Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#313215 | badim | 06 set 2012 11:58

Caros Confrades

Preciso de uma ajuda, sobre os dados que constam no processo N° 30341 de Francisco Luis Afonso Loureiro, nascido em Monção, freguesia de S° João de Sá, filho de Francisco Afonso Loureiro e Maria Rosa Alvares.

Agradeço a vossa ajuda

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#313385 | badim | 10 set 2012 11:27 | Em resposta a: #313215

Renovo o Pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#313514 | badim | 12 set 2012 13:27 | Em resposta a: #313215

Renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#313583 | badim | 13 set 2012 17:30 | Em resposta a: #313215

Renovo Pedido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#313792 | badim | 17 set 2012 14:05 | Em resposta a: #313215

Caros Confrades

Renovo o meu pedido de ajuda para o processo n°30341.

Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314203 | badim | 24 set 2012 21:09 | Em resposta a: #313215

Renovo o pedido de ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314212 | filipeclix | 24 set 2012 23:45 | Em resposta a: #314203

Francisco Luis Afonso
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
30341 1345 1804-06-04

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
SA,SAO JOAO MONCAO VIANA CASTELO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Francisco Afonso Loureiro Maria Rosa Alvares

Outras observações relevantes
Bernardo Jose Afonso Loureiro,Irmao. Proc.32023. Goncalo Joaquim Afonso,Irmao. Proc.27805. Francisco Luis Fernandes,Sobrinho Materno. Proc.30739. Jose Narciso Alves Magalhaes,Sobrinho Materno.Proc.26544.

Registos relacionados por relação de parentesco

Nome do parente Parentesco Processo
Bernardo Jose Afonso Loureiro (+) Irmao 32023
Francisco Luis Fernandes (+) Tio Materno 30739
Goncalo Joaquim Afonso (+) Irmao 27805
Jose Narciso Alves Magalhaes (+) Tio Materno 26544

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314243 | badim | 25 set 2012 14:32 | Em resposta a: #314212

Caro Filipe

Obrigado, por tentar-me ajudar, esses dados ja os tinha encontrado em online, mas preciso conhecer o nome dos avós e bisavós, para ver se estes Loureiros, tem ligação aos Loureiro e Nápoles, que eram de Viseu e um deles veio casar em Monção nos anos 1700.

Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314257 | filipeclix | 25 set 2012 17:16 | Em resposta a: #314243

calculei que sim mas tentei,

Realmente também não posso ajudar mais do que isto, tenta ligar para lá e pedir que eles te vejam essas informações.


Cumps,
Filipe Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314349 | antjmendes | 27 set 2012 16:01 | Em resposta a: #314257

Prezado confrade Vitor Gomes:

Eis o que pude coligir da Inquirição de Genere de Francisco Luís Afonso Loureiro Processo 30341 Data 1804-06-04

Naturalidade: nascido a 09/10/1786, freg.ª de S. João Baptista de Sá, termo de Valadares, comarca de Valença; baptizado a 11/10/1786, na mesma freg.ª (livro de assentos, folha 48vº)

Filiação: Francisco Afonso Loureiro e Maria Roza, moradores na freg.ª de S. Eulália, temo de Valadares, casados a 05/10/1783 na freg.ª de S. João de Sá (na certidão de casamento, o nubente está, apenas, como Francisco Afonso)

Avós paternos: Manoel Afonso Loureiro e Luiza Fernandes, lavradores, casados a 30/06/1752 na freg.ª de Riba de Mouro

Avós maternos: Manoel Alves (ou Álvares) Coelho e Maria Gomes, lavradores, casados a 10/08/1767 na freg.ª de S. João de Sá

Manoel Afonso Loureiro: filho de Manoel Afonso e Manuela Fernandes, solteira, da freg.ª de Riba de Mouro; Avós paternos: Manoel Afonso e Josefa Vaz; Avós maternos: João Marques e Joanna Fernandes
Luiza Fernandes: filha de Domingos Fernandes e Antónia Afonso; Avós paternos: João Fernandes e Maria Rodrigues, da freg.ª de Tangil; Avós maternos: Manoel Afonso e Maria Gonçalves, da freg.ª de Gave
Manoel Aves Coelho: filho de Manoel Alves e Maria Coelha, da freg.ª de S. João de Sá
Maria Gomes: filha de Sebastião Gomes (de Puga) e Maria da Rocha, da freg.ª de S. João de Sá.

Melhores cumprimentos,

António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314392 | Vgomes | 28 set 2012 18:21 | Em resposta a: #314349

Caro Antonio Mendes

Muito obrigado pela sua ajuda e todos estes dados que me enviou.

Só hoje lhe estou a responder, porque o computador ficou sem funções, com o vírus da policia, agora ja limpei tudo!.

Com os melhores cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#314394 | antjmendes | 28 set 2012 18:49 | Em resposta a: #314392

Caro confrade Victor Gomes

Não tem que agradecer, porque estes assuntos me agradam bastante. Sempre ao seu dispor.

Melhores cumprimentos

António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327732 | roz | 20 abr 2013 15:44 | Em resposta a: #314394

Caro Antonio Jose Mendes

Muito lhe agradecia se me pudesse conseguir informacao sobre o P.e Pedro Rodrigues, de Tourem, Montalegre, provavelmente filho de outro Pedro Rodrigues e Antonia Goncalves, mas nao garanto. Pelo menos em 1796 ja tinha ido para o Brasil como padre mas nao sei quando se ordenou.
Desculpe incomodar mas vivo no estrangeiro e as inquiricoes nao estao acessiveis on-line.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327753 | antjmendes | 20 abr 2013 23:21 | Em resposta a: #327732

Prezada confreira Rosário
As informações que indica parecem demasiado insuficientes. Vou, no entanto, tentar investigar no Arquivo Distrital de Braga. Qualquer que seja o resultado, prometo responder-lhe na próxima semana.
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327755 | roz | 21 abr 2013 00:08 | Em resposta a: #327753

Caro Antonio Jose Mendes

Infelizmente nao tenho mais dados fora ter falecido tambem no Brasil por volta de 1840. Deve ter ido relativamente novo.
Muito obrigada pela sua amabilidade.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327887 | antjmendes | 23 abr 2013 18:48 | Em resposta a: #327755

Prezada confreira Rosário:
Infelizmente, não obtive nenhuns resultados que me pareçam corresponder ao seu pedido.
Para lhe dar uma primeira resposta breve, apenas investiguei os "Pedro Rodrigues" com Inquirição de Genere (IG). Será que esse padre tinha mais nomes?
Por um lado, não existe IG para Pedro Rodrigues de Tourém, Montalegre, embora se possa inferir que, ou o processo está desaparecido, ou que essa IG foi feita noutro bispado (Miranda, Bragança, Porto, etc.). De Tourém apenas há 4 IG, com nomes bastante diferentes do indicado.
Entretanto, há 13 IG de Pedro Rodrigues. Dada a data de chegada ao Brasil, creio ser de eliminar as 12 IG feitas entre 1692 e 1732, porque seriam demasiado antigas, restando apenas a última, de 1780. Numa próxima mensagem enviar-lhe-ei os dados que pude recolher.
Melhores cumprimentos
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327888 | antjmendes | 23 abr 2013 19:16 | Em resposta a: #327887

Prezada confreira Rosário:
Em complemento à mensagem anterior, junto seguem os dados recolhidos:
INQUIRIÇÃO DE GENERE
Nome: Pedro Rodrigues
Número do processo: 10623
Pasta: 465
Data de realização 25-08-1780
Freguesia: Alvações do Corgo
Concelho: Sta. Marta de Penaguião
Distrito: Vila Real
Naturalidade: nascido aos 25-01-1773, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, filho de Luiza, solteira
Baptismo: baptizado aos 31-01-1763, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião
Filiação: Manuel Rodrigues, natural de Alvações do Corgo, Sta. Marta de Penaguião,casou em 22-09-1768, Sta. Maria de Videferre, Orense, Galiza, com Luisa Pinto, natural de S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião
Avós paternos: José Rodrigues e Guiomar Rodrigues (prima direita do P.e José Gonçalves Roque, com IG)
Avós maternos: António Pinto, ferrador (irmão do P.e Manoel Pinto, com IG), filho de Jerónimo Pereira e Anna Pinta, de Sto. António de Alvações do Corgo, Sta. Marta de Penaguião, casou em 09-11-1729, S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião, com Anna Pereira do Espírito Santo, filha de Manoel Pereira e Anna Fernandes, de S. João de Lobrigos, Sta. Marta de Penaguião
Observações: à data do nascimento, a mãe era solteira, tendo casado com o pai do inquirido, apenas, em 1768.
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327894 | luizsillos | 23 abr 2013 20:16 | Em resposta a: #327888

Prezado Senhor António José Mendes.

Vivo no Brasil, e, se eventualmente o senhor estiver no ADB e puder consultar o processo de inquirição de génere abaixo, fico-lhe muito agradecido.

Bartolomeu Faria Andrade
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
31090 1374 1738-12-22

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
POMBEIRO RIBAVIZELA,SANTA MARIA FELGUEIRAS PORTO

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Manuel Fonseca Azevedo Geralda Faria Andrade

Tenho interesse apenas na ascendência da avó materna do inquerido, que se chamava Serafina Ribeiro. Ela é minha ascendente, tendo diversos filhos naturais, inclusive, a mãe do inquerido.

Melhores cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327898 | roz | 23 abr 2013 21:11 | Em resposta a: #327888

Caro Antonio Jose Mendes

Agradeco imensamente todo o trabalho que teve, so 'e pena que nao seja a pessoa que procurava. A IG dele devera' entao estar noutro sitio, mas como Braga fica mais perto de Tourem pensei que devia ser la'. Este 'e definitivamente de Tourem so' que os paroquiais para essas datas arderam num incendio ha muitos anos e pensei que pela IG conseguia contornar o problema.

O meu sincero obrigada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327900 | antjmendes | 23 abr 2013 21:40 | Em resposta a: #327898

Cara Rosário,
Como pode ver, estou disponível para pesquisar no ADBraga. Como referi antes, o nome que forneceu pode ser mais "comprido" e apenas um ou mais dos ascendentes é que pode(m) ser da freguesia de Tourém. Por isso, e sempre que o tempo me permitir, vou tentar investigar os inquiridos que tenham no nome as palavras "Pedro" e "Rodrigues". Não prometo qualquer resultado positivo, mas, se houver algum, informá-la-ei.
Melhores cumprimentos, e sempre ao dispôr.
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327905 | antjmendes | 23 abr 2013 22:07 | Em resposta a: #327894

Prezado confrade:
Não lhe prometo pesquisar nos próximos dias, pois temos um feriado - 25 de Abril - e um fim-de-semana. Na próxima semana, dir-lhe-ei o que pude apurar.
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327912 | roz | 23 abr 2013 22:33 | Em resposta a: #327900

Caro Antonio Jose Mendes
'E muito simpatico da sua parte em querer ajudar-me! A menos que tambem usasse o Goncalves da mae, nao tem mais nomes. As duas irmas que "conheco" tambem so usam Rodrigues. Ele 'e irmao de uma tetravo minha mas os pais que lhe dei foram retirados da internet por isso queria confirmar. Se escrever em google "padre Pedro Rodrigues Tourem" encontrara' uns artigos brasileiros sobre ele. O nome Tourem foi adicionado la' por motivo obvio e por isso nao estara' na IG.
Foi-me dito que fora as IG existe no arquivo de Braga uma "fundo" de Patrimonios. Nao sei se conhece. Tem informacoes sobre as doacoes feitas a padres para se ordenarem. Nao tem grande informacao genealogica mas 'as vezes se eram os pais que financiavam, tinha os seus nomes. Contudo creio que 'e um sistema anterior 'as IG e portanto nao deve servir aqui.

Segundo me disse ha IG no Porto, nao? Sabe se se pode ver on-line? Eu pesquiso todos os arquivos mas nao sei porque nao me entendo com o do Porto :((

Mais uma vez o meu obrigada.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#327913 | antjmendes | 23 abr 2013 22:38 | Em resposta a: #327912

Cara Rosário:
Agradeço-lhe a sugestão (que já me tinha sido indicada por um amigo), e vou pesquisar no Património. Depois dir-lhe-ei se consegui obter algo. Quanto ao arquivo no Porto, também vou tentar informar-me se é possíval consultá-lo através de intenet. Na próxima semana entrarei, de novo, em contacto.
Melhores cumprimentos
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328298 | antjmendes | 30 abr 2013 19:51 | Em resposta a: #327913

Prezada confreira Rosário:
Na consulta ao Património, não consegui encontrar nenhuma referência ao Pedro Rodrigues de que solicitou informações. Terá que investigar noutros arquivos, como o do Porto, de que lhe envio o endereço: http://pesquisa.adporto.pt/results?t=Inquiri%C3%A7%C3%B5es+de+genere
Quanto à IG de Bartolomeu de Faria e Andrade, as informações obtidas, que apresento abaixo, foram complementadas com a pesquisa dos Livros de Registo Paroquiais das diferentes freguesias indicadas, pelo que estão mais completas. No entanto, a ascendência só a consegui realizar ate aos respectivos pais, por falta de tempo. Indico-lhe, entretanto, um endereço onde poderá encontrar o acesso a inúmeras freguesias de Portugal: http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm.
Aqui vai o que pude coligir:
INQUIRIÇÃO DE GENERE (IG)
Nome: Bartolomeu de Faria e Andrade
Número do processo: 31090; Pasta: 1374; Data de realização: 12/12/1738
Freguesia: Pombeiro de Riba Vizela, Sta. Maria; Concelho: Felgueiras; Distrito: Porto
Data de nascimento: 14/09/1716, Sta. Maria de Pombeiro
Data de baptismo: 20/09/1716, Sta. Maria de Pombeiro; padrinho: Bartolomeu de Faria de Andrade, avô materno; não tem madrinha.
Filiação: Filho legítimo de Manuel da Fonseca de Azevedo, boticário (padre, depois de enviuvar, tem IG n.º 16390, Pasta 706, 27/03/1732), baptizado aos 02/03/1690 em S. Paio de Parada, e casado aos 04/11/1715, Sta. Maria de Pombeiro, com Geralda de Faria e Andrade, que tinha falecido aos 03/01/1731, Sta. Maria de Pombeiro.
Avós paternos: Bento de Afonseca, solteiro, e Ângela Gomes, solteira, ambos da freguesia de S. Paio de Parada, Couto de Tibães, Braga.
Avós maternos: Bartholomeu de Faria e Andrade, solteiro, natural da freguesia de S. Pedro de Torrados, e Serafina Ribeira, solteira, por alcunha “a Rapoza”, natural da freguesia de S. Veríssimo de Lagares, concelho de Felgueiras.
Bisavós paternos: Bento de Afonseca era filho de João da Fonseca Brito, solteiro, “que vivia de negócio”, e de Maria de Afonseca, de alcunha “a Marioa”, solteira, “que vivia da agência de suas mãos”, ambos de Sta. Maria de Pombeiro de Riba Vizela, Felgueiras; Ângela Gomes era filha de Manoel Afonso, lavrador, natural de Sta. Maria de Panoias, Braga, e de sua mulher Maria Gomes, natural de S. Paio de Parada, Couto de Tibães e moradores em S. Paio de Parada, Couto de Tibães.
Bisavós maternos: Bartholomeu de Faria e Andrade era filho de Bartholomeu de Faria e D. Serafina, da freguesia de S. Pedro de Torrados, concelho de Felgueiras, onde foi baptizado aos 09/10/1672, e Serafina Ribeira era filha de Bento Lopes e Maria Ribeira, natural da freguesia de S. Veríssimo de Lagares, concelho de Felgueiras, onde foi baptizada aos 13/09/1674.
Outros dados relevantes: Na mesma IG, irmãos: Francisco de Faria Machado, n. 14/02/1719 e Manuel da Fonseca de Azevedo Machado, n. 21/01/1720.
É tudo, acompanhado dos
Melhores cumprimentos
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328305 | roz | 30 abr 2013 21:41 | Em resposta a: #328298

Caro Antonio Jose Mendes

Muito aprecio e agradeco a sua ajuda. Irei procurar no Arquivo do Porto e ate' ja me sugeriram que talvez tivesse sido ordenado em Ourense porque naquela epoca Tourem pertencia a Ourense.

Quanto 'a IG de Bartolomeu de Faria Andrade nao fui eu que pedi. Deve ter sido outra participante.

Uma vez mais o meu muito obrigada e cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328330 | antjmendes | 01 mai 2013 09:38 | Em resposta a: #328305

É verdade, foi confusão minha. As informações recolhidas na IG de Bartolomeu de Faria de Andrade são para o confrade Luiz Gustavo de Sillos, a quem vou endereçar esses elementos.
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328331 | antjmendes | 01 mai 2013 10:40 | Em resposta a: #327894

Prezado confrade Luiz Gustavo de Sillos:
Quanto à IG de Bartolomeu de Faria e Andrade, as informações obtidas, que apresento abaixo, foram complementadas com a pesquisa dos Livros de Registo Paroquiais das diferentes freguesias indicadas, pelo que estão mais completas. No entanto, a ascendência de Serafina Ribeira só a consegui realizar ate aos respectivos pais, por falta de tempo. Indico-lhe, entretanto, um endereço onde poderá encontrar o acesso a inúmeras freguesias de Portugal: http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm.
Aqui vai o que pude coligir:
INQUIRIÇÃO DE GENERE (IG)
Nome: Bartolomeu de Faria e Andrade
Número do processo: 31090; Pasta: 1374; Data de realização: 12/12/1738
Freguesia: Pombeiro de Riba Vizela, Sta. Maria; Concelho: Felgueiras; Distrito: Porto
Data de nascimento: 14/09/1716, Sta. Maria de Pombeiro
Data de baptismo: 20/09/1716, Sta. Maria de Pombeiro; padrinho: Bartolomeu de Faria de Andrade, avô materno; não tem madrinha.
Filiação: Filho legítimo de Manuel da Fonseca de Azevedo, boticário (padre, depois de enviuvar, tem IG n.º 16390, Pasta 706, 27/03/1732), baptizado aos 02/03/1690 em S. Paio de Parada, e casado aos 04/11/1715, Sta. Maria de Pombeiro, com Geralda de Faria e Andrade, que tinha falecido aos 03/01/1731, Sta. Maria de Pombeiro.
Avós paternos: Bento de Afonseca, solteiro, e Ângela Gomes, solteira, ambos da freguesia de S. Paio de Parada, Couto de Tibães, Braga.
Avós maternos: Bartholomeu de Faria e Andrade, solteiro, natural da freguesia de S. Pedro de Torrados, e Serafina Ribeira, solteira, por alcunha “a Rapoza”, natural da freguesia de S. Veríssimo de Lagares, concelho de Felgueiras.
Bisavós paternos: Bento de Afonseca era filho de João da Fonseca Brito, solteiro, “que vivia de negócio”, e de Maria de Afonseca, de alcunha “a Marioa”, solteira, “que vivia da agência de suas mãos”, ambos de Sta. Maria de Pombeiro de Riba Vizela, Felgueiras; Ângela Gomes era filha de Manoel Afonso, lavrador, natural de Sta. Maria de Panoias, Braga, e de sua mulher Maria Gomes, natural de S. Paio de Parada, Couto de Tibães e moradores em S. Paio de Parada, Couto de Tibães.
Bisavós maternos: Bartholomeu de Faria e Andrade era filho de Bartholomeu de Faria e D. Serafina, da freguesia de S. Pedro de Torrados, concelho de Felgueiras, onde foi baptizado aos 09/10/1672, e Serafina Ribeira era filha de Bento Lopes e Maria Ribeira, natural da freguesia de S. Veríssimo de Lagares, concelho de Felgueiras, onde foi baptizada aos 13/09/1674.
Outros dados relevantes: Na mesma IG, irmãos: Francisco de Faria Machado, n. 14/02/1719 e Manuel da Fonseca de Azevedo Machado, n. 21/01/1720.
É tudo, acompanhado dos
Melhores cumprimentos
António José Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328689 | luizsillos | 06 mai 2013 20:41 | Em resposta a: #328331

Caro António.

Muitíssimo obrigado pelas informações referentes à esta inquirição de Génere. De fato, tinha interesse apenas na ascendência de Serafina Ribeiro, a "Raposa". Confesso que tenho como pais dela, outro casal: Francisco Ribeiro e Águeda Francisca. Esta inquirição não cita este casal?

Muitos cumprimentos.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga( Inquirições de Genere)

#328705 | antjmendes | 06 mai 2013 23:44 | Em resposta a: #328689

Prezado Confrade Luiz Gustavo Sillos:
Dos elementos recolhidos na IG de Bartolomeu de Faria e Andrade, assim como da IG de Manuel da Fonseca de Azevedo, que não citam esse casal (Francisco Ribeiro e Águeda Francisca), fui ler o assento de casamento deste último, assente no Livro de Registo de Casamentos (1693 a 1716), onde se indica a freg.ª dos pais da nubente, Geralda de Faria de Andrade, pelo que presumi ter nascido, esta última, cerca de 1695 e sua mãe 20 anos antes (cerca de 1675).
Relativamente ao pai, Bartolomeu de Faria e Andrade, não me foi difícil encontrar o registo do seu baptismo na freg.ª de Torrados (09/10/1672), assente no Livro de Registo de Baptismos (1671 a 1711), donde retirei a sua filiação; contudo, relativamente a Serafina Ribeiro, fui observar o Livro de Registo de Baptismos (1671 a 1717) da freg.ª de Lagares, donde pude retirar os assentos de baptizandas com o nome “Serafina”:
1 – filha de Francisco Ramalho e Catarina Francisca, b. 19/11/1673;
2 – filha de Maria Machada, solteira, não lhe deu pai, b. 10/03/1674;
3 – filha de Bento Lopes e Maria Ribeira, b. 13/09/1674;
4 – filha de António Pereira e Eulália Ribeira, b. 03/06/1683;
5 – filha de António Francisco e Águeda Luiz, b. 29/02/1684.
Os registos indicados em 4 e 5 já não são consistentes com a data presumível do nascimento, pelo que aquela que se teria mais verosimilhança de ser a Serafina Ribeiro em estudo seria a que indiquei.
Admito, com o pedido das maiores desculpas, que as minhas deduções podem ter ultrapassado uma correcta investigação, pelo que não as deve tomar como definitivas!
O que é certo é que também não encontrei o baptismo da Giralda, nessa freg.ª de Lagares, tendo pesquisado os registos até ao ano 1700! Pode acontecer que ela fosse apenas moradora em Lagares, ao tempo do casamento, mas que tivesse sido baptizada noutra freguesia…
Melhores cumprimentos,
António José Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen