Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#310754 | miguelmonteiro | 25 jul 2012 18:44

1)
Aos … de 1770 anos, baptizou o Padre Cura desta freguesia (José de Brito Malheiro), e pus solenemente os Santos Óleos a Teresa filha legítima de Manuel de Freitas …, e de Doroteia Teresa. Neta paterna de José de Freitas …, e de sua mulher Ana Martins …; e materno de Maria Cardoso, solteira, a Loura de alcunha, já defunta …
Foram padrinhos José Leitão de Carvalho e José Cardoso, como procurador da sua irmã Teresa que foi madrinha …

O Vigário … Pinheiro

2)
Aos… de 1755 anos, baptizei eu o Padre (Manoel Taveira de Mesquita), desta Vila de Valdigem, solenemente com licença do Reverendo Vigário Manoel de Payva Freire, a Maria …, filha de Manoel de Freitas, (pedreiro), …, e de sua mulher Doroteia Teresa …, neta paterna de José de Freitas …, e de sua mulher Ana Martins …, e pela materna neta de Maria Cardoso, a Loura, (solteira e de avô incerto) …, que assinou, era ut supra

O Vigário Manoel de Payva Freire

3)
No primeiro dia … do ano de 1774, baptizei e pus os Santos Óleos solenemente …, a Joaquim filho legítimo de Manoel de Freitas … e de sua mulher Doroteia Teresa …, neto paterno de José Freitas … e de sua mulher Ana Martins …, e materno de Maria Cardoso, solteira, a Loura de alcunha natural…
Foi padrinho por procuração Luís Beleza de Andrade e por ele tocou António de Sousa Alvim meu freguês…

O Vigário … Pinheiro

4)
Aos … de 1775, baptizei e pus os Santos Óleos …, o Padre (Manoel Nunes) …, a Maria filha legítima de Manuel de Freitas …, e de Doroteia Teresa. Neta paterna de José de Freitas …, e de sua mulher Ana Martins …; e materno de Maria Cardoso, solteira, a Loura de alcunha …
Foi padrinho Pedro Ribeiro da Fonseca e madrinha D. Joana Ursula Osório por seu Procurador Pedro Cardoso Osório, todos desta vila de Valdigem …

O Vigário … Pinheiro

Observações:
Luís Beleza de Andrade, além de fidalgo da Casa de Sua Majestade, era magistrado portuense do séc. XVIII, tendo exercido o cargo de provedor da Companhia dos Vinhos do Porto.
Os parênteses são da minha autoria.

Esta discrepância flagrante entre a qualidade dos pais e dos padrinhos, por um lado e, por outro, o aparecimento, por vezes, de alguns clérigos em substituição do padre regular da igreja para oficiarem algumas cerimónias, terá algum significado ou suscitarão algumas interrogações?

Que opinam os judiciosos participantes?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

Valdigem - Lamego

#310755 | PP | 25 jul 2012 19:26 | Em resposta a: #310754

Caro confrade,

Tendo reparado no tópico, permita-me perguntar-lhe se por acaso os seguintes nomes lhe dizem alguma coisa, dado que parece investigar na freguesia de Valdigem, Lamego:

João Pinto e Rosa Maria, ela n. de Valdigem, Lamego, filha de Baltasar Vaz e de Catarina dos Santos, da dita freguesia.

Eu tinha a ideia de que apenas havia registos de batismo entre 1802-04-30 e 1896-12-27 publicados pelo Arquivo Distrital de Viseu... será que estou errado? Assim espero.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Valdigem - Lamego

#310760 | miguelmonteiro | 25 jul 2012 20:54 | Em resposta a: #310755

Caro PP:

Esta pesquisa já tem uns aninhos. Estou a pôr em ordem a papelada dessa região.
Quando pesquisava no Paço Episcopal de Lamego reparei que os assentos de algumas paróquias tinham datas do final do século XVI.
Lamento muito, os nomes que refere não me recordo de os ver.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#310763 | miguelmonteiro | 25 jul 2012 21:03 | Em resposta a: #310754

ERRATA

Onde se lê D. Joana Ursula Osório deve ler-seywa6rezy D. Joana Ursula Osório Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319178 | leonelcs | 15 dez 2012 17:58 | Em resposta a: #310763

Prezado Miguel Monteiro: Tenho como ancestral direta, Dona Joana Úrsula Osório,minha 6a. Avó. Na certidão de Casamento dela,vem com êste nome,sendo filha de Simão Cardoso Osório e Dona Angélica Maria Pinta,sendo Avós-Paternos Pedro Cardoso Osório e Ana Osório da Fonseca e como Avós-Maternos António Pinto Carneiro e Maria Pinta.
O casamento foi em 15.4.1758 em Valdigem com Bernardo Antonio Barroco Freire, filho de Francisco Correia Pedrosa e Cl Maria Clara Barroco, como Avós-Paternos Manuel de Paiva e Úrsula Correia Pedrosa e Avós-Maternos Antonio Fernandes Barroco e Ana João, êstes da Freguesia de Trancoso. Na Certidão de Batismo da Minha 5a. Avó,Angélica Maria Cardoso Osório, aos 27.5.1770, em Valdigem,aparece tambem como Dona Joana Úrsula Osório. Será que é a mesma pessoa que você se refere ?
Gostaria muito de avançar êstes meus Cardoso Osório,pois não consigo lincá-los com aquêles antigos que estão na Casa de Val D'Oleiros.Abraços,
Leonel Corrêa Salgueiro.

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319194 | miguelmonteiro | 15 dez 2012 20:18 | Em resposta a: #319178

Caro Leonel Corrêa Salgueiro:

Sem o intuito de provocar falsas expectativas, peço que me dê um tempinho para examinar alguns documentos meus.
Na próxima semana dir-lhe-ei qual foi o resultado.
Já consultou o Felgueiras Gayo?
http://purl.pt/12151/2/

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319225 | leonelcs | 16 dez 2012 16:28 | Em resposta a: #319194

PREZADO MIGUEL::

Agradeço a sua pronta resposta e ajuda. Sôbre êstes meus Cardoso Osório, gostaria de lhe passar mais alguns dados. O Simão Cardoso Osório, é natural da QUINTA de BOUÇÓS em Cambres e foi batizado em 15.7.1676 e já tinha falecido em 1758. Seu pai o Pedro Cardoso Osório tambem é natural da mesma QUINTA e tenho o seu óbito em 20.10.1704 em Cambres. A Dona Joana Úrsula Osório foi batizada em 6.9.1732 em Valdigem e tenho mais 8 irmãos dela entre êles o REVERENDO José Cardoso Osório e como 1a. a Dona Maria Jacinta, batizada em 23.10.1715.
Procuro tambem na Freguesia de PENAJÓIA, os Casais ANTÓNIO MONTEIRO COUTINHO e ISABEL DE GOUVÊA e JORGE FERNANDES DE LUCENA e ISABEL DE OLIVEIRA, cujos filhos MANUEL MONTEIRO E MARIA DE SIQUEIRA se casaram em 12.5.1702 em PENAJÓIA. Já lí em algum canto, que existiu um Fidalgo de Armas de nome ANTÓNIO MONTEIRO COUTINHO em PENAJÓIA no século XVI.Ou é muita COINCIDÊNCIA ou êste FIDALGO poderá ser o bisavô do meu ancestral ANTÓNIO, que possìvelmente nasceu entre 1640 e 1650...
Já consultei o Felgueiras Gayo e não tive sorte. Um dia dêsses vou tentar de nôvo.
Com os melhores cumprimentos,
LEONEL.

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319277 | miguelmonteiro | 17 dez 2012 15:46 | Em resposta a: #319225

Caro Leonel:

Baseado nos documentos que tenho e nalgumas pesquisas que fiz, não obtive dados nem possuo conhecimentos que me permitam entroncar os seus Cardosos Osórios na Casa de Vale de Oleiros.

Eis o que sei:

“Os senhores da casa do Espírito Santo gozavam do titulo de morgados de Vale de Oleiros, representado em 1758 por José Guedes de Magalhães Osório, também senhor da ermida de S. João Baptista da Foz de Baixo, Almacave. Deve-se-lhes a oferta da casa para construção da igreja da Misericórdia.
José Guedes e D. Luisa Clara tiveram 2 filhos, ambos professos na ordem de Malta. O primeiro, D. Fr. Francisco Guedes de Magalhães Osório, subiu por merecimento próprio aos mais altos cargos, como balio de Leça, comendador de Vila Cova, vice-chanceler e balio de Áquila, pelos anos de 1758. Faleceu em Nápoles, a 11 de Abril de 1781, no cargo de ministro plenipotenciário da Ordem.
O segundo, D. Fr. Manuel Guedes de Magalhães Osório, foi monteiro-mor do grão-mestre, ministro também na corte de Madrid e Lisboa, comendador de Vera Cruz e governador do forte de Marmel. Obteve, além disso, como prémio, várias comendas e o baliato que fora do seu irmão.
De outra fonte rigorosamente histórica foi traçada a seguinte linha genealógica dos senhores da referida quinta:
João Osório da Fonseca, capitão de cavalaria da praça de Almeida, teve Baltasar da Fonseca Osório, capitão-mor da mesma unidade militar. Este teve Manuel Osório da Fonseca, também capitão, depois promovido a governador da sua terra na América, com patente de coronel, que recusou por motivo de moléstia.
Casou e foi pai de 3 rapazes, a saber:
Nuno Pinto da Fonseca Osório Guedes que escolheu para esposa D. Leonor Matilde Osório, da vila de Lalim, neta de Neutel da Fonseca Osório através do filho segundo deste Luís Pinto Osório Guedes da Fonseca; outro filho de Manuel da Fonseca, chegou a major do regimento de milícias de Lamego; e o terceiro, Sebastião de Figueiredo Pinto Osório, teve patente de major de infantaria de Chaves e de comandante das companhias de veteranos de Trás-os-Montes.
Do enlace de Nuno Pinto com D. Maria Leonor nasceu Antónia Benedita Zagalo Osório de Melo, que foi casar à Casa da Granja, em Figueira.”

Francisco Correia Pedrosa, era da Ponte de Balsemão.
Manuel Martins Paiva, em 1733, tinha o cargo de contratador geral dos jogos e espectáculos públicos.
Sugiro que verifique se Ana Osório Fonseca tinha alguma ligação familiar ao morgado de Samodães, Pedro da Fonseca Osório que partiu para a Índia em 13 de Março de 1685.

Cumprimentos,

Miguel

Nota: No século XVI, segundo o Felgueiras Gayo, D. Maria Pinto filha de Sebastião Pinto de Oliveira, Morgado de Penajóia, cc Diogo Leite Carneiro cuja mãe se chamava D. M.ª Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319302 | leonelcs | 18 dez 2012 01:45 | Em resposta a: #319277

Prezado Miguel:

Muito agradeço às suas valiosas informações. Quanto aos meus Cardoso Osório é para mim um genuíno enigma.Há 10 anos atrás quando começei a pesquisar a minha Família, esta minha 5º Avó, era a única que tinha êste tratamento diferencial de Dona.Êste ano,quando descobrí 3 gerações acima, eu fiquei animado para linca-la aos mais Antigos. No livro do Vale de Oleiros eu não conseguí achar nada. Só sei que os nomes e sobrenomes são quase os mesmos,Cardosos,Osórios&Fonsecas pois no livro tambem tem várias senhoras com o 2º prenome de Úrsula.Pode não representar nada no meu caso.
Ontem encontrei um livro na Internet, que trata dos filhos do FIDALGO da CASA REAL António Monteiro Coutinho. Teve filhos com LUCRÉCIA LUÍS, sendo 4 filhos e 1 filha, que está no Geneall. É a Luísa Monteiro casada com Manuel Barbosa Cabral.Os filhos são o Luís Monteiro Coutinho, o Domingos, António e Nuno, acredito com o mesmo sobrenome e todos de PENAJÓIA.
Quanto ao FRANCISCO CORREIA PEDROSA casado com a Maria Clara Barroco na Sé de Lamego em 21.9.1730, tambem só tenho seus pais.Êste Manuel Martins de Paiva, inclusive pode ser o meu ancestral.
Vou dar uma olhada em SAMODÃES, atrás dos Osórios da Fonseca.
Cumprimentos,
Leonel.

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319343 | miguelmonteiro | 18 dez 2012 20:06 | Em resposta a: #319302

Caro Leonel:

Compreendo o seu estado de espírito.
Já procurou na Torre do Tombo alguma notícia acerca de alguns dos seus antepassados?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319375 | leonelcs | 19 dez 2012 04:52 | Em resposta a: #319343

Prezado Miguel:

Moro no Rio de Janeiro. Fui nêstes 3 últimos anos à Portugal para pesquisar. No ano passado só fiquei 2 dias em Lisboa mas não conseguí ir à Torre do Tombo. Uma amiga minha conseguiu resumir um processo com mais de 100 páginas sôbre um ancestral meu, o Nuno da Silva Loureiro,por sinal casado com uma das antigas Osórios.
Descobrí à partir do 31.12.2011,pela internet, mais de 1.200 nomes do meu lado materno, que é êste de Viseu.Deveria ter ido em Outubro,por razões prioritárias na minha vida, eu não pude ir.
Depois de enviar ontem a mensagem, conseguí achar o Batismo do Francisco Correia Pedrosa na Sé de Lamego em 11.10.1706 e o seu pai Manuel de Paiva era casado pela 2a. vez com a Úrsula Correia Pedrosa. Nos livros na Internet, tem até 1652, e à partir de 1682, por isso não achei o batismo da Úrsula na Sé.O mais próximo foi uma Maria,batizada em 23.10.1684 filha de Francisco Corrêa e Maria Borges,êle de Vilar dos Frades,arcebispado de Braga.
Dei tambem uma olhada em Samodães e nada.
De toda a forma, a luta continua...

Cumprimentos,

Leonel.

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319718 | leonelcs | 26 dez 2012 15:19 | Em resposta a: #319375

PREZADO MIGUEL:

DESEJO UM 2013 PLENO DE SAÚDE, PAZ E SUCESSO NAS PESQUISAS !!!!!!

COM OS MEUS CUMPRIMENTOS,

LEONEL.

PS.: O MEU EMAIL É: leonelsalgueiro@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319729 | miguelmonteiro | 26 dez 2012 18:53 | Em resposta a: #319718

Caro Leonel:

Agradeço e retribuo.

Cumprimentos,

Miguel
miguelmonteirodias@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319769 | MSG | 27 dez 2012 14:25 | Em resposta a: #319729

Caro Miguel Monteiro:

Quanto à sua questão inicial sobre as diferenças sociais entre padrinhos e afilhados, que só agora vi, tenho na mesma freguesia de Valdigem o baptismo em 10.02.1814 da minha tia-trisavó Maria, filha de João Monteiro da Fonseca e de Joana Nunes, que foi afilhada do "Illm.º Bernardo Pereira Leitão", Bernardo Pereira Leitão de Carvalho, que era segundo Jayme Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel, Livro de Linhagens (Braga, 1913), tomo II, pág. 127, era fidalgo-cavaleiro da Casa Real, senhor do morgado de Santa Cruz em Lamego, do morgado da Várzea em Trás-os-Montes, da quinta do Mourão na freguesia de Samodães e da casa grande de Poiares; filho de António Correia Leitão, senhor da casa de Poiares, e de Maria Rita Teixeira de Carvalho.: um grande proprietário vinícola da região ( Poiares a norte do Douro): o apadrinhamento era também uma forma de "protecção", e de estabelecimento de laços de confiança pessoal; a par do sistema familiar (tios como padrinhos), que penso visava assegurar apenas uma protecção suplementar em caso de morte dos pais.

Aproveito para desejar Boas Festas e um excelente novo ano.

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319789 | miguelmonteiro | 27 dez 2012 20:30 | Em resposta a: #319769

Caro Miguel Guedes:

Agradeço e retribuo.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#319802 | miguelmonteiro | 27 dez 2012 23:15 | Em resposta a: #319769

Onde está Miguel leia-se Marcos.

Resposta

Link directo:

Cerimónias realizadas em Valdigem - Lamego

#436902 | tavguinu | 08 out 2021 11:07 | Em resposta a: #319718

Prezado Leonel.

Também eu tenho interesse nestes casais que refere:

ANTÓNIO MONTEIRO COUTINHO e ISABEL DE GOUVÊA e JORGE FERNANDES DE LUCENA e ISABEL DE OLIVEIRA, ambos os casais são meus avoengos.

Já o tentei contactar pelo email que refere mas sem sucesso.

Melhores cumprimentos,

Nuno Guedes Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen