Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões | Títulos

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#316749 | mpa | 07 nov 2012 11:21

Caros Confrades,

Tenho pesquisado este ramo da família, tendo chegado a este casal que vivia em Vila Chã do Marão (na sua Quinta do Rio) no final século 17/início seculo 18.

Destes, sei que casaram em Vila Chã (1682), sendo que a D. Joana era natural de Santa Marinha do Zezere, Baião (nasceu 1656), filha de Gaspar Queirós e de sua mulher (cujo nome não sei) e morreu em Vila Chã em 1705. Não sei a naturalidade do Manuel, só que faleceu em 1722, em Vila Chã.

O que pretendo:

- esclarecer a naturalidade do Manuel
- clarificar (com quem já pesquisou estas familias - Queirós e Guimarães ) as duplicações no Felgueiras Gaio (que os apresenta em duplicado como se fossem dois casais diferentes, simplesmente mudando o nome de Joana para Maria)
- saber se o Paulo Queiroz Sarmento casou - é a minha linha - sendo este o último filho deste casal e, portanto, o FG não adianta pormenores. Não encontro registo do Paulo terá casado em Vila Chã (só aparece como padrinho /testemunha) - nasceu 1696 e não detectei registo de óbito em Vila Chã. É bem possível que ele não tenha casado mas simplesmente procriado, com uma tal de Ana Maria um filho, João ... que acaba por se estabelecer em Estarreja.

Sei que o filho dele, João, se apelidava de João Queiroz Sarmento Botelho de Vaconcelos ... é possível, portanto, que o Botelho e o Vaconcelos terão vindo da mulher do Paulo - apesar de saber que na familia do Paulo esses apelidos aparecem aqui e ali nos registos. É bem possível que se este fosse um filho ilegitimo simplesmente fosse buscar todos os apelidos conhecidos para se "justificar".

Aproveito a oportunidade de agradecer a todos os que têm contribuido para os tópicos dos Queirozes nesta zona do País, particularmente a uma referência feita à escritura da venda da Casa de Guimarães em Baião em 1719 que me ajudou bastante nas minhas pesquisas.

Alguém pode acrescentar algo aqui ou quer trocar informações sobre estas famílias?

Agradeço antecipadamente
mpa

Resposta

Link directo:

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#317605 | mpa | 21 nov 2012 14:02 | Em resposta a: #316749

RENOVO O PEDIDO

Resposta

Link directo:

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#318177 | mpa | 26 nov 2012 14:19 | Em resposta a: #317605

Volto a renovar o pedido

Obrigada
mpa

Resposta

Link directo:

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#332675 | tmacedo | 19 jul 2013 11:11 | Em resposta a: #316749

Caro confrade,

Por acaso sabe onde foi feita a escritura de compra em 1719 da quinta de Guimarães em Baião?

Pretendia saber se a propriedade era foreira. E, em caso afirmativo, a que entidade ?

Tenho como objectivo tentar recuar até aos seus possuidores em meados do século XVI e precisava dessa ponta da meada. Que julgo ter sido um Domingos Lobato ou Domingos Pinto Lobato.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#332677 | mpa | 19 jul 2013 12:12 | Em resposta a: #332675

Caro Confrade,

Infelizmente não tenho essa informação. A informação que tenho obtive-a aqui - ver tópico: Queirós de Amarante e Barcelos, Vbriteiros - 11-10- 2002.

Pelo que me recordo dos registos que analisei, a base da família era, e facto, a Quinta do Rio em Vila Chã (Amarante). No entanto, suponho que haverá uma ligação entre o apelido do chefe de família e o nome da casa.

Até encontrar essa escritura ou a origem dessa informação não conseguirei ir mais longe, tanto mais que não vivo nada perto.

Se vier a saber mais por favor coloque essa informação aqui neste tópico.

Cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

Manuel da Silva Guimarães (nat. ?) c/c D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere) - sec 17/18

#332681 | tmacedo | 19 jul 2013 14:05 | Em resposta a: #332677

Caro confrade,

A origem da informação é certamente o livro de Álvaro de Azeredo de 1938 - "Casas de Baião".

Tinha esperança que alguém conhecesse a escritura de venda. Voltarei ao tópico.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#332742 | tmacedo | 20 jul 2013 11:15 | Em resposta a: #332677

Caro confrade,

Não sei se já "optou" pelas duas filiações dadas por Gaio para o Gaspar de Queiroz.

Quanto à mulher dele, Mariana de Almeida, tem alguns dados que confirmem o que é dito por Gaio ? Em tudo o que diz desta gente não parece andar longe da verdade. Mas parece que a informação que possuía era vaga e nem sempre acerta ...

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#332984 | tmacedo | 25 jul 2013 19:09 | Em resposta a: #332742

Caro confrade,

Não sei se se apercebeu da minha mensagem em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=332742.

Admitindo que lhe possa ter passado despercebida repito as questões que lá lhe coloquei.
Acrescento que, entre as duas "filiações" dadas por F. Gaio ao Gaspar de Queirós, só pode ser verdadeira a que o faz filho de António - o Francisco de Queirós [Marinho] seria assim seu irmão e não pai.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#333009 | mpa | 26 jul 2013 11:41 | Em resposta a: #332984

Caro Confrade,

Só hoje tive oportunidade de vir à Geneall e neste momento não tenho os meus registos à mão. Analisarei os meus registos e voltarei aqui mas creio que não conseguirei adiantar muito para esclarecer a sua dúvida.

Melhores cumprimentos
MPA

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#333010 | mpa | 26 jul 2013 11:53 | Em resposta a: #332984

Caro Confrade

Pedi cópia do conteúdo sobre a Casa de Guimarães do livro que referiu (à Biblioteca de Baião).

Entretanto, e se vive no Porto, pode consultar os registos dos cartórios notariais de Baião e Amarante (vi que existem e que cobrem o período em causa, mas não estão digitalizados pelo que não os posso consultar).

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#333011 | mpa | 26 jul 2013 12:28 | Em resposta a: #332984

Caro Confrade,

Acabei de receber a info. sobre a Casa de Guimarães e resumo o que pode ajudar na pesquisa:

Escritura datada de 1-11-1719 ou 1-2- 1719 (não é claro) feita pelo tabelião Tomé Teixeira de Carvalho em Míguas, Stª Marinha do Zêzere ... ou seja, deverá relacionar-se com um dos cartórios notariais de Baião.

Caso não se encontre no Porto é sempre possível tentar contactar o actual proprietário da casa (neste caso Quinta de Guimarães) para ver se têm cópia da tal escritura. Tentei hoje mas não consegui falar com a pessoa. No entanto, é interessante ver que a info. no site da casa não condiz com a info. do livro. Espero também esclarecer isto quando falar com o proprietário.

Como me indicou a fonte da tal informação presumo que tem esta informação toda ... se não, posso enviá-la para si. Pode ser que os nossos confrades Queiroses etc. possam acrescentar mais info.

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar de Queiroz pai de D. Joana Queirós (nat. Santa Marinha do Zezere)

#333015 | tmacedo | 26 jul 2013 14:51 | Em resposta a: #333011

Caro confrade,

Ficamos a saber que a escritura de venda terá sido feita na própria casa objecto de venda - no lugar de Míguas - o que permite concluir que foi por tabelião de Baião.

De facto, pelos dados do ADP o tabelião Tomé Teixeira de Carvalho aparece associado ao 3.º ofício de Baião, cujos livros de notas existem a partir de 1726. Anteriores a essa data, a ter existido o ofício em data anterior, os livros ter-se-ão extraviado. A esperança é que em 1719 o citado tabelião tivesse servido de serventuário no 1º ou 2º ofício que têm livros de notas desse período.

Como lhe referi, o que me interessa é a quinta de Guimarães no século XVI. Presumo que ela terá vindo à família Queirós, de Amarante, por Mariana de Almeida, mulher de Gaspar de Queirós [Marinho].

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen