Localizar Assentos de nascimentos de avos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Localizar Assentos de nascimentos de avos

#306645 | IEDA COELHO | 24 mai 2012 03:43

Devido a grande ajuda que obtive nos topicos acima, aqui estou novamente necessitada de mais auxilio. Agora eh a respeito dos avos de meu marido, aconteceu a mesma coisa ao tentar a nacionalidade de meu sogro. Preciso localizar o assento do casal para poder informar ao Consulado. Vou passar os dados que possuo: AQUILINO DA COSTA DN 24/04/1886 - FILHO DE ANTONIO BOTELHO DA COSTA E MADALENA DA CONCEICAO CARNEIRO PINTO, NATURAL DE LAMEGO - VISEU, e sua esposa: AMELIA DIAS - DN 18/08/1889 - filha de INACIO LOPES E CAROLINA DIAS, NATURAL DE CUTELO - VISEU. Estes dados constam da certidao de casamento ocorrido aqui no Brasil, mas preciso saber ao certo as Freguesias e Concelhos onde eles nasceram. Conto com a ajuda de vcs. Muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#306652 | MCNN | 24 mai 2012 10:34 | Em resposta a: #306645

Bom dia Ieda


Se os dados que indicou estiverem correctos, quer Aquilino da Costa quer Amélia Dias terão nascido no concelho de Lamego.

Os dados que dá sobre Aquilino da Costa não nos permitem deduzir de que freguesia ele era natural.

Mas o mesmo já não acontece com Amélia da Costa, pois se ela era natural de Cutelo, e pertencendo essa localidade à freguesia de Ferreiros de Avões do concelho de Lamego, deverá pois ser nos livros de baptismos dessa paróquia que deverá procurar esse baptismo.

Assim sendo, e uma vez que o livro com os baptismos de Ferreiros de Avões de 1889 se encontra à guarda do Arquivo Distrital de Viseu, aconselho-a a ir à página de formulários do site do referido Arquivo e peça para procurarem e extrairem uma cópia não autenticada do assento de baptismo de Amélia Dias (não se esquecendo de indicar nesse pedido o concelho, freguesia, nome dos pais e data provável de nascimento).

Se fosse a si, arriscava e fazia um segundo pedido, desta vez para procurarem também nos baptismos dessa freguesia o baptismo de Aquilino da Costa, pois apesar de não ter nenhum dado que aponte para que ele também era dessa freguesia (só sabe que ele era do concelho de Lamego), não seria de estranhar que ele fosse também natural da freguesia da mulher. E os baptismos de 1886 de Ferreiros de Avões estão no mesmo livro dos baptismos de 1889 ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#306678 | IEDA COELHO | 24 mai 2012 16:36 | Em resposta a: #306652

Ok Mario, assim o farei, muito obrigada. Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#307162 | IEDA COELHO | 30 mai 2012 15:38 | Em resposta a: #306652

Caro Mario,

Fiz o que vc me recomendou, porem a resposta foi negativa, veja o que falaram:

"Em resposta ao pedido datado de 2012.05.25 e 29, informo V. Exa. que, pesquisados os livros de registo de batismos, da freguesa de Ferreiros de Avões, concelho de Lamego, nos anos de 1880 a 1891 (nov. 15), não foram localizados os registos de Aquilino, filho de António Botelho da Costa e de Madalena da Conceição Carneiro Pinto nem o de Amélia, filha de Inácio Lopes e Carolina Dias.

Mais informo V. Exa. que foram esgotados os 30 minutos de pesquisa gratuita. Caso pretenda dar continuidade à mesma serão cobrados € 15,51 pela primeira hora despendida e € 20,68 por cada uma das seguintes."

Gostaria de saber se vc tem alguma outra alternativa, onde eu possa pesquisar...

Muito obrigada
IEDA

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#307199 | MCNN | 30 mai 2012 21:08 | Em resposta a: #307162

Cara Ieda

Que Aquilino não tivesse sido baptizado em Ferreiros de Avões, isso não seria de estranhar. Afinal, era apenas tentar a sorte, pois se Amélia era daí natural. não seria de estranhar que ele também fosse daí. Mas como não existia nenhuma indicação que ele fosse dessa paróquia, não havia garantia alguma.

Mais de estranhar seria que Amélia não tivesse sido aí baptizada, pois sendo ela natural de Cutelo, e sendo Cutelo uma localidade da paróquia de Ferreiros de Avões, o mais lógico era ela ter sido baptizada nessa paróquia.

Claro está que, muitas vezes, as pessoas ou não indicavam com precisão donde eram naturais, ou então apesar de não se enganarem na localidade donde eram naturais, por algum motivo os pais baptizaram-nas noutra qualquer paróquia vizinha.

Assim, estava eu a preparar-me para lhe dizer que teria de procurar o baptismo de Amélia numa outra paróquia vizinha à de Ferreiros de Avões, quando resolvi dar mais uma espreitadela no site do Arquivo Distrital de Viseu.

E foi então que encontrei este registo curioso:

Registo de Passaporte

Nível de descrição
Documento simples

Código de referência
PT/ADVIS/AC/GOVCIV/H-D/016/0015/00677

Datas de produção
1883-05-21 a 1883-05-21

Âmbito e conteúdo
Requerente: Inácio Lopes

Filiação:

Idade: 32

Profissão: Lavrador

Estado Civil: Casado

Lugar: Cotelo

Freguesia: Gosende

Concelho: Castro Daire

Destino:
Império do Brasil

Cota actual
cx.3402 n.º 611/16 f.114v-115

Idioma e escrita
Português

Tipo u.i.
Outro

O link é esse:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1150740


Já viu que é o pedido de passaporte de uma pessoa com o mesmo nome do pai de Amélia, e que era do lugar de Cotelo ?????

So que este lugar de Cotelo fica na paróquia de Gosende, concelho de Castro D'Aire.

Assim, e se não estivermos perante uma grande coincidência de nomes e lugares, Amélia não era natural de Cutelo, era isso sim natural de Cotelo. E esse pedido de passaporte que eu reproduzi era o de seu pai.

O pai dela pediu esse passaporte em 1883, deve ter ido ao Brasil e regressado. Aliás, ele já tinha pedido o passaporte alguns anos antes.

Assim sendo, penso que deve pedir que voltem a procurar o baptismo de Amélia, mas agora na paróquia de Gosende, concelho de Castro D'Aire.

Quanto a Aquilino, ele deve ser natural doutra qualquer paróquia de Lamego.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#307216 | IEDA COELHO | 31 mai 2012 03:46 | Em resposta a: #307199

Ola Mario,

Sim, estou com muita esperanca, essa sua descoberta eh muito importante. e, pode ser que Aquilino tambem seja de Gosende.

Vou tentar solicitar nova busca.

Muito obrigada

Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308069 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 02:11 | Em resposta a: #307216

Caro Mario, vc foi genial! Eh exatamente o que voce disse, minha avoh Amelia, nasceu em Gosende, o AdViseu respondeu hoje. Agora falta meu avo Aquilino, jah sei que nao eh em Gosende. Vi que em Lamego tem 24 Freguesias, devo ir pedindo a pesquisa uma a uma? O que voce sugere?
Muito obrigada mais uma vez!
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308100 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 14:27 | Em resposta a: #307199

Caro Mario, vc foi genial! Eh exatamente o que voce disse, minha avoh Amelia, nasceu em Gosende, o AdViseu respondeu hoje. Agora falta meu avo Aquilino, jah sei que nao eh em Gosende. Vi que em Lamego tem 24 Freguesias, devo ir pedindo a pesquisa uma a uma? O que voce sugere?
Muito obrigada mais uma vez!
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308106 | f4b2 | 13 jun 2012 15:10 | Em resposta a: #308069

Cara Ieda Coelho

Estive a ver os Anuários de Portugal de 1908/1909 e apenas nestas freguesias do Concelho de Lamego vi nomes COSTA,cito:

- Penajóia
- Penude
- Sande
- Valdigem

Porque não começa por estas freguesias?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308109 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 15:36 | Em resposta a: #308106

Ok, vou fazer isso então.
Muito obrigada.
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308113 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 16:24 | Em resposta a: #308106

Caro João,

Penude é muito próximo de onde a esposa dele nasceu, pode ser uma probabilidade grande. E quanto à Pretarouca? Você não viu nenhum nome de "COSTA"? Parece que alguém da família se lembra desse nome. Mas vou começar por Penude...
Obrigada
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308135 | MCNN | 13 jun 2012 19:22 | Em resposta a: #308069

Boa tarde Ieda

Fico feliz por ter encontrado o assento de baptismo da avó do seu marido.

Como julgo que deverá saber, isso será suficiente para dar início ao processo de aquisição de nacionalidade portuguesa do seu sogro, pois basta um dos ascendentes ser comprovadamente português.

Mas claro está que faz muito bem em procurar o baptismo do avô do seu marido.

De todas as freguesias de Lamego, uma já sabe que não é a freguesia de origem do avô do seu marido. Por onde começar então ?

Na minha modesta opinião, eu optaria por uma estratégia geográfica para escolher as freguesias por onde começar a procurar.

Se vir no mapa, a freguesia de Gosende fica no extremo norte do concelho de Castro Daire, e faz fronteira com duas freguesias do concelho de Lamego, Pretarouca e Bigorna.

Aliás, a distância de Cotelo quer a Pretarouca quer a Bigorna é inferior a 10 Km.

Se o casamento tivesse ocorrido em Portugal, quase de certeza o avô do seu marido seria original de uma destas duas freguesias, pois a mobilidade das pessoas no final do século XIX, início do século XX era muito mais limitada do que é actualmente, pelo que quase sempre casavam com pessoas da mesma freguesia ou de freguesias vizinhas.

O facto do casamento ter ocorrido no Brasil diminui esse grau de certeza. Mas muito provavelmente as famílias já se conheceriam de Portugal, pelo que a probabilidade de serem de freguesias vizinhas é muito alta.

Eu, no seu caso, começaria por estas duas freguesias, Pretarouca e Bigorna. E, de entre estas duas, penso ainda que a mais provável será Pretarouca. Mas claro que não há certeza nenhuma. Estamos no domínio da especulação.

Mas a Ieda pediu-me uma opinião, e esta é a melhor que tenho para lhe dar.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308153 | IEDA COELHO | 13 jun 2012 21:52 | Em resposta a: #308135

Caro Mário,
Acho que vc está com toda a razão, mostrei os nomes das Freguesias ao meu sogro e ele também me disse para iniciar por Petrarouca, embora ele esteja já com 85 anos de idade, lembra-se pouco das coisas, mas disse que esse nome lhe diz algo. E vc não está errado, eles se casaram em Portugal, porém não oficializaram, depois que vieram ao Brasil, viveram quase 50 anos juntos e resolveram se casar no cartório, isso em 1961, 1 mês antes de o meu marido nascer, eles já tinham 11 filhos casados e muitos netos. E, o mais interessante é que a avó falecera em 07/02/62 e o avô em 15/03/62, ou seja, logo após terem se casado. Hoje, só tem o meu sogro e uma irmã dele vivos, os demais já faleceram, e eu que estou viajando nessas histórias comoventes. Mas estou feliz, afinal são os ascendentes de meus filhos.

Vou seguir seu conselho e solicitar ao AdViseu as pesquisas.

Muito obrigada!

Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308270 | IEDA COELHO | 15 jun 2012 19:34 | Em resposta a: #308135

Olá Mário,

Recebi a resposta do AdViseu, veja abaixo:

"Informo, ainda, que não é possível efetuar a pesquisa, referente ao registo de Aquilino, filho de António Botelho da Costa e de Madalena da Conceição Carneiro Pinto, porquanto o Arquivo, apenas, detém livros de registo de batismos, da freguesia de Pretarouca, concelho de Lamego, até ao ano de 1870. A partir deste ano os livros ainda se encontram na Conservatória do Registo Civil de Lamego, para onde deverá dirigir o pedido através do e-mail: crc.lamego@dgrn.mj.pt"

Porém, não consigo mandar msg para este e-mail, retorna à minha caixa, não sei o motivo. Eu havia mandado uma carta mas não tinha especificado a Freguesia, não sei se eles pesquisam desta forma.

Você sabe se existe outra maneira para que eu entre em contato com eles?

Obrigada!
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308347 | MCNN | 16 jun 2012 18:53 | Em resposta a: #308270

Boa tarde Ieda

Pois é, eu na altura não reparei nisso.

O Arquivo Distrital de Viseu, quer para Petrarouca quer para Bigorne, só tem os batismos até 1870.

O endereço de mail que lhe deram da Conservatória é o correcto:

crc.lamego@dgrn.mj.pt

Veja se não está nenhum caracter especial junto ao endereço. Ou então eles podem estar com alguma dificuldade com o mail deles.

Se continuar a não conseguir enviar o mail, avise aqui que eu vejo o que poderei fazer.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308360 | IEDA COELHO | 17 jun 2012 04:40 | Em resposta a: #308347

Ola Mario,

Tentei novamente e infelizmente voltou. Nao sei ingles, mas vou copiar aqui a resposta do provedor:

"This is the mail system at host mail-sr03-mia.tpn.terra.com.

I'm sorry to have to inform you that your message could not
be delivered to one or more recipients. It's attached below.

For further assistance, please send mail to postmaster.

If you do so, please include this problem report. You can
delete your own text from the attached returned message.

The mail system"

Nao sei se o problema eh deles, mas se voce tiver o telefone ou outra forma de eu entrar em contato, agradeco mais uma vez.

Muito obrigada!
Ieda

: host relay01.mj.pt[91.198.182.18] said: 550 Rule
imposed mailbox access for crc.lamego@dgrn.mj.pt refused (in reply to RCPT
TO command)

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308423 | MCNN | 18 jun 2012 11:07 | Em resposta a: #308360

Bom dia Ieda

Continuo a pensar que se deve tratar de um problema momentâneo com o mail da Conservatória.

Entretanto, o telefone da Conservatória é: (+351) 254609220

Se continuar a não conseguir o contacto com a Conservatória, avise que eu passo por uma Loja do Cidadão e trato disso.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308668 | IEDA COELHO | 20 jun 2012 13:32 | Em resposta a: #308423

Bom dia Mário!

Consegui falar com a Conservatória, que me atendeu muito prestativamente foi a Ana Cristina, e adivinhe... Foi localizado a ssento em Pretarouca!!!
Agora sim posso dar andamento nas transcrições e nacionalidades, graças à importante ajuda de vcs.

Você foi muito importante nessa pesquisa, teve as deduções certas. Muito obrigada! Nem tenho como agradecer, e se precisares de qualquer serviço aqui do Brasil, pode contar comigo!

E pode estar certo que qualquer problema que eu tenha, vou recorrer à vocês novamente, rs

Um abraço!
Ieda

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308716 | MCNN | 21 jun 2012 00:06 | Em resposta a: #308668

Boa noite Ieda

Fico muito feliz pelo facto de suas buscas se terem coroado de sucesso.

Verdade seja dita que tivemos um bocadinho de sorte no facto do pai da avó do seu marido ter pedido também passaporte para o Brasil, e de esse pedido estar referenciado no site do Arquivo Distrital de Viseu.

A partir daí tudo tornou-se muito mais fácil.

No entanto, e justiça lhe seja feita, o seu sogro foi o primeiro a sugerir a busca em Pretarouca, não é verdade ?

Espero que tudo lhe corra de bem para si e para sua família, e que todos os vossos sonhos se concretizem.

Caso precise da mais alguma ajuda estou ao dispor.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar Assentos de nascimentos de avos

#308744 | IEDA COELHO | 21 jun 2012 14:30 | Em resposta a: #308716

Olá Mário,

Você é muito modesto, sem a sua ajuda eu não saberia por onde começar, mas todos tem méritos, afinal é assim que deve-se viver, em equipe.
Agradeço muito e desejo à você e a todos que disponibilizam deste tempo à ajudar os outros, muita sorte e muita luz em vossas vidas.
Muito obrigada!
Iêda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 20:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen