Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305917 | MICHELRIO32 | 15 mai 2012 16:55

OFEREÇO AJUDA AOS CONFRADES PORTUGUESES PARA LOCALIZAÇAO DE DOCUMENTOS AQUI NO RIO DE JANEIRO E TAMBÉM EM REGIOES PRÓXIMAS.TENHO DISPONIBILIDADE DE CONSEGUIR CÓPIAS DE ÓBITOS JUNTO A SANTA CASA,DOCUMENTOS REFERENTES A EXTINTA COMPANIA DE NAVEGAÇAO LLOYD BRASILEIRO,ALÉM DE OUTRAS.TAMBÉM FAÇO FOTOGRAFIAS DE SEPULTURAS PERPÉTUAS DE FAMILIA EM TODOS OS CEMITÉRIOS DAQUI DO RIO DE JANEIRO.

PÚBLICOS

SAO FRANCISCO XAVIER ( CAJÚ)
MURUNDÚ ( REALENGO )
INHAÚMA
PIABAS
SANTA CRUZ
SAO JOAO BATISTA
CACUIA ( ILHA DO GOVERNADOR )
IRAJÁ
CAMPO GRANDE
JACAREPAGUÁ


PARTICULARES
JARDIM DA SAUDADE ( SULACAP E PACIENCIA )
ORDEM DO CARMO
ORDEM TERCEIRA DE SAO FRANCISCO DE PAULA
ORDEM TERCEIRA DE SAO FRANCISCO DA PENITENCIA


Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Correa


E-mail : MICHELORQUIDOFILOARROBAHOTMAIL.COM

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305920 | AntonioGonçalves | 15 mai 2012 17:13 | Em resposta a: #305917

Caro Michel

Tenho esta pedra no meu sapato ...


- Antonio Macedo, nascido em 9.4.1863 e natural de Besteiros, Amares, Braga, embarcou em Leixões com destino ao Rio de Janeiro em Maio de 1914, filho de Francisco Manuel de Macedo, 27.4.1839 e Antonia Tereza de Sousa, 28.4.1840. Não voltou e consta que teria descendência. Não consegui nada junto do Consulado de Portugal, só um acaso me poderá ajudar …

Espero que o seu radar funcione ...

Com os melhores cumprimentos

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305923 | MICHELRIO32 | 15 mai 2012 17:28 | Em resposta a: #305920

Caro Confrade Antonio Gonçalves,sabe se os pais de Antonio Macedo chegaram a vir para o Rio de Janeiro e se tinham bens ? Há possibilidade do pai dele ter falecido próximo de 1887 ? O que mais sabe sobre esses parentes ?
Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305927 | AntonioGonçalves | 15 mai 2012 17:56 | Em resposta a: #305923

Caro Michel

Na realidade foi só e já não era nenhuma criança.
Foi para o Brasil, por motivos económicos na altura. Poderia ter ido encaminhado para algum familiar, mas desconheço totalmente, pois como deve calcular, já se passaram 4 gerações e se papeis havia, já ninguém dá conta de tal. Também não há familiares a quem se possa recorrer para qualquer informação.

Sempre pensei que a solução seria no Consulado de Portugal, no Rio de Janeiro, dado que teria necessidade de renovar passaporte ou outras diligências normais, em emigrantes, mas de lá apenas recebi indiferença, apesar de fazer o pedido á própria embaixada em Brasília e depois ao consulado do Rio de Janeiro.

Por isso é que digo que é uma pedra no sapato ...

Muitos cumprimentos

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305928 | MICHELRIO32 | 15 mai 2012 18:12 | Em resposta a: #305927

Os pais dele poderiam ter vindo para o Brasil também ?
Quando ele veio os pais eram vivos ou falecidos ? Achei uns documentos aqui que provavelmente tem informaçoes do pai dele,vou averiguar e lhe aviso.Sobre o consulado, eles realmente nao sao muito educados,infelizmente.Mas até para atendimento presencial aqui eles sao assim.Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305932 | AntonioGonçalves | 15 mai 2012 18:36 | Em resposta a: #305928

Caro Michel


Como no anterior contacto disse, ele já não era criança, tinha 50 anos, era comerciante, escrevia bem (comprovei isso no processo do passaporte) e teve problemas económicas, devido a relações extra matrimoniais. Deixou 7 filhos cá com a mulher e não voltou.

Porque não voltou?

Como tinha uma divida de 100 escudos, hipotecou a casa a um conhecido e familiar e o mesmo, em vez de esperar pela devolução do dinheiro da hipoteca, não, vendo-o pelas costas no Brasil, vendeu a casa (que por sinal é propriedade, actualmente, de um neto), ao ter conhecimento de tal ato, para não fazer justiça pelas suas mãos não regressou ...


Isto é o que era comentado no seio da família, claro que deve haver mais pormenores, de todo este enredo, mas não é do meu conhecimento.

Para finalizar, repito, foi só para o Brasil, embarcando em Leixões-Rio de Janeiro e seus pais já teriam falecido, mas cá, não havendo rumores de alguma vez terem ido ao Brasil


Muitos cumprimentos

Antonio Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305935 | aaa111 | 15 mai 2012 19:11 | Em resposta a: #305932

boa tarde tinha uma bisavo no rio de jameiro nao sei quando para ai foi sra maria gertudes magna raposo marido fredico de paiva raposo ainda ai estava em 1943 agradeçia alguma ajuda paiva raposo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#305986 | MICHELRIO32 | 16 mai 2012 01:44 | Em resposta a: #305935

Frederico de Paiva Raposo possuía irmãos ? Consegui localizar um casamento ocorrido em 1918, nome do noivo : Artur Paiva Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306000 | Cunha e Sá | 16 mai 2012 12:12 | Em resposta a: #305917

Prezado Michel Correa,
Desde já lhe agradeço a sua amável oferta, que vou aproveitar, e que me será sem duvida bastante util pois vivo em Portugal, o que me dificulta esta investigação que estou fazendo sobre os meus parentes que viveram ai no Brasil.
Tenho feito feito buscas no familysearch que me têm sido bastante proveitosas e uteis bem como em jornais do Rio como "O Paiz", o "Diario Official", tudo isto na net o que é de facto notável. Passo portanto a explicar o pretendido:

JOAQUIM MARIA DE MELLO (Vila do Conde 1826- Lisboa 1891) casou no Rio de Janeiro, Santa Rita a 13 de Setembro de 1851 com Maria Amélia da Silva, natural de Nossa Senhora do Amparo de Maricá. A 6 de Maio de 1865, foi-lhe passada carta de cidadão brasileiro, (Annaes do Parlamento Brazileiro). Em 1882 volta a Portugal definitivamente, já Comendador Joaquim Maria de Mello, onde casa pela segunda vez e de quem tem uma unica filha deste segundo casamento, a minha bisavó.

No Brasil ficaram:

a) DOMINGOS MARIA DE MELLO, n. Santa Rita 16/12/1852, cas. São Francisco Xavier, 3/4/1880 com Amélia Augusta Rodrigues da Costa, natural da freg. Sant'Ana filha de Augusto Leandro Rodrigues da Costa e de s. mulher Francisca Isabel da Costa. (encontrei duas referências a este Domingos Maria de Mello no Diario Official, uma de Julho de 1892 onde era Alferes do 4º batalhão de infantaria, e outra de Outubro 1895 onde era tenente da 9ª secção) s.m.n.

b) MARIA AMÉLIA DE MELLO, n. Santa Rita 11/5/1857. Ainda não descobri onde casou, mas casou com Luiz António Schmidt Pereira da Cunha, Coronel Honorário de Engenharia e Engenheiro Chefe de Distrito da Repartição Geral dos Telegrafos, o qual morreu em 1907, pois em Março de 1907 ( segundo o Diario Official) a viúva solicita uma pensão em nome dos filhos menores;
1) Adalgisa 2) Amazilda, esta anos mais tarde e segundo o mesmo Diario Official solicita uma pensão com o nome compelto de Amazilda Schmidt Pereira da Cunha e Castro, presumo que já casada com um Sr. Castro, 3) Noemia, 4) Ernestina, 5) Darcilia, 6) Carlinda, 7) Oscar. S. m. n.

c) ADELAIDE MARIA DE MELLO, n. em Sant'Ana 7/2/1861, cas. 27/12/1879 Matriz de Nossa Senhora da Glória, RJ, com o então Major de Engenheiros Caetano Manuel da Faria e Albuquerque, que nasceu em morreu em Cuiabá, depois General de Brigada, Governador do Estado do Mato Grosso, etc., etc., Adelaide Maria de Melo morreu antes de 1891, mas era viva em 1889, (data do testamento do pai) e tiveram três filhas: 1) Adelaide 2) Carmen 3) Judith.
Em 1940 e também segundo o "Diario Official" de Janeiro de 1940 1125 (secção I), a filha Carmen em seu nome e de suas irmãs solicita melhoria de pensão nos termos do Decreto-lei 196, de 22 de Janeiro de 1938, e usa o nome de Carmen Albuquerque Oliveira, sendo de presumir que seria casada com um Sr. Oliveira.

Feita esta introdução, é a partir daqui que eu lhe agradeço os seus préstimos. Aquando da morte do comendador J.M. de Melo em 1891, foram feitas as partilhas com os bens de cá e os daí, onde consta um jazigo no cemitério de São Francisco Xavier, que ficou indeviso, deve ser dos mais antigos, pois a primeira mulher morreu em Outubro de 1868, pedia-lhe se mo podia fotografar e saber junto dos serviços administrativos do cemitério os nomes das pessoas que lá estão e as datas do obitos, pois poderá facultar-me mais elementos de que necessito para a conclusão desta investigação.
Desde já lhe agradeço a atenção, com os meus cumprimentos,
Hugo da Cunha e Sá
o meu mail é hugocsa@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306002 | Samuel C O Castro | 16 mai 2012 13:23 | Em resposta a: #306000

Prezado Hugo,

Sobre o Luiz Antônio Schmidt Pereira da Cunha, poderás ver algumas coisas sobre ele nos sites que aparecem aqui em http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&gs_nf=1&pq=%22amazilda%20schmidt%20pereira%20da%20cunha%22&cp=1&gs_id=hc&xhr=t&q=%22Schmidt%20Pereira%20da%20Cunha%22&pf=p&sclient=psy-ab&oq=%22Schmidt+Pereira+da+Cunha%22&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=f0ec31b0ea5750d8&biw=1024&bih=575&bs=1 .

Aqui em http://www.google.com.br/search?tbm=bks&hl=pt-BR&q=%22#hl=pt-BR&gs_nf=1&ds=bo&pq=%22&cp=4&gs_id=1rc&xhr=t&q=%22Schmidt+Pereira+da+Cunha%22&pf=p&tbm=bks&sclient=psy-ab&oq=%22Schmidt+Pereira+da+Cunha%22&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=795a2053bffd1863&biw=1024&bih=575&bs=1 .

E, aqui em http://www.google.com.br/search?tbm=bks&hl=pt-BR&q=%22#hl=pt-BR&gs_nf=1&ds=bo&pq=%22&cp=5&gs_id=6mv&xhr=t&q=%22Schimidt+Pereira+da+Cunha%22&pf=p&tbm=bks&sclient=psy-ab&oq=%22Schimidt+Pereira+da+Cunha%22&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=795a2053bffd1863&biw=1024&bih=575 .

Boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306009 | Cunha e Sá | 16 mai 2012 14:50 | Em resposta a: #306002

Prezado Samuel de Castro,
Agradeço-lhe as "dicas" que me forneceu, uma delas bem curiosa, que é a respeitante à concessão em 1875 "de uma linha de carris por tracção animada da estação do comercio a Santa Teresa de Valença" ao Eng. Luiz A. Schmidt Pereira da Cunha, acontece que me vou seguindo também por informações orais que depois verifico documentalmente a veracidade. Dizia-se na minha familia que o Comendador Melo sogro do Eng. Pereira da Cunha tinha um vagão particular com as suas iniciais, fiz várias pesquisas e buscas na net e não encontrei nada, mas encontrei uma narrativa sobre um dos homens mais ricos da europa nesta época o duque Roberto de Parma, que se deslocava de Parma para o seu castelo de Chambord em França com os seus 25 filhos e um sem número de criados em 16 carruagens de sua propriedade. Neste caso do Com. Melo deve ser confusão com o Eng. Pereira da Cunha.
Com os meus melhores cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306023 | aaa111 | 16 mai 2012 17:38 | Em resposta a: #305986

boa tarde nao sei de nada se avia irmaos ou filhos muito agradeço veja por favor o nome dos pais desse sr artur e data de nas çimento comprimentos obrigado paiva raposo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306397 | MartaV | 21 mai 2012 14:39 | Em resposta a: #306000

Caro Cunha e Sá,

Reparei nesta sua mensagem e gostaria de saber de que forma, portanto, que link utiliza, para fazer as pesquisas em jornais brasileiros de há umas boas décadas atrás, nomeadamente, como referiu "O Paiz" e o "Diário Official". Tenho interesse em datas anteriores a 1865.

Já agora, no Rio de Janeiro, que outras fontes, via net, sugere que se utilize? É que as minhas pesquisas, de repente, saltaram para o outro lado do Atlântico.

Melhores cumprimentos e agradeço, desde já, a ajuda.

MartaV

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306420 | Cunha e Sá | 21 mai 2012 20:45 | Em resposta a: #306397

Cara Marta V.

As fontes que tenho seguido são basicamente, para os paroquiais do Rio de Janeiro o FamilySearch, deverá seguir a seguinte operação: Rio de Janeiro depois outra vez Rio de Janeiro em seguida escolha a paróquia, têm alguma falhas por ex. a paróquia de Santa Rita não tem casamentos, link:
https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1719212/waypoints

Para o Diario Official bem como outros anteriores e ou posteriores sugiro-lhe o seguinte site; para obter o pretendido basta inserir o nome da pessoa, que ele fará automaticamente a busca, é necessário inscrever-se mas é gratuito, o link é o seguinte: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1693954/dou-secao-1-30-10-1892-pg-14

Para o Paiz e como é um jornal que tem algumas colunas com um certo cariz social, tente no Google por ex: "obituario, faleceu ontem no Rio de Janeiro o senhor fulano de tal.

Deverá também consultar os famosos Almanaks do Império, não só os do Sr. Lemmertz, o nome não será assim mas é parecido estão todos digitalizados e on-line, também há os Almanaks militares, faça a busca no Google "Almanak Imperio Brasil".
É preciso paciencia, mas chega-se lá, se me lembrar entretanto de mais algum link informo-a,
Boa sorte nas suas pesquisas,
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#306421 | MartaV | 21 mai 2012 20:50 | Em resposta a: #306420

Caro Hugo,

Muito obrigada pela dicas.

Melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#310694 | magonia | 25 jul 2012 01:08 | Em resposta a: #306421

precisava de localizar familiare margarida marques agonia que casou na freguesia de santa rita de cassia por volta do ano de 1903 ou 1908 obrigada maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda aos confrades portugueses para localização de documentos no Rio de Janeiro

#310818 | correa | 26 jul 2012 19:10 | Em resposta a: #305917

Caro Michel Correa

Estou interessado nos seus préstimos:
Procuro informações sobre uma familia que vive(u) no Rio de Janeiro, Joaquim Martins Santana- em 1960 estava vivo - casado com Maria Candida Rodrigues do Passo,nascida em 1900, ambos portugueses, e seus filhos:
António do Passo Santana ( era vivo em 2007)
Maria Guiomar do Passo Santana ( faleceu em 2011 fez testamento em 2007) casada com António Guedes da Silva Rosas Filho.
Aguardo com interesse as vossas noticias.
Meus cumprimemtos
A.Correa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen