Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#324777 | jmmoreira | 05 mar 2013 22:31

Caros confrades,

Agradeço ajuda na leitura do seguinte assento de casamento (o 1º do lado esquerdo):
http://pesquisa.adporto.pt/CRAVFrontOffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=65767&FileID=_2887869

Segue o que consigo ler:
"Aos sete do mês de Agosto de seiscentos e noventa e oito se receberam por marido e mulher em presença do Padre Manuel da Costa coadjutor desta mesma igreja, André Ferreira da Costa filho legítimo de Manuel da Costa e sua mulher Isabel Teixeira desta freguesia com Justa Soares da Mota filha de Manuel ??? e de Ana de Sousa, solteira, da freguesia de Santa Maria de ??? todos deste Bispado ??? foram testemunhas João Coelho da Mota e Manuel ??? e de sua mulher Catarina da Costa ???"

Obrigado,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#324791 | jpm2353 | 05 mar 2013 23:11 | Em resposta a: #324777

Caros confrade,

Segue o que consigo ler:
"Aos sete dias do mês de Agosto de seiscentos e noventa e oito se receberam por marido e mulher em presença do Reverendo Padre Manuel da Costa coadjutor desta mesma igreja, André Ferreira da Costa filho legítimo de Manuel da Costa e sua mulher Isabel Teixeira desta freguesia com Justa Soares da Mota filha de Manuel Fersese?!? de Faria e de Ana de Sousa, solteira, da freguesia de Santa Maria de Malvesas? todos deste Bispado na forma do Sagrado Concílio e constituição deste Bispado, foram testemunhas o Reverendo Padre João Coelho da Mota e Manuel Ribeiro filho? de Francisco Nogueira e de sua mulher Catarina da Costa foram testemunhas (o Reverendo Padre João Coelho - riscado) era ut supra.
Álvaro Dantas de Araújo
o Padre João Coelho da Mota
Manuel Ribeiro"

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337392 | jmmoreira | 29 out 2013 18:09 | Em resposta a: #324791

Caros confrades,

Retomo o assento referido na primeira mensagem agora noutro endereço web.
É o primeiro assento do ficheiro 876 em
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=479022

Pergunto se alguém consegue decifrar a freguesia de onde eram os pais da nubente: Santa Maria de ???

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337393 | PP | 29 out 2013 18:41 | Em resposta a: #337392

Caro confrade,

Por acaso não poderá ser: Santa Maria de «Malrelas»[sic] (Maureles)?

A leitura está algo difícil, mas o pároco poderá ter escrito mal...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337403 | Truta59 | 29 out 2013 20:40 | Em resposta a: #324777

Caro JMMOREIRA

Este assento de casamento entre André Ferreira da Costa e Justa Soares da Mota lê-se da seguinte forma:

"Aos sete do mês de Agosto de seiscentos e noventa e oito se receberam por marido e mulher em presença do Padre Manuel da Costa coadjutor desta mesma igreja, André Ferreira da Costa filho legítimo de Manuel da Costa e sua mulher Isabel Teixeira desta freguesia com Justa Soares da Mota filha de Manuel Soares Faria e de Ana de Sousa, solteira, da freguesia de Santa Maria de Melres (Gondomar) todos deste Bispado do Porto.."

O pai da noiva era o Abade de Melres, Manuel Soares de Faria, Senhor da Quinta de Pensos, na freguesia de Santa Clara do Torrão, Marco de Canaveses.

Manuel Soares de Faria era filho de Manuel Soares Barbosa e de Maria de Azeredo Ferraz, vide o seguite LinK:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=279394

Poderá seguir no NFP-vol. III-pg. 504 (Carvalhos) ou ainda no CB, Vol.I , folha 215 , referente à Quinta de Pensos, Santa Clara do Torrão, Marco de Canaveses.

São meus parentes.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337408 | jmmoreira | 29 out 2013 22:24 | Em resposta a: #337403

Caro Arnaldo Silva,

Essa é, sem dúvida, uma grande ajuda!
Muito agradeço.
Sem querer abusar da sua boa vontade pergunto-lhe se tem informação sobre o assento de baptismo de Justa Soares da Mota. Melres foi a primeira freguesia onde procurai mas não o encontrei ...
Pergunto-lhe ainda se me sabe dizer em qual dos parágrafos do ttº Carvalhos é que surge a informação sobre Manuel Soares Barbosa e Maria de Azeredo Ferraz. Como tenho uma versão diferente do Felgueiras Gayo, com o número de página tenho dificuldade em encontrar.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337410 | Truta59 | 29 out 2013 23:56 | Em resposta a: #337408

Caro JMMOREIRA

Aqui vai o que pediu:

§ 173
QUINTA DE PENSOS
N 15 D. MARIA DE AZEREDO FERRAZ filha de André Soares da Mota N 14 do § 168 casou com Manuel Soares Barbosa chamado o Pina de Alcunha. Foram S.res da Quinta de Pensos, viveram entre ambos os Rios assente do Nogueira
16 D. Joana de Azeredo Sr.ª da Casa casada com António Brandão de Macedo da Vila de Melres s.g.
16 D. Maria de Azeredo c.c. António Sanhudo de Castro s.g.
16 Fr. André
16 Manuel Soares Abade de Melres que teve muitos bastardos e foram Sr.es desta Casa


Já agora, descende de que filho da Justa Soares da Mota?

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337413 | jmmoreira | 30 out 2013 00:21 | Em resposta a: #337410

Boa noite,

Obrigado pela informação.
Descendo do seu filho mais velho, João Ferreira Soares. Foi casado duas vezes: primeiro com Catarina Rebelo e depois com Maria Josefa. Descendo do seu segundo casamento.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337414 | Truta59 | 30 out 2013 00:31 | Em resposta a: #337413

Boa Noite

Também descendo desse casal, mais propriamente do filho António José Ferreira que casou com Joana Maria da Silveira.

A Joana Maria da Silveira é descendente dos Senhores de Vila Caiz, Luis da Silveira.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337417 | jmmoreira | 30 out 2013 00:46 | Em resposta a: #337414

Boa noite,

Descendo do José Ferreira Soares casado com Maria Joana da Silva.
Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento dos seguintes factos e se tem explicação para eles:
- Faleceu a 11-10-1853 em Vila Boa de Quires um Custódio Ferreira Soares de 97 anos de idade do lugar de Aguelas viúvo de Custódia Maria Ferreira. "Não tinha filhos", por isso, deixou tudo quanto possuía a seu sobrinho José Ferreira. Seria este Custódio filho de João Ferreira Soares? Não encontrei o assento de baptismo.
- Faleceu a 6/11/1796 uma Ana Maria, viúva que ficou de João Ferreira de Aguelas. Seria este João Ferreira o nosso João Ferreira Soares? Neste caso foi casado pelo menos três vezes ...

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337422 | Truta59 | 30 out 2013 10:45 | Em resposta a: #337417

Caro JJMOREIRA

Relativamente aos nomes referidos nada sei, contudo vou fazer uma pequena pesquisa e se souber algo mais comunicarei.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337475 | vsuzano | 31 out 2013 09:16 | Em resposta a: #337417

José Ferreira Soares (* 01.07.1932), casado com Maria Joana, era o meu 6º avô, teve um filho de nome Carlos Ferreira Soares (* 28.03.1777, cc Maria Silva Teixeira), e tiveram filho de nome António Ferreira (* 28.11.1807, cc Maria Joaquina Benedita), e tiveram filho de nome Joaquim Ferreira (* 29.06.1833, cc Engrácia Augusta de Jesus), que tiveram filho de nome António Carlos Ferreira ( * 27.10.1890 cc Emilia Pereira de Campos), e todos de Vila Boa de Quires, sendo estes últimos meus avôs.

Cumprimentos

Vsuzano

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#337513 | jmmoreira | 31 out 2013 19:23 | Em resposta a: #337475

Caro confrade,

Partilhamos os 5º avós: Carlos Ferreira Soares cc Maria da Silva Teixeira.
Descendo do filho Vitorino Ferreira (n. 17-5-1815) cc Maria Marcelina de Almeida (n. 23-10-1817).
Se quiser, contacte-me através do email genejmm do mail da google. Poderemos partilhar informações sobre a ascendência dos nossos antepassados comuns.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#354095 | vsuzano | 26 jan 2015 14:43 | Em resposta a: #337513

peço desculpa por só responder agora, mas só nesta altura é que estou a rever este ramo (pois já tinha sido feito pelo meu falecido pai)

Neste ramo cheguei ao andré ferreira costa cc justa soares da mota

No casamento do andré diz que é filho de Manuel da Costa e de Isabel Teixeira, mas só consegui o casamento de um adão da costa com isabel teixeira, e os quais tiveram diversos filhos entre os quais um andré..... será que foi erro do padre aquando do casamento do andré com a justa, ou alguém já terá os ascendentes deste andré ferreira da costa (casado com a justa soares da mota) ????

cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#354135 | jmmoreira | 26 jan 2015 23:23 | Em resposta a: #354095

Caro Vitor Suzano,
Tenho muita informação sobre esse casal.
Respondi-lhe por email.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#354160 | vsuzano | 27 jan 2015 16:27 | Em resposta a: #354135

Agradeço e email.

cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407263 | jmmoreira | 08 set 2018 19:39 | Em resposta a: #324777

Boa tarde,

A 4-5-1694 faleceu em Melres (Fl.81) uma Paula de Faria cujo grau de parentesco com o Abade Manuel Soares de Faria não consigo entender.
Será que algum confrade consegue ler os ??? na frase
Paula de Faria ??? do Reverendo Abade Manuel Soares de Faria.

Desde já agradeço.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407264 | vsuzano | 08 set 2018 19:48 | Em resposta a: #324777

Sobrinha.

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407266 | jmmoreira | 08 set 2018 20:06 | Em resposta a: #407263

Correção o fólio é o 181.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407268 | vsuzano | 08 set 2018 21:09 | Em resposta a: #324777

Sobrinha.....
Eu vi o assento pela data.
Cumprimentos e boas pesquisas.

Vitor Suzano

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407276 | jmmoreira | 09 set 2018 00:48 | Em resposta a: #407268

Caro Vítor Suzano,

Obrigado. E quem seria o Estevão Soares de Faria, solteiro desta vila de Melres que faleceu a 11-12-1694 (fl. 181v)?
Tenho interesse nestes Soares de Faria porque estou a tentar descobrir a ascendência de Manuel Soares Barbosa, pai do Abade Manuel Soares de Faria.
Do Manuel Soares Barbosa sei que faleceu de acidente no rio Tâmega a 12-5-1644 em Torrão.
Não encontrei o assento de casamento dele com Maria dos Anjos de Azeredo Ferraz com quem viveu na quinta da Fonte da Senhora, Torrão.
Tenho duas suspeitas sobre os pais do Manuel Soares Barbosa, de alcunha o Pina:
1. Poderá ser filho de Manuel Soares de Rio de Moinhos. Familiares desse Manuel Soares de Rio de Moinhos foram padrinhos de filhos de Manuel Soares Barbosa.
2. Pode ainda ser filho de Miguel Soares da Cunha Barbosa que foi vigário de Ramalde. Foi ele quem baptizou um dos seus filhos. Esse vigário foi pai de Miguel Soares. Há estudos sobre a ascendência dele nomeadamente: https://geneall.net/pt/nome/501705/miguel-soares-da-cunha-barbosa/. O pai de Miguel Soares da Cunha Barbosa era da freguesia de Pinheiro concelho de Penafiel.

Qualquer ajuda sobre estas gentes é bem vinda.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#407598 | jmmoreira | 12 set 2018 23:57 | Em resposta a: #407276

Caros confrades,

Pergunto se alguém sabe onde ocorreu o casamento de Manuel Soares Barbosa com Maria dos Anjos de Azeredo Ferraz. No geneall consta como data de casamento 29.05.1630 mas não refere a paróquia.

Agradeço desde já,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Ajuda na leitura de assento de casamento em Vila Boa de Quires

#441665 | abarbosa85 | 23 jun 2022 11:57 | Em resposta a: #407598

O meu bisavô chamava-se Casimiro Teixeira Barbosa.
Teve um filho (meu avô) que se chamava António Teixeira Barbosa, natural de Maureles (freguesia de Marco de Canaveses). Portanto, o meu bisavô Casimiro, devia ser também dessa região ou próximo
Não sei se haverá algum tipo de ligação com Manuel Soares Barbosa, mas gostava de saber.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen