Ajuda em leitura de documento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Ajuda em leitura de documento

#314508 | Ka1979 | 30 set 2012 03:31

Boa noite,

Comecei recentemente a tentar descobrir as minhas origens e ainda nem sei muito bem que passos dar e qual a melhor forma de os dar!
De qualquer modo, espiando aqui e ali, descobri o assento de nascimento do meu avô online. Não consigo é perceber muita coisa, incluíndo nomes de pessoas. Alguém me pode ajudar?

http://www.myheritage.com.pt/FP/fullSizePhoto.php?s=184083412&photoID=2&theme=7&siteID=184083412&popupHeight=528&randomParam=OVDIUFG&repository=&side=front

"?? Pedro Araújo, sapateiro, e ?? maria(??) da Pádua naturais d’esta freguesia, onde foram recebidos (?) moradores no lugar de São Martinho, neto paterno de Júlio Araújo e Maria de Barros e materno de Francisco José da Pádua (???) e ??? Maria. Foram padrinhos Júlio Araújo, casado, avô paterno do baptizado e ??? da Pádua, solteira, ??? do baptismo ??? desta freguesia.?? todos assinaram ??? que depois de lido e conferido perante dos padrinhos serão ??? por não saberem escrever.”

1) Li bem? a informação está correta?
2) Alguém consegue decifrar o resto do texto (onde coloquei ?)?

Sei que estas perguntas podem ser um pouco básicas, mas uma ajudinha era bem vinda...

Obrigada,

Cátia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em leitura de documento

#314510 | mtt | 30 set 2012 05:44 | Em resposta a: #314508

Cara Cátia
Eis a minha leitura:
...
d’este nome de Pedro Araujo, sapateiro, e d’Es-
menia da Silva, naturais desta freguesia, onde
foram recebidos, da mesma parochianos,
e moradores no lugar de São Martinho, e ne- [não é o que se lê, mas pelo sentido...]
pto paterno de Julio Araujo e Maria(?)de
Barros(?) e materno de Francisco Jose da Silva
e de Leoncia Maria. Forão padrinhos Julio
Araujo, casado, avô paterno do baptizado
e Emilia da Silva, solteira, serviçal, thia
materna do baptizado, naturais e mora-
dores d’esta freguesia, os quais todos sei se-
rem os proprios. E para constar, lavrei
em duplicado este assento, que depois
de ser lido e confirmado perante os
padrinhos o assigno, não assinando
...
Para outra vez, seria melhor, e até mais fácil, que fornecesse o endereço do livro e o número da imagem.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em leitura de documento

#314514 | Ka1979 | 30 set 2012 09:12 | Em resposta a: #314510

Bom dia Manuel,

Antes de mais muito obrigada!!

Como disse sou nova nestas andanças e deparei com este livro paroquial. Nem me passou pela cabeça que deveria colocar os dados do prório livro!

Qual será o próximo passo a dar?

Outra dúvida de principiante: pedir assentos de nascimento, com mais ou menos de 100, mesmo para efeitos de genealogia é sempre pago, certo?

A minha avó nasceu há mais de 100 anos em Ciladas, Vila Viçosa e, como tal, os registos e assentos dela deverão estar no Arquivo Distrital, mas não estou a conseguir achar os assentos de batismo (como consegui este domeu bisavô). Alguém sabe se existe algum registo ou informação online?

Mais uma vez obrigada,

Cátia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em leitura de documento

#314530 | mtt | 30 set 2012 14:50 | Em resposta a: #314514

Cara Cátia
Não sou o melhor endereço para quem queira obter orientação no género de estratégia que refere.
O conselho que, apesar disto, lhe darei, é que procure neste fórum as respostas às suas questões, pois elas existem, multiplas vezes expressas e frequentemente de talentosa maneira.
Se escrever “Salen” na caixa de pesquisa e, à frente de "[Pesquisar] em", escolher “Autores”, poderá ler curtas, informais e encantadoras lições de genealogia, assinadas Victor Ferreira, um participante que, infelizmente e desde há muito tempo, deixou de frequentar este fórum, com prejuízo de todos nós.
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 01:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen