certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Hispânia | Património

certidão de nascimento

#309008 | vandareginat | 26 jun 2012 05:56

Por favor, gostaria que me ajudassem como pesquisar a certidão de nascimento do meu Bisavô Abílio de Jesus Almeida.
Sei que ele nasceu em Portugal no dia 13 de outubro de 1897, mas não sei o concelho e freguesia onde nasceu. Minha avó acha que ele nasceu em Lisboa, mas não tem certeza. Descobri pela certidão de casamento dele, que os pais dele eram José Maria de Almeida e Guilhermina de Jesus, sendo que sua mãe morreu na hora do parto ( 1897).
Ele chegou ao Brasil no dia 27 de julho de 1915 pelo Vapor Gelria.
Tentei usar o arquivo regional de Lisboa, mas não tive sucesso. Me ajudem por favor.
Obrigada desde já pela atenção.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309036 | JCC | 26 jun 2012 15:21 | Em resposta a: #309008

Cara Vanda Rodrigues

lamento desiludi-la mas sem saber o concelho e freguesia de nascimento é praticamente impossível encontrar a certdão.

Nenhum dos documentos que possui refere onde nasceram ou casaram os pais? Ou de onde ele partiu? Não tem o passaporte?

Deixo-lhe estas pistas

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309057 | vandareginat | 26 jun 2012 18:20 | Em resposta a: #309036

Caro João,
Sei apenas que ele partiu de Lisboa, mas não sei se era esta a cidade Natal.
Minha avó diz que ele sempre falou que quando nasceu, sua mãe o teve num galinheiro, pois escondia a gravidez dos pais. Meu pai até acha que ele se referia à Freguesia das Galinheiras em Lisboa, mas já tentei procurar pela data que ele nasceu que é dia 13 de outubro de 1897, mas não tive êxito.
Nas certidões de casamento dele e de óbto, também não fala a cidade que nasceu, só diz que nasceu em Portugal.
Qual o conservatório mais antigo que eu poderia tentar?
Não sei nem como procurar mais, pois no site dos mormons ele não aparece e como ele morreu em 1937 em SP, não existe mais documento nenhum, a não ser os de segunda via do casamento e óbto que adquiri.
As provas que ele existiu sào estas e também no arquivo de imigrante mostra que ele chegou no dia 27/07/1915 no Vapor Gelria com 20 anos e veio de Lisboa/Portugal com destino à Colina/SP para trabalhar.
Se souber de algo mais pra me ajudar, agradeço a sua atenção.
Obrigada desde já.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309061 | MCNN | 26 jun 2012 19:31 | Em resposta a: #309057

Cara Vanda

Quando referiu que tinha encontrado o registo de entrada do seu bisavô no Memorial do Imigrante, eu voltei a procurar esse registo nesse site.

Digo que voltei a procurar porque já o tinha feito antes sem sucesso. Agora sim encontrei-o, porque ele consta apenas como Abílio de Jesus, e da primeira vez tinha procurado como Abílio de Jesus Almeida.

Pois bem, e indo sem mais demora ao que lhe interessa, vem indicado que esse Abílio de Jesus tinha como residência em Portugal a localidade de Chãs de Tavares !!!!!!

No registo informatizado vem como residente em "C. TAVARES", mas na imagem digitalizada vem inequivocamente escrito "Chans Tavares".

Chãs de Tavares é uma freguesia do concelho de Mangualde, distrito de Viseu.

Assim, e se este Abílio de Jesus for o seu bisavô, pode pedir ao Arquivo Distrital de Viseu que procure o baptismo do seu bisavô.

O Arquivo de Viseu tem uma página própria para esse efeito.

Tenha em atenção que, caso se confirme a história do seu nascimento, os pais dele não seriam casados, pelo que ele deve constar como filho natural apenas da mãe, ou mesmo como filho de pais incógnitos.

Assim, quando pedir ao Arquivo de Viseu para procurarem o baptismo de um Abílio, diga que sabe o nome da mãe e do pai mas que não tem a certeza absoluta de como é que os pais dele constam no seu assento de baptismo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309072 | MCNN | 26 jun 2012 21:14 | Em resposta a: #309057

Cara Vanda


Há pouco não estava em casa, pelo que não pude complementar a minha mensagem com os links que se seguem.

Assim, neste link pode ver o registo informatizado da chegada de Abílio de Jesus:

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=090&pagina=222&familia=77860

E, neste link, pode ver a imagem respectiva do livro:

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L090_222.pdf

Aproveito igualmente para a alertar para outra coisa.

Como pode ver, este Abílio de Jesus quando chegou ao Brasil afirmou ter 20 anos de idade.

Acontece que, caso se tratasse do seu bisavô e a data de nascimento dele fosse aquela que a Vanda referiu, ele de facto só teria 17 anos de idade.

Mas isso não era raro acontecer. Muitas vezes, os jovens quando chegavam ao Brasil diziam ser mais velhos do que na realidade eram, a fim de terem mais facilidade em arranjar emprego.

Ou então a data que tem de nascimento do seu bisavô não está correcta, e ele era mais velho do aquilo que a Vanda pensa que ele era.

Disse-lhe isto tudo para a alertar de que, quando pedir ao Arquivo de Viseu para procurarem esse baptismo, alertá-los para que a data de nascimento que tem é uma data provável, e que ele pode ter nascido alguns anos antes dessa data.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309094 | vandareginat | 27 jun 2012 05:02 | Em resposta a: #309072

Caro colega,
Obrigada por me alertar.
Farei o que me disse e tomara que eu tenha sorte desta vez.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309118 | vandareginat | 27 jun 2012 16:21 | Em resposta a: #309061

Prezado Mário,
Fiquei muito feliz por me ajudar a descobrir a cidade natal de meu bisavô Abílio. Não havia conseguido reparar neste detalhe "C. Tavares" que por sua vez é Chã Tavares, Viseu. Isso mostra que o senhor conhece bastante Portugal.
Irei mandar um e-mail para o distrito de Viseu para verem se localizam a certidão de meu bisavô Abílio.
Obrigada novamente.
Vanda Regina.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#309278 | aeiou2 | 29 jun 2012 10:38 | Em resposta a: #309008

.......

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#311700 | brunovieira | 11 ago 2012 04:40 | Em resposta a: #309008

Boa Noite Senhores , preciso mto da ajuda de vcs! Preciso descobrir a freguesia , conservatória se o nome for esse e se existir este termo do meu avô.
Dei entrada no pedido de cidadania e me foi pedido esse documento(certidão de nascimento do meu avô)


O nome dele é : MANUEL VIEIRA , filho de JOSÉ VIEIRA e JOAQUINA ALVES LOPES
Nascido em 29/11/1906
Natural do : PORTO


Agradeço desde já ;

Att ;

Bruno Vieira

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#311701 | davitrin | 11 ago 2012 04:47 | Em resposta a: #309036

Vanda, tente achar o passaporte ao menos. Tente achar alguma coisa neste site que estou a te enviar.

www.familysearch.org

Sem mais.

Davi Trindade.

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento

#311827 | seabraemilia | 13 ago 2012 16:15 | Em resposta a: #311700

Caro Bruno

Você deve iniciar um novo tópico se quer que o ajudem a descobrir a certidão do seu avô. Deve também procurar saber qual a freguesia de nascimento porque só Porto é muito difícil encontrar.

Cumprimentos

Emília Seabra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 10:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen