Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322217 | jmmg | 01 fev 2013 00:06

Caros participantes,
Estou a tentar chegar à fala com os descendentes de Eugénia da Costa Torres, n. em S. Roque do Pico a 18.3.1877 e f. em Lisboa a 4.9.1957, casada com José de Miranda Sarmento; e de Nicolau da Costa Torres, n. em S. Roque do Pico a 29.9.1887 e f. no Porto a 23.7.1983, casado 1.ª vez com Maria da Nazaré da Mata Camacho Pina de Gouveia.
Sei que a 1.ª está referenciada no livro de Nemésio nas pp. 367-368 e o 2.º na p. 345 e seguintes.
Gostaria que algum de vós me pudesse favor o grande favor de consultar a obra e de me facultar alguns nomes e respetivas profissões (caso sejam referidas), de modo a que pudesse ter sucesso na minha procura.

Desde já os meus agradecimentos.

J. Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322232 | Da Vide | 01 fev 2013 12:36 | Em resposta a: #322217

Prezado J, Gomes.
Consulta da obra refeida:
1. filho de Eugénia Costa Torres e José de Miranda Sarmento
José Nicolau Torres de Miaranda Sarmento, funcionário superior dos CTT, nasceu a 9.6.1916, freg. de Vera Cruz Aveiro e f. a 17.6.1982 na Amadora. C.c. Maria Carolina Leite Ferreira e tiveram:
1,1 Amália Eugénia Ferreira de Torees Sarmento
1.2. José Ernesto Ferreira de Torres Sarmento, estudante do Ciurso Superior de Pintura, nas Belas Artes, n. em 17.5.1960 em Lisboa, morador na Amadora.

2. António da Costa Torres, Ten. Cor. Infantaria, farmacêutico e publicista, n. 17.5.1896 em S. Roque do Pico, f. na fª. de Santo Cosbdestável em 31.5. 1954 c. com Maria Julia Martin de Carvalho e tiveram:
2.1. Maria Helena Martins de Cravalho da Costa Torres
2.2 António Edgar Martins de Carvalho da Costa Torres, Prof. desenho do Ensino Secundário, n na fª da Sé Nova, Coimbra, em24-1-1919, f.4.2.1987 Lisboa. C.c. Alsácia da Anunciação Cabral do Amaral.
2.3.Maria Hermengarda Martins de Carvalho da Costa Torres
2.4. Maria Isabel Martins de Carvalho da Costa Torres

3.Raúl da Costa Torres, , professor, publicista e Ten. Infª, n. S. Roque do Pico em 1.11.18885, f.15.5.1955, fª Noª Srª de Fátima, Lisboa, c.c. Maria Adelaide Rosa de Lima dos Reis. Tiveram:
3.1. Marília Ana dos Reis da Costa Torres
3.1. Petrónio dos Reis da Costa Torres, Lic. em Medicina (Pneumologista), n. 13.5.1916, fª da Graça, Lisboa. Casou 1º vez c. Guilhermina dos Santos Pereira Ferreira e 2ª vez com Gracinda Baptista Peralta. Teve 1º c:
3.1.1 Raúl Petronio da Costa Trooes, Lic. Medicina n. em Caneças em 26.8.1953. C..c. Maria Sofia da Costa Ermida. s,g.
3.1.2 Maria Guilhermina Ferreira da Costa Torres
3.1.3 Paulo Alexandre Ferreia da Costa Torres, Lic. Ciên cias Geológicas, Prof, Ensino Secundário, n. 12.5.1957, fª S. Sebastião da Pedreira, Lisboa. C.c. Maria Manuela Conceição Campinas. Tiveram:
3.1.3.1. Petrónio Alexandre Campinas da Costa Torres, estudante, n.15.4.1979, fª S. Sebastião da Pedreira

Há várias continuações de algumas senhoras, mas não as segui.
Suadações
João Mattos e Silva


3.1.4. Pedro Ricardo Baptista Peralta da Costa Torres


3,1,3 Maria João Ferreira da Costa Torres


3.2. Maria de Lourdes dos Reis da Costa Torres.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322238 | jmmg | 01 fev 2013 14:47 | Em resposta a: #322232

Caro João Mattos e Silva,

Muito obrigado pela informação fornecida.
Será que me podia fornecer a descendência de Nicolau da Costa Torres, que referenciei na minha mensagem inicial? Este era irmão de Eugénia, António e Raúl Torres.

Cumprimentos

José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322274 | f4b2 | 01 fev 2013 22:22 | Em resposta a: #322238

Caro José Gomes

Deixo-lhe este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- MARIA da COSTA TORRES - Professora ,rua do Commércio Nº7 Porto,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322284 | Da Vide | 02 fev 2013 12:19 | Em resposta a: #322238

Caro José Gomes
Aqui vai a descendência de Nicolau da Costa Torres:

1.Nicolau Joaquim da Costa Torres, n.10.9.1852, fª da Pena, Lisboa foi para a ilha do Pico como orientador e projectista da construção de estradas. C.c. Ana de Azevedo da Costa. Tiveram
1.1.Maria Sofia ca Costa Torres

1.2.Eugénia da Costa Torres

1.3. Ema da Costa Torres

1.4. Maria Adelina da Costa Torres

1.5. Georgina da Costa Torres

1.6. Ana da Costa Torres

1.7. Raul da Costa Torres

1.8. Nicolau da Costa Torres

1.9. Grabriela da Costa Torres

1.10. António da Costa Torres

Não sei se pretende alguma descendência de algum destes filhos de Nicolau e Ana. é que são tantos que não os desenvolvi...
Cumprimentos
JMS

P.S. Só por curiosidade: a minha sogra era Azevedo e Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322312 | jmmg | 02 fev 2013 18:50 | Em resposta a: #322284

Caro João Mattos e Silva,

Mais uma vez obrigado pela sua amabilidade ao disponibilizar a informação. Vejo agora que o meu pedido foi algo ambíguo pois na verdade gostaria de saber a descendência de Nicolau da Costa Torres filho. Por isso, e correndo o risco de abusar da sua paciência, peço-lhe o favor de disponibilizar-me a descendência desse senhor.
Cumprimentos,

José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322359 | jmmg | 03 fev 2013 21:59 | Em resposta a: #322274

Caro João Barroca

Obrigado pela informação.
Cumprimentos

José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322415 | Da Vide | 04 fev 2013 19:27 | Em resposta a: #322312

Caro José Gomes.
Espero que seja este Nicolau, irmão de Eugénia, Raul e António.
1. Nicolau da Costa Torres, Prof. do Magistério Primário e Secretário do Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, n. a 29.9. 1887, na fª e Concelho de S. Roque do Pico, f. a 23.7.de 1983, na fª de Cedofeita, Porto. C. 1ª vez c. Maria da Nazareth da Matta Camacho Pina de Gouveia, n. a 30.5.1883, fª de S. Pedro, Funchal e f. a 27.11.1898, em Lisboa. Tiveram



1.1.Maria Luísa Camacho Gouveia da Costa Torres, n. 31.1.1916, c. c. André de Mira Corrêa. Tiveram
1.1.1. André Nicolau Torres de Mira Corrêa
1.1.2. Luís Carlos Torres cde Mira Corrêa


1.2. Maria Francisca Teresa de Jesus Gouveia da Costa Torres, n. 28.11.1918,e m Casa da Pedreira, fª de S. Sebastião, Almada. C.c. João Pedro Duarte de Barros Miranda. Tiveram
1.2.1. Nazaré Eugénia Torres Miranda
1.2.2. Isabel Cristina Torres Miranda
1..2.3 Maria Francisca Torres Miranda
1.2.4. João Pedro Torres Miranda

1.3. Maria Margarida de Fátima Gouveia da Costa Torres, Assistente Social, n. 13.10.1922 na Casa da Pedreira, fª de S. Sebastião, Almada. C.c. Fernando Lopes dos Santos Girão. Tiveram
1.3.Fernando António Torres Girão.


Cumprimentos
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#322423 | jmmg | 04 fev 2013 22:08 | Em resposta a: #322415

Caro João Mattos e Silva,

Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade. Era esta a informação que pretendia.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#330586 | luisinhamc | 09 jun 2013 10:39 | Em resposta a: #322217

Bom dia José Gomes,

Chamo-me Luisa MiraCorrea e sou bisneta de Nicolau da Costa Torres. Moro no Porto.
Qual o seu interesse nos descendentes dele? Também é familiar dele?

Atentamente

Luisa Miracorrea

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#331675 | jmmg | 28 jun 2013 22:08 | Em resposta a: #330586

Boa noite, cara Luísa Miracorrea

Em primeiro lugar quero pedir-lhe desculpa por só agora lhe responder mas confesso que "já não passava por aqui" há algum tempo.
O interesse em Nicolau Joaquim da Costa Torres resulta, não por ligações de parentesco, mas de uma pesquisa que estou a realizar sobre pessoas da ilha do Pico, Açores, ligadas à imprensa. Para o efeito, contactei com Raúl Petrónio Ferreira Costa Torres e Maria Alexandra Torres Carrilho Chaves, que me forneceram toda a informação de que precisava.
Obrigado pelo seu interesse.
Cumprimentos,

José Gomes

Resposta

Link directo:

Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#357582 | MAzCastro | 14 mai 2015 15:04 | Em resposta a: #322284

"P.S. Só por curiosidade: a minha sogra era Azevedo e Castro." sic

Eu sou Azevedo e Castro, se não for indiscrição quem era a sua sogra? :)

Cumpriementos!

MAC

Resposta

Link directo:

Família Costa Torres-livro Azevedos da ilha do Pico

#389659 | itmefranca | 28 fev 2018 20:40 | Em resposta a: #322217

Caros confrades. Na próxima sexta-feira dia 2 de Março às 21.30 horas dou uma palestra na Casa dos Açores de Lisboa sobre o livro que lancei em 2016. A obra cujo título é “Uma Sociedade do Antigo Regime, São Roque do Pico: o Território e as Famílias" é o resultado de dois anos de investigação em vários arquivos (Paroquiais, Mitra, Tombos conventuais e Torre do Tombo). Nela estudei o percurso da sociedade picoense desde o povoamento até ao final do século XVII, abordando temáticas variadas como o modelo de ocupação do território nos Açores, a relação entre as ilhas do Pico e do Faial, a formação de novas freguesias e concelhos ou o sistema defensivo. Faço também a reconstituição genealógica de cento e quinze troncos genealógicos, entre as quais se destacam as linhas vinculares dos fundadores da Vila de São Roque e as "dinastias" dos capitães-mores dos três concelhos da ilha, bem como muitas outras famílias da governança, mas também dos oficiais mecânicos e outras de menor projecção social.
Ficam assim convidados os confrades que tenham interesse em conhecer melhor a nossa ilha.
Cordialmente, Igor Espínola de França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen