Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301229 | mcmalvim | 29 mar 2012 18:15

Caros Confrades
Sabem-me dizer algo sobre :
Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim
Natural de Póvoa de Varzim por volta de 1800(???)
Residiu em Mirandela e no Port,o onde penso que faleceu
Muito obrigada
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301235 | roz | 29 mar 2012 18:41 | Em resposta a: #301229

Caro/a mcmalvim

Ia mesmo agora escrever-lhe quando vi esta mensagem. Infelizmente nao era sobre esta pessoa mas sobre uma outra que podera' (ou nao!) interessar-lhe.
Enquanto pesquisava nos obitos da paroquia de St.a Isabel encontrei um Monsenhor Diogo Pedro de Melo e Alvim que faleceu a 3/11/1823 e a sua herdeira foi sua sobrinha D. Maria do Carmo.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3653215

m0340.TIF do livro de obitos de 1811 / 24

Pode ate ja ser do seu conhecimento mas pensei que seria melhor comunicar-lhe. Devo dizer-lhe que vi esse apelido mais uma vez ou duas mencionado mas estava com pressa e nao tirei os dados.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301241 | mcmalvim | 29 mar 2012 19:35 | Em resposta a: #301235

Cara Rosário
Muito obrigada . Não era do meu conhecimento e por isso agradeço a dobrar.
Aliás neste fase interesso-me de todos os Alvim´s e toda a ajuda é bem vinda por tenho mesmo muita dificuldade em ler os livros on line
Já agora, a paróquia de Stª Isabel onde se localiza?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301252 | roz | 29 mar 2012 20:25 | Em resposta a: #301241

Cara Maria

As minhas desculpas. Mas que falta a minha! Esta St.a Isabel 'e em Lisboa.

Ainda bem que lhe deu jeito a informacao. Como ainda estou a ver esta paroquia, se encontrar mais alguma mencao deles vou tentar anotar e ponho aqui.

Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301263 | mcmalvim | 29 mar 2012 21:29 | Em resposta a: #301252

Cara Rosario
Não peça desculpas. Eu é que agradeço muito
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301277 | manuelr | 30 mar 2012 00:00 | Em resposta a: #301229

Cara mcmalvim

Seguem os pais e descendência de Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim, nº7. É o mesmo?Penso que sim.

6-LUÍS LEITE PEREIRA DE MELLO E ALVIM alistou-se com 17 anos. Prestou Juramento Voluntário em 16-12-1821 no Regimento de Infantaria Nº6. Foi Cadete Porta-bandeira em 15-02-1823. Alferes em 11-10-1831 para o Regimento de Infantaria Nº3. Tenente em 25-07-1833 para o Regimento de Infantaria Nº6. Capitão em 05-09-1837 por Dec de 25-03-1838 para o Regimento de Infantaria nº 6. Foi Major Governador do Castelo da Póvoa de Varzim e Reformado em 11-11-1851 e Adido ao 3º Batalhão de Veteranos. Esteve em Inglaterra e desembarcou no Mindelo com o Exército Libertador, fez parte da Divisão Auxiliar a Espanha e prestou serviço na Baía em 1822. Participou nas Campanhas de 1832-1834. Emigrou para a Galiza em 1828. Esteve na revolta do Batalhão de Infantaria Nº6 em 27-08-1840 em Castelo Branco, tendo por esse facto emigrado para Espanha em 12-09-1840 de onde regressou em 1842, entrando pela Guarda, tendo o Governador Civil desta Cidade proposto a sua deslocação para outro local, sendo isso de muita conveniência. Ferido na Defesa de Ponte das Barca sendo Capitão da 2ª Companhia do Regimento de Infantaria nº 13, onde esteve nos dias 11,12 e 13 de Fevereiro de 1847, ano em que foi ferido, sendo o primeiro nomeado com sua Companhia de Piquete Avançado para a Defesa da dita Ponte. Participou nas Operações na Serra do Algarve contra as Guerrilhas e fez parte da expedição pelo Algarve com o Duque da Terceira. Cavaleiro do Hábito da Muito Antiga e Nobre Ordem da Torre e Espada do Valor Lealdade e Mérito pela Acção de 23-06-1832 em Ponte Ferreira e da de Nossa Srª da Conceição de Vila Viçosa pela Acção de Vale Passos e Braga em 16 de Novembro de 1846. Cavaleiro da Ordem Militar de São Bento de Aviz pelos anos de serviço. Medalha de D. Pedro e D. Maria, Algarismo 9-Ordem do Exército nº 20 de 1863. Faleceu em 26-06-1873 sendo sepultado no Castelo da Póvoa de Varzim. Em 1845 residia em Vila Real e em 1847 em Chaves.
Casou em Vila Real com sua prima Maria Preciosa Leite de Melo (depois de 1850, pois neste ano é ainda dado como solteiro) filha de António José Pereira de Araújo e de Joana Dias, natural da Freguesia de Santo António de Vila Real, onde casaram. Moraram no Castelo da Póvoa de Varzim.

7-Pedro Carlos Leite Pereira de Mello e Alvim nasceu às 10 da manhã do dia 01-10-1866 batizado em 1 de Novembro de 1866 na Igreja Paroquial de Nª Srª da Conceição da Vila da Póvoa de Varzim que segue.
7-Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim que segue no §5 nasceu em 05-06-1865 faleceu em 09-09-1926 sendo sepultado no Jazigo no Prado do Repouso.
7-Gertrudes Leite Pereira de Melo e Alvim casou no Bomfim com José da Cunha Brandão de Macedo e Melo filho de José da Cunha Coelho de Barbosa de Brandão e de sua 2ª mulher Henriqueta Amélia Pereira da Silva e Albuquerque.

8-Margarida Helena Leite Pereira de Melo Alvim da Cunha Brandão de Barbosa faleceu solteira em 27-03-1977 em casa de suas primas da Farmácia Vaz Teixeira, na rua do Heroísmo. Nela se extinguiu a representação directa do Morgadio e Casa de seu Pai.

7-Adelaide Leite Pereira de Melo e Alvim s.m.n.
7-Engrácia Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com António Peixoto de Faria Azevedo (falecido no Porto e sepultado no seu Jazigo no Prado do Repouso) s.g. Foi para o Brasil, onde faleceu.


7-FRANCISCO AUGUSTO LEITE PEREIRA DE MELO E ALVIM filho do Nº 6 do §1. Teve a Farmácia Vaz Teixeira, sita na Rua do Heroísmo, no Porto. Casou 1ª vez com Serafina Jácome, natural de Mirandela, onde penso que casaram e também tiveram Farmácia.

8-Artur Alberto Jácome Leite Pereira de Melo e Alvim que segue.

Do 2º casamento com N teve

8-Margarida Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com N.

9-Fernanda

10-N.

8-Isabel Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com N.

9-António que casou com N.

10-N.
10-N.

9-Lili que casou com N.

10-N.
10-N.

8-Berta Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com N.
9-Berta casou com N.

10-N.
10-N.

8-ARTUR ALBERTO JÁCOME LEITE PEREIRA DE MELO E ALVIM casou com N Ferraz.

9-Maria Armanda Jácome Ferraz Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com N.
9-Maria da Graça Jácome Ferraz Leite Pereira de Melo e Alvim que casou com N.
9-Maria Leonor Ferraz de Melo e Alvim que casou com N.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301326 | mcmalvim | 30 mar 2012 14:02 | Em resposta a: #301277

Caro Manuel da Silva Rolão
Muito e muito obrigada. Não imagina como me ajudou.
Já agora ,sem querer ser intrometida, pergunto.Tem ligações a esta família?
Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301330 | manuelr | 30 mar 2012 14:40 | Em resposta a: #301326

Cara Maria

Esses Leite Pereira de Melo e Alvim são a varonia de meu sogro, José Luís Rúbio Lopez Leite Pereira de Melo e Alvim, neto do Pedro Carlos Leite Pereira de Melo e Alvim que menciono.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301334 | mcmalvim | 30 mar 2012 14:59 | Em resposta a: #301330

Caro Manuel da Silva Rolão
Agradeço muito a sua atenção.
Sabe, não tenho grande experiência "nisto". Vou tentar não voltar a aborrecê-lo...mas se precisar de ajuda e não resistir à tentação ..não fica zangado?
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301336 | manuelr | 30 mar 2012 15:05 | Em resposta a: #301334

Cara Maria Cardoso (?) Alvim

Disponha sempre, que não aborrece. Tenho muito gosto em a ajudar no que puder.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301341 | mcmalvim | 30 mar 2012 15:26 | Em resposta a: #301336

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigada. Assim já estou mais à vontade
Cumprimentos
Maria da Conceição Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301344 | manuelr | 30 mar 2012 15:32 | Em resposta a: #301341

Cara Maria da Conceição Melo Alvim

Conheci em Lisboa Maria Leonor Ferraz de Melo e Alvim, que me deu a descendência de Francisco, de quem é neta. É parente?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301404 | roz | 30 mar 2012 23:17 | Em resposta a: #301263

Ola Maria


Trago-lhe outra, mas agora da paroquia da Encarnacao em Lisboa.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3650977
na pagina m0839.TIF

Baptismo de Victoria a 17/3/1753 filha de Tome' Joaquim da Costa Corte Real e de D. Teresa Jeronima Rosa de Melo e Alvim.

Nao sei se estes nomes lhe dizem alguma coisa mas pode guarda-los ate' um dia que os consiga entroncar. Nao ha dvida que havia varios Melo e Alvim por Lisboa.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301486 | mcmalvim | 31 mar 2012 18:31 | Em resposta a: #301344

Caro Manuel da Silva Rolão
Peço desculpa de só agora responder , mas de quando em vez, desligo o computador… há mais vida para além da genealogia
Conheço pessoalmente a Maria Leonor
Já agora, tenho todo o gosto em contar-lhe, mas será que é possível via e-mail?
O meu é mcmalvim@gmail.com.
Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#301488 | mcmalvim | 31 mar 2012 18:35 | Em resposta a: #301404

Olá Rosário
Muito obrigada pela sua amabilidade.
Todas as informações que me fornecer serão uma ajuda. Estou a guardá-los na expectativa de no futuro me serem úteis.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#367771 | jjoao | 01 abr 2016 12:51 | Em resposta a: #301277

Caro Manuel da Silva Rolão,

muito obrigado pelas informações, em especial (http://geneall.net/de/forum/161474/francisco-augusto-leite-pereira-de-melo-e-alvim/#a301277)

Nessa mensagem refere:
7 -Adelaide Leite Pereira de Melo e Alvim s.m.n.

Ando à procura de "Adelaide Leite Pereira de Melo e Alvim (correia)" casada com
"Cesar Augusto Correia" e
mãe de

8 Francisco de Sales LPMA
8 José Nazaré LPMA (*c1901,)
e talvez
8 Polibia LPMA

que penso ser a mesma.

1) o que significa s.m.n.
2) Será que dispoẽm de mais alguma informação (data de nascimento, de baptismo, naturalidade) acerca da Adelaide?

Um abraço
JJoao

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#367772 | manuelr | 01 abr 2016 13:54 | Em resposta a: #367771

Caro JJoão

Com s.m.n. quero dizer sem mais notícia. Não tive conhecimento de mais elementos relativos a Adelaide, mas vou ver o que consigo.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#445907 | tmacedo | 16 fev 2023 17:09 | Em resposta a: #301404

Cara confreira Rosário,

Só agora me apercebi deste tópico bastantes depois depois das suas mensagens. A Victória, cujo assento de baptismo indica, é irmã do Diogo Pedro de Melo Alvim que refere em outra mensagem.

São netos maternos do desembargador Pedro de Melo Alvim, natural de Viana do Castelo. O que me interessa desta gente é o costado Juzarte, da avó paterna daqueles, D. Bárbara Juzarte Corte Real.

Quanto ao assento de baptismo de Victória, depois de tantos anos, os links que indicou já não são válidos. Para mais, não encontro assentos de baptismo da paróquia da Encarnação entre 1751 e 1755.
Como di-la nascida em 1753, peço-lhe o favor de me dizer o que me pode ter escapado.
Refiro ainda que os índices de baptismo da Encarnação, nas primeiras folhas do livro cujos assentos terminam em 1751 e nas do que começa em 1755, omitem o baptismo de Victória filha daqueles pais.

Desculpe-me a maçada que lhe dou.
Agradecendo qualquer informação adicional que me possa prestar.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#445908 | ADB | 16 fev 2023 17:41 | Em resposta a: #445907

Caro confrade António Taveira

É uma questão de ir lá pelo tif ... O assento está lançado no ano de 1768 apesar de ser de 1753, "por se queimar o livro no incêndio que se seguiu ao terramoto".

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814878

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#445911 | tmacedo | 16 fev 2023 18:36 | Em resposta a: #445908

Caro confrade Filipe,

Muito obrigado pela sua ajuda.
Admiti que, pelos vistos mal, não estando o link válido, o tif seria também outro.
Malandros dos franceses !
Não pensei que o assento pudesse estar lançado muitos anos depois mantendo-se o n.º da imagem que tinha sido indicado.
Agora, na UE, os "franciús" já não nos fazem estas "maroteiras". Fazem outras.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#445916 | tmacedo | 16 fev 2023 19:35 | Em resposta a: #445911

Caro confrade Filipe,

Farto de ver tantos casos de vandalismos que as invasões francesas provocaram por todo o país nem prestei a devida atenção ao que me disse.
O confrade bem referiu que a destruição se deveu ao incêndio que se seguiu ao terramoto !
De nada serviu !
Na minha cabeça ter-se-á dado um click qualquer e culpei logo os franceses.
Desculpe a triste figura que fiz.
A.T

Resposta

Link directo:

Francisco Augusto Leite Pereira de Melo e Alvim

#445917 | ADB | 16 fev 2023 19:51 | Em resposta a: #445916

Caro confrade António

Deixe lá, os franceses não ouviram o que disse! E distrações quem as não tem, certo?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen