Vilas Boas de Barcelos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Vilas Boas de Barcelos

#330952 | Daricope | 15 jun 2013 15:53

Descobri recentemente que o pároco de Barcelinhos António de Vilas Boas, que faleceu em 31.12.1710, é meu oitavo avô. Sei que tinha duas irmãs, Maria e Gracia, e um irmão, Doutor João de Vilas Boas. Não sei qual é a freguesia da sua naturalidade e quem são os seus antepassados. Consultei as inquirições de genere do Arquivo Distrital de Braga, mas julgo que não se encontra lá a sua ficha e, por isso, nenhuma indicação pude obter. Muito grato ficaria se algum confrade pudesse dar-me alguma informação sobre este assunto.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Vilas Boas de Barcelos

#330956 | MCNN | 15 jun 2013 16:49 | Em resposta a: #330952

Boa tarde

Creio que mãe desse pároco António (Álvares) de Vilas Boas, de nome Helena (Dias) de Vilas Voas, era irmã da minha 11ª avó, Maria (Dias) de Vilas Boas.

A ser assim, elas seriam filhas de Sebastião Dias (Barreto?) e de Helena Gonçalves (de Vilas Boas?).

Pelo menos isso é o que consta no Felgueiras Gayo e está reproduzido na base de dados do Genea. E através do casamento dessa minha 11ª avó consegui confirmar a informação sobre os pais dela.

Eu tenho tentado encontrar os registos paroquiais dessa família e tenho encontrado alguns registos na paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos, mas confesso que é um ramo que ainda não tive oportunidade de estudar em profundidade.

Esses livros são pesquisáveis no site dos Mórmons.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Vilas Boas de Barcelos

#330957 | PP | 15 jun 2013 17:13 | Em resposta a: #330952

Caros confrades,

Atendendo ao apelido e naturalidade, o nome Inácia Teresa Vila Boas diz-vos alguma coisa?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Vilas Boas de Barcelos

#330967 | MCNN | 15 jun 2013 20:14 | Em resposta a: #330957

Boa tarde

Neste link pode ver o casamento em Barcelos (Santa Maria Maior) em 06/12/1734 de Francisco Jácome de Sousa com Inácia Teresa Vilas Boas.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16339-33392-42?cc=1913410&wc=MMYP-DWB:n353034986

Era a esta senhora que se estava a referir ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Vilas Boas de Barcelos

#330974 | ajtrigueir | 15 jun 2013 23:17 | Em resposta a: #330952

Boa noite:
Tenho um estudo sobre a descendência do Reverendo António de Vilas Boas, vigário de Barcelinhos, que teve muitos filhos, em diversas mulheres. De qual dos filhos descende?
Se quiser contactar-me para o meu mail trigueiros@gmail.com posso enviar-lhe o que tenho.
Dele descende o próprio genealogista Felgueiras Gayo e várias famílias conhecidas, em Portugal e no Brasil, como é o caso da família Espírito Santo Salgado (pela linha Salgado)
Cumprimentos
António Júlio Limpo Trigueiros

Reverendo Padre ANTÓNIO DE VILLAS BOAS. (ou Álvares de Villas Boas). Era filho de D. Isabel Dias de Vilas Boas e de seu marido António Álvares do Vale, cf. &º ) Nasceu na Rua da Nogueira, em Barcelos. Foi Vigário de Santo André de Barcelinhos, Barcelos. “Chamou-se o dº P.e An.to pellos m.tos f.os e netos q teve Carneiro da Sem.te” Refere o linhagista seu 3º neto Felgueiras Gayo que “foi chamado o Carunxo por fallar com hua mulher chamada Carunxa por ser m.to picada das bexigas”, mas isto não parece verosímil, dado que este nome se encontra já no seu pai e irmãos, mesmo nos registos paroquiais como se de normal apelido se tratasse. Fez dote juntamente com “sua amiga Mª Esteves” à filha de ambos Joana, a 19/6/1678, na Nota de Durão, em Barcelos. Foi coadjutor de Barcelos até 1675 e depois Vigário de Santo André de Barcelinhos. Faleceu a 31/12/1710, em Barcelinhos.

Foi pai de, pelo menos oito filhos, havidos em cinco diferentes mulheres, a saber:
a) Em ANA FERREIRA “fª B. de hum dos S.res da Caza de Argemil pello q lhe derão umas cazas na rua das Velhas” (...) “e lhe davão algua couza P.ª alimentos” .
Filha:
1- MARIA FERREIRA. Natural da rua das Velhas, em Barcelos, aqui viveu solteira.Teve um filho natural de FRANCISCO DE GOUVEIA MENDANHA, senhor do Prazo de Joane e do de Real, nas Carvalhas e da casa do “Tanque da rua das Velhas”, em Barcelos, onde viveu. “da governança da villa de Barcellos e da Principal nobreza da dª villa”.
Com geração

b) Em MARIA, solteira, da freguesia de Santa Lucrécia do Louro, V. N. de Famalicão.
Filha:
2 - MARIA DE VILLAS BOAS. Nasceu em Santa Lucrécia do Louro, onde assistiu.
Casou no Louro, com ANTÓNIO DOMINGUES.
Com geração

c) Em MARIA VAZ, solteira
Filho:
3 - ANTÓNIO DE VILLAS BOAS. Assistiu no arrabalde do Espírito Santo, da vila de Barcelos.
Casou em 1.as núpcias, a 2/6/1680, na Colegiada de Barcelos, com ANTÓNIA DOMINGUES, filha de Gonçalo Domingues e de sua mulher Catarina.
Casou em 2.as núpcias, a 17/3/1683, na Colegiada de Barcelos com MARIA DA CUNHA, natural de Salvador do Campo, filha de Manuel João dos Santos e de sua mulher.
Casou em 3.as núpcias, a 29/6/1714, na Colegiada de Barcelos, com CATARINA JOÃO, natural de S. Tiago de Aldreu, Barcelos. Era filha de Domingos João e de sua mulher Maria Pires.
Com geração

d) Em MARIA ESTEVES, mulher solteira, natural de Santa Maria de Abade de Neiva, Barcelos.
Filhos:
4 . JOÃO DE VILLAS BOAS. Assistiu no arrabalde da Fonte de Baixo, em Barcelos.
Casou em Barcelos com MARIA DA COSTA, natural de Santa Maria de Quintiães, filha de Domingos Martins Fonseca e de sua mulher Antónia da Costa, de Quintiães.
Com geração
5 - JOANA DE VILLAS BOAS. Foi dotada por seu pai e por sua mãe o “dº P.e An.to Alz e sua amiga Maria Esteves”, na Nota de Durão para se casar a 19/6/1678.
Casou em a 28/8/1678, na Colegiada de Barcelos, sendo testemunhas o Padre Francisco Barbosa, Domingos Pinheiro e Pedro Álvares, com DOMINGOS LOPES, natural de Santa Maria do Abade de Neiva, Barcelos. Era filho de Domingos Martins e de Maria Lopes. Foi carpinteiro.
Com Geração
6 - ANTÓNIO DE VILAS BOAS. Assistiu no arrabalde da Fonte de Baixo, em Barcelos.
Casou em 1.as núpcias com MARIA GOMES.
Casou a 13/4/1698, em Barcelos, em 2.as núpcias, com DOMINGAS GOMES, natural de Gilmonde, filha de Manuel Gonçalves, natural de Gilmonde e de sua mulher Maria Gonçalves, natural de Milhazes.
Com Geração

e) Em SANTAS ANTÓNIA DE BARROS ou da COSTA, mulher solteira, natural de S. Martinho do Vale, concelho de Vila Nova de Famalicão. Era filha de Manuel António, natural de S. Tiago da Cruz, V.N. de Famalicão e de sua mulher Maria Antónia, natural de S. Cosme do Vale, V. N. de Famalicão, mas assistentes em S. Martinho do Vale.
Filhos:
7- D. ANA DE VILAS BOAS.
Casou em 1699, na Capela de S. Francisco, em Barcelos, sendo testemunhas o Licenciado António de Vilas Boas e Manuel Carneiro do Amaral, com MANUEL DA COSTA CARNEIRO, filho de João Carneiro do Amaral e de sua mulher Maria Gomes.
Sem mais notícias.
8 - Dr. JOÃO DE VILAS BOAS. Natural de Santo André de Barcelinhos. Habilitou-se a ordens por inquirição de genere de 21/8/1691 (ADB, Processo 2528).
Casou com D. LUÍSA SOARES.
Com geração

Resposta

Link directo:

RE: Vilas Boas de Barcelos

#330992 | PP | 16 jun 2013 12:39 | Em resposta a: #330967

Caro confrade,

Obrigado pelo link.

É de facto essa mesma senhora.

Apenas tenho o casamento que apontou, mas poderia ser um dado que interessasse a alguém deste tópico.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos

#427961 | rbmc | 13 out 2020 01:03 | Em resposta a: #330952

Bom dia,
de acordo com o registo de baptismo de Quiraz/Roriz, Barcelos, um meu bisavô nascido em 1889 é neto de Miquelina Paes de Villas-Boas casada com Paulo José Alves da Silva. De acordo com a mesma certidao a sua madrinha foi a sua bis-tia Maria Teresa Paes de Villas-Boas (proprietaria, de Barcelos) e o seu padrinho o seu tio materno e presbitero da Igreja de Roriz Manuel Maria Miranda. O baptismo foi realizado pelo Abade Antonio Fernando Paes de Villas Boas. Este último, suspeito que seria tio do batizado.

Este Abade foi procurador da Venerável Ordem do Terço de Barcelos entre 1857-58, e Juiz entre 1859 e 63.
Na mesma Ordem foi Juiza em 1836-37 "Maria do Carmo mulher de Joaquim António Pães de Vilas Boas" de acordo com https://www.igrejadoterco.org/?pg=2&lng=pt.

Sobre Antonio Fernando Paes de Villas-Boas diz o "Guia Ilustrado de Barcelos" de Joaquim Leitão de 1906, na rubrica Barcelences Ilustres, pagina 16:
"Abbade Antonio Fernando Paes de Villas-Boas (actualidade) autor das chronicas Barcellos ha cincoenta anos, homem alegre, boa voz, irmão do ex.mo sr. Manoel Paes, casado com a sr.a Duqueza de Saldanha, e tio do novel advogado dr. Joaquim Paes."

Pergunto se terão alguma informação sobre estes Pais de Villas-Boas de Barcelos que possam partilhar comigo.

Procurando no google, diria que estão relacionados com Joaquim Gonçalves Pais de Villas-Boas (https://geneall.net/en/name/27178/joaquim-goncalves-pais-de-vilas-boas/), advogado que se casou com uma filha do Marquez de Gerona (Espanha) em 1880. Este poderá ser o sobrinho a que Leitão se refere em 1916 (teria este advogado 36 anos então). No entanto nao encontro nenhuma referencia a Manoel Pais. Aliás é o filho de Joaquim Gonçalves Pais de Villas-Boas, o etnografo Joaquim Selles de Villas-Boas, nascido em Madrid em 1913, que se casa com uma bisneta do primeiro Duque de Saldanha em 1945.
De nenhuma forma pode ser este aquele a que se refere Leitão dado que o seu Guia é de 1916. Pelas datas poderá ser que o Manoel Paes se tenha casado com uma das duas filhas do segundo Duque de Saldanha (https://geneall.net/en/name/38231/joao-carlos-saldanha-oliveira-daun-2nd-duke-of-saldanha/) mas o Geneall não faz constância disso e seria de por si uma liberdade do autor.
Este assunto interessa-me sobretudo para tentar estabelecer a ligação com outros Pais de Villas-Boas.

Obrigado desde já. Cumprimentos, Rui Castro

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos

#427969 | ajtrigueir | 13 out 2020 11:57 | Em resposta a: #427961

Caro Rui Castro
Tenho a família Paes Vilas Boas toda estudada. Tenho muito gosto em partilhar consigo todo esse trabalho. Tenho inclusive vários retratos de antepassados seus. Envie-me um email para trigueiros@gmail.com e posso enviar o que tenho.
Sou muito amigo dos seus primos a família Sellés Paes de Vilas Boas. Já agora gostaria de conhecer a sua ligação á família, sabendo que é certamente do chamado ramo de Quiraz.
Cumprimentos amigos
António Trigueiros

Resposta

Link directo:

Mais uma filha do Padre Antonio de Vilas Boas

#439347 | Carlos Silva | 14 fev 2022 23:38 | Em resposta a: #330974

De notar que o Pe Antonio de Vilas Boas teve mais une filha em S. Martinho de Candoso, em 1666, com Jeronima Gonçalves solteira, a saber Angela da Silva, como se pode ver no casamento desta em 1685, em S. Martinho de Candoso, com Martinho Francisco.

De reparar também que o filho, Dr. João de Vilas Boas, filho da Santas, nasceu em 1667 em S. Martinho do Vale.

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos (corrigenda)

#439517 | Carlos Silva | 21 fev 2022 12:22 | Em resposta a: #439347

Tratando-se de São Martinho de Candoso, em 1665-1666, podemos parece retrair Angela da Silva de entre os filhos do Pe Antonio vilas Boas de Barcelinhos ("o caruncho", ou "o Bode da semente"), para a colocar antes como filha do Padre Antonio Vilas Boas Truão, conego de Valença, Abade de S. Martinho de Candoso, e que achava presente naquela precisa altura (fevreiro 1665-Abril 1666).
Não deixa de ser um Vilas Boas de Barcelos, do ramo Vilas Boas Truão.

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos

#443371 | Jorge Sampaio | 27 set 2022 19:04 | Em resposta a: #427969

Caro António Trigueiros,

Tenho um António de Vilas Boas que em 1687 foi pai natural de um António Alves (b. 30.11.1687), em São Tiago de Lordelo (Guimarães, Braga) de onde era também natural a sua mãe, Ana Francisca (b. 15.11.1660). O António Alves casou primeira vez (20.02.1713) com Angelina Francisca, e segunda vez (10.12.1716) com Maria Vaz, ambas de de São Tomé de Negrelos (Santo Tirso, Porto).

Dada a proximidade com Barcelos, e dado também o apelido Alves estar "ligado" aos Vilas Boas de Barcelos, tem algum registo/ideia de algum António de Vilas Boas que por algum acaso tenha morado/passado por São Tiago de Lordelo?

Obrigado desde já. Melhores cumprimentos,
Jorge Sampaio

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos

#443372 | Jorge Sampaio | 27 set 2022 19:27 | Em resposta a: #443371

Caro António Trigueiros,

Reparei agora que Lordelo fica a meio caminho entre Barcelos e Penafiel.

Poderá ser então que este "meu" António de Vilas Boas estivesse de passagem por Lordelo vindo de Penafiel a caminho de Barcelos, ou vice versa.

Cumprimentos,
Jorge Sampaio

Resposta

Link directo:

Vilas Boas de Barcelos

#445067 | Alexvidal | 03 jan 2023 15:40 | Em resposta a: #330952

Muito boa tarde a todos,

Procuro a D. Antónia Teresa da Cunha Vilas Boas, benfeitora do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, por volta de 1760. Não a encontrei em Felgueiras Gayo, será que têm alguma informação?

Muito grata,

Alexandra Vidal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 03:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen