Baptismo de meu avô em Aveiro.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305490 | denicp1955 | 10 mai 2012 01:15

Procuro o registro de batismo de meu avô José Pereira.
Após muita procura, encontrei no CEPESE, com a ID 148439, um José Pereira, nascido em Aguada de Cima, filho de António Pereira e Maria Delfina (exatamente o nome de meus bisavós).
Em contato com esse Centro de pesquisas, recebi a resposta de que esse passaporte foi feito em Aveiro, em 1890, e o José tinha 25 anos e seu destino era o Rio Grande do Sul (o local onde vivemos), no Brasil. Tudo confirma ser o avô que procuro.
Em contato com o AD de Aveiro recebi hoje a resposta de que não consta o assento de batismo de José Pereira entre 1864 e 1866, na freguesia de Aguada de Cima. Ele nasceu em 06 de junho ou julho de 1865.
Peço que me ajudem.
De que forma a naturalidade no registro do passaporte não confere com os registros no Arquivo Distrital? É possível? Ele poderia ter nascido em outro lugar e estar morando lá? Nos arquivos on line disponíveis no etombo, procurei o registro do casamento de meus bisavós desde 1858 a 1865 e também não aparece. (o que me faz suspeitar que talvez não fossem mesmo de Aguada de Cima).
Alguém que conhece os costumes da época e está familiarizado com Aveiro, poderá me dar alguma indicação de qual caminho a seguir nessa pesquisa?
Agradeço.
Denise Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305503 | Mavasc | 10 mai 2012 10:38 | Em resposta a: #305490

Cara Denise

Tente o AUC, Coimbra.
É uma hipótese

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305522 | denicp1955 | 10 mai 2012 13:21 | Em resposta a: #305503

Maria Benedita.

Obrigada pela sugestão. Se obtiver sucesso colocarei a resposta aqui no fórum.
Abraços.
Denise.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305566 | MCNN | 10 mai 2012 22:59 | Em resposta a: #305490

Cara Denise

O seu avô pode, muito simplesmente, ter sido baptizado numa paróquia vizinha.

Por outro lado, tenha em atenção que ele pode não ter nascido em 1865. Quantos e quantos casos já apareceram em que os descendentes de uma dada pessoa estavam legitimamente convencidos que um determinado familiar tinha nascido num dado ano (atendendo ao que constava nos seus documentos no Brasil, àquilo que tinha sido transmitido aos seus familiares directos, etc), e afinal veio a demonstrar-se que o ano de nascimento estava errado. Nos homens, quando existe erro no ano de nascimento, o mais frequente é serem mais novos do que se pensava (muitas vezes, quando iam para o Brasil, diziam ser mais velhos de que na realidade eram a fim de terem mais facilidade em arranjar trabalho).

Outra hipótese ainda será a dos seus bisavós não terem casado, ou não serem ainda casados aquando do nascimento do seu avô, o que motivaria que no seu assento de baptismo seja apenas identificada a mãe (o que dificultaria a sua busca por parte do Arquivo Distrital),

E como é que teve conhecimento de que ele era de Aguada de Cima ? Já tinha essa informação ou foi graças à informação do CEPESE ? Tenha em atenção que a base de dados do CEPESE foi construída a partir do carregamento da informação que alguém leu num dado livro, e essa pessoa pode ter lido mal ou ter introduzido mal na Base de Dados.

Decerto que o CEPESE lhe forneceu a indicação do livro e folha donde foi retirada essa informação. Solicite ao Arquivo Distrital de Aveiro cópia dessa folha, e confirme o que lá está escrito. Veja igualmente se esse registo tem alguma outra indicação que não conste da base de dados do CEPESE.

Infelizmente, o livro de baptismos de Aguada de Cima da época em questão ainda não está disponível para consulta online. Mas os de muitas das paróquias vizinhas já estão.

Finalmente, tem conhecimento da existência de irmãos ou irmãs do seu avô ? Em caso afirmativo, sabe se eram mais velhos ou mais novos, e sabe se também foram para o Brasil ? Por vezes, o encontrar-se um assento de um familiar próximo pode ajudar as buscas.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305596 | denicp1955 | 11 mai 2012 12:41 | Em resposta a: #305566

Senhor Mario, bom dia!
Obrigada por dedicar seu tempo a tentar ajudar-me.
O ano de nascimento vem da conta que fizemos a partir da idade que aparece na certidao de obito. Tinha 64 anos ao falecer em 02 de outubro de 1929. A familia (minha tia de 95 anos) fala que ele nasceu em 6 de junho ou julho. Era um homem muito reservado e muito triste. Aparentemente nunca mais teve contato com a familia que deixou em Portugal.
Pelo que sabemos nao tinha irmaos.
Na certidao de obito so aparece que era natural de Portugal. Inclusive o nome da mae esta trocado. Aparece Maria Pereira e nao Maria Delfina. Maria Delfina aparece como avo no registro dos filhos e deve ser o correto ja que ele mesmo, o Jose, registrou os filhos.
O local de nascimento sempre ouvimos falar que era Abrantes. Nao ha o registro de nascimento em nenhuma freguesia de Abrantes. Ja estive em contato com o AD de Santarem. Meu pai falava que talvez Abrantes pudesse ser seu sobrenome e nao local de nascimento.
Cheguei ao nome Aguada de Cima atraves de pesquisa no CEPESE. E, como disse os dados que me retornaram a partir da ID me pareceram ser dele, exatamente. Tinha tudo para ser...
Mas, em contato com o AD de Aveiro nao consta nada la de 1864 a 1866.
Quais seriam as paroquias vizinhas cujos registros estao disponiveis on line? Ja comecei uma pesquisa no AUC e ainda bem muitos livros de batismo de 1865 tem bem poucas paginas. Sabemos que eram trabalhadores da terra e pobres. Entao poderiam mesmo ter ido para Aveiro em busca de trabalho.
Conforme sua sugestao, vou entrar em contato novamente com o CEPESE para verificar a exatidao dos dados constantes no registro e co o AD de Aveiro solicitando a pesquisa pelo nome da mae apenas.
Mutio obrigada. Essa parece ser uma historia sem fim. Na verdade, um grande labirinto.
Mas chegaremos la...
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305601 | JJLourenço | 11 mai 2012 14:07 | Em resposta a: #305596

Cara Denise,

A sua questão é facil de se resolver se é aquele José Pereira ou não!
Sabe pelo CEPESE que no ano de 1890 foi emitido um passaporte em nome de José Pereira filho de ..... natural de ....., emitido pelo Governo Civil de Aveiro.
Entre em contato com o Arquivo de Aveiro para buscarem o registo do passaporte do dito José supercitado no livro correspondente ao ano de 1890, no registo é costume ter sempre a naturalidade a quem foi concedido o passaporte. O Arquivo de Aveiro já lhe respondeu que na dita freguesia no dito ano não consta o batismo do José.
Para informação mais precisa que o registo de passaporte, tente saber junto do Arquivo de Aveiro onde se encontra o processo do passaporte, se está no Arquivo ou ainda no Governo Civil de Aveiro, caso continue depositado no Governo Civil vai que ter que encontrar alguém para ir lá fazer isso por vc e no processo concerteza que se confirma todos os dados que necessita, principalmente de onde é natural. Caso se confirme no processo que ele é natural de Aguada de Cima, entre de novo em contato com o Arquivo para que façam nova consulta dos batismos de 1865 de Aguada de Cima em nome do seu antepassado. Não é a primeira vez nem será a última que se erra!
Também como já foi dito aqui, ele podia ter nascido em Aguada e ter sido batizado em qualquer outra freguesia mesmo fora do distrito de Aveiro.
Pelo menos com os dados que conseguir constantes do registo e do processo fica confirmado onde ele nasceu!!!
Cumprimentos,
JJLourenço

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305642 | MCNN | 11 mai 2012 23:33 | Em resposta a: #305596

Cara Denise


Depois falamos melhor, mas para já há algo que eu queria esclarecer.

Eu não lhe disse para entrar em contacto com o CEPESE, eu disse-lhe isso sim para entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Aveiro, usando para o efeito a informação que o CEPESE lhe disponibilizou.

Quando o CEPESE lhe forneceu os elementos desse pedido de passaporte, deve tê-lo feito num documento em PDF.

Nesse documento em formato PDF, no final, deve existir algo como "LOCALIZAÇÃO DO PROCESSO", e depois deve vir Arquivo Distrital de Aveiro e em seguida algo como Livro nª xxx, e/ou Registo xxx.

É essa a referência que, numa primeira fase, deve indicar ao Arquivo Distrital de Aveiro, por forma a solicitar ao Arquivo Distrital de Aveiro uma cópia do registo do pedido de passaporte e, caso exista, do processo de passaporte.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305643 | HRC1947 | 11 mai 2012 23:53 | Em resposta a: #305642

Cara Confreira;

Os m/ cumprimentos;

Como o Concelho de Águeda possui várias Freguesias, entre elas Aguada de Cima e " AGUADA DE BAIXO ",
vc. terá que ver bem as alternativas dentro das respectivas Freguesias!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gueda

Boa Sorte

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305644 | HRC1947 | 12 mai 2012 00:12 | Em resposta a: #305643

Confreira;

Para vc. poder procurar o Passaporte de seu avô, no A.U. C.

https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1928596/waypoints

Cumptºs
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305645 | HRC1947 | 12 mai 2012 00:37 | Em resposta a: #305644

Cara Confreira;

Deve também ter em conta;

Nome: José Pereira mas como fala que "Abrantes "seria possivel apelido, deve levar em conta que o seu
avô em Portugal poderia chamar-se ; [ José Pereira Abrantes // José Abrantes Pereira ], no que concerne às v/
contas para obter a data aproximada do nascimento, devem ver que os anos de 1862, 1863 e o ano 1867,
devem ser esmiuçados, pois são muito chegados a * 1865 *.
Para vc. ter sucesso nesta buscas, tem que usar de muita imaginação.

Deve igualmente pedir Arq. Dist. Aveiro que façam buscas na freguesia de Aguada de Baixo!, pois salta logo
à vista essa opção.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305646 | HRC1947 | 12 mai 2012 00:57 | Em resposta a: #305645

Cara Denise;

Encontrei este recurso que sempre dá uma ajuda!

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=21

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305647 | denicp1955 | 12 mai 2012 00:58 | Em resposta a: #305645

Prezada Ana Simões.

Agradeço suas sugestões. Vou seguí-las. No primeiro pedido que fiz ao AD Aveiro, escrevi, por engano, Aguada de Baixo. Então, me responderam que lá não consta o registro de batismo e foram pesquisados os anos de 1863 a 1867. Apenas para Aguada de Cima é que o período da pesquisa foi menor.

Cumprimentos.

Denise Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305651 | HRC1947 | 12 mai 2012 01:34 | Em resposta a: #305647

Cara Denise;

Para terminar, encontrei isto sobre Abrantes, do Distrito Santarém;

LOCALIDADES DO CONCELHO DE ABRANTES:

Água Branca de Baixo
Água Branca de Cima

------------

QUE PODE SER CONFUNDIDO COM:

Aguada de Baixo
Aguada de Cima-- {AVEIRO }

Segue o link para vc. analisar;

http://www.mapadeportugal.net/concelho.asp?c=1401

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305665 | HRC1947 | 12 mai 2012 13:28 | Em resposta a: #305651

Cara Denise;

Logo que lhe seja possível, coloque no tópico os dados do seu avô, devidamente actualizados.
Nome: --
Data nasc.--
Naturalidade: --
Filho de;.... Pai... Mãe....
Neto Matern. de: --
Neto Paterno de:--
Data óbito: --
etc, pois existe uma freguesia relativamente perto de Abrantes com o nome de AGUDA. Concelho de
Figueiró dos Vinhos, Distrito de Leiria.
Em tempos passou-me pelos olhos neste Forum uma situação em que o " Fulano " procurado seria da
Freguesia da Aguda, F, Vinhos e não de AGUADA DE BAIXO - AGUEDA- AVEIRO, no seu caso poderá
passar-se o mesmo, como sabe as passagens dos dados para registos informáticos, por vezes falham.
Assim na posse dos elementos de seu avô, farei diligências sobre a Freguesia da Aguda, [Assentos de
nascimento daquela data. ]

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305687 | f4b2 | 12 mai 2012 16:59 | Em resposta a: #305665

Cara Ana Simões

Deixo estas notas,pois acho que têm relevancia em relação aos nomes,principalmente ABRANTES,cito Anuário de Portugal de 1909:

- ANTÓNIO FERREIRA PEREIRA - Lavrador ou Agricultor em Aguada de Baixo,1909

- JOSÉ de OLIVEIRA ABRANTES - Professor em Aguada de Baixo,1909

- JOSÉ CORREIA d'ABRANTES - Juiz de Paz de Aguada de Cima,1909

- MANOEL CORREIA ABRANTES - Lavrador ou Agricultor em Aguada de Cima,1909

Abrantes não é o nome da Freguesia,mas sim o nome das pessoas em Aguada de Cima e Baixo!

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305691 | HRC1947 | 12 mai 2012 17:34 | Em resposta a: #305687

Caro João Barroca;

Os m/ cumprimentos;
Muito prazer em o voltar a ver nestas lides!
Já começava a interrogar-me, mas o que é feito
do Confrade João.
Continuamos na " n/ missão de ajudar " sempre
que possível.
Vamos a ver no que vai dar!

Obrigada pela sua colaboração.
Renovo os m/ cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305699 | denicp1955 | 12 mai 2012 18:33 | Em resposta a: #305665

Cara Ana Simões.

O nome de meu avô era José Pereira, filho de António Pereira e Maria Delfina, conforme ele mesmo declarou no registro de nascimento dos filhos.
Não conhecemos a data exata do nascimento dele. Minha tia, a única filha viva, que fará 95 anos agora no dia 16/05, diz que ele nasceu em 06 de junho ou julho. O ano, fizemos as contas pela idade que tinha ao falecer, 64 anos, em 02/10/1929. Portanto, nasceu em 1865.
Uma questão interessante que me surgiu é que, segundo ela, minha avó dizia que ele tinha vindo com 19 anos para o Brasil, para não precisar cumprir o serviço militar que era muito sofrido, naquela época. Então, será que ele disse que tinha 25 anos, ao fazer o passaporte, mas teria só 19 anos? Então teria nascido em 1870-1871?
Desconhecemos o nome dos seus avós.
Outro detalhe. Ele não se casou com a minha avó, Agostinha Diaz, pois ela já era casada. Nasceu em Montevidéo, Uruguai, em 11/10/1888, filha de espanhóis, José Diaz e Elisa Souto, de Pontevedra, Galizia. Seu marido, um espanhol, tinha lepra. Ela casou, com 15 anos, em São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, em 31/01/1903. Acredito que em alguma igreja que não a católica pois não encontrei esse registro no site dos mórmons. Seus padrinhos de casamento tinham todos sobrenomes alemães.
Minha avó fugiu de casa para morar com meu avô, que era 23 anos mais velho que ela. Em 01/05/1912 tiveram o primeiro filho, que logo faleceu. Em 09/09/1913 nasceu o meu pai, Mario Dias Pereira. e depois tiveram outros dois meninos e duas meninas.
Mais uma vez, obrigada!

Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305701 | denicp1955 | 12 mai 2012 18:43 | Em resposta a: #305642

Prezado Senhor Mário.

Ao escrever para o Cepese, usei direto o e-mail de um funcionário que já havia me ajudado a descobrir os meus antepassados em Celorico de Basto, no ano de 2011.
E me respondeu muito gentilmente, mencionando o ano do passaporte, a idade que tinha e o destino no Brasil.
Não possuo qualquer referência da localização desse passaporte. Dizia apenas que estava no AD de Aveiro.
É para lá que vou solicitar, agora oficialmente, o cadastro desse passaporte e solicitar que me seja enviada a fotocópia. Para quem mora no Brasil é mais dispendioso solicitar o envio da fotocópia pois há os custos do envio do pagamento.
Mas para a semana, com certeza deverei ter obtido uma resposta em relação ao passaporte.

Atenciosamente,

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305703 | HRC1947 | 12 mai 2012 19:45 | Em resposta a: #305701

Cara Denise;

O seu avô devia ter mesmo aí 19 anos quando foi para Brasil.
Veja que quando " juntaram os trapinhos ",ele tinha 42 anos, e
a sua avó 19. {+/- }
O primeiro filho foi em 1912.... a sua tia ainda viva nasceu em
1917.
PERGUNTO:
-- o que vc. encontrou na net sobre o nome do seu avô,
não deve ser genuíno, pois as coisas não batem a 100%!!
ONDE JULGA QUE SERÁ A TERRA-NATAL SEU AVÔ ?...
Transcreva p.f. o que encontrou sobre esse nome
igual ao do seu avô!
------------
Temos;
José Pereira
Data nasctº: 1865 a 1871
~Filho de:-- António Pereira
e de -------- Maria Delfina
Natural de ? .................
-----------
Como vc. vê estes dados são insuficientes , não temos local
Terra - Natal.
Não temos data -certa nascimento
e o que resta, é tudo muito frágil!!!
Assim, a Denise terá que arranjar a Localidade onde o seu avô
nasceu. Se isso aparecer, já podemos tentar encontrar o ano de
nascimento, { por tentativas }.
Agora sem termos uma Freguesia em concreto, é praticamente
impossível lá chegar.

Bom, não desanime, mande então essa transcrição e tudo o mais
que for sabendo do seu avô.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305710 | HRC1947 | 12 mai 2012 21:52 | Em resposta a: #305703

Cara Denise;

Palavras para quê? ... [ um artista que usa pasta dentes COUTO ]

Olá, ando à procura de informações sobre a família que meu avô, Jose Pereira, constituiu em Rio Grande, quando chegou ao Brasil, em 1884, com 18 anos. Naquela ocasião tentava se livrar do serviço militar na cidade de Abrantes. Chegou no porto de Santos.
Depois, veio para Porto Alegre, onde teve 05 filhos com minha avó, Agostinha Dias Pereira.
Agradeço pois, além de buscar os contatos com a família, necessito obter a certidão de nascimento para fins de segunda cidadania e não sei a freguesia onde nasceu.
-----------
Lembra-se disto?
Pois é, o nosso povo diz e com razão.... [conta-se um conto aumenta-se um ponto !!! ]

Como vê, até tem o nome da sua avó: Agostinha Dias Pedreira?...

A Denise tem que reavaliar novamente o caso !!

Os m/ cumptºs
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO TERRA NATAL MEU AVÔ " JOSÉ PEREIRA "

#305711 | HRC1947 | 12 mai 2012 22:11 | Em resposta a: #305710

Cara Denise;

Leia com atenção estes tópicos.

http://www.geneall.net/P/forum.php?search=denicp1955&tema=0&pesq_por=uid

Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305713 | denicp1955 | 12 mai 2012 22:46 | Em resposta a: #305710

Prezada Ana Simões.

Quando escrevi essa primeira mensagem, havia começado as minhas buscas pelo Memorial do Imigrante em São Paulo. Em 11/2011 ainda não haviam microfilmado as folhas do registro de entrada dos imigrantes. Encontrei vários José Pereira e para alguns coincidia a idade na chegada com o ano que pensávamos ser o do seu nascimento.
Logo após consultei as listas (no Arquivo Nacional) de vapores chegados na mesma data desse José e o encontrei. Junto dele estava um Cypriano Pereira, com 20 anos, que logo julguei ser seu irmão.
Foi nessa ocasião que entrei pela primeira vez no Geneall forum. Sempre houve comentários de que antes de vir para Porto Alegre e se conhecerem, ele vivera na cidade de Rio Grande e até teria tido família por lá.
Algum tempo depois, procurando registros de passaportes em arquivos distritais, pelo nome do meu bisavô, António Pereira, descobri um José e um Cypriano Pereira, filhos de António Pereira, fazendo passaporte no mesmo dia em Espinho, Mortágua, Viseu. Eram eles!! Mandei buscar a fotocópia do assento de batismo (06/10/1865) mas, infelizmente, a mãe chamava-se Angélica Maria e não Maria Delfina. Decepção.
Passei um tempo sem procurar nem entrar no geneall forum.
No meio do mes de abril, resolvi consultar novamente o CEPESE (onde descobri dados dos antepassados do lado materno) e, para muita alegria, lá estava um José Pereira , com os mesmos nomes dos pais. Pedi outros dados dessa pessoa e ele tinha 25 anos em 1890 (nascera em 1865!) e o destino era Rio Grande do Sul. Tinha que ser ele!!!
Como vê, sei muito pouco sobre ele. Apenas o nome dos seus pais. Não sei onde nasceu de verdade e nem a data correta.
Espero que durante essas trocas de idéias com pessoas que conhecem bastante genealogia surja alguma pista para que através dela consigamos descobrir mais sobre ele.

Obrigada.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305716 | HRC1947 | 13 mai 2012 00:02 | Em resposta a: #305713

Cara Denise;

Obrigada pela sua resposta.

Estou a enviar 2 links, para vc. pesquisar, dando prioridade ao Distrito de Leiria, passando de seguida ao de
Santarem. Portanto nestes 2 Distritos vai encontrar muitas Cidades e Vilas etc.
Se vc. há tempo falava no " Quartel em Abrantes tudo como dantes ", deve haver qualquer ligação.
Cara Denise, as buscas terão que ser feitas, mas não se iluda com os " Genealogistas ", não são esses que vão
andar no terreno à esmiuçar o seu caso!!. Também lhe digo que não se pode encomendar um Registo nascimento via Nett, nada disso, não pode ser à martelada. Veja que vc diz que no Arq. Dist. de Aveiro tinha
tudo para dar certo.... Pois aí no Brasil é uma coisa, os nossos Registos são outra!. Já agora que estamos com
a mão na " massa ", há cerca de 30 ou 40 anos, não tenho a informação certa data, o Governo Brasileiro
ordenou que se queimasse tudo o que era recordação dos Portugueses em matéria de Registos etc. Depois veio
a crise, outro Governo outra politica, e vai daí de dar dupla nacionalidade etc.Pois, é. agora fazia um jeitão vc.
terem os arquivos bem organizados, zelosos, com carinho, dos Portugueses, Espanhois, Italianos, Japoneses etc. que ajudaram a construir esse Grande NAÇÃO, mas nada disso, têm que se socorrer dos Registos de
Portugal etc.
Bom, isto foi só uma pequena conversa, [ ninguém nos estava a ouvir... ]

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=10

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=14

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu avô em Aveiro.

#305744 | denicp1955 | 13 mai 2012 15:18 | Em resposta a: #305716

Cara Ana Simões.

Penso que aí em Portugal, como cá no Brasil, hoje seja comemorado o Dia das Mães. Então, tanto como mãe, ou como filha, desejo-te um feliz domingo.
Tentei acessar os links que me enviaste, mas é privilégio para quem assina o Geneall Plus. Assim que possível, farei isso.
Por enquanto, obrigada pelo seu empenho em ajudar-me.

Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: DIA DA MÃE NO BRASIL [ 13 MAIO 2012 ]

#305750 | HRC1947 | 13 mai 2012 16:47 | Em resposta a: #305744

Cara Denise;

Muito obrigada pelas suas palavras.

O Dia da Mãe em Portugal. foi transferido do dia 8 Dezembro, para o 1º Domingo

do mês de Maio cada ano, portanto já foi o Domingo passado.

Hoje 13 de Maio, dia Senhora Fátima- , ano aparições aos Pastorinhos [ Lucia, Francisco e Jacinta ]
na Cova da Iria 1917, [ 1ª aparição 13 Maio ]. Em Agosto 2ª aparição e finalmente em Outubro a 3ª.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%B5es_de_F%C3%A1tima

Desejo que passe junto da sua familia um bom Dia da Mãe .

Os meus melhores cumprimentos

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306205 | denicp1955 | 18 mai 2012 02:14 | Em resposta a: #305750

Caros confrades.

Já encaminhei várias atitudes baseada nas sugestões recebidas aqui no fórum. Agora estamos aguardando o retorno das pesquisas.
De qualquer forma, permaneço aceitando sugestões de como proceder com as minhas buscar.
Por favor, me ajudem. Estou achando tudo muito difícil e inatingível.

Abraços.

Denise Pereira Gomes.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306207 | HRC1947 | 18 mai 2012 08:17 | Em resposta a: #306205

Cara Denise;

Os m/ cumprimentos;
Sugiro que solicite ao Confrade Lourenço, que me parece ser aí do Brasil ajuda para o seu caso.
Envio cópia de uma msgª onde ele está a dar ideias!
--------
[Topo]
RE: informação sobre família Martins de Entre Douro e Trás-os-Montes 18-05-2012, 00:40
Autor: JJLourenço [responder para o fórum] Caro "martins antunes"
O seu avô David Martins nasceu nas freguesia de Pedrogão Pequeno, concelho da Sertã, Distrito de Castelo Branco.
Entre em contato com o Arquivo Distrital de Castelo Branco para o seguinte email
mail@adctb.dgarq.gov.pt
e peça uma cópia simples do assento de batismo do seu avô. Os assentos paroquiais da freguesia de Pedrogão Pequeno até ao ano de 1904 já se encontram no ADCB.
Cumprimentos,
Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com
----------
atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306244 | denicp1955 | 18 mai 2012 18:09 | Em resposta a: #306207

Prezada Ana Simoes.

Obrigada. Vou entrar em contato com esse senhor.
Assim que tiver algum dado concreto, publicarei no Forum.

Atenciosamente,

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306572 | denicp1955 | 23 mai 2012 13:37 | Em resposta a: #306244

Prezados confreiros.

Conforme suas sugestoes, entrei em contato com o AD Aveiro e, atraves da ID do passaporte que consta no Cepese,
veio a resposta.
O Jose Pereira que tem todas as coincidencias com os dados do meu avo, nasceu em Sao Miguel do Outeiro, Tondela, Viseu.
Ja escrevi para o AD Viseu solicitando a busca do registro de baptismo.
Como funcionava na epoca o fato de ser uma crianca exposta e depois adotada...havera um averbamento no assento de batismo, ela tera o nome do pai adotivo ou sera sempre exposto.
Agredeco a todos que tem se interessado em me ajudar.
Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306640 | HRC1947 | 24 mai 2012 01:33 | Em resposta a: #306572

Cara Confreira;

Na altura que a criança foi entregue para ser criada por terceiros, deve ter ficado registada no nome dos
Pais adoptivos.
Tive um caso que me passou pelas mãos de uma Maria " Exposta ", em que vi com os m/ olhos o assento
nascimento que dizia;... entregue a criança a fulana tal, mulher de sicrano, que a vai criar, também é verdade
que ficou com o nome de Maria, e diga-se em abono da verdade que os expostos que me passaram pelas
mãos { registos }, eram todas Marias, e lembro-me de se falar que assim não se conseguia distinguir quase
nada, tinhamos que nos orientar pelo nome dos maridos { aquelas que casaram !! }
Bom, se tiver dúvidas vá dando notícias.
Cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306642 | HRC1947 | 24 mai 2012 02:02 | Em resposta a: #306640

Cara Denise;

Encontrei um assento nascimento de uma exposta;

" Roda dos Coptas " - Maria- 1846:
Aos nove de Agosto de mil oitocentos e quarenta e seis, baptizei solenemente, a Maria exposta na Roda desta
Freguesia , que foi dada a criar a Constância Maria, mulher de José Mendes, do lugar Serra de.., desta Freguesia,
filha de pais incógnitos, foram padrinhos o casal x, foram testemunhas o casal Y, todos desta Freguesia, que
eu sei quem são,,,,e para ficar legalizado este assento de baptismo vão todos assinar.
assinam: casal { x, } casal { y, } e o Pároco Freguesia respectiva, que foi quem fez o baptismo { z }.
-----
Como vê ficou assim o Registo baptismo!

Os m/ cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306675 | denicp1955 | 24 mai 2012 15:36 | Em resposta a: #306642

Cara Ana.

Recebi a resposta do ADVIS, dizendo que nao consta o registro de batismo, em Sao Miguel do Outeiro, e foram pesquisados os anos de 1863 a 1874, conforme solicitei.
Fico imaginando se ele seria mesmo uma crianca exposta e ate escrevi novamente para a senhora que me respondeu, perguntando sobre essa possibilidade.
Veja bem o resumo do que temos:
O registro de uma ID no CEPESE, mencionando nome dos pais (os mesmos) e naturalidade Aguada de Cima.
Questionado o CEPESE, confirmaram como 1890 a data do passaporte, a idade 25 anos e destino: Rio Grande do Sul.
Questionado o cadastro do passaporte, no AD Aveiro, me informaram que aquele Jose nasceu em Sao Miguel do Outeiro (que e vizinho de Aguada, apesar de pertencer a outro distrito).
Solicitada a pesquisa no ADVIs, nada consta.
Existe outro Sao Miguel do Outeiro? Vou escrever novamente ao AD Aveiro para ver se esta correto o dado do passaporte.

Obrigada por sua atencao.
Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, mas em que localidade ?

#306679 | HRC1947 | 24 mai 2012 16:41 | Em resposta a: #306675

Cara Denise;

Aguada de Cima, pertence Concelho Agueda, Distrito de Aveiro
São Miguel do Outeiro é Freguesia, pertence ao Concelho Tondela, Distrito Viseu

Indo pela Auto Estrada " A 25 ", a distância entre as duas Localidades é de 85 Km, tempo de
viagem [ +/-] uma { 1 } hora de automóvel.

Assim, contínuo a achar muito estranho este " Saltar " de uma Localidade para outra..... e depois
ainda para outra, sem fim à vista !!

Deixo estes endereços electrónicos para vc. se orientar.

Pergunto: Sempre obteve alguma ajuda daquele Confrade daí do Brasil ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aguada_de_Cima

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Miguel_do_Outeiro

http://www.mapadeportugal.net/localidade.asp?n=tondela&c=1821

a Confreira Denise terá que encontrar alguma estratégia que a leve de encontro ao seu avô!!. Agora não
pode andar a saltar do Distrito A, para o Distrito B. , isso não leva a lado algum!!

Falou que o seu avô seria daqueles lados { oposto }ao de Viseu e Aveiro, portanto mais para Sul, Abrantes.
Então como em tempo andou a " esmiuçar " aquela Zona, que por sinal pertence ao Distrito de Santarém,
penso que deveria apontar as suas " armas " para a Zona de Abrantes/ Santarém.
Portugal continental tem 18 Distritos, qualquer dia a Denise corre-os todos !!

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306685 | Maria do Martirio | 24 mai 2012 18:55 | Em resposta a: #306572

Denise,

aqui vão umas dicas:

Em primeiro lugar, caso o seu avô tenha casado no civil ou na igreja com sua avó, porque não procura o registo desse casamento? Nesse registo, pode constar informação complementar sobre a origem dele.

Caso o seu avô seja mesmo o do passaporte com ID 148439, a hipótese de "Abrantes" ser sobrenome é muito plausível. Esse sobrenome é relativamente pouco frequente em Portugal, mas extremamente comum em Aguada de Cima. O nome "Delfina" da sua bisavó também tem alguma tradição em Aguada de Cima. Poderia ser José Pereira Abrantes, abreviado em José Pereira, filho de António Pereira e Maria Delfina Abrantes. Sugiro que pesquise por "José", filho de António Pereira e "Maria Delfina"/"Maria Abrantes" nos paroquiais de Aguada de Cima. Também pode procurar nos registos de casamento de Aguada de Cima pelo casamento do António Pereira.

Se a informação que lhe deram no CEPESE é de que o José Pereira do passaporte ID 148439 era natural de Aguada de Cima, não percebo porque é que o ADAveiro diz, sobre o mesmo indivíduo, que ele era natural de São Miguel do Outeiro. Não haverá aqui qualquer erro? Uma possível explicação é que o António Pereira seja de São Miguel do Outeiro e tenha vindo casar com uma Maria Delfina (Abrantes) em Aguada de Cima. Nesse caso, o José Pereira poderia ter nascido na terra do pai, mudando logo em seguida para a terra da mãe, de onde se consideraria natural.

Espero com isto não estar a contribuir para aumentar a baralhação em que a estão a meter!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#306710 | denicp1955 | 25 mai 2012 00:47 | Em resposta a: #306685

Prezada Maria.

Minha vó era casada quando foi morar com ele. Depois seu marido faleceu. Mas já tinha os filhos e acabaram não se casando.
Tenho procurado nos arquivos on line do AD Aveiro. Encontrei já muitas Delfinas e Pereiras.
Entrarei em contato novamente com o AD de Aveiro para verificar a exatidão da naturalidade que consta no cadastro do passaporte.
Obrigada por suas sugestões.

Atenciosamente,

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, mas em que localidade ?

#306711 | denicp1955 | 25 mai 2012 00:57 | Em resposta a: #306679

Prezada Ana.

Concordo inteiramente consigo. No início me dirigi ao que tínhamos como certo, Abrantes. Mas como não deu certo, me desorientei.
O Sr Lourenço me sugeriu entrar em contato com o Arquivo de Aveiro para verificar os dados do passaporte que poderiam não constar no registro do Cepese. Essa também foi a sugestão do Sr. Mario Navarro.
Vou tentar buscar os registros on line de Aveiro e pesquisar as freguesias com nomes semelhantes: Agadão. Aguada de Cima e de baixo. Vou correr todos os livros e procurar também o registro de casamento dos bisavós.
Já comecei por Agadão. Lá há muitos Pereira... Vou procurar também usando o sobrenome Abrantes. Em algum momento é possível que os dados concordem.
Em caso de alguma dúvida, volto aqui.
Obrigada pela ajuda.

Atenciosamente,

Denies

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, mas em que localidade ?

#306730 | Maria do Martirio | 25 mai 2012 10:20 | Em resposta a: #306711

Denise,

se os dados que tem apontam para Aguada de Cima, sugiro que se centre na freguesia de Aguada de Cima, procurando com variantes dos nomes que tem. "Jose" filho de "Antonio Pereira" e "Maria Delfina" / "Maria Abrantes" / "Maria Delfina Abrantes" seria a minha prioridade. Se aparecer um em 8 de Junho ou 8 de Julho por volta de 1865, deve ser esse.

Deve também procurar o registo do casamento dos mesmos António e Maria em Aguada de Cima.

É também bastante importante confirmar a referência a São Miguel do Outeiro.

Boa sorte!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307006 | denicp1955 | 28 mai 2012 12:17 | Em resposta a: #306710

Prezados confreiros!

Confirmado o local de nascimento que aparece no processo do passaporte feito em Aveiro, em 19 de maio de 1890.
Esse José Pereira nasceu em São Miguel do Outeiro e residia em Forcada, Aguada de Cima.
Já solicitei ao AD Viseu a verificação de existência de um José "exposto" mas não apareceu.
Foi encontrado um suposto irmão do José, com nome Joaquim, nascido em 14 de agosto de 1873, em São Miguel do Outeiro.
Penso em solicitar ajuda aos confreiros residentes em Viseu para buscarem pelas datas de 1870 a 1876. Sei lá com que idade ele deve ter vindo... Minha tia diz que ele veio com 19 anos. Deve ter nascido em 1871?

Cumprimentos.

Denise.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307008 | Maria do Martirio | 28 mai 2012 13:16 | Em resposta a: #307006

Prezada Denise,

no registo desse Joaquim (14 de agosto de 1873) já deve encontrar a naturalidade dos pais bem como o nome dos avós. Confirma-se que a Maria Delfina era de Aguada de Cima? Tem o nome dos pais dela? Aparece o apelido Abrantes?

Até mais,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307014 | denicp1955 | 28 mai 2012 14:22 | Em resposta a: #307008

Olá, Maria.

Solicitei ao AD Viseu que me informassem o nome dos avós do Joaquim para que eu tivesse algum dado a mais para as minhas pesquisas mas ainda não informaram.
Se o meu sucesso não avançar, vou solicitar que me mandem por correio a fotocópia do registro do Joaquim.
Consta que um sobrinho neto do meu pai, ou seja, um bisneto do José, tem em casa a bengala do bisavô onde aparecem as iniciais J.P.A.
Deve ser José Pereira Abrantes?
Encontrei no AD Viseu um 'Inventário orfanológico" com as datas de 10/10/1878 a 03/05/1887 em que o inventariante é José Pereira, e o inventário por óbito de Delfina Matilde, no Tribunal da Comarca do Lamego. Vou solicitar informações.
Vamos esperar para ver no que isso vai dar...

Cumprimentos.

Denise Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307018 | Maria do Martirio | 28 mai 2012 14:34 | Em resposta a: #307014

Essa sigla "JPA", junto com o resto que já sabe, reforça a presunção que há por aí um sobrenome Abrantes. Penso que a Maria Delfina é que seria natural da Forcada e teria o sobrenome Abrantes (ela ou algum dos pais dela). Os dados do registo do Joaquim devem confirmar isso (ou não ...).

Já a Delfina Matilde, de Lamego, não deve ter nada a ver, porque era muito longe e o nome não coincide, e o seu avô era muito novo ainda.

Boa continuação,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307036 | HRC1947 | 28 mai 2012 18:13 | Em resposta a: #307018

Cara Denise;

Os m/ cumprimentos;

... Antes de escrever esta mensgª. dei uma vista de olhos por todo o tópico, sugiro à Denise que faça o
mesmo, só tem a ganhar com isso.
Assim, também lhe recomendo que paralelamente vá " investindo " na zona de Santarém, só tem a ganhar,
aliás é localidade que a Confreira já conhece razoavelmente!!

Se as suas buscas se alargarem a dois locais, tem logo à partida o dobro [ 1+1 ] de hipóteses de sucesso,
que no seu caso poderá fazer toda a diferença. Pense nisso!!

Faço votos para que tudo corra pelo melhor.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307040 | HRC1947 | 28 mai 2012 19:07 | Em resposta a: #307036

Cara Denise;

Já tinha-mos chegado à conclusão, que pelas vossas contas o seu avô teria nascido em 1865! e teria chegado
ao Brasil com 19 anos, [ tudo se encaixa, pois aos 20 anos teria que se apresentar na tropa, e isso ele não
quis fazer, como vc. contou! ]

Fico admirada como a Denise numa sua mensagem de hoje, já se inclina para 1871 data nascimento.

Também me surpreende que só agora, passado tanto tempo venha a versão de JPA, e ninguém tenha fixado

o nome completo do v/ familiar, [1929, data morte do José, passam 3 gerações,] sendo 25/30 anos, o período

tempo calculado para uma geração, [ e nem ao menos o Concelho / Freguesia de Portugal.]

Bom, isto são pequenos detalhes que por vezes fazem a diferença.

Não perca a esperança, faça uma reavaliação do processo, a fim de poder encontrar o que TANTO QUER!

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307047 | HRC1947 | 28 mai 2012 20:25 | Em resposta a: #307040

Cara Denise;

Andei a dar uma volta pelos seus tópicos antigos!!
Assim, esclareça-me p.f.,quem é quem nesta história.
cumprimentos
Ana Simões
28/05/2012
-----------------
Descendentes de Placido Carvalho e Alvina Lucia Pinto da Cunha, de Santa Christina, Veade, Celorico 01-01-2012, 20:33
Autor: denicp1955 [responder para o fórum] Após alguma procura, cheguei ao nome de Placido Carvalho (filho de Manoel de Carvalho e Maria Thereza Alves).
Ele é avô de meu bisavô, José Lopes de Carvalho, que veio para o sul do Brasil e contituiu familia em Porto Alegre, no início do século passado.
Minha mãe, neta do José, tem 91 anos.
Procuro algum parente que possa nos mandar fotos do lugar, já que quase não há disponíveis na net e para trocarmos informações sobre a história desses antepassados.
Aceito também sugestão de bibliografia onde possamos nos inteirar da história da região, Santa Chiistina.
Cumprimentos.
Denise Pereira Gomes
----------------------------------
RE: Baptismo de meu avô em Aveiro. 11-05-2012, 12:41
Autor: denicp1955 [responder para o fórum]
Senhor Mario, bom dia!
Obrigada por dedicar seu tempo a tentar ajudar-me.
O ano de nascimento vem da conta que fizemos a partir da idade que aparece na certidao de obito. Tinha 64 anos ao falecer em 02 de outubro de 1929. A familia (minha tia de 95 anos) fala que ele nasceu em 6 de junho ou julho. Era um homem muito reservado e muito triste. Aparentemente nunca mais teve contato com a familia que deixou em Portugal.
Pelo que sabemos nao tinha irmaos.
Na certidao de obito so aparece que era natural de Portugal. Inclusive o nome da mae esta trocado. Aparece Maria Pereira e nao Maria Delfina. Maria Delfina aparece como avo no registro dos filhos e deve ser o correto ja que ele mesmo, o Jose, registrou os filhos.
O local de nascimento sempre ouvimos falar que era Abrantes. Nao ha o registro de nascimento em nenhuma freguesia de Abrantes. Ja estive em contato com o AD de Santarem. Meu pai falava que talvez Abrantes pudesse ser seu sobrenome e nao local de nascimento.
Cheguei ao nome Aguada de Cima atraves de pesquisa no CEPESE. E, como disse os dados que me retornaram a partir da ID me pareceram ser dele, exatamente. Tinha tudo para ser...
Mas, em contato com o AD de Aveiro nao consta nada la de 1864 a 1866.
Quais seriam as paroquias vizinhas cujos registros estao disponiveis on line? Ja comecei uma pesquisa no AUC e ainda bem muitos livros de batismo de 1865 tem bem poucas paginas. Sabemos que eram trabalhadores da terra e pobres. Entao poderiam mesmo ter ido para Aveiro em busca de trabalho.
Conforme sua sugestao, vou entrar em contato novamente com o CEPESE para verificar a exatidao dos dados constantes no registro e co o AD de Aveiro solicitando a pesquisa pelo nome da mae apenas.
Mutio obrigada. Essa parece ser uma historia sem fim. Na verdade, um grande labirinto.
Mas chegaremos la...
Denise
-----------

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307054 | HRC1947 | 28 mai 2012 22:09 | Em resposta a: #307047

Cara Denise;

Sobre a pergunta da mensagem anterior, são com certeza familiares da parte da sua mãe.

A questão em aberto é da parte do seu pai:

Fiz nova análise aos seus tópicos antigos, e verifico que a Denice no inicio de 2012,estava convicta

que o seu avô seria da Zona de Abrantes- Distrito Santarém,[ basta ver os tópicos e ficamos dentro

do seu raciocino .]

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=295440

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=294498

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=294019
-------
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307056 | HRC1947 | 28 mai 2012 22:17 | Em resposta a: #307054

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro 28-05-2012, 22:09
Autor: HRC1947 [responder para o fórum]
Cara Denise;

Sobre a pergunta da mensagem anterior, são com certeza familiares da parte da sua mãe.

A questão em aberto é da parte do seu pai:

Fiz nova análise aos seus tópicos antigos, e verifico que a Denice no inicio de 2012, estava convicta

que o seu avô seria da Zona de Abrantes- Distrito Santarém,[ basta ver os tópicos e ficamos dentro

do seu raciocínio .]

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=295440

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=294498

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=294019
-------
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307091 | denicp1955 | 29 mai 2012 12:09 | Em resposta a: #307056

Prezada Ana Simões.

Obrigada pelo apoio. No momento, Abrantes está sendo a segunda opção já que no primeiro momento pesquisei (tive alguma ajuda e paguei para isso) todas as freguesias tendo em mente o ano de 1865, que era o que sabíamos ser o certo.
Nesse momento me parece mais palpável partir do passaporte no CEPESE, que têm tantas coincidências.
E ontem encontrei, inclusive, um registro em Forcada, onde residia o "tal" José Pereira, de falecimento de António Pereira, em 27/05/1894, com 86 anos. Creio que possa ser o avô do meu avô.
Sigo as minhas pesquisas.

Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307109 | Maria do Martirio | 29 mai 2012 15:17 | Em resposta a: #307091

Denise,

esta confreira Simões, para além de abusar do teclado, quanto mais fala menos acerta!

Logo que tenha os dados do registo de baptismo do Joaquim, diga-me. Estou convencida que há o apelido Abrantes nos pais ou avós!

Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307111 | HRC1947 | 29 mai 2012 15:38 | Em resposta a: #307109

Cara Maria da Fonte;

Já se tinha percebido que a Senhora tem um problema!

" o nosso povo costuma dizer e com certa razão" [ Quem sabe faz, quem não sabe * manda *!! ]

Já chegou com todo o processo a decorrer, agora instalou-se, e daqui ninguém me tira.!!

[ vejam bem, que até a formiga já tem catarro ]

Quando falar da m/ pessoa, não se refugie em terceiros , faça a mensagem directamente.

Essa sua atitude tem um nome muito feio!!

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307112 | Maria do Martirio | 29 mai 2012 15:50 | Em resposta a: #307111

" o nosso povo costuma dizer e com certa razão" [ Quem sabe faz, quem não sabe * manda *!! ]

Confreira Simões,

para pessoas com tu, o povo também diz:

"Não faças o que eu faço, faz o que eu digo!"

Afinal, se sabes tanto, porque não fazes? Em vez de dar palpites, porque não vais aos arquivos resolver o problema da Denise? Isso é que seria FAZER. O resto é MANDAR. Tu também só mandas! E é às meias dúzias de mensagens de cada vez!

Vai-te ver ao espelho!

Maria

P.S. "tinha-mos" escreve-se "tínhamos"
P.P.S. O "José" da Denise era de Aguada de Cima

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307113 | HRC1947 | 29 mai 2012 16:08 | Em resposta a: #307112

Cara Maria da Fonte;
... Não se enerve, que perde a razão.
A Confreira para não cometer " gafes ",evita
expor-se, já se percebeu!
Sinceramente a Confreira está a desiludir-me!
Esperava que da sua parte houvesse outra postura,
Sendo assim não adianta . É pura perda de tempo.
" Teve entrada de Leão , e saída de sendeiro!..."

atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307114 | Maria do Martirio | 29 mai 2012 16:21 | Em resposta a: #307113

Simões,

como tu própria disseste:

[ Quem sabe faz, quem não sabe * manda *!! ]

É o teu retrato! Já te viste bem ao espelho?!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307115 | HRC1947 | 29 mai 2012 16:25 | Em resposta a: #307114

Cara Senhora Maria Fonte;

Seria bom a Confreira ter calma, não faça figuras ridículas.

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307116 | Maria do Martirio | 29 mai 2012 16:31 | Em resposta a: #307115

Obrigada!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307164 | denicp1955 | 30 mai 2012 15:53 | Em resposta a: #307008

Prezados confreiros que estão me ajudando.

Veio a resposta à questão do batismo do Joaquim.
Esse casal António Pereira e Maria Delfina casaram em São Miguel do Outeiro, em 1867.
Os avós maternos do Joaquim: João Lopes Sagulho e Delfina Maria. A avó paterna: Anna Rosa Correa.
Donde conclui que o Joaquim não é irmão do meu avô!
Entretanto, pesquisando no Family Search os Antónios nascidos em Viseu, encontrei outro casal com os mesmos nomes, António Pereira e Maria Delfina, nascidos em São Miguel do Outeiro, e pais da Maria Pereira, nascida em 02/11/1866 e batizada em 13/11/1866 em Mouraz, Viseu.
Já escrevi à senhora Dores Henriques do ADViseu solicitando a pesquisa do batismo do José também em Mouraz, nos anos 60 e 70.
Detalhe: O António Pereira cujo óbito ocorreu em Forcada, em 27/05/1894, e que acredito ser o avô do José, era natural de Parada do Gonta, vizinho de São Miguel do Outeiro. Era casado com Maria de Jesus e filho natural de Maria Rosa.
Penso que estamos no caminho certo.

Cumprimentos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307167 | HRC1947 | 30 mai 2012 15:58 | Em resposta a: #307164

Cara Denise!

... Vamos em frente.

Cumptºs
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307169 | m.elisa | 30 mai 2012 16:33 | Em resposta a: #307164

Cara Denise

Tenho acompanhado a sua saga para descobrir o registo de batismo de seu avô José Pereira.

Não percebo porque diz que esse Joaquim não é irmão do seu avô, pelos dados dos avós dele, pois em nenhum documento do dito seu avô (se não estou em erro) , constam os nomes dos seus avós .

Quero recordar que para tirar o passaporte, o candidato tinha de apresentar uma certidão de nascimento(batismo), passada sua paróquia.

Assim o passaporte referia com exatidão o que vinha nessa certidão, inclusivé o local de nascimento.

Claro que noutros documentos ele poderá ser considerado da Aguada (por ser seu lugar de residência), mas pelo que antes disse, no passaporte consta mesmo a sua freguesia de batismo.

É aí que tem mesmo de procurar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307170 | denicp1955 | 30 mai 2012 16:52 | Em resposta a: #307169

Prezada M. Elisa.

Já solicitei ao AD Viseu a pesquisa nos anos de 1863 a 1877 do registro de batismo e não foi encontrado.
Como é possível se o passaporte foi feito com os dados do próprio registro e lá consta São Miguel do Outeiro?
Realmente, não consigo seguir a lógica nessa procura.
Obrigada pelo interesse.
Cumprimentos.

Denise Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307171 | m.elisa | 30 mai 2012 17:01 | Em resposta a: #307170

Cara Denise

Ou a busca não foi bem feita (o que pode acontecer) ou os dados que indicou não foram dados da forma correcta.

Por vezes os livros também se encontram com folhas perdidas, ou os assentos estão fora do sítio "normal" encontrando-se mais à frente ou até em livros de casamentos ou de óbitos.
Isso tem me acontecido inúmeras vezes nas minhas pesquisas genealógicas.

Tente falar de viva voz com o arquivo de Viseu pondo estas questões que aqui lhe refiro e mande-lhes cópia do registo do passaporte tirado com base numa certidão de batismo passada por essa paróquia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307175 | HRC1947 | 30 mai 2012 17:48 | Em resposta a: #307171

Cara Denise;

.... É caso para dizer que o " Rei vai nu " !!
deixe lá, se não entendeu, não faz mal!
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307176 | Maria do Martirio | 30 mai 2012 17:56 | Em resposta a: #307164

Viva Denise,

Parada de Gonta pertenceu à freguesia de São Miguel do Outeiro até 1884. O António Pereira, natural de Parada de Gonta e falecido em 1894 na Forcada, Aguada de Cima, é de certeza o pai do José Pereira que já tinha ido para o Brasil em 1890 (ID 148439 segundo o CEPESE). Desse José Pereira sabe, através do AD Aveiro, que era precisamente natural da freguesia de São Miguel do Outeiro. Por aqui as coisas estão a bater certo.

Concordo com a confreira M.Elisa em que os dados do Joaquim só por si não o excluem de ser irmão do seu avô José. De facto, o José emigrado para o Brasil em 1890, tem pais com os mesmos nomes dos pais do Joaquim, e ambos são de São Miguel do Outeiro ...
Por sua vez, os pais da Maria nascida em 1866 podem ainda ser os mesmos (a ser assim, ela teria nascido antes do casamento dos pais em 1867).

Ficam por explicar, não só a mudança para Forcada/Aguada de Cima (que poderia ter acontecido por motivos de trabalho), mas sobretudo as vagas referências ao sobrenome Abrantes, que é muito comum precisamente em Aguada de Cima. Daí que eu continuo a achar que há uma probabilidade alta de um dos pais do José ser da Forcada. Penso que na freguesia de Aguada de Cima apenas procurou pela seguinte combinação de nomes: José / António Pereira / Maria Delfina. Valia a pena procurar por variantes, sobretudo variantes do nome da mãe (Maria sem Delfina, e com outro nome/sobrenome, sendo Abrantes o principal candidato).

Boa sorte!

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307177 | m.elisa | 30 mai 2012 17:58 | Em resposta a: #307170

Em tempo:

Peça para verem os registos de batismo por volta de 1889/90. pois se por acaso na altura que foi pedida a certidão já não o encontraram, voltaram a fazê-lo, (com o testemunho de testemunhas) , na data em que foi pedida essa certidão para emissão do passaporte. Nesse novo registo consta a real data de nascimento de seu avõ (já encontrei situações dessas).

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307179 | HRC1947 | 30 mai 2012 18:04 | Em resposta a: #307177

Caras Confreiras;

... Isto é mesmo giro!!, é um nunca mais
acabar de nova Password.?

Um dia destes troca o B. por V.

atentamente
Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307183 | denicp1955 | 30 mai 2012 18:36 | Em resposta a: #307179

Prezadas Senhoras Confreiras.

Agradeço toda ajuda que tem me dado, indicando as possibilidades e os caminhos que posso seguir até encontrar a verdade sobre o nascimento do meu avô.
Apenas não concordo com o lançamento de insinuações e insultos velados no tópico, que é público, mas foi criado exclusivamente para trocar informações e não "farpas".
Obrigada.
Sigo esperando suas orientações, preciosas, e espero ter, em breve, o "Happy end".

Cumprimentos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307184 | m.elisa | 30 mai 2012 18:37 | Em resposta a: #307179

Ana Simões

O que quer dizer com isso?

Nova Password, sim! mas muitos anos de pesquisa genealógica. Veja em melisa e verá quem sou.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307186 | HRC1947 | 30 mai 2012 18:50 | Em resposta a: #307184

Cara Maria Elisa;
Isso já eu ontem sabia!!
Mas a Senhora ainda tem muitas mais!!
Por exemplo esta em que a ajudei?....
Eu por exemplo , não tenho necessidade
de " bater e fugir ", motivo pelo qual não
mudo de Sigla, nem de assinatura!!

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=305836&fview=e

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307187 | denicp1955 | 30 mai 2012 18:57 | Em resposta a: #307176

Prezada Maria.

Acredito mesmo que estamos no caminho certo. Os dados do passaporte, no CEPESE, na verdade, é a única "coisa" concreta que eu tenho. Tudo o mais são informações passadas oralmente e, após vários anos, as informações adquirem ruídos.
Penso que o António de Parada de Gonta deve ser o avô do José pois tinha 86 anos em 1894 e era casado com Maria de Jesus, segundo o registro de óbito. Deve ter nascido em 1808? Teria 60 anos em 1868 (data em que nasceu o José, +-). Não é muito velho para ser o pai do meu avô?
Concordo com a possibilidade de o Joaquim ser mesmo irmão do José. Afinal não temos escrito em qualquer lugar o nome dos avós dele.
Além da mudança São Miguel do Outeiro para Forcada/Aguada, ainda há a possibilidade de terem estado em Mouraz, onde nasceu a Maria.
Acredito que mudassem por motivos de trabalho, pois sei que não tinham bens e trabalhavam na terra.
Espero agora a resposta do ADViseu. Mas talvez solicite que façam nova busca em São Miguel do Outeiro.

Atenciosamente,
Denise da Cunha Pereira Gomes.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307189 | m.elisa | 30 mai 2012 19:05 | Em resposta a: #307186

Ana Simões

Não tenho tempo nem pachorra para aturar quem se diverte a derramar matéria inconsequente nestes tópicos.

Já agora, a mim não ajudou nada, apenas acertou em dados que aqui tinham sido colocados e que por motivos obvios de não terem a fonte, não os poderia à partida considerá-los como correctos.

O que a Ana colocou nesse tópico há muito era do meu conhecimento, e claro foram devidamente aprofundados pelo nosso confrade Miguel Côrte-Real (com as fontes).

Sem lhe dever qualquer explicação, mas apenas para que conste. mudei a minha sigla porque por erro informático com a de melisa, e introduzindo a pass que me tinha sido dada, estava a dar "erro" sistematicamente, pelo que fui aconselhada a escolher nova password., e claro fi-lo de modo a ser o mais parecida possível com a que sempre usei de modo a ser identificada pelos confrades geneologistas com quem tenho mantido contacto ao longo dos anos.

Passe bem

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307190 | HRC1947 | 30 mai 2012 19:18 | Em resposta a: #307189

Cara Maria Elisa [ Maria Martírio ]

Para terminar esta " saga ", não se esqueça que foi a Confreira Martírio [ etc. ] quem criou a situação!

Toda a responsabilidade é sua, por mais que queira sacudir a água do capote!

Atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307191 | denicp1955 | 30 mai 2012 19:18 | Em resposta a: #307177

Prezada Confreira M. Elisa

Obrigada pela sugestão.
Veja se entendi bem: na época em ele solicitou o passaporte, deve ter solicitado o registro de batismo e talvez não tenha sido encontrado, como agora.
Então, lá em 1890, devem ter voltado a procurar em presença de outras pessoas e então, registrado a data que foi encontrado nos livros da época 1890?
Certo?
Entrarei em contato com o ADViseu.

Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307192 | Maria do Martirio | 30 mai 2012 19:27 | Em resposta a: #307187

Prezada Denise,

tinha-me escapado a sua primeira referência à Maria de Jesus, viúva do António Pereira. Isso vem confirmar aquilo que eu suspeitava: a "Maria Delfina" era também conhecida por variantes desse nome, neste caso "Maria de Jesus".

Deve portanto procurar em São Miguel do Outeiro e Aguada de Cima pelos filhos de António Pereira e "Maria Delfina" / "Maria de Jesus" / "Maria Abrantes" ... Sugiro também que procure o casamento em Aguada de Cima, pois continuo a achar que a Maria de Jesus pode ser da Forcada e com família Abrantes.

Acho ainda assim curioso que o "António Pereira" falecido em Aguada de Cima em 1894 fosse filho natural de uma "Maria Rosa" e o outro, pai do Joaquim, fosse também filho natural de uma "Ana Rosa Correia" ... Ou é mera coincidência serem ambos filhos naturais de uma Rosa, ou então há erro de leitura em algum destes registos.

Cumprimentos,
Maria do Mar (sem Elisa!)

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307193 | Maria do Martirio | 30 mai 2012 19:32 | Em resposta a: #307190

Oh Simões, já te disse que pouco ajudas, e quanto mais falas menos acertas! Ontem fiz-me desentendida para largares do meu pé. Probre da M.Elisa que apanhou agora com a tua falta de perspicácia. Acalma-te e pede-lhe desculpa.

Maria do Mar(tírio)

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307194 | m.elisa | 30 mai 2012 19:37 | Em resposta a: #307190

Delira!

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307195 | m.elisa | 30 mai 2012 19:41 | Em resposta a: #307191

Cara Denise

A hipótese que coloco é mesmo essa.
Claro não é certo, mas pode ter acontecido.
O registo não seria feito por pedido dele, mas por se constatar a sua falta.

Aproveito para lhe mostrar um caso semelhante, veja página 5vº/pag 6, em que um registo que deveria ter sido feito em 1864, foi feito em 1886.

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?ID=994941


Boa sorte
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307196 | m.elisa | 30 mai 2012 19:58 | Em resposta a: #307192

Cara Maria do Martirio

Relativamente a esse António Pereira que faleceu em 1894 poderá nada ter a ver com o José Pereira.

Para pai seria bastante idoso. Para ser avô como sugere a Denise, só tendo os dados do casamento do António Pereira com a Maria Delfina.

São nomes bastante comuns e caso tivessemos acesso aos livros de registo verificar-se-ia ser usual esse apelido nesses lugares.

Cumprimentos.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307197 | Maria do Martirio | 30 mai 2012 20:13 | Em resposta a: #307196

Cara M.Elisa,

de facto, para o António que morreu com 86 anos em 1894 (natural de Parada de Gonta, freg. S.M.Outeiro) ser o pai do José que emigrou para o Brasil com 25 anos em 1890, teriamos que aceitar que o José teria nascido quando o pai tinha 57 anos. Confesso que não tinha feito estas contas ... Não era impossível, mas também não seria comum. Talvez a Maria de Jesus fosse muito mais nova do que o marido, aplicando-se o ditado "Homem velho com mulher nova dá filhos até à cova"! De qualquer forma, tão ou mais improvavel seria termos dois "António Pereira" vindos de SM Outeiro para Aguada de Cima na mesma época. É que não são freguesias propriamente vizinhas ...

Esta Denise arranjou-nos passatempo bem divertido!

Cumprimentos,

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307218 | m.elisa | 31 mai 2012 04:26 | Em resposta a: #307197

Caras Maria do Mar e Denise

Estive a reler o resultado das pesquizas que a Denise nos transmitiu.


"....Esse casal António Pereira e Maria Delfina casaram em São Miguel do Outeiro, em 1867.
Os avós maternos do Joaquim: João Lopes Sagulho e Delfina Maria. A avó paterna: Anna Rosa Correa.
Donde conclui que o Joaquim não é irmão do meu avô!

Detalhe: O António Pereira cujo óbito ocorreu em Forcada, em 27/05/1894, e que acredito ser o avô do José, era natural de Parada do Gonta, vizinho de São Miguel do Outeiro. Era casado com Maria de Jesus e filho natural de Maria Rosa."

O resultado das mesmas descarta a hipótese do falecido em 1894 ser o pai de José Pereira, este filho de Ana Rosa Correia, enquanto que a mãe do falecido se chamava Maria Rosa.

Relativamente a ser avô paterno também deverá estar descartada a hipótese, dado o pai ser filho natural de Ana Rosa Correia e não sendo mencionado o nome do pai do nubente, seria certamente filho de pai incógnito.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307223 | Maria do Martirio | 31 mai 2012 10:15 | Em resposta a: #307218

"O resultado das mesmas descarta a hipótese do falecido em 1894 ser o pai de José Pereira, este filho de Ana Rosa Correia, enquanto que a mãe do falecido se chamava Maria Rosa."

Cara M.Elisa,

a Ana Rosa Correia era mãe de um António Pereira e avó paterna de um Joaquim nascido em 1873 em SM Outeiro, mas não sabemos se esta gente tem relação com o José Pereira, avô da Denise.

O falecido em 1894, António Pereira, natural de Parada de Gonta, morador em Aguada de Cima com a mulher Maria de Jesus, pode ter sido pai do José Pereira em 1865, aos 57 anos. Sabemos que o José Pereira era filho de um António Pereira e de uma Maria Delfina, e esta poderia ser também conhecida como Maria de Jesus. Ou seja, acho que esta filiação não está descartada.

Penso que não estou equivocada ... mas, seja lá como for, não ainda nenhuma hipótese minimamente segura.

Cumprimentos,

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307224 | denicp1955 | 31 mai 2012 12:16 | Em resposta a: #307218

Prezadas M.Elisa e Maria do Mar.

Na resposta que recebi do AD viseu relativa ao batizado do Joaquim confirma que esses nomes de avós também aparecem no registro de casamento do António Pereira em 1867.
Então, se o casal é dos meus bisavós, o António, falecido em Parada, não é avô do José. Concordo! Mas imagino que talvez o outro casal, mãe da Maria Pereira, possa ser os pais do meu avô e daí esse António, falecido em 1894 pode ser o avô dele.
Veja bem, a Ana Rosa Correia é mãe natural do António Pereira casado em SM Outeiro. A mãe do meu avô é Maria Delfina, ou Maria de Jesus ou Maria Abrantes.
Escrevi ao AD Viseu solicitando a busca do registro no ano 1890 quando foi solicitado o passaporte.
Isso há de se esclarecer.

Abraços! (como se diz aqui no Brasil)
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307229 | HRC1947 | 31 mai 2012 15:45 | Em resposta a: #307195

[Topo]
RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro 30-05-2012, 19:32
Autor: Maria do Martirio [responder para o fórum] Oh Simões, já te disse que pouco ajudas, e quanto mais falas menos acertas! Ontem fiz-me desentendida para largares do meu pé. Probre da M.Elisa que apanhou agora com a tua falta de perspicácia. Acalma-te e pede-lhe desculpa.

Maria do Mar(tírio)
---------------------------------------------------------------------------
" Usando o direito de resposta ":

Cara Maria do [ Mar+tiro ];

... O Poeta Fernando Pessoa estava para os heterónimos, assim como a M.M. // M.E., está para
a [ Password ; Sigla, ], [[ neste caso concreto não olha a meios para alcançar os fins. ]]
Se arregaçar as mangas.... a dor de cotovelo desaparece !!

os m/ cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307230 | Maria do Martirio | 31 mai 2012 16:02 | Em resposta a: #307229

Está bem! ;-)

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307232 | m.elisa | 31 mai 2012 16:49 | Em resposta a: #307229

Bem aventurados os pobres de espírito porque deles (dela) é o reino dos céus.

Ana
Pare com tanta patetice, e deixe de fazer spam em tópicos alheios.

Se quizer abra um tópico seu para derramar a sua verborreia e mascarar os seus complexos.

Basta!

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307235 | Maria do Martirio | 31 mai 2012 18:03 | Em resposta a: #307232

Apoiado!

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro

#307238 | HRC1947 | 31 mai 2012 21:47 | Em resposta a: #307235

Cara Maria Elisa, Maria Martírio & Cª.

A Senhora é um fenómeno!
...Continua a escrever e a responder a si própria em simultâneo? [[ dupla personalidade?? ] ]
... Tenha juízo, que já tem boa idade para isso!

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307264 | denicp1955 | 01 jun 2012 14:02 | Em resposta a: #307238

Prezadas Senhoras.

Procurando desvendar esses mistérios que encobrem a origem do meu avô, fui buscar o registro que talvez houvesse sido feito em 1890, em correção ao "desaparecido", na ocasião em que ele solicitou o passaporte, conforme sugerido por M.Elisa.
E imaginei que pudesse estar nos livros de Aguada de Cima...
Fui ao livro de 1890 e, pasmem! Me saltou aos olhos o nome António Pereira e Maria Delfina, em seguida a palavra "neta"!!!!!!!!! Filha do Joaquim, pensei. E subi os olhos e estava lá: Antonia, filha LEGÍTIMA De José Pereira e Umbelina Ferreira ABRANTES, nascida em Forcada, em 23/02/1890.
Fui ao livro dos casamentos, em 1889, maio, e estava lá, dia 30/05/1889, em Forcada, o casamento deles, sendo o José com 25 anos, batizado em Dardavaz e a Umbelina Ferreira Abrantes, 20 anos, natural de Forcada. Falam ainda, e depois corrigem, que foi batizado em Barcouço. Do apelido da mulher é que viria o "A" do J.P.A em sua bengala!
Será o meu avô?
O casamento ocorreu sem proclamas e a mãe é quem deu a licença para casar (na ausência do Pai). Será que ele foi obrigado a casar? A Antónia nasceu exatamente 9 meses depois.
Deve ser a mesma pessoa do passaporte. Esse mesmo José, uns meses após o nascimento da filha solicitou o passaporte e embarcou para o Brasil.
Provavelmente veio sózinho pois consta ao lado do registro de batismo a averbação do falecimento, em 26/03/1984 na freguesia de Póvoa de Agraçoes, Concelho de Chaves.

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1081013

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1080780

O que me dizem, baseadas na experiência? Escrevo novamente para o AD Viseu solicitando a busca em Dardavaz e Barcouço? Mas porque aparece no passaporte que a naturalidade é SM do Outeiro?
Confuso demai!!!!!

Cumprimentos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307294 | m.elisa | 01 jun 2012 23:27 | Em resposta a: #307264

Cara Denise

Que ótimas notícias.

Claro que é o casamento é do seu José Pereira!

Quer dizer: Quando foi para o Brasil era já casado e não solteiro como se julgava.

Está explicado porque na altura do pedido do passaporte, era morador na Aguada. Foi aí morador depois do seu casamento, e aí residia quando foi pai da Antónia.

Claro que deve pedir ao .D.de Viseu a busca em Dardavaz, dizendo claro que encontrou o registo do seu casamento na Aguada e que nesse registo constava como nascido nessa freguesia.

Provavelmente só depois de se encontrar esse registo se vai encontrar a explicação de no passaporte ser dado como natural de S. Miguel do Outeiro, embora também possa ter acontecido ser de s.Miguel do Outeiro e batizado em Dardavaz (pode acontecer embora seja muito pouco frequente nascer numa freguesia e ser batizado noutra, mas como já se viu os pais dele, provavelmente por questões de trabalho moraram em várias freguesias).

Sobre a autorização para o casamento, essa autorização foi dada pela mãe da noiva, o que tinha de acontecer porque à data do mesmo, a noiva tinha 20 anos, e como tal era menor (nessas datas a maioridade só era atingida aos 25 anos de idade, pelo que a autorização para casar tinha de ser dada por um dos pais ou, na sua ausência, pelo juíz de orfãos.

O mistério de JPA, na minha opinião ainda não ficou esclarecido, pois não era uso na época os homens tomarem o apelido das esposas.

Felizmente o seu avô, embora "escorregadio" foi deixando alguns sinais que me levam a acreditar que brevemente estará deslindada a sua origem.

Cumprimentos
M.Elisa

PS: Agora se percebe o motivo porque o seu avô era tão avesso a dar informações sobre a sua origem em Portugal:
Tinha cá deixado mulher e filha!

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307295 | Maria do Martirio | 01 jun 2012 23:41 | Em resposta a: #307264

Prezada Denise,

grande progresso!

Então, o José Pereira que foi para o Brasil em 1890, e que provavelmente é o seu avô, nasceu em Dardavaz, por volta de 1864, casou em 1889 com uma Abrantes de Pisão da Forcada, Aguada de Cima! Cá está o Abrantes – tinha que aparecer! Ele era jornaleiro e morador em Barcouço. Ela era criada de servir. Desse casamento houve uma filha Antónia, nascida em 1890, filha esta que morreu em 1984 em Póvoa de Agrações, concelho de Chaves.

Ele, José Pereira, era efectivamente filho, mas filho natural, de António Pereira e Maria Delfina. Este António e Maria Delfina podem ser os mesmos que casaram em São Miguel do Outeiro em 1867 e que foram pais de Joaquim em 1873 nessa mesma freguesia. Podem ainda ser os mesmos que tiveram Maria em 1866 em Mouraz. Nesse caso, a Maria seria filha natural também.

Notar que Mouraz, Dardavaz e São Miguel do Outeiro é tudo do concelho de Tondela.

Faz falta saber qual a idade do António Pereira quando se casou em 1867. Isso permite saber se é o mesmo que morreu na Forcada em 1894. Em princípio, pode-se imaginar que o José, ao estabelecer-se na Forcada, tenha trazido o pai. Mas se as idades não coincidirem, o António Pereira morto em 1894 deixa de lhe interessar.

Convém também procurar o nascimento do José Pereira em Dardavaz (1864). Aí pode confirmar ou descartar a identificação dos seus pais com os homónimos que aparem em São Miguel do Outeiro e Mouraz.

Ainda que o sobrenome “Abrantes” já tenha aparecido, não era normal o marido tomar o sobrenome da mulher …

Cumprimentos,
Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307298 | Maria do Martirio | 01 jun 2012 23:53 | Em resposta a: #307294

Cara M.Elisa,

o facto de no passaporte o José Pereira ser dado como natural de SM Outeiro deve resultar de ser essa a última residência habitual dos pais antes do casamento dele. Se todos os Antónios Pereiras até agora falados são o mesmo, então ele, António Pereira, nasce em Parada de Gonta, junta-se com a Maria Delfina e dela tem pelo menos dois filhos naturais, José em Dardavaz e Maria em Mouraz, casa-se em S.M. Outeiro (a que Parada de Gonta pertencia) em 1867, e tem o Joaquim já dentro do casamento em 1873.

A consulta do baptismo do José em Dardavaz e verificação da idade do pai em 1867 são duas acções que acabo de sugerir à Denise. A partir daqui, poderemos continuar a ter apenas um António Pereira, ou vários.

Curiosa história!

Cumprimentos,

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307300 | m.elisa | 02 jun 2012 00:07 | Em resposta a: #307298

Cara Maria do Mar

Estive agora a ver o registo de óbito do António Pereira na Forcada (Aguada de Cima) falecido em 27/5/1894.

Como já sabiamos faleceu aos 86 anos, era de Parada de Gonta,filho natural de Maria Rosa(também natural e moradora em Parada de Gonta). Era moleiro, casado com Maria de Jesus, deixou filhos e não fez testamento.

Cumprimentos
M.Elisa

Em tempo: também concordo que todas as referências que conhecemos do casal António Pereira/Maria Delfina, se referem ao mesmo António Pereira, pelo que teria tido pelo menos 2 filhos naturais.
Resta averiguar se será o mesmo que o falecido acima falado.

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307302 | m.elisa | 02 jun 2012 01:15 | Em resposta a: #307264

Cara Denise

Por acaso tem a transcrição do assento de casamento de António Pereira com Maria Delfina?
´
O motivo da pergunta é o seguinte:

Sabemos que José Pereira nasceu antes do casamento dos pais.

Se por acaso foi registado como filho de pais incógnitos, poderá ter sido legitimado no acto do casamento.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307304 | denicp1955 | 02 jun 2012 02:41 | Em resposta a: #307302

Prezadas confreiras.

Foi com muita emoção que fiz essas descobertas. Coisas que ninguém sabia!!!!!!!!!!! Minha tia de 95 anos ainda não acredita que seja ele pois o que sempre ouviu dizer é que ele tinha vindo para o Brasil com menos de 20 anos, para não ter que servir ao Exército.
Mas acredito que seja ele.
Não tenho em mãos a transcrição do casamento do António. Estou esperando para poder solicitar todas as fotocópias num mesmo envio. Mas vou pedir mais detalhes à diretora do Arquivo, Maria das Dores Henriques. Elas tiveram o registro do casamento em mãos, pois confirmaram a coincidência entre o nome dos pais dos noivos e dos avós do Joaquim. Não lhes chamou a atenção se o registro mencionava a legitimação do José? E da Maria também?
Espero que essa tenha sido uma pessoa pouco observadora e os fatos estejam lá.
Quanto ao fato de o marido assumir o apelido da esposa, não é a primeira vez que acontece ao meu redor. Em Veade, Celorico de Basto, o pai do meu bisavô nasceu Francisco Lopes em 13/07/1835, filho de Francisco José Lopes e Anna Gonçalves, neto paterno de Manuel José Lopes e Maria Theresa Brochada. Casou-se com Anna Carvalho Pinto Da Cunha, filha de Plácido CarvalhoSilva e Alvina Lucia Pinto da Cunha. Já no nascimento, em 16/09/1872, o nome do meu bisavô aparecia José lopes de Carvalho, filho de Francisco Lopes de Carvalho. nome que passou para minha avó, Elvira Lopes de Carvalho. Ele incorporou ao seu o apelido da esposa.
Amanhã irei solicitar a busca em Dardavaz e espero receber os detalhes do casamento do António.

Obrigada pela ajuda.
Atenciosamente,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307331 | Maria do Martirio | 02 jun 2012 15:34 | Em resposta a: #307304

Denise,

se o José natural de Dardavaz nasceu em 6 de Junho/Julho de 1864/1865, terá finalmente razões muito fortes para acreditar que se trata do seu avô!

Em acrescento ao que está agora a procurar, talvez valesse a pena verificar se a Umbelina Ferreira de Abrantes também obteve passaporte para o Brasil. Terão ido os dois para o Brasil deixando a bébé Antónia com familiares? Caso contrário, para efeitos de herança, etc., terá o José sido dado como morto? Será que a Umbelina voltou a casar?

Quanto aos filhos naturais do António e Maria Delfina (José e Maria), penso que poderão ter sido registados como filhos de pais solteiros constando assim todos os dados sobre pais e avós no registo de baptismo.

Boa sorte para as pesquisas!

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307361 | denicp1955 | 03 jun 2012 00:36 | Em resposta a: #307331

Prezada Maria do Martírio.

Fui ao banco de dados do CEPESE, apenas por curiosidade, e encontrei o passaporte da Umbelina (com a mesma filiação), cuja ID é 152245, pelo visto solicitado após o do José, cuja ID é 148000. Vou solicitar ao CEPESE os dados referidos no passaporte.
Procurei pelo nome Antónia, mas não encontrei nada.

Até breve, com mais novidades.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307382 | Maria do Martirio | 03 jun 2012 13:22 | Em resposta a: #307361

Denise,

bem me parecia !... ;-)

Talvez depois a Humbelina tenha voltado para Portugal. Seria interessante para a história do seu avô saber quando morreu a Humbelina.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307413 | m.elisa | 03 jun 2012 20:09 | Em resposta a: #307361

Cara Denise

Pelo que encontrou tudo leva a crer que o José não foi sozinho, ou que pelo menos mais tarde se lhe juntou a Umbelina.

Seria provavelmente essa a família que tinha no Rio Grande, onde até poderia ter sido pai de outros filhos.

A certa altura a Denise referiu:

" Depois, veio para Porto Alegre, onde teve 05 filhos com minha avó, Agostinha Dias Pereira.
Houve boatos de que ele veio fugido de Rio Grande por ter participado de um crime passional."

Teria isso a ver com a Umbelina?

Tem acesso às certidões de nascimento do seu pai e tios?
Lá consta se o seu avô era solteiro, casado ou viúvo?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307414 | Maria do Martirio | 03 jun 2012 20:23 | Em resposta a: #307304

"Minha tia de 95 anos ainda não acredita que seja ele pois o que sempre ouviu dizer é que ele tinha vindo para o Brasil com menos de 20 anos, para não ter que servir ao Exército."

Denise,

pode haver aí um fundo de verdade. Houve um tempo em que o recrutamento militar abrangia os macebos dos 18 aos 25 anos. Veja aqui:

http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo10901.pdf

Pode ser que ainda fosse assim em 1890, quando o José tinha 25 anos, estando portanto no limite da idade militar ...

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307418 | m.elisa | 03 jun 2012 21:38 | Em resposta a: #307414

Cara Maria

Muitas vezes são apenas mitos familiares que aparecem quando os próprios pouco falam na vida passada.

Mas... e se não fosse a 1ª vez que o José emigrava para o Brasil?

O pai do meu sogro emigrou 2 vezes para o Brasil e só não foi 3ª vez porque a mulher se recusou a emigrar.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307431 | denicp1955 | 04 jun 2012 01:59 | Em resposta a: #307413

Prezada M. Elisa.

A ID do passaporte da Umbelina tem numeração bem maior que a do José, tipo 148000 para 152000. Imagino que não tenham ido juntos. Na próxima semana receberei a resposta do CEPESE sobre a data do passaporte dela e qual o destino. E se levou consigo a filha.
Mas quando vi que ela tinha passaporte logo me preocupei com as histórias que ouvimos. Espero que não tenha nada a ver com a Umbelina e que sejam apenas boatos. Estive procurando, de 1901 a 1907, nos registros do Family Search, na cidade de Rio Grande, os óbitos. Não encontrei a Umbelina. Pretendo seguir buscando de 1901 para trás. E também buscar os assentos de nascimento após 1890 quando deve ter chegado a Umbelina.
Na certidão de óbito dele consta que era casado com a minha avó. Mas quem declarou o óbito era primo da minha avó e penso que não sabia da verdade ou quiz "enfeitar". Na ocasião também declarou que o José era filho de Maria Pereira, o que ele deduziu prlo apelido do Antônio Pereira, já que aqui no Brasil as mulheres assumem os apelidos dos maridos. O primo ainda declarou que meus avós eram casados no Cartório da 1° Zona, mas lá não consta o casamento. Já procurei.
Nada de muito concreto.
No registro de batismo da minha tia Iracema consta ser filha legítima de José Pereira e Agostinha Diaz (minha avó com nome de solteira) e neta de António Pereira e Maria Delfina.
O registro do meu pai não tenho em mãos, mas sei em qual cartório foi registrado.
Nesta semana que vem teremos novidades! Espero.

Cumprimentos.
Denise Pereira

Resposta

Link directo:

RE: De onde vem o Abrantes?

#307443 | Maria do Martirio | 04 jun 2012 14:06 | Em resposta a: #307431

Denise,

mais um dado relevante: A cidade de Rio Grande, onde o seu avô se estabeleceu incialmente, tem laços históricos com a cidade portuguesa de Águeda (penso que Rio Grande foi um grande destino de emigração de gente de Águeda). Em função disso, a geminação das duas cidades foi proclamada há poucos anos. Ora Aguada de Cima pertence ao concelho de Águeda. Isto também ajuda a confirmar que o seu avô era o José Pereira casado em Aguada de Cima.

Cumprimentos,

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307811 | denicp1955 | 09 jun 2012 23:49 | Em resposta a: #307382

Prezados confrades.

Nessa semana que passou suspendi em parte as buscas, já que é dia e noite conectada, pesquisando.
Obtive resposta sobre o passaporte da Umbelina. A data foi Nov/1891. A menina Antónia já tinha feito um ano em 02/91. O seu destino era Brasil e não tinha acompanhantes. Ando a procurar pelos óbitos na cidade de Rio Grande, no site dos mórmons. Já olhei de 1900 a 1907 e nada encontrei. Falta de 1891 a 1900. Talvez tenha voltado logo para Portugal.
Em relação à idade do António Pereira, ao casar, para ver se era o mesmo António falecido em 1894 em Aguada: tinha 43 anos em 1867 e a Maria Delfina, 37. O registro de casamento não refere legitimação de filhos. Nâo era o mesmo.
E lembro que no registro de casamento do José Pereira, em 1889, refere que ele era filho natural.
Não foi encontrado seu batismo em Dardavaz, Mouraz ou São Miguel do Outeiro. Também procurei nos livros on line, de Barcouço, e não encontrei.
Quanto ao Joaquim e à Maria, creio que eram irmãos. Reproduzo a resposta recebida do AD Viseu. Há alguma diferença no nome dos pais, mas são os mesmos nomes.
"Em resposta aos pedidos datados de 2012.05.30 e 31, 2012.06.03 informo V. Exa. que pesquisados os livros de registo de batismos, mas freguesia de Dardavaz, Mouraz e S. Miguel do Outeiro, nas datas indicadas, não foi localizado o registo de batismo de José, filho de António Pereira e de Maria Delfina. No entanto foi localizado o registo da filha Maria, batizada na freguesia de Mouraz, neta paterna de António Pereira e de Ana Rosa e materna de João Lopes e de Maria Delfina. O Joaquim é neto paterno de avô incógnito e de Anna Rosa Correa e materno de João Lopes Sagulho e de Delfina Maria.

No registo de casamento de António Pereira com Maria Delfina, celebrado em S. Miguel do Outeiro, não refere legitimação de filhos, ele tinha 43 anos de idade e ela de 37 anos, naturais e batizados nesta freguesia.

Foram pesquisados os livros de registo casamento da freguesia de Mouraz, nos anos de 1855 a 1870 e não foi localizado um casamento de António Pereira com Maria Delfina".

No momento, me sinto meio sem rumo. Como pode não aparecer o batismo desse José Pereira, mesmo que não seja o meu José Pereira, se no passaporte é citada sua naturalidade e no registro de casamento também citam os locais Dardavaz e Barcouço e nada se encontra? Talvez tenha se perdido a folha onde foi feito seu registro...que azar o meu.
Sigo buscando algum nascimento na cidade de Rio Grande, a partir de 1891, o óbito da Umbelina em Rio Grande, entre 1891 e 1900 ou seu óbito em Aguada de Cima. Mas nada disso me parece que vá fazer chegar onde nasceu o "meu" José Pereira.
Cumprimentos.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307820 | HRC1947 | 10 jun 2012 11:05 | Em resposta a: #307811

[Topo]
RE: Baptismo de meu Avô, em Aveiro 28-05-2012, 18:13
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Cara Denise;

Os m/ cumprimentos;

... Antes de escrever esta mensgª. dei uma vista de olhos por todo o tópico, sugiro à Denise que faça o
mesmo, só tem a ganhar com isso.
Assim, também lhe recomendo que paralelamente vá " investindo " na zona de Santarém, só tem a ganhar,
aliás é localidade que a Confreira já conhece razoavelmente!!

Se as suas buscas se alargarem a dois locais, tem logo à partida o dobro [ 1+1 ] de hipóteses de sucesso,
que no seu caso poderá fazer toda a diferença. Pense nisso!!

Faço votos para que tudo corra pelo melhor.

Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
28-05-2012
------

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307829 | Maria do Martirio | 10 jun 2012 16:33 | Em resposta a: #307811

Prezada Denise,

bom, então o António Pereira, da Forcada, Aguada de Cima, não é o seu bisavô.

Pena que não tenha encontrado o baptismo do José em Dardavaz. De qualquer forma, este José tem probabilidade elevada de ser o seu avô e, nesse caso, conhece a sua genealogia até trisavós. O baptismo dar-lhe-ia a data de nascimento, o que poderia reforçar identificação com o seu avô, mas não o encontrar não significa que não esteja no caminho certo.

Qualquer ideia que eu tenha, envio-lhe.

Cumprimentos,

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307858 | HRC1947 | 10 jun 2012 22:34 | Em resposta a: #307820

[Topo]
RE: Famíla Pereira, de Abrantes. 11-01-2012, 21:40
Autor: denicp1955 [responder para o fórum] Continuando a pesquisar, encontrei a ficha onde está registrado o nome do meu avô na entrada (dia 10/04/1884) da Hospedaria dos Imigrantes, em Santos, Brasil. Lá mostra que seu destino foi Mogi Mirim.
Na mesma página está o nome de Cypriano Pereira, 20 anos (dois mais velho que o José, meu avô), com o mesmo destino, Mogi Mirim.
Detalhe: procurando as listagens no Arquivo Nacional do Brasil de passageiros desembarcados no Rio de Janeiro, descobri a lista do vapor francês Senegal que passou dia 09/04/1884 pelo Rio. E nessa lista constam os dois nomes, José Pereira e Cypriano Pereira, um acima do outro.
Será que eles eram irmãos? Na listagem do dia 26/11/1883, de passaportes no AD Lisboa, onde consta o nome do meu avô, José Pereira, não está o passaporte do Cypriano.
Hoje fui a um Centro da História da Família dos mórmons solicitar microfilmagem do AD Santarém para buscar a freguesia onde nasceu meu avô, mas, infelizmente, só de duas ou tres foram feitos microfilmes dos registros paroquiais e só até o ano de 1852. E meu avô nasceu em 06 de junho(ou julho) de 1865.
Alguém tem alguma idéia para me ajudar?
---

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307863 | denicp1955 | 10 jun 2012 23:38 | Em resposta a: #307858

Prezada Ana Simões.

Esse José Pereira que chegou ao Brasil com 18 anos, em 10/04/1884, eu consegui seguir até encontrar seu registro de batismo em Espinho, Mortágua. O Cypriano era realmente seu irmão.
O pai deles, António Pereira, mas, a mãe, chamava-se Angélica Maria. Tenho a fotocópia do registro de casamento deles, em 03/1864.
O nascimento desse José foi em 06/10/1865. Nesse dia e mês nasceu um dos meus tios, Helio, em 1919 e nunca minha avó comentou que era o mesmo dia do aniversário do pai dele(o avô José).
Por esse motivo, acreditamos que não seja ele.

Cumprimentos,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307864 | Maria do Martirio | 10 jun 2012 23:53 | Em resposta a: #307863

Denise,

a coincidência no ano do nascimento (1864 ou 1865), no nome (José Pereira), no nome dos pais (António Pereira e Maria Delfina), a existência do sobrenome Abrantes na família, e o facto de ter ido para Rio Grande, cidade com laços históricos e geminada com Águeda, tudo leva a uma quase certeza de ter encontrado o seu avô. Ideal seria encontrar o registo de baptismo, mas mesmo que não encontre, as evidências que tem já são bastantes!

Não me vou esquecer do seu caso.

Cuprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307865 | denicp1955 | 11 jun 2012 00:11 | Em resposta a: #307864

Maria.

Também sinto que deva ser ele. São muitas coincidências!
Mas gostaria muitíssimo de encontrar seu registro de batismo, já que pretendo ter a naturalidade portuguesa.
Tenho sangue português em 3 dos meus avós. E muitas outras afinidades pela vossa terra que, inclusive, conheço.
Espero que ainda possa me ajudar a qualquer tempo.

Abraço,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307908 | m.elisa | 11 jun 2012 14:38 | Em resposta a: #307865

Caras Denise e Maria

Não tenho a menor dúvida que é esse o José Pereira que a Denise procura, só que o José "teima" em não nos mostrar o seu registo de batismo.

O que fazer?

Procurar na freguesia onde no casamento diz ter nascido por um José registado apenas como filho de Maria Delfina ou Maria Pereira.

Procurar em S.Miguel do Outeiro um José registado entre de 1888/1890, para o caso de ter acontecido aquilo que referi há alguns dias de que se tenha perdido o seu batismo na data correcta.

Pedir para verem nas 2 freguesias se por lapso não foi registado no livro de óbitos e no de casamentos (aí apontando a data correcta do nascimento), isso estava quase sempre a acontecer e ainda há pouco em Aguada de Cima encontrei nos óbitos, um registo de batismo de um sobrinho da Umbelina.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#307914 | denicp1955 | 11 jun 2012 16:12 | Em resposta a: #307908

M.Elisa

Em relação à sua sugestão, já solicitei a verificação da existência de um registro em 1889/90, na época em que ele solicitou o passaporte. Mas fiz isso para São Miguel do Outeiro. E só agora me dou conta que devo solicitar a verificação é em Dardavaz.
Em Dardavaz vou solicitar que busquem um José filho de Maria Delfina. Não creio que fosee Maria Pereira, já que no registro de casamento do José menciona ser ele filho natural.
E também em Dardavaz solicitarei a revisão do livros de casamentos e de óbitos na data de 06/06/1865 e proximidades para ver se, por um lapso, o registro foi feito no livro errado.

Obrigada por me ajudar.
Abraço.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho Santarém o registro de batismo de meu avô José Pereira

#308295 | HRC1947 | 15 jun 2012 23:23 | Em resposta a: #307914

Cara Denise;
Então o que se passa consigo!, não voltou a dizer mais nada!
Tenho uma pergunta para lhe fazer, mas gostaria entretanto de
saber das suas diligências.
Fico no aguardo.
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho Santarém o registro de batismo de meu avô José Pereira

#308306 | denicp1955 | 16 jun 2012 00:32 | Em resposta a: #308295

Prezada Ana.

Estou aguardando resposta do AD Viseu em relação a algumas questões.
Solicitei que refizessem a busca usando apenas o nome da mãe, Maria Delfina ou M. de Jesus ou Maria Abrantes já que M. Pereira penso que não seja, pois no registro de casamento cita que ele era filho natural.
Pedi também que buscassem um possível registro na época em que solicitou o passaporte e talvez não tenha encontrado o batismo.
E solicitei ainda que se fizesse uma busca nos livros de casamento e óbito para o caso de ter ocorrido algum engano do pároco.
Isso em relação a Dardavaz, que é mencionado no seu registro de casamento e também no batismo da filha Antónia.
Qual pergunta deseja fazer? Vê alguma outra possibilidade? Em quê andou pensando? Espero seu retorno.

Cumprimentos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Distrito Santarém registro batismo meu avô : José Pereira

#308325 | HRC1947 | 16 jun 2012 12:13 | Em resposta a: #308306

Prezada Denise;

Obrigada pela sua rápida resposta.
Assim, vamos aguardar para que vc. tenha sucesso nessas suas diligências.
Depois, se for necessário encetar novas " averiguações ", cá estarei.
Boa sorte.
Cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho ABRANTES registro batismo meu avô : José Pereira

#308527 | HRC1947 | 19 jun 2012 04:53 | Em resposta a: #308325

Cara Denise;

Os m/ cumprimentos;

Para que se fique ciente dos factos verdadeiros, informe se f.f. em que se baseou, para em 2011/ 2012 ter
postado mensagens na Geneal a indicar que seu avô era de ABRANTES!!

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=294019

... Como sabemos { ....}, se não resultar em sucesso as suas diligências em curso, proponho que se volte à
primeira-forma, e aproveito para lhe dizer que das 19 Freguesias do Concelho ABRANTES, a Denise ainda
só obteve resposta de cerca de 50%??... como vê o " serviço " não foi feito com eficácia!!.
-----------------
Esta é uma lista das freguesias de Abrantes, ordenadas por população:
Posição Nome População Percentagem Densidade
1 São Vicente 10 698 25,33% 276,8 h/km²
2 Tramagal 4 043 9,57% 168,0 h/km²
3 Alferrarede 3 831 9,07% 162,2 h/km²
4 São Miguel do Rio Torto 3 422 8,10% 65,5 h/km²
5 Pego 2 570 6,09% 71,2 h/km²
6 Bemposta 2 252 5,33% 12,0 h/km²
7 Rossio ao Sul do Tejo 2 227 5,27% 337,0 h/km²
8 Mouriscas 1 946 4,61% 55,6 h/km²
9 São João 1 850 4,38% 815,7 h/km²
10 Alvega 1 729 4,09% 30,6 h/km²
11 Rio de Moinhos 1 388 3,29% 69,2 h/km²
12 São Facundo 1 133 2,68% 14,5 h/km²
13 Carvalhal 1 006 2,38% 57,7 h/km²
14 Fontes 819 1,94% 28,8 h/km²
15 Vale de Mós 747 1,77% 31,9 h/km²
16 Concavada 734 1,74% 36,9 h/km²
17 Martinchel 713 1,69% 41,7 h/km²
18 Souto 567 1,34% 37,7 h/km²
19 Aldeia do Mato 560 1,33% 17,8 h/km²
TOTAL 42 235 100,00% 59,2 h/km²
----------------
Sendo o que se me oferece de momento, fico na expectativa das suas breves notícias.
atentamente
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho ABRANTES registro batismo meu avô : José Pereira

#308539 | Maria do Martirio | 19 jun 2012 11:38 | Em resposta a: #308527

"a coincidência no ano do nascimento (1864 ou 1865), no nome (José Pereira), no nome dos pais (António Pereira e Maria Delfina), a existência do sobrenome Abrantes na família, e o facto de ter ido para Rio Grande, cidade com laços históricos e geminada com Águeda, tudo leva a uma quase certeza de ter encontrado o seu avô"
(Maria do Martirio, 10-06-2012, 23:53)

"Também sinto que deva ser ele. São muitas coincidências!"
(denicp1955, 11-06-2012, 00:11)

"Não tenho a menor dúvida que é esse o José Pereira que a Denise procura, só que o José "teima" em não nos mostrar o seu registo de batismo."
(m.elisa, 11-06-2012, 14:38)

Simões: Mete a viola no saco! Vai vender o teu peixe para outra feira ...!

Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho ABRANTES registro batismo meu avô : José Pereira

#308555 | HRC1947 | 19 jun 2012 13:43 | Em resposta a: #308539

Cara Maria do Mar // Maria Martírio;

.... Dou-lhe por conselho " dar o passeio dos tristes por Cascais!! ", aproveite o circuito e faça a venda
do seu pescado. A Confreira é uma especialista!!

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

Novo contato com o AD Viseu.

#308932 | denicp1955 | 25 jun 2012 01:16 | Em resposta a: #308539

Prezadas confreiras que acompanham a minha busca e que devem estar se perguntando que fim levou a Denise...

Até hoje não recebi qualquer resposta do AD. Acabo de enviar um e-mail direto para Dona Maria das Dores Henriques, solicitando as buscas que citei aqui no fórum.
Enviei os links dos registros de batismo e casamento do José em questão, o link para a página do Cepese onde cita a naturalidade Aguada de Cima (no passaporte); a cópia do e-mail do CEPESE respondendo a direção, a idade, e a profissão do José; a cópia do e-mail do AD Aveiro que cita S.M. do Outeiro e o link para a página do Memorial do Imigrante, em São Paulo, com o registro da provável entrada dele, em 01/09/1890.
Por uma feliz coincidência, haverá alguém do conhecimento das senhoras que possa fazer uma busca no AD Viseu?
Pensei em buscar nas listas brancas algum possível familiar da Antónia, em Póvoa de Agrações. Mas não sei se seu apelido será Abrantes Pereira. Não sei se seria certo telefonar para esses prováveis descendentes do meu avô.
Era isso...
Abraços.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Novo contato com o AD Viseu.

#308942 | Maria do Martirio | 25 jun 2012 10:34 | Em resposta a: #308932

> "Enviei os links dos registros de batismo e casamento do José em questão, ..."

Prezada Denise,

enviou o registo de batismo do José? Já tem esse registo?

> Por uma feliz coincidência, haverá alguém do conhecimento
> das senhoras que possa fazer uma busca no AD Viseu?

Infelizmente, não conheço ninguém que frequente o AD Viseu.

> Pensei em buscar nas listas brancas algum possível familiar
> da Antónia, em Póvoa de Agrações. Mas não sei se seu
> apelido será Abrantes Pereira. Não sei se seria certo telefonar
> para esses prováveis descendentes do meu avô.

Talvez a Antónia tenha usado apenas o sobrenome da Mãe, Abrantes. Isto era comum na época, e neste caso, com o desaparecimento do pai, torna-se ainda mais provável.

Para saber o nome exacto da Antónia, poderá talvez contactar a Conservatória do Registo Civil de Chaves, uma vez que é lá que está registado o óbito:
Rua Longras 3 - Lj. 34
5400-355 CHAVES
Telefone: 351 276 301 170 Fax: 351 276 301 179

Poderá telefonar, mas neste momento tem uma grande incerteza nos nomes. Os descendentes da Antónia terão o sobrenome da Antónia (Abrantes ou Pereira) seguido do sobrenome do marido dela (que não sabemos qual seja). Através da referida Conservatória também poderá obter mais dados sobre o marido e descendentes.

Cumprimentos,
Maria do Martírio

Resposta

Link directo:

RE: Novo contato com o AD Viseu.

#308951 | denicp1955 | 25 jun 2012 12:44 | Em resposta a: #308942

Cara Maria do Martirio.

Bem que eu gostaria muito ja ter em maos o registro dele. Mas nao. O link e o do nascimento da Antonia.
Vou seguir a ideia que me sugere e entrar em contato com a conservatoria de Chaves para obter mais dados sobre a familia dela.
Penso que os familiares poderao saber onde o Jose realmente nasceu.
Obrigada, mais uma vez, por seu interesse em ajudar-me.
Abracos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho ABRANTES registro batismo meu avô : José Pereira

#308973 | HRC1947 | 25 jun 2012 18:53 | Em resposta a: #308555

Novo contato com o AD Viseu. 25-06-2012, 01:16
Autor: denicp1955 [responder para o fórum]
Prezadas confreiras que acompanham a minha busca e que devem estar se perguntando que fim levou a Denise...

Até hoje não recebi qualquer resposta do AD. Acabo de enviar um e-mail direto para Dona Maria das Dores Henriques, solicitando as buscas que citei aqui no fórum.
Enviei os links dos registros de batismo e casamento do José em questão, o link para a página do Cepese onde cita a naturalidade Aguada de Cima (no passaporte); a cópia do e-mail do CEPESE respondendo a direção, a idade, e a profissão do José; a cópia do e-mail do AD Aveiro que cita S.M. do Outeiro e o link para a página do Memorial do Imigrante, em São Paulo, com o registro da provável entrada dele, em 01/09/1890.
Por uma feliz coincidência, haverá alguém do conhecimento das senhoras que possa fazer uma busca no AD Viseu?
Pensei em buscar nas listas brancas algum possível familiar da Antónia, em Póvoa de Agrações. Mas não sei se seu apelido será Abrantes Pereira. Não sei se seria certo telefonar para esses prováveis descendentes do meu avô.
Era isso...
Abraços.
Denise
.

Resposta

Link directo:

Apareceu! Finalmente....

#309340 | denicp1955 | 30 jun 2012 02:18 | Em resposta a: #308942

Prezadas confreiras e já um tanto companheiras,

Acabei de abrir a resposta que me enviou o AD Viseu.
Foi encontrado o batismo do meu avô, filho dos pais solteiros António Pereira e Maria Delfina, em Dardavaz. Foi bom ter solicitado nova busca.
Isso é muito emocionante!!!!!!!!!!
Agora mandarei buscar esse registro, o do nascimento da Maria (em Mouraz),o do Joaquim (em São M. do Outeiro) e o do casamento deles, também em São miguel do Outeiro. Imagino que sejam todos a mesma família.
Obrigada por todas as indicações que me deram até agora.

Cumprimentos sinceros.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro algures o registro de batismo de meu avô José Pereira...

#309361 | denicp1955 | 30 jun 2012 13:44 | Em resposta a: #307908

Prezadas confreiras e já um tanto companheiras,

Acabei de abrir a resposta que me enviou o AD Viseu.
Foi encontrado o batismo do meu avô, filho dos pais solteiros António Pereira e Maria Delfina, em Dardavaz. Foi bom ter solicitado nova busca.
Isso é muito emocionante!!!!!!!!!!
Agora mandarei buscar esse registro, o do nascimento da Maria (em Mouraz),o do Joaquim (em São M. do Outeiro) e o do casamento deles, também em São miguel do Outeiro. Imagino que sejam todos a mesma família.
Obrigada por todas as indicações que me deram até agora.

Cumprimentos sinceros.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309368 | Maria do Martirio | 30 jun 2012 16:17 | Em resposta a: #309361

Maravilha! A data de nascimento nesse registo coincide com aquela que sua família lhe transmitiu (8 de Junho/Julho)?

Cumprimentos,
Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309372 | m.elisa | 30 jun 2012 17:33 | Em resposta a: #309340

Olá Denise

Que bom!

Eu "sabia" que tinha de aparecer!

Já agora sabe em que livro ou data foi encontrado?

Um grande abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309374 | denicp1955 | 30 jun 2012 19:35 | Em resposta a: #309368

Prezada Maria.

Também estou ansiosa para conhecer se a data coincide, mas apenas recebi a confirmação de que está lá o registro. Mas vou escrever perguntando qual a data de nascimento do José e o nome dos avós (porque quero saber se é irmão da Maria e do Joaquim) e também, em qual livro estava anotado. No e-mail vem mencionado que os pais eram solteiros. Talvez isso tenha auxiliado a definir o critério de busca.
Assim que receber alguma notícia, divido com vocês.
Abraços,
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309375 | denicp1955 | 30 jun 2012 19:45 | Em resposta a: #309372

Prezada M. Elisa,

Essa sensação, de finalmente, ver escrito que foi localizado o assento, me parecia algo inatingível. É muito bom acontecer!!!
Como respondi à Maria do Martírio, ainda não conheço os detalhes. Vou escrever ao AD perguntando a data do assento de batismo e se o nome dos avós é o mesmo dos avós da Maria e do Joaquim para, então, solicitar que me enviem juntas todas as fotocópias, inclusive a do casamento do António.
Perguntarei em qual livro estava anotado já que na primeira pesquisa não o encontraram. Só vem mencionado que era filho de pais solteiros. Talvez esse detalhe que lhes passei tenha ajudado a direcionar a pesquisa.
Assim que souber algum novo detalhe, colocarei no fórum para dividir com vocês que me deram força nessa busca "meio" empírica.
Um grande abraço e bom fim de semana.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309378 | m.elisa | 30 jun 2012 20:17 | Em resposta a: #309375

Cara Denise
`
Cá fico à espera das suas notícias.

O meu apoio e penso que o da Maria do Mar também, consistiu unicamente em "não a deixar" que se dispersasse por hipóteses mirabolantes que aqui foram colocadas e que a poderiam gerar uma enorme confusão não levando à descoberta do baptismo do seu avô.

Fiquei muito contente com o que agora surgiu, pois permitir-lhe-á pedir a dupla nacionalidade.

Entretanto quero referir-lhe que sobre a Umbelina, não encontrei o seu falecimento em Aguada de Cima, pelo que julgo que ou teria falecido no Brasil, ou então regressado a Portugal indo residir para outra freguesia (quem sabe se teria acompanhado sua filha no regresso a Portugal).

Cá fico à espera do que entretanto for descobrindo

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309383 | Maria do Martirio | 30 jun 2012 21:28 | Em resposta a: #309378

"O meu apoio e penso que o da Maria do Mar também,
consistiu unicamente em "não a deixar" que se dispersasse
por hipóteses mirabolantes que aqui foram colocadas e que
a poderiam gerar uma enorme confusão não levando à
descoberta do baptismo do seu avô."

Isso mesmo!

Cumprimentos,
Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309388 | HRC1947 | 30 jun 2012 22:51 | Em resposta a: #309383

Cara Confreira [autora ; Maria do Martirio ]; // M. Elisa;

... " Mais depressa se apanha um mentiroso, que um coxo!! "
Repare que a autora { Maria do Martirio }, por lapso, isso mesmo, até lhe fogem os dedos para a verdade!
quando diz que pensa que a Maria do Mar pensa. [Queria dizer M. Elisa?-] "o que se chama de três em um"
[ a mesma pessoa encoberta em Siglas ].
Finalmente " as hipóteses mirabolantes " estão mesmo é na sua " cabeça "
que se limitou a " viajar na carroça " que a autora deste tópico empurrou, dando palpites, e até ordens, não
passando disso mesmo.
Realmente as " suas FONTES " devem ter muitas " ARCAS DE PANDORA !!"
Tenha Juízo!

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309396 | m.elisa | 01 jul 2012 00:29 | Em resposta a: #309388

Àna Simões

Se não fosses pateta, o que é que gostavas de ser?

Vai bugiar

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309398 | HRC1947 | 01 jul 2012 00:40 | Em resposta a: #309396

Cara Maria Elisa;

.... Mas francamente, quem será mais " macaca do que vc.? ".
O seu problema é não ter com que se entreter !!

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#309404 | aeiou2 | 01 jul 2012 11:33 | Em resposta a: #309378

Fiquei contente por ter encontrado o baptismo do seu avô.Conseguiu seguir as suas metas

Saudações genealógicas

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#309896 | denicp1955 | 09 jul 2012 13:03 | Em resposta a: #308539

Prezadas amigas confreiras.

Recebi, enfim o e-mail do AD Viseu com os dados do batismo do José.
Foi batizado em 16/10/1864, em Dardavaz. Logo saberei a data de nascimento, quando chegar a fotocópia do registro de batismo.
Neto paterno de António Pereira e Ana Rosa e materno de Joaõ Lopes e Maria Delfina.
Então, os mesmos avós da Maria, nascida em 1866, em Mouraz, e do Joaquim, nascido em 1873, em São Miguel do Outeiro. Irmãos do José.
E meus bisavós, António Pereira e Maria Delfina, eram naturais de São Miguel do Outeiro e casarem-se lá, em 1867.
Ainda me ficou a dúvida sobre aquele António Pereira, falecido aos 86 anos, em Aguada de Cima, em 1894, casado com Maria de Jesus. Era natural de Parada do Gonta. A Maria de Jesus poderia ser sua segunda mulher. Meu bisavô António casou em 1867 com 43 anos (então o António de Parada do Gonta teria sido pai com 13 anos?)
Acho que não dá muito certo.
Obrigada mais uma vez, pelas inspirações e orientações.
Abraços.

Denise

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310017 | m.elisa | 11 jul 2012 20:38 | Em resposta a: #309896

Cara Denise

Como deve ter reparado nunca acreditei muito que o António Pereira falecido em Aguada de Cima fosse pai ou avô do seu avô, pois os dados que tinhamos dele diferiam dos dados dele.

Mesmo a condição social parecia um pouco diferente, pois o dito era proprietário de um moinho enquanto que o pai do José era jornaleiro, ou seja trabalhava por conta de outros.

Pelos dados que aqui pôs, fica por explicar o motivo porque não encontram "à primeira" o registo do batismo do José.

Se calhar, só iremos mesmo compreender quando os registos de Dardavaz forem colocados "on line" o que certamente irá demorar ainda algum tempo.

Abraços
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310038 | Maria do Martirio | 11 jul 2012 23:23 | Em resposta a: #309896

Prezada Denise,

então o José Pereira deve ter nascido em Setembro/Outubro de 1864. (penso que não era normal na época o baptismo ocorrer vários meses depois do nascimento, mas de qualquer forma, saberá brevemente a data exacta do nascimento)

Entretanto, na mensagem com que abriu o tópico, a Denise dizia:

"Ele nasceu em 06 de junho ou julho de 1865."

E disse também:

"A familia (minha tia de 95 anos) fala que ele nasceu em 6 de junho ou julho."

Eu imagino que o ano de 1865 seja resultado de cálculo aproximado com base na idade com que morreu. Por isso 1864 também é aceitável.

Quanto ao dia e mês, a sua informação de origem familiar não parece coincidir com a do José Pereira de Dardavaz. Agora tem que decidir em que acredita mais: na tradição familiar quanto a essa data; ou em todas as outras coincidências que a levaram a Dardavaz ...

Se a tradição familiar sobre o dia/mês de nascimento for segura, então o José de Dardavaz não será o seu avô; se a tradição familiar for vaga, então talvez o José de Dardavaz seja mesmo o seu avô, atendendo a todas as outras coincidências.

Cumprimentos,
Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310043 | Maria do Martirio | 11 jul 2012 23:52 | Em resposta a: #309896

Denise,

ainda na sequência, há mais um pormenor com interesse. Segundo nos disse:

"O ano de nascimento vem da conta que fizemos a partir da idade que aparece na certidao de obito. Tinha 64 anos ao falecer em 02 de outubro de 1929." (11-05-2012, 12:41)

Suponhamos então que o seu avô é o José de Dardavaz, baptizado em 16/10/1864 e nascido uma semana antes em 9/10/1864 (por regra o baptismo ocorria no sétimo dia após o nascimento).

Então, em 9/10/1928 ele completou 64 anos. Quando morreu em 2/10/1929, tinha ainda 64 anos. Portanto, bate certo com o que diz o registo de óbito. É mais uma coincidência que apoia a identificação do seu avô com o José de Dardavaz, hipótese que eu só rejeitaria se tivesse grande confiança na tradição familiar que fala Junho/Julho.


Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310045 | m.elisa | 12 jul 2012 00:02 | Em resposta a: #310043

Cara Maria do Mar

Embora por essas datas frequentemente o baptismo ocorresse na semana seguinte ao nascimento, nem sempre isso acontecia, e temos de recordar que o José era filho de pais não casados, embora certamente a viverem juntos, o que poderia levar a que houvesse alguma demora no seu baptismo.

Pela mesma época tenho tios bisavós a serem baptizados quase seis meses após o nascimento, nos meus casos, certamente por impedimento do padrinho que era um irmão do meu trisavô que vivia em Lisboa, longe do lugar de baptismo.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310056 | Maria do Martirio | 12 jul 2012 09:56 | Em resposta a: #310045

Cara M.Elisa,

o mais provável é que o José tenha nascido por volta de 9/10/1864. Mas, como este caso da Denise está cheio de surpresas, nunca se sabe ... Se a data for muito anterior, teremos uma pequena inconsistência com a idade declarada no registo de óbito. Aguardemos pelos dados do baptismo!

Cumprimentos,
Maria do Mar

Resposta

Link directo:

RE: Considerações sobre o José Pereira, meu avô.

#310060 | denicp1955 | 12 jul 2012 12:28 | Em resposta a: #310056

Prezadas confreiras, bom dia.

Em relação à data de nascimento do José, pode ser que minha tia não esteja muito certa. Afinal ela já tem 95 anos de idade e a sua memória não está lá essa maravilha. Por outro lado, pode ser que realmente ele tenha sido batizado mais tempo depois de nascido já que com meu pai foi assim. Ele nasceu em 09/05/1913 e o José o registrou em 07 de setembro seguinte.
Outro detalhe, quem fez o registro do óbito do José foi um cunhado da minha avó que talvez não estivesse muito bem informado a respeito dele. Tanto que declarou o nome de minha bisavó como Maria Pereira e disse que eles (meus avós) eram casados. E não eram!
Não tenho dúvidas sobre ser ele, o José de Dardavaz, o meu avô. Tanto é que, ao nascer a primeira filha, a Antónia, deu-lhe o nome do pai, António. E ao nascer o primeiro filho homem, meu pai, homenageou a mãe. Chamou-o Mário.
Breve deve chegar a fotocópia do assento e compartilho as novidades aqui no Forum.
Sinceros cumprimentos.
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Apareceu! Finalmente....

#311055 | denicp1955 | 31 jul 2012 00:30 | Em resposta a: #309368

Prezados confrades.

Recebi hoje a fotocópia do assento de batismo do José.
Diz que foi extraída do livro de registro de batismos, com datas extremas de 1858/1867, pág 33v, paróquia de Dardavaz.
Diz que o José nasceu no dia 08 de Outubro de 1864, filho natural de António Pereira, moleiro,e de Maria Delfina, solteira, moleira, ambos naturais do lugar de Parada, freguesia de São Miguel do Oiteiro, paroquianos da referida freguesia. Neto paterno de António Pereira e de Anna Rosa e materno de João Lopes e Delfina Maria. Era, portanto, irmão do Joaquim e da Maria. O pai do recém batizado declarou, perante testemunhas, ser o pai.
E creio que aquele António Pereira, falecido em Aguada, moleiro, casado com Maria de Jesus, filho natural de Maria Rosa (Anna Rosa) deverá ser ou o pai ou o avô do José (já que no assento de batismo diz que o pai era moleiro de Parada).
A todas essas e depois de encontrado finalmente o assento, fui informada pelo Consulado de Portugal que, se eu obtiver a naturalidade por aquisição (de avô para neto), segundo a constituição do Brasil, perderei a naturalidade brasileira.
Agora preciso obter certeza a respeito disso para seguir adiante.

Um abraço e boas pesquisas!
Denise

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Concelho ABRANTES registro batismo meu avô : José Pereira

#311647 | HCálão | 10 ago 2012 10:33 | Em resposta a: #308973

São Roque do Outeiro pertence à freguesia de Aguada de Cima, onde moram muits famílias com o apelido de Abrantes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 03:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen