Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

#299761 | MFerros | 13 mar 2012 23:12

Caros confrades, alguém sabe que fonte documenta a informação contida aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182657 acerca da descendencia de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro? E alguém sabe quem seria esta Maria de Loureiro? Terá alguma coisa a ver com o Morgado de Silgueiros / Quinta de Carvalhiços (São Miguel do Outeiro - Farmihão)? Agradeço qualquer informação que me possam dar.
Obrigado.
Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

#304241 | MFerros | 27 abr 2012 15:38 | Em resposta a: #299761

Refaço o pedido.
Obrigado,

Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

#335001 | MFerros | 10 set 2013 12:57 | Em resposta a: #304241

Caros confrades, encontrei finalmente o registo de baptismo de Teresa, filha de Maria, mulher solteira e de Jerónimo Vieira da Silva. Desta relação nasceu outra irmã gémea de seu nome Maria, baptizada no mesmo dia. É curioso o cura apontar a paternidade por saber que eles "andavam amigados".

No que diz respeito aos apelidos Loureiro e Melo, continuo sem saber de onde provêm, alguém poderá ajudar?

Ficam as transcrições dos assentos de baptismo das duas irmãs, pode ser que os dados interessem a mais alguém.

"Em os vinte e oito dias do mês de Janeiro da era de mil setecentos e setenta anos solenemente baptizei e pus os santos óleos e fiz todas as mais cerimónias da Igreja à Maria nascida primeira de duas irmãs, filha de Maria, solteira, natural e moradora no lugar de Santiago desta mesma minha freguesia de Santiago de Besteiros. Neta pela parte materna de Matias Henriques Anes, natural e morador que foi no lugar de Santiago, e de sua mulher Maria Marques, natural do Barrocal de Barrô e morador (SIC) que foi com seu marido no lugar de Santiago e ambos nados e criados que foi (SIC) nesta mesma minha freguesia de Santiago de Besteiros, e deu por pai a Jerónimo Vieira da Silva Tovar, fidalgo da Casa de Sua Majestade Fidelíssima que Deus guarde, o qual eu aceitei por saber que ele andava amigado com a tal Maria solteira; e assim vem a ficar neta pela parte paterna de Diogo Vieira, Morgado de Molelos e de sua mulher a Excelentíssima Senhora Dona Catarina, e ambos moradores que foram na sua quinta de Molelos da freguesia de Santo Pedro; E foram padrinhos Manuel de Abreu Mascarenhas e Almeida, Sargento Maior deste concelho e madrinha sua filha a Excelentíssima Senhora Dona Maria solteira e ambos naturais e moradores na sua quinta de Santiago cuja procuração [?] trouxe sua criada Perpétua solteira, filha de Manuel Pereira, viúvo, por alcunha "o Chorno" natural e morador no lugar de Muna, que foi a que [?] e estes são e foram nados criados e oriundos esta mesma minha freguesia de Santiago de Besteiros e por ser verdade fiz este termo que assinei dias e era et supera.
Bernardo Botelho de Magalhães e Cunha, vigário".


"Em os vinte e oito dias do mês de Janeiro da era de mil setecentos e setenta anos solenemente baptizei e pus os santos óleos e fiz todas as mais cerimónias da Igreja a Teresa, nascida segunda de um parto de duas irmãs, filha de Maria, solteira, natural e moradora no lugar de Santiago desta mesma minha freguesia de Santiago de Besteiros: Neta pela parte materna de Matias Henriques Anes por alcunha o Gorgoram, natural e morador que foi no lugar de Santiago e de sua mulher Maria Marques, natural do lugar de Barrocal de Barrô, e moradora que foi com seu marido, no lugar de Santiago, e ambos nados e criados que foram nesta minha freguesia de Santiago de Besteiros; E deu por pai a Jerónimo Vieira da Silva Tovar, fidalgo da Casa de Sua Majestade Fidelíssima e Morgado de Molelos e morador na sua quinta de Molelos da freguesia de Santo Pedro, o qual eu aceitei por saber que andavam amigados um com o ouro; e assim vem a ficar neta pela parte paterna de Diogo Vieira, Fidalgo da Casa de sua Majestade Fidelíssima e de sua mulher a Excelentíssima Senhora Dona Catarina, e ambos moradores que foram na sua quinta de Molelos da freguesia de Santo Pedro. E foram padrinhos João Marques, filho que ficou de Matias Henriques Anes por alcunha o Gorgoram, e tio inteiro da baptizada por ser irmão inteiro de pai e de mãe, da mãe da mesma baptizada e madrinha Nossa Senhora do Rosário desta mesma igreja de Santiago de Besteiros, e tocou com a sua coroa como procurador o Doutor João Viegas da Veiga, solteiro, filho de Cristovão Pais da Veiga, e estes assim, tanto o padrinho como o procurador naturais e moradores no lugar de Santiago desta mesma minha freguesia de Santiago de Besteiros. E por ser verdade este termo, que assinei dia e era et supra.
Bernardo Botelho de Magalhães e Cunha".

Os melhores cumprimentos,

Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

#335012 | JC | 10 set 2013 20:00 | Em resposta a: #335001

Caro Confrade,

Uma vez que a "sua" Maria é de Santiago de Besteiros, assim como o pai, tem que procurar a filiação de ambos nos registos dessa freguesia e ir recuando, se possivel, para tentar descobrir se há alguma ligação aos Loureiro e aos Melo.

Em relação aos Loureiro que foram morgados do Loureiro e seus primos que foram de Santa Luzia do Loureiro (tendo-se posteriormente unificado estes dois morgadios) eram oriundos da Quinta do Loureiro em Loureiro de Silgueiros. Existe um outro ramo dos morgados de Carvalhiços de São Miguel do Outeiro. Não há morgados de Silgueiros, como refere.

Há alguns Loureiros, oriundos desta família, que se deslocaram para Santiago de Besteiros.

Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Jerónimo Vieira da Silva e Maria de Loureiro.

#335014 | MFerros | 10 set 2013 20:21 | Em resposta a: #335012

Caro confrade José de Castro Canelas,
Grato pela resposta atempada. Sim já iniciei a procura da filiação dos pais desta Maria nos paroquiais de Santiago de Besteiros. Coloquei a questão aqui no fórum na esperança de ser lido pela pessoa que, hipoteticamente, possa ter dado os dados para a BD aqui do geneall, referentes apenas a uma das irmãs gémeas, mas já com os referidos apelidos, mas sem fontes...
Quanto ao morgado de Silgueiros, tem toda a razão e foi lapso meu, quero referir-me apenas ao morgado de Carvalhiços.
Os melhores cumprimentos,
Manuel Ferros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen