O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#16174 | valadares | 23 jan 2002 15:27

O judeu Santo Fidalgo viveu obscuramente em Barcelos. Com a conversão ele tomou o nome de Diogo Pires. Graças a um "tição" recuperado pelo grande genealogista Luis José de Bivar Sousa Leão Pimentel Guerra : "Um caderno de cristãos-novos de Barcelos" (publicado em Armas e Troféus, 1959), é possível descobrir sua brilhante descendência. Em Portugal, a Casa do Belinho (Correa de Oliveira e Cunha Sottomayor), e no Brasil, Joaquim Nabuco, o Marquês do Recife, Sérgio e Chico Buarque de Holanda, o historiador José Antonio Gonsalves de Mello (falecido no último dia 7), a campeão de volei, Regina Uchoa, etc. Estou procurando mais dados biográficos de Santo Fidalgo.Procuro também o ramo de sua família que foi para a Ilha da Madeira onde continuaram usando sobrenome Fidalgo. Alguém pode me ajudar ?

Resposta

Link directo:

RE: O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#18501 | Filgueira | 14 mar 2002 02:11 | Em resposta a: #16174

Caro Valadares,

Infelizmente não tenho acesso ao Caderno de Cristãos-novos do Bivar e como você esta pesquisando os descendentes de Santo Fidalgo, talvez possa me dizer se no manuscrito reproduzido na pagina 40 do livro "Os Baptizados em pé" do Elias Lipner,estou realmente lendo "...e de Catarina Folgueira mulher de Manuel Barbosa, contador de Barcelos, e de Maria Folgueira mulher que foi de Gregorio (...) de Barcelos".Se é assim, qual a ligação destas com Santo Fidalgo? Qual a descendencia destas senhoras? Não as encontrei no Gayo.

Por último, creio que a familia Varela Barca do RN, descende de Santo Fidalgo. Por enquanto é apenas uma hipótese de trabalho. O tronco foi Manuel Varela Barca, falecido em 1840, filho de José Varela Barca e de Brites Paes Barreto, ambos pernambucanos.Deixou extensa geração dos seus dois casamentos.

Abraços

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#18612 | Filgueira | 17 mar 2002 09:58 | Em resposta a: #18501

Atualização

Resposta

Link directo:

RE: O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#18614 | valadares | 17 mar 2002 11:30 | Em resposta a: #18612

Caro Filgueira:
É um prazer reencontrá-lo. Principalmente sabendo de sua importância como genealogista. Quanto ao Santo Fidalgo estou pelejando em alargar a descendência dele. Estes personagens citados por vocês devem ser de outro ramo, ainda não explorado por mim. Tenho o Caderno de Bivar Guerra, se precisar uma cópia diga para o e-mail abaixo, que lhe mando.

Paulo Valadares

faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#18675 | Filgueira | 19 mar 2002 00:42 | Em resposta a: #18614

Caro Valadares

Não estou conseguindo me comunicar através do e-mail que você postou.Recebo sempre uma mensagem de erro.
Sim gostaria de receber esse Caderno de XN.Meu endereço é o mesmo:

Marcos Antonio Filgueira
Caixa Postal 219
59.600 -970 - Mossoró/RN

Resposta

Link directo:

RE: O judeu Santo Fidalgo e sua descendência

#18715 | valadares | 20 mar 2002 14:06 | Em resposta a: #18675

Caro Filgueira:
O Bivar Guerra estará seguindo pelos Correios.
Um abraço,

Valadares

Resposta

Link directo:

A mãe de Santo Fidalgo

#305607 | Carlos Silva | 11 mai 2012 15:44 | Em resposta a: #16174

A proposito de Santo Fidalgo e familia o seguinte documento da Torre do Tombo, aponta para a mãe do Santo Fidalgo, e segue para memoria:
Documento: Chancelaria de D. Manuel I, liv. 29, fl. 25v
A Afonso Gonçalves, morador em Favaios, termo da vila de Prado, foi dada carta de perdão (1497-07-15 to 1497-07-15 ):
O suplicante nos enviou dizer que poderia ora haver 13 ou 14 anos, quando fora o caso do Duque que foi de Bragança, Pero de Sousa, Senhor que foi da dita terra de Prado, se fora para Castela com os filhos do dito Duque e ficara a dita vila a el-rei meu Senhor e primo que Deus tem, e as rendas da dita vila se arrendavam por ele. E que sendo juíz na dita vila um Afonso Arezado, arrendara a portagem da dita vila e um forno a Lopo Gil e a Fernão Anes e outros por certo dinheiro sem lhes tomar fiança, e por os rendeiros não pagarem foi preso o dito Afonso Arezado, o qual, sendo preso, dera certos fiadores para o soltarem, entre os quais ele fora um deles. E, pela carceragem e outros custos o dito juíz lançara uma taça a penhor a Sol Ouro, mãe do Santo Fidalgo, já morta e sobre a dita taça fora feita demanda entre o dito Afonso Arezado e o dito Santo Fidalgo, o qual já ora era cristão e há nome Diogo Pires, o qual Diogo dera a ele suplicante por testemunha acerca do que sabia da dita taça. E que em seu testemunho dissera o que sabia da dita taça por seu juramento, e que além dela lhe fora perguntado se fora ele suplicante fiador do dito Afonso Arizado, quando fora solto. E que, por haver tanto tempo que a dita fiança fora, e ele suplicante não ser lembrado se o fora ou não, dissera pelo dito juramento que não fora fiador do dito Afonso Arizado. E que por ele o queriam ora prender e andava por ele amorado com temor de nossas justiças. Pedindo-nos por mercê ... e nós vendo ... visto um praz-me por nós assinado. e como se podia esquecer do dito juramento, havendo tanto tempo que fora, e querendo-lhe fazer graça e mercê, temos por bem e perdoamos-lhe a nossa justiça a que nos ele por razão do dito juramento era teúdo, contanto que ele pagasse 3.000 reais para a Arca da Piedade. E porquanto ele logo pagou os ditos dinheiros a Lopo Gonçalves, deão da capela de D. Jorge ... por seu assinado e de Álvaro Fernandes, nosso capelão ... mandamos que daqui em diante ... nem lhe façais nem consintais fazer mal nem outro algum desaguisado, quanto é por o dito juramento, porque nossa mercê e vontade é de lhe perdoarmos pela guisa que dito é. El-rei o mandou pelos doutores D. Pedro, bispo da Guarda ... e Gonçalo de Azevedo, seus desembargadores do paço. João Afonso a fez, ano de nosso Senhor Jesus Cristo de 1497.

Resposta

Link directo:

RE: A mãe de Santo Fidalgo

#326320 | PedroPires95 | 28 mar 2013 15:25 | Em resposta a: #305607

Pessoal, estive procurando a genealogia dos Cavalcanti de Albuquerque que alguns deles descendem de Santo Fidalgo,

E achei essas duas pessoas na minha família:

Fabiana Cavalcanti de Albuquerque cc. Gabriel de Sousa Bezerra

Ludovina Ferreira Cavalcanti cc. Manoel Soares da Silva

Ambas são irmãs e deram origem a um tronco de minha família.

Porem eu encontrei num site de genealogia chamado Geneanet:

http://gw13.geneanet.org/gilenob?lang=en;p=fabiana+cavalcanti+de;n=albuquerque

Que a Fabiana e A Ludovina São filhas de Ana Francisca de Holanda Cavalcanti Albuquerque cc. Luiz Xavier Bernardes.

A arvore familiar do Familysearch.com aponta para que tanto Ludovina e Fabiana tenham nascido respectivamente em 1743 e 1747..

Ana Francisca é citada no mesmo site Geneanet como sendo Filha de Antonio de Holanda Cavalcanti de Albuquerque e sua mulher Maria Manoela De Melo.

A Maria Manoela de Melo tem sua ascendência até Maria Maior de Albuquerque, que é descendente de Duarte de Sá o descendente de Santo Fidalgo.

Mas uma coisa que não consigo explicação é porque este site colocou que Antonio de Holanda Cavalcanti nasceu em 1730, sendo que suas netas supostamente nasceram em 1743 e 1747,

Alguém poderia me dar uma luz para que eu saiba se esta arvore está incorreta ou é apenas a data?

Estimo uma Resposta.

Att. Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: A mãe de Santo Fidalgo

#331815 | Marco | 02 jul 2013 12:04 | Em resposta a: #305607

Caro Carlos Silva,
A propósito da descendência de Santo fidalgo no Brasil, ler o excelente livro de Eduardo Cabral de Mello " O nome e o sangue" da companhia de Bolso 2009, onde o autor desvenda um sistema de fraude para apagar as origens de um dos seus descendentes em Pernambuco
Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen