Antepassados de Sobral de Casegas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Antepassados de Sobral de Casegas

#324441 | heleninha | 01 mar 2013 20:01

Nas minhas pesquisas encontrei um 4º avô, Marcelo Simão, que nasceu em Sobral de Casegas, em 1798 ou 1799, filho de Maria Simão e de ... Geraldo, neto de Manoel Francisco e de Maria Simão.

Se alguem tiver informações sobre esta familia gostaria que me respondessem.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324490 | Pursim | 02 mar 2013 11:10 | Em resposta a: #324441

Marcelo nascu17/1/1803 neto materno manuel francisco da ponte e maria francisca rodrigues neto materno mnuel simao e agueda duarte. Man fracd da ponte e filho d manuel francisco marques, da vide e cataina antunes pinto que pode procur no forum ou no raizes da beira. Estou madando os dados de telemovel o que me e dificil por isso peço desculpa dos erros. S desjar mais so para o mail o que e mas facil. Cumprimentos Gabriel santos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324526 | heleninha | 02 mar 2013 19:10 | Em resposta a: #324490

Obrigada pela sua ajuda! Deixo lhe aqui o meu e-mail para qualquer informaçao que tenha. Os dados de Coimbra estao online no Etombo mas estes nao estão o que me dificulta um bocado visto ser nova nestas coisas e nao saber onde pesquisar.

Mais uma vez obrigada pela sua ajuda.

Cumrimentos

Aurora Sousa

e-mail: aurorasimoes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324534 | heleninha | 02 mar 2013 20:19 | Em resposta a: #324490

Caro Gabriel
Já agora tem os nomes dos pais do Marcelo Simão? Os dados que encontrei nos registos paroquiais de Pomares (Arganil) são pouco legiveis e pouco identicos. Ele teve no minimo 12 filhos e só num dos registos de batismo deles é que aparece o nome do pai que nao consigo perceber, creio ser ...geraldo. Na maior parte dos registos é sempre designado como filho de pai incognito e ate num deles, surge como filho de pais incognitos.
No registo do obito dele, em 19/01/1888, vem referido que ele tinha 90 anos, o que de acordo com a data de nascimento que me indicou, teria 85 anos. Mas pelas pesquisas que fiz, vi que a mesma pessoa é designada por mais do que um nome (tenho o caso da minha trisavó, que é referida como Ritta Afonso e Ritta Maria) o que dá para perceber que nao haveria muito rigor nas informações que eram registadas.
Ja vi que tem muita experiencia nesta area e por isso agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324538 | Pursim | 02 mar 2013 22:06 | Em resposta a: #324534

Cara Aurora
Tenho o Marcelo como filho de pai incógnito assim como os seus dois irmãos . A mae casou 1.a vez com
João da crux com varios filhos.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324541 | Pursim | 02 mar 2013 22:24 | Em resposta a: #324534

Cara Aurora
Tenho gosto em ajudar. Nao so do Sbral mas das terras circudantes incluindo pomaes.
Os nomes sofriam varaçoes os curas nem sempre curavam deste aspecto. Tendo pelo menos dois irmaos nao
Se compreende que nao soubesse o nome do pai do marcelo fruto de uma relsçao estavel.
Cumprimentos.
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324559 | rmfrp | 03 mar 2013 14:55 | Em resposta a: #324534

Cara Aurora Sousa:

Ao ler a sua informação sobre o nome do pai de Marcelo Simão fiquei com muita curiosidade. Pesquiso os registos da região em causa, tinha referência de Marcelo Simão pelo seu casamento em Pomares mas não sabia da existência de algum registo indicando o nome do pai.

Será que nos pode dar mais detalhes sobre esse registo, nomeadamente a data e página em que se encontra? Eu teria muito gosto em tentar decifrar o nome do pai. Infelizmente, como sabe, a consulta dos registos do AUC está desligada até ao próximo dia 15, pelo que só nessa altura se poderá esclarecer a questão - a menos que tenha feito cópia da imagem e a possa disponibilizar.

Suspeito que o que leu como "Geraldo" seja de facto Geraldes/Giraldes, um dos apelidos mais comuns do Sobral e em Casegas nessa época e ainda hoje.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324569 | heleninha | 03 mar 2013 16:29 | Em resposta a: #324559

Ola boa tarde
Por azar nao copiei o registo mas copiei o link que lhe vou enviar embora nao esteja neste momento disponivel. Foi apenas neste registo de batismo (1835) do seu filho Francisco que encontrei o nome do pai, pois em todos os outros é referido como filho de pai incognito e de Maria Simão. Ha ainda um outro registo de batismo em que é referido como filho de pais incognitos. Já agora,reparei que o padrinho deste filho (Francisco) de Marcelo Simão era Antonio Pinto Ferreira, que segundo li nuns trechos de João Brandão, o acolhia e ao seu bando, em Pomares.
Já agora e visto estar a estudar os registos desta regiao, nao sei se me saberá dar algumas informações historicas que me possam dar uma pista, embora tudo seja muito subjectivo, em relaçao à ida de Marcelo Simão para Pomares. Sei que casou com Ana Maria e que esta era fiadeira. O Marcelo Simão era sapateiro, nao sei se tem esta informaçao.
Entrei ha pouco tempo nestas pesquisas e é deveras entusiasmante! E com a vossa ajuda estou a conseguir mais resultados. Obrigada!

O link acima referido é o seguinte:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3796&NodeID=_321567

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324580 | rmfrp | 03 mar 2013 17:43 | Em resposta a: #324569

Cara Aurora Sousa:

Muito obrigado pelas suas informações. Vamos então aguardar pelo regresso do site do AUC para tentar saber o nome exacto do pai de Marcelo Simão.

Como está a sua pesquisa do ramo de Ana Maria da Fonseca? Talvez eu tenha dados que lhe interessem.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324589 | heleninha | 03 mar 2013 18:55 | Em resposta a: #324580

Caro Rui Pereira
Dos "Fonseca" só tenho o nome do meu bisavô Antonio dos Santos Fonseca cujo registo nao consigo encontrar. Apenas sei que casou com Maria Cândida em Pomares que nasceu em 1878, tiveram 2 filhas, sei que ele faleceu em 1907/1908. Ja estive a ver os registos de Pomares e não consigo encontrar nenhum Antonio que me pareça ser ele, mas como desconheço o nome dos pais. esta a ser dificil. Se por acaso tiver alguma informaçao agradeço.

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324590 | heleninha | 03 mar 2013 19:00 | Em resposta a: #324589

Peço desculpa mas isto ja esta a ficar um pouco confuso! devia estar a referir-se a Ana Maria Fonseca esposa de Marcelo Simão, certo? Tenho os pais e avós, nao consegui ir mais alem ate agora.

Obrigada

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324593 | heleninha | 03 mar 2013 19:19 | Em resposta a: #324490

Caro Gabriel
Fiquei com uma duvida relativamente à sua informaçao: refere 4 avós maternos mas como pode ser? Ainda pensei que fossem 2 maternos e 2 paternos mas como diz que Marcelo esta registado com filho de pai incognito, nao pode ter avòs paternos. Como ja referi tenho um registo em que é referido o nome do pai dele que aliás, enviei para o confrade Rui Pereira. Se lhe for possivel, esclareça-me esta duvida relativa aos avós.
Encontrei tambem aqui na Geneall, na pesquisa de pessoas, uma Catarina Antunes que casou com Manuel Francisco Marques, mas o filho é Domingos Francisco. Será a mesma Catarina Antunes Pinto?

Obrigada

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324602 | Pursim | 03 mar 2013 21:51 | Em resposta a: #324593

Cara Aurora Sousa
A Catarina antunes que encontrou e a mesma. Domingos e outro filho.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324605 | Pursim | 03 mar 2013 22:06 | Em resposta a: #324490

Maanuel fr.co da Ponte eMaria Fr.ca rodrigues são avos paternos e nao maternos. Pais de M.a fr.ca
Rodrigues : francisco rodrigues e Catarina fr.ca
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324606 | heleninha | 03 mar 2013 22:06 | Em resposta a: #324602

Muito obrigada caro Gabriel
Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324607 | f4b2 | 03 mar 2013 22:22 | Em resposta a: #324589

Cara Aurora Sousa

Tenho este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- JOSÉ ABREU FONSECA - Ferreiro em Pomares,Coja(Arganil),1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324608 | heleninha | 03 mar 2013 22:26 | Em resposta a: #324605

Mais uma vez muito obrigada

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324614 | heleninha | 03 mar 2013 23:46 | Em resposta a: #324607

Caro João Barroca
Agradeço a sua informaçao. Vou ver se esta ligado.

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324616 | rmfrp | 04 mar 2013 00:11 | Em resposta a: #324590

Cara Aurora Sousa:

Como já saberá, os pais de Ana Maria são Manuel José Dinis e Maria Desidéria, ambos de Pomares e aí casados a 18.10.1780.

Manuel José Dinis era filho de Manuel Dinis, de Pomares, de Maria Nunes, da Mourísia, casados em Pomares a 25.01.1746; neto paterno de Manuel Dinis, de Pomares, e de Domingas Lopes, do Piódão.

Maria Desidéria era filha ilegítima de Miguel da Fonseca, de Nogueira do Cravo, e de Desidéria Maria, de Pomares. Não tenho mais informação sobre Miguel da Fonseca mas sei que Desidéria Maria era filha de Manuel Gomes "O Novo" e de Maria Antunes, ambos da Póvoa de Folques.

Tenho mais informação, mas dado o adiantado da hora terá de ficar para amanhã.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324618 | heleninha | 04 mar 2013 00:32 | Em resposta a: #324616

Agradeço imenso! Estou a avançar muito!

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324681 | rmfrp | 04 mar 2013 22:07 | Em resposta a: #324618

Cara Aurora Sousa:

Tal como prometido continuo agora com a informação da ascendência de Ana Maria da Fonseca.

Por lapso não referi ontem que o pai de Ana, Manuel José Dinis, era neto materno de Domingos Quaresma, de Pinheiro de Coja, e de Luzia Nunes, da Mourísia.

Os avós paternos de Manuel José, Manuel Dinis e Domingas Lopes, casaram em Pomares a 28.07.1707. Ele era filho de António Gonçalves e Ana Dinis, e ela de Sebastião Lopes e Domingas Lopes.

Domingos Quaresma e Luzia Nunes casaram a 13.01.1722 em Pomares. Ele era filho de Manuel Nunes e Maria Quaresma, e ela de Matias João e de outra Luzia Nunes.

Destes últimos, Matias João e Luzia Nunes, ainda tenho mais dados. Casaram a 27.08.1684 em Pomares. Matias João era do lugar do Porto da Balsa, freguesia de Fajão, filho de outro Matias João, do Porto da Balsa, e de Catarina Antunes, do lugar de Ceiroco, também da freguesia de Fajão. Luzia Nunes era filha de Bento Nunes e Luzia Fernandes.

Do casal Matias João e Catarina Antunes, de quem eu próprio também descendo, ainda posso informar que casaram a 10.05.1648 em Fajão. Matias João era filho de Domingos João e Maria Francisca. Catarina Antunes era filha de António Manuel e Águeda Antunes.

Sobre estas pessoas do Porto da Balsa já muito foi escrito em muitos tópicos deste Fórum. Veja por exemplo aqui:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=322186&fview=e

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324688 | heleninha | 04 mar 2013 23:24 | Em resposta a: #324681

Caro Rui Pereira
Nem sei com agradecer as suas informações! Avancei imenso e neste ramo ja vou nos 11º avós! A sua ajuda foi preciosa pois nao chegaria tao longe sozinha.Parece que afinal temos a Catarina Antunes em comum. É caso para dizer como o mundo é pequeno!
Fico agora à espera que o Etombo fique atualizado para ver se consegue descobrir o nome do pai do Marcelo Simão.
Se entretanto tiver mais dados do lado do Marcelo Simão agradeço. Vou "virar-me" agora para o meu ramo paterno que esta mais atrasado mas ate agora os que encontrei sao todos do concelho de Oliveira do Hospital.

Muito grata mais uma vez

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324690 | rmfrp | 04 mar 2013 23:49 | Em resposta a: #324688

Cara Aurora Sousa:

É sempre um prazer ajudar.

Não terei sido muito claro ao escrever "de quem também descendo". Temos em comum não só a Catarina Antunes como também o marido Matias João. E, ainda dentro dos ascendentes documentados, também os pais de cada um deles. Aliás eu descendo por duas vias de Matias João e Catarina Antunes, e descendo ainda de uma irmã de Catarina, Domingas Antunes, pelo que António Manuel e Águeda Antunes são três vezes meus antepassados.

No meu caso os casais mais antigos (pais de Matias e Catarina) são décimos avós. Pela irmã Domingas já são décimos primeiros avós também.

Mas ainda tenho mais uns dados para lhe dar, do lado de Folques, como passo a explicar.

Ontem eu tinha parado em Manuel Gomes "O Novo" e Maria Antunes, ambos da Póvoa de Folques. Eles casaram em Folques a 20.09.1724.

No caso de Maria Antunes, que era filha ilegítima, ocorre a bizarra situação de eu saber os nomes da mãe, Isabel Francisca, e de todos os avós, mas não o do pai. Os avós paternos são António Luís e Maria Luís, de Arganil, e os maternos são Manuel Rodrigues e Maria Antunes, da Póvoa de Folques.

Sei que António Luís e Maria Luís tiveram um filho chamado José Luís, que foi casado com duas senhoras da Póvoa de Folques, sendo o primeiro casamento em 1681 e o segundo em 1706. É bem possível que o pai incógnito seja este José Luís, mas não tenho a certeza.

Quanto a Manuel Gomes "O Novo", era filho de Miguel Gomes e Ana Antunes, ambos da Póvoa de Folques e casados em Folques a 14.02.1700; neto paterno de Marcos Fernandes e Ana Gomes, ambos da Póvoa de Folques; e neto materno de Simão Antunes e Maria Neto.

Marcos Fernandes e Ana Gomes casaram em Folques a 04.02.1674. Do lado de Ana sei apenas que era filha de Manuel Gomes. Marcos Fernandes era filho de António Luís, da Póvoa, e de Maria das Neves, do Mosteiro, casados em Folques a 09.08.1637; neta paterna de João Tomé e Domingas Luís, da Póvoa; e neta materna de Marcos Pires e Maria Pires, do Monte Redondo, tudo lugares da freguesia de Folques.

Conte as gerações até aos avós de Marcos Fernandes e verá que aqui consegue ainda mais uma geração que no ramo do Porto da Balsa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324726 | heleninha | 05 mar 2013 15:15 | Em resposta a: #324690

Boa tarde caro Rui Pereira
Pois é, com a sua ajuda ja recuei muitas gerações! Obrigada
Estou a por tudo na Arvore do Myheritage e ja esta muito bem composta!
Quaisquer mais informações que tenha ja sabe que fico bastante grata!

Tenho comigo os 2 volumes do Raizes da Beira, nao sei se tem, mas se precisar de alguma coisa, disponha.

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#324763 | rmfrp | 05 mar 2013 20:39 | Em resposta a: #324726

Cara Aurora Sousa:

Muito obrigado pela sua resposta.

Sim, também tenho os dois volumes do monumental "Raízes da Beira". Alguns dos nossos parentes do Porto da Balsa são lá referidos, por exemplo.

O falecimento do Arq. Eduardo Osório Gonçalves foi uma grande perda para a Genealogia. Aqui no Fórum tivemos o privilégio de assistir quase em directo à parte final da preparação desse grande trabalho, de que o autor chegou a disponibilizar muita informação ainda antes de estar publicada. Eu próprio ainda contribuí com alguns (poucos) dados, e estive presente no lançamento da obra.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325041 | heleninha | 09 mar 2013 10:33 | Em resposta a: #324763

Caro Rui Pereira
Não querendo abusar da sua disponibilidade, queria pedir-lhe uma informação acerca da denominação de Bacharel. Como lhe disse anteriormente, virei me para o meu ramo paterno e encontrei num assento de batismo ""Francisco de Sousa, Bacharel". Este Francisco de Sousa é meu antepassado e nasceu em 1736, em Decermilo (Sátão). A minha questão é a seguinte: o que significava "bacharel" naquela época e onde posso obter mais informações sobre este assunto, nomeadamente a respeito do meu antepassado.

Obrigada e cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325089 | rmfrp | 10 mar 2013 00:33 | Em resposta a: #325041

Cara Aurora Sousa:

Não abusa nada.

Penso que em geral a designação "Bacharel" se referia, já nessa época, a alguém com um curso superior (nomeadamente na área do Direito). Resta saber, porém, se o seu "Francisco de Sousa, Bacharel" era de facto um bacharel de título académico ou, em alternativa, se seria uma pessoa em que, por qualquer motivo, "Bacharel" era usado como alcunha/apelido (a distinção entre alcunha e apelido nem sempre é clara, pois as pessoas não tinham um nome completo oficial tal como o concebemos hoje). Neste último caso a vírgula estaria a mais e seria simplesmente "Francisco de Sousa Bacharel". É claro que nos registos da época não costuma aparecer vírgula nenhuma e portanto os dois casos podem ser indistinguíveis do ponto de vista ortográfico... Só descobrindo outros registos relativos à pessoa em causa.

No caso de se tratar de uma pessoa com formação universitária, é muito provável que tenha tirado o curso em Coimbra (nessa época a única universidade existente em Portugal) ou, eventualmente, em Salamanca. No caso de Coimbra existe no Arquivo da Universidade um ficheiro em papel com os nomes dos estudantes que abrange essa época. Geralmente é possível saber em que anos a pessoa frequentou a Universidade de Coimbra, qual o curso, a naturalidade e o nome do pai. Franciscos de Sousa serão certamente muitos - suponho que dezenas, no mínimo - mas como sabe a naturalidade e data de nascimento a situação deve estar bastante simplificada.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325114 | heleninha | 10 mar 2013 16:15 | Em resposta a: #325089

Caro Rui Pereira
Obrigada mais uma vez pela sua ajuda.
Pois terei que arranjar algum tempo (talvez nas ferias) para ir fazer algumas visitas, nomeadamente à Universidade de Coimbra e aos Arquivos distritais que nao estao online.
Neste caso, a virgula existe e ate diz que foi padrinho por "procuraçao por estar em Viseu". Por outro lado e embora nada queira dizer, os descendentes que me ficam mais proximos (desde o meu 4º avô ao meu avô) eram pedreiros, o que me leva a crer que fossem de origem humilde, o que não seria o caso de uma pessoa licenciada nessa época.
Mas irei tentar saber :)

Cumprimentos e mais uma vez obrigada

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325247 | rmfrp | 12 mar 2013 23:06 | Em resposta a: #325114

Cara Aurora Sousa:

Muito obrigado pela sua resposta.

Pesquisar em arquivos nas férias parece-me uma boa ideia. Aliás, uma ideia tão boa que foi em arquivos que passei a maior parte das minhas férias da última década.

Entretanto tenho uma boa notícia para si. Apesar de o acesso aos livros digitalizados do Arquivo da Universidade da Coimbra não estar ainda normalizado, já consegui ver o registo do seu "... Geraldo" e consigo ler o nome: "Izedoro Geraldo". Permita-me que lhe dê os parabéns pela persistência na pesquisa que lhe permitiu, após muitos registos, encontrar finalmente a informação necessária para desbloquear uma situação tão complicada como é a de uma pai incógnito.

Mas as boas notícias não terminam aqui. Tratando-se de um nome raro - mas não inédito, como adiante se verá - não há grandes dúvidas na identificação: esta personagem até agora misteriosa será certamente o Isidoro Giraldes que casou a 03.10.1796 em Casegas (ainda o Sobral não era paróquia independente) com Maria da Silva.

Isidoro Giraldes era filho de José Simão Giraldes e Margarida Francisca Duarte, ambos do Sobral e casados em Casegas a 12.12.1764; neto paterno de Manuel Simão e Domingas Giraldes, ambos do Sobral e casados em Casegas a 15.08.1735; e neto materno de Manuel Duarte, de Cebola (localidade que pertenceu à freguesua de Casegas até meados do século XVIII, quando se tornou paróquia independente; actualmente chamada São Jorge da Beira), e de Maria da Conceição, do Sobral, casados em Casegas a 27.12.1742.

A avó materna, Maria da Conceição, era filha de João Marques e Maria Francisca, ambos do Sobral. Aqui surge um problema: João Marques casou três vezes, primeiro com Mónica Nunes e depois sucessivamente (30.08.1676 e 26.09.1708) com duas Marias Franciscas, e eu não sei ao certo qual delas é a sua antepassada, embora me pareça muito mais provável ser a segunda. Quanto a João Marques, era filho de Francisco Marques e Francisca Pereira.

Quanto ao avô materno de Isidoro, Manuel Duarte, era filho de Francisco Duarte, do Sobral, e de Domingas Antunes João, de Cebola, casados a 31.01.1718 em Casegas; neto paterno de Domingos Francisco e Ana Francisca, casados a 13.05.1668 sem indicação das filiações; e neto materno de Francisco João, das Meás (Unhais-o-Velho) - localidade próxima de Cebola - e de Marta Simão, de Cebola, casados em Unhais-o-Velho a 27.04.1687.

De Francisco João e Marta Simão ainda tenho um pouco mais, até porque descendo deles por dois filhos: a já referida Domingas, sua antepassada, e Manuel Francisco. Francisco João era filho de Francisco ..., de Fajão. Marta Simão era filha de António Fernandes, do lugar do Souto (Colmeal - Góis), e de outra Marta Simão, de Cebola, casados a 15.02.1636 em Casegas sem indicação das filiações.

Passando à ascendência paterna de Isidoro, o avô paterno Manuel Simão era filho de Daniel Simão, do Sobral, e de Luzia João, de Vasco Esteves (Alvoco da Serra), casados a 28.10.1707 em Alvoco da Serra; neto paterno de Manuel Simão e Maria João, ambos do Sobral, casados a 29.08.1667 em Casegas; e neto materno de João Marques, de Vasco Esteves, e de Maria Jorge, do Porto da Balsa (esse mesmo), casados a 29.09.1675 em Fajão.

Do casal Manuel Simão / Maria João posso ainda adiantar as respectivas filiações: ele filho de Domingos Vaz e Maria Simão, ela filha de João Francisco e Catarina João.

Para João Marques / Maria Jorge: ele filho de João Marques e Isabel da Silva, de Vasco Esteves, e ela de Bartolomeu Jorge e Catarina João. Esta Catarina João é a tal provável irmã de Matias João cuja filiação não se consegue documentar (veja no tópico do Porto da Balsa de que lhe deixei link há dias). Repare que, se se confirmar, então Marcelo Simão e Ana Maria da Fonseca são primos por esta via.

Passando finalmente à avó paterna de Isidoro, Domingas Giraldes, esta era filha de Domingos Simão, de Cebola, e de Maria Giraldes, do Sobral, casados em Casegas a 18.04.1678; neta paterna de Francisco Pires e Ana Simão, casados a 24.02.1637 em Casegas sem indicação de filiações; e neta materna de Domingos Lopes, de Gondufo (Vide), e de Maria Giraldes, de Casegas, casados em Casegas a 21.10.1649.

Domingos Lopes era filho de Cristõvão Lopes e Domingas João, Maria Giraldes, que nasceu em Casegas a 02.08.1631, era filha do Capitão Domingos Gaspar, de Vilar Barroco, e de Catarina Giraldes, de Casegas, casados em Casegas a 15.06.1630; neta paterna de Gaspar Domingues, de Vilar Barroco, e de Paula Antão, do Brejo (Janeiro de Baixo), casados em Janeiro de Baixo a 26.11.1595; e neta materna de Pedro Domingues e Maria Giraldes, casados a 29.01.1589 na Erada.

De Paula Antão, que foi baptizada em Janeiro de Baixo a 14.03.1574, ainda se sabe que era filha de Antão Martins, de Janeiro de Cima, e de Margarida Martins, do Brejo de Baixo, casados a 03.06.1571 em Janeiro de Baixo; neta paterna de Antão Martins; e neta materna de Martim Anes.

Falta informar que Pedro Domingues era filho de outro Pedro Domingues e que Maria Giraldes era filha de Isidro (ou Isidoro) Álvares e Maria Fernandes. Aqui está o Isidoro que eu tinha prometido no início da mensagem. Fui originalmente informado da sua existência, e do casamento de 1589 na Erada, pelo nosso colega de tópico, e grande conhecedor destas famílias, G. Santos. Apesar de nenhum deles usar o apelido Giraldes, Isidoro e Maria parecem ser a origem de todos os Giraldes de Casegas/Sobral. São provavelmente os meus antepassados conhecidos de quem descendo mais vezes: descendo 6 vezes dos "seus" Catarina Giraldes e marido Cap. Domingos Gaspar, uma vez de um irmão de Catarina, Bartolomeu Domingues, e mais 9 vezes de uma Francisca Giraldes que será quase de certeza irmã de Catarina e Bartolomeu.

Neste momento já o seu recorde de gerações de Folques foi batido, no caso de Antão Martins (pai) e Martim Anes por duas gerações, se não me enganei nas contas. Estes Antão Martins e Martim Anes são também, no caso das linhas mais longas (tenho várias como referi), co-recordistas na minha ascendência confirmada por via paterna, sendo meus décimos quartos avós.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325277 | heleninha | 13 mar 2013 12:44 | Em resposta a: #325247

Caro Rui Pereira
Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda. Sem ela não chegaria tao longe! Fiquei muito satisfeita por ter descoberto o nome do pai do Marcelo Simão pois estava mesmo dificil.
As informações que me deu fazem me avançar muito neste ramo.
Vou inseri-los na arvore que com a sua ajuda e do nosso colega Gabriel Santos está ja bem composta!
Obrigada

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325285 | Pursim | 13 mar 2013 14:58 | Em resposta a: #325247

Caros Rui Pereira e Aurora Sousa

"A avó materna, Maria da Conceição, era filha de João Marques e Maria Francisca, ambos do Sobral. Aqui surge um problema: João Marques casou três vezes, primeiro com Mónica Nunes e depois sucessivamente (30.08.1676 e 26.09.1708) com duas Marias Franciscas, e eu não sei ao certo qual delas é a sua antepassada, embora me pareça muito mais provável ser a segunda. Quanto a João Marques, era filho de Francisco Marques e Francisca Pereira."

Tenho a Maria da Conceição como filha do 3º casamento de João Marques
Analisando as datas acho que poderemos estar errados
Maria da Conceição é filha do casamento de João Marques (26 09 1708, dispensados em 3º e 4º graus)
tendo Maria da Conceição nascido em 7 12 1711 e casando com 31 anos.

João Marques nasceu em 5 06 1657. Teria, assim, 54 anos nesta altura oque, não sendo impossível, seria pouco provável naquelas eras de vida muito difícil. Da 2ª mulher teve um filho João Marques nascido em 1681. Não será este o João Marques casado em 1708
Assim as datas ficariam mais próxima da realidade.
Na verdade existe este casal João Marques/Maria Francisca tendo filhos até 1734
Isso explicaria o grau de parentesco aparecido no casamento. Não acho que o mesmo pertencesse à geração de Braga mas existiria entre a 2ª mulher de João Marques e esta Maria Francisca de 1711. Tanto uma como outra têm também origens no Gondufo
Como não tenho comigo os meus manuscritos, não posso investigar melhor este asunto.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325288 | heleninha | 13 mar 2013 15:42 | Em resposta a: #325285

Caro Gabriel, boa tarde
Então quer dizer que provavelmente nao é este João Marques o pai da Maria da Conceição...existirá um outro João Marques que seja o seu pai.

Quanto ao Marcelo Simão estou confusa com os avós. Tenho como paternos (informaçoes preciosas do colega Rui Pereira) José Simão Giraldes e Margarida Francisca Duarte. A que ramo pertencem o Manuel Francisco da Ponte e Maria Francisca Rodrigues? São do lado materno do Marcelo Simão e qual o parentesco? Avós, bisavós? É que tenho como avós maternos Manuel Simão e Águeda Duarte...e agora aparece me um Manuel simão como avô do Isidoro Giraldes (portanto como bisavô do Marcelo) . Será outro Manuel Simão?

Agradeço que, caso lhe seja possivel, me esclareça esta duvida (ou confusão minha)

Cumprimentos e mais uma vez obrigada pela ajuda

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325314 | Pursim | 13 mar 2013 20:42 | Em resposta a: #325288

Cara Aurora de Sousa

Segue um extrato de um trabalho meu. Espero que lhe seja útil.

§ 21
9. Catarina Antunes Pinto (1672/7-01-1742)
Filha de António Pinto e Maria Antunes § 1. Casou a 3-09-1698 com Manuel Francisco Marques (2-04-1674/29-08-1730), Teixeira de Cima, filho de André Francisco e Maria Marques. (BRITOS DE BOBADELA, aqui a geração chegou a té cerca 1500 e pode procurá-la aqui no forum)
Filhos (Sobral de S. Miguel)
10. Manuel Francisco 12-08-1701...Segue no § 35
(+ filhos)
----------

§ 35

10. Manuel Francisco ... 12-08-1701 f. 5-01-1772
Filho de Catarina Antunes Pinto e Manuel Francisco Marques, § 21. Casou a 26-04-1724 com Maria Francisca Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e Catarina Francisca
Filhos (Sobral de S. Miguel)
11. Maria Francisca dos Santos 26-10-1729
11. Ana Francisca ...... 10-02-17 ...Segue no § 38
11. Domingas Francisca ... 8-11-1735 ...Segue no § 39
11. Manuel Francisco da Ponte ... 1738......Segue no § 42
11. Domingos Francisco ... 20-01-1744 f. 16-04-1744
11. Luísa Francisca ...... 16-08-1745
........................

§ 42

11. Manuel Francisco da Ponte... 1738/3-11-1784
Filho de Manuel Francisco e Maria Francisca Rodrigues § 35. Casou a 4-07-1765 Casegas com Maria Simão (1744/1-04-1784), filha de Manuel Simão e Águeda Duarte
Filhos (Sobral de S. Miguel)
12. Manuel Francisco ... 8-09-1767/6-10-1767
12. Maria Simão ...... 19-11-1769
12. Águeda Simão ... 23-01-1772...... Segue no § 44
12. Úrsula Simão ... 26-02-1776
12. Ana Simão ...... 5-10-1780 ......Segue no § 45
12. Criança ...... 6-04-1784/6-04-1784
12. Manuel Francisco da Cruz .........Segue no § 46
12. Luísa Maria Simão............Segue no § 47

12. Maria Simão ... 19-11-1769
Casou a 30-07-1785 com João da Cruz 1761 f. 29-01-17991, filho de Francisco Rodrigues e Ana Mendes Antunes
Teve* de incógnito (afinal, Isidro Geraldes)
Filhos (Sobral de S. Miguel)
13. Maria Cruz ...... 18-08-1787/25-06-1789
13. Luísa da Cruz ... 1789/11-06-1790
13. Perpétua da Cruz ... 27-04-1791
13. Manuel Simão ... 21-01-1797
13. José F. da Cruz Simão 1-01-1799......segue
13. Balbina Simão ... 21-02-1801/8-05-1801*
13. Marcelo Simão ... 17-01-1803*
13. Tiago Simão Geraldes 24-07-1807*...Segue no § 43
-----------------
Extrato de um trabalho sobre os Pintos do Sobral
O nº que antecede refere-se à geração respectiva sendo o o nº 1 o que se segue, que pode encontrar no tíyulo de Pintos de Lagares do RAÍZES DA BEIRA. Aí pode encontrar os que vão acima, dados que forneci ao arq. Eduardo Osório.
1. PEDRO PINTO n. cerca de 1420, . Casou com MÉCIA GIL, e a ambos a abadessa de Tarouquela, D. Catarina Gil, que seria sua parente, emprazou a quinta de Carragosela no ano de I485, e outros bens em Santa Comba, tudo no termo da vila de Seia.

Na verdade são dois os Manuel Simão. Um, o pai de Maria Simão (ver acima); o outro, pela parte paterna (pai de José Simão Geraldes. ) Poderão ser parentes mas ignoro o grau, pois desconheço os pais do que caso com Águeda Duarte.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325316 | heleninha | 13 mar 2013 20:55 | Em resposta a: #325314

Muito obrigada, caro Gabriel
Esta esclarecido! A minha confusao surgiu por causa de haver "Simão" dos dois lados.

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325325 | rmfrp | 13 mar 2013 22:33 | Em resposta a: #325285

Caros G. Santos e Aurora Sousa:

Nada posso adiantar quanto à possível ligação entre os dois ramos Simão, pois também não tenho mais dados do casal Manuel Simão / Águeda Duarte, cujo casamento não se encontra nos registos de Casegas, embora não deva ser difícil obtê-los do registo de baptismo um dos filhos.

Relativamente aos casamentos de João Marques, a menos que exista um erro claro nos registos, ou na minha leitura, trata-se da mesma pessoa. De acordo com os meus apontamentos, o casamento com Mónica Nunes não aparece em Casegas; o casamento de 1676 indica os pais de João Marques (Francisco Marques e Francisca Pereira), e o seu estado de viúvo de Mónica Nunes; e o casamento de 1708 não indica filiação para João Marques, mas indica-o como viúvo de Mónica Nunes e de Maria Francisca. Penso que também aqui os registos de baptismo deverão resolver definitivamente a questão, pois há indicação dos avós nos baptismos de Casegas a partir de 1713 e muito provavelmente alguns dos filhos do terceiro casamento terão nascido depois dessa data.

As poucas informações conhecidas da ascendência de João Marques e da segunda Maria Francisca não dão de facto qualquer pista para a consanguinidade de terceiro/quarto grau.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325871 | heleninha | 21 mar 2013 20:02 | Em resposta a: #325325

Caro Rui Pereira
Venho mais uma vez solicitar a sua ajuda.
Estou com alguma dificuldade em perceber o nome de um antepassado meu do lado paterno. O nome esta na margem do registo como Jose Marques Leo? No registo apenas está José Marques o que me leva a crer que o Leo seja alcunha. Contudo esta palavra nao será abreviatura de Lourenço? Lça?

Agradeço a sua ajuda

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325962 | rmfrp | 23 mar 2013 15:24 | Em resposta a: #325871

Cara Aurora Sousa:

Aquilo que leu como "Leo" pode ser na realidade "Lço", a abreviatura habitual de Lourenço, mas o facto de tal não constar do corpo do registo fez-me pensar em outra possibilidade: não será antes " vº ", abreviatura de viúvo? Ou, mais remotamente, algo como "solt", para solteiro?

Sem a imagem do documento não lhe posso dar certezas. Haverá possibilidade de indicar a localização da mesma? (admitindo que se trata de um registo online)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325983 | heleninha | 23 mar 2013 18:16 | Em resposta a: #325962

Boa tarde caro Rui Pereira

O link é o seguinte:
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32254
Imagem 417 ultimo registo da 2ª pagina.

Manoel Marques Leo?

Obrigada

Cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#325995 | rmfrp | 23 mar 2013 21:52 | Em resposta a: #325983

Cara Aurora Sousa:

Já estive a ver a imagem e posso esclarecer a questão.

No corpo do registo está de facto "Manoel Marques Leo". Não conheço esse apelido/alcunha. Seria "Léu"? Não sei. No Piódão já encontrei o que me pareceu ser Jaléu, talvez seja uma variante do mesmo nome.

Quanto ao que está escrito à margem, nenhuma relação tem com os nomes dos pais e avós da criança! O que lá está, em três linhas sucessivas, é:

De Joze
P.es
Joaquina

A primeira linha corresponde ao início de "De Joze + Castrª". É a assinatura de cruz do analfabeto José Castanheira, testemunha do registo anterior, com a habitual anotação do nome do autor escrita antes e depois da cruz.

A segunda linha corresponde ao lugar de residência da família deste baptismo: "P.es" é a abreviatura de Pomares.

A terceira linha corresponde ao nome de baptismo da criança.

Repare que os outros registos da página também seguem a regra da anotação à margem do lugar e nome do baptizado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#326003 | heleninha | 24 mar 2013 10:26 | Em resposta a: #325995

Bom dia caro Rui Pereira
Quem sabe, sabe é bem verdade!
Mais uma vez obrigada pela sua ajuda.
Relativamente ao Leo, vou analisar melhor uma vez que me fala em Jaleu do Piodão. Eu acho que tenho alguem neste ramo que era natural do Piodão e sendo assim é possivel que seja mesmo como diz.
Mas esta familia está um pouco a confundir-me porque aparecem-me filhos de um "Leo" cuja mae nao é a mesma, mas nao vejo qualquer referencia se é a primeira mulher, como ja vi em algumas situaçoes. Estou à procura dos casamentos para ver se chego a alguma conclusão.
Grata mais uma vez pela ajuda.

Os meus melhores cumprimentos

Aurora Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Sobral de Casegas

#326057 | PereiraF | 25 mar 2013 11:27 | Em resposta a: #326003

Bom dia,

Tambem descendo desse "Jaleo" do Piodao :

Manuel Lopes Jaleo casa em 19/8/1775 com Magdalena Maria
o filho Manuel Lopes Jaleo casa em 31/8/1790 com Maria Francisca tudo no Piodao (Jà nao sei se os dois sao "Jaleos" ou se eu acrescentei a alcunha à um deles...).
No mesmo periodo encontra se tambem um Manuel Lopes "Rico" no Piodao.
O numero de Lopes no Piodao é impressionante.

Cumprimentos,

Pereira F.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370173 | ruiarias07 | 01 jun 2016 12:09 | Em resposta a: #324441

Boa tarde,

O livro das Raízes da Beira está esgotado. Tinha muito interesse nos Ramos Pinto (Pinto), Lopes, Covancas e Geraldes de São MIguel de Casegas!

Alguém tem esses livros que me pudesse enviar cópias desses títulos?

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370174 | Pursim | 01 jun 2016 12:31 | Em resposta a: #370173

Caro senhor
O livro Raízes da Beira trata dos Pintos do Sobral (hoje de S. Miguel) mas não trata das outras famílias que cita. Mas, se especificar o que deseja saber, talvez possa ajudar.
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370658 | ruiarias07 | 12 jun 2016 19:20 | Em resposta a: #370174

Boa tarde,

e antes demais muito agradecido pela sua ajuda.

Tenho com o nome Pinto o seguinte de Sobral de São Miguel:

- António Ramos Pintos n. 22.02.1826; Bapt. 05/03/1826, filho de José Ramos Solteiro e de Maria Paula (filha de Paulo Antunes e de Ana Antunes) CC Maria Catarina, filha de Tomé Francisco e de Catarina Geraldes.
António Ramos Pinto e Maria Catarina tiveram: Maria Catarina em 8 de Agosto de 1874.

- Ana Pinto Simão n. 20.04.1824, filha de Simão Geraldes e de Ana Pinto. Ana CC Pedro de Paiva

- Joaquina Pinto n. 25.04.1825, filha de Pai Incognito e de Maria Pinto. Joaquina CC Manuel Domingues de Unhais do Meio.

- Manuel Paulo Antunes n. 08.06.1824, filho de Paulo Pinto e de Maria Antunes, neto paterno de Paulo Pinto e de Ana Geraldes e materno de Manuel Antunes e Maria Antunes. Manuel Paulo Antunes cc Maria Gonçalves Covanca, filha de José Gonçalves Covanca e de Luísa Ferreira.

- Maria João Marques, filha de António Pinto e de Maria João Marques.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370659 | ruiarias07 | 12 jun 2016 19:22 | Em resposta a: #324441

Peço desculpa de nao ter agradecido e me ter despedido na mensagem anterior com um obrigado, mas foi por lapso. Estou no telemóvel e isto não dá grande jeito.

Mais uma vez peço desculpa e muito agradecido pela gentileza do SR. GSantos.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370664 | Pursim | 12 jun 2016 20:36 | Em resposta a: #370659

Caro senhor

O Geneall alertou-me para a sua resposta. Por dificuldades de visão não vou trabalhar no computador à noite, só irei responder amanhã.
Verifiquei que os nomes que apresenta não são desconhecidos. Com um erro, Manuel Domingos é de Unhais-o-Velho, do concelho da Pampilhosa da Serra. Os dados que apresenta o livro Raízes da Beira, sobre os Pinto que passaram à Covilhã, fui eu que os cedi ao autor. Querendo as páginas respectivas, como mostrou interesse, só enviando o e-mail.
Em todo o caso julgo não ser necessário. Como facilmente pode adivinhar também pertenço
a família Pinto.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370668 | Pursim | 12 jun 2016 21:32 | Em resposta a: #370659

Caro Sr
Perdoe-me uma pergunta de cariz pessoal, mas as pessoas que me apresenta conduzem todas a um meu amigo, residente no Luxemburgo, Eng. António Lopes Paiva. A minha pergunta é se terá algum tipo de relacionamento com esse senhor.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370669 | Pursim | 12 jun 2016 21:33 | Em resposta a: #370668

a tempo

Não assinei
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370674 | ruiarias07 | 12 jun 2016 22:25 | Em resposta a: #370669

Boa noite,

não conheço.

Muito agradecido.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370694 | Pursim | 13 jun 2016 12:30 | Em resposta a: #370674

Caro senhor

Apresento-lhe um gráfico de 5 gerações. O português é o que o programa informático consegue.
Não ponho mais dados pois seria extenso de mais para este local. Em todo o caso, posso dar mais alguma informação eventual. Gostaria de saber onde se insere sua geração para enriquecer a base de dados.
Mais logo informo sobre os outros pedidos.

Pediu:
- António Ramos Pintos n. 22.02.1826; Bapt. 05/03/1826, filho de José Ramos Solteiro e de Maria Paula (filha de Paulo Antunes e de Ana Antunes) CC Maria Catarina, filha de Tomé Francisco e de Catarina Geraldes.
António Ramos Pinto e Maria Catarina tiveram: Maria Catarina em 8 de Agosto de 1874.
- Ana Pinto Simão n. 20.04.1824, filha de Simão Geraldes e de Ana Pinto. Ana CC Pedro de Paiva


Primeira Geração (para facilitar)

1. José Pedro Paiva nasceu em 25 março 1914 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 10 abril 1999 em Sobral de S. Miguel.

Segunda Geração

2. José Pedro Paiva nasceu em 17 outubro 1865 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Catarina de Jesus.
3. Maria Catarina de Jesus nasceu em 30 novembro 1867 em Sobral de S. Miguel. Empregada na fábrica de louças de Chelas

Terceira Geração

4. Pedro de Jesus de Paiva Leitão Boleu nasceu em Sta Maria, Covilhã. Ele faleceu c. 1880. Pedro casou-se com Ana Simão Pinto em 24 junho 1847 em Sobral de S. Miguel. tecelão, rua do Adro
5. Ana Simão Pinto nasceu em 20 abril 1824 em Sobral de S. Miguel. fiadeira

6. António Ramos nasceu em 22 fevereiro 1826 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Catarina. Este António Ramos não leva Pinto. Há vários António Ramos Pinto, seus familiares, filhos da irmã Joaquina Paula Ramos.
7. Maria Catarina nasceu em 9 janeiro 1838 em Sobral de S. Miguel.

Quarta Geração

8. João de Paiva Leitão Boleu nasceu em Covilhã. Ele casou-se com Francisca Antunes.
9. Francisca Antunes nasceu em Covilhã.
10. Simão Geraldes nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Ana Pinto em 10 junho 1813 em Sobral de S. Miguel.
11. Ana Pinto nasceu em 19 agôsto 1787 em Sobral de S. Miguel.
12. José Antunes Ramos nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Paula Antunes.
13. Maria Paula Antunes nasceu em 1800 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 31 agôsto 1860 em Sobral de S. Miguel.
14. Tomé Francisco nasceu em 11 abril 1805 em S. Jorge da Beira. Ele casou-se com Catarina Geraldes.
15. Catarina Geraldes nasceu em 8 novembro 1802 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 14 julho 1865 em S. Jorge da Beira.

Quinta Geração

16. Manuel de Paiva Leitão Boleu nasceu em Covilhã. Ele casou-se com Maria Luísa.
17. Maria Luísa nasceu em Covilhã.
18. Manuel Rodrigues da Fonseca nasceu em Covilhã. Ele casou-se com Maria Antunes.
19. Maria Antunes nasceu em Covilhã.
20. Luís Martins nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Rosália Maria Geraldes.
21. Rosália Maria Geraldes nasceu em Sobral de S. Miguel.
22. Pedro José Pinto nasceu em 1738 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 8 julho 1827 em Sobral de S. Miguel. Pedro casou-se com Escolástica Maria de S. João em 24 agôsto 1775 em S. Jorge da Beira.
23. Escolástica Maria de S. João nasceu em 4 janeiro 1751 em S. Jorge da Beira. Ela faleceu em 14 fevereiro 1806 em Sobral de S. Miguel.
24. Estêvão Antunes nasceu em 1739 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 10 março 1795 em Sobral de S. Miguel. Estêvão casou-se com Ana Geraldes em 8 janeiro 1765 em Sobral de S. Miguel. FALECIMENTO: Deixou 63 missas
25. Ana Geraldes nasceu em 1741 em Sobral de S. Miguel.
26. Paulo Antunes nasceu em S. Jorge da Beira. Ele casou-se com Ana Maria Antunes.
27. Ana Maria Antunes nasceu em 27 setembro 1741 em Sobral de S. Miguel.
28. João Francisco nasceu em S. Jorge da Beira. Ele casou-se com Gertrudes Maria da Cruz E Silva em 30 junho 1806 em Alvoco da Serra.
29. Gertrudes Maria da Cruz E Silva nasceu em Vasco Esteves, Alvoco da Serra.
30. Manuel Francisco Rodrigues nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Geraldes. também dito MF Rodrigo
31. Maria Geraldes nasceu em 10 fevereiro 1771 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em Sobral de S. Miguel.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370697 | Pursim | 13 jun 2016 12:37 | Em resposta a: #324441

Caro senhor

Mais algumas informações.

- Joaquina Pinto n. 25.04.1825, filha de Pai Incognito e de Maria Pinto. Joaquina CC Manuel Domingues de Unhais do Meio.

Gráfico Ahnentafel para Abílio Domingues Capa

Primeira Geração

1. Abílio Domingues Capa nasceu em 25 fevereiro 1864 em Sobral de S. Miguel.

Segunda Geração

2. Manuel Domingues Capa nasceu c. 1820 em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com Joaquina Pinto.
3. Joaquina Pinto nasceu em 25 abril 1825 em Sobral de S. Miguel.

Terceira Geração

4. Joaquim Domingues nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com Genoveva Maria Ribeiro.
5. Genoveva Maria Ribeiro nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra.
6. P. I. casou-se com Maria Pinto viúva.
7. Maria Pinto nasceu em 1 fevereiro 1785 em Sobral de S. Miguel.

Quarta Geração

8. Manuel Domingues nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com Helena Antunes.
9. Helena Antunes nasceu em Ourondo.
10. Manuel Ribeiro nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com Engrácia Maria.
11. Engrácia Maria nasceu em Souto, Janeiro de Baixo.
14. João Pinto do álamo nasceu em 29 agosto 1746 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 12 abril 1815 em Sobral de S. Miguel. João casou-se com Florência da Cruz em 13 janeiro 1774 em Sobral de S. Miguel.
15. Florência da Cruz nasceu em 19 setembro 1750 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 11 fevereiro 1815 em Sobral de S. Miguel.

Quinta Geração

16. Manuel Domingues nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com Isabel Antunes.
17. Isabel Antunes nasceu em Unhais-o-Velho, Pampilhosa da Serra.
18. António Simão nasceu em Ourondo. Ele casou-se com Antónia Fernandes.
19. Antónia Fernandes nasceu em Ourondo.
28. Pedro Pinto nasceu em 25 junho 1720 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 8 novembro 1779 em Sobral de S. Miguel. Pedro casou-se com Maria Gonçalves em 15 junho 1745 em Sobral de S. Miguel.
29. Maria Gonçalves nasceu em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 7 outubro 1782 em Sobral de S. Miguel.
30. António Fernandes Duarte nasceu em 14 outubro 1705 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 19 janeiro 1787 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Ana João em 9 dezembro 1743 em Sobral de S. Miguel.
31. Ana João nasceu em 20 março 1718 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 19 janeiro 1784 em Sobral de S. Miguel.

Sexta Geração

56. Francisco Pinto nasceu em 11 janeiro 1671 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 2 janeiro 1736 em Sobral de S. Miguel. Francisco casou-se com Isabel Gonçalves em 30 maio 1719 em Sobral de S. Miguel.
57. Isabel Gonçalves nasceu em 11 janeiro 1691 em S. Jorge da Beira.

Sétima Geração

112. António Pinto nasceu em Gondufo, Vide e foi bap. em 2 agôsto 1638. Ele faleceu em 9 março 1705 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Maria Antunes em 5 outubro 1659 em Sobral de S. Miguel.
Oitava Geração

224. Domingos Pereira casou-se com Maria Ribeiro em 3 setembro 1635 em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital.
225. Maria Ribeiro nasceu em 21 outubro 1614 em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital.

Nona Geração

448. Domingos Pereira nasceu c. 1585 em Gondufo, Vide. Ele faleceu ap. 15.06.1633 em Gondufo, Vide. Domingos casou-se com Catarina João c. 1610.
450. Cap. António Pinto Ribeiro nasceu c. 1580. Ele faleceu em 11 dezembro 1631 em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital. António casou-se com Maria Ribeiro de Saldanha a. 1606.
451. Maria Ribeiro de Saldanha foi bap. em 26 janeiro 1591 em Tavarede, Figueira da Foz . Ela faleceu em 21 novembro 1658 em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370702 | ruiarias07 | 13 jun 2016 14:55 | Em resposta a: #370697

Boa tarde,

Antes demais, muito agradecidos, pela sua gentileza.

Eu quando lhe pedi o Titulo de Pintos do Livro das Famílias da Beira Baixa, era para comparar dados que recolhi na Torre do Tombo com aqueles que agora me está a fornecer e que estão a ser em tudo coincidentes.

Tenho dados Manuel Domingues Capa, que lhe puderemos fornecer de bom grado.

Muito agradecidos mais uma vez.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370706 | Pursim | 13 jun 2016 16:25 | Em resposta a: #370702

Caro senhor

É natural os dados que lhe ofereci corresponderem inteiramente com Raízes da Beira pois o autor usou os dados que lhe forneci sobre os Pinto que foram para os concelhos da Covilhã e Fundão. Só não traz os colaterais que tenho postado pois só seguia a linha dos Pinto.
Quanto ao Manuel Domingues Capa tenho 3 filhos, Abílio, João e António, tendo os dois últimos ligação à minha família por casamento. Claro que agradeço dados que tenha, enriquecem minha base.
Tenho Raízes da Beira em papel e em Pdf no computador. São muitas páginas ligadas ao Sobral. Posso copiar aquelas que indicam o tronco principal de Lagares da Beira, de 1600 para trás. Com um acrescento: Maria Ribeiro de Saldanha, de Tavarede. Mandaram-me há pouco as habilitações do irmão Pde Francisco Ribeiro de Saldanha, onde vêm os pais.
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370707 | Pursim | 13 jun 2016 16:30 | Em resposta a: #370702

Seguem informações sobre os três últimos pedidos.

Gráfico Ahnentafel para Manuel Paulo Antunes

Primeira Geração

1. Manuel Paulo Antunes nasceu em 8 junho 1824 em Sobral de S. Miguel.
Manuel casou-se com Maria Gonçalves Covanca, filha de José João Gonçalves Covanca e Luísa Ferreira, em 14 fevereiro 1855 em Sobral de S. Miguel. Maria nasceu em Sobral de S. Miguel.

Segunda Geração

2. Paulo Pinto nasceu em 25 dezembro 1791 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Antunes em 29 maio 1823 em Sobral de S. Miguel.
3. Maria Antunes nasceu em 29 março 1804 em Sobral de S. Miguel.

Terceira Geração

4. Paulo Francisco Pinto nasceu em 26 abril 1750 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em Sobral de S. Miguel. Paulo casou-se com Ana Geraldes em 18 março 1784 em Sobral de S. Miguel.
5. Ana Geraldes nasceu em 29 setembro 1762 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em Sobral de S. Miguel.
6. Manuel Antunes nasceu em 12 abril 1766 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Ana Antunes Simão em 18 julho 1799 em Sobral de S. Miguel.
7. Ana Antunes Simão nasceu em Sobral de S. Miguel.

Quarta Geração

8. Domingos Francisco Pinto nasceu em 23 setembro 1707 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com águeda Francisca Dos Santos Robalo em 10 abril 1731 em Fajão, Pampilhosa da Serra.
9. águeda Francisca Dos Santos Robalo nasceu em 1707 em Porto da Balsa, Fajão, Pampilhosa da Serra.
10. Domingos Francisco Capitão nasceu em 15 março 1710 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 19 fevereiro 1794 em Sobral de S. Miguel. Domingos casou-se com Domingas Geraldes em 8 maio 1760 em Sobral de S. Miguel.
11. Domingas Geraldes nasceu em Sobral de S. Miguel.
12. Francisco Antunes nasceu c. 1740 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Ana Maria da Silva em 15 janeiro 1765 em Sobral de S. Miguel.
13. Ana Maria da Silva nasceu em 12 outubro 1732 em Sobral de S. Miguel.
14. Manuel Simão nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Antunes.
15. Maria Antunes nasceu em Aldeia S. Francisco de Assis.

Quinta Geração

16. Manuel Francisco Marques nasceu em 2 abril 1674 em Teixeira de Cima, Vide. Ele faleceu em 29 agôsto 1730 em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Catarina Antunes Pinto em 3 setembro 1698 em Sobral de S. Miguel.
17. Catarina Antunes Pinto nasceu em 1672 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 7 janeiro 1742 em Sobral de S. Miguel.
18. Francisco João Robalo nasceu em Porto da Balsa, Fajão, Pampilhosa da Serra. Ele casou-se com águeda Francisca em 19 janeiro 1698 em Cabril, Pampilhosa da Serra.
19. águeda Francisca nasceu em 27 setembro 1676 em Sanguessuga, Cabril, Pampilhosa da Serra.
20. Manuel Francisco Capitão nasceu c. 1680 em Chãos de égua, Piódão, Arganil. Ele faleceu em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Ana Francisca em 16 dezembro 1708 em Sobral de S. Miguel.
21. Ana Francisca nasceu em 1691 em Sobral de S. Miguel.
22. Daniel Simão nasceu em 10 junho 1685 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 11 dezembro 1765 em Sobral de S. Miguel. Daniel casou-se com Ana Geraldes em 10 janeiro 1718 em Sobral de S. Miguel.
23. Ana Geraldes nasceu em Sobral de S. Miguel.
24. Manuel Antunes nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Francisca Lopes.
25. Maria Francisca Lopes nasceu em Sobral de S. Miguel.
26. António Francisco nasceu em 27 julho 1707 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria de Brito E Silva em 15 setembro 1728 em Vide.
27. Maria de Brito E Silva nasceu em Teixeira de Cima, Vide.
28. Francisco Simão nasceu em 1704 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 6 março 1774 em Sobral de S. Miguel. Francisco casou-se com Maria Antunes em 10 abril 1736 em Sobral de S. Miguel.
29. Maria Antunes nasceu em 1714 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 2 novembro 1784 em Sobral de S. Miguel.
30. Matias Antunes nasceu em Aldeia S. Francisco de Assis. Ele casou-se com Ana Simão.
31. Ana Simão nasceu em Aldeia S. Francisco de Assis.

Sexta Geração

34. António Pinto nasceu em Gondufo, Vide e foi bap. em 2 agôsto 1638. Ele faleceu em 9 março 1705 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Maria Antunes em 5 outubro 1659 em Sobral de S. Miguel.
35. Maria Antunes nasceu em Sobral de S. Miguel. Raízes da Beira. Deles descendem todos os pintos do Sobral.

***************************
Gráfico Ahnentafel para Maria Gonçalves Covanca

Primeira Geração

1. Maria Gonçalves Covanca nasceu em Sobral de S. Miguel. Maria casou-se com Manuel Paulo Antunes, filho de Paulo Pinto e Maria Antunes, em 14 fevereiro 1855 em Sobral de S. Miguel. Manuel nasceu em 8 junho 1824 em Sobral de S. Miguel.

Segunda Geração

2. José João Gonçalves Covanca nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Luísa Ferreira em 23 novembro 1830 em Sobral de S. Miguel.
3. Luísa Ferreira nasceu em 12 agôsto 1803 em Sobral de S. Miguel.

Terceira Geração

4. José João Gonçalves nasceu c. 1770 em Covanca, Fajão. Ele casou-se com Maria Gonçalves da Costa em 4 maio 1794 em Sobral de S. Miguel.
5. Maria Gonçalves da Costa nasceu em Sobral de S. Miguel.
6. João Ferreira nasceu em 9 maio 1754 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 25 novembro 1810 em Sobral de S. Miguel. João casou-se com Ana Rodrigues em 15 julho 1780 em Sobral de S. Miguel.
7. Ana Rodrigues nasceu em 15 dezembro 1757 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 5 novembro 1810 em Sobral de S. Miguel.

Quarta Geração

8. José João nasceu em Covanca, Fajão. Ele casou-se com Maria Teresa Simão.
9. Maria Teresa Simão nasceu em Covanca, Fajão.
10. José Gonçalves nasceu em 14 novembro 1746 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria da Costa.
11. Maria da Costa nasceu em Cerdeira, Arganil.
12. João Francisco Ferreira nasceu em 7 abril 1717 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 25 agôsto 1764 em Sobral de S. Miguel. João casou-se com Ana Geraldes Pinto em 29 janeiro 1737 em Sobral de S. Miguel.
13. Ana Geraldes Pinto nasceu em 22 maio 1714 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 8 abril 1797 em Sobral de S. Miguel.
14. Domingos Rodrigues nasceu em 20 julho 1702 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 26 janeiro 1793 em Sobral de S. Miguel. Domingos casou-se com Josefa da Silva de Brito em 10 abril 1749 em Vide.
15. Josefa da Silva de Brito nasceu em 1 novembro 1722 em Alvoco da Serra. Ela faleceu em 26 janeiro 1798 em Sobral de S. Miguel.

Quinta Geração

20. Manuel Gonçalves nasceu em 1 janeiro 1711 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 26 setembro 1796 em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Ana Francisca Antunes Rodrigues em 14 junho 1744 em Sobral de S. Miguel.
21. Ana Francisca Antunes Rodrigues nasceu em Sobral de S. Miguel.
22. João Martins nasceu em Cerdeira, Arganil. Ele casou-se com Maria da Costa.
23. Maria da Costa nasceu em Cerdeira, Arganil.
24. Domingos Marques nasceu em 20 dezembro 1678 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 19 dezembro 1735 em Sobral de S. Miguel. Domingos casou-se com Catarina Francisca em 4 abril 1701.
25. Catarina Francisca nasceu em 19 abril 1677 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 27 abril 1723 em Sobral de S. Miguel.
26. Francisco Pinto nasceu em 11 janeiro 1671 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 2 janeiro 1736 em Sobral de S. Miguel. Francisco casou-se com Maria Geraldes em 25 janeiro 1707 em Sobral de S. Miguel.
27. Maria Geraldes nasceu em 29 outubro 1684 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 20 janeiro 1719 em Sobral de S. Miguel.
28. Francisco Rodrigues nasceu em 15 abril 1654 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Catarina Francisca em 23 julho 1699 em Sobral de S. Miguel.
29. Catarina Francisca nasceu em 1672 em Sobral de S. Miguel.
30. Domingos Gonçalves de Brito nasceu em Alvoco da Serra. Ele casou-se com Maria da Silva em 26 fevereiro 1700 em Vide.
31. Maria da Silva nasceu em 1 maio 1686 em Teixeira de Cima, Vide. Ela faleceu em 22 abril 1731 em Teixeira de Cima, Vide.

Sexta Geração

40. Manuel Simão nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Gonçalves Pacheco em 28 agôsto 1709.
41. Maria Gonçalves Pacheco faleceu em 3 julho 1772 em Sobral de S. Miguel.
42. Francisco Rodrigues da Costa nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Ana Antunes em 15 fevereiro 1700 em Sobral de S. Miguel.
43. Ana Antunes nasceu em Sobral de S. Miguel.
48. Domingos Marques nasceu c. 1645 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Rodrigues c. 1678.
49. Maria Rodrigues nasceu em Sobral de S. Miguel.
50. Manuel Francisco nasceu em 1650 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 19 maio 1711 em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Isabel Marques em 18 janeiro 1673 em Sobral de S. Miguel.
51. Isabel Marques nasceu em 20 janeiro 1644 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 13 novembro 1680.
52. António Pinto nasceu em Gondufo, Vide e foi crismado em 2 agôsto 1638. Ele faleceu em 9 março 1705 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Maria Antunes em 5 outubro 1659 em Sobral de S. Miguel.
53. Maria Antunes nasceu em Sobral de S. Miguel.
54. Domingos Simão nasceu em S. Jorge da Beira. Ele casou-se com Maria Geraldes em 10 abril 1678 em Sobral de S. Miguel.
55. Maria Geraldes nasceu em 1 janeiro 1656 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 28 outubro 1735 em Sobral de S. Miguel.
56. António Francisco nasceu em Piódão, Arganil. Ele casou-se com Isabel Francisca.
57. Isabel Francisca.
58. Pedro Lopes nasceu c. 1640 em Gondufo, Vide. Ele casou-se com Maria Francisca em 30 julho 1663 em Gondufo, Vide.
59. Maria Francisca nasceu c. 1643 em Gondufo, Vide.
60. Mateus Gonçalves faleceu em 10 abril 1708 em Alvoco da Serra. Ele casou-se com Maria de Brito.
61. Maria de Brito nasceu c. 1660. Ela faleceu em 13 abril 1708 em Alvoco da Serra.
62. António da Silva E Gouveia nasceu c. 1660 em Vasco Esteves, Alvoco da Serra. Ele casou-se com Maria Francisca Lopes em 2 fevereiro 1682 em Teixeira de Cima, Vide.
63. Maria Francisca Lopes nasceu em Teixeira de Cima, Vide. Ela faleceu em 3 dezembro 1730 em Teixeira de Cima, Vide.

*************************
Primeira Geração

1. Maria João Marques nasceu em 17 julho 1822 em Sobral de S. Miguel. Maria casou-se com José João Lopes Marques, filho de Manuel João da Silva e Maria Lopes, em 29 setembro 1847 em Sobral de S. Miguel. José nasceu em 9 abril 1825 em Sobral de S. Miguel.

Segunda Geração

2. António Pinto nasceu em 26 dezembro 1790 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria João Marques em 26 março 1813 em Sobral de S. Miguel.
3. Maria João Marques nasceu em 4 março 1793 em Sobral de S. Miguel.

Terceira Geração

4. João Pinto do álamo nasceu em 29 agôsto 1746 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 12 abril 1815 em Sobral de S. Miguel. João casou-se com Florência da Cruz em 13 janeiro 1774 em Sobral de S. Miguel.
5. Florência da Cruz nasceu em 19 setembro 1750 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 11 fevereiro 1815 em Sobral de S. Miguel.
6. Luís Marques nasceu em 23 abril 1769 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em janeiro 1804 em Sobral de S. Miguel. Luís casou-se com Maria João Pinto em 27 julho 1791 em Sobral de S. Miguel.
7. Maria João Pinto nasceu em 7 novembro 1770 em Sobral de S. Miguel.

Quarta Geração

8. Pedro Pinto nasceu em 25 junho 1720 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 8 novembro 1779 em Sobral de S. Miguel. Pedro casou-se com Maria Gonçalves em 15 junho 1745 em Sobral de S. Miguel.
9. Maria Gonçalves nasceu em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 7 outubro 1782 em Sobral de S. Miguel.
10. António Fernandes Duarte nasceu em 14 outubro 1705 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 19 janeiro 1787 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Ana João em 9 dezembro 1743 em Sobral de S. Miguel.
11. Ana João nasceu em 20 março 1718 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 19 janeiro 1784 em Sobral de S. Miguel.
13. Maria Francisca Gonçalves nasceu em 3 agôsto 1728 em Sobral de S. Miguel.
14. Domingos Francisco Pinto nasceu em 17 fevereiro 1737 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 24 abril 1800 em Sobral de S. Miguel. Domingos casou-se com Maria João da Silva em 4 setembro 1769 em Sobral de S. Miguel.
15. Maria João da Silva nasceu em 24 março 1738 em Sobral de S. Miguel.

Quinta Geração

16. Francisco Pinto nasceu em 11 janeiro 1671 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 2 janeiro 1736 em Sobral de S. Miguel. Francisco casou-se com Isabel Gonçalves em 30 maio 1719 em Sobral de S. Miguel.
17. Isabel Gonçalves nasceu em 11 janeiro 1691 em S. Jorge da Beira.
18. Manuel Simão nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Gonçalves Pacheco em 28 agôsto 1709.
19. Maria Gonçalves Pacheco faleceu em 3 julho 1772 em Sobral de S. Miguel.
20. António Fernandes nasceu em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com Maria Antunes.
21. Maria Antunes nasceu c. 1588 em Sobral de S. Miguel.
22. Pedro Lopes nasceu em 1676 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 13 dezembro 1762 em Sobral de S. Miguel. Pedro casou-se com Maria João em 27 março 1703 em Sobral de S. Miguel.
23. Maria João nasceu em Sobral de S. Miguel.
24. Manuel André nasceu em S. Jorge da Beira. Ele casou-se com Catarina Gonçalves Pacheco.
25. Catarina Gonçalves Pacheco nasceu em S. Jorge da Beira.
26. Manuel Marques nasceu em 2 março 1703 em Sobral de S. Miguel. Ele faleceu em 9 novembro 1735. Manuel casou-se com Maria Francisca em 28 maio 1724 em Sobral de S. Miguel.
27. Maria Francisca nasceu em Sobral de S. Miguel.
28. Domingos Francisco Pinto nasceu em 23 setembro 1707 em Sobral de S. Miguel. Ele casou-se com águeda Francisca Dos Santos Robalo em 10 abril 1731 em Fajão, Pampilhosa da Serra.
29. águeda Francisca Dos Santos Robalo nasceu em 1707 em Porto da Balsa, Fajão, Pampilhosa da Serra.
30. Manuel João foi crismado em 26 agôsto 1711 em Covanca, Fajão, Pampilhosa da Serra. Ele faleceu em 15 setembro 1762 em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Ana da Silva em 4 março 1737 em Sobral de S. Miguel.
31. Ana da Silva nasceu em 10 fevereiro 1697 em Teixeira de Cima, Vide. Ela faleceu em 28 dezembro 1768 em Sobral de S. Miguel.

Sexta Geração

32. António Pinto nasceu em Gondufo, Vide e foi crismado em 2 agôsto 1638. Ele faleceu em 9 março 1705 em Sobral de S. Miguel. António casou-se com Maria Antunes em 5 outubro 1659 em Sobral de S. Miguel.
33. Maria Antunes nasceu em Sobral de S. Miguel.
56. Manuel Francisco Marques nasceu em 2 abril 1674 em Teixeira de Cima, Vide. Ele faleceu em 29 agôsto 1730 em Sobral de S. Miguel. Manuel casou-se com Catarina Antunes Pinto em 3 setembro 1698 em Sobral de S. Miguel.
57. Catarina Antunes Pinto nasceu em 1672 em Sobral de S. Miguel. Ela faleceu em 7 janeiro 1742 em Sobral de S. Miguel.
62. António da Silva E Gouveia nasceu c. 1660 em Vasco Esteves, Alvoco da Serra. Ele casou-se com Maria Francisca Lopes em 2 fevereiro 1682 em Teixeira de Cima, Vide.
63. Maria Francisca Lopes nasceu em Teixeira de Cima, Vide. Ela faleceu em 3 dezembro 1730 em Teixeira de Cima, Vide.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370718 | ruiarias07 | 13 jun 2016 20:20 | Em resposta a: #370707

Boa tarde,

Mais uma vez agradecidos pelos seus dados, que mais uma vez coincidem na perfeição com o que tínhamos retirado, mas estando o do senhor mais completo.

Deixo o meu e-mail, que é mais fácil falarmos por lá e trocarmos algumas impressões.

rjarpard@gmail.com

Muito agradecidos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370722 | ruiarias07 | 13 jun 2016 21:36 | Em resposta a: #370718

Boa tarde,

Vejo um possivel erro na ascendência de Abilio. O Manuel Domingues de Unhais-o-Velho é casado com Helena Antónia, e não Antunes, esta natural do Ourondo, e filha de António simão e Antónia Fernandes.

O filho Joaquim nasce em Unhais-o-Velho em 6 de Abril de 1765, e casa com Genoveva Maria Ribeira 15 anos mais nova, natural de Unhais o Velho, que nasceu a 12 de Out. 1780. Filha de Manuel Ribeiro que nasce a 30 de Novembro de 1741, e de Engrácia Maria que nasce a 1 de Fevereiro desse ano.

Relativamente ao Gondufe de onde é natural o António Pinto, não será Gondufe de Ponte de Lima?

Agradecido.

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370729 | ruiarias07 | 14 jun 2016 00:56 | Em resposta a: #370722

Boa noite Sr. Santos,

Faça-me chegar um e-mail seu para o meu endereço para lhe enviar um gedcom com muita coisa da Pampilhosa (Janeiro de Baixo), São Vicente da Beira e Almaceda. Pode ser que entroquem nos seus. E é muita coisa mesmo.

Acrescento à mensagem anterior que Manuel Ribeiro, barbeiro, natural de Unhais era filho André Ribeiro, barbeiro, natural da Lousã, Vilarinho, Lugar do Prilhão e de Joana Francisca, natural da Vila de Góis.
Neto paterno de Miguel Ribeiro, da Lousã e de Teresa Ferreira, da Lousã e Materno de João Fernandes de São Paulo e de Ana Barata, ambos da Vila de Gois,

O João Fernandes de São Paulo casou-se com Ana Barata no dia 11 de Maio de 1693, na Vila de Gois. Ele filho de João Domingos e de Maria Fernandes, e ela de Domingos Barata, do Cadafaz, e de Madalena Manuel, da Sandinha. Penso que a Madalena Manuel tem um primeiro casamento e posteriormente casará no estado de viúva, mas ainda estou a analisar esse facto.

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370732 | Pursim | 14 jun 2016 09:40 | Em resposta a: #370722

Possivelmente tem razão e eu li Antunes por Antónia. A minha visão é quase nula e às vezes prega estas partidas. Talvez levado pelo facto de, até muito tardiamente em Unhais usarem dos patronímicos. Quanto à naturalidade de António Pinto é mesmo Gondufo de Vide. Não só por o seu casamento o indicar como o nascimento dos filhos. A ligação de António Pinto ao Minho poderá vir através do pai Domingos Pereira, se for provado que tem alguma coisa a ver com Maria Pinto Pereira casada em Loriga com António Mendes Castelo Branco. Pertenceria aos morgados de Britiandos (não Britiande de Lamego).
Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

Antepassados de Sobral de Casegas

#370733 | Pursim | 14 jun 2016 09:56 | Em resposta a: #370729

Caro senhor

Estava a aguarda copiar as páginas do Raízes da Beira para utilizar seu endereço. No entanto deixo~lhe o meu: gabrielsobral1945@gmail.com
Agradeço o o envio do gedcon
A minha base completa está num computador que precisa ser recuperado. Estou a trabalhar com uma base que recuperei de uma que tenho na Geneanet e das muitas colaborações que tive neste espaço. Podem ter portanto alguns erros.
Se as pessoas que indicou no princípio são seus familiares, então também o seremos.
A origem destes Ribeiros já a tinha seguido até aos indivíduos que indica. Não segui mais por não serem ascendentes.
Cumprimentos
GS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen