Carmen Miranda Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Carmen Miranda Marco de Canaveses

#307321 | Marco | 02 jun 2012 10:54

CARTA DE CHAMADA




O processo para obtenção do passaporte da mãe de Cármen Miranda, encontra-se em depósito no Arquivo Distrital do Porto e contém, além das certidões de baptismo das suas duas filhas, Maria Emília e Maria do Carmo e dos documentos abonatórios, uma carta de chamada de seu pai.
É essa carta que aqui transcrevo






Em cima:
Á esquerda:
Assinatura de Sanhudo dos Santos e de António gomes
Á direita:
Estampilha do Imposto de Sello de 100 R.s

Rio de Janeiro – 20/9/1910

Maria Emilia recebi as duas cartas que me mandastes e nellas vi tudo que me dizias, dizias que quando eu recebece a carta que me trou-se o Joaquim que já devia ter respondido á que meu irmão me mandou, pois eu desde Junho que não recebi carta delle.
No dia 7 do corrente mandeite uma carta assim como uma letra de 20:000 o quál deves ter cido entregue, e agora ahi te mando 100:000 é para a tua passaege visto teres agora boas companhias para vires.
Estimei dizeres que se tu vieres que a Augusta vinha para a Obra Nova pois eu também já tinha mandado falar nisso ó nosso compadre eu nunca tenho de pagar as obrigações que lhe devo é um verdadeiro amigo.
Mandaste dizer se queria que deixasses os trastes que ahi tens para quando voltace ou se as vendias é contigo faz como entenderes mas elles que nenhum valor tem entendo que o milhor é dares alguns á Augusta bem sabes que ella os tem de comprar, bem sei que pouco val o que ahi temos mas para ella tudo lhe faz jeito e mesmo eu fazia conta de lhe mandar uma prenda para lhe tu entregares no dia do cazamento para ella se lembrar que o talhér que estava de mais na mêza que devia ser pra mim mas como agora tive que gastar bastante dinheiro foi me inpusivel puder satisfazer a minha vontade.
Maria Emilia péde ó meu irmão ou ó teu pai para te vir trazer ó vapor e mandame dizer comquem vens logo que esta recebas e logo que saibas o dia ó certo em que embarcas mande me dizer o nome do vapor e em que dia elle aqui deve chegar para te eu ir esperar a bordo do mesmo logo que o vapor pare não falto botes para vos trazer para terra mas tu não alugues nenhum que eu lá apareço.
Como já te não tornarei aescrever voute avizar de que tenhas muito quidado com as meninas no vapor e sempre é bom trazeres qual quer coiza para comeres no vapor se accazo emjuares, se não te esqueceres traz me uma dúzia de pares de meias colarinhos não precizo porque só gasto de goma.
Não te esqueças de trazer roupa de cama olha que aqui também faz frio falla com a mulher do Snr Manoel que ella te diz o que precizas trazer.
Dis ó nosso Compadre que o José do Fôjo vai ahi agora disseme o Gonçalo que elle deve embarcar neste mez vai elle só, e para o anno faz conta dir o Gonçalo e o Abilio.
Cuando vieres não deixas de não ires dizer adeus ás nossas Compadres do Porto traz a direção para lhe escrever que eu já lhe devia ter escrito águardeçer lhe a carta que elle me deu mas não sei a direção.
Se accazo te arrependeres e não quizeres vir manda mo dizer que é para eu não amdar arranjar caza e de pois tu não vires.
Lembranças a toda a família, adeus até brebe.

José Maria Pinto da Cunha
A minha direcção é sempre a mesma

Na margem esquerda: se te não for muito penozo traz me uma bengala do Porto a teu gosto
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carmen Miranda Marco de Canaveses e Manhuncelos

#307333 | silvestre | 02 jun 2012 15:37 | Em resposta a: #307321

Bom dia,

Estou a pesquisar a genealogia da madrinha do meu filho que diz ser parente de Carmen Miranda, embora ainda não tenha encontrado o "fio" pois faltam registos no etombo. A família contemporânea a Carmen é de Manhuncelos: Constantino José de Barros, carteiro, f. Francisco José de Barros e Custódia Maria de Jesus Cardoso casou em 1883 com Maria Emília Júlia de Sousa filha de José Pinto de Miranda e Maria Júlia de Sousa. Caso queira compartilhar esquisas nessa área ou se tenha cruzado com estas pesssoas, gostaria que me contactasse.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Carmen Miranda Marco de Canaveses e Manhuncelos

#307467 | f4b2 | 04 jun 2012 20:20 | Em resposta a: #307333

Cara Vera

Deixo-lhe estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- ABILIO PINTO SOARES de MIRANDA - Pharmácia em Marco de Canavezes,1909

- JOAQUIM CARDOSO de BARROS - 2º Aspirante da Repartição de Fazenda de Marco de Canavezes,1909

- MARIA ESMERINA de MIRANDA -Encarregada de Correio de Ariz(Marco de Canavezes),1909

- MARIA DELPHINA CARDOSO - Commerciante em Ariz,1909

- ANTÓNIO de SOUSA - Regedor de Thuias(Marco de Canavezes),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen