Ajuda "Genealogias São Miguel e Santa Maria"

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda "Genealogias São Miguel e Santa Maria"

#299912 | acota | 15 mar 2012 20:40

Caros participantes

Procuro informação de Manuel Pereira Dutra ou Manuel Pereira de Mendonça na referida obra da autoria de Rodrigo Rodrigues, nas páginas 1033 e 1378 dos volumes. Se alguém me poder dar a informação agradecia.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda "Genealogias São Miguel e Santa Maria"

#299998 | acota | 16 mar 2012 20:54 | Em resposta a: #299912

Caros participantes

Procuro informação de Manuel Pereira Dutra ou Manuel Pereira de Mendonça na referida obra da autoria de Rodrigo Rodrigues, nas páginas 1033 e 1378 dos volumes. Se alguém me poder dar a informação agradecia.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda "Genealogias São Miguel e Santa Maria"

#300052 | acota | 17 mar 2012 16:04 | Em resposta a: #299998

Caros participantes

Procuro informação de Manuel Pereira Dutra ou Manuel Pereira de Mendonça na referida obra da autoria de Rodrigo Rodrigues, nas páginas 1033 e 1378 dos volumes. Se alguém me poder dar a informação agradecia.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301169 | ifranca | 29 mar 2012 00:39 | Em resposta a: #300052

Caro confrade,

Manuel Pereira Dutra ou de Mendonça casou na Achada do Nordeste a 2.7.1752 com Ana Pacheco da Silveira ou Barbosa (que era 8ª neta de Afonso Anes da Maia, tronco do capítulo 50º da obra que refere, figurando com o nº de ordem 10 no parágrafo 9º). Pela informação adiantada sobre o nubente verifica-se que era viúvo de Mariana de Oliveira e filho de Domingos Pereira de Mendonça e Ana Borges.

Com os meus melhores cumprimentos. Igor França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301273 | acota | 29 mar 2012 23:23 | Em resposta a: #301169

Caro Igor França

Obrigado pelas indicações, mas o Manuel Pereira Dutra que procuro foi casado com Ana Ferreira do Faial da Terra, filho:

- João de Braga que casou Faial da Terra 13.07.1707 com Bárbara Rebelo (filha de Silvestre de Cabeceiras e de Maria Rebelo), tiveram:

- Manuel de Braga que casou Faial da Terra27.12.1743 com Teresa Moniz ou de Medeiros (filha de Diogo Cabral de Melo e de Úrsula Moniz Furtado).

Filhos de Diogo Cabral de Melo e Úrsula Moniz Furtado:
- Manuel de Medeiros * Povoação, Faial da Terra 30.05.1712 bp 05.06.1712
- Pedro Paulo de Medeiros * Povoação, Faial da Terra 25.01.1715 bp 31.01.1715, o pai é referido como Diogo Cordeiro
- Teresa Moniz de Medeiros * Povoação, Faial da Terra 23.11.1718 bp 27.11.1718
- Antónia de Jesus Moniz * Povoação, Faial da Terra 10.06.1722 bp 14.06.1722

Entretanto já consultei a referida obra e pude tirar anotações, mesmo assim muito obrigado.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301281 | ifranca | 30 mar 2012 00:33 | Em resposta a: #301273

Caro António Cota,

Não tem de quê. Nem sempre estou atento ás mensagens do Fórum, depende do volume de trabalho que estou a desenvolver no momento e, por essa razão, decorreu algum tempo entre a sua questão e a minha resposta.

O Manuel Pereira Dutra a que me referia é o que consta da página 1033 do Volume 2º. Não encontrei mais nenhum indivíduo homónimo. O outro de que me fala suponho que figurará então como Manuel Pereira de Mendonça, ou não?

O alferes Diogo Cabral de Melo e sua mulher Ursula Moniz Furtado também são meus ascendentes e já constam da base do Genea.

Com os meus melhores cumprimentos, Igor França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301530 | acota | 01 abr 2012 00:26 | Em resposta a: #301281

Caro Igor França

Reli de novo o assento de casamento, é efectivamente Manuel Pereira Dutra:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-FAIALDATERRA-C-1696-1742/SMG-PV-FAIALDATERRA-C-1696-1742_item1/P34.html

Talvez seja dos Fenais da Ajuda ou Nordeste, visto o apelido Dutra surgir nas freguesias dessa parte da ilha.
Vamos esperar até unir a Teresa Moniz de Medeiros aos pais. Sim já vi a ligação a si, também a alguns Soares de Gamboa e Albergaria.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301644 | ifranca | 02 abr 2012 14:37 | Em resposta a: #301530

Caro António Cota,

Há uma obra intitulada "Famílias Antigas da Povoação" editada em meados do século passado que poderá ser-lhe útil. Essa obra, que tem autoria múltipla e não identificada, é uma edição da Câmara Municipal da Povoação que tem vários erros, sobretudo a montante do povoamento, mas tem também informação muito válida a nível das genealogias mais recentes.

Boas pesquisas. Com os meus melhores cumprimentos, Igor França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#301792 | acota | 03 abr 2012 19:29 | Em resposta a: #301644

Caro Igor França

Obrigado pelo conselho, por acaso tenho algumas fotocópias que fiz quando estive na ilha em 2006.

A ligação da Maria Rebelo, casada com Silvestre de Cabeceiras, está lá por acaso, do Manuel Pereira Dutra ainda não vi.

Desde que disponibilizaram os registos do Faial da Terra confirmei os ascendentes de António Francisco de Resende, que casa com Teresa Alexandrina Machado da Câmara, e bate com o que vem nessa obra, mas detectei o seguinte:

- André de Resende, os dois filhos dados como ilegítimos não o são, os pais casaram um ano antes do nascimento do primeiro, a mulher nuns registos vem Maria do Céu ou de Pimentel

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=586126

- Pedro Curvelo ou de Resende (conforme os registos)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=556369

As filhas do 1º cas são do 2º, teve realmente filhos do 1º, até agora confirmou-se tudo o que vem nessa obra, embora com falhas.
Entretanto vamos esperar pela inserção do resto dos registos paroquiais.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 10:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen