1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

#317750 | J.G. | 23 nov 2012 20:45

Verifiquei que a fotografia que foi inserida com esta referência, não está correcta.

Alguém, de certo com pouco conhecimento de causa a enviou, e deste modo a anterior
que lá estava ( a autêntica) foi removida p'lo moderadôr (??), e que eu havia enviado há anos.
Não que o assunto seja de enorme importância... é sómente uma questão de rigôr, ou respeito historico.

Esta fotografia deverá ser de seu filho Francisco.... até p'la indumentaria se verifica não sêr do final sec.XIX.
Dando-se o caso de porventura alguém tenha interêsse nêste assunto estou á disposição.

J.G.

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

#318449 | mdsmc | 30 nov 2012 19:31 | Em resposta a: #317750

Caro(a) Senhor(a),

É verdade. A fotografia não está correta. Trata-se, com efeito, do Francisco, filho do Gonçalo.

Lembro-me de há tempos ter enviado para o GENEALL, na mesma data, fotografias destes Gonçalo e Francisco e ainda de Vera (filha deste) e de Maria José (tia daquele). Pode ser que me tenha enganado na adição da fotografia, ou então foi o GENEALL que confundiu ambos e atualizou o Gonçalo com a fotografia do Francisco, dado este não apresentar fotografia nenhuma. Certamente terei sido eu a fazer o erro.
Irei notificar o GENEALL de novo para corrigir esta situação.

Aproveitando a disponibilidade que manifesta, pergunto-lhe como é que teve acesso à aparência física dos Borralhas?

Com os meus cumprimentos,
Miguel Sampayo

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

#318476 | J.G. | 01 dez 2012 01:08 | Em resposta a: #318449

Caro Miguel Sampayo

Muito Agradeçido, p'las informações... e rectificações !!!!

Estranhei, de facto esta troca de fotografias, pois há anos tinha enviado a fotografia de Gonçalo
e que lá estava até agora , em que detectei e estranhei a mudança...
Espero bem que o Geneall corrija, p'lo que enviei outra vez a dita fotografia. Resta esperar....

Quanto á sua outra questão :
Sou descendente directo, seja então por via de sua filha Mª Eugenia que morreu mto mto. cêdo
tal como sua Mãe. Gonçalo, como deve sabêr casou 2ª vez, com uma senhora americana, C. Hildegarde Horne
de quem tenho tb. fotografia, e por lapso ainda não enviei, e o Francisco foi filho deste 2º casamento.
As outras fotografias, tb fui eu que enviei.
Fui nado e criado com o magnifico retrato (em pastel), o qual calculo ainda existir na posse doutro ramo .
Agradeço uma vez mais a sua "contribuição" para deslindar este caso.
Ao seu dispôr, e caso tenha mais informes agradeço mediga q.q. coisa
Meus cumprimentos

JG.

Jorge Gonçalo van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

#318680 | mdsmc | 05 dez 2012 12:49 | Em resposta a: #318476

Caro Jorge van Zeller,

Vejo que o Geneall ainda não corrigiu as fotografias dos Borralhas. Paciência. Demorará um pouco mas creio que em breve teremos a situação corrigida. Como disse, não é muito importante mas é uma questão de rigor.

Como diz também, Gonçalo casou segunda vez, penso que em Paris, com uma senhora americana, Caroline Hildegarde Orne, natural de Filadélfia. O nome desta senhora era Orne e não Horne, como está no Geneall - mais uma correção a fazer oportunamente. Tiveram apenas um filho, o Francisco, que sucedeu na casa da Borralha, e cuja fotografia motivou este tópico, que é avô de minha Mãe.

Refere um magnífico retrato em pastel. Será o de Caroline Orne ? Se é, conheço-o bem e confirmo que é de facto magnífico e que se encontra em muito bom estado. Ou será que se refere ao retrato do Gonçalo ?

Pelo seu nome e ascendência Borralha calculo que seja neto ou bisneto de Estêvão van Zeller, que ainda conheci, e que era casado com Inês Esperança, prima da minha avó Inês de Vera Borralha.

Com os meus cumprimentos,
Miguel Sampayo

Resposta

Link directo:

RE: 1º Conde da Borralha-- Gonçalo Caldeira Cid Leitão Pinto de Albuquerque

#318682 | J.G. | 05 dez 2012 13:32 | Em resposta a: #318680

Caro Miguel Sampayo

Agradecido p'la sua resposta .

O retrato a que me referi era do Trisavô Gonçalo, e creio que ainda existirá ou então
será mais um extravío motivado por uma destruição voraz por parte de um membro
da familia, aqui há muitos anos...., em sequência de partilhas...
Confusão de gerações.., não sou neto nem bisneto de Estêvam vZ, sou filho.. e estou
com 74 anos, e quase outros tantos de estudar e guardar assuntos ref. aos varios ramos
e conexões de familia, e mais uma vida talvez não chegasse para coligir tudo...
Lembro-me muito bem de sua avó-- a prima Verinha, na familia... e tb. me lembro
de seu avô Venancio.
Se não tem a fotografia de Carolina Hildegarda, sua trisavó, terei mto gôsto em enviar
assim que a encontre... e enviarei tb. para o Geneal, como já referi antes.
Vamo-nos comunicando-- MEU MAIL-- jgvanzeller@netcabo.pt

Abraço

J.G.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 15:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen