Ajuda nos Carvalhos de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311110 | jnt | 31 jul 2012 22:50

Caros confrades

Algum dos confrades que tenha acesso aos Carvalhos de Basto pode informar-me do que consta relativamente ao casal Martim Dias de Carvalho e Senhorinha Gonçalves de Sousa (páginas 339 do Vol. VI e 304 do Vol. VII).

Antecipadamente grato, apresento os meus melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311178 | jnt | 01 ago 2012 20:46 | Em resposta a: #311110

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311192 | CAPICUA | 01 ago 2012 23:54 | Em resposta a: #311178

Caro Joaquim,
Só tenho o volume VII:
"§15º
Casa de Valdesculca em Canedo e Quinta de Marvão, em S. Romão do Corgo
D. Brites Carvalho da Cunha, mad.em 1597 em Canedo(Celorico de Basto) filha de Gonçalo Carvalho da Cunha, Sr da Casa de Fermil, em Veade, e de sua mulher Antónia Teixeira da Silva, no §-12º, nº XI.
Casou em Fermil com seu parente Martim Dias de Carvalho, Cap de Infantaria e Sr da Quinta de Valdesculca, em Canedo, for. ao convenmto de Belém por Pr.de 1591 e de 1613, filho de outro Martim Dias Carvalho, que serviu em África onde foi armado Cavaleiro por D.Dinis Pereira, Gov. de Ceuta, e que suc na mesma casa de Valdesculca, já referido no Cap.III-§123º nºXI e de sua mulher Senhorinha Gonçalves (sousa); neto paterno de Francisco Carvalho da Cunha, F.C.A , por C. de 1564 e de sua mulher maria Dias (Teixeira) e materno de Gonçalo Afonso de Sousa, Sr. da casa de Figueiredo, em S. Romão do Corgo(Celorico de Basto) e de sua mulher Senhorinha Pires(da Silva falec. a 20.02.1599 ib.)"

Seguem-se os filhos que, se quiser, eu digitalizo-lhe para o email.
Não identifico o Domingos de Moura que refere mas continuo a verificar.
Já tem mais novidades?
Ana

Cumps
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311194 | gabimota | 02 ago 2012 00:06 | Em resposta a: #311192

caro confrade pode ver se a casa da piedade em canedo de basto é mencionada em algum local e a quem pertencia ,obrigada .

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311195 | CAPICUA | 02 ago 2012 00:27 | Em resposta a: #311194

Cara Gabimota,
Como referi, só possuo o volume VII.
Consultando o índice deste volume não encontrei qualquer referência a essa casa.

Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311252 | jnt | 02 ago 2012 20:24 | Em resposta a: #311192

Cara Ana

Muito agradeceria se puder enviar-me a informação que dispõe. O casal Gonçalo Afonso de Sousa e Senhorinha Pires (da Silva) são meus avoengos.
Relativamente ao outro assunto, tenho mais novidades. Vou tentar fazer uma síntese das várias informações para enviar-lhe. Se bem me lembro, o Domingos de Moura não será caso único de eventual outro filho do Pe. Gonçalo Fernandes. E há outros casos que investiguei, não por interesse directo mas muito mais para verificação da consistência da informação.

Cumprimentos
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#311357 | jnt | 05 ago 2012 21:03 | Em resposta a: #311110

Caros confrades

Renovo o pedido relativamente ao que possa constar na página 339 do Vol. VI de Carvalhos de Basto relativamente ao casal Martim Dias de Carvalho e Senhorinha Gonçalves de Sousa.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#317591 | RSCFD | 21 nov 2012 01:03 | Em resposta a: #311192

Boa tarde,

Será que me podem ajudar?

Nesse volume do CB não falam dos Pinto Coutinhos?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#317599 | fravasconcelos1 | 21 nov 2012 11:50 | Em resposta a: #311357

Caro Joaquim

Sobre o assunto em causa, refere-se (Carv. Basto, vol. VI):

Pág. 335, parágrafo 123, casa de Fermil em Molares (Celorico de Basto), casa de Valdesculca em Canedo e Casa da Aldeia em Veade,

Fernão Carvalho (ou Fernão Carvalho da Cunha Coutinho)...(vários apontamentos históricos)... continua na pág. 338, casou muito antes de 1550, com Beatriz Viegas da Silva, filha de Fernão Viegas da Silva, sr. da casa da Coutada em Arnozela - Fafe, e da Torre de Atei em Celorico de Basto.
Cont. pág. 338:
Filhos
1- Lourenço Viegas da Silva, que teve o foro de seu Pai, na India, onde faleceu e onde vivia, ainda em 1587, como Regedor, seg. Reg. da Casa da India referentes a seus filhos Luis da Silva e Aires da Silva (Luciano Ribeiro, Registo da Casa da India, Lisboa, 1954, nº 1329, p. 316).
2- Lucrécia Carvalho da Cunha, ccg, no Cap.º IV, parágrafo 12, nº X=Reguengo de Salmães, em Arnoia - Celorico de Basto.
3- Francisco Carvalho, que segue em baixo.
4- Brites Carvalho, ccg, no parágrafo135=Casa Nova em Molares-Celorico de Basto.
5- Camila Carvalho, ccg no parágrafo 134=Casa da Balouta Pequena em Gagos (ib.).
6- Filipa Carvalho, ccg no parágrafo 133=Casa de Arada em Molares (ib.).
7- Cecília Carvalho, ccg no parágrafo 132=Casa de Queirões em Canedo (ib.).
8- Antónia Carvalho (da Cunha), ccg no parágrafo 124= Casa da Torre de Atães, em Veade (ib.).

Francisco Carvalho Coutinho, FCA por CBA de 1564 (Manuel Artur Norton, Carta de Brasão de Armas, VI-separata da revista Armas e Troféus, t.IV-3, 1975, p.13, nota 19) e sr. da casa de Valdesculca em Canedo-Celorico de basto, for. ao Most. de Belém (ADP-Conv. de Belém, Liv 2, fls 284v.), cc Maria Dias Teixeira e teve
Martim Dias de Carvalho, nat. da casa de Valdesculca, onde faleceu em 28-3-1634, cc Senhorinha Gonçalves de Sousa e teve
1- O Cap. Martim Dias Carvalho, ccg no Cap.ºIV, parágrafo 15=casa de Valdesculca em Canedo.
2- Gaspar Martins, ref. no obito de seu pai; smn.
3- Brás Martins cc Apolónia Alvares, de Canedo. Filho: Diogo Martins, mor. em Valdesculca, onde casou a 9-2-1600 c Maria Gonçalves, fª de João Gonçalves e de sua mr. Apolónia Gonçalves, do loc. de S. Mamede. ib.; smn.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338690 | vmo123 | 27 nov 2013 01:47 | Em resposta a: #317599

Caro confrade Vasconcelos,

o senhor também possui a obra Carvalhos de Basto? Em caso positivo, na referida obra é dito informações a respeito das origens de Maria Álvares da Fonseca, mulher com quem Rui Fernandes de Carvalho, abade de Infesta teve um filho?

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338696 | fravasco | 27 nov 2013 11:25 | Em resposta a: #338690

Caro Vinicius

De facto possuo a obra Carvalhos de Basto (10 volumes).
Acontece que não consigo localizar em famílias, casas, titulos ou lugares, os nomes que refere.
Queira dar mais elementos ou pormenores sociais, para melhor procurar.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338729 | Limão | 27 nov 2013 18:17 | Em resposta a: #338696

Caro Confrade,
Vasconcellos,

Pode-me informar por favor, se nesse livro, faz alguma referência á família "Teixeira da Mota" ( Tangerinas), oriunda da Casa de Canedo Celorico de Basto?
Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338787 | vmo123 | 28 nov 2013 23:46 | Em resposta a: #338696

Caro confrade Vasconcelos,

obrigado pela mensagem, segundo o Geneall, Rui Fernandes de Carvalho, abade de Infesta está está no volume I, página 19 ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=276603 ) com quem teve de Maria Álvares da Fonseca, o filho Fernão Carvalho da Cunha Coutinho. Procuro informações sobre Maria Álvares.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338799 | fravasco | 29 nov 2013 15:12 | Em resposta a: #338787

Caro Vinicius

Este Rui Fernandes Carvalho está referido no Volume II, página 9.

Sobre o mesmo refiro o que se consta:

"1(VIII) - Rui Fernandes Carvalho, que tomou, em Braga, Or. Men, a 3-9-1480, e de Epístola a 20.4.1492, sendo ainda vivo em 1553 e tendo, seg. D. José de Moura Coutinho, c. c. Teresa Coutinho; s.m.n." e não diz mais.

Na página 10 refere que foi fiador, em 1553, de seu sobrinho, Cristóvão Carvalho (filho de Ana Carvalho, nascido em 1527 em Telões) que com 26 anos emigrou para a India.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338803 | fravasco | 29 nov 2013 16:09 | Em resposta a: #338799

Caro Vinicius

Por lapso, reparei que fiz referência ao volume II, página 9.

Acontece que está antes no Volume III, página 9.

Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#338893 | vmo123 | 02 dez 2013 04:08 | Em resposta a: #338803

Caro confrade Vasconcelos,

novamente obrigado pelas informações, deverá então estar em outra parte da obra, já que aqui no Geneall é dito que a filiação de Fernão Carvalho da Cunha Coutinho está documentada em Carvalhos de Basto.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#339634 | saobraz | 16 dez 2013 19:21 | Em resposta a: #311194

Boa noite.
A referida casa da Piedade,pertence hoje em dia a Sofia Teixeira Coelho, minha sobrinha.
Sei, que se mantém na n/ familia desde sempre.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342068 | vmo123 | 05 fev 2014 20:33 | Em resposta a: #338803

Caro confrade Vasconcelos,

se novamente não o incomodo, pergunto-lhe, se todos os filhos aqui listados no Geneall de Briolanja Soares ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139474 ) estão também listados na obra Carvalhos de Basto?

Segundo também o Geneall, Briolanja Soares consta no volume I, página 22.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342092 | fravasco | 06 fev 2014 15:36 | Em resposta a: #342068

Caro Vinícius

Sobre descendentes de Briolanja Soares, o que consta está na página 154 e seguintes; com o titulo Casal das Quintas de Baixo, em S. Vicente do Pinheiro (Quinta da Palmeira). Assim se diz concreta e unicamente de 3 filhos:

1 - Jordão Soares, falecido a 4-2-1620, com testamento à sua mr. Guiomar de Olveira e segue cg (7 filhos).
2 - Maria Soares, falecida a 16-11-1625, com testamento ao sobrinho António de Carvalho (filho do Jordão).
3 - Inês da Mota, falecida donzela a 8-12-1593.

Ao dispor

Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342205 | vmo123 | 08 fev 2014 21:26 | Em resposta a: #342092

Caro confrade Vasconcelos,

novamente muito obrigado pela disponibilidade, atenção e pelas informações.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342469 | Limão | 15 fev 2014 00:10 | Em resposta a: #338696

Renovo o pedido.
Limão.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342476 | fravasco | 15 fev 2014 10:06 | Em resposta a: #338729

Caro confrade

Já procurei dados sobre a família Teixeira da Mota, da casa de Canedo.
Tive dificuldade em encontrar dados próprios.
A obra Carvalhos de Basto tem 10 volumes.
Agradecia mais referências para melhor procura.
Muitas das vezes só com dados de familiares próximos é que melhor se encontram elementos interessantes.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342484 | Limão | 15 fev 2014 17:03 | Em resposta a: #342476

Caro Confrade,

Cumprimentos,

Só sei, que são de Canêdo, que se chamam Teixeira da Mota, eram tios e padrinhos da minha falecida mâe: Emília Mendes Ferreira de Melo, natural de Fafe, de alcunha (Laranjus), n. a 30-10-1914, filha de José Mendes Ferreira de Melo, e de Maria Emília Nogueira, ele, Armazenista de Ferragens , em Fafe, morador em Cepães Fafe,ela natural de Docim Quinchães Fafe.
Casou em 1932, com João Lopes da Costa, natural de Cepães Fafe, filho de Custódio Lopes da Costa, natural de Mesão Frio Guimarães, e de Maria Ferreira de Melo, natural da Casa da Bouça, Pombeiro de Ribadevizela, Felgueiras, distrito do Porto.

Sei que estes "Teixeiras da Mota, residiram em Fafe, na Casa da Bela Vista, que fica na saída de Fafe para Cepães, que foi a 1º pessoa a comprar um automóvel, em Fafe, que pouco depois ele avariou, e que o colocou em cima da garagem, em exposição, onde se manteve, até pouco tempo atrás. Toda a gente comentava.

Que esse Senhor conhecido, por Senhor Mota, Tangerina, alcunha, que casou com uma irmâ do meu avô materno, chamada salvo erro, Rosa Mendes Ferreira de Melo, Laranjo, alcunha, natural de Cepães Fafe, sepultada, salvo erro em Arnoia, Celorico de Basto.
devem ter nascido no início deste séc., mais ou menos. salvo erro da Quinta do Pomar, Fermil, Celorico de Basto.

Este Senhor deixou um testamento, muito complicado, que foi publicado nos jornais da época, e muito comentado em Fafe e nas cercanias de Fafe. Deixou 2 filhos, que residiam em Fafe, um Casou com uma senhora chamada Benedita, filha do Senhor Gabriel de Meneses, (Fidalgos da Casa da Luz) em Fornelos Fafe. Penso que ainda Vivos.

Não querendo estar a expor mais dados, para não ferir a sensibilidade de ninguém.

Fico reconhecidamente grato, e apresento os meus mais respeitosos cumprimentos,

Agostinho Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342485 | Limão | 15 fev 2014 17:25 | Em resposta a: #342476

Caro Confrade,

Vasconcelos,

Ainda relacionado, com os meus Tios-Avós, sei que têm família em Cepães, (São Mamede), Fafe. O alcunha Laranjo, deve-se por a diliêgencia deles antigamente ser de cor de Laranja.

O alcunha de Tangerina, segundo informou um tio, falecido á pouco, deve-se a uma comparação de fortunas, entre uma laranja e uma tangerina. Não sei até que certo ponto será verídico.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342519 | fravasco | 16 fev 2014 10:48 | Em resposta a: #342484

Caro confrade

No volume V de Carvalhos de Basto, pág. 368-369 e referente à casa da Luz de Fornelos-Fafe; consta:

- Maria Benedicta Almada Teles de Meneses, n. a 1.7.1952, em Fornelos-Fafe, educadora de infância; filha de José Gabriel Peixoto Teles Leite de Magalhães e Meneses Sotto Mayor e Alvim de Oliveira e Vasconcelos (o Gabriel de Menezes?), nascido a 25.1.1911 e de Lourdes dos Santos Martins, nascida a 6.3.1926 (contem mais algumas referências e a ascendentes destes); casou a 21.9.1968, em Fornelos - Fafe, com
- Abílio Aurélio Mendes Teixeira da Mota, n. a 7.12.1937, em Britelo-Celorico de Basto, bancário, filho de António Teixeira da Mota, natural de Gémeos-Celorico de Basto, proprietário, e de sua mulher Júlia Mendes Ferreira, natural de Fafe; neto paterno de Rodrigo, exposto, e de sua mulher Rosa Teixeira; neto materno de Avelino Mendes Ferreira de Melo, de Fafe, comerciante, e de sua mulher Miquelina Oliveira Castro Mendes, de Fafe. Filhos:

- Gabriel Aurélio de Almada Teles e Meneses da Mota, n. a 5.8.1969, em Fafe
- Ana Teresa de Almada Teles e Meneses da Mota, n. a 15.6.1977, em Fafe.


Será que corresponde ao que tem vindo a procurar?

Queira também ver em http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=cepaes;lang=pt;p=custodio+lopes;n=costa ,sobre Custódio Lopes Costa.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342538 | fravasco | 16 fev 2014 18:11 | Em resposta a: #342519

Caro confrade

Parece que o referido António Teixeira Mota (marido de Júlia Mendes Ferreira) é um outro tio também, pelo lado da esposa, de Emília Mendes Ferreira de Melo. (Consta no Geneall).
E assim sendo é irmão do tal Sr. Tangerina.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nos Carvalhos de Basto

#342671 | Limão | 19 fev 2014 00:10 | Em resposta a: #342519

Caro Confrade,

Vasconcellos.

Muito obrigado, são estes mesmos. Júlia Mendes Ferreira de Melo, filha de Avelino Mendes Ferreira de Melo, é prima da m/ falecida Mãe, e madrinha, e não tia, como eu pensava. Avelino é irmão do meu avô materno, José Mendes Ferreira de Melo.(O Laranjo).
Ficou esclarecida esta minha confusão. Os restantes já tenho quase todos, da linha paterna.

Fico-lhe muito grato, ao dispor,

Os meus mais respeitosos cumprimentos,

Agostinho Costa.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358458 | vmo1234 | 10 jun 2015 05:05 | Em resposta a: #342092

Caro confrade Vasconcelos,

se não o incomodo, seria possível me fornecer algumas informações mais, que constam na obra Carvalhos de Basto?

Em caso positivo, seria possível me dizer qual é a ascendência do meu antepassado Gonçalo Carvalho ( http://geneall.net/pt/nome/43754/goncalo-carvalho/ ) filho de Gonçalo Gonçalves e de Guiomar Gonçalves de Carvalho (ou do Rego)?

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358461 | fravasco | 10 jun 2015 13:23 | Em resposta a: #358458

Caro amigo

De acordo com o livro CB, vol. VI, pág. 340 e 341, posso referir:

Do pai de Gonçalo de Carvalho:
Gonçalo Gonçalves (da Cunha), Sr. dos casais de Lordelo e do Tijal, na mesma freguesia de Molares, c. em Molares c. sua par. Guiomar Gonçalves Carvalho (ou do Rego), suc. na casa da Torre de Atães, onde viveu.

Do avô materno de Gonçalo Carvalho:
Gonçalo do Rego, F.C.R., Cap. de uma nau da Índia, em 1572, o qual ainda vivia em 1595, em Molares, seg. um reg. da freg.ª de Canedo (A.D.B.-Freg.ª Canedo, Liv. 1M, fls. 27v); c. na mesma freg.ª de Veade ou em Molares, c. Antónia Carvalho da Cunha, Sr.ª do casal de Ermos, em Fermil (Veade), que herdara de seus pais e que faleceu na casa da Torre de Atães.
Nota: embora Gayo o considere de Viana ( tit. Silvas, paragrafo 83) há uma matricula em 1530 de um Gonçalo do Rego, filho de Diogo Martins e de Inês Afonso, de S. Bartolomeu do Rego (Celorico de Basto) e outra, no mesmo ano, de um homónimo, filho de outro Gonçalo do Rego e de Maria Baldaia, da Sé do Porto; daí que se suponha que a informação de Gayo não seja segura.

Ver outras informações em Geneall.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358472 | vmo1234 | 11 jun 2015 00:08 | Em resposta a: #358461

Caro amigo Vasconcelos,

muito obrigado pela ajuda, e preciosas informações, seria possível me fornecer somente mais uma informação?

A Antônia Carvalho da Cunha, casada com Gonçalo do Rego, era filha de Fernão Carvalho da Cunha e de Brites Viegas da Silva?

Mais uma vez muito obrigado, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358488 | fravasco | 11 jun 2015 21:04 | Em resposta a: #358472

Caro amigo

De acordo com CB, vol. VI, pág. 335 a 340:

Antónia Carvalho da Cunha, casada com Gonçalo do Rego, era filha de
Fernão Carvalho (ou Fernão Carvalho da Cunha Coutinho) e de
Beatriz Viegas da Silva (filha de Fernão Viegas da Silva, Sr. da casa da Coutada, em Arnozela em Fafe e da Torre de Atei em Celorico de Basto);
e irmã de Lourenço Viegas da Silva, Lucrécia Carvalho da Cunha, Francisco Carvalho Coutinho, Brites Carvalho, Camila Carvalho, Filipa Carvalho e de Cecília Carvalho.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358497 | vmo1234 | 12 jun 2015 06:02 | Em resposta a: #358488

Caro amigo Vasconcelos,

novamente, muito obrigado pela ajuda e atenção, sou descendente dessas pessoas!

Fico-lhe muito grato.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358521 | Limão | 13 jun 2015 02:49 | Em resposta a: #342519

Caro Confrade
Vasconcelos.
Voltando aos "Teixeira do Mota", de Britelo, Celorico de Basto, no vol.V, de Carvalhos de Basto, pagªs, 368-369, na parte que me toca referente a Avelino Mendes Ferreira de Melo,Comerciante em Fafe, irmão de meu avô materno; José Mendes Ferreira de Melo, natural de Cepães Fafe. nos neps de Cepães, diz que é natural de Infantas Guimarâes?, casou 1º com Clementina Castro Leite, n. 11 de Maio de 1869, em Cepães Fafe, falecida a 01 de Janeiro de 1902, em Fafe, com 32 anos, filha de Manuel Castro Leite, (1833-1897), e de António Monteiro, natural de Ribeiros, Fafe.
Pelo que Miquelina de Oliveira e Castro Mendes, só poderá ser sua 2ª esposa; Informe por favor?
Fico no aguardo.
Muitos cumprimentos,
Agostinho Lopes da costa.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358523 | fravasco | 13 jun 2015 09:15 | Em resposta a: #358521

Caro amigo

No livro CB, vol. V, pág. 369, não refere José Mendes Ferreira de Melo.

Única/ sobre Abílio Aurélio Mendes Teixeira da Mota, ascendentes (até ao avô materno Avelino Mendes Ferreira de Melo), ascendentes da esposa e descendentes próximos (2 filhos).

É possível que haja referência, noutra parte destes volumes, sobre esse tal José Mendes.
Se descobrir algo dir-lhe-ei.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358714 | ftorres | 20 jun 2015 08:12 | Em resposta a: #358488

Prezado confrade Vasconcelos,

pesquisando esses nomes na internet, descobri esse tópico, também sou descendente de Gonçalo do Rego e Antónia Carvalho da Cunha, seria possível me informar, na referida obra, quais eram os filhos e respectivos conjuges de cada filho desse casal?

Cumprimentos, Fernando.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358721 | fravasco | 20 jun 2015 16:01 | Em resposta a: #358714

Caro amigo

Na obra CB, vol. VI, pág. 340 e seguintes, constam

Como filhos, de Gonçalo do Rego e de Antónia Carvalho da Cunha:
1 - Gonçalo Carvalho, fal. solt. a 22.8.1644, na casa de Atães em Veade, tendo tido filha
2 - Guiomar Gonçalves Carvalho (ou do Rego), suc. na casa da Torre em Atães, onde viveu; c. em Molares c. seu par. Gonçalo Gonçalves da Cunha, sr. dos casais de Lordelo e do Tijal em Molares; c.g.(pág. 341)
3 - Catarina Gonçalves do Rego, c- em Veade c. Pedro Clemente, c.g. (pág. 340)
4 - Maria do Rego, c. em Molares c. João Gonçalves, do casal de Fonte Coberta, ib., onde fal. a 30.1.1647; c.g. (pág. 437)
5 - Ana do Rego, fal. 9.5.1650 no casal das Vinhas em Molares, c. em Molares a 25.4.1597 c. Gaspar Pires (Monteiro), fº de Brás Pires e de sua mr. Domingas Gonçalves, de Veade (ib.); cg (pág. 435)
6 - Jerónima do Rego, srª do casal da Vinha em Molares, c. a 20.2.1606 em Molares c. Gaspar João, fº de Gonçalo Gonçalves, do Couto de Molares, e de Catarina Gonçalves, soltª; cg (pág. 393)

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358724 | Limão | 20 jun 2015 17:57 | Em resposta a: #358523

Caro Confrade,
Vasconcellos,

Referia-me á 1º esposa de Avelino Mendes Ferreira de Melo, como sendo: Clementina Castro Leite, natural de Cepães, Fafe, a que mencionou deve ser a 2ª esposa.?
Cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358725 | Limão | 20 jun 2015 18:29 | Em resposta a: #358523

Caro Confrade,
Vasconcelos,

No que toca a meu avô materno; José Mendes Ferreira de Melo, n. 1873, em Cepães , Comerciante em Fafe, irmão de Avelino Mendes Ferreira de Melo. Tenho a linhagem completa: link;

http://www.geneall.net/P/per page.php?id=245383

Esta família, entronca nos Barros de Regalados, por Duarte Soares de Albergaria, Cavaleiro Fidalgo, Senhor da Casa da Carvalheda, Armil, Fafe, casado com Catarina Coelho de Barros, filha de Cristóvão de Sampaio, Escrivão do Concelho de Montelongo, (actual Fafe), Vêr Governadores de Montelongo., e de sua esposa; Dona Ana de Barros, fllha de Manuel de Barros de Freitas, Cavaleiro Fidalgo e nobre da Vila de Guimarães, e de sua mulher Dona Cecília Coelho, dos Senhores de Felgueiras.

Pelos Barros de Regalados, antigo concelho de Vila Verde, bastardos de D. Diogo Lopes, Senhor da Biscaia, ( livro: A Dama Pé do Cabra), irmão da Rainha consorte de Portugal; Dona Mécia Lopes, casada com o Rei D. Sancho II, de Portugal, (O Capelo).

Cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#358727 | ftorres | 20 jun 2015 22:00 | Em resposta a: #358721

Caro amigo Vasconcelos,

muito obrigado pelas informações, foi de grande ajuda!

Cumprimentos, Fernando.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#359022 | natrix | 30 jun 2015 23:57 | Em resposta a: #358727

Caros Senhores,

Pretendia ajuda nos "Carvalhos de Basto" relativamente a um Pedro Carvalho e a uma Helena Teixeira que viviam no Lugar do Requeixo, em Vilar de Bouro, Celorico de Basto.

Terão casado no final do século XVI e tiveram uma filha, no dito lugar, chamada Maria Carvalho da Cunha, casada com Amador Gonçalves Garcia, de Borba da Montanha, que segundo umas inquirições de genere era "homem nobre dos principais do concelho"

Portanto, nas respetivas famílias (do Pedro e da Helena), ao apelido Carvalho ou Teixeira, ou a ambos, acresceria Cunha.

Considerando os apelidos em questão - Carvalho, Cunha, Teixeira - o lugar da freguesia e a condição social da filha e do genro, parece tratar-se da família dos Senhores da Casa do Requeixo, que estão indicados no Geneall - com referência ao Nobiliário de FG e à obra Carvalhos de Basto - e onde não aparece qualquer Helena Teixeira (da Cunha ?) casada com um Pedro Carvalho (da Cunha ?).

Existirá alguma referência nos "Carvalhos de Basto" a este casal ?

Antecipadamente grato,

apresento os meus cumprimentos.

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#359131 | natrix | 04 jul 2015 15:46 | Em resposta a: #359022

Caros Senhores,

Renovo o pedido, retificando que o genro do casal, cuja origem gostaria de conhecer, Amador Gonçalves Garcia era de Seidões (e não de Borba da Montanha) e casou com dita Maria Carvalho da Cunha em 1626.

Desde já o meu agradecimento.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#364038 | César Fernandes | 04 dez 2015 10:46 | Em resposta a: #311110

Há dados nos volumes dos Carvalhos de Basto, relativos a Caçarilhe??

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#372447 | RitaV | 25 jul 2016 11:46 | Em resposta a: #338696

Caro(s) Confrade(s)
Bom dia
Vou amanhã à BN consultar a obra " Carvalhos de Basto". tenho conhecimento que são vários volumes. Venho deste modo e se não vir inconveniente averiguar se é possível aconselhar-me sobre qual ou quais os volumes que devo solicitar onde possa pesquisar Carvalhos, Lamego séc. XIV-XV-XVI + ou -

Desde já agradeço a sua disponibilidade.
Obrigada

Rita de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#373546 | Diamantino Cunha | 31 ago 2016 18:23 | Em resposta a: #317599

Soveral dá o Fernão Carvalho (ou Fernão Carvalho da Cunha Coutinho) como bisneto de Rodrigo Álvares de Carvalho e Branca Diniz. E eu pergunto como pode ser o mesmo e os seus descendentes Coutinhos?

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#373550 | vmo1234 | 31 ago 2016 20:57 | Em resposta a: #373546

Prezado Diamantino, tudo bem?

Aqui é o Vinícius, com relação a essa questão eu estou realmente por fora, mas eu creio que o Coutinho dos descendentes de Fernão, deve vir da mãe deste, Maria Álvares da Fonseca, pois como sabe, os Fonseca sempre estiveram atrelados aos Coutinho, me corrija se estiver errado.

Abraços, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#375656 | Canuta | 26 nov 2016 21:56 | Em resposta a: #358721

Caro Vasconcelos

Ao percorrer este tópico deparei-me com um nome que me despertou a atenção; refiro-me a Brás Pires (que pelo que percebi aparece referenciado no vol VI dos CB, pág 435). Na verdade tenho interesse numa pessoa com o mesmo nome (não sei se será a mesma...). As informações que sei dessa pessoa que eu pesquiso é de que foi casado (desconheço o nome da mulher) e que teve uma filha de nome Francisca Brás (esta casou em 15/05/1602 na freguesia de Freixieiro - Celorico de Basto).

Por acaso não há mais referencias a esta pessoa e à sua restante descendência, para que eu me possa certificar se é ou não a mesma pessoa?

Muito lhe agradeço qualquer informação.

Grata pela atenção.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#375674 | OAOJ | 27 nov 2016 19:22 | Em resposta a: #375656

Caro(a) Canuta
Na referida pag.435 do Vol. VI dos CB, apenas refere que Gaspar Pires (Monteiro) era filho de Brás Pires e de sua mulher Domingas Gonçalves, de Veade.
Nesta freguesia de Veade, do Concelho de Celorico de Basto, poderá pesquisar. Não refere outros filhos deste último casal.
No entanto, quando refere o filho Gaspar, remete uma nota para Felgueiras Gayo, "título dos Silvas" § 83. Aqui, fica mais confuso, porque indica que Gaspar Pires da Silva Monteiro, era filho de Manuel Pires(e não Brás).
Segundo Gayo, Manuel Pires, senhor da Casa da Capela, em Veade, teve outro filho chamado Brás Pires(§ 66).
Este Brás Pires da Siva(§ 82), ficou senhor da Casa da Boavista e casou na freguesia de Molares, no lugar da Vinha, com Domingas Gonçalves e tiveram 2 filhos:
-António Pires Monteiro
-Catarina Brás, que casou em 1602, por escritura, a 17 de Janeiro, com Salvador de Carvalho da Cunha.

Nota1: não há referência a outros filhos.
Nota 2: são habituais estas confusões entre Gayo e os Carvalhos de Basto, mas pesquisando em Veade e Molares, poderá eventualmente encontrar mais informações

Boa sorte

João Afonso

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#375679 | Canuta | 27 nov 2016 20:43 | Em resposta a: #375674

Caro João Afonso

Muito lhe agradeço estas novas informações. Se bem que não me tenham feito dissipar as dúvidas que eu tinha, forneceram-me novas pistas que irei agora tentar averiguar... Vamos lá ver se serei bem sucedida...

Mais uma vez obrigada!

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#377853 | natrix | 17 fev 2017 22:16 | Em resposta a: #311110

Caros Senhores,

Renovação de pedido:

Pretendia ajuda nos "Carvalhos de Basto" relativamente a um Pedro Carvalho e a uma Helena Teixeira que viviam no Lugar do Requeixo, em Vilar de Bouro, Celorico de Basto.

Terão casado no final do século XVI e tiveram uma filha, no dito lugar, chamada Maria Carvalho da Cunha, casada em 1626 com Amador Gonçalves Garcia, de Seidões, que segundo uma inquirição de genere era "homem nobre dos principais do concelho"

Portanto, nas respetivas famílias (do Pedro e da Helena), ao apelido Carvalho ou Teixeira, ou a ambos, acresceria Cunha.

Considerando os apelidos em questão - Carvalho, Cunha, Teixeira - o lugar da freguesia e a condição social da filha e do genro, parece tratar-se da família dos alegados Senhores da Casa do Requeixo, que estão indicados no Geneall - com referência ao Nobiliário de FG e à obra Carvalhos de Basto - e onde não aparece qualquer Helena Teixeira (da Cunha ?) casada com um Pedro Carvalho (da Cunha ?).

Existirá alguma referência nos "Carvalhos de Basto" a este casal ?

Desde já o meu agradecimento.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#382392 | vmo1234 | 02 jul 2017 05:41 | Em resposta a: #358721

Caro amigo Vasconcelos,

não sei se chegou a ver, mas lhe enviei uma mensagem pelo Facebook, pedindo uma noja ajuda nos Carvalhos de Basto, claro, se não for incômodo.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#382416 | fravasco | 02 jul 2017 22:08 | Em resposta a: #382392

Caro amigo

Creio que falhou a recepção da dita mensagem, pois procurei e não achei.
Pode ter sido enviada para uma outra pessoa.

Francisco José Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#382420 | vmo1234 | 03 jul 2017 02:50 | Em resposta a: #382416

Caro amigo Francisco,

perdoe-me, fiz confusão, deu a coincidência que uma outra pessoa que me ajuda com essa obra, também tem o apelido Vasconcelos, aí pensei que poderia ser o senhor aqui no Geneall.

Seria possível me ajudar com relação a essas pessoas? Claro, se não for incômodo:

Seria possível me enviar o que é dito sobre a descendência de Gonçalo Carvalho, do Casal das Eiras, no volume VI, pág. 366?

Sei que Gonçalo teve uma filha chamada Teodósia Álvares da Cunha, é dito algo sobre sua descendência também?

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#382474 | fravasco | 03 jul 2017 22:23 | Em resposta a: #382420

Ok

Filhos (8):

- Catarina Carvalho (Pinto), c a 24.11.1718 em Molares c Francisco Teixeira (vº de Feliciana Carvalho, de Igreja em Ourilhe); cg.
- Francisco Carvalho Pinto, sr. da casa das Eiras, onde faleceu a 24.4.1775, tendo c a 18.1.1750 c Sebastiana Teixeira Álvares, cunhada do irmão António Carvalho Pinto, e filha de Gervásio Teixeira Álvares; sg.
- Teodósia Álvares da Cunha, b. a 21.1.1697 em Molares, onde c a 8.6.1726 c António da Cunha, do Paço em Santa Eulália de Fafe, fº de Pedro de Freitas e de Catarina da Cunha , do mesmo loc.; cg
- António Carvalho Pinto, n. a 22.8.1700 em Nogueira, Molares e fal. em 31.8.1759 na casa da Portela em Veade, c cg (nota: segue no livro, extensiva/)
- Maria Pinto da Cunha, c a 12.12.1728, ib, c Manuel da Rocha Castro, de S. Pedro em Sta Cristina de Arões em Fafe, fº de António Francisco e de Maria da Rocha, da mesma freguesia; cg
- Mónica Pinto, b. a 7.5.1703, ib, onde fal. a 9.10.1748; sg
- P. André Pinto Carvalho, b. a 30.7.1706, ib., onde fal. a 30.11.1746, na casa das Eiras, com doação a seu irmão Francisco, tendo sido capelão da casa.
- Damião (no b. Dâmaso) Carvalho, b. a 11.12.1709, ib., onde fal. a 19.7.1734, na casa das eIras. c c Natália da Cunha, fal. a 20.12.1752, ib.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#382481 | vmo1234 | 04 jul 2017 00:07 | Em resposta a: #382474

Prezado Sr. Vasconcelos,

mais uma vez muito obrigado pela grande ajuda, e pelas informações!

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#386050 | diogotoms | 31 out 2017 00:17 | Em resposta a: #311110

Boa noite,

Preciso da preciosa ajuda de alguém que tenha a obra Carvalhos de Basto.
No volume II, página 19, que informação consta de Jaime Gomes da Costa e Lucinda Barbosa de Meireles?

Muito obrigado,

Diogo Tomás Pereira

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#386062 | fravasco | 31 out 2017 12:02 | Em resposta a: #386050

Caro Diogo

No dito volume II, página 19, consta sobre

Jaime Gomes da Costa, de V. N. Famalicão e de sua mulher Maria Salomé Barreiros;
pais de Adelaide Salomé da Costa - que casou com João de Sá Saldanha (filho de José de Sá e de Leocádia Carneiro Saldanha);
e neta, deste último casamento, de nome Maria Helena Salomé da Costa Saldanha, nascida em Campanhã a 9.1.1927(mais segue com casamento, ascendentes do marido e filhos descendentes).

De Lucinda Barbosa Mendes nada consta.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#386164 | diogotoms | 03 nov 2017 12:55 | Em resposta a: #386062

Caro Vasconcelos,

Muito obrigado pela resposta.

Consta alguma informação sobre a ascendência de Jaime Gomes da Costa?

Obrigado,

Diogo

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#386244 | fravasco | 05 nov 2017 18:32 | Em resposta a: #386164

Amigo Diogo

Infelizmente nada consta sobre ascendentes de Jaime Gomes da Costa.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#387250 | Conde | 07 dez 2017 22:57 | Em resposta a: #311110

Domingos da Cunha de Carvalho casou com dispensa de 2º e 3º graus a 0470371709 em Canedo de Basto com Natalia Teixeira. Ele era filho de João Carvalho e de sua primeira mulher Senhorinha Pinto e ela filha de Belchior Teixeira e de maria Carvalho sua mulher. Este Domingos da Cunha de Carvalho foi testemunha no casamento de Domingos Carvalho a 10/02/1706 com Joana Francisca, ele filho de João Carvalho e sua Mulher Catarina ?Gonçalves? Carvalho? casados em Canedo Basto a 15/02/1668, e ela filha de José Francisco e sm, Catarina Jácome. Catarina Gonçalves(?) era filha de Gaspar Pinto e de sua mulher Catarina Gonçalves. João Carvalho seria filho de Bartolomeu Carvalho e de sua mulher.
Algum confrade sabe onde isto encaixa?

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#392210 | heinrich | 16 mai 2018 15:20 | Em resposta a: #311110

Boa tarde!

A 20 de Julho 1640, em Fornos, Marco de Canaveses, é baptizado Pedro, filho de Catarina, filha de Maria da Fonseca, tendo dado como pai Pedro Ribeiro Giraldes, de Canaveses.

Haverá algum Confrade com informação sobre este Pedro?

Obrigado,
AC

Resposta

Link directo:

Ajuda nos Carvalhos de Basto

#439216 | Igorfl | 11 fev 2022 14:54 | Em resposta a: #317599

Caro Vasconcelos,
Constaria porventura os pais de Fernão de Carvalho da Cunha Coutinho?
Melhores cumprimentos,
Igor

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen