Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#324987 | jmacdonald | 08 mar 2013 13:06

Caros confrades,

Alguém terá informação sobre um Filipe Furtado de Mendonça, provavelmente nascido nos anos 20 do século XX, residente em Luanda nos anos 50/60 (pelo menos), onde terá trabalhado como jornalista?

Não tenho absolutamente mais dado nenhum.

Muito obrigado.
Cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#327601 | sofia lince | 18 abr 2013 19:14 | Em resposta a: #324987

ola boa tarde, eu sou neta de Filipe Furtado de Mendonça, e deparei que o senhor anda a procura dele e gostaria de saber qual a razao pois tb ando a procura de algumas informaçoes sobre ele que me falta e talvez o senhor o saiba.. obrigado pela sua atençao

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#327635 | jmacdonald | 19 abr 2013 05:57 | Em resposta a: #327601

Cara Sofia Lince,


Muito obrigado pelo seu contacto.

O meu interesse pelo Sr. seu Avô prende-se, acima de tudo, com a carreira jornalística e os textos por ele produzidos no campo da teosofia e co-relacionado - assuntos que fazem parte de uma investigação histórica que conduzo, relativa ao Portugal de princípios do século XX. A este respeito, tenho alguns elementos (não muitos) que partilharei com todo o gosto consigo.

(Note que não tenho informações especificamente genealógicas sobre Filipe Furtado de Mendonça.)

Posso pedir-lhe o favor de contactar-me através do e-mail joaomacdonald@gmail.com, de forma a podermos desenvolver esta conversa?

Muito grato,
com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#327647 | sofia lince | 19 abr 2013 10:36 | Em resposta a: #327635

bom dia Sr. Joao,

agradeço a sua resposta e com muito gosto irei o adicionar no meu msn para poder-mos entao falar melhor sobre os elementos que tem.
grata pela sua atençao, desejando a continuaçao de um bom dia

Resposta

Link directo:

Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#378146 | jfernan | 27 fev 2017 21:51 | Em resposta a: #327601

Cara Sofia,
Conheço a obra do seu Avô enquanto divulgador da doutrina espírita. Tenho comigo um opúsculo que ele me ofereceu muito gentilmente em 1981, intitulado "Um raio de Luz sobre Fátima" onde descreve a sessão mediúnica do grupo dirigido pelo maestro Carlos Calderon que recebeu uma mensagem a propósito do 13 de Maio de 1917.
Gostaria de saber se dispõe de algum documento original que se refira a essa sessão, uma vez que os que foram publicados nesse opúsculo estão bastante apagados.
Sou historiador e encontro-me a realizar um documentário sobre Fátima para o Canal História e muito gostaria de mostrar alguns documentos do espólio do seu Avô sobre esta questão.
Muito obrigado,
Cordiais cumprimentos,
Joaquim Fernandes,PhD
CTEC
Universidade Fernando Pessoa
Porto
Email: jfernan@ufp.edu.pt

Resposta

Link directo:

Filipe Furtado de Mendonça (século XX)

#446117 | R.A.C.O. | 24 fev 2023 12:38 | Em resposta a: #324987

Por um simples acaso, passei por este fórum e encontrei esta troca de informações sobre Filipe Furtado Mendonça. Curiosamente, em 1965, encontrei-me com Furtado Mendonça em Luanda. Eu (20 anos), na condição de linotipista do Jornal ABC, e ele como cliente que teria, então, mandado ali publicar um pequeno opúsculo de 12 páginas.
Eu não o conhecia, mas chegada a hora de saída, aproveitámos a companhia um do outro, para nos deslocarmos para o centro da cidade, tendo, então, ficado em conversa amena, enquanto bebíamos qualquer coisa, numa esplanada próxima da casa onde eu habitava.
Era a primeira vez que falávamos, mas a conversa correu como se já nos conhecêssemos há muito. Ofereceu-me, então, um exemplar do opúsculo (autografado: 29/3/1965) que ainda tenho em meu poder, e que correspondia ao conteúdo de uma sua palestra sobre PROBLEMAS DA JUVENTUDE, proferida no Clube Desportivo e Recreativo da Praia do Bispo.
As deambulações da minha vida, a partir de então, afastaram-me, durante anos, da corrente actividade que me levara a África, apesar de por lá ter ficado até 1974.
Fiquei, curioso, agora, por saber mais sobre Filipe Furtado Mendonça, pois nada sabia dele e nada mais soube a partir desse episódico encontro.
Grato por qualquer resposta.
Rui A. Costa Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 06:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen