nuno de Barros de Loureiro e também por sua procuração o reverendo Luis de Loureiro de Albuquerque tio da baptizada acima. Foram testemunhas o Padre Vicente Fernandes e Joaquim Manuel de Loureiro que aqui assignaram de que fiz este termo que assignei dia (???)

(assinaturas)

================================================================================

===============================================================================
Assento de baptismo de Nuno de Barros Telles do Loureiro Cardoso (ADV, Vouzela, Vouzela, Cx 12 - B nº 8 Fl. 221V
===============================================================================
A quatorze de Maio de 1821 na Pia baptismal desta Igreja de Santa Maria da villa de Vouzella postos os santos(?) baptizei Nuno filho de José Telles de Figueiredo, natural de Vilharigues, freguesia de Passos, e de sua mulher Dona Maria Rita de Loureiro Cardoso, natural do lugar de Loureiro, freguesia de Silgueiros. Neto paterno de Manuel Telles de Queirós e Figueiredo, natural do lugar e Freguesia de Misquitella, concelho de Mangualde, e de sua mulher Dona Maria Rita Pereira de Carvalho, natural do dito lugar de Vilharigues, freguesia de Passos; materno de Manuel do Loureiro Castello Branco Nápoles, natural do lugar e freguesia de Lagiosa, e de sua mulher Dona Maria Joanna de Loureiro Cardoso, natural do dito lugar de Loureiro, freguezia de Silgueiros. Foi padrinho seu tio Nuno de Barros de Loureiro Cardoso, abade de Santa Maria de Silgueiros, cujo minino nasceu a 30 de Abril do dito ano e era sobrinho(?), e seos pais receberam-se ma capella de Carvalhiços, freguesia de Sam Miguel do Outeiro, e fiz este assento que assignei.

Joaquim de Seixas Sequeira Barros
==================================================================================


Tudo isto confirma o que foi dito anteriormente. Pedro Cardoso de Loureiro e Almeida é filho de João de Almeida de Mesquita Cardoso e de Maria Margarida do Loureiro, segundo o casamento dos dois.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299204 | pedrolx78 | 08 mar 2012 15:02 | Em resposta a: #299193

santos=santos óleos

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299216 | JC | 08 mar 2012 17:09 | Em resposta a: #299193

Caro Pedro Teles

Agradeço a informação. Temos aqui o baptismo de uma filha dos dois morgados, o Morgado do Loureiro (11º) e a Morgada de Cardoso em que aparecem ambos os avôs naturaise donos da sua Quinta do Loureiro que demonstra que a Quinta e casa estava separada e voltou a ser reunida por este casamento.
Por curiosidade verá que o ramo considerado legítimo detentor do morgadio do Loureiro nunca usou o nome Cardoso. Sempre que existem documentos em que é referido um Loureiro Cardoso ou Cardoso Loureiro refere-se ao ramo dos Morgados de Cardoso (ou Santa Luzia do Loureiro) embora muitas vezes se intitulem Morgados do Loureiro, não o sendo na realidade. Isso mesmo se pode verificar numa inscrição existente na Torre do Loureiro.
Por curiosidade esta Torre aparece, com a casa, numa novela que está a decorrer (Remédio Santo) onde são feitas as filmagens dos exteriores.
No primeiro assento onde lê Robalo não será Melo como aparece referido o nome em outros documentos?

Cumprimentos,
JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299233 | pedrolx78 | 08 mar 2012 20:03 | Em resposta a: #299216

Caro José de Castro Canelas,

Sim, de facto também achei curioso essa 'troca' de Apelidos, que também ocorre no assento de casamento entre os dois, como pode ver aqui:

===============================================================================
Assento de casamento entre Manuel do Loureiro Castelo Branco e Maria Joanna de Loureiro Cardoso Robalo e Sampaio, ADV, Silgueiros, Viseu, cx. 27-13, nº 17 , Fl 11-11 V
===============================================================================
Aos dezanove dias do mês de Agosto de mil e setecentos e dois annos, celebram em minha presença, segundo o Concílio Tridentino, e constituição deste Bispado, na capella de Nuno de Barros do Loureiro de Cima (ou de Lima??) , com licença do reverendo Doutor Providor do mesmo Bispado, Manuel de Loureiro Castelo Branco, filho legítimo de Nuno de Barros de Loureiro, natural assim hum como o outro da sua quinta, e Morgado do Loureiro, e de sua mulher Dona Maria Luísa de Loureiro Queirós de Figueiredo, natural da sua quinta do Lage(?), do Arcebispado de Braga e moradores na sua quinta de Carvalhiços, Freguesia de Sam Miguel do Outeiro.
Nepto paterno de Manoel de Barros do Loureiro, natural do Loureiro de Cima, e de sua mulher Dona Elena Thereza Francisca da Silva, natural de Corvos de Nogueiras, e materno de Manoel Loureiro Castello Branco Queirós de Figueiredo, natural de sua quinta de Carvalhiços, e de sua mulher Dona Luiza Maria de Caldas Trancoso(?) e Lira, natural da quinta do ??. Com Maria Joanna de Loureiro Cardoso Roballo e Sampaio natural de sua quinta e Morgado do Loureiro, filha legítima de Pedro de Cardoso de Loureiro e Almeida, natural e morador na sua quinta de Loureiro, e de sua mulher Dona Francisca Francisca Theresa de Sampaio e Mello, natural da cidade de Pinhel, e moradora na sua quinta do Loureiro, deste Bispado de Vizeu. Nepta paterna de Joam de Almeida de Loureiro, natural da mesma quinta de ?? e de sua mulher Dona Maria Margarida de Loureiro, e Matos, natural da Rua de Santa Maria da ????? do Bispado do Porto, e materna de Manoel de Sampaio Pacheco de Figueiredo e de sua mulher Dona Maria Thereza de Mello em aldeia de ??, Bispado da Guarda. Foram testemunhas Luis de Loureiro ?? Correa, de VIzeu e Reverendo Abbade António Joaquim de Loureiro Castelo Branco e José de Sampaio de Loureiro de Baixo desta freguezia de SIlgueiros de que fiz este termo que assignei ????

Cura Manoel de Figueiredo
==================================================================================


tem a lista completa do Morgado dos Cardoso??

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299256 | JC | 08 mar 2012 23:01 | Em resposta a: #299233

Caro Pedro

Tenho a lista dos Morgados dos Cardosos mas não estou completamente certo se está completa, mas só tenho acesso possivelmente na semana que vem pois não a tenho onde estou agora.

Tem a certeza que o nome é Maria Joanna de Loureiro Cardoso Robalo e Sampaio? Não é Melo em vez de Robalo? Além de que o melo faz mais sentido que Robalo pois proviria de sua mãe e o robalo só se for da costa...

O Loureiro é de Cima e não de Lima, como ainda hoje é conhecido. Pelo que se depreende o casamento foi na Capela dos Loureiro (capela de N S da Encarnação) e não na dos Cardoso do Loureiro (de Santa Luzia), ambas na Quinta do Loureiro.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299281 | pedrolx78 | 09 mar 2012 09:41 | Em resposta a: #299256

Caro José,

Se os meus olhos não me enganam, e estou a efectuar correctamente a leitura, parece-me de facto Robalo e nao Melo.

Faculto-lhe o meu contacto pedteles arroba gmail ponto com e posso enviar-lhe partes do documento, para garantir. Sou relativamente novo nestas andanças e admito que nao tenho treino em ler caligrafias antigas.

Finalmente, deixo uma palavra pública de apreço ao trabalho da D. Dores Henriques, do ADV.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#299282 | pedrolx78 | 09 mar 2012 09:44 | Em resposta a: #299233

Já agora, aqui há uma gralha - falta a palavra oitocentos. O casamento ocorreu em 1782 e não 1702

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301707 | pedrolx78 | 03 abr 2012 00:40 | Em resposta a: #299256

Caro José de Castro Canelas,

Como vai? Peço desculpa de estar a 'ressuscitar' este tópico, mas gostaria de voltar à carga com este assunto... como sei que se dedicou ao estudo genealógico dos Morgados de Loureiro e dos Morgados de Cardoso, gostaria de lhe perguntar se teria disponível consigo a lista completa dos morgados de Cardoso, ou de Santa Luzia de Loureiro, e se teria a amabilidade de os partilhar comigo.

Consigo identificar:

- Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo (ou Robalo?) Sampaio
- Pedro Cardoso de Loureiro e Almeida (consta no assento de nascimento de sua filha) c.c. Francisca Teresa de Sampaio e Melo
- João de Almeida Cardoso de Loureiro c.c. Maria Margarida do Loureiro e Matos (idem)
- João de Loureiro de Mesquita Cardoso e Vasconcelos c.c. Maria Josefa de Almeida Cardoso
- ?

Agradeço desde já a atenção prestada.

Atenciosamente,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301734 | Nuno | 03 abr 2012 11:50 | Em resposta a: #301707

Desculpem a intromissão, mas tinha ideia que este João de Almeida Loureiro, era o 7º morgado de Loureiro.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=519373

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301743 | pedrolx78 | 03 abr 2012 14:00 | Em resposta a: #301734

Caro Nuno,

Parece-me estar a confundir. O 7o Morgado de Loureiro foi Nuno de Barros de Loureiro.

Neste caso especifico estamos a falar do 'outro' Morgado de Loureiro, ou Santa Luzia de Loureiro, ou 'Morgado dos Cardosos', como explicado por José de Castro Canelas.

Mas o nome que fornece não está correcto - aqui na base de dados do geneall pode encontrar um tronco dos morgados de Santa Luzia de Loureiro, e o João que refere na sua mensagem não faz arte desse tronco que está na base de dados.

Cumprimentos

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301748 | Nuno | 03 abr 2012 14:19 | Em resposta a: #301743

Caro Pedro,

Obrigado pela informação. Provávelmente fiz confusão. Tinha uma vaga ideia de ter visto o registo do filho Pedro de Barros Cardoso. onde constava ser filho de João de Almeida, morgado do Loureiro.


Cumprimentos,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301750 | pedrolx78 | 03 abr 2012 14:31 | Em resposta a: #301748

Boa tarde,

Penso que não fez confusão. É fácil gerar-se confusão porque havia dois morgados 'de Loureiro', como explicado pelo José de Castro Canelas (se ler o texto mais acima), um dos morgados criado por Luis do Loureiro, 'o grande' , e o outro criado uns anos antes por Pedro Rodrigues Cardoso.

Acredito que o seu João de Almeida poderá ser um dos administradores do Morgado dos Cardoso.


Como não tenho a lista completa não o sei informar. Mas a sua informação poderá complementar a informação que eu próprio possuo.

Aguardemos pela possível resposta de José de Castro Canelas, talvez ele nos possa elucidar melhor

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301760 | JC | 03 abr 2012 16:05 | Em resposta a: #301707

Caro Pedro

Peço desculpa de só agora voltar ao contacto mas não foi possível mais cedo.

A informação que tenho sobre os morgados de Cardoso não a tenho comprovada, no entanto é a que consta de várias obras, com algumas variações nos nomes mas que indico a que me parece mais fundamentada.
Assim:

Em 1534 Pedro Rodrigues Cardoso, o Surdo, casado com Catarina de Figueiredo do Loureiro, dona de metade da Quinta do Loureiro instituem o Morgadio dos Cardosos, vinculado à Capela de Santa Luzia, que terão mandado construir na Quinta do Loureiro. Julgo que este morgadio é instituído a favor do seu filho. No entanto, segundo o Geneall este não é o filho mais velho, o que me parece estranho.
Existem opiniões diferentes quanto à numeração dos administradores deste morgadio pois uns dão como 1º morgado o instituidor e outros iniciam no seu filho, a favor de quem foi instituído (que me parece mais acertado), pelo que opto por não os numerar.

- Francisco Cardoso do Loureiro, filho dos anteriores, c.c. D. Filipa Vilhegas de Castelo Branco;

- Pedro Rodrigues Loureiro Cardoso, filho dos anteriores, c.c. com Luísa do Campo Coelho (ou Luísa de Campos Coelho);

- Manuel do Loureiro do Campo (ou Manuel Loureiro de Campos), filho dos anteriores, c.c. Filipa de Mesquita Cardoso;

- Pedro de Mesquita Cardoso do Loureiro, filho dos anteriores, c.c. Micaela de Figueiredo Cabral;

- Manuel do Loureiro Mesquita Cardoso, filho dos anteriores, c.c. Ana de Almeida e Vasconcelos;

- João de Almeida Mesquita Cardoso (não sei a ligação aos anteriores, mas poderá ser filho), c.c. Maria Josefa Cabral de Mesquita;

- João de Almeida do Loureiro Cardoso Mesquita de Vasconcelos, filho dos anteriores, c.c. Maria Margarida do Loureiro Matos Mascarenhas;

- Pedro Cardoso do Loureiro Mesquita de Almeida e Vasconcelos, filho dos anteriores(não tenho esta informação confirmada), c.c. Francisca Pereira de Sampaio e Melo Freire Metelo;

- Maria Joana Cardoso do Loureiro de Melo Sampaio, filha dos anteriores, Morgada dos Cardosos casou com Manuel do Loureiro Castelo Branco de Nápoles e Queirós, 11º Morgado do Loureiro, reunificando-se com este casamento a Quinta do Loureiro;

- Luís do Loureiro Cardoso, filho dos anteriores, c.c. Casimira Lúcia de Brito Mascarenhas e Mancelos
12º Morgado do Loureiro e Morgado dos Cardosos;

- Manuel Casimiro do Loureiro Cardoso c.c. Maria Emília do Loureiro Cardoso
13º Morgado do Loureiro e Morgado dos Cardosos, último morgado.

Este morgadio dos Cardosos também é referido por alguns autores como Morgado de Santa Luzia do Loureiro, embora ainda não tenha encontrado qualquer referência documental que o indique. Devido à grande disputa que houve durante várias gerações de Loureiros e Loureiro Cardosos muitas vezes estes últimos auto-intitulavam-se como morgados do Loureiro o que criou algumas confusões.
O próprio Solar do Loureiro até há poucos anos encontrava-se dividido ao meio no seu interior com grandes pedras de granito, sendo cada metade (com características e construções de épocas diferentes) habitado por cada ramo desta família. O próprio João de Almeida do Loureiro Cardoso Mesquita de Vasconcelos mandou gravar o seu nome na Torre do Loureiro, aquando da sua recuperação, como "legítimo morgado do Loureiro", quando na realidade era Morgado dos Cardosos.
Fruto desses diferendos aparecem muitas vezes os morgados dos Cardosos referidos como morgados do Loureiro, incluindo aqui no Geneall.

Cumprimentos,
JC

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301770 | pedrolx78 | 03 abr 2012 16:25 | Em resposta a: #301760

Caro José de Castro Canelas,

Muito obrigado, mais uma vez, por toda a informação prestada.

Se quiser eventualmente entrar em contacto comigo pedteles arroba gmail.com poderei ter algumas informações adicionais, nomeadamente dos dois últimos morgados, que poderão ser do seu interesse.

Atenciosamente,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Loureiro

#301772 | JC | 03 abr 2012 16:34 | Em resposta a: #301770

Caro Pedro

Muito obrigado. irei contactar.
Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Morgado de Loureiro

#411513 | Zé BACG | 23 jan 2019 16:06 | Em resposta a: #297043

Boa tarde,

Alguém sabe a ascendência desta minha familiar que ja consta no site
https://geneall.net/pt/nome/520132/feliciana-de-mesquita-cardoso-loureiro/ ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen