Acesso arquivo distrital do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Acesso arquivo distrital do Porto

#326626 | 2570 | 03 abr 2013 10:53

Caros Confrades
Alguem ssabe o que se passa no ADP?
Não se consegue aceder através do etombo.
Agradecido
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#326634 | MCNN | 03 abr 2013 13:32 | Em resposta a: #326626

Caro Joaquim Martins

Aparentemente, não se passa nada no ADP, está operacional como pode ver no link seguinte:

http://pesquisa.adporto.pt/

O que se passa é que, no etombo, foram apagados os apontadores que lá existiam.

Presumo que o dono desse site apagou os apontadores porque, em virtude do upgrade de software ocorrido no ADP, esses mesmos apontadores deixaram de ser válidos.

Aliás, o mesmo aconteceu aos apontadores relativos aos livros que estão à guarda do Arquivo Universitário de Coimbra e que estavam no etombo, e a razão deve ter sido a mesma (os antigos apontadores ficaram inválidos em função do upgrade de software ocorrido no AUC).

De notar que o etombo não aloja quaisquer livros. O etombo é uma ferramenta desenvolvida por um particular com vista a permitir aceder directamente (através de apontadores) aos livros que estão nos diversos arquivos distritais, poupando os utilizadores à tarefa, nem sempre fácil, de procurar esses livros nos próprios sites dos arquivos distritais.

Quando esses apontadores não existem no etombo, a única solução mesmo é procurar esses livros nos sites dos arquivos distritais.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#326638 | 2570 | 03 abr 2013 14:57 | Em resposta a: #326634

Caro confrade
Obrigado pela informação.
È pena que os apontadores já não funcionem, pois tronavam as pesquisas mais fáceis.
A bem da verdade ainda não me entendo com o site do ADP
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#326700 | anacunha | 04 abr 2013 18:21 | Em resposta a: #326626

Para MCNN olá confrade

Venho pedir ajuda pois apesar das suas indicações há uns dias que não consigo aceder aos livros paroquiais da Freguesia de S.Nicolau no Porto.
Desde já agradeço qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#326723 | MCNN | 05 abr 2013 00:17 | Em resposta a: #326700

Boa noite

Este link dá-lhe acesso aos livros já disponibilizados para consulta online da paróquia de São Nicolau do concelho o Porto

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT13%25

Boa sorte

Mário César Navarro

PS - Como não respondeu directamente à minha mensagem, acabei por não receber o aviso de que alguém me havia respondido. Essa a razão por só agora lhe estar a responder, pois só agora, e por mero acaso, é que li esta sua mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#326758 | anacunha | 05 abr 2013 23:57 | Em resposta a: #326723

Para MCNN

Boa noite,graças à sua ajuda consegui ter acesso aos livros da paróquia de S.Nicolau do concelho do Porto.Muito obrigada





anacunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#327073 | anacunha | 11 abr 2013 15:33 | Em resposta a: #326700

Para MCNN

Olá confrade venho mais uma vez pedir a sua ajuda para aceder aos livros de registo de baptismos nas freguesias de S.Cosme de Gondomar e de Stº.Ildefonso do Porto.Procuro o registo de baptismo de meu antepassado José Henrique Ulrich.Num documento dizia S.Nicolau mas não encontrei.O registo de óbito refere que ele vivia em St.Ildefonso.Outro documento diz que sua mãe era natural de S.Cosme.É quase como procurar agulha em palheiro mas para mim era importante encontrar.
Desde ja agradeço a sua ajuda
anacunha
a

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#327076 | MCNN | 11 abr 2013 16:56 | Em resposta a: #327073

Boa tarde Ana Cunha


Livros já disponibilizados de São Cosme de Gondomar:

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPGDM09%25

e agora os de Santo Ildefonso:

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT12%25

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#327128 | graça58 | 12 abr 2013 15:42 | Em resposta a: #326723

Caro MCNN
Pode-me indicar o link para os livros digitalizados da freguesia de Santo Ildefonso.
Muito obrigado
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#327132 | MCNN | 12 abr 2013 15:52 | Em resposta a: #327128

Cara Graça Teixeira

O link é o seguinte:

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT12%25


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#327316 | MCNN | 15 abr 2013 00:08 | Em resposta a: #327073

Boa noite cara Ana Cunha

No que diz respeito ao baptismo desse seu antepassado, também procurou na paróquia da Sé ?

Entretanto, ocorreu-me uma coisa. O pai desse seu antepassado não era alemão ? Não terá ele sido baptizado numa igreja protestante? E será que ele não terá sido baptizado catolicamente já adulto, a fim de poder casar ?

É pura especulação da minha parte, mas estou a procurar justificações para não conseguir encontrar o baptismo desse seu antepassado.

Entretanto, e agora algo de mais concreto, queria deixar-lhe aqui um assento que encontrei e que diz respeito ao casamento, na paróquia de Nossa Senhora Madre de Deus, na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, de um filho desse seu antepassado de nome António Maria Ulrich. Ele casou em 14/04/1849 com uma senhora brasileira de nome Francisca Bernardina dos Santos Lara.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14589-12921-45?cc=1719212&wc=MMPG-MJ2:n1014824091

Muito provavelmente sabia já desse casamento (pelo menos ele consta na base de dados do Genea), mas como não sei se sabia a data e local desse casamento, pelo sim pelo não deixo aqui essa informação.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#328507 | anacunha | 03 mai 2013 20:03 | Em resposta a: #327076

Caro Confrade

Obrigada pelo acesso ao registo de casamento de meu tio trisavô António Maria Ulrich.Veio confirmar as indicações da geneall.Eu tinha dúvidas se estavam correctas pois, quando morreu a mãe dele, Maria do Carmo Ulrich ,.no testamento que tenho
em casa e que tem a data de 12/2/1883
refere que ele está casado com Maria Luiza de Moura Ulrich.Deve ter sido portanto um 2º.casamento.Como posso ter acesso aos registos de casamento de meu trisavõ João Henrique Ulrich e dos registos de nascimento dos seus 4 filhos no Rio de Janeiro creio que na Freguesia de Santa Rita.

Quanto ao José Henrique Ulrich,talvez tenha razão e ele tenha sido baptizado em adulto.Não sei.Como a mãe era natural de S.Cosme de Gondomar pus a hipótese de ter sido baptizado lá.Não sei em que ano ele nasceu.


Mais uma vez obrigada pelo seu interesse e pela sua ajuda.
anacunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#328553 | MCNN | 04 mai 2013 12:45 | Em resposta a: #328507

Bom dia

Em face da sua mensagem, e atendendo que na Base de Dados do Geneall consta a data de nascimento de João Henrique Ulrich (22/11/1850), filho do seu trisavô com o mesmo nome, resolvi dar uma espreitadela aos baptismos de Santa Rita à procura do baptismo dele.

Procurei em torno dessa data e nada encontrei. Mas foi aí que eu reparei que, ainda na Base de Dados do Geneall, é referido que, de acordo com o Diccionário Hostórico, ele teria nascido um ano depois, em 22/11/1851.

Voltei a procurar o baptismo deste João Henrique Ulrich, mas agora um ano mais tarde, e acabei por encontrar o seu baptismo em 01/03/1852. De acordo com o assento de baptismo, ele havia nascido de facto em 22/11/1851.

Pode consultar esse baptismo aqui:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14179-19624-35?cc=1719212&wc=M93V-R1S:444988227

Não procurei pelo baptismo dos outros filhos, mas provavelmente encontrará neste mesmo livro outros baptismos.

No que diz a encontrar o casamento do seu trisavô, isso torna-se mais complicado. De acordo com a Base de Dados do Geneall, ele terá casado em 1847 no Rio de Janeiro, mas não diz em que paróquia. O baptismo que encontrei nada diz sobre onde os pais casaram.

Neste link encontra as entradas para as diversas paróquias do Rio de Janeiro que constam no site dos Mormons

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14179-19624-35?cc=1719212&wc=M93V-R1S:444988227#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM93V-NRR%3An235554840%3Fcc%3D1719212

Já vi que, para Santa Rita, não são disponibilizados casamentos em 1847. Mas será que eles casaram em Santa Rita ?

Se encontrar os baptismos dos outros filhos, talvez esses assentos forneçam pistas sobre onde terão casado.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#328668 | anacunha | 06 mai 2013 13:36 | Em resposta a: #328553

Olá MCNN

Obrigada pela sua ajuda.O meu bisavô teve 4 filhos todos nascidos no Rio de Janeiro.Não chego a perceber bem quem foi o mais velho.A Maria do Carmo consta que morreu na viagem do Rio de Janeiro para Portugal.No registo de óbito do José que morreu em Portugal diz apenas que ele faleceu em 3 de Março de 1874 com 15 anos em Lisboa.Na certidão de casamento da Amélia que casou com o Henrique Maia Cardoso diz que tinha 18 anos em 1873 e que nasceu no Rio de Janeiro e foi baptizada na freguesia do Santissimo Sacramento do Rio de Janeiro.Terá portanto nascido em 1854 ou 1855 porque não sei o mês em que ela se casou.Não consegui encontrar o registo de baptismo.Fiquei com vontade de encontrar os passaportes deles no Brasil.Penso que vieram para Portugal em 1864.Será possível?
O registo de casamento dos meus bisavós ainda não tive tempo de procurar.

Cumprimentos anacunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#330374 | anacunha | 04 jun 2013 18:02 | Em resposta a: #327316

Caro MCNN

Venho novamente pedir-lhe ajuda.Queria consultar os registos de baptizado da fregguesia da Cedofeita do Porto.Encontrei uma referência que diz que o meu antepassado José Henrique Ulrich era também escrivão dos livros findos dessa freguesia.Em relação ao baptismo dele não consegui encontrar nada.Em relação aos Ulrich do Brasil além das informações que me deu só consegui encontrar nos jornais disponibilizados pela Biblioteca Nacional Brasileira a participação de óbito de António Maria Ulrich que era feita pela 2ª mulher Maria Luiza de Moura Ulrich o que confirma o 2º casamento e a existência de mais filhos além dos que constam na genea mas só vem mencionado o nome de um deles.Nesses jornais aparecem ainda muitas notícias relativas aos cargos exercidos por ele e pelo meu bisavô João Henrique Ulrich.

Esperando notícias suas um abraço da Ana Maria da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#330660 | MCNN | 10 jun 2013 19:30 | Em resposta a: #330374

Cara Ana Maria da Cunha

Pedindo desde já desculpa pela demora na minha resposta, aqui lhe deixo o link para os baptismos da paróquia de Cedofeita.

http://pesquisa.adporto.pt/details?id=488902

Já agora, teve algum sucesso nas pesquisas que fez em São Cosme de Gondomar ? Chegou ao menos a conseguir localizar o baptismo da mãe do seu antepassado ?

Um abraço do

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#331230 | anacunha | 19 jun 2013 22:55 | Em resposta a: #330660

Caro MCNN

Obrigada pela sua ajuda mas ainda não tive tempo de pesquisar os livros da Freguesia da Cedofeita porque tem havido uma certa confusão na minha casa com filhos e netos. Nas pesquisas que fiz em São Cosme de Gondomar não consegui localizar nada mas acho que ainda vou insistir.Em relação ao baptismo do José Henrique Ulrich já me passou pela cabeça que ele tivesse sido baptizado na Sé de Coimbra antes de casar ,uma vez que a mulher era de lá.Não sei ,talvez seja uma ideia absurda mas ainda vou tentar quando estiver tudo mais calmo na minha casa.

Um abraço da Ana Maria da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#338716 | anacunha | 27 nov 2013 16:18 | Em resposta a: #331230

Caro MCNN


Já consegui acesso aos livros de baptismo de Stº. Ildefonso mas não consegui encontrar registo de baptismo de José Henrique Ulrich.O livro está bastante ilegível.Na Cedofeita ainda não procurei.Encontrei o registo de óbito que refere que ele foi sepultado na Sé do Porto,tendo falecido em 8 de Janeiro de 1829.O actual párooco da Sé diz que na Sé só estão sepultados bispos.Onde poderá haver um registo dos individuos que foram sepultados na Sé e eventualmente transladados para outro local ?
Não sei se me pode ajudar mas não tenho conseguido contactar com o moderador.

Obrigada anacunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343635 | anacunha | 11 mar 2014 17:58 | Em resposta a: #338716

Olá MCNN

Venho pedir-lhe novamente ajuda para encontrar mais registos de baptizado e de casamento no Rio de Janeiro.Tenho tido dificuldade em aceder ao site que me indicou.Não percebo se tenho que me registar no site dos Mormons.Houve alguma mudança ?
Obrigada anacunha

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343809 | MCNN | 15 mar 2014 13:19 | Em resposta a: #343635

Cara Ana Cunha


So estou a responder-lhe agora porque não recebi o aviso desta mensagem sua.

Deixo-lhe o link para os paroquiais da cidade do Rio de Janeiro:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FM6ZG-Y38%3A131775101%3Fcc%3D1719212

Boa sorte

Mario Cesar Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343834 | FGJ | 15 mar 2014 20:07 | Em resposta a: #327076

Prezado NAVARRO,
Por favor me diga como procurar óbitos no ADP tendo apenas o nome do falecido e a época provável?
Frderico

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343835 | MCNN | 15 mar 2014 20:19 | Em resposta a: #343834

Caro Frederico

Será fundamental saber o concelho e a freguesia onde o óbito teve lugar, caso contrário terá de procurar em centenas de livros paroquiais.

Tem alguma ideia sobre o concelho e a freguesia ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343947 | motalopes | 18 mar 2014 15:10 | Em resposta a: #330660

Respeitos cumprimentos

Não querendo abusar da sua bondade, seria possível fornecer-me o link para pesquisar
a freguesia de S, Veríssimo de Paranhos, da cidade do Porto?...

Com as minhas desculpas pelo incómodo


Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343950 | MCNN | 18 mar 2014 15:46 | Em resposta a: #343947

Cá está:

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT10%25

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343952 | motalopes | 18 mar 2014 16:00 | Em resposta a: #343950

Caro confrade Mário César Navarro


Cumprimentos


Grato pela gentileza.

Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#343989 | FGJ | 19 mar 2014 02:58 | Em resposta a: #343835

Prezado NAVARRO,
Agradeço por responder.
Minha busca seria no concelho do PORTO, freguesia de SANTO ILDEFONSO no período 1870-1920.
Dentro destes parâmetros eu teria que virar página por página os livros?
Ou há índice onomástico que me indicaria o Livro e a página do registro do óbito?
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344040 | MCNN | 19 mar 2014 22:52 | Em resposta a: #343989

Boa noite Frederico

O período em questão são 50 anos !!!!

De qualquer forma, a situação para Santo Ildefonso é a seguinte:

Entre Janeiro de 1870 e Dezembro de 1899 (período de 30 anos) existem índices de óbitos que podem ser consultados online, veja por favor o seguinte link:

http://pesquisa.adporto.pt/results?p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT12%2f027%25&p1=UnitTitle&o1=1&v1=%c3%b3bitos

Tenha em atenção que os livros estão por anos e pelo primeiro nome do falecido.

Como os livros de óbitos desse período estão disponíveis para consulta online, caso encontre nos índices o óbito que pretende nesse período de 30 anos, poderá consultar o respectivo livro. Este link aponta para os livros de óbitos de Santo Ildefonso que estão disponíveis para consulta online:

http://pesquisa.adporto.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADPRT%2fPRQ%2fPPRT12%2f003%25

Para o período entre 1900 e 1910 está indicada a existência de um livro de índices. Não sei se esse livro contém também o índice dos óbitos, ou se contém apenas o índice dos baptismos e/ou casamentos. De todas as formas, esse livro não está disponível para consulta online.

O ADP tem à sua guarda os livros de óbitos entre 1900 e 1910, mas aparentemente só tem disponíveis para consulta online até 1903 (inclusive). No link anterior poderá descobrir esses livros, os quais poderá consultar folha a folha.

Já para óbitos posteriores a 1910, estaremos a falar em registro civil, e esses livros ao que parece ainda estão à guarda da Conservatória do Registo Civil.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344046 | FGJ | 20 mar 2014 00:46 | Em resposta a: #344040

Caro NAVARRO,
Muito agradeço sua informação. Agora tenho o caminho certo!
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344062 | FGJ | 20 mar 2014 14:28 | Em resposta a: #344040

Prezado NAVARRO,
Bom dia!
Os links que me indicou resultam em SERVIÇO NÃO DISPONÍVEL.
Teria o ADP suspendido as pesquisas para fazer manutenção no site?
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344111 | MCNN | 21 mar 2014 07:57 | Em resposta a: #344062

Bom dia

Pior alguma razão que desconheço, o site do ADP que contém os livros digitalizados está inoperacional desde ontem.

Será questão de esperar ...

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344139 | aeiou2 | 21 mar 2014 14:14 | Em resposta a: #344111

É verdade, também não consegui entrar
Cumprimentos
Maria Oom

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344140 | MCNN | 21 mar 2014 14:21 | Em resposta a: #344139

Aparentemente o problema foi já ultrapassado, pois o site do ADP parece estar novamente operacional.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344175 | FGJ | 22 mar 2014 03:36 | Em resposta a: #344111

Caro NAVARRO,
Pesquisadores não podem ter pressa. Mais tarde tentarei de novo.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Acesso arquivo distrital do Porto

#344678 | FGJ | 03 abr 2014 04:01 | Em resposta a: #344140

Caro NAVARRO,
Algum pormenor que desconheço está me impedindo de acessar os Livros-Índices de óbitos de Santo Idelfonso.
È necessário cadastrar-me antes de tentar acessar os livros?
Atenciosamente,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen