Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330323 | PP | 03 jun 2013 23:35

Caros confrades,

Atendendo a que não me sinto muito à vontade com a pesquisa de inquirições de genere, gostaria de saber se alguém tem algum dado ou dica de como encontrar as inquirições de genere dos padres: Manuel de Campos, João de Campos e Bento de Campos, que presumo serem todos irmãos.

Notas: Manuel de Campos, era natural da freguesia de Croca, Penafiel; João de Campos e Bento de Campos eram paroquianos da dita freguesia.

Eram todos padres já em junho de 1729.

Agradeço alguma dica, pois já procurei neste: http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/, mas devolve-me um resultado estranho certamente por inabilidade minha.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330389 | Truta59 | 04 jun 2013 21:38 | Em resposta a: #330323

Caro confrade e familiar

Supostamente os naturais da freguesia de Croca, Penafiel pertenciam ao bispado do Porto.

Fiz uma pesquisa nas inquirições de Genere do Bispado do Porto para o concelho de penafiel e não existe nenhum dos acima referidos, consulta esta feita num livro editado pela Fundação "Voz Portucalense".

Com os melhores cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330390 | PP | 04 jun 2013 21:51 | Em resposta a: #330389

Caro confrade Arnaldo Silva,

Muito obrigado pela sua gentileza e colaboração.

Já procurei em Braga e também não encontrei nada sobre os mesmos.

De qualquer forma, agradeço-lhe a atenção.

Já agora, se não for incómodo, nesse livro consta alguma coisa sobre o padre Ângelo Ferreira Pacheco, de Penafiel?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330394 | Truta59 | 04 jun 2013 23:11 | Em resposta a: #330390

Caro Confrade

Pesquisei em todas as freguesias do concelho de Penafiel e não encontrei o nome solicitado e por incrível que pareça, não tem nenhum registo de qualquer Ângelo.

E pode pedir sempre a minha colaboração porque não é incómodo algum

Cumprimentos.

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330410 | joaopaz | 05 jun 2013 09:49 | Em resposta a: #330390

Caro Confrade,

Existe documentação no Arquivo da Diocese do Porto acerca de um Pe. Ângelo Ferreira Pacheco, de Penafiel, nascido em 1899 e ordenado em 1925.
É este que procura?


Com os melhores cumprimentos,
João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330413 | PP | 05 jun 2013 10:45 | Em resposta a: #330410

Caro confrade João Paz,

Boa notícia!

Atendendo às datas que apresenta, deve ser o padre que estou à procura.
Por acaso não é possível saber-se mais dados? Não tem acesso à data de nascimento e ascendência?

De qualquer forma, obrigado. Vou dar uma vista de olhos nos baptismos de 1889 na freguesia de Penafiel.

Agradeço a sua atenção e ajuda.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330415 | joaopaz | 05 jun 2013 11:04 | Em resposta a: #330413

Caro Confrade,

Seguem os dados que pediu relativos ao Pe. Ângelo Ferreira Pacheco.

Nasceu a 05/08/1899, em Penafiel. Filho legítimo de Sebastião Ferreira Pacheco e de Ana Gomes Pereira. Neto paterno de Sebastião Ferreira Pacheco e de Maria Rosa. Neto materno de Vitorino Gomes e de Margarida Pereira.
For ordenado a 26/07/1925 e faleceu a 13/08/1974.


Com os melhores cumprimentos,
João Paz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#330416 | PP | 05 jun 2013 11:16 | Em resposta a: #330415

Caro confrade João Paz,

Muito obrigado pela sua ajuda.

Acertei em cheio!

O padre Ângelo Ferreira Pacheco foi colega de curso de D. António Ferreira Gomes. Julgo que serão parentes, embora tenho quase a certeza que não deverão ter sabido desse facto, julgo eu...

Pode ser visto aqui: http://www.fspes.pt/PaginadaNet/Fotobiografia/1/17.jpg

"Retrato dos colegas de curso. Sentados da esquerda para a direita: Alcino Gonçalves de Azevedo; Ângelo Ferreira Pacheco; Alfredo Soares de Almeida; António Fernandes Leite; António Ferreira Gomes; António Joaquim Freire; António José Ferreira de Castro; António Nunes Godinho. Na segunda fila de pé: Artur Teixeira da Fonseca; Camilo Alves Pais; David Martins Baltar; Francisco de Babo; Inácio da Cunha Machado; Joaquim Teixeira Bento; José Vieira Pinto; Luís Nunes Pereira de Faria. Na terceira fila de pé: Manuel Gonçalves dos Santos Júnior; Manuel Marques dos Santos; Manuel de Oliveira Braga."

Agradeço uma vez mais a sua ajuda.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: entretanto já percebi a razão pela qual não conseguia pesquisar correctamente as inquirições de genere no ADB. O motor de busca do site não funciona correctamente com o Google Chrome. Parece que funciona, mas não.

Resposta

Link directo:

Campos de Croca

#330430 | tfp | 05 jun 2013 16:15 | Em resposta a: #330416

Caro confrade,

De facto D. António Ferreira Gomes tinha antepassados em Croca, segundo sei:

Mariana Luísa Borges, filha de Dionísio de Sousa Borges e de Clara Luísa de Campos, tetra-avó de D. António.

Pode pedir o meu contacto ao moderador se assim o desejar.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#330433 | PP | 05 jun 2013 17:59 | Em resposta a: #330430

Caro confrade Tiago Pedroso,

Obrigado pela sua atenção.

Gostaria de lhe perguntar se por acaso tem alguns dados sobre:

1. Ascendentes de Manuel Borges, que casou com Ana de Sousa; pai de Dionísio de Sousa Borges;

2. Ascendentes de João Gaspar e de Catarina de Campos, pais de Clara Luísa de Campos;

3. Ascendentes de António Manuel e de Catarina Pires, de Croca, ascendentes de D. António Ferreira Gomes;

4. Data e local de casamento de Bernardo José Moreira Fernandes e de Mariana Luísa Borges;

5. Data e local de baptismo de Mariana Luísa Borges.

Agradecia a partilha de dados, pois tenho interesse nestas pessoas.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334493 | Truta59 | 28 ago 2013 15:35 | Em resposta a: #330433

Caro PP

João Gaspar c.c. Catarina de Campos em Croca, Penafiel no dia 1/9/1672;

João Gaspar nasceu em Lugar da Lapa, Croca, Penafiel no dia 23/11/1663
Filho de Manuel Gaspar e de Catarina Gaspar, casados em Croca, Penafiel em 3/11/1650;

Catarina de Campos nasceu no Lugar de Reguengos, Croca, Penafiel em 7/6/1672;
Filha de Gaspar António e de Isabel de Campos, desconheço local de casamento.

Manuel Gaspar nasceu a 29/3/1632, em Croca, Penafiel e era filho de:
Gonçalo Gaspar e de Maria Dias.

Catarina Gaspar nasceu no Lugar da Lapa, Croca, Penafiel, no dia 8/2/1627, era filha de:
Gaspar Gonçalves e de Maria João, casados em Croca, Penafiel, no dia 21/4/1624.

Gaspar Gonçalves era filho de Gaspar Ennes e de Madalena Gonçalves.

Maria João era filha de Baltasar João e de Catarina André.

É tudo quanto eu sei sobre o casal João Gaspar e Catarina de Campos, espero que lhe tenha sido útil.

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334555 | PP | 29 ago 2013 20:52 | Em resposta a: #334493

Caro confrade Arnaldo Silva,

Muito obrigado pelo seu cuidado.

Tem dados muito importantes sobre Catarina de Campos que ainda desconhecia.

Permita-me apenas as seguintes correcções/sugestões:

João Gaspar nasceu em Outubro;

Manuel Gaspar e Catarina Gaspar casaram a 13;

Manuel Gaspar tenho-o como nascido a 22.07.1632.

Se quiser ter a gentileza de comentar, agradeço.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334571 | PP | 30 ago 2013 02:33 | Em resposta a: #334493

Caro confrade Arnaldo Silva,

Permita-de mais uma achega: João Gaspar c.c. Catarina de Campos em 1692 e não 1672.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334669 | Truta59 | 01 set 2013 11:17 | Em resposta a: #334571

Caro PP

Tem toda a razão nos seus reparos, peço desculpa, mas a resposta foi dada sem consulta aos dados já lançados, mas sim, pelos apontamentos que na altura tinha acesso.

Aproveitando este momento, pergunto-lhe se tem mais dados do casal João Almeida c.c. Maria Teixeira, pais de Maria Teixeira que casou com Manuel da Mota, em Vila Boa de Quires?

Cumprimentos

Arnaldo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334734 | PP | 03 set 2013 00:53 | Em resposta a: #334669

Caro confrade,

Obrigado pela atenção.

Não tenho mais dados sobre os ascendentes do casal supracitado.

Tenho que voltar a pegar neste caso. Se eu tiver novidades, darei notícia.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#334740 | PP | 03 set 2013 16:01 | Em resposta a: #334669

Caro confrade Arnaldo Silva,

Descobri alguma coisa que poderá dar uma pista sobre a ascendência de Gaspar António.

Um dos filhos do casal que encontrei é uma Ana, n. 1675, em Croca, sendo madrinha Ana, solteira, f.ª de Catarina Antónia, viúva, da Reguenga, que poderá, esta última, ser a mãe de Gaspar António.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#335177 | PP | 14 set 2013 18:41 | Em resposta a: #334493

Caro confrade Arnaldo Silva,

Podia, por gentileza, rever e confirmar este dado: "Gaspar Gonçalves era filho de Gaspar Ennes e de Madalena Gonçalves."

É que estou em crer, sem certezas, de que há outro casal Gaspar "Annes" e Juliana Gonçalves, que poderão ser os pais do dito Gaspar Gonçalves.

O casal Gaspar Annes e Juliana Gonçalves são dados como do Lugar da Ucha, Croca, o que confere com o que consta, em parte, no assento de batismo de Gaspar Gonçalves.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#335181 | PP | 14 set 2013 19:39 | Em resposta a: #334493

Caro confrade Arnaldo Silva,

Podia, por gentileza, rever e confirmar este dado: "Gaspar Gonçalves era filho de Gaspar Ennes e de Madalena Gonçalves."

É que estou em crer, sem certezas, de que há outro casal Gaspar "Annes" e Juliana Gonçalves, que poderão ser os pais do dito Gaspar Gonçalves.

O casal Gaspar Annes e Juliana Gonçalves são dados como do Lugar da Ucha, Croca, o que confere com o que consta, em parte, no assento de batismo de Gaspar Gonçalves.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#337721 | PP | 06 nov 2013 21:08 | Em resposta a: #334493

Caro confrade Arnaldo Silva,

Julgo que o assento de óbito de Maria João deverá ser este: f. 1672-10-10, na freguesia de Croca, Penafiel (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Croca (1650-01-03 a 1698-03-16) (Croca, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Croca, 1650-01-03 a 1698-03-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/2/5 - 19.1, fólio 98, assento de 1672-10-10).

No assento de óbito consta: faleceu «com todos os sacramentos fez manda na escriptura de dote q (que) fez a sua f.ª (filha) q (que) está casada co (com) M.el (Manuel) gpar (Gaspar) [seu genro] da mesma aldeia em q (que) deixou lhe gastasse por sua alma o q (que) ela tirou p.ª (para) si na escriptura depois de sua morte um ano».

Ora tudo parece «encaixar»: Catarina Gaspar, filha da falecida, era casada com Manuel Gaspar; era a filha mais velha; ele era da aldeia da Lapa de Baixo; Maria João faleceu no estado civil de viúva, o que bate certo com a indicação de que, em 1650-11-13, segundo consta no assento de casamento da sua filha Catarina Gaspar, Gaspar Gonçalves já tinha falecido (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Croca (1650-02-06 a 1698-02-10) (Croca, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Croca, 1650-02-06 a 1698-02-10), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/2/5 - 19.1, fólio 137v, assento de 1650-11-13).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#342518 | PP | 16 fev 2014 10:26 | Em resposta a: #330389

Caro confrade Arnaldo Silva,

Por acaso chegou a alguma conclusão sobre a mulher de Gaspar Anes/Enes?

Encontrou alguma pista no sentido de sabermos se era Madalena Gonçalves ou Juliana Gonçalves?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#342555 | M22F04M72 | 17 fev 2014 02:26 | Em resposta a: #330433

Caro confrade Tiago Pedroso
Maria Luísa Borges
N - 03/1750 - Freguesia de Croca, Penefiel
F - 18/01/1809 - Lugar da Portela do Monte, Freguesia de Stª Marta, Penafiel. Faleceu no estado de viúva de Bernardo José Moreira - Assento de óbito - s/nº - fl 28 - ano 1809 - Stª Marta/Penafiel - ADP - m00208.tif
É tetravó materna de D. AntóniO
Vou contatar com um sobrinho de D. António e pedir-lhe se o quer ajudar. Penso que deve estar interessado
Cordiais cumprimentos
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Campos de Croca

#342578 | PP | 17 fev 2014 16:47 | Em resposta a: #342555

Cara confreira Maria Matos,

Permita-me a intromissão e algumas sugestões:

O nome correcto é Mariana Luísa Borges, n. a 02.03.1750.

Há de facto uma outra irmã - Maria Rosa Borges.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#351681 | PP | 29 out 2014 11:33 | Em resposta a: #330389

Caro confrade Arnaldo Silva,

Desculpe a insistência.

Por acaso chegou a alguma conclusão sobre a mulher de Gaspar Anes/Enes?

Encontrou alguma pista no sentido de sabermos se era Madalena Gonçalves ou Juliana Gonçalves?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#353290 | PP | 31 dez 2014 00:31 | Em resposta a: #330323

Caros confrades,

Aqui fica uma dúvida que ainda me «atormenta» sobre a filiação de Gaspar Gonçalves.

O casal Gaspar "Annes" e Juliana Gonçalves poderão ser os pais do dito Gaspar Gonçalves. O dito casal é dado como do Lugar da Ucha, Croca, o que confere com o que consta no assento de baptismo de Gaspar Gonçalves. Porém, também são dados como residentes no Lugar da Lapa, Croca.

Certo é que este casal é pai de Senhorinha Gaspar, que casou com João Gaspar a 30 de Janeiro de 1605 na dita freguesia de Croca.

João Gaspar torna-se testamenteiro de seu sogro Gaspar "Annes" aquando da morte deste, a 8 de maio de 1614, na dita freguesia. Posto isto, levanta-se a dúvida se Gaspar Gonçalves e Senhorinha Gaspar poderão ser irmãos...

Em suma, não tenho como certo que a mãe dele seja Madalena Gonçalves.

E há ainda outro dado: dois filhos do casal Gaspar Gonçalves e Maria João tiveram como padrinhos de baptismo filhos de um João Gaspar, do Lugar da Ucha, Croca.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - inquirições de genere (padres Campos, da freguesia de Croca, Penafiel).

#353819 | PP | 20 jan 2015 15:54 | Em resposta a: #353290

Caros confrades,

De volta à carga....

Estado da questão: de quem é filho Gaspar Gonçalves? De Gaspar Enes e de Madalena Gonçalves ou de Gaspar Annes e de Juliana Gonçalves?

O casal Gaspar "Annes" e Juliana Gonçalves poderão ser os pais do dito Gaspar Gonçalves.

O dito casal é dado como do Lugar da Ucha, Croca, o que confere com o que consta no assento de baptismo de Gaspar Gonçalves. Embora, também sejam dados como residentes no Lugar da Lapa, Croca.

Certo é que este casal é pai de Senhorinha Gaspar, que casou com João Gaspar a 30 de janeiro de 1605 na dita freguesia de Croca.

João Gaspar torna-se testamenteiro de seu sogro Gaspar "Annes" aquando da morte deste, a 8 de maio de 1614, na dita freguesia.

Posto isto, levantei a dúvida se Gaspar Gonçalves e Senhorinha Gaspar poderiam ser irmãos.

Ora, para complementar o que escrevi no «post» anterior, em 13.11.1639, foi baptizado Gaspar João, filho de Gaspar Gonçalves e de Maria João, tendo sido padrinho Gaspar, filho de João Gaspar, viúvo, «da Ucha» (Lugar da Ucha), freguesia de Croca, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

Se, em 1639, João Gaspar era viúvo, então deverá ser o mesmo João Gaspar casado com Senhorinha Gaspar, pois esta de facto faleceu em 23.06.1637.

Conclusão: é muito provável que os pais do dito Gaspar Gonçalves sejam os pais de Senhorinha Gaspar. - Gaspar Annes e de Juliana Gonçalves.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen