Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309856 | lacardoso | 08 jul 2012 15:34

Caros confrades

Procuro o casamento e ascendência do casal:
Fernão Pinto casado com Mécia de Azevedo moradores em Ancede, Baião onde têm:
- Pantaleão crismado em 1620
- Gonçalo Pinto de Almeida crismado em 1620 e que casa a 22.09.1631 em Magrelos, Marco de Canaveses com Patornilha de Almeida de Castelo-Branco, fª de Francisco Pereira Coutinho e Doroteia de Almeida Castelo-Branco moradores no Couto de Compreendes, Magrelos, celebrado pelo Padre João de Almeida Coutinho, clérigo de missa, irmão da Noiva.
- Catarina Barbosa crismada em 1620 que casa em Ancede a 05.04.1633 (no mesmo dia que a irmã Maria Pinto) com Gaspar de Sequeira (irmão do marido da Maria Pinto) e que têm pelo menos Maria em 1634.
- Maria Pinto crismada em 1620 e que casa em Ancede a 05.04.1633 com Simão Álvares (filho de Damião Dias e Catarina Dias de Ancede que também são pais do Gaspar de Sequeira acima e de Helena de Sequeira casada com Simão Fernandes em 1628 e Catarina Dias casada com Manuel Fernandes em 1649) e que têm pelo menos: . Pantaleão em 1634 . Isabel em 1640 . Águeda de Azevedo que casou em Ancede em 1674 com Vicente André.

Este casal está na base do Geneall mas sem os ascendentes.

Se algum dos confrades me puder ajudar desde já o meu obrigada.

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309860 | S.João de Rei | 08 jul 2012 16:58 | Em resposta a: #309856

Cara Lúcia Cardoso

Consulte Os Azevedo Coutinho de Mesão Frio, obra de Álvaro Pinto de Azeredo.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309864 | lacardoso | 08 jul 2012 18:43 | Em resposta a: #309860

Caro José de Azevedo Coutinho

Grata pela "dica".
Neste entretanto já andei a pesquisar onde poderia adquirir ou consultar esta obra mas não encontrei.
No Guarda-Mor não há e o Google não me ajudou!
Não sabe por acaso onde posso comprar ou consultar a obra?

Aquele último casal, Águeda de Azevedo que casou em Ancede em 1674 com Vicente André têm uma filha Antónia de Azevedo que casa com Leandro Coutinho (filho de Gaspar de Sequeira e Leonarda Coutinho) e têm pelo menos um José Coutinho de Azevedo em 1712 e um Manuel Coutinho de Azevedo em 1716 ... coincidências? ou talvez não!

Cumprimentos, obrigada,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309871 | S.João de Rei | 08 jul 2012 22:19 | Em resposta a: #309864

Cara Lúcia Cardoso

Não tenho comigo o dito livro e já prometi, a mais de um confrade, logo que o tenha em meu poder, partilhá-lo!
Certamente que na Biblioteca Nacional o tem, outras bibliotecas desconheço.
Sim e como dizem os hermanos, yo no creo en brujas, mas que las ha ha…
Efectivamente existem uma série de pistas a serem estudadas. Mas existe coerência e correspondência que garante algum sucesso, certamente.
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309873 | A.Godinho | 08 jul 2012 23:51 | Em resposta a: #309856

Procuro saber a ascendência de Domingos Pinto da Fonseca e de sua mulher Ana Maria.Foram pais de Fernão Pinto de Vasconcelos que foi escrivão da Câmara em Montargil, onde casou pela segunda vez a 20.1.1705 com Catarina das Neves Dourado, e havia casado em Torres Novas( Santa Maria) pela 1ª vez a 3/9/1696 com Joana Baptista ( filha de António Antunes Ferreira e Maria Moniz (?).No assento do 1º casamento diz-se que Fernão era natural de S.João de Santa Cruz, Coimbra,no assento do segundo diz-se ser natural de Vermoil (Pombal?), e num assento de baptismo de um seu neto diz-se ser de Ansião !!Do 1º casamento julgo que não houve descendência pois do inventário orfanológico a que se procedeu por sua morte não há refª a filhos do 1º casamento.Do segundo casamento nasceu Baltazar Pinto de Vasconcelos, que teve descendência em Montargil, que perdeu esta varonia e passou a usar outros apelidos, António Pinto de Azevedo e outros que, como este, morreram sem geração.Este apelido-Azevedo- tem interesse como refª para as buscas pois decerto vem dos pais do Fernão.
Poderá haver ligação ?

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309884 | S.João de Rei | 09 jul 2012 09:49 | Em resposta a: #309873

Penso que sim e tal como disse á nossa confrade sugiro a consulta da obra de Álvaro Pinto de Azeredo.
Cumprimentos
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#309888 | lacardoso | 09 jul 2012 11:06 | Em resposta a: #309884

Caro José de Azevedo Coutinho

Agradeço a sua disponibilidade e cá aguardo notícias.

Coincidências ou não, bruxas ou não ...
Reconheci o seu nome de outros temas debatidos neste fórum, principalmente sobre Azevedo Coutinho e S.João de Rei é na Póvoa de Lanhoso onde me encontro a passar estes quatro dias ... e outro à parte, costumo dizer que por causa da cor do meu cabelo, alguns séculos atrás já tinha ardido numa fogueira ...

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386450 | Conde | 11 nov 2017 11:29 | Em resposta a: #309856

Fernão Pinto casou em Paços de Gaiola a 12.01.1600 com Mécia de Azevedo, falecida aí a 25-Set-1664, ele filho de António de Almeida e sua mulher Ines Vaz da Costa, de Ancede, e ela fila de pantaleão Barbosa e de sua mulher Filipa Ferraz de Ariz.

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386480 | lacardoso | 12 nov 2017 18:22 | Em resposta a: #386450

Caro confrade Conde

Foi por mero acaso que hoje vim ao Geneall, não recebi email de aviso desta mensagem e foi uma agradabilíssima surpresa esta novidade que há anos procuro!
Muito obrigada,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386484 | lacardoso | 12 nov 2017 19:25 | Em resposta a: #386480

... um de Ariz, o outro de Ancede e vão casar em Paço de Gaiolo em 1600 ... nunca mais lá chegava!!!

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386565 | Conde | 15 nov 2017 08:59 | Em resposta a: #386484

Não se pode desistir. Se tiver mais destes, diga.

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386569 | lacardoso | 15 nov 2017 13:05 | Em resposta a: #386565

Caro confrade Conde

Obrigada pela disponibilidade!
Tenho vários casais que por muito que leia os registos deles ou familiares não consigo descobrir pistas...

De Fernão Pinto e Mécia de Azevedo descendo pela fª Maria Pinto casada com Simão Álvares mas penso que também descendo da fª Catarina Barbosa casada com Gaspar de Sequeira. Mas para resolver esta dúvida tenho que encontrar o casamento do suposto fº deste último casal:

Gaspar de Sequeira com Leonarda Coutinho
- devem ter casado entre 1650 e 1680, mas onde?

Se tiver dados deste casal fico-lhe imensamente agradecida!

Com os meus melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386592 | Conde | 16 nov 2017 09:57 | Em resposta a: #386569

Já vi isto. Mas onde? Vou ver. Não será Vila Boa do Bispo? Vou ver se encontro.

Resposta

Link directo:

Fernão Pinto e Mécia de Azevedo, Baião

#386647 | lacardoso | 17 nov 2017 15:16 | Em resposta a: #386592

Caro confrade Conde
Já pesquisei em várias freguesias vizinhas de Ancede (onde Gaspar de Sequeira e Leonarda Coutinho tiveram alguns filhos e vieram a falecer) mas ainda não encontrei nem o casamento deles nem o batismo do filho Leandro que vem a casar em Ancede em 1709 com Antónia de Azevedo (bisneta de Fernão Pinto e Média de Azevedo).
Em Vila Boa do Bispo ainda não tinha procurado. Vou alargar a minha pesquisa.
Se por acaso se deparar com algum destes nomes agradeço qualquer informação.
Melhores cumprimentos,
Lúcia Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen