Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Regiões

Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304754 | Vicentemartins | 02 mai 2012 22:00

Muito Boa noite, iniciei à relativamente pouco tempo o estudo da minha familia materna, A minha Familia possuia uma quinta numa Aldeia , Cerejeiras, na Freguesia de Sta. Eufemia , os antigos da aldeia falam que a quinta tinha brasão à entrada, infelizmente o pórtico foi roubado e a quinta pilhada, só ficaram as paredes, tenho uma relação antiga que fala de um D. João Mascarenhas Sarmento Alarcão, mas não sei se ele está relacionado com a quinta, peço ajuda a todos

muito obrigado
Vicente Craveiro Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304756 | HRC1947 | 02 mai 2012 22:15 | Em resposta a: #304754

Caro Vicente Martins;

O Confrade terá que f.f. de dar mais elementos, { desenvolver o tema D. João Mascarenhas Alarcão }

Aquela Zona é óptima para produção de cerejas.

Estrada ; Espinhal/ Miranda do Corvo, ficando Cerejeiras logo à saída do [ Espinhal, com longa história ]

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304758 | Vicentemartins | 02 mai 2012 22:27 | Em resposta a: #304756

Cara Confrade, as informações que tenho são muito poucas, mas vou dizer o que sei, a dita quinta pertencia, antes do seu abandono nos anos 70 ao meu trisavô António Antunes Nobo, mas eu seu que a quinta apenas ficou para ele pois casou-se com a minha trisavó que tinha uma irmã, morreram as duas no ano da pneumónica e nessa altura a quinta foi dividida a meia, a tal familia parece que era de Nome, Louvadas ou Louvados, mas não garanto pois so sei de me contarem, Como o trisavô não deu o apelido materno aos filhos acabo por não saber o apelido dos donos da quinta.
O Tal D. João de Mascarenhas Sarmento Alarcão surge numa relação de bens antiga, aquando da morte do meu trisavô surge este documento que descreve a herança, são 24 terrenos entre os quais a casa, no primeiro ponto diz isto:

O dominio Util de um praso fureiro a os herdeiros de D. João de Mascarenhas Sarmento Alarcão de Penela, que quarenta e e sete litros cento e trinta e oito mililitros de milho e em vinte litros duzentos e dois mililitros de trigo anualmente com Laudemio de dezena imposto que; (ponto e virgula)

e depois começa a descrever 24 terrenos e as suas confrontações.



A quinta tinha uma formato fechado ouseja, o portico grande , do qual não tenho fotos, apenas os vestigios, e e ao entrar o casario disposto à volta do Pátio interno, eram sete casas , de razoaveis dimensoes, com um pátio bem grande.


Agradeço a vossa ajuda
Melhores Cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304762 | HRC1947 | 02 mai 2012 22:48 | Em resposta a: #304758

Caro Confrade;

Trisavô:- António Antunes Nobo, casou com a sua trisavó....Nome:---- F.

1917/1918 ano da pneumónica em Portugal:

Quinta dividida ao meio;

A Tal familia de Nome Louvadas ou Louvados [ os avaliadores de terrenos e bens ] naquele tempo
tinham o nome de " Louvados " !!

A Tal familia, vc. quer dizer os que ficaram com 50% da quinta ?..... a parte Materna ?....{pela morte do
marido }.

Pretende saber o Apelido dos antigos donos da Quinta!!... [talvez pretenda saber os nomes completos ?? ]

Pergunto: O Confrade entende esses termos escrito;
**
O dominio Util de[ um praso fureiro] os herdeiros de D. João de Mascarenhas Sarmento Alarcão de Penela, que quarenta e e sete litros cento e trinta e oito mililitros de milho e em vinte litros duzentos e dois mililitros de trigo anualmente com [ Laudemio de dezena imposto ] que; (ponto e virgula) **

espero aqui por si.
Ana Simões

.

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304763 | Vicentemartins | 02 mai 2012 22:58 | Em resposta a: #304762

Cara Confrade,

O nome da minha trisavó desconheco por completo não tenho qualquer informação, e sim parece que morreu entre 1917 ou 1918 deixando o meu trisavô viuvo e com 5 filhos para criar, A familia que falo os tais Louvados ou Louvadas ( familia maternas) eram os pais da minha trisavó e sua irmã( as que morreram com a pneumónica), o que pretendo saber é quem seriam os donos da quinta, ( seus nomes e origem da familia e se terão algo a ver com este D. João de Mascarenhas que é indicado na relação de bens).


Quanto ao Praso fureiro e Laudemio parece que era um imposto, genero de uma conribuição que se pagava a alguem, ou seja quem pagava isto era quem possuia as terras e bens , tendo obrigação de pagar um tributo anual .


Melhores Cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304767 | f4b2 | 02 mai 2012 23:17 | Em resposta a: #304763

Caro Vicente Martins

Estive a verificar o Anuário de Portugal de 1909 e tenho estes nomes,cito:

- D.LUIS ALARCÃO - Productor de Azeite e Cereais em Penella,1909

- LUIS CARDOSO ALARCÃO SARMENTO - Lavrador ou Agricultor em Penella,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304769 | Vicentemartins | 02 mai 2012 23:22 | Em resposta a: #304767

Muito Boa Noite Caro Sr. João Barroca.


Agradeço-lhe imenso ter respondido a este meu pedido de ajuda, perante esta odisseia para descobrir a origem da Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras, será possivel que seja um desses o pai da minha trisavó? o dono da referida quinta? se for cairia por terra o que me disseram que era uma familia de Apelido " Louvado ou Louvada" os donos da quinta


Melhores Cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304770 | HRC1947 | 02 mai 2012 23:28 | Em resposta a: #304763

Caro Vicente Martins;

Já deu para entender que vc. o que pretende é chegar à parte " materna ".

Quem seriam os donos da Quinta!

Nomes.... [origens das familias }

D. João Mascarenhas; seria o titular da Quinta, e por morte, sucederam-lhe,como
é normal os herdeiros, neste caso o seu familiar, que após a morte da esposa, teve
que dar 50% da Quinta à familia . {isto sabe vc. bem }.

CAMINHO A SEGUIR:

Consultar os livros na Repartição Finanças de Penela, sobre estes terrenos, começando
por solicitar ao funcionário que lhe traga os livros Freguesia Santa Eufémia, anos 1915/1920 {+/-},
e começa a ver folha por folha, nesses livros estão indicados os lugares, neste é Cerejeiras, o
cabeçalho do livro deverá estar todo riscado, pois de passagem em passagem sobre os anos e os
titulares dos prédios urbanos e rústicos etc....{peça a colaboração da funcionária, que costuma
resultar!! }
Note; estes livros que lhe falo, já não estão no activo, estão guardados, mas por vezes são precisos,
motivo porque se encontram na 2ª linha de operacionalidade.
Como sabe, as Finanças estão devidamente informatizadas.
Deixe que lhe pergunte; vc. a que Distrito pertence?.

Bom, fico no aguardo, e logo mais nos falamos.

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304773 | Vicentemartins | 02 mai 2012 23:38 | Em resposta a: #304770

Cara D. Ana Simões


Sim realmente o que me interessa é ir descobrir a parte materna dos meus antepassados, Dos livros que me fala na realidade os que na altura vi sempre diziam o mesmo , tanto nos terrenos como nas casa herdadas, priprietário : Quinta das Cerejeiras, os livros eram bem antigos mas não sei se seriam de 1915/1920 , por isso é que desisti ir por esse lado mas talves existam os livros anteriores a esses, duvido porque em comparação, nos proprietários e confrontações de outros terrenos , surgiam nomes da mesma geração da minha trisavó,
Neste momento vivo no Distrito de Vila Real. Mas pertenco ao Distrito de Leiria


Melhores Cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304775 | f4b2 | 02 mai 2012 23:47 | Em resposta a: #304773

Caro Vicente Martins

Não cheguei a transcrever todos os nomes que constavam no Anuário tendo esquecido este,cito:

- D.JOÃO de MASCARENHAS - Lavrador ou Agricultor em Penella,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304776 | HRC1947 | 02 mai 2012 23:54 | Em resposta a: #304773

Confrade;

Na Repartição Finanças Distrito Leiria, esses livros antigos estiveram no activo até aos anos 1970, {+/-}.

Depois disso foram arquivados, mas os registos de 1917, por exemplo, foram sempre actualizados em livros
mais recentes, e só a INFORMÁTICA, é que os mandou para a Prateleira, e mesmo assim ainda fazem muito
jeito. Portanto mantenha a m/ perspectiva e dê seguimento, claro que mesmo nesses livros muita coisa se
alterou, outras continuam na mesma. Sabe que muitos terrenos continuam nos nomes de há 100 anos, só com
a indicação dos Herdeiros etc. Há coisa de 50/60 anos era corrente ouvir dizer que se ia pagar a décima !.
Entretanto pós 25 Abril, salvo erro, determinados terrenos que não tivessem uma cota de produção, [ por ex:
cereal /trigo } ou arroz e o seu valor rendimento anual era muito baixo, as Finanças passarama não cobrar
" Décima " { ver IMI etc }, porém há um ou dois anos a esta parte, voltaram à formula antiga, de cobrar,
nem que seja pouco ?
Está a ver o Confrade, que isto tem muito " pano para mangas "....

Os m/ cumprimentos

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304777 | Vicentemartins | 02 mai 2012 23:55 | Em resposta a: #304775

Caro Sr. João Barroca,

obrigado pela sua pesquisa, o nome António Antunes (Nobo) surge na mesma freguesia e concelho ? e o que diz sobre ele ? era o meu trisavô que casou com a referida dona da metade da quinta das cerejeiras ,


cumprimentos
vicente martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304780 | f4b2 | 03 mai 2012 00:09 | Em resposta a: #304777

Caro Vicente Martins

Não vi nenhuma referencia ao nome NOBO,nestes Anuários não constavam todos os nomes das pessoas que habitavam essas Freguesias,apenas alguns!
Entretanto estive a verificar o Anuário de 1944 e os nomes que referi do ano de 1909 deixaram de constar,e aqueles que mencionou Nobo e Louvado,também não vi nenhuma nota.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304781 | Vicentemartins | 03 mai 2012 00:13 | Em resposta a: #304780

peço desculpa Sr. João o Nome era António Antunes apenas, o Nobo devia ser tipo a intitulação de Junior,
ou seja o nome correcto é António Antunes.



Cumprimentos
Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304838 | Vicentemartins | 03 mai 2012 19:38 | Em resposta a: #304767

Caro confrade João Barroca, descobri o nome da minha trisavó , a que era uma das filhas herdeiras da quinta das Cerejeiras,

o seu nome era Maria de Jesus, pedia-lhe para ver se no anuario de 1909 , se por acaso este nome não surge ou o Antonio Antunes, a freguesia era sta. eufemia , concelho Penela,
agradeco-lhe imenso



melhores cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#304845 | f4b2 | 03 mai 2012 20:32 | Em resposta a: #304838

Caro Vicente Martins

Os nomes que me indica não vêm no Anuário.
Penso que outros confrades com mais conhecimentos do que eu o poderão ajudar daqui para a frente na sua pesquisa?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304852 | HRC1947 | 03 mai 2012 20:49 | Em resposta a: #304845

Caro Vicente Maria;

Com os m/ cumprimentos;

...Depois de termos chegado a um consenso relativamente ao seu caso, o que havia a fazer era começar a
esmiuçar o processo. Vejo que o Confrade não é assertivo, perde-se em pequenos detalhes, a continuar
assim, não chegará a entregar a " Carta a Garcia !

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304888 | Pedro França | 04 mai 2012 02:55 | Em resposta a: #304852

Caros confrades:

Posso intervir? Faz tempo redigi uma monografia sobre a Quinta das Cerejeiras, em Penela, tal como fiz com a da Ponte, da Chaqueda... Terei de procurar o artigo que foi publicado na revista Munda, do GAAC, Coimbra. Sei que na origem ela não era dos Velasques Sarmento mas, não me espanta nada que a propriedade tivesse ido parar à posse dessa família, dominante na zona, e que no séc. XX acabasse por ter de a vender, tal como aconteceu e vai acontecendo com outras quintas solarengas, de origem.
Não é preciso ir muito longe mas a Quinta do Hespanhol (S. Miguel/Penela) era dos Alarcões Velasques Sarmento, tal como a vila do Espinhal, do mesmo concelho, ainda apresenta casas brasonadas e em cujos brasões esses apelidos estão patentes.
Agora, só uma dúvida e ao mesmo tempo um esclarecimento: família "Louvado/Louvados" não conheço nenhuma e sei que não é do rol da onomástica de famílias senhoriais, do tipo nobiliárquico português. Sei, no entanto, que se cola a expressão "louvados" a todos quantos são chamados a fazer a avaliação de bens de raiz nomeadamente quando haja a proposta de venda de um prédio fundiário como é o caso. Portanto, fulano, cicrano e beltrano são chamados de louvados quando procedem em escritura pública (ato notarial) a essa avaliação, quando, como tudo indica, há intenção de alienar por compra e venda uma determinada propriedade...

Eu volto aqui com o artigo sobre as "Cerejeiras".

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304918 | HRC1947 | 04 mai 2012 14:50 | Em resposta a: #304888

Confrade Pedro França;

Os m/ cumprimentos;

... Sobre os Louvados!, foi precisamente o que tentei dizer ao n/ Confrade Vicente, conforme se pode ver
em parte da m/ msg. Acontece que o Confrade Vicente está mais inclinado para "detalhes que não levam a
lado nehum ", e agora pelos vistos ficou silenciado!!

" Conclusão, quem te manda a ti sapateiro Tocar Rabecão! "
-----------------
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Caro Confrade;

Trisavô:- António Antunes Nobo, casou com a sua trisavó....Nome:---- F.

1917/1918 ano da pneumónica em Portugal:

Quinta dividida ao meio;

A Tal familia de Nome Louvadas ou Louvados [ os avaliadores de terrenos e bens ] naquele tempo
tinham o nome de " Louvados " !!
--------
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304951 | Pedro França | 04 mai 2012 20:48 | Em resposta a: #304918

Olá, Ana:

Pois, parece que há por aí uma série de equívocos. E eu, lá localizei o tal artigo mas relacionado com outra quinta de Penela, já vai para nove anos - "A Quinta das Pontes de Santa Eufémia de Penela: percurso senhorial de um prazo da Sé de Coimbra", in: Munda, Coimbra, nºs 45/46, Novº 2003, p. 113-121.
Há uma grande ligação entre os senhores da Quinta das Pontes, a Quinta das Cerejeiras e a Quinta de Vouzela, esta já limítrofe do termo da vila do Espinhal. Vi a ligação dos Mascarenhas Vides e Almeidas Cunhas/Abreus com os Velasques Sarmento; tenho algumas linhas genealógicas traçadas no artigo. Como a Quinta das Cerejeiras a dada altura deixa de se revelar zona de residência senhorial (senhorio ausente?), a propriedade vai perdendo a designação de quinta e passa a ser vista como o lugar das Cerejeiras. A Quinta das Pontes ainda se mantém pelo séc. XIX, inícios do XX mas é vendida em situação financeira difícil. Esses prédios aparecem já no séc. XVII, transitando do XVI - as famílias já estão consolidadas em Penela neste período.
No artigo faço referência a atos notariais relativos à Quinta das Pontes. Outra quinta a que aludo noutro artigo da mesma revista é a Quinta da Chaqueda, também desde o séc. XVII.

E pronto, é o que posso dizer a respeito.
Tudo de bom,
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304953 | HRC1947 | 04 mai 2012 21:31 | Em resposta a: #304951

Confrade Pedro França;

Ficou este tópico mais enriquecido com; Quinta das Pontes, a Quinta das Cerejeiras e a Quinta de Vouzela,
Foi um prazer poder contar com a sua colaboração.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304962 | Vicentemartins | 04 mai 2012 22:37 | Em resposta a: #304918

muito Boa noite Caros Confrades, peço desculpa pelo meu silencio , mas apenas não estava a receber notificação de comentários no meu email,
Respondendo à Sra. Dona Ana Simões , não é a questão de ligar a detalhes que talves nao tenham importância, apenas são as unicas informações que tenho sobre os meus anepassados, e acreditem , para descobrir isto tive de andar muitas horas de roda dos ansiaos da familia, que infelizmente já não estão entre nós e que merecem todo o meu respeito.
Como dizia infelizmente , não me deram grandes detalhes, talvez porque não soubessem ou então porque não queriam falar no assunto simplesmente.
Agradeço imenso as palavras do Sr. Pedro França, e consequentemente vou tentar percebe-las melhor pois à primeira vista não estou a entender, admito.

Melhores cumprimentos aos confrades
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#304966 | Vicentemartins | 04 mai 2012 23:03 | Em resposta a: #304951

Muito Boa noite caro Confrade Pedro França,

após ler repetidamente a informação que disponibilizou pedia-lhe que, sendo eu um leigo na matéria, para me poder explicar melhor a informação que colocou, e também explicar-me a afirmação :
"Como a Quinta das Cerejeiras a dada altura deixa de se revelar zona de residência senhorial (senhorio ausente?)"

será que lhe podia pedir , já que no artigo que escreveu fala da quinta das Cerejeiras também, se me disponibilizava digitalmente o artigo? não querendo abusar , é que se trata de um tema querido para mim, pois são as origens da minha familia.

Melhores cumprimentos
Vicente Martins

Resposta

Link directo:

RE: ANTIGA QUINTA NAS CEREJEIRAS- PENELA

#305047 | HRC1947 | 05 mai 2012 23:08 | Em resposta a: #304962

Caro Vicente Martins;

Vou abrir um " excepção ", e vou dar-lhe uma dica da interpretação dos factos, o Confrade Vicente tem
obrigação de saber desta " estória ", mas pelos vistos não sabe de nada!

[ Como a Quinta das Cerejeiras a dada altura deixa de se revelar zona senhorial, os donos vão residir
possivelmente para a Vila de Penela, pois é mais agradável, outras condições, etc., a propriedade entra
em decadência, fica cheia de silvas, mato, e sem o cultivo das terras, fica transformada num " ermo , e o
Povo da zona conhecedor dos antecedentes, começa a considerar aquele local como o lugar das Cerejeiras,
a paisagem fica assim desumanizada ].

O próprio Confrade Martins é o próprio a dizer-nos que o pórtico e o brasão foram roubados, também disse
que a Quinta nos anos 1970 foi abandonada, [ como deve saber aquando do 25 de Abril de 1974, houve alguma confusão em determinadas localidades, e o seu avô entretanto foi ficando velho, as dívidas teriam-se
acumulado e sendo assim o caminho seguido terá sido a sua venda.

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#442765 | renacb | 23 ago 2022 16:19 | Em resposta a: #304754

Boa tarde Vicente, estava a procurar informações sobre o meu bisavô e apareceu-me o tópico que criou há uns anos. Meu bisavô nasceu em 1885, segundo um parente da minha mãe que conseguiu uma certidão da Igreja Paroquial de Santa Eufémia; seu padrinho seria Manoel Rodrigues Louvada Levada (a letra é muito difícil de perceber, mas é algo parecido com Louvada Levada), proprietário e morados da Quinta das Cerejeiras. Seria neto de Manoel Antunes Coelho, do lugar das Cerejeiras. Teria nascido também neste lugar e freguesia. Algum nome desses passou pela sua pesquisa? Muito obrigada. Renata Coelho Barranco

Resposta

Link directo:

Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#442781 | Jorge Resende | 23 ago 2022 21:38 | Em resposta a: #304754

qUAL O NOME DO SEU BISAVÔ E NOME DOS PAIS DELE, SABE?

Resposta

Link directo:

Familia a quem pertencia a Quinta das Cerejeiras na Freguesia de Sta. Eufémia , Penela

#444326 | rodrigoqcoelho | 22 nov 2022 02:58 | Em resposta a: #442781

Olá, eu sou o parente a quem a Renata se referiu na mensagem acima. Nosso bisavô era Manoel Coelho, filho de José Thomaz Cordeiro e Narciza Ritta Coelho, essa nascida nas Cereijeiras, em 1857. Narciza era filha de Manoel Antunes, natural das Cerejeiras, e Maria Ritta Coelho, natural do Espinhal. Manoel Antunes por sua vez era filho de pai incógnito e de Thereza Ignacia, natural também das Cerejeiras.
Nosso bisavô veio muito novo para o Brasil, ao que tudo indica com 11/12 anos em 1896. Só recentemente em minhas buscas nos livros digitalizados do Family Search que descobri que ele veio de Penela, pois, até então só sabíamos que era vindo de Coimbra, sem mais detalhes de qual concelho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen