Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302231 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 11:07

Caro confrade Trindade
Aproveito encontrá-lo por aqui, onde há muito o não via, para lhe pedir um favor. Sei que tem uma completa base de dados, recolhida nos seus estudos demográficos, que conheço e muito aprecio, sobre as actuais freguesias de Eixo/Requeixo/Oliveirinha. Em tempos li, também, que possui informações sobre os Borges dali, desde o séc. XVI (cito de memória). Poderia fornecer-me esses dados, até aso séc.XVIII?
O outro pedido era o seguinte:na sua base de dados encontra alguma relaç~ºao de parentesco entre os Gomes de Mamodeiro, de Requeixo e de Eixo?
Os meus melhores agradecimentos, por toda a informação que puder dar-me.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302236 | mtavares | 09 abr 2012 12:18 | Em resposta a: #302231

Maria:
Por acaso o nosso confrade Trindade teve a amabilidade de me enviar já há uns anos bastantes elementos que me dizem respeito,já que descendo de Borges desses locais...
Tenho uma antepassada n, em 1736 em Requeixo que a mãe é Gomes,mas de Aguada de cima.
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302240 | Jspe | 09 abr 2012 13:15 | Em resposta a: #302231

Boa tarde

Eu procuro saber se em requeixo e povoa do valado, tem alguns registos paroquiais antes 1700, isto porque procuro uns antepassados meus.

Agradeço a quem me poder ajudar

Jspe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302258 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 16:38 | Em resposta a: #302236

Caro Luís
Nada tenho a ver com a família Borges, que eu conheça. Mas, nunca se sabe. Acontece que investiguei, demoradamente, a freguesia de Requeixo, para estudo no âmbito histórico. Acabei por me interessar, também, por questões genealógicas. Uma das famílias que me despertou interesse foi, precisamente, os Borges, sobre os quais tenho muito pouca informação. Em Requeixo, a partir do séc. XVII, que é o período mais antigo a que remontam os assentos paroquiais ( haveria mais antigos, mas desapareceram num incêndio), os representantes da família são em número muito reduzido. Penso, mas falo de memória, que viveriam em São Paio, onde a aldeia se situava primitivamente, tendo-se mudado para Requeixo, distante uns dois quilómetros, devido às febres que provocaram grande mortalidade. já que se situava junto ao que era, então, um pântano, depois transformado numa bela lagoa.
O facto de as minhas investigações irem muito além dos assentos paroquiais, permitem-me informá-lo de que encontrei, em 1701, um Tomé Borges de Requeixo, que era entáo vereador na Câmara de Eixo, o que era posição de destaque, não ao alcance de qualquer um. Porque este apelido era pouco frequente pergunto-me se teriam estes Borges alguma coisa a ver com Rui Pereira Borges de Miranda, que foi senhor de Verdemilho e Ílhavo e casou com D. Catarina de Ataíde, filha de D. Alvaro de Sousa, segundo senhor de Requeixo. Os dados que possui, fornecidos pelo confrade Trindade, permitem-lhe tirar algumas conclusões?
Muito lhe agradeceria as informações que me pudesse dar.
Quanto aos Gomes de Aguada.... É difícil pronunciar-me. A rede hidrográfica que servia estas populações punha uma vasta zona em comunicação. Interessam-me, paricularmente, mas não sei de onde terão vindo, originariamente.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302259 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 16:45 | Em resposta a: #302240

Caro confrade Jspe
Requeixo ( e Póvoa do Valado, que era meeira da freguesia de Requeixo e da de Eixo, o que significa uma situação complicada, em que metade do ano as cerimónias religiosas se faziam em Eixo e a outra metade em Requeixo) tem assentos paroquiais desde 1668. Havia anteriores, mas desapareceram num incêndio. Não procedi à sua buca exaustiva, nem era esse o meu propósito. Mas se eu tiver dados que lhe interessem (alguns colhidos em diferente documentação histórica) estão à sua disposição. Diga o que lhe interessa.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302260 | Jspe | 09 abr 2012 16:55 | Em resposta a: #302259

Boa tarde Maria Ribeiro

Desde de já agradeço a sua disponibilidade de ajuda, o que procuro é antepassado de nome manuel oliveira que foi batizado na freguesia da harada(lugar da povoa da valada), teria sido batizado prai nos anos 1670, visto que em 1700 casou em ponte rol(torres vedras)

Seu pai de nome manuel gonçalves e mae maria da cruz.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302264 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 17:30 | Em resposta a: #302260

Confrade Jspe
Lamento não poder se-lhe útil. Não possuo dados sobre essa família. Aliás, deve haver algum engano:harada não era nem lugar nem freguesia da Costa do Valado. A Costa do Valado pertencia às freguesias de Requeixo e de Eixo. No concelho de Aveiro, apenas conheço a freguesia de Aradas, que nada tem a ver com aquelas duas. Informo, no entanto, que os nomes Oliveira e Gonçalves eram comuns na região. Sugiro-lhe que recorra ao confrade Trindade que, após longa ausência, voltou a aparecer no Forum. Ele possui uma completa base de dados, com todos os registos paroquiais de Eixo e Requeixo, já que se especializou em estudos de demografia.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302265 | Jspe | 09 abr 2012 17:38 | Em resposta a: #302264

Estranho porque a informação que tenho é freguesia da harada (lugar da povoa do valado), pelo que pesquisei na net, sao lugares do requeixo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302268 | mtavares | 09 abr 2012 18:10 | Em resposta a: #302265

Maria:
O meu 9º avô Tomé Borges natural de Águas Boas casou em 1678 com Maria Manuel Simões de Póvoa de Valado e tiveram o meu 8º avô também Tomé nascido na Póvoa a 1688 que viria a casar com Isabel André (n. 1675) do mesmo local. Seria interessante que um deles fosse aquele que refere...Contudo do meu 10º avô apenas tenho o nome de Manuel Francisco tout court que casou com Maria Antónia na Oiã. Não tenho qualquer conhecimento que vá para além deste e o nome extingue-se na mãe (1870/42)do meu avô materno.Curiosamente o meu trisavô nasceria em Samora Correia.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302270 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 18:32 | Em resposta a: #302268

Caro Luís
Contas feitas, só poderá ser o seu 9ºavô. Aparece referido como de Requeixo. Afinal, seria da freguesia mas, de outra povoação. No entanto, tenho presente na memória que encontrei um Borges em Requeixo. Só que me é muito difícil encontrar os papéis onde tenho essa anotação. Entre todas estas povoações os casamentos eram muito frequentes.
Afinal, vejo que nada me sabe dizer sobre uma possível relação com os Borges, senhores de Ílhavo. O que me entusiasmou foi ter lido a informação do confrade Trindade, numa resposta que lhe deu, faz muito tempo, que tinha dados sobre essa família, desde o século XVI. Possivelmente, foi lapso e referia-se ao período de seiscentos. Aliás, surpreendi-me bastante, já que os assentos paroquiais não vão tão longe mas, poderia ter outro tipo de documentação. Várias foram as famílias de origem fidalga que, em tempos, ali se fixaram, umas de forma mais provisória outras, de forma mais duradoura.Se, entretanto, eu encontrar os dados que recolhi sobre um Borges de Requeixo, colocá-los-ei aqui.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302274 | mtavares | 09 abr 2012 18:42 | Em resposta a: #302270

Maria:
Essa minha bisavó tinho um orgulho especial nessa ascendência que reclamava como fidalga...
Caso encontre alguma coisa gostava que me enviasse.Gostava de saber mais qualquer coisa.
luis.mtavares@gmail.com
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302381 | Maria Ribeiro | 10 abr 2012 15:01 | Em resposta a: #302274

Caro Luís
Perdi-me ou algum email seu se perdeu. Não sei a qual bisavó se refere, que teria ascendência fidalga. Quer repetir, para eu tentar o que posso encontrar?
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302383 | Maria Ribeiro | 10 abr 2012 15:21 | Em resposta a: #302265

Caro confrade Jspe
Nem sequer a Póvoa do Valado pertence actualmente a Requeixo. Hoje, é uma freguesia independente. Quanto a Harada é-me totalmente desconhecida. Pesquisei, na net, e não encontrei, tal como não encontrei, tal como nunca encontrei nas minuciosas pesquisas que fiz dos assentos paroquiais. Só conheço Aradas, freguesia do concelho de Aveiro e Arada, distrito de Aveiro mas, para a zona de Ovar. É tudo o que lhe posso dizer.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302389 | Jspe | 10 abr 2012 15:48 | Em resposta a: #302383

Boa tarde,

Eu numa pesquisa que fiz, na net, encontrei uma arvore genealogica que menciona os locais de nascimento, de alguns seu elementos, na povoa da valada, freguesia de sampaio, requeixo, aveiro, por isso o meu raciocinio que povoa da valada pertencia a requeixo.

obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302401 | mtavares | 10 abr 2012 16:49 | Em resposta a: #302381

Maria:
O que eu queria dizer é que uma minha bisavó dizia que essa ascendência Borges era fidalga...mas nada sei acerca disso. Do meu trisavô apenas sei que se chamava Pedro José Bonifácio Borges (n. 1842 em Samora Correia) filho de Manuel Francisco Borges de Pera Jorge, neto sucessivamente de António Francisco B. ,de Joao B. do mesmo lugar e António Francisco B. este já de póvos do valado (filho de Tomé) .Era afilhado de um filho do Marquês de Abrantes também Pedro,mas não vejo relevância neste facto. E apenas sei isso...
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302418 | Maria Ribeiro | 10 abr 2012 18:49 | Em resposta a: #302389

caro confrade Jspe

Efectivamente, a Póvoa do Valado, até meados do séc. XX, pertenceu à freguesia de Requeixo. Portanto, todos os factos ( incluindo nascimentos, casamentos e óbitos) ocorridos antes dessa data, serão referenciados à freguesia de Requeixo.
Procurei, nos dados que possuo, que lugares poderiam ser confundidos ou objecto de leitura deficiente, com Harada. O mais parecido que encontrei foi Eireira ( cabeço de). Mas, procurando na Póvoa do Valado, concerteza que encontrará os seus antepassados. Tente que algum confrade da área de Aveiro, lhe faça uma busca no Arquivo Distrital ( infelizmente, ainda não está online) ou tente pelos mormons. É o que lhe posso dizer.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302423 | Maria Ribeiro | 10 abr 2012 19:25 | Em resposta a: #302401

Caro Luís
O que dizia a sua bisa parece confirmar as minhas suposições e o meu interesse pela família. Quando encontrei um Borges, em Requeixo, logo pensei na hipótese de pertencerem ( mesmo que por bastardia, ainda que não necessariamente) à antiga família dos Borges, senhores de Vilarinho, Ílhavo e Carvalhais. A sua bisavó baseava-se, certamente, em tradição transmitida oralmente. O nome é pouco comum. Em Aveiro, apenas sabia da existência de uma família. Fui confirmar nas páginas amarelas e encontrei uma meia dúzia de pessoas com esse apelido. A família que conheço foi representada por um livreiro (j´a falecido) e o filho foi antiquário e vereador da Câmara. Pelo que sei, é uma família muito antiga e não me custa a acreditar que tenha origem nos antigos Borges.
Que ligação poderiam ter com Requeixo? Um deles, Rui Borges, foi casado com D. Catarina de Ataíde, filha de D. Diogo Lopes de Sousa ( ou de D. Alvaro, cito de memória),« senhor de Requeixo», como se intitulava ( aconselho-o a consultar, na net, as informações sobre os Borges, senhores de Ílhavo). Esta D. Catarina foi apresentada por alguns autores como a musa inspiradora de Camões, para o seu poema «Alma minha». Parece, porém, que sem razão.
A falta de registos paroquiais mais antigos vai-lhe dificultar a busca, mas não a impossibilitam. Há, sempre, outras fontes, como a habilitação dos familiares do Santo Ofício que, no caso de Aveiro, é facilitada pela excelente publicação que foi o Arquivo Distrital de Aveiro, com a listagem completa dos habilitandos. Não me lembro de ver referência a Borges, mas vou fazer nova consulta e, se encontrar algum, comunicar-lhe-ei.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#302448 | mtavares | 10 abr 2012 22:55 | Em resposta a: #302423

Maria:
Agradeço-lhe a atenção...Por acaso também penso que existirá ligação dos meus a esses Borges que refere. Falta, se calhar apenas uma ou duas gerações para confirmar ou não a ligação.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322497 | Tigre | 06 fev 2013 00:13 | Em resposta a: #302418

Caros confrades

Neste forum tenho reparado que alguns dos confrades, tem pesquisado bastante as familias de requeixo e de eixo. Dessas freguesias são originarios os meus antepassados paternos.
O meu trisavó António de de Oliveira e Silva, nasceu em requeixo a 13-5-1850 e morreu nessa freguesia por volta de 1940.
Será que algum dos confrades pode me ajudar a saber mais dados dos meus antepassados?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322510 | Maria Ribeiro | 06 fev 2013 11:03 | Em resposta a: #322497

Confrade Tigre

Por acaso, apanhei a sua mensagem. Já, em tempos, o tinha visto na mesma busca. Mas, nessa época, ainda andava em investigações e não quiz avançar sem ter dados mais seguros. Além de informações colhidas nos assentos paroquiais e não só, tenho informações particulares. Pessoas da minha família conheceram bem gente sua. Posso partilhar essas informa´ções consigo. Não avanço, neste momento, porque não tenho os dados aqui presentes e, também, porque não disponho de tempo, neste momento.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322573 | Tigre | 06 fev 2013 22:58 | Em resposta a: #322510

Cara Maria Ribeiro,

Desde já agradeço a sua mensagem. A minha familia paterna é do distrito de Aveiro e ando a pesquisar para melhor conhecer este ramo da familia.
Já pesquisei aqui no forum à algum tempo atras mas devido a afazeres profissionais tive que parar a mesma só podendo recomeçar agora.
Folgo em saber que a Senhora tem informações para comigo partilhar e folgo em saber que a sua famiia conhece a minha.
Estou à sua disposição.
Desde já o meu obrigado
Atentamente

César Oliveira e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322601 | Maria Ribeiro | 07 fev 2013 11:26 | Em resposta a: #322573

Caro César

A minha família não conhece. Conheceu a sua família. Reporto-me ao passado. Não sei, mas duvido que ainda viva alguém, em Requeixo, da sua família. Vou tentar saber, atravérs de pessoa amiga, que lá mantém contactos.
Das suas mensagens antigas, pareceu-me poder concluir que, através do confrade Trindade, que se dedica a estudos demográficos, teria obtido informações sobre os seus antepassados. Agora, tenho dúvidas. Posso dar-lhe algumas dessas informações e acrescentar outras, obtidas em outras fontes que não os assentos paroquiais, algumas de natureza particular que, talvez, lhe possa fornecer por email. Informe-me sobre o que, realmente, pretende.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322615 | Tigre | 07 fev 2013 15:35 | Em resposta a: #322601

Cara Maria Ribeiro,

Como a Senhora muito bem disse, o Confrade Trindade gentilmente já me cedeu alguns dados sobre este ramo da minha familia, aquilo que eu pretendo é aprofundar e tentar "tapar" algumas lacunas nos mesmos.
A minha avó paterna ainda vive e mora em requeixo, mas ela pouco sabe além do basico, além do que não me é facil deslocar ao ADAveiro, e mesmo quando vou visita-la como é fim de semana nem ao cartorio paroquial posso ir.
Quero conhecer melhor este lado para depois tentar conhecer o lado do meu avô paterno Manuel Simões Canelas que nasceu em Eixo e que está no cemitério de Eixo, esse lado é que só conheço o nome do meu avô e as datas em que nasceu e morreu.
O meu email é cesaroliveirasilva@sapo.pt.
Todos os dados que a Senhora me poder dar a conhecer, eu agradeço.
Atenciosamente

César Oliveira e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#322637 | Maria Ribeiro | 08 fev 2013 01:08 | Em resposta a: #322615

´
Caro C´´esar

Vou tentar preencher as tais lacunas mas, para isso, tem que me dizer os dados que possui. Espero poder dar algum contributo ´´util, na sua busca pelos antepassados. Não quero, no entanto, alimentar-lhe demasiadas esperanças porque, os dados que recolhi, não tinham objectivos geneal´´ogicos. As minhas investigações centraram-se na hist´´oria de Requeixo e freguesia mas, não deixei de dar alguma atenção ``as fam´´ilias , sobretudo quando me chamavam a atenção, por alguma razão particular. ´´E o caso das «Silvas», que conheço por ouvir falar. A minha fam´´ilia tem ali uma parte importante das suas ra´´izes mas, eu pr´´opria, tenho com a aldeia uma relaç~ao mais intelectual e afectiva do que f´´isica. Possuo ali uma casa e quinta. mas vou l´´a uma vez por ano.

Maria Ribeiro
Nota: peço desculpa pela colocação dos sinais, mas o teclado est´´a com qualquer problema.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#324600 | joao figueira | 03 mar 2013 21:23 | Em resposta a: #322637

Atento ás questões colcadas, também eu solicitava ajuda do forum a quem soubesse da familia Figueira (meu bisavô antonio dos santos figueira, filho de antonio figueira e maria do patrocinio) de santo isidoro de eixo.

obrigado
joao figueira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Eixo e Requeixo de Aveiro

#324945 | joao figueira | 07 mar 2013 19:51 | Em resposta a: #324600

mantenho interesse em identificar familia figueira de eixo.
obg pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 jun 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen