Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310262 | roserebelo9 | 16 jul 2012 07:46

Meu pai é Jaime Aristides Fernandes Rebêlo, nascido em 1930 no lugar de Pinheiro, Freguesia de Gerez, filho de Aristides do Nacimento Rebelo ( filho de José Maria Rebêlo e Elvira Fernandes, nascido em 1902 ou 1903 - Freguesia de Gerez) e de Maria de Lourdes Lopes ( filha de Antonio José Lopes e Júlia Augusta Alves Vieira - nascida em 29/07/1903 e falecida em 15/08/1992 - nascida na Fregesia de Fontarcada). Ele veio para o Brasil na década de 50 e aqui está até hoje.
Esses dados obtive no registro de nascimento dele e não tenho mais nada para me ajudar na busca, e pela distância geográfica, as coisas ficam mais complicadas ainda.
Minha avó, D. Maria de Lourdes era conhecida no Pinheiro pelo apelido de D. Miquinhas e por ter um comércio de beira de estrada. A fachada de sua casa era toda de pedra. Ela separou-se de meu avô e não casou de novo.
Além de meu pai, minha avó teve mais 4 filhos:
Alzira Lopes Rebelo - nunca se casou e já é falecida,
Augusto Nascimento Rebelo casado mas não me recordo o nome de sua esposa - Teve 01 filha - Leninha já falecida e 01 filho chamado Paulo Rebelo
Elvira Rebelo - casada como Tio João - porém não sei o sobrenome de casada - Teve 02 filhos, o Rui e o João;
Julia Rebelo Faria - Viúva do Tio Faria e teve 03 filhas: Teresa, Suzana e Raquel
Quem souber informações que possam me ajudar, desde já agradeço muito.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310274 | cardosodoamaral | 16 jul 2012 13:22 | Em resposta a: #310262

Caro Confrade

Desculpe não o tratar pelo seu nome, visto não o ter assinado

Vou aqui deixar uns Link, quiça ajude.

http://www.myheritage.com.pt/research?s=154257721

http://ttonline.dgarq.gov.pt/

http://portal.arquivos.pt/

Basta introduzir os dados corretos e logo aparecerá algo. Terá que se familiarizar com as janelas que abrir, porque é difícil explicar por aqui.

Espero ter ajudado

Cordiais saudações

Adelino cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310281 | roz | 16 jul 2012 15:02 | Em resposta a: #310262

Caro/a roserebelo9

Geres nao 'e uma freguesia mas sim uma zona no norte de Portugal. O unico lugar com o nome de Pinheiro que encontrei nessa zona pertence ao concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro_(Vieira_do_Minho)

Ja' para Fonte Arcada, encontrei uma que 'e do concelho de Povoa do Lanhoso, distrito de Braga (creio qe seja esta) e outra pertencente ao concelho de Penafiel um pouco mais para sul, no distrito do Porto.

Fale com os seus familiares mais idosos para ver se qual delas acham que 'e.

Deseja informacoes para contactar parentes vivos ou quer pesquisar os seus ascendentes para fazer a "arvore" da sua familia? Pergunto isto porque os caminhos sao bem diferentes para essas investigacoes.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310288 | f4b2 | 16 jul 2012 16:54 | Em resposta a: #310262

Caro(a)roserebelo

No Anuário de Portugal do ano de 1909 vem efectivamente o lugar de Pinheiro no Gerez(lugar mais importante de Terras de Bouro),pesquisei esse lugar e vi estes nomes,cito:

- MANOEL JOAQUIM ALVES - Mercearia no Gêres(Terras de Bouro),1909

- CÉSAR AUGUSTO FERNANDES - Médico em Terras de Bouro,1909

- JOSÉ ALVES - Pyrotécnia em Terras de Bouro,1909

E ainda no ano de 1944

- ANTÓNIO FERNANDES - Alfaiataria em Terras de Bouro

- LÚCIO ANTÓNIO FERNANDES - Barbearia em Terras de Bouro

Não vi nenhuma nota sobre o apelido REBELO.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310301 | JJLourenço | 16 jul 2012 17:10 | Em resposta a: #310262

Cara Rose Rebelo

Pela informação que colocou no Geneall, o seu pai e o pai dele concerteza que são naturais da freguesia de Geraz do Minho, freguesia esta onde existe um lugar do Pinheiro, e a mãe do seu pai, natural da freguesia de Fontarcada, ambas as freguesias da vila de Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga.

Se pedir uma cópia não autenticada da certidão de nascimento do seu pai, faça-o para a Conservatória do Registo Civil e Predial de Póvoa de Lanhoso

Conservatória do Registo Civil e Predial de Póvoa de Lanhoso
R. Comandante Luís P Silva Ed. St. Antº – 70 Póv Lanhoso
4830-535 Póvoa de Lanhoso
Telefone: 253631282 Fax: 253634977
Lanhoso – Braga – Portugal
crcpcom.povoa-lanhoso@dgrn.mj.pt

Cumprimentos,
JJ Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#310305 | f4b2 | 16 jul 2012 18:10 | Em resposta a: #310262

Cara Rose Rebelo

O confrade JJLourenço tem razão do lugar e da Freguesia,as indicações que deu são as correctas,ao contrário das que eu enviei,mas como a Rose indicou inicialmente Gerez e não Geraz,e como existe o lugar do Pinheiro no Gerez(Terras de Bouro)fui verificar no local errado.Peço desculpa pela informação incorrecta.
Entretanto fui pesquisar a Póvoa de Lanhoso,e efectivamente em 1908 e 1909 vêm mencionados imensos apelidos REBELLO;VIEIRA;
LOPES;ALVES e FERNANDES!
Não vi nenhum dos nomes que mencionou,mas se quiser posso enviar os 26 que anotei do Anuário.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#311852 | amelia68 | 13 ago 2012 21:36 | Em resposta a: #310262

foi por azar que encontrei a sua mensagem, os meus pais que estao hoje na reforma tem uma casa no Pinheiro e eu passei todas as minhas férias là . Ainda hoje quando vou a Portugal la vou, o lugar muito modificou, . EU conheci a sua Avo , quando era pequena ia a sua venda, o seu tio "o gostinho" ( AUGUSTO NASCIMENTO) ainda tem uma venda nesse lugar.Ele ainda vive nesse lugar com a sua esposa e o seu filho Paulo. O Marido da Leninha ficou no Pinheiro tem uma casa en frente de seu sogros.A Léninha teve 1filho e uma filha, o Paulo tambem tem filhos.

VOCE PODE ESCREVER para o seu tio AUGUSTO
A DIRECCAO

Lugar do PINHEIRO
4830 - 314 POVOA DE LANHOSO -PORTUGAL

espero que voce possa entrar em contacto com eles
se quiser mais inforamcoes contacte me

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#314434 | roserebelo9 | 29 set 2012 04:05 | Em resposta a: #310274

Muito obrigado pela resposta e me desculpe não mencionar meu nome, que é Rosemary Rebêlo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#314435 | roserebelo9 | 29 set 2012 04:07 | Em resposta a: #311852

Olá Amelia68, muito obrigado por suas preciosas informações. Abraços, Rosemary Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#314436 | roserebelo9 | 29 set 2012 04:07 | Em resposta a: #310281

Olá roz, muito obrigado por suas preciosas informações. Abraços, Rosemary Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#314437 | roserebelo9 | 29 set 2012 04:08 | Em resposta a: #310301

Olá JLLourenço, muito obrigado por suas preciosas informações. Abraços, Rosemary Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Lopes, Alves, Vieira, Fernandes e Rebêlo

#314438 | roserebelo9 | 29 set 2012 04:09 | Em resposta a: #310305

Olá f4b2, muito obrigado por suas preciosas informações. Abraços, Rosemary Rebelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 20:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen