Família Mascarenhas - Mirandela

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Património | Pessoas

Família MASCARENHAS - Mirandela

#332035 | Bruno 17 | 06 jul 2013 20:59

Ando à procura da família dos meus antepassados - Os Mascarenhas...

O antepassado que tenho conhecimento era o meu bisavô e pelo que sei chamava-se José / António Mascarenhas.. É provável que tenha nascido na região de Contins-Mascarenhas (Mirandela), por volta da data de 1890-1910.

Acerca do seu pai e antepassados anteriores não possuo dados, pelo que necessito de ajuda para descobrir.

No entanto, quando andava à procura de dados na internet deparei-me com os seguintes dados, nos quais falavam da família Mascarenhas, também desta região:

Nome com raízes toponímicas, que terá sido extraído do lugar de Mascarenhas, na comarca de Mirandela. O primeiro Mascarenhas de que há notícia é um Senhor de Mascarenhas do reinado de Dom Sancho I. Não há, porém, ligação segura entre esse Senhor de Mascarenhas e a actual família com o mesmo nome.
Martim Vaz de Mascarenhas é o primeiro indivíduo que nos surge documentado a usar o apelido; era cidadão de Évora e homem nobre, a quem D. Fernando I coutou uma herdade em 1373. O seu bisneto, Fernão Martins Mascarenhas, foi Capitão de Ginetes de El-Rei D. João II e D. Manuel I e recebeu, deste último em 1496 o direito ao tratamento de Dom. O neto deste, D. Fernando Mascarenhas instituiu, com sua mulher, o Morgadio da Torre das Várzeas (hoje Torre das Vargens) em 1574. O seu neto e homónimo foi o 1º Conde da Torre, de juro e herdade, por carta de 26 de Julho de 1638 de Filipe III de Portugal e o seu bisneto, D. João Mascarenhas, o 1º Marquês de
Fronteira, por carta de D. Pedro II (Regente) de 7 de Janeiro de 1670.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mascarenhas_(apelido)


Gostaria de saber se é possível haver ligação da minha família com esta linha..

Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

RE: Família MASCARENHAS - Mirandela

#332112 | FLMF | 08 jul 2013 19:54 | Em resposta a: #332035

Caro "primo"
Por afinidade permito-me assim tentar ir ao encontro do seu interesse. Minha mulher è Mascarenhas, nada em Almodôvar, e com ancestrais Leitão, Aguiar, Aboim, Guerreiro alentejanos, sendo o apelido apontado como Transmontano de um avoengo de Faro. introduzido em pleno século XVIII nos indicados alentejanos.Com a Certidão do senhor seu pai poderá recuar através das respectivas conservatórias e ou Registos administrativos distritais até se enquadrar nos dados que a GENEALL lhe proporciona. Encontro-me inteiramente e com muito gosto ao seu dispôr.
Cumprimentos
FLMF
flmfernandes@yahoo.fr

Resposta

Link directo:

RE: Família MASCARENHAS - Mirandela

#332140 | Bruno 17 | 09 jul 2013 11:58 | Em resposta a: #332112

Bom Dia !

Fico feliz por ter respondido tão prontamente à questão e ter revelado a "união" que nos coloca através dos Mascarenhas.

Eu sobre esta família não sei nada, apenas o nome do meu bisavô paterno e que foi o meu avô que me disse -António / José Mascarenhas.. O meu avô revelou que ele era da zona de Contins-Mascarenhas, MIRANDELA. Acerca da data de nascimento não tenho conhecimento, mas deve ter nascido por volta de 1890-1910.

Na mensagem que me enviou refere que a sua mulher, Sra. Mascarenhas , tem ancestrais Leitão, Aguiar, Aboim, Guerreiro.

Por acaso não tem mais informações sobre os Mascarenhas, através dos ancestrais da sua mulher?

Cumprimentos,
BM

Resposta

Link directo:

RE: Família MASCARENHAS - Mirandela

#332169 | FLMF | 09 jul 2013 19:52 | Em resposta a: #332140

Confrade Bruno

Ser-lhe-ei útil, se não tiver acesso ao GENEALL, se tentar usar o meu MAIL que lhe enviei, mas deixo-lhe a questão encaminhada se possuir a certidão de nascimento sua com a naturalidade; e melhor ainda a do Mascarenhas por pai ou mãe.
Cumprimentoa
FLMF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen