Ajuda com Brasão em Liteira do Museu dos Coches, emprestada nas Necessidades

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Património | Pessoas

Ajuda com Brasão em Liteira do Museu dos Coches, emprestada nas Necessidades

#322714 | FJMMP | 09 fev 2013 00:19

Caros Confrades

Numa liteira pertença actual do Museu dos Coches, e exposta há longos no átrio do Palácio das Necessidades, Ministério dos Negócios Estrangeiros, está pintado um brasão para o qual peço a vossa ajuda.

A liteira foi pertença de António José de Melo da Gama de Araújo e Azevedo, aqui no Genea http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227663, e o brasão seria o dele, com"Melo", "Araújo", "Gama" e "Azevedo".

O brasão é encimado por uma coroa, e sobre o campo dos "Gama"?, tem um escudo de Portugal em redondo encimado por uma coroa com cruz.

Solicito a ajuda dos confrades para a interpretação respeitante à coroa, o escudo de Portugal com coroa e cruz, e a confirmação do campo dos Gamas.

O brasão pode ser visto nas fotografias existentes no sitio dos Museus de Portugal, http://www.matriznet.ipmuseus.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=148112.

Para esclarecimento também informo que a informação constante na ficha no campo "Origem / Historial", em que é atribuída a propriedade no passado da liteira ao Conde da Barca, António Araújo de Azevedo, está errada, e contraria a informação correta que consta no campo "Descrição". Este assunto já foi por mim esclarecido com a Exma Directora do Museu dos Coches, que me confirmou o engano, atribuído a um estagiário, mas o sitio ainda não foi corrigido. O mais flagrante do erro é que o Conde da Barca não é "Melo", e esse campo figura no brasão.

Com os meus cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen