D.Maria Roza Leite Machado Carmona

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#16159 | aeiou2 | 23 jan 2002 00:03

Viveu em 1728? natural de Guimarães,cc 1784? Gonçalo Peixoto da Silva Pinto Pereira Coelho da Fonseca Rebello,n.de Guimarães 1720?.Tiveram pelo menos uma filha D.Maria de Portugal de Noronha,n.1769?.Poderá alguém que frequente este Fórum dar-me mais notícias?
Desde já agradeço qualquer resposta.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#16162 | magalp | 23 jan 2002 02:15 | Em resposta a: #16159

Maria

Acho q. vi nomenclatura parecida nos últimos fascículos dos Carvalhos de Basto. Seria em Bourbon? parece ser gente de Basto...
Vou procurar e se encontrar digo-lhe por aqui.
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#21045 | Vasco Jácome | 11 mai 2002 23:28 | Em resposta a: #16159

Cara Maria

Provavelmente, o que vou dizer já é do seu conhecimento, mas como na sua mensagem não indica fontes consultadas, aqui vai. D. Maria Rosa Leite Pereira Carmona está nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, vol. III, pg. 312. Teve essa filha de Gonçalo Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva, 15º Sr. de Felgueiras, no Gayo ttº de Machados §38 N26 (repare que o autor teve notícia desta filha bastarda, mas parece ter identificado mal a mãe) e Canaes de Figueiredo, costado 183. Aqui:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=38795

A sua descendência, a tal filha Maria de Portugal cc Pedro de Magalhães de Faria de Sousa Machado , Morgado de Sabroso, continua no vol. II, pg. 145.

Infelizmente, ainda não encontrei nada sobre a ascendência de D. Maria Rosa Leite Carmona.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#21079 | aeiou2 | 12 mai 2002 13:04 | Em resposta a: #16159

Caros Manuel Maria e Vasco Jácome
Muito obrigada pelas informações.
Não indiquei qualquer fonte pois encontrei esta Senhora,num assento de baptismo que fazia parte de um processo de um oficial do exército,do A.H.Militar,T.Cor.Martinho de Magalhães Peixoto,cx.1976.
Posteriormente "larguei" estas informações pois estava a estudar uma família,que me forneceu nomes errados,e a gota não dava com a perdigota,e voltei quase à estaca zero.Não sei se me tornarei a cruzar com ela,tudo é possível.Logo se verá.
Olhe Manuel Maria,estou a pensar ir ao Porto entre 7 e 10 de Junho.Depois digo mais por e-mail.
Continuação de um bom Domingo,pois eu estou de rastos depois de uma Matildada.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#32974 | aeiou2 | 08 jan 2003 14:17 | Em resposta a: #21045

Caro Vasco Jácome
Podia sff,indicar a descendência da Maria de Portugal com Pedro de Magalhães de Faria de Sousa Machado,morgado de Sabroso (vol.II,pg.145,nos Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo)
Desde já agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#32990 | Vasco Jácome | 08 jan 2003 19:50 | Em resposta a: #32974

Cara Maria

A descendência de Maria de Portugal, estende-se por 8 páginas, por isso preferia enviar por e-mail, mas acho que não tenho o seu endereço.
O meu é vascojacomearrobanetpontosapopontopt

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#32992 | Vasco Jácome | 08 jan 2003 20:03 | Em resposta a: #32974

Cara Maria

Só para acrescentar que foi neto de Maria de Portugal, António Pedro de Portugal de Magalhães Peixoto, aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=67488

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#33013 | aeiou2 | 09 jan 2003 14:30 | Em resposta a: #32990

Caro Vasco Jácome
Muito obrigada pela sua disponibilidade.O meu endereço é mjoomarrobanetcabopontopt.Afinal parece que é mesmo a Senhora que em tempos procurava,mas complicado .Depois vos direi.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42416 | ajtrigueiros | 26 mai 2003 16:54 | Em resposta a: #21079

Cara Maria:

Fiz esta recente descoberta nas inquirições de genere e pude reconstituir a ligação de D. Maria Rosa aos Carmonas de Barcelos, que poderá encontrar desenvolvido na tópico Carmona. Suponho tratar-se da senhora que procura.


P. José António Leite Pereira Machado Carmona

(Arquivo Distrital de Braga, Processo 24193, Inquirição de Genere de 10/5/1788)

Nasceu a 24/7/1768, na rua da Ramada, Campo da Feira, freguesia de S. Sebastião, da vila de Guimarães, onde foi baptizado tendo por padrinhos José António Ferreira, Alcaide desta vila, morador na Rua do Gado, com procuração a António José da Silva, meirinho, morador no Eirado da Cadeia, e Rosa Maria, filha do procurador e de Antónia Maria.

Era filho de

Manuel José Ferreira de Pinho, natural de Santo Estêvão de Vilela

e de sua mulher, com quem se casou a 27/3/1769, em Azurém, Guimarães

D. Maria Rosa Leite Machado Carmona, natural da vila de Guimarães, filha natural
(deve ter falecido antes de 1775, pois o marido aparece a casado em 2.as núpcias nesta ultima data com Joana Maria, e a ter um filho de nome Francisco, baptizado em 1775, em S. Sebastião, Guimarães)

= Foram pais de mais uma filha, Mariana Josefa, nascida a 2/9/1765, em S. Sebastião, Guimarães =

Era neto paterno de

Gonçalo Gaspar da Silva, natural do lugar das Giestas, Santo Estêvão de Vilela (filho de João Gaspar e de Damiana de Barros)

e de sua mulher (com quem se casou a 24/3/1737, em Duas Igrejas, Vila Verde)

Maria Clara Ferreira, natural de Santa Maria de Duas Igrejas, Vila Verde (filha espúria do Padre Manuel Ferreira de Pinho, morador em S. Cristóvão de Louredo, e de Maria de Matos, solteira, do lugar do Vale, Duas Igrejas)

Assistiram no lugar de Giestas, em Vilela e depois foram moradores no Campo da Feira, freguesia da Oliveira, Guimarães.

Era neto materno de

Jacinto Leite Pereira Coelho Carmona, solteiro, baptizado a 28/12/1690, na freguesia de S. Sebastião, Guimarães (filho de João Leite Pereira e de sua mulher D. Maria Isabel de Abreu de Barros) = Os antepassados deste casal poderá encontrar no tópico “Carmonas”=

e de

Ana Peixoto de Carvalho, solteira, baptizada a 13/6/1709, na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães (filha de Francisco Mendes, sapateiro, e de sua mulher Bernarda Peixoto, moradores na rua do Postigo, em Guimarães)

Aproveitava para lhe perguntar se tem noticias da descendência desta D. Maria Rosa Leite Machado Carmona. É que tenho andado a fazer um trabalho sobre os Machados Carmonas e todos os ramos interessam. Antecipadamente agradeço qualquer indicação, por pequena que seja.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42419 | aeiou2 | 26 mai 2003 18:09 | Em resposta a: #42416

Caro António Júlio Limpo Trigueiros
Tenho os descendentes e os ascendentes do marido.Tenho num file PAF 4.0,que lho poderei enviar,se tal lhe interessar.Amanhã com o lançamento do livro do Dr.Forjaz espero completar mais este ficheiro,com os Sousa Menezes e Menezes.Não tem sido fácil,pois estou limitada em termos de pesquisa e as coisas vão aparecendo aos pouquinhos,pois os descendentes não sabem muito,e fazem muita confusão.
Muito obrigada pela colaboração.Comos melhores cumprimentos
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42420 | ajtrigueiros | 26 mai 2003 18:29 | Em resposta a: #42419

Cara Maria:

Agradeço-lhe muito a disponibilidade, e se puder enviar-me esse ficheiro para o meu mail,fico muito grato.
Aproveito para corrigir algumas informações que saíram erradas na msg anterior, pois entretanto encontrei mais umas coisas na base de dados do NEPS.
a) Manuel José Ferreira de Pinho e D. Maria Rosa Leite Machado Carmona, casaram em 176o e não em 1769.
b) Manuel José Ferreira de Pinho era natural da Oliveira, Guimarães, e não de Vilela.Nasceu a 7/6/1738.
c) D. Maria Rosa Leite Machado Carmona era natural de S. Paio de Vizela, Guimarães.

Disponha igualmente de tudo aquilo que lhe possa interessar sobre os antepassados barcelenses desta família.

Cumprimentos amigos

António Júlio Trigueiros

ajtrig@hotmal.com

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42421 | aeiou2 | 26 mai 2003 18:33 | Em resposta a: #42416

Depois de ir ao ficheiro,refrescar as ideias,o casamento citado por si,da D.Maria Roza Leite Machado Carmona,deve ser realmente o seu casamento já que na família onde a tenho inserida aparece como não casada,mas tendo uma filha ,D.Maria de Portugal de Noronha,n.1748 +/-,reconhecida pelo Pai,Gonçalo José Peixoto da Silva Pinto Pereira Coelho da Fonseca Rebello,FCR,Sr de Fermedo,N.28.8.1728,N Sra da Oliveira,Guimarães e que depois casa D.Ana Benedita Pinto de Vilhena.
E por aqui fico
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42424 | aeiou2 | 26 mai 2003 18:56 | Em resposta a: #42420

Caro António J Trigueiros
Já seguiu.Estarei ao seu dispor para qualquer eventual anomalia encontrada,erros ou omissões.Não tenho tido acesso ao NEPS.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42446 | camac41 | 27 mai 2003 11:12 | Em resposta a: #42416

Caro António Júlio Limpo Trigueiros

Peço desculpa pela minha intromissão mas queria fazer um pequeno reparo, a freguesia de Duas Igrejas (Stª Maria de Duas Igrejas) que se refere não é em Vila Verde mas sim em Paredes e contígua á de Santo Estevão de Vilela. O assento do casamento de Gonçalo Gaspar da Silva com Maria Clara Ferreira está muito esborratado e vou-lho enviar por e-mail, consta do livro Mistos 2 Pg 159 da referida freguesia de Duas Igrejas.
Tenho feito pesquisas nessa Zona e o meu ramo "Machado" vai até cerca de 1570 com Gonçalo Machado e de Antónia Gonçalves da Quinta do Penedo em Vilela. Tenho também o ramo Pinho que vai também até cerca de 1580. São originários da freguesia de Cristelo contigua às outras duas. As freguesias são relativamente pequenas e havia grande mobilidade entre elas.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42458 | ajtrigueiros | 27 mai 2003 14:08 | Em resposta a: #42446

Caro Carlos Leal Machado:

Muito obrigado pelos esclarecimentos e correcções. Agradeço igualmente o documento que me enviou.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#42459 | ajtrigueiros | 27 mai 2003 14:15 | Em resposta a: #42424

Cara Maria:

Mais uma vez agradeço todas as atenções. Não recebi nada no meu e-mail, e pode ser que não tenha entrado pela pouca capacidade das caixas de correio da hotmail. Pedia-lhe se me poderia reenviar os ficheiros para o endereço

trigueiros@unigre.it

Cumprimentos amigos do

António Júlio

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Roza Leite Machado Carmona

#62605 | aeiou2 | 15 abr 2004 17:32 | Em resposta a: #42416

Ex.mo Sr.Padre Júlio Trigueiros,
Caro amigo,
Há algum tempo que não sei dos "Machados Carmonas".Estive com uma das primas da Maria Helena Morais e Castro,que tem umas cartas de um Sr.Leopoldo Machado Carmona respostas a cartas de sua avó,e numa delas diz qué o representnte do ramo de Chaves.Tinha a genealogia da família feita,isto por volta dosanos 20 do séc.passado.Tem conhecimento disto ?
Sabe alguma coisa da outra Senhora Carmona,que aparece no meu PAF,mas mais recente D.Luiza Guilhermina Carmona,*1830? e que casou com André de MAgalhães Peixoto?
Desde já agradeço a sua atenção e estima
Saudações amigas
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen