Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas | Arquivos

Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#16412 | macp | 30 jan 2002 14:50

Na busca de Ana de Jesus, ( baptizou um filho em 1897 ) , Exposta na Roda de Resende, não tendo conseguido determinar a sua data de nascimento, nem a data em que ela fez um pedido de reconhecimento de paternidade, nem a data de casamento, nem a data em que uma suposta meia-irmã , em testamento, deixou bens a alguns filhos de Ana de Jesus, surgiu-me a seguinte ideia: como consta, na família, que Ana de Jesus terá nascido na Quinta das Corujeiras, freguesia de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, distrito do Porto, ( filha do Senhor das Corujeiras, à altura, Albino) de onde foi levada para a Roda com uma marca, como era hábito, e onde o dito senhor a foi buscar para criar, tendo-se tornado depois governanta de sua casa, será possível que
1. tenha existido nessa Quinta uma capela?
2. terá tido aí lugar o baptismo?
3. sendo possível, onde está tal registo? na freguesia?
4. ou nos documentos privados da Quinta?
5. onde se encontram tais documentos , na Quinta? Em algum Arquivo?
Não sei se tais hipóteses têm alguma razão de ser. Conto com a vossa ajuda, vós que tudo ( ou quase tudo) sabeis e tantos documentos e livros conheceis e publicais ... Desculpem ter sido uma questão tão longa. Obrigada pela v/ paciência
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#16463 | Vasco Jácome | 31 jan 2002 19:23 | Em resposta a: #16412

Cara Maria

Nessa altura, os baptizados eram feitos muito poucos dias após o nascimento. No caso das casas da roda, suponho que a prática seria a mesma: baptizar a criança quase de seguida à sua entrega. Portanto, é natural que essa Ana de Jesus tenha sido baptizada no local habitual das crianças da casa de Resende.

Nalgumas destas casas da roda mais importantes e “movimentadas” havia mesmo um livro próprio de registos de baptismos. Se não, seria usado o livro da freguesia onde estava a igreja/capela usada para o efeito.

A solução, se não tentou já, é no Arquivo Distrital de Viseu (www.ad-viseu.com) onde, pela lógica, devem estar os livros, procurar nesse local uma Ana, baptizada como exposta (pais incógnitos, etc) aí por volta de 1870 a 1860.

Não conheço essa Quinta das Corujeiras, pelo que não lhe sei dizer se tem capela ou não. Mas de qualquer modo, na eventualidade de ela ter sido aí baptizada, mesmo que o fosse em capela privada, o registo efectuava-se no mesmo livro dos actos celebrados em igreja paroquial, ou seja, o mesmo da freguesia. Neste caso, terá de procurar no Arquivo Distrital do Porto (www.adporto.org).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#16466 | macp | 31 jan 2002 19:52 | Em resposta a: #16463

Vasco Jácome
Já tentei no Arquivo Distrital do Porto, vou tentar no de Viseu, onde têm sido de muita rapidez e eficiência, embora eles me tivessem já informado em anterior busca que os documentos dos Expostos na Roda se encontravam na Câmara Municipal de Resende, onde vou tentar também, embora não saiba como funcionam os Arquivos das Câmaras. Não me ocorreu que os assentos de baptismo pudessem estar em Viseu. Estava com a ideia fixa de os encontrar no Porto ou na paróquia de Santa Marinha do Zêzere, mas daqui não obtive ainda resposta. Dar-lhe-ei conta dos resultados das buscas. Muito grata.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#16545 | rdd59716 | 02 fev 2002 01:50 | Em resposta a: #16466

A quinta das Corujeiras, em Santa Marinha do Zêzere - Baião, tem capela particular. Hoje pertence à Família Dinis Correia, que reside na quinta referida.
Penso que a Capela não possui livro próprio para baptismos mas, isso sim, é na Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere que ficam registados os baptizados de toda a freguesia. Como o baptismo a que se refere é já muito antigo poderá encontrar o Livro no Arquivo Diocesano do Porto ou, se tiver um pouco de sorte, no Arquivo Distrital do Porto. É gente simpática quem lá trabalha.
Boa sorte.
Orlando Varejão

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#16547 | macp | 02 fev 2002 12:54 | Em resposta a: #16545

Orlando Varejão
Vou seguir também as suas pistas. POr casualidade, a Família Dinis Correia não anda pelo Fórum? Creio que não são da Família desse SEnhor Albino das Corujeiras, mas podiam conhecer histórias antigas.
Os profissionais do A. D. do Porto são, como diz, simpáticos e eficientes. Os de Viseu também. Obrigada pela sua ajuda. Pena eu não poder retribuir.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

Quinta das Corujeiras- Santa Marinha do Zêzere

#372217 | sandrazitta | 19 jul 2016 23:21 | Em resposta a: #16547

olá, eu vou tentar que a mensagem chegue até ao senhor Dinis Correia. Por acaso sou de Sta Marinha e tenho Correia no nome mas não devo pertencer lhe...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 16:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen