Origem das famílias Mira presentes em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#318574 | lucas61 | 03 dez 2012 00:42

Boa noite, chamo-me José Manuel Lucas de Mira, de 51 anos, filho de Manuel José Nunes de Mira, natural de Santiago do Escoural, Montemor o Novo, por sua vez filho de José Vicente Carvalho de Mira, e de Ofélia Nunes de Mira, meus Avós, ambos de Montemor o Novo e parentes entre si. Sei que o meu Bisavô materno, José Joaquim de Mira era natural de Évora e que a família tinha tido origem em Portugal, por meio de um frade de uma comgregação Franciscana da Cartuxa ou Cartuja, localidade do norte de Espanha; Informação transmitidada pelo meu Pai à meia dúzia de anos, quando ainda estava lúcido, (presentemente tem praticamente 90 anos).
Gostaria que me pudessem ajudar, aonde posso obter dados sobre as origens da minha família Mira e seus antepassados;
Muito grato pela vossa atenção.
José Mira

Resposta

Link directo:

RE: Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#318619 | HRC1947 | 03 dez 2012 20:09 | Em resposta a: #318574

Caro José Mira;

A ordem tinha o nome de " CARTUXA ", e creio que ainda existe qualquer resto pelo Alentejo, salvo erro
em Évora. A ordem da Cartuxa também existiu na França, Itália , ESPANHA etc.

SOBRE O SEU CASO:

- Comece por solicitar no Registo Civil do seu Concelho,os Assentos de Nascimento dos seus Pais, depois
pede os Assentos Nascimento dos seus Avós, Bisavós etc.
Tome nota que os anos anteriores a 1910 {+/- }, os assentos de nascimento já estarão no Arquivo Distrital
de Évora, se realmente for Évora o Distrito a que pertencem os seus famíliares.

Comece com calma, vá pensando no caso e vai ver que é fácil começar [ " andar paras trás " ] na busca dos
seus ascendentes [ avós, bisavós etc. ].
Se tiver dúvidas, depois diga qualquer coisa.
atentamente
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#318624 | f4b2 | 03 dez 2012 22:06 | Em resposta a: #318574

Caro José Mira

Deixo-lhe estas notas que retirei do livro"As Ordenanças e as Milicias em Portugal",de Nuno Gonçalo Pereira Borrego,volume I,cito:

- JOSÉ de MIRA - Capitão de Ordenanças do termo de Évora em 28-V-1789

- FRANCISCO de MIRA - Capitão de Ordenanças da Freguesia de Nossa Senhora da Graça,termo de Évora,que vagou por morte de JOSÉ de MIRA.Em15-VI-1795.

- ANTÓNIO de MIRA - Capitão de Ordenanças de Montemor-o-Novo em 11-05-1759

- ANTÓNIO JOAQUIM de MIRA - Capitão da 2ªCompanhia de Ordenanças de Mora em 04-V-1811

- FRANCISCO JOSÉ de MIRA - Capitão de Ordenanças da Vidigueira em 18-III-1794

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#318692 | luisjrm | 05 dez 2012 21:37 | Em resposta a: #318574

Caro Confrade Mira

tenho alguns dados referentes a varias Freguesias do Concelho de Montemor, Arraiolos etc. mas tudo muito mais antigo aos dados que refere. De acordo com aquilo já transmitido pelos outros Confrades, conhecendo os nomes de mais alguns antepassados pode ser que seja possivel encontrar outros apelidos que estejam já estudados.

Pode se entender consultar no Blogue Alengenea algumas linhas que tem a ver com Montemor, por exemplo no Escoural tenho:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/search/label/Montemor-o-Novo

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#318693 | avc | 05 dez 2012 22:06 | Em resposta a: #318574

Caro senhor José Manuel Lucas de Mira
Pelo menos o seu ramo carvalho já eu estudei e está publicado em livro.
Vá ao site "lavradoresdemontemor.com" e encontra no ramo Escoural o seguinte:

7.4 - 14 - Maria das Dores de Carvalho, baptizada a 9.12.1858 no
Escoural, nasceu a 27.11.1858, casou com Filipe José de Mira,
filho de Manuel Joaquim Mira e de Rosa Maria. Foram seus
padrinhos de baptismo Paulo Luiz Júnior e João Honorato, solteiro.
Tiveram três filhos:
8.1 - 141 - José Vicente de Carvalho Mira, baptizado a 23.2.1896
em S. Tiago do Escoural, nasceu a 5.12.1895 e faleceu no Escoural
a 9.6.1966. Casou com 24 anos, a 29.11.1920 com Ofélia Nunes de
Mira, baptizada a 15.11.1903 no Escoural, nascida a 6.10.1903,
filha de Joaquim José Mira, lavrador e de Custódia Nunes, natural
de S. Geraldo, casados em S. Romão, neta paterna de José Joaquim
de Mira, do Escoural e de Gertrudes Máxima, de S. Cristóvão, neta
materna de Simão Nunes e de Antónia de Jesus. Foram seus
padrinhos de baptismo Manuel António da Cruz Espada, casado,
proprietário e morador na aldeia do Escoural, e Maria José, casada,
lavradora, moradora na aldeia dos Mousinhos, no Escoural.
Tiveram cinco filhos (?).

Cps. António Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#378261 | lmira | 03 mar 2017 17:04 | Em resposta a: #318574

Bom dia. chamo-me Luis Mira e resido em Terena , após consultar alguns anos de registos paroquiais constatei que , tenho ascendencia directa até por volta de 1700 em Tourega , onde se encontram muitos de Mira nos assentos.

Resposta

Link directo:

Origem das famílias Mira presentes em Portugal

#405757 | lucas61 | 25 jul 2018 01:45 | Em resposta a: #378261

Muito boa noite Sr. Luís Mira, venho agradecer muito a sua disponibilidade e boa vontade, embora um pouco tardia, mas por vezes atravessam-se na nossa vida agruras difíceis, desde enfermidades complicadas, um acidente de trabalho que me pôs em convalescença perto de 3 anos e a perca de toda a espécie de dados e informação por queima do PC e outros equipamentos por causa de uma sobrecarga de tensão da EDP, além de que tenho estado ausente do país por motivos profissionais.
Neste momento estou de regresso e há 4 dias consegui encontrar a página do fórum, como estou com tempo resolvi voltar a pesquisar e levar por diante este meu projecto de vida, a árvore genealógica da minha família paterna, tão ramificada quanto possível, se conseguir, talvez até às suas origens em Espanha, onde já identifiquei em todo o norte vizinho, várias pessoas Mira com ligações familiares, mas a origem vai mais longe na distância e no tempo, até à Grécia, mas limito-me ao país vizinho, pois tem muitos encargos que ultrapassam as minhas possibilidades, ir mais além.
Sr. Luís Mira, tem a possibilidade e disponibilidade de me transmitir essas informações de registo, fico-lhe muito grato, assim como agradeço a todos os outros confrades pela vossa boa vontade e forma como me ajudaram, em especial ao António Vacas de Carvalho, um possível parente assim como você Luís Mira.

Cps. José Manuel Mira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen