Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Títulos

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#301576 | FeCaldeira | 01 abr 2012 16:44

Caros confrades,

gostaria de entrar em contato com a pessoa que colocou no banco de dados do Genea o ano de nascimento (1786) do Barão de Itaparica, Antonio Teixeira de Freitas Barbosa, bem como o local de nascimento ( Santo Antonio de Jesus), pois procuro por estas informações há muito tempo, e gostaria de saber qual a fonte destes dados,

atenciosamente,

Fernando Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#301636 | aeiou2 | 02 abr 2012 11:26 | Em resposta a: #301576

Olá,

Do lado esquerdo está a obra donde foi tirado.


Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#301809 | FeCaldeira | 03 abr 2012 21:36 | Em resposta a: #301636

Olá Maria,

agradeço sua ajuda, porém nesta obra mencionada (Nobreza em Portugal e Brasil) não há nenhuma das informações colocadas no banco de dados. Há muito tempo procuro estas informações, portanto já procurei em diversos livros que mencionam o Barão de Itaparica, bem como os arquivos em Salvador, Bahia, Brasil, onde encontrei algumas certidões de nascimento de alguns filhos do Barão, mas não mencionam seus (dele) pais, nem onde ele nasceu.

Este é o motivo pelo qual gostaria de entrar em contato com a pessoa que colocou os dados no Genea, apesar de saber que nem todos os dados adicionados são confiáveis. Já mandei um email para o genea, pedindo que me informasse a pessoa que colocou os dados, e estou aguardando,

Cumprimentos,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#302511 | FeCaldeira | 11 abr 2012 16:51 | Em resposta a: #301809

...Continuo aguardando a informação da pessoa que colocou os dados no Genea. Já mandei email para a administração, porém não obtive resposta...

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305770 | mstf58 | 13 mai 2012 20:29 | Em resposta a: #302511

Chamo-me Mário Sérgio Teixeira de Freitas e moro em Curitiba, meu bisavô Afonso era neto de Augusto, jurisconsulto do segundo império, que por sua vez era filho de Antonio, Barão de Itaparica, e neto de José, este pertencente à primeira geração de imigrantes, até onde sei vindos da cidade de Braga, Portugal, supostamente no século XVIII. Nas férias de julho de 2012, vou passar uma semana em Braga, e gostaria muito de saber onde procurar alguma pista sobre estes personagens, seja em cartórios, igrejas ou cemitérios da cidade. Qualquer informação será bem vinda. Desde já, agradeço!

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305772 | FeCaldeira | 13 mai 2012 21:21 | Em resposta a: #305770

Prezado primo,

tenho algumas dúvidas sobre seus comentários:

1- Qual é a fonte que indica que José foi o pai do Barão de Itaparica? Alguma certidão?

2-Como você sabe que o suposto José faz parte da primeira geração de imigrantes?

3- Como obteve a informação que ele veio da Braga? Qual documento?

abraços,

Fernando A. C. Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305798 | mstf58 | 14 mai 2012 03:34 | Em resposta a: #305772

Ola' Fernando,

Grato por sua resposta.

Infelizmente, não disponho de certidão alguma, e tampouco de outras fontes escritas sobre o José Teixeira de Freitas. A casa dos meus pais era palco de muitas conversas entre parentes sobre a história dos nossos ancestrais, mas todos os conteúdos eram baseados na tradição oral, desde os muitos casamentos consanguíneos, passando pela simbologia do brasão em relevo que havia na platibanda da casa no alto do São Francisco em Curitiba, com as letras "TF" e os ramos do teixo, até um anel que teria sido um presente do Imperador, o qual o jurisconsulto presenteou a um criado diante dos familiares, para manifestar seu desgosto com a questao da rescisão do contrato. Foi assim que tomei conhecimento, e isso faz bastante tempo, da sequência de gerações Augusto (jurisconsulto) - Tertuliano - Afonso - Alvaro - Alcidio - Mario Sergio. Segundo meus pais, meu primeiro nome foi escolhido em homenagem ao Mario Augusto, irmão do Álvaro, que fundou o IBGE e também deu nome à cidade do sul da Bahia. O único fato que posso referenciar é o jurisconsulto ter sido filho dos barões de Itaparica, pela sua biografia, de autoria de Silvio Meira (2a ed, p.11).

As demais informações que mencionei, li na base de dados deste mesmo site, ou no fórum, provavelmente em mensagens suas ou de outros parentes.

Fico à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Embarco para Lisboa daqui a dois meses, dia 12 de julho, e devo chegar a Braga no dia 26, lá permanecendo até o 31. Qualquer informação será bem vinda. Mais uma vez, agradeço. Saudações de Curitiba!

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305801 | Hirão | 14 mai 2012 04:10 | Em resposta a: #305772

Caro Fernando,

Minha saudosa tia-bisavó Chica foi casada com um primo seu, o Dr. Alfredo Bertoldo Gomes Teixeira de Freitas Barbosa, o qual, se não me falha a memória, era bisneto do barão.

Melhores cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305824 | FeCaldeira | 14 mai 2012 18:30 | Em resposta a: #305798

Prezado primo,

o meu objetivo é continuar a árvore genealógica, no ramo dos Teixeira de Freitas. São muitas as dúvidas, que comentarei mais adiante.

O Mario Augusto que você citou é meu avô. A esposa dele, Rosalina (ver banco de dados Genea) era prima dele, e NETA do Jurisconsulto, portanto sou descendente do Jurisconsulto pelos dois lados (avô e avó). Ele foi não apenas o fundador do IBGE, mas também idealizador. Tenho diversos trabalhos dele, que vão desde a transferência da capital do Brasil para o interior, planos de administração, educação no Brasil até o Esperanto.
Conheci o Silvio Meira quando ele preparava o trabalho sobre o Jurisconsulto, minha mãe cedeu algumas fotos que aparecem no livro. Fiz algumas fotos para ele, inclusive do busto do Jurisconsulto, que tenho comigo. Consegui obter algumas certidões que são mencionadas no livro em Salvador.

Uma de minhas dúvidas é a origem que você mencionou: Braga. No banco de dados do Genea tem dezenas de "Teixeira de Freitas", sendo que 99% são da Ilha da Madeira e nenhum de Braga...Portanto é muito pequena esta possibilidade. Os Teixeira de Freitas se uniram aos "Carneiro de Mendonça" , que são da Ilha da Madeira, outro indício desta origem. Para fazer árvore genealógica precisamos de fontes precisas, com datas, nomes, etc...Esta a razão pela qual procuro a pessoa que colocou os dados no Genea, pois suponho que sejam verdadeiros.

Quanto à sua procura em Braga, creio que sem nenhum dado seria como procurar agulha em palheiro. Acho que juntos podemos tentar descobrir alguma certidão aqui no Brasil que contenha o nome do Pai do Barão de Itaparica (que você supõe seja José) onde haveria também o lugar de nascimento. Outra dúvida. O nome do Barão de Itaparica é Antonio Teixeira de Freitas Barbosa, portanto ainda existe a possibilidade de a mãe do Barão ser Teixeira de Freitas, e não o pai,

saudações do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305837 | mstf58 | 14 mai 2012 20:02 | Em resposta a: #305824

Caro Fernando,

Eu não cheguei a conhecer seu avô nem mesmo a sua avó, mas sei que o tio Mario era muito querido dos meus pais. Dos filhos dele, não conheci o Augusto, mas o Antonio e a Mary sim, que sempre que vinham a Curitiba apareciam lá em casa. Nos anos 70 visitei-os em Niterói, onde me levaram à antiga chácara na praia de Icaraí.

Minha mãe, apesar de não ter o dna da familia, chegou a pintar a óleo a casa da chácara que mencionei, a partir de uma fotografia em tamanho postal (no livro do Silvio Meira, consta que aquela casa foi construída pelo jurisconsulto, mas acho mais provável que o tenha sido pelo seu neto, o Afonso Augusto, a julgar pelos elementos do estilo ecletico presentes na fachada, tão típicos da virada do século). Era a presença deste quadro na sala de visitas que acabava suscitando as tais conversas, nas quais eram trazidas, de memória, muitas histórias, provavelmente algumas delas exageradas, ou mesmo fantasiosas.

Nos anos 70, minha mãe iniciou um trabalho de mapear todos os descendentes do Afonso e da sua esposa Maria José (que por sinal, diziam também ser Teixeira de Freitas de solteira). Foi nesta época que fez vários contatos por telefone com o pessoal de Niterói, e lembro que já nessa ocasião foi mencionada essa origem na região de Braga, mas receio que a informação não tenha sido baseada em dados de documentos.

Quem eu sei que tem em mãos vários documentos antigos, incluindo registros de escravos do bisavô Afonso, é o Osiris Guimarães, casado com a Vera, filha do Antonio Paulino, meu tio-avô e padrinho de batismo. Talvez seja interessante tentar esse contato com ele. Bom, volto ao trabalho, vamos manter contato. Mais uma vez, agradeço. Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305863 | FeCaldeira | 14 mai 2012 22:55 | Em resposta a: #305801

Prezado Hirão,

desconheço este ramo de seu parente, Dr. Alfredo. Você saberia quem é o pai ou avô do Alfredo? Tem a certidão de batismo? Tenho a lista dos filhos do Barão.
Interessante que ele manteve o mesmo sobrenome: "Teixeira de Freitas Barbosa",

cumprimentos,

Fernando.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#305870 | Hirão | 14 mai 2012 23:57 | Em resposta a: #305863

Caro Fernando,

O nome do pai é Ignácio Teixeira de Freitas Barboza (com z); a mãe é Iolanda Nogueira Torres Gomes. Sei apenas que era descendente do barão. Não tenho certidões; até porquê, nunca me interessei em estudar a ascendência de parentes (a não ser raríssimas exceções). Tenho comigo, no entanto, algumas cartas dele e de sua esposa dirigidas ao meu bisavô e avós. Ele era médico. Não tendo deixado descendência (leia-se "legítima"), segundo consta, uns sobrinhos dele herdaram seu patrimônio, já um tanto quanto dilapidado pela "jogatina." rs

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#336426 | FeCaldeira | 08 out 2013 04:51 | Em resposta a: #305870

Prezado Hirão,

me desculpe a demora. Você ainda tem estas cartas,

atenciosamente,

Fernando Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#336686 | atf | 13 out 2013 00:28 | Em resposta a: #305837

Olá, Mario Sérgio.
Eu sou Afonso Augusto, o Afonsinho, filho de Antonio e Mary. A casa da chácara foi construída pelo filho do Visc. de Abaeté que também era Antonio Paulino, e que mesmo sendo "Jovem Fidalgo da Corte" assinou o Manifesto Republicano, juntamente com seu irmão, Alonso.
Esse Antonio, filho do Visconde, é o avô de Rosalina, casada como Mario Augusto.
Grande abraço e lembrança a todos.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#350719 | LMCA | 29 set 2014 11:46 | Em resposta a: #301576

Gostaria de obter informações sobre o brasão que o barão de Itaparica usou.

Agradeço toda a ajuda.

Luís CA

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#350727 | aeiou2 | 29 set 2014 17:50 | Em resposta a: #301576

Recebi uma notificação para este tópico!!! Porquê?

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#350734 | atf | 29 set 2014 22:12 | Em resposta a: #301576

Olá, Maria.
Veja a primeira resposta desse tópico. É de sua autoria.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#350735 | atf | 29 set 2014 22:16 | Em resposta a: #301576

Olá LMCA.
Creio que não ser fácil, essa missão.
Sugiro uma procura em Braga, nas redondezas do Castelo de Freitas e, possivelmente, em registros de sinagogas.
Aqui, no Brasil, apesar dos esforços do Fernando, nada foi encontrado.
Saudações.
Afonso AC Teixeira de Freitas

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#350736 | LMCA | 29 set 2014 22:26 | Em resposta a: #301576

Olá Afonso,

Obrigado pela sua resposta.

Concordo que não será fácil. No entanto, fiquei com esperança quando li a resposta #305798 acima, onde mstf58 refere a existência de um brasão deste titular, segundo parece numa casa em Curitiba.

Esta referência, em si mesma, é importante, embora uma imagem desse objecto dissipasse todas as dúvidas heráldicas.

Luís C. Alves


Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#368072 | FeCaldeira | 09 abr 2016 01:39 | Em resposta a: #305770

Prezado primo Mario Sergio,

há pouco tempo voltei a pesquisar os arquivos de Cachoeira, Ba, e encontrei a certidão de nascimento do Manoel Teixeira de Freitas, nascido em 31 de janeiro de 1786, irmão do Antonio, Barão de Itaparica. Manoel é filho do Capitão José Teixeira de Freitas e Theresa Maria de Jesus. Outra filha do José é Anna, nascida em 2 de julho de 1788,

abraços,

Fernando Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#419751 | CappyD | 01 dez 2019 11:13 | Em resposta a: #301576

Para aqueles ainda interessados durante pesquisa da minha familia, encontrei a certidao de Obito do Barao de Itaparica:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-8G9Z-Q?i=58&wc=M789-3ZS%3A369568701%2C371047601%2C371179201&cc=2177272

Morreu em 3 de Junho de 1836, em Salvador (registro na Catedral da Se), com 50 anos, dando seu nascimento em 1786.

Abracos,
R.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#419752 | CappyD | 01 dez 2019 11:14 | Em resposta a: #301576

Para aqueles ainda interessados durante pesquisa da minha familia, encontrei a certidao de Obito do Barao de Itaparica:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-8G9Z-Q?i=58&wc=M789-3ZS%3A369568701%2C371047601%2C371179201&cc=2177272

Morreu em 3 de Junho de 1836, em Salvador (registro na Catedral da Se), com 50 anos, dando seu nascimento em 1786.

Abracos,
R.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#419753 | CappyD | 01 dez 2019 11:15 | Em resposta a: #301809

Para aqueles ainda interessados durante pesquisa da minha familia, encontrei a certidao de Obito do Barao de Itaparica:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-8G9Z-Q?i=58&wc=M789-3ZS%3A369568701%2C371047601%2C371179201&cc=2177272

Morreu em 3 de Junho de 1836, em Salvador (registro na Catedral da Se), com 50 anos, dando seu nascimento em 1786.

Abracos,

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#434883 | FeCaldeira | 05 jul 2021 16:08 | Em resposta a: #419753

Prezado CappyD,

só agora vi sua mensagem. Me parece que há um engano nesta certidão de óbito no que se refere a idade do Barão de Itaparica, que se chamava Antonio Teixeira de Freitas, nascido em 9 de setembro de 1784, conforme certidão de Batismo de Nossa Senhora do Porto de Cachoeira, Bahia. O irmão dele, Manoel, este sim, nasceu em 31 de janeiro de 1786.

Qual é seu parentesco com o Barão de Itaparica? Ele é meu trisavô por parte de minha avó,

abraços,
Fernando Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#437718 | Ester T de F Martins | 22 nov 2021 00:33 | Em resposta a: #305772

Boa noite, me chamo Ester Teixeira de Freitas Martins sou neta de Álvaro Lustosa Teixeira de Freitas meu avô nasceu em Lages-SC e veio apara Salvador ... Ele era professor e historiador fez o livro com a genealógica não tem as histórias mas tem várias informações de data e o nome de José Teixeira de Freitas aparece nele como imigrante de Braga Portugal

Resposta

Link directo:

Barão de Itaparica - Antonio Teixeira de Freitas Barbosa

#437910 | FeCaldeira | 02 dez 2021 23:47 | Em resposta a: #437718

Prezada Ester,

boa noite, também sou descendente do Barão de Itaparica. Tenho esta árvore genealógica que você mencionou. Por favor, gostaria de entrar em contato,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen