Filiação por adoção e direito ao uso de BA

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas

Filiação por adoção e direito ao uso de BA

#311062 | Pedro França | 31 jul 2012 02:15

Caríssimos:

Salvo melhor opinião, um filho por via de adoção plena que seja, pode habilitar-se a BA dos seus pais adotivos?
Ainda não encontrei aqui expressão satisfatória sobre esta matéria. Conto com o contributo de quem esteja à vontade em se estender sobre este assunto de certaforma polémico.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Filiação por adoção e direito ao uso de BA

#311078 | peninha | 31 jul 2012 12:30 | Em resposta a: #311062

Caro Pedro França

Na adopção plena o adoptado adquire a situação de filho do adoptante e integra-se com os seus descendentes na família deste. Aliás, depois da adopção plena não é possivel estabelecer a filiação natural do adoptado, nem fazer prova dessa filiação (no que ao caso respeita). Art.º 1986º, n.º 1, e Art.º 1987º ambos do Código Civil. Parece-me pois, que a resposta só pode ser positiva.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Filiação por adoção e direito ao uso de BA

#311091 | JBdeS | 31 jul 2012 16:55 | Em resposta a: #311062

Meu caro Pedro França,

Há muito que não tinha o prazer de ter contacto consigo.
A ordem nobiliárquica rege-se pelo sangue, como o meu Amigo muito bem sabe. Existem vários exemplos, limitando-me a citar dois. Num país monárquico como a Bélgica, há alguns anos um casal de condes da alta nobreza pediram o registo de um título no filho ainda criança. Registo que foi feito sem qualquer hesitação. Acontece que na Bélgica a adoptação era e é secreta, sendo qualquer elemento divulgado passível de prisão, e o referido adoptado era uma criança indiana, que hoje faz parte da juventude da Associação de Nobreza Histórica do Reino da Bélgica.
Após aturado estudo, o Rei confirmou a adopção. Um Rei pode tudo e decidiu com a aprovação da maioria da nobreza belga.

Tal hipótese não pode ser aplicada em república. Peço desculpa ao meu Primo António Pena Monteiro por discordar dele, mas, colocar a lei acima do sangue desvirtua o direito nobiliárquico.

Um abraço
Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Filiação por adoção e direito ao uso de BA

#311092 | JBdeS | 31 jul 2012 16:58 | Em resposta a: #311091

Em tempo:
Existe um caso na nobreza portuguesa nos Castello-Branco da família Belas, que foi desde a adopção citada como tal nos livros de nobreza.

Resposta

Link directo:

RE: Filiação por adoção e direito ao uso de BA

#311102 | JoãoGaspar | 31 jul 2012 19:26 | Em resposta a: #311091

Caro Vianna,

Não foi Moisés principe do Egipto?

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen