Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327180 | Daniele Massarico | 13 abr 2013 01:18

Meus bisavós eram natural da freguesia de Mira, concelho de Mira, distrito de Coimbra. Quero a certidão digitalizada deles, será possível conseguir a imagem delas?

Ele meu bisavô: Gabriel Ribeiro Maçarico nasceu em 12/05/1881.
E minha bisavó: Florinda da Cruz nasceu em 05/10/1882.
tenho os passaportes deles, mas não consigo chegar a estes dados.

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327182 | HRC1947 | 13 abr 2013 01:37 | Em resposta a: #327180

Cara Daniela Maçarico;

Existem sim Maçaricos em Mira, vc. pode pedir fotocópia dos assentos
nascimento dos seus bisavós para:

Arquivo da Universidade de Coimbra
Rua São Pedro, nº 2, 3000-370 COIMBRA. No Pólo I da Universidade.
Telefone: +351 239 859 855
Fax: +351 239 820 987
EMail: auc-geral@auc.uc.pt
Web: www.uc.pt/auc
-------------------------
Segue também o contacto do Conservatória R. Civil,para qualquer outro assunto
relacionado antes de 1910.

Conservatória do Registo Civil de Coimbra
Av. Fernão Magalhães 521 – R/C
3000-177 Coimbra – Portugal
----
atentamente
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327200 | MCNN | 13 abr 2013 13:38 | Em resposta a: #327180

Bom dia Daniele

Normalmente esses já deveriam estar no Arquivo Distrital.

Mas, por razões que me escapam, no caso de Mira não é assim, Esses registos ainda estão na Conservatória do Registo Civil de Mira.

O que pode obter serão os assentos de baptismo dos seus bisavós e o assento de casamento deles (caso tenham casado em Mira). Não existem assentos de nascimento, isso só a partir de 1911.

Para pedir os assentos de baptismo, normalmente é necessário indicar igualmente o nome dos pais do baptizado para os conseguir identificar. E isso porque as crianças eram baptizadas apenas pelo nome próprio. Assim, o seu bisavô foi baptizado apenas como Gabriel, e não como Gabriel Ribeiro Maçarico.

Mas atendendo a que sabe as datas presumidas de nascimento e uma vez que nem Gabriel nem Florinda são nomes muito usados, não deve ser muito difícil à Conservatória localizar esses assentos de baptismo mesmo desconhecendo o nome dos pais dos baptizados.

Atenção, peça-lhes uma cópia não autenticada que é muito mais barata que uma certidão e contém a mesma informação da certidão.

Para pedir o casamento é pior, pois seria necessário saber a data de casamento. Mas muito provavelmente foi averbado, nos assentos de baptismo dos seus bisavós, a informaçao da data e local do seu casamento, pelo que solicite primeiro o assento de baptismo deles.

De seguida, e com base no que constar nos averbamentos, peça o assento de casamento. Há pouco tempo solicitei uns assentos de baptismo à Conservatória de Mira da mesma época em que os seus bisavós nasceram, e esses assentos continham o averbamento do casamento.

Seguem os contactos da Conservatória do Registo Civil de Mira:

Conservatória do Registo Civil de Mira
Rua Óscar Monteiro da Silva, Centro Cívico, Bloco D, 1º
3070-330 MIRA

Telef: +351 231 489 590
Email: crcpcom.mira@dgrn.mj.pt

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327484 | Daniele Massarico | 16 abr 2013 22:04 | Em resposta a: #327182

Obrigada pelas informações. Me serão muito uteis!

Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327486 | Daniele Massarico | 16 abr 2013 22:13 | Em resposta a: #327200

muito obrigada pelas informações. Agradecida Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327488 | f4b2 | 16 abr 2013 22:46 | Em resposta a: #327486

Cara Daniele Massarico

Não sei se este nome lhe interessa,cito Anuário de Portugal de 1908:

- JOAQUIM RIBEIRO MAÇARICO - Cabo de Mar da Delgação Maritima de Mira em 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327491 | HRC1947 | 16 abr 2013 23:00 | Em resposta a: #327488

Caro João Barroca;
Como vai?, espero que bem.
Aproveito para dizer que este apelido MAÇARICO tem grande nomeada em Mira, Portugal.
As Azeitonas em conserva que chegam ao Brasil e a outros Países da América Latina, etc.têm
têm a sua procedência das Fábricas Maçarico-- Mira .
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Mira/who/fabricas%20ma%C3%A7arico/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Os m/ melhores cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#327496 | f4b2 | 17 abr 2013 00:11 | Em resposta a: #327491

Cara Ana Simões

Felizmente está tudo bem comigo!
Tenho andado um pouco afastado do fórum,por falta de tempo.
As pesquisas e recolhas de elementos para um livro sobre desporto no Concelho do Fundão desde 1900 até 1955,tendo como base todas as crónicas sobre desporto publicadas nos jornais locais e nacionais,e ao mesmo tempo recolhendo fotos e imagens correspondentes a essas crónicas.
Tarefa árdua,mas consegui em mais de 70% das crónicas recolher essas imagens desde 1900,o Fundão tem 31 Freguesias e ainda as anexas,penso que vai dar um livro interessante para as novas gerações,pois os nomes e fotos dos pais,avós e bisavós constam na obra.

Os m/melhores cumprimentos

P.S. Vale a pena visitar o Fundão as cerejeiras em flor cobrem todas as encostas da Gardunha de um branco majestoso.

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Fundão ;Cerejeiras em flor cobrem todas as encostas da Gardunha de um branco

#327823 | HRC1947 | 22 abr 2013 17:07 | Em resposta a: #327496

Caro João Barroca;

Faço votos para que seja um sucesso esse seu Livro.

... " novas gerações, pois os nomes e fotos dos pais, avós e bisavós constam na obra."
Foi bem pensado, um registo de Genealogia que engloba todas as Freguesias do Fundão, para
memória futura.
Obrigado pela partilha.
Os m/ melhores cumprimentos
Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Onde ou Como pesquisar as certidões de nascimento, batismo, casamento na cidade de Mira?

#328302 | Daniele Massarico | 30 abr 2013 20:25 | Em resposta a: #327496

Caro João Barroca me interesso pelo livro assim que publicarem me avisa.

obrigada.
Daniele

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 01:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen