Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315376 | jmnp | 16 out 2012 14:15

Caros confrades,

Estou à procura do registo de nascimento e de óbito de Maria Esteves, em Pardilhó (Estarreja), bem como do casamento dela com José Valente d'Almeida. Não me posso deslocar a Aveiro nestes dias (estou em Lisboa), e estes dois nomes são muito importantes para mim.

Ela era filha de Amaro Rodrigues e Maria Esteves, provavelmente naturais de Pardilhó. Terá falecido em Pardilhó entre 1844 e 1859, pois em 1844 morreu-lhe o marido e em 1859, altura do casamento do filho, é referida como "já fallecida". Não tenho ideia do ano de nascimento.

Ele era filho de Manoel Valente e de Maria Lopes de Oliveira. Terá nascido por volta de 1801, pois morreu em 1844, com 43 anos.

Terão casado antes de 1836 (o filho Joaquim nasce em 1836), possivelmente entre 1820 e 1836, em Pardilhó.

Trata-se de duas pessoas fundamentais na minha pesquisa, pois o filho (Joaquim Valente d'Almeida) passou a chamar-se Joaquim Valente Padeiro a partir de uma determinada altura da vida (sei pelo registo de casamento do filho deste Joaquim), e este último apelido é também o meu. Gostava muito de poder confirmar a hipótese de que ela tenha sido padeira (descobri que assim foi noutro caso no século XIX em Pardilhó, mas sem ligação directa com a minha família), ou ele (o marido) eventualmente. Pardilhó também é conhecida por ser terra de padeiras e de padas.

Muito obrigado a quem me puder ajudar.
Atenciosamente
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315378 | MCNN | 16 out 2012 17:07 | Em resposta a: #315376

Boa tarde

Não sei se será já do seu conhecimento, mas estão disponíveis para consulta online cerca de 60 livros paroquiais de Pardilhó:

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADAVR%2fPETR05%25

É certo que são de uma época imediatamente posterior àquela que pretende (por exemplo estão disponíveis os óbitos de 1860 em diante), mas creio que será apenas uma questão de pouco tempo até estarem disponíveis os livros da época que pretende.

E eventualmente mesmo estes livros que já estão disponibilizados lhe poderão ser de alguma forma úteis.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315381 | jmnp | 16 out 2012 18:06 | Em resposta a: #315378

Caro Mário,

Obrigado pela sua resposta. Sim, conheço esses livros, que andei a pesquisar, foi aliás através deles que consegui chegar à existência de Maria Esteves e de José Valente d'Almeida. Infelizmente, como referiu, são de uma época imediatamente posterior. No Centro de História da Família em Lisboa (Mórmons), têm as épocas imediatamente anteriores, portanto só me falta mesmo a época certa.

Vou entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Aveiro para saber se me poderiam localizar os assentos e facultar uma cópia, e também para saber se realmente os livros ainda não publicados se encontram em processo de digitalização.

Ainda assim, se alguém tiver estudado a zona de Pardilhó e tiver visto os nomes acima mencionados, agradeço desde já.

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315455 | hpinto | 18 out 2012 10:50 | Em resposta a: #315376

Caro jmnp

José Valente de Almeida, filho de Manuel Valente de Almeida e Maria Joana de Oliveira, casou com Maria Esteves, filha de Amaro João e Maria Esteves, em 3 de Maio de 1821. São todos naturais de Pardilhó, bem como as 3 ou 4 gerações anteriores.
Não sei quando nasceram exactamente, mas sei que tanto os pais do José como os da Maria casaram em 1790.

Não encontrei o casamento do filho Joaquim. Em que data foi exactamente e com quem?

Será difícil encontrar referências às profissões em assentos anteriores a 1860. Terá de procurar assentos de baptismo e casamento de irmãos e tios do Joaquim que se tenham realizado depois dessa data. E também procurar noutras fontes. Por exemplo, no site TTonline existe referência aos seguintes inventários orfanológicos, que certamente lhe interessam:

Datas 1803
CotaAntiga Mç. 173, proc. 7
CódigoReferAlternCota Tribunal Judicial da Comarca de Estarreja, Inventários obrigatórios, proc. 2368
ÂmbitoConteúdo Inventariado: Amaro João
Inventariante: Maria Esteves

Datas 1849
CotaAntiga Mç. 222, proc. 13
CódigoReferAlternCota Tribunal Judicial da Comarca de Estarreja, Inventários obrigatórios, proc. 2966
ÂmbitoConteúdo Inventariado: Maria Esteves Padeira
Inventariante: Maria Esteves

Pode pedir para o Arquivo de Aveiro cópia das primeiras páginas destes processos, que é a parte mais interessante genealogicamente (cópias dos processos completos ficar-lhe-ão caríssimas).

Conheço bem o ramo «Valente de Almeida» até finais do séc. XVIII. Pode ver em:
https://www.facebook.com/genea.graf/notes (versão reduzida)
http://www.geneagraf.org/textos.php (versão longa).

Cumprimentos,
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315483 | jmnp | 18 out 2012 15:36 | Em resposta a: #315455

Cara Helena,

Agradeço-lhe imenso pela sua ajuda fantástica. Vou já entrar em contacto com o Arquivo de Aveiro, no sentido de obter uma cópia das primeiras páginas dos processos em causa. Como sou novo em genealogia, desconhecia completamente os Inventários Orfanológicos.

Respondendo à sua pergunta relativamente ao filho Joaquim, que é meu trisavô, casou em 3 de Junho de 1865 com Joanna Lopes, nascida em Pardilhó por volta de 1842, filha de Joaquim Lopes Ramos e Anna Lopes.

Obrigado pelo seu texto também. Não o li todo ainda, mas ao percorrê-lo descobri que faz uma referência a José Valente de Almeida (A.6.4 no texto), casado com Susana Lopes de Pinho: tenho-os na minha árvore, sem nenhuma data por enquanto, ela apenas como Susana de Pinho. Encontrei-os no assento de óbito de uma neta deles (Maria Valente de Almeida, falecida em 1862).

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315543 | hpinto | 19 out 2012 15:53 | Em resposta a: #315483

Caro jmnp

Como verificará pela leitura do meu texto, o outro José Valente de Almeida que tem na sua árvore era primo em 3.º grau do seu trisavô.
E o seu trisavô já figura na actualização que tenho estado a fazer (pretendo consolidar todas as datas da primeira versão e ao mesmo tempo alargar o âmbito até cerca de 1850). Ele é neto paterno de Ventura Valente de Almeida e Ana Ferreira de Matos. Eu também descendo deste Ventura, bem como de seu irmão João, que são ambos meus 6.ºs avós.
Boas pesquisas!

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315544 | hpinto | 19 out 2012 15:59 | Em resposta a: #315483

...
corrigindo: o José Valente de Almeida era seu quarto avô, o que faz de nós ambos 6.ºs netos do Ventura Valente de Almeida.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#315609 | jmnp | 20 out 2012 16:40 | Em resposta a: #315544

Obrigado, Helena, portanto somos primos em "xisésimo" grau :)

Na minha árvore, tenho o Manoel Valente de Almeida (F7 do seu texto) casado com Maria Lopes de Oliveira (no seu texto aparece como Maria Joana de Oliveira). Não sei de onde terá vindo o Lopes que tenho referido no assento (ela é referida no assento de baptismo do neto Joaquim), talvez dos avós.

Reparei no seu texto que tem um Manuel Ferreira Condeço (em F6). Tenho um Agostinho Ferreira Condeço na minha árvore, provavelmente nascido algures entre 1809 e 1829 (um filho dele nasce em 1849), não sei qual será a ligação. Ainda não sei quem são os pais dele.

De qualquer forma, muito obrigado!
Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#317752 | sergiopaulo | 23 nov 2012 21:08 | Em resposta a: #315609

Caro jmnp,

Reparei neste tópico que talvez o ajude - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=317726 - é sobre os Ferreira Condeço.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#317758 | jmnp | 23 nov 2012 22:14 | Em resposta a: #317752

Obrigado, caro Sérgio, por acaso também vi esse tópico hoje, vou seguir com atenção.
Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#317764 | hpinto | 23 nov 2012 23:28 | Em resposta a: #315609

Caro jmnp, só agora vi esta sua mensagem!

Sim, os avós maternos da Maria Joana de Oliveira (ela casou com este nome) eram Manuel Lopes Ramos e Maria Lopes. É natural que ela tenha usado o apelido Lopes.

Se entretanto, já sabe quem são os pais do Agostinho Ferreira Condeço, é possível que eu possa ajudá-lo também nesse ramo. Sei que todos os Ferreira Condeço são familiares e descendem de Manuel André Condeço e Maria Ferreira (esta é tia da nossa 6.ª avó Ana Ferreira de Matos), nascidos respectivamente em 1700 e 1706, e casados em 1728. Se é assinante do Geneall Plus pode ver alguma informação sobre a mãe dela, que também se chamava Maria Ferreira e é nossa 8.ª avó, bem como sobre o pai e irmãos, aqui: http://pagfam.geneall.net/5757/pessoas.php?id=1125070.

Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#318103 | jmnp | 25 nov 2012 09:58 | Em resposta a: #317764

Cara Helena,

Obrigado pela sua resposta.

Ainda não sei quem são os pais do Agostinho Ferreira Condeço, espero vir a sabê-lo nas próximas semanas numa das minhas idas ao Centro de História da Família. Não sou assinante mas mesmo assim consegui visualizar o link que me deu, pelo qual lhe agradeço, e que me permite então adicionar mais uns nomes à minha árvore. Assim que obtiver o nomes dos pais e avós do Agostinho digo-lhe qualquer coisa.

Cumprimentos,
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#318152 | mpa | 26 nov 2012 00:41 | Em resposta a: #317764

Cara Confreira Helena,

Em boa hora colocou aqui o link - confirmou o que eu tinha acabado de descobrir esta semana usando, entre outras informações que já tinha, a informação valiosa que colocou online (casamentos de Pardilhó) e que muito agradeço. É uma ferramento maravilhosa, de uso obrigatório para todos que tenham raizes em Pardilhó e o seu trabalho, que é imenso, deve ser aplaudido. Muito obrigada!

Também descendo dos Ferreira Condeço e também já estou atenta para ligar o nosso parente jmnp à árvore. Os parentes tratados no tópico Cézar Ferreira Condeço já consegui ligar também.

Se conseguir fornecer algumas luzes sobre o porquê da referência ao 'Fidalgo' seria óptimo. Sabe se há alguma relação entre o uso ocasional de 'Fidalgo' com o nome 'Condeço'?

Muito obrigada
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#318186 | hpinto | 26 nov 2012 16:23 | Em resposta a: #318152

Cara mpa,
muito obrigada pelo apoio.
Também ando intrigada com o «Fidalgo». O que sei até ao momento é que esse apelido (ou alcunha) foi algumas vezes usado pelo Manuel Ferreira Condeço genro dos meus 6.ºs avós Ventura e Ana Ferreira de Matos. Ainda não encontrei mais ninguém que o tivesse usado (mas também ainda não li os livros todos, especialmente os mais recentes).
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#319418 | hpinto | 20 dez 2012 00:20 | Em resposta a: #315376

Boa noite, caro jmnp
Reparei agora num pormenor do assento de casamento destes seus 4.ºs avós: é que a Maria Esteves (filha) é neta materna de Manuel Rodrigues Padeiro e de Isabel Esteves, moradores nas Teixugueiras (lugar da freguesia de Pardilhó). No casamento da Maria Esteves (mãe) com o Amaro João não há referência ao apelido Padeiro, mas diz-se que os avós paternos da noiva eram moradores na freguesia do Bunheiro. Portanto, a origem desse apelido há-de estar nesta última freguesia.
Entretanto, reparei que também somos «primos em xigésimo» grau por outra via, pois as Marias Esteves são neta e bisneta de Domingos Esteves, que é outro dos meus 6.ºs avós.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#319419 | hpinto | 20 dez 2012 00:30 | Em resposta a: #319418

...faltou a assinatura na minha anteriorn mensagem. Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#319426 | jmnp | 20 dez 2012 08:32 | Em resposta a: #319419

Cara Helena,

As informações que me transmitiu são-me muito preciosas, obrigado!!
Já agora, será que me pode indicar a data exacta do casamento da Maria Esteves (mãe) com Amaro João. Creio que já me disse que foi em 1790, mas fiquei de lhe perguntar a data.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pelas informações
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#319469 | hpinto | 20 dez 2012 23:05 | Em resposta a: #319426

Caro jmnp
Não tem que agradecer.
Amaro João e Maria Esteves casaram em 23 de Novembro de 1790. Ela era filha de Manuel Rodrigues e Isabel Esteves moradores nas Teixugueiras, neta paterna de João Rodrigues e Susana Lopes moradores no Estrepal (Bunheiro), neta materna de Domingos Esteves (o tal de que também descendo, mas de outro casamento) e Sebastiana Nunes, de Pardilhó.
A Susana Lopes nasceu em 1693 em Pardilhó e lá deve ter casado com o João Rodrigues. Se casaram em Pardilhó, terá de ter sido entre 1718 e 1722, mas nunca saberemos a data exacta, pois infelizmente nesses anos não foram feitos muitos dos registos dos baptismos, casamentos e óbitos. É a lacuna mais visível dos livros paroquiais desta freguesia. Mas como ele era do Bunheiro e foi lá que o casal viveu, pode ser que aí tenham casado. Eu não conheço os livros do Bunheiro, mas cada vez me especializo mais nos de Pardilhó e não deixarei de o avisar se me aparecer mais algum Padeiro!
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320393 | hpinto | 08 jan 2013 23:28 | Em resposta a: #319426

Boa noite, jmnp
Só para o avisar que encontrei o óbito de seu 6.º avô Manuel Rodrigues Padeiro, que se deu em 3 de Junho de 1796 nas Teixugueiras, Pardilhó.
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320536 | jmnp | 11 jan 2013 09:30 | Em resposta a: #320393

Olá Helena,

Obrigado pela informação, é mais uma ajuda preciosa. Sabe-me dizer se o assento indica "casado" ou "viúvo" no momento do falecimento? A esposa dele era Isabel Esteves, saber que ele era "casado" ou "viúvo" já me vai permitir circunscrever o período do óbito dela. E já agora, não vem a idade dele? Estou-lhe a pedir muito, talvez.

A ver se retomo a minha pesquisa, com as festas ficou tudo parado.

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320549 | hpinto | 11 jan 2013 15:00 | Em resposta a: #320536

Caro jmnp
O assento não refere a idade, o que é normal numa época em que essa informação ainda não era obrigatória (só o foi a partir de 1860). Também é omisso quanto ao estado civil, mas com base na minha experiência nesta freguesia, julgo que essa omissão quer dizer que o defunto seria casado. Não posso tirar conclusões inequívocas, mas na maioria dos casos a viuvez era mencionada nos assentos.
Ao dispor
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320798 | graça58 | 15 jan 2013 16:42 | Em resposta a: #320549

Cara Helena Pinto
Estive a ver o seu artigo no geneafraf.org sobre os Valente de Almeida. Gostei muito e agradeço-lhe pois consegui avançar na minha árvore referente a essa família, pois a minha 5ª avó (Mª Conceição Vaz Valente de Almeida) era filha de João Valente de Almeida.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320845 | hpinto | 16 jan 2013 12:14 | Em resposta a: #320798

Cara Graça:
Obrigada pelo apoio, é muito agradável ter "feedback" por parte dos interessados. Tenho-me dedicado à História da Família, em especial na freguesia de Pardilhó, desde que há uns anos a Graça me forneceu dados sobre o nosso antepassado comum António Ferreira do Couto!
Além deste António e de João Valente de Almeida (que também é meu 6.º avô), temos em comum outros antepassados, que tenho estado a introduzir neste site. Pode vê-los em:
http://pagfam.geneall.net/5757/costados.php?id=1120357
http://pagfam.geneall.net/5757/costados.php?id=1124947
http://pagfam.geneall.net/5757/pessoas.php?id=1126410

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#320847 | graça58 | 16 jan 2013 13:13 | Em resposta a: #320845

Cara Helena
Eu tenho estado parada na minha pesquisa, só agora com os seus dados tenho estado a actualizar a minha página da família. Entretanto vou ver o que já introduziu. Muito obrigada.
Graça

Resposta

Link directo:

RE: Maria Esteves e José Valente d'Almeida - Pardilhó (Estarreja)

#329239 | jmnp | 16 mai 2013 22:10 | Em resposta a: #320847

Boa noite Helena,

Esta mensagem é apenas para dizer que acabei de descobrir os pais do meu antepassado Agostinho Ferreira Condeço, a quem me referi mais acima neste tópico há uns meses atrás: ele era filho de Manoel Ferreira Condeço e Joanna Valente d'Almeida, informação obtida graças ao assento de baptismo do filho do Agostinho, nascido em 1849. A não ser que tenha havido em inícios de século XIX outro Manoel Ferreira Condeço a casar com uma Joanna Valente d'Almeida, este ramo liga-me portanto ao ramo A.7.8 do seu texto.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen