Ascendência Barão de Prime

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

Ascendência Barão de Prime

#325683 | pedrolx78 | 19 mar 2013 02:17

Boa noite,

Alguém tem alguma ideia de qual a correcta ascendência do primeiro barão de Prime? Os dados que possuo são contraditórios.

Agradeço qualquer informação.

Obrigado,

Pedro Teles.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Barão de Prime

#325821 | pedrolx78 | 20 mar 2013 23:10 | Em resposta a: #325683

Renovo o pedido.

Obrigado.

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Barão de Prime

#325823 | HRC1947 | 20 mar 2013 23:20 | Em resposta a: #325821

Caro Confrade;
Já conhece estes!
http://visoeu.blogspot.pt/2005/09/viseu-monumental-e-artstico-611.html
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55178
Cumptºs
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Barão de Prime

#326391 | pedrolx78 | 29 mar 2013 15:40 | Em resposta a: #325823

Cara Ana Simões,

Agradeço o seu esforço, mas isso não me traz novidades. Preciso de compreender a ligação com a familia Loureiro, parece-me haver alguma confusão nas obras que consultei, e não me parece que faça qualquer sentido. tenho a ascendência da mãe.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Barão de Prime

#326565 | pedrolx78 | 02 abr 2013 02:06 | Em resposta a: #325821

Aqui fica a ascendência da mãe de Luís Loureiro Queirós Cardoso Couto Leitão, 1º barão de Prime, D. Maria de Mesquita Cardoso:

1 - D. Sebastiana (ou Leonarda) de Sousa (c, 1700), filha legitimada de Rodrigo de Sousa Melo (sem prejuízo de terceiros), sucedeu na casa de Prime e casou com Francisco da Silva e Oliveira de Melo (ou de Melo e Oliveira), de quem tiveram:

1.1 - Bernardo da Silva, sg
1.2 - Teobaldo de Lemos da Silva, sg
1.3 - D. Francisca da Silva (c. )
1.4 - D. Sebastiana da Silva (c. 1720)

D. Sebastiana da Silva(c. 1720) c.c. Simão de Mesquita Cardoso (penso que primo/parente dos Morgados dos Cardosos, do Loureiro)
de quem tiveram

1.4.1 D. Maria de Mesquita (c.1740) casada com Manuel Loureiro de Queirós Cardoso(?)


de quem tiveram Luís de Loureiro Queirós Cardoso de Couto Leitão. 1ª Barão de Prime.

A minha questão prende-se com a identidade deste Manuel de Loureiro de Queirós Cardoso, referido em 1.4.1. Segundo a Resenha das Famílias grandes e titulares de Portugal, é filho de Nuno de Barros de Loureiro, 10º Morgado de Loureiro e de sua mulher Maria Luísa de Figueiredo de Loureiro Castelo Branco e QUeirós.

Isto, a meu ver, não faz muito sentido, porque estes dois tiveram um outro filho Manuel (Manuel de Loureiro Castelo Branco de Nápoles e Queirós ou de Figueiredo) que sucedeu no morgado de Loureiro (não o dos Cardosos, mas o da linha de Nuno de Barros de Loureiro), e que veio eventualmente a casar com a descendente do Morgado dos Cardosos Maria Joana de Cardoso Loureiro de Sampaio e Melo... unindo assim os dois morgados, com descendência que continuou na posse do morgado. Ora parece-me estranha a afiliação do Barão de Prime a esta família por 4 razões:


1- Terão havido dois filhos de nome Manuel do casal Nuno de Barros Loureiro com Maria Luisa Loureiro Figueiredo e Queirós?? Parece-me inverosímil, apesar de não impossível. Tenho o assento de baptismo do Manuel que herdou o morgado, baptizado na Lejeosa, e o assento de casamento deste com Maria Joana, assim como certidão de baptismo de filhos e netos. Não encontro qualquer documentação que fale deste barão de Prime
2 - Os descendentes da linhagem de Nuno de Barros de Loureiro, nunca utilizaram o apelido Cardoso (nem o de Mesquita). Normalmente os apelidos são Loureiro, Castelo Branco, Albuquerque, Queirós, Nápoles, Figueiredo, mas NUNCA Cardoso, precisamente para se diferenciarem dos do outro morgado dito 'dos Cardosos' ou dos 'Loureiros Cardosos'
3- Fica por explicar o apelido Couto Leitão, que não vejo de onde poderá vir, pois é estranho à família dos Morgados de Loureiro.
4 - Poderá eventualmente ser o mesmo Manuel, e o nome Cardoso, alguma confusão feita nas obras referidas, mas a data de nascimento do Barão de Prime (1785) coincide com a data de nascimento do 12º morgado Luis de Loureiro Cardoso, de sua irmã Maria de Loureiro Cardoso e de seu irmão Nuno de Barros de Loureiro Cardoso (este abade e padroeiro de Silgueiros), já com os dois morgados unidos (daí o nome Loureiro Cardoso).

Na obra que tenho e me dá a ascendência da mãe do Barão de Prime, diz-se que esta era prima de um 'Manuel de Loureiro' . Gostaria de supor que este fosse de algum ramo lateral da casa dos morgados dos Cardosos, e o parentesco se dá por Simão de Mesquita Cardoso, referido acima em 1.4 mas fica por explicar.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação adicional.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência Barão de Prime

#326566 | pedrolx78 | 02 abr 2013 02:12 | Em resposta a: #326565

Peço desculpa 'Terá havido' e não 'terão havido'.

Resposta

Link directo:

Ascendência Barão de Prime

#380483 | portingal | 29 abr 2017 17:42 | Em resposta a: #326565

Prezado Pedro Teles,

O que tenho é:

Sebastiana Joaquina Peregrina da Silva e Melo cc Simão de Mesquita Cardoso do Amaral Loureiro Castelo Branco, com uma filha Maria baptizada a 29 de Dezembro de 1767 na freguesia de São Cipriano, concelho de Viseu.
Suponho que a raiz dos Loureiros que procura possa estar na ascendência deste Simão, filho de Miguel do Couto do Amaral e de Maria de Mesquita Cardoso de Loureiro Castelo Branco.

Cumprimentos,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Ascendência Barão de Prime

#385185 | Rommel | 07 out 2017 19:11 | Em resposta a: #325683

Prezados,
Tenho um antepassado que nasceu em Prime, batizado na Freguesia de Fragosela, Viseu em 1708 de nome Matias Pereira Castello Branco, filho de João do Rego e de Maria da Cunha, ambos do lugar de Prime e casados em 1707 em Fragosela. Esse João do Rego é filho de um outro João do Rego e de Ana de Amaral. Gostaria de saber a origem de seu sobrenome "Pereira Castello Branco", visto que seus pais e avós não o possuíam... Será que poderia haver alguma ligação dele com os "Almeida Castello Branco" de Viseu ou com os Condes/Barão/Visconde de Prime ou talvez com a gente de Vouzela?
Cumprimentos,
Rommel Diógenes Castello Branco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen