Colombo nórdico?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Colombo nórdico?

#298248 | GAFON | 25 fev 2012 17:49

Caro António Taveira,
Grato pela s/comunicação de 23.02.2012
A leve referência à presença de Cólon na Islândia (ca.1477) existe na Biblioteca Real de Copenhaga, foi transmitida a estudioso português e publicada pela Imprensa Nacional. O Manuel Rosa já a referiu neste forum.
A nota a essa ocorrência não é conclusiva quanto a Cólon ter da Islândia seguido para os mares da Groenlândia pelo que enquanto eu, Manuel Rosa ou outros não tivermos acesso à totalidade da fonte dinamarquesa, será prematuro desenvolver o tema.
Contudo, algo é certo: Cólon nâo participou em qualquer expedição conjunta luso-dinamarquesa com o objectivo de chegar à Ásia via passagem do noroeste (ca. 1472/73 foi a última tentativa). Nenhuma expedição portuguesa ao ártico do lado "canadiano" usou a rota da Islândia.
Quanto ao ártico norueguês, aí sim. Portugal fé-lo via costas norueguesas e talvez, mas só talvez, via Islândia, em busca de bancos de pesca de bacalhau.
Pessoalmente, não quero estar sozinho no desvendar da verdadeira origem de Cólon e por isso procuro espicaçar em terceiros o espírito de pesquiza.
Dar tempo ao tempo parece-me a atitude mais avisada se o objectivo é chegarmos à conclusão de que Cólon era realmente nórdico.
Que os outros façam o "trabalho de casa" para então nos encontrarmos em acêso e profícuo debate, o qual desejo venha a ocorrer a curto prazo.
A terminar e já que ninguem "mordeu" o meu isco do "homem que nunca mudou de nome" ... nem ao que eu disse na conferência dos manos Mattos e Silva, cá vão:
Cólon nasceu em Köln ( actual R.F.A. )
Köln (Colónia em português e Cologne em francês) foi fundada pelos romanos no ano 48 d.Cristo e recebeu o nome de COLONIA AGRIPINA. A cidade e porto fluvial do Reno foi membro da Liga Hanseática desde 1201 até 1471. A partir daquí, descubra o meu amigo o nome do rei de então, cujo nome próprio, suspeito, transitou para o filho bastardo.
Cumprimentos. Eduardo Fonseca.

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#298269 | Mavasc | 25 fev 2012 22:42 | Em resposta a: #298248

Caro confrade Eduardo Fonseca


Confesso que estou interessada em vê-lo desenvolver a teoria do Colombo Alemão (?), muito especialmente se trouxer a este Fórum novos documentos, que ultrapassem aquilo que cronistas e outros testemunhos coevos, bem como toda a documentação genovesa e espanhola estabeleceram, e que me fazem dar como provada a sua origem lígure.


Assim, aguardo com curiosidade o desenvolvimento da sua teoria, sem morde isco algum , pois para morder o isco o peixe tem que estar minimamemte faminto e acabo de jantar um esplêndida chanfana.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#298280 | tmacedo | 26 fev 2012 11:09 | Em resposta a: #298248

Caro Eduardo Fonseca,

Quando conversámos por breves instantes na noite de 2 de Fevereiro passado fiquei completamente convencido que a referência a Colombo na Dinamarca era DOCUMENTAL. Daí tê-lo questionado qual a grafia dessa referência de 1477/78. Agora, pelos vistos, é uma referência de um historiador dinamarquês à sua presença nos mares do norte. Falta saber se essa referência é apoiada em documentação colombina inédita, ou não.

No caso Fernão de Magalhães, neste forum, durante dois anos travámos acessos debates sobre a sua naturalidade e filiação. Partindo da escassa documentação existente sempre apoiei a tese apontada pelos documentos - na filiação como na naturalidade. Na filiação, finalmente, veio-se a descobrir que a tese tradcional era confirmada por escritura feita pelo próprio divulgada em Espanha há 20 anos. Na naturalidade a investigação por mim feita permitiu documentà-lo no Porto.

Este arrazoado explica a minha posição sobre Colombo. A prova genoveza é arrazadora. Ainda que só existisse metade da documentação, ainda assim, julgá-lo-ia genovês. Mesmo tendo algumas dúvidas sobre o Mayorazgo. E escassas, mas algumas, sobre o Assereto. Mesmo assin, se "julgasse o caso", a sentença era - GENOVÊS. Opinião de genealogista. Se fosse romancista ou produtor talvez a opinião fosse diferente.

Por isso é que, só nas teses porugueses, temos:
--- D. Diogo duque de Viseu, morto 1484
--- Sancho Anes da Silva que documentalmente não consta ter existido
--- Salvador Fernandes Zarco que documentalmente não consta ter existido
--- Salvador Gonçalves Zarco que documentalmente não consta ter existido
--- Sancho de Pedrosa que pela documentação morreu 2 anos depois de CC e que continuou a receber as suas tenças de fidaldo depois da morte de CC
--- Segismundo Henriques que é dito ter morrido afogado que dizem filho de um rei polaco morto em Varna

Perante isto não sei se ria se chore...

Aguardo pois todas as "teorias" que possam aparecer esperando que estejam estribadas documentalmente. Independentemente das "teorias" que possam ou não aparecer, todos os contributos para aclarar as zonas de penumbra que existem sobre a sua vida deverão ser recebidas de braços abertos por todos nós.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#298628 | GAFON | 01 mar 2012 15:23 | Em resposta a: #298248

Caro Ângelo da Fonseca,
Grato pelas s/comunicações de 23.02.2012 sobre Salazar/Colombo. Sem eu ter feito qualquer pesquiza genealógica já tinha concluído que Maria do Resgate (mãe de Salazar) provinha longinquamente de gente de alto gabarito.
O parentesco Salazar/Colombo por mim referido é outro (biológico e afim) e bem mais recente.
Por curiosidade informo-o de que tambem eu "humilde von Sika", estou aparentado por afinidade com essa dupla de notáveis, via meu ramo materno Romão Tavares (do Alto Alentejo).
Quanto aos seus progressos no seguimento das m/dicas sobre a mais que provável origem nórdica de Cólon direi:
- Cólon - não é claro, que o homem tenha ido além da Islândia. Os portos hanseáticos (de que de um deles, ele partiu) enviavam regularmente à Islândia barcos de pesca e de comércio. E esse "comércio" incluía a recolha gratúita de crianças (oferecidas pelos casais islandêzes) e a compra por avultado preço de cães de raça insular.
- Cólon e sua origem - o rol de links de apoio e a sua leitura atenta, levará à consulta de outras fontes. Eu, já o fiz mas sei que ainda há caminho para desbravar, documentar e relacionar. Mas, meu caro, volto a repetir: As provas circunstanciais de que já disponho são bem mais concretas que as que colocam Cólon como nascido em solo português.
Português é algo que ele não era, embora eu creia fosse descendente de portugueses (tome lá mais esta dica, aliàs, bem fácil de detectar e confirmar). Mexa-se!
Cumprimentos. Eduardo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#298647 | josemariaferreira | 01 mar 2012 21:04 | Em resposta a: #298628

Caro Eduardo Fonseca

Não perca o seu precioso tempo, porque o primeiro Cristóvão Colombo nórdico partiu da Flandres no mesmo ano em que falecia Teresa, Infanta de Portugal a Condessa da Flandres e que com o seu apoio fez a travessia da Europa até à Tartária gelada para os lados do Estreito de Anian!!!

O primeiro Cristóvão Colombo (nórdico) que seguiu a rota da seda e atingiu o extremo da Ásia gelada (Tartária) e se estabeleceu em Can Balu (Cambalu) cidade da corte do Gran Can, cidade impressionará mais tarde Marco Polo!!!

O primeiro Cristóvão Colombo nórdico foi depoispara o Sul, para o Norte de África para ser bispo da cidade de Ceuta (septa) a cidade de Deus, para daqui começar a fabricar os primeiros Ceitis para que o futuro Cristóvão Colombo (o novo) lançar sobre o Novo Mundo!!!


Eu mexo-me Bem e você???


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#300035 | GAFON | 17 mar 2012 14:49 | Em resposta a: #298647

Caro José Maria Ferreira,
Dou o meu precioso tempo como muito bem empregue ao receber e-mails como o seu, pois reforçam a credibilidade da minha tese, a qual contraria a versão de que Cólon seria nado em Cuba/Baixo Alentejo.
O exercício do contraditório é importante quando se trocam informações.
Já que tanto preza o m/precioso tempo, teria sido útil no seu e-mail, concretizar sobre:
Teresa - Condessa da Flandres (datas/filiação/casada com quem)
Cristóvão Colombo " o primeiro" (datas/filiação) o tal que como diz andou pelo extremo oriente e aterrou em Ceuta (Cepta), cidade essa que só terá sido cristã com a chegada dos portugueses (1415).
Cólon (o velho), bispo em Ceuta em plena época moura?... "só contaram pra Você" ... ou "pode esclarecer?"
Claro que isso é verosímil, pois tambem Lisboa moura, antes de ser tomada por D. Afonso Henriques & Cia., tinha bispo cristão.
Mexa-se e remexa-se até concluir quem era o "novo" Cólon, de quem era filho e de onde era oriundo.
Cumprimentos. Eduardo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#300038 | AQF | 17 mar 2012 14:58 | Em resposta a: #298628

Caro Eduardo "von Sika",

Esperando que esteja tudo bem consigo, aqui fica a minha resposta, com as desculpas pelo atraso.

Antes do mais esclareço que não sou "investigador" Colombino, nem tenho estofo para tal, sendo apenas um curioso da temática Colombina.

Deste modo, a minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298011 era somente uma síntese do que ia apanhando da "sua" tese, para ver se algum Confrade pegava no tema ou se motivava o autor da tese a trazer mais informação.
Já a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298017, foi apenas um pequeno exercício de cariz genealógico.

Nestas condições, espero que nos traga mais informação da sua tese, pois estou curioso de saber se há algum "von Sika" por detrás do CC :-).

Fica no entanto o alerta para verificar se a sua tese é compatível com os testes de ADN mitocondrial (DNAmt) de CC e do irmão Diogo, para além dos testes de ADN do cromossoma Y (Y-STRs) do CC, do Sr. D. Duarte Pio e do Sr. Conde da Ribeira Grande.

Ficamos a aguardar as suas notícias.

Melhores cumprimentos,

Ângelo "von Seca"

PS: ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=300033 e http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=299975

Resposta

Link directo:

RE: Colombo nórdico?

#300795 | GAFON | 25 mar 2012 16:16 | Em resposta a: #300038

Estimado Ângelo "von Seca",
A ser aprovada a lei "crimes por enriquecimento ilícito" ficará aberta a via para qualquer gato pingado afirmar que é familiar do Cólon (inversão do ónus da prova...)
Nem o meu caro é descendente de Miguel Ângelo, nem eu provavelmente tenho - como von Sika - sangue do pai do Cólon.
A consanguinidade do meu ramo prussiano com o pai do mais que presumível pai do Cólon - igualmente prussiano - embora cohabitassem no mesmo território - é algo que não me interessa de todo averiguar.
Já a coafinidade do meu ramo materno norte alentejano com Cólon e Salazar é coisa que me não repugna afirmar mas tambem aqui nenhum interesse me move. Deixo isso para os "furiosos" da genealogia e dos testes de ADN.
Voltemos ao que interessa: quem era Cólon (o homem que nunca mudou de nome)?
Será assim tão difícil os meus distintos leitores, após tantas dicas minhas, porem a massa cinzenta a funcionar?
Acreditem-me: não pretendo estar sozinho na m/tese e posso bem dar-me ao luxo de fazer sofrer os preguiçosos, os quais, em vez de lerem os temas que lhes sugerí. preferem a papinha feita servida em gamela de prata.
Cumprimentos. Eduardo Fonseca

Resposta

Link directo:

Cristóbal Colón y Fonseca - RE: Colombo nórdico?

#311173 | AQF | 01 ago 2012 19:21 | Em resposta a: #300795

Estimado Eduardo "von Sika",

O seu primo Ricardo Charters de Azevedo enviou-me um "link" sobre C.C. em que, alternativamente, aparece grafado como:
Cristóforo Colombo
Cristóbal Colón
Cristóbal Colón y Fonseca
Christopher Columbus

Recorro pois a sua sapiência prussiana, para saber da origem do Cristóbal Colón y Fonseca.

Para mais detalhes o site:
http://ucblibrary4.berkeley.edu:8088/saxon/SaxonServlet?source=BETA/Display/1227Person.xml&style=BETA/templates/Person.xsl

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Cristóbal Colón y Fonseca - RE: Colombo nórdico?

#311310 | GAFON | 04 ago 2012 12:57 | Em resposta a: #311173

Caro Ângelo da Fonseca,
Colon y Fonseca? Quem sabe?
Graças ao Ricardo Charters e embora eu me mantenha o mesmo incisivo e aprumado prussiano em versão lusitana, a minha sapiência em termos de ligações familiares com a mesma origem prussiana centuplicou, ao ponto de insuspeitos conhecimentos da minha vida estudantil, profissional e social se tenham vindo a revelar como familiares próximos.

CRISTÓVÃO COLON.
O "ovo" de Colombo sobre as origens do navegador, já que os interessados portugueses se não quiseram dar ao trabalho que eu sugerí, transitou, em termos de pesquiza e a meu pedido, para junto de historiadores nórdicos.
A ver vamos ... Não esquecendo a máxima anedótica que passo a citar:
"Os computadores nórdicos têm memória, enquanto que os portugueses apenas têm uma vaga ideia!"
Cumprimentos.
Eduardo Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen