Informações sobre o casal: Antônio Teixeira e Margarida Maria de Jesus

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Informações sobre o casal: Antônio Teixeira e Margarida Maria de Jesus

#315137 | Daniel Leite | 11 out 2012 03:44

Caros Confrades, há tempos estou a procura de informações sobre o casal Antônio Teixeira e Margarida Maria de Jesus. Tiveram 2 filhos, que eu saiba: Manoel ( meu bisavô ) e Alberto. O primeiro casou com Maria Marques da Silva ( pais: José Marques da Silva e Engrácia Emília Ferreira; avós paternos: José da Silva e Maria Marques; avós maternos: Jacintho Ferreira e Ana Emília de Jesus ), em 4/11/1899 em Rio Grande/RS/Brasil e o segundo casou com Conceição Marques da Silva em 21/06/1900 na mesma cidade. Eram dois irmãos casados com duas irmãs. No entanto, não sei a cidade de origem dos dois irmãos em Portugal, o que está dificultando minhas pesquisas. Segundo o registro de casamento de Manoel Teixeira, ele teria, quando se casou, 29 anos, sendo portanto de 1870.
Se puderem ajudar com alguma informação,
muito obrigado pela atenção
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre o casal: Antônio Teixeira e Margarida Maria de Jesus

#315203 | MCNN | 11 out 2012 23:58 | Em resposta a: #315137

Caro Daniel Leite

Com base nos dados que avançou, estive a consultar os dois assentos de casamento.

Da leitura que fiz desses assentos, concluí que muito provavelmente os dois irmãos foram para o Brasil sem os pais (pois aquando dos casamentos é afirmado que os pais dos irmãos Teixeira residiam em Portugal).

O seu bisavô, aquando deste casamento, já era viúvo. Se casou e/ou enviuvou ainda em Portugal ou já no Brasil, isso não se consegue extrair do assento do seu casamento. Da mesma forma não se consegue saber se teve filhos do primeiro casamento e se esses filhos, caso tenham existido, teriam nascido em Portugal ou no Brasil.

Chegou a procurar o óbito da primeira esposa do seu bisavô ? Ou o nascimento no Brasil de filhos que tenham eventualmente existido do primeiro casamento do seu bisavô ?

Mas já as duas irmãs devem ter ido para o Brasil conjuntamente com os pais, pois é referido que os pais das noivas residiam no Brasil.

Não pude deixar de reparar que sabe o nome dos avós das noivas. Quer isso dizer que já localizou os seus assentos de baptismo em Portugal ? Sabe ao menos donde elas eram naturais ? Em caso afirmativo, de onde eram elas naturais ? Pergunto isso porque existe a possibilidade de serem todos (noivos e noivas) naturais da mesma localidade em Portugal.

Já agora, se me permite um tiro no escuro, elas por acaso não eram naturais de Santa Eulália ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre o casal: Antônio Teixeira e Margarida Maria de Jesus

#315211 | Daniel Leite | 12 out 2012 04:16 | Em resposta a: #315203

Caro senhor Mário,
Já havia consultados também os dois registros de casamento, no site do Family Search. Também neste site encontrei um casal com nome semelhante aos meus bisavós: Antônio Ignácio Teixeira da Silva e Margarida Eugênia de Jesus. Muitos dos filhos deste casal nasceram em São Martinho, Porto. Este "Teixeira da Silva" explicaria pq os filhos de meus bisavós receberam este "Teixeira da Silva" como sobrenome, quando deveria ser "Silva Teixeira". Silva da mãe ( Maria Marques da Silva ) e Teixeira do pai ( Manoel Teixeira ). No Brasil o sobrenome do pai vem por último. Na relação dos filhos deste casal acima referido, aparecem alguns nomes iguais aos meus antepassados: Manoel, Amélia, Adelaide, Eduardo, José..., outro indício de que podem ser meus parentes. Não sei se o Manoel casou pela primeira vez em Portugal ou no Brasil e nem se teve filhos do primeiro matrimônio. Quanto aos avós de Maria Marques da Silva, localizei no óbito dos pais dela, em Rio Grande/RS - Brasil. Um amigo, que também é genealogista, me disse que estes Marques possivelmente vieram dos Açores, mas não afirma com certeza. Quanto a Santa Eulália, não saberia responder a esta pergunta.
Obrigado por sua atenção
Cumprimentos
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 00:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen