Afflalo e Chelmicki

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Afflalo e Chelmicki

#317548 | nacheluva | 20 nov 2012 14:31

Alguém me pode dizer algo sobre os meus ascendentes directos:
Guilherme Jorge Afflalo e Matilde Moser paulina de Chelmicki (solteira)

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317549 | nacheluva | 20 nov 2012 14:43 | Em resposta a: #317548

Vasco Duarte Chelmnicki nascido em 1908 em Serdouro - Castelo de Paiva falecido em 1960 Matosinhos

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317572 | nacheluva | 20 nov 2012 21:36 | Em resposta a: #317549

Creio que são ascendentes do General José Carlos Conrado Chelmicki. Fico muitissimo grato pelas informações que me poderem facultar. Depois de ver o site 2 http://www.chelmicki.com.pl/genealogia.html ", gostaria de saber mais um pouco.
Mais uma vez obrigado.
Vasco.
PS- Espero não estar contra as regras do Geneall ao indicar este "site" familiar polaco.

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317581 | f4b2 | 20 nov 2012 22:17 | Em resposta a: #317572

Caro Vasco

Deixo-lhe este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1908,cito:

- PEDRO AFFALO de CHELMICKI - Tenente da Administração Militar,no Quartel d'Infantaria nº6 na rua do Triumpho,Porto 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317584 | f4b2 | 20 nov 2012 22:57 | Em resposta a: #317572

Caro Vasco

O nome correcto é:

- PEDRO AFFLALO de CHELMICKI

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317586 | Jorge Resende | 20 nov 2012 23:40 | Em resposta a: #317549

Creio que o lugar em questão é Santa Maria de Sardoura, uma das freguesias de Castelo de Paiva, do Distrito de Aveiro.
Tenho pena que Aveiro poucos livros paroquiais tenha digitalizados, pode valer-lhe quem tenha acesso direto ao Arquivo distrital.
Cumprimentos Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317587 | A. Luciano | 20 nov 2012 23:52 | Em resposta a: #317548

Porque diz que a "tia" Matilde (Matilde Paulina de Moser Chelmicki) era solteira?

De facto nem sei onde nem quando nasceu - seria entre 1845 e 1848 - nem onde casou. Tenho o apontamento de ter morrido em 1929 mas também não sei onde.

Pelo que me contaram casou com Guilherme Afflalo, músico instrumentista de origem italiana que terá estado contratado em S. Carlos. Desse casamento creio terem havido dois filhos, um dos quais emigrou para o Brasil.
Como disse não posso garantir que casaram mesmo mas um parente já falecido já muito, contou-me que um dos filhos (?Vasco?) não apreciava o apelido do pai e usava apenas o mais aristocrático Chelmicki. Uma vez, uma tia dele, irmã da mãe, deu-lhe uma valente descompostura dizendo que não entendia porque é que ele insistia em querer fazer da mãe uma desavergonhada quando ela era uma senhora seriíssima.
Si non e vero ...

A. Luciano

P.S. - Serão descendentes - e não ascendentes - do general Chelmicki.
A. L.

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317588 | nacheluva | 21 nov 2012 00:33 | Em resposta a: #317584

Caro João Barroca

Encontrei no arquivo Distrital do Porto um assento de baptismo Vasco com os nomes dos país Guilherme Jorge Afflalo e Matilde Paulina Mozer Chelmich Afflalo.
Como é hábito o nome Chelmicki é alterado para Chelmick, Chelmich, Chelmik, etc...
Penso que Pedro Afflalo de Chelmicki será outro familiar.

Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317589 | nacheluva | 21 nov 2012 00:57 | Em resposta a: #317587

Nome completo era Matilde Paulina de Moser Chelmicki Afflalo. Não era solteira, eu é que chamar a atenção ao nome, pus solteira entre parênteses.
Minha tia era Helena Duarte Chelmicki, meu bisavô era Vasco Luis Afflalo Chelmicki.
Não sei ainda se meu bisavô era filho de Guilherme Afflalo.
Alguém sabe o nome do segundo filho e que foi para o Brasil.

Cumprimentos
Vasco

Grato pela rectificação.

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317629 | jhuet | 21 nov 2012 19:32 | Em resposta a: #317589

Caro Vasco

Tenho anotado o casamento que pretende, que passo a resumir:

Guilherme Jorge Afflalo, de 26 anos, solteiro, negociante, natural e baptizado em S. Nicolau (Porto), e morador na rua de Belmonte, f.º de Joaquim Anselmo Afflalo, de Lisboa, e de D. Carlota Joaquina Soares, de Bragança, casou a 15 de Junho de 1874 com D. Matilde Paulina Moser de Chelmicki, de 23 anos, solteira, natural e baptizada em Santo André de Estremoz, e moradora na rua do Príncipe, f.ª de José Carlos Conrado Chelmicki, de Varsóvia, e de D. Júlia Moser Chelmicki, de Lisboa. Testemunhas: Joaquim Anselmo Afflalo, pai do noivo, negociante, morador na rua de Belmonte, e D. Maria Teresa Leme Corte-Real, casada, moradora na rua de Trás da Sé (CEDOFEITA Lv C 1874, fl. 62 – Assento 61)

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317675 | jhuet | 22 nov 2012 18:10 | Em resposta a: #317589

Caro Vasco,

Os dados referentes ao baptismos dos 2 filhos de Guilherme Afflalo e Matilde Chelmicki:

Fernando Pedro, f.º de Guilherme Jorge Afflalo, guarda-livros, de S. Nicolau, e de D. Matilde Paulina Moser Chelmicki, de Estremoz, moradores na Rua de Cedofeita 259; neto pat. de Joaquim Anselmo Afflalo, e de D. Carlota Joaquina Soares Afflalo; neto mat. de José Carlos Conrado Chelmicki, e de D. Júlia Moser Chelmicki, nasceu a 25 de Março de 1877, às 4 h, e bapt. a 29 de Junho, padrinhos: Baltasar Werneck Ribeiro de Aguilar de Vasconcelos, viúvo, proprietário, morador em Viana do Castelo, representado por Francisco José de Azevedo Coutinho Júnior, casado, escrivão da Relação, morador na Rua de S. Miguel, e D. Laura Emília de Chelmicki Liebermeister, casada, moradora em Lisboa, representada por D. Paulina de Castro e Silva Maia, solt., moradora na Rua de S. Miguel (CEDOFEITA Lv B 1877 fl. 142 v – Assento 278)

Vasco, f.º de Guilherme Jorge Afflalo, comerciante, de S. Nicolau, e de D. Matilde Paulina Moser de Chelmiki Afflalo, de Santo André, paroquianos de Cedofeita e moradores temporariamente na Rua Alegre 54 na Foz do Douro; neto pat. de Joaquim Anselmo Afflalo, e de D. Carlota Joaquina Afflalo; neto mat. de José Carlos Chelmicki, e de D. Júlia Moser de Chelmicki, nasceu a 4 de Junho de 1880, às 8,30 h, e bapt. a 24, padrinhos: José de Castro e Silva Maia, solt., negociante, e D. Leonor de Araújo Bastos, solt. (FOZ DO DOURO Lv B 1880 fl. 41 v – Assento 80)

Julgo que este Vasco seja o seu bisavô.

Cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Afflalo e Chelmicki

#317692 | nacheluva | 22 nov 2012 21:50 | Em resposta a: #317675

Caro José,

As suas informações estão impecáveis. O meu nome Vasco esteve sempre ligado ao nome da família. Meus avós tiveram cinco filhos e foi pelo casamento que se ligam as duas famílias Magalhães e Chelmicki. A minha mãe era a filha mais velha.
Vasco Afflalo Chelmicki ou Vasco Chelmicki Afflalo? É a minha duvida, mas creio ser a primeira hipótese mas tenho confirmar datas. Se assim for há muitos descendentes no Porto e em Lisboa

Grato pela sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#410411 | anabcosta | 12 dez 2018 22:27 | Em resposta a: #317588

Por acaso saberão informar-me quanto ao apelido Aflalo e no século XIX (Porto?) sobre Marianna Carolina Aflalo e seu irmão José Aflalo?

Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#410412 | anabcosta | 12 dez 2018 22:28 | Em resposta a: #317588

Por acaso saberão informar-me quanto ao apelido Aflalo e no século XIX (Porto?) sobre Marianna Carolina Aflalo e seu irmão José Aflalo?

Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#410526 | anabcosta | 16 dez 2018 22:55 | Em resposta a: #317675

Por acaso saberão informar-me quanto ao apelido Aflalo e no século XIX (Porto?) sobre Marianna Carolina Aflalo e seu irmão José Aflalo?

Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#414725 | anabcosta | 16 mai 2019 17:46 | Em resposta a: #317692

Por acaso saberão informar-me quanto ao apelido Aflalo e no século XIX (Porto?) sobre Marianna Carolina Aflalo (Miragaia) e seu irmão José Aflalo?

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#429610 | anabcosta | 09 dez 2020 22:25 | Em resposta a: #317675

JOAQUIM ANSELMO AFFLALO: * Lisboa, 24 de abril de 1809 e + 11 de maio de 1885, no Porto/S.Nicolau, com 76 anos - negociante;
cc com CARLOTA JOAQUINA AFFLALO: * Bragança 14 fevereiro 1812 e + em Porto/S.Nicolau em 21 de junho de 1882, com 70 anos; filha do advogado bragantino João José Covais Pereira e de D. Joana Rosa Silveira Sampaio; Irmã dos Bispos D. José António Covais Pereira e D. Adriano Joaquim Covais Pereira (ordenados em 1820)

Residiu o casal Joaquim/Carlota na Rua de Belomonte número 87, cidade do Porto. Tiveram 7 filhos.

Tombo:PT - Porto - S. Nicolau 1885 - assento óbito Joaquim Anselmo Afflalo (m0020 TIF)
Tombo.pt - Porto - S. Nicolau 1882 - assento de óbito Carlota Joaquina Afflalo (m0024 TIF)

XXXXXX

FILHO DE : João José Affalo (*Gibraltar??) e Leonarda Pia Micaela Cipriana da Silva (* Lisboa)

IRMÃO DE :
Aires Gabriel Afflalo * Lisboa, São José, 18.03.1805 (genea) e de
Mariana Carolina Afflalo...... de Menezes (casou com António Carlos Mendonça Furtado de Menezes ): † Porto, Freguesia da Vitória, 27.08.1886 (Tombo.PT nº 117)

NOTA : No Cemitério de Agramonte, no Porto - zona reservada à Ordem Terceira de S. Francisco - encontra-se a sepultura do casal Joaquim Anselmo Afflalo e Carlota Joaquina Afflalo.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#429611 | anabcosta | 09 dez 2020 23:18 | Em resposta a: #317548

JOAQUIM ANSELMO AFFLALO: * Lisboa, 24 de abril de 1809 e + 11 de maio de 1885, no Porto/S.Nicolau, com 76 anos - negociante;
cc com CARLOTA JOAQUINA AFFLALO: * Bragança 14 fevereiro 1812 e + em Porto/S.Nicolau em 21 de junho de 1882, com 70 anos; filha do advogado bragantino João José Covais Pereira e de D. Joana Rosa Silveira Sampaio; Irmã dos Bispos D. José António Covais Pereira e D. Adriano Joaquim Covais Pereira (ordenados em 1820)

Residiu o casal Joaquim/Carlota na Rua de Belomonte número 87, cidade do Porto. Tiveram 7 filhos.

Tombo:PT - Porto - S. Nicolau 1885 - assento óbito Joaquim Anselmo Afflalo (m0020 TIF)
Tombo.pt - Porto - S. Nicolau 1882 - assento de óbito Carlota Joaquina Afflalo (m0024 TIF)

XXXXXX

FILHO DE : João José Affalo (*Gibraltar??) e Leonarda Pia Micaela Cipriana da Silva (* Lisboa)

IRMÃO DE :
Aires Gabriel Afflalo * Lisboa, São José, 18.03.1805 (genea) e de
Mariana Carolina Afflalo...... de Menezes (casou com António Carlos Mendonça Furtado de Menezes ): † Porto, Freguesia da Vitória, 27.08.1886 (Tombo.PT nº 117)

NOTA : No Cemitério de Agramonte, no Porto - zona reservada à Ordem Terceira de S. Francisco - encontra-se a sepultura do casal Joaquim Anselmo Afflalo e Carlota Joaquina Afflalo.

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#429612 | anabcosta | 09 dez 2020 23:47 | Em resposta a: #317548

...

Acabei de encontrar mais um irmão do Joaquim Anselmo Afflalo :
Trata-se de José AFFLALO (filho de João José Afflalo * Gibraltar e Leonarda Pia Micaela...* Lisboa), casado com Guilhermina Augusta Machado, residentes na portuense Rua de S. Miguel (antigo local da judiaria) (Freguesia da Vitória); teve este casal um filho o JOSÉ AFFLALO Jr., nascido a 24 de setembro de 1850 e baptizado a 13 de outubro (TT assento baptismo Porto - Freguesia da Vitória (m0129-TIF)

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#429632 | anabcosta | 10 dez 2020 19:16 | Em resposta a: #429611

Correção:
Adriano Joaquim Covais Pereira ....Carneiro de Sampaio, apesar de no documento de 1820 de inquirição de génere - Arq. Distrital Bragança - ser feita referência a Bispo, o que é certo é que ele casou em Feg. Sacramento/Lisboa, em 27 de junho de 1836 com Claudina Rosa de jesus Maria Correia (m0619 TIF)

Entretanto o nome completo da Mãe é mesmo Joana Rosa da Silveira Carneiro e Sampaio, natural da freguesia de St. Mª Madalena de Bragança.

Cump.
Ana

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#429782 | anabcosta | 16 dez 2020 14:57 | Em resposta a: #317548

..

Resposta

Link directo:

Afflalo e Chelmicki

#436247 | Paes Leme Coelho | 13 set 2021 20:42 | Em resposta a: #317548

Boa Tarde caros Confrades
não sei se interessa, mas sei quando foi o batismo do irmão de Adriano !
que tambem a também a requerer ordem, Habilitação De Genere De Jose Antonio Covais Pereira

Jose Antonio Covais Pereira
o batismo dele foi em 1803 em Bragança tif 341 !
espero ter sido util!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 20:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen