Gonçalo Telo Magalhães Colaço

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Famílias

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#327918 | ncouceiro | 23 abr 2013 23:17

Cavaleiro fidalgo, com origem na vinha da rainha, soure-Coimbra, formou-se em direito pela faculdade de Direito de Coimbra, tendo sido juiz de direito substituto da 1ª e 2ª vara da comarca de Lisboa, tendo inclusivê publicado um livro intitulado "O estandarte da resistência legal ou as transferências em 1840"-Cartas entre o Governo e Gonçalo Telo Magalhães Colaço. Ao contrário do que aqui aparece(consultando os seus descendentes),do seu 2º casamento com Maria Engrácia Barroso, foi pai de cinco filhos, sendo o último filho rapaz e herdeiro de tudo.As suas outras filhas não tiveram direito a qualquer bem.Uma dessas filhas,casou com o notário que terá feito a leitura do testamento que as excluía de qualquer bem, Francisco Nunes da Costa,tendo nascido minha bisavó(Maria josé telo Nunes da Costa) que aqui não aparece ligada à família,visto só se considerar um filho de Gonçalo telo, com o mesmo nome do pai.No entanto tenho documentos que comprovam a existência de mais filhas que me foram confiados e legados por minha avó(Madalena Carmen do Amaral e Sousa), que como eu sempre se interessou em saber e transmitir os conhecimentos sobre os nossos antepassados.Serve este texto para abrir as "hostilidades" a quem convier falar sobre este tema.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#327936 | LCM | 24 abr 2013 10:23 | Em resposta a: #327918

Deste casal (Gonçalo / Maria Engrácia) foi filha D. Maria da Assunção Telo Perreira de Brito Barroso, nascida em S. Pedro de Farinha Podre, que esteve para casar com Albino Francisco de Figueiredo e Almeida (1803-1858) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1003378
O casamento não aconteceu por ele ter morrido. Não sei o que sucedeu à senhora.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#327954 | ncouceiro | 24 abr 2013 15:42 | Em resposta a: #327936

De momento,não consigo responder com maior pormenor,mas tem toda a razão! Na realidade essa era uma das suas filhas e tenho fotografias dela e documentos que a citam.Por curiosidade, o que sabe e como soube desses dados?

Os melhores cps Nuno Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#327981 | LCM | 24 abr 2013 19:28 | Em resposta a: #327954

Não tenho o documento comigo agora, mas se bem me lembro é uma espécie de "banhos" ou justificação da condição de solteiro deste meu tio 4.º avô, refereindo o nome e filiação da noiva. Julgo que tenha sido poucos meses antes de morrer. Quando tiver o documento comigo dou-lhje mais dados.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#327992 | ncouceiro | 24 abr 2013 23:43 | Em resposta a: #327981

Maria Dyonisia Telo Barroso Nunes da Costa, era minha trisavó,filha de Gonçalo Telo Magalhães Colaço e de Maria Engrácia Barroso e irmã por conseguinte de Maria Assunção Telo. Tenho documentos que o comprovam e fotografias de ambas e das restantes irmãs que seriam 5 no total(para além das referidas, existia Maria José,Madalena e Urbana .Já enviei o pedido de alteração e aguardo para que seja feito.
Agradeço o seu cuidado na resposta e aguardo por novos desenvolvimentos.Entretanto irei atualizando o tópico com informaçao que detenho e que terei prazer de partilhar a quem interesse,conforme agradeço que também participem e contribuam para aprofundar o tema.

Os meus cumprimentos,Nuno Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#333978 | ncouceiro | 18 ago 2013 03:08 | Em resposta a: #327992

Gostaria de saber se já tem alguma novidade relacionada com o documento que referiu.Eu na realidade já tenho a novidade de já ter sido inserido o nome de minha trisavó como filha de Gonçalo Tello Magalhães Colaço, com a ligação total da minha linha direta de ascendentes até às minhas descendentes.Os melhores cps e mais uma vez solicitava mais qualquer informação referente a este meu ramo de família.

Nuno M. do Amaral Gouveia Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#334033 | LCM | 19 ago 2013 08:54 | Em resposta a: #333978

Caro Nuno Couceiro da Costa,

Tenho que o trazer aqui para casa. A ver se esta semana trato disso.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#334043 | ncouceiro | 19 ago 2013 14:17 | Em resposta a: #334033

Obrigado pela disponibilidade.Aguardo por notícias, para juntar mais uma peça ao "puzzle".

Os melhores cps Nuno Couceiro da Costa.


P.S.-Se possível fosse, o ideal seria conseguir-me uma cópia, ou enviar por mail essa parte do documento digitalizado.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#334897 | ncouceiro | 07 set 2013 22:03 | Em resposta a: #334043

Já conseguiu descobrir alguma coisa?

Os melhores cumprimentos!Nuno Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#338845 | ncouceiro | 01 dez 2013 02:05 | Em resposta a: #334897

Boa noite.Após algum tempo de interregno, gostaria de saber se já conseguiu averiguar alguma coisa.O meu muito obrigado pela atenção.
Com os melhores cps Nuno Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#383998 | Pesquisador1969 | 29 ago 2017 22:53 | Em resposta a: #327918

Descobri recentemente que Gonçalo Telo Magalhaes Colaço casou-se com d. Augusta Maria Franzini em 1843. Esta era filha de um membro da minha familia, MARIA DO CARMO DE NORONHA FEITAL. Ela separou-se do marido e foi recolhida no Convento de Nª Srª da Esperança, D. AUGUSTA MARIA FRANZINI, publicou em 1846 o folheto "Exposição dos cruéis tractamentos que soffreu D. Augusta Maria Franzini, praticados por seu marido Gonçalo Tello de Magalhães Collaço, pelos quaes se viu obrigada a pedir auxilio á justiça, a fim de obter a sua separação e divorcio."

Este segundo casamento mencionado aqui, deve ter ocorrido depois da separaçao e divórcio.

Resposta

Link directo:

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#389614 | TFrazão | 27 fev 2018 14:55 | Em resposta a: #327992

Só hoje vi aqui estas referências à família de Gonçalo Tello de Magalhães Colaço, o qual foi sogro do meu avô pelo seu casamento com a filha Maria Urbana, em 25 de Agosto de 1880. Maria Urbana veio a falecer em 7 de Novembro do mesmo ano, de uma queda de uma escada, segundo ouvi contar em criança. Foram padrinhos do casamento Gonçalo Tello de Magalhães Colaço e meu tio-bisavô Dr Antero de Aguiar Pereira Frazão Soares.
Encontra-se em minha posse o traslado da escritura de doação intervivos que ele e sua mulher Maria Engrácia Barroso Tello fizeram a todos os seus filhos-Gonçalo, Maria de Assunção, Maria José, Dionísia e Maria Urbana em 1878. Se lhe interessar, posso digitalizar e mandar-lhe.
Se não fosse pedir muito, embora não sejam da minha família, gostaria imenso de ter uma foto desta família, nomeadamente de Maria Urbana!
Cumprimentos
Teresa Frazão

Resposta

Link directo:

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#422827 | lfduartes | 30 mar 2020 21:19 | Em resposta a: #327918

Boa noite,

Sou residente na Vinha da Rainha, conheço o paço/casa de S. Gonçalo onde viveu Gonçalo Telo Magalhães Colaço e ascendentes e descendentes, a casa ainda existe com a mesma fachada está praticamente igual. Eu tinha interesse com o objectivo de investigação, para conhecer a história da minha terra e das suas gentes nobres e não só. Como tal gostaria de saber se tem factos desta família, historias a envolver a casa e a vinha da Rainha e fotografias, documentos de forma a poder ter mais factos para investigar a historia que falei.

Cumprimentos

Luís Simões

Resposta

Link directo:

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#428901 | cnogueira | 15 nov 2020 15:50 | Em resposta a: #389614

Exma Sra. Teresa Frazão,

Estou a estudar a Misericórdia de Soure e precisava de uma confirmação sobre o Dr. Antero de Aguiar Frasão Soares. Ele foi administrador do concelho entre que datas?

Cumprimentos
Cristina Nogueira

Resposta

Link directo:

Gonçalo Telo Magalhães Colaço

#447664 | clover779 | 15 mai 2023 15:41 | Em resposta a: #389614

Boa tarde cara Teresa,

ainda possui cópia dessa documentação?

Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen