Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301623 | resendog | 02 abr 2012 05:07

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo por aqui.
Meu nome é Maria Fernanda Araujo de Resende, sou brasileira, filha de um português, e sempre tive uma profunda curiosidade em saber maiores informações sobre a história dos meus familiares portugueses, porém nunca sequer soube por onde começar em relação a essa pesquisa.
Assim, ao ver a página do "Genall", achei que seria possível obter algumas informações com a ajuda de vocês, embora eu não tenha informações ricas em detalhes. Entretanto resolvi arriscar.

Meu pai chama-se Fernando Monteiro de Resende, filho de Antonio Pinto de Resende e Maria Alves Monteiro, nascido em 1928 na cidade de Espinho. Meus avós tiveram outros filhos, entre eles três meninas que chamavam-se Maria Adelaide, Maria Alice e Maria Olinda (suponho que todas com o mesmo sobrenome de meu pai), e pelo menos um menino que eu nunca soube o nome (a única coisa que sei é que esse menino, quando rapaz, morreu precocemente num acidente de motocicleta), embora meu pai tenha falado-me muito vagamente a respeito de um "tio Mario".

Um dos meus bisavôs chamava-se Francisco Pinto de Resende e, se não me falha a memória, ele era pai do meu avô Antonio. Pode parecer engraçada essa minha confusão mental, mas, uma das curiosidades que envolviam esses meus avós paternos, é que eles eram primos de primeiríssimo grau, se assim posso dizer, haja vista que Francisco e seu irmão casaram-se com duas moças, que também eram irmãs: de um dos casais nasceu Antonio, e do outro nasceu Maria, os quais posteriormente casaram-se.

Gostaria de repassar maiores informações, maiores detalhes técnicos a respeito de toda essa história a vocês, não apenas referentes, por exemplo, aos nomes de outros dos meus familiares portugueses, mas principalmente sobre alguma data de nascimento; porém creio fortemente que talvez isso não seja possível, dado que meu pai hoje sofre do "mal de Alzheimer": todas essas informações que mencionei foram-me ditas quando eu ainda era criança, anteriormente à separação dos meus pais.

Aliás, se também não me falha a memória, uma das coisas que meu pai dizia-me, era que um dos meus familiares tinha algum título de nobreza; não sei se era o de conde, mas o termo não me soa estranho.

Vocês podem ajudar-me a encontrar alguma pista sobre isso?


Desde já agradeço, e fico no aguardo por uma resposta.


Abraços,

MF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301695 | f4b2 | 02 abr 2012 22:55 | Em resposta a: #301623

Cara Maria Resende

Estive a pesquisar o Anuário de 1909,e cito:

FRANCISCO de REZENDE - Mercearia,Vinhos e outros géneros em Espinho,1909

Vi nomes Pires de Rezende em Espinho,e alguns Rezende na Feira,se quiser eu posso enviar esses nomes?
Não vi Pintos de Rezende,nem Alves Monteiro em Espinho no ano de 1909.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301703 | M.Dourados | 03 abr 2012 00:10 | Em resposta a: #301623

Cara Maria Fernanda

Sobre a família que procura, eles também são meus parentes.

António Pinto de Resende nasceu a 21 de Março de 1890
Maria Alves Monteiro, nasceu a 19 de Novembro de 1893
Casaram a 28 de Setembro de 1913
A irmã de seu Pai Alice Monteiro Resende, nasceu a 2 de Abril de 1922

Os Pais do seu Avó António, eram Francisco Pinto Rezende que casou em 20 de Junho de 1886 com Bernardina Francisca Alves.

Fernanda agradeço que me contacte para este email, para lhe poder dar todas as informações que tenho sobre a sua família.

magdalenaF arroba sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301704 | vbriteiros | 03 abr 2012 00:11 | Em resposta a: #301623

Por favor tente dar mais dados: data de nascimento, nome da freguesia de Espinho, nome completo dos pais e se possível dos avós. Todos estes dados constam do Bilhete de Identidade, Passaporte ou certidão de óbito. Verá que alguém vai ajudar.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301849 | M.Dourados | 04 abr 2012 13:45 | Em resposta a: #301623

Olá Fernanda

Continuo a aguardar o seu contacto, porque somos parentes e sobre a Família que os eu Pai deixou em Portugal, tenho muitos dados.
O Grau de parentesco dos seus Avós era realmente de Primos, mas não em primeiro grau. E o Irmão que o seu Pai teve que faleceu de acidente, chamava-se Manuel. O local de nascimento da sua Família não foi Espinho, mas outra freguesia ao lado. Tenho muitos dados e estou ansiosa que entre em contacto.
Cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301865 | f4b2 | 04 abr 2012 15:38 | Em resposta a: #301623

Envio-lhe mais este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1908,cito:

- ADRIANO ANTHERO de GOUVEIA PINTO REZENDE - Sub-Delegado do Tribunal Judicial de Paredes - 1908


Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#301911 | resendog | 05 abr 2012 00:13 | Em resposta a: #301865

Pessoal,

Agradeço muito os esforços de todos você, e folgo em saber que, devido ao meu escrito e ao que parece, encontrei um dos meus parêntes portugueses. Realmente existia uma Bernardina entre os meus familiares; apenas não conectava o nome ao de minha bisavó.

Maria, fique tranquila que escrever-te-ei na sequência.

:-)

Mais uma vez, dirijo os meu honesto agradecimento a todos vocês.


Abraços sinceros,

MF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#310806 | fanr | 26 jul 2012 15:59 | Em resposta a: #301623

Ola maria fernanda sou teu irmão fernando tbm to bom tempo atras dessas resposta fico feliz por saber q vc tbm braços bjos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#310840 | peninha | 27 jul 2012 10:33 | Em resposta a: #301703

Cara Senhora

Têm alguma informação relativamente ao Dr. Luís Alves Monteiro, Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, natural da freguesia de Santa Cruz, no termo de Chaves, Bispado de Bragança, (Vinhais), filho de António José Alves e Margarida Monteiro;
- Em 1823 Juiz de Fora da Vila Nova de Portimão;
- Em 1833, na Vila da Ribeira Grande, da ilha de Santo Antão, de Cabo Verde subscreveu a apologia de Manuel António Martins relativa à agricultura;
- Em 1842 Juiz de Direito na Comarca de Moura;

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#311063 | fanr | 31 jul 2012 02:36 | Em resposta a: #301849

ola tambeu sou parentes de voces meu nome fernando augusto nacimento resende filho de fernando monteiro de resende

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#311329 | resendog | 05 ago 2012 01:20 | Em resposta a: #310806

Pela sigla "fanr", suponho que trate-se do Preto...
Acertei?

Meu e-mail segue abaixo.


[]'s


resende@fma.if.usp.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#312395 | fanr | 24 ago 2012 00:38 | Em resposta a: #301703

ola tudo bem gostaria que entrasse em contato comigo pois e meu pai Fernando Monteiro de resende meu nome Fernando Augusto Nascimento Resende e gostaria de entrar em contato com vcs e possivel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#312397 | fanr | 24 ago 2012 00:43 | Em resposta a: #301849

ola tudo bem com vcs , sou filho de Fernando Monteiro de Resende, gostaria de manter contatos com vcs pos msn se possivel pra mim seria melhor se possivel e claro. Meu nome e Fernando Augusto Nascimento Rsende e procuro por parentes em portugal e contar com eles. Minha tia se chama Alice obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pinto de Resende e Alves Monteiro

#312399 | fanr | 24 ago 2012 00:51 | Em resposta a: #301703

entre em contato comigo pois sou Filho de Fernando Monteiro De Resende meu nome Fernando Augusto Nascimente Resende meu msn e Fernando-valeria@hotmail.com por favor entre em contato espero Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen